Já ouvi numa das reuniões que a nossa vida fora da empresa não importava. Isso me marcou demais. Agora, em processo de cura, auto afirmo que minha vida importa sim, pra empresa realmente não, mas pra minha saúde , paz e pra minha família eu importo e sou insubstituível.
@robertacarusi111 ай бұрын
sim! eu também ouvi... aliás, em agência, o normal é, já na entrevista, falarem, ao contratar: "dá adeus pra sua vida pessoal". E dãaao risada... É duro a gente ir contra a maré, porque quem cuida de si, hoje, é alvo de deboche. Que bom que vc, como eu, entendeu isso - mesmo que, pra isso, a gente tenha que ter passado por um perrengue duro! Feliz ano-novo, muita saúde!
@pedropbarros197211 ай бұрын
Seus vídeos também têm me ajudado muito. Sou professor readaptado com dois vínculos. Como sou perfeccionista me encheram de trabalho e cheguei ao burnout. Sempre sonho trabalhando e brigando com os diretores e alunos. Já tenho tido avanços com a terapia, mas vez ou outra tenho crises de exaustão. Em fevereiro devo voltar ao trabalho e avaliar se tenho condições de trabalhar. Hoje em dia respeito meus limites e não me importo com quem critica quando estou de licença médica. Gratidão, Roberta.
@robertacarusi111 ай бұрын
Que bom, fico feliz (essa fadiga... precisa ver esse intestino, heim? :) Um ótimo ano pra vc, com muita saúde!
@pedropbarros197211 ай бұрын
@@robertacarusi1 meu intestino funciona igual a um relógio. A única coisa que me preocupa é que sensível a alimentos a partir de dois dias de preparo.
@robertacarusi111 ай бұрын
@@pedropbarros1972 não tem a ver com funcionar como relógio a disbiose ;)
@pedropbarros197211 ай бұрын
@@robertacarusi1 neste caso eu vou investigar. Achava que havia uma relação. Obrigado pela dica.
@robertacarusi111 ай бұрын
@@pedropbarros1972 Pode ter, mas pode não ter. Pra vc ter uma ideia, eu só comecei a ter sintomas visíveis (tô falando de cocô mesmo) sete anos depois do meu colapso (sendo que a disbiose devia estar instalada já há, no mínimo, uns 20 anos
@tati.3877Ай бұрын
A analogia com a UTI foi genial. A melhor sensação foi sair do emprego, foi o dia mais feliz ❤
@robertacarusi1Ай бұрын
❤
@priscila.zamperlini11 ай бұрын
Eu só pisei naquele lugar de novo para assinar a demissão. Foi a melhor coisa que fiz
@robertacarusi111 ай бұрын
siiim! Um feliz ano-novo, muita saúde. E que novos caminhos se abram :)
@kattiany87719 ай бұрын
Assisti esse vídeo várias vezes antes de voltar a trabalhar, sou mais uma burnoutada demitida! Voltei do afastamento médico, pensando que iria me planejar pra pedir demissão, não deu tempo.
@robertacarusi19 ай бұрын
se isso te consola, 99% dos burnoutados fazem isso... e o outro 1% não faz porque tá com muita fadiga. Tem coisas que a gente insiste e a vida tem que derrubar a gente de novo, pra que a gente ouça. Mas é com amor.
@JosiPiffer11 ай бұрын
Assim que eu tive burnout, eu ouvi vc falar dessa questão do tratamento psiquiátrico. Essa dica me salvou. Obrigada!
@robertacarusi111 ай бұрын
Fico feliz demais em ler isso, é muito difícil ir contra o convencional. O caminho certo é esse, força! E feliz ano-novo, muita saúde!
@eniadaramedina11 ай бұрын
Gratidão, Roberta! Estou vivendo exatamente o que você falou. Comecei a trabalhar muito nova com vinte dois anos produzindo a maior feira afro de Minas e sendo turbanista e proprietária da minha grife de turbantes. Três anos depois de iniciarmos a feira, a interrompemos por total desgaste emocional, psicológico e físico. Continuei sozinha na grife e ano passado completei dez anos com ela. Trato de bipolaridade há 7 anos e às vezes penso que pode ter sido por um gatilho desse desgaste. Cheguei ao final do ano passado completando 10 anos de servir e não ter um retorno financeiro sequer para me cuidar, exausta, tive uma virose, não consegui entregar as encomendas e aconteceu como você falou. Uma chuva de clientes sem compreender, apenas me cobrando e querendo o dinheiro de volta, ameaças de processo e incompreensão de familiares. Fui forçada a parar. Fiquei muito deprimida em novembro, por não ter saida, voltei. Não copnsegui fazer nada e comecei a ter fortes crises de ansiedade. Felizmente o lugar que faço tratamento me direcionou a um centro de terapias e estou morando com meu pai e não estou precisando pagar nada. A todo o tempo sinto cansaço e mesmo com medicação, acordo todos os dias de madrugada. Estou tentando lidar com a depressão, angústia e ansiedade com orações, música, contato com a natureza e com pessoas que amo. Estou tentando serenar a mente para encontrar um caminho. Gratidão!
@robertacarusi111 ай бұрын
É preciso terapia, tirar o corpo do stress crônico... sozinho ningueem sai de um burnout. Se cuida ❤
@jotamilanez11 ай бұрын
Nossa! Como você me ajudou… grato!❤
@robertacarusi111 ай бұрын
Que bom! Obrigada por me contar! Um feliz ano-novo, muita saúde!
@jotamilanez11 ай бұрын
@@robertacarusi1 estou em outro vídeo seu e vc menciona dois médicos Integrativos. Será que algum deles atende on-line, pois eu moro a 3 mil Km daí.😂
@robertacarusi111 ай бұрын
@jotamilanez provavelmente sim, mas agora, depois da pandemia, não tenho certeza, é bom perguntar nas clínicas :)
@kattiany877110 ай бұрын
Estou exatamente nessa fase, com pensamentos de voltar ao trabalho depois de 10 dias afastada. Antes de procurar ajuda, falei com várias lideranças da empresa, dizendo que o clima não estava bom, falei como me sentia, fui ignorada. Estava tratando com psiquiatra, mas pensando que era fibromialgia, depressão e TAG. Até que o médico concluiu o diagnóstico de Burnout tbm. Me sinto exausta o tempo todo, sem forçar até pra pensar. Depois de ver esse vídeo, tomei a decisão de me manter afastada, mesmo com conta pra pagar, tem hora que precisamos de cuidado, nem que seja, contra nossa vontade, já que a exaustão não nos permite tomar boas decisões sozinhos.
@robertacarusi110 ай бұрын
sim! sim! tem uma aula no outro canal sobre isso, chama "como parar se a falta de grana me estressa?"
@gabrielesilva61716 ай бұрын
Estou a 20 dias afastada e me sinto uma completa inútil! Não tenho grana suficiente, não consigo me desconectar do trabalho, fico me culpando pra caramba e achando que devia ter aguentando mais e vendo o que posso fazer para voltar para o emprego... Passo com psiquiatra por conta da TAG e depressão e ela só fala que ainda é depressão me passou mil e um remédios, mas toda vez que penso em voltar para o colégio onde leciono, tenho ataques de pânico! Agradeço muito por seus vídeos, estou maratonando e me vendo em cada vídeo, vou procurar outros médicos para melhorar, mas obrigada por abrir meus olhos!
@robertacarusi16 ай бұрын
É pra isso que estou aqui. Parabéns pela coragem, o que falo não é fácil, mas é o que nos ajuda ❤ Tem um canal de aulas, se vc não tiver ido lá ainda (é só colocar "roberta carusi" aqui na busco do youtube ou clicar no link que está no descritivo dos vídeos)
@lizmk72189 ай бұрын
Voltar ao local de origem do problema é entregar uma arma carregada e engatilhada para seu inimigo te ferir mais ou te matar, porque o primeiro tiro não fez o estrago esperado! Na luta para a minha recuperação. 3 meses acabaram com minha vida. E empresa não tem coração. Tem CNPJ!
@robertacarusi19 ай бұрын
se colocar como vítima é perpetuar o stress... só um toque
@Helen-cw4dg11 ай бұрын
A minha psicóloga me ajudou muito me falando pra ser forte e não me iludir que as coisas mudariam.
@annefrancine17 ай бұрын
Oi Roberta, eu moro fora do Brasil, trabalho como consultora e tive um burnout ( o apice foi uma crise de panico no cliente). Estou afastada faz 3 meses .Eu não espero nada da empresa ( ja que ela é conhecida por ter 30 suicidios) e pedi demissao. Minha saude é mais importante. Hoje faço tratamento com psicologo, nutricionista, personal trainer e meu medico..
@annefrancine17 ай бұрын
Mas antes de pedir demissao fiz um planejamento e tive que mudar td meu estilo de vida
@robertacarusi17 ай бұрын
@@annefrancine1 exatamente!! tá certíssima! ❤❤
@joaninha132911 ай бұрын
Amanhã mesmo estarei indo pro advogado vou sair desse lugar que tem me adoecido cada dia mais , não vejo a hora de me livrar desse sofrimento.
@robertacarusi111 ай бұрын
... e o médico e o psicólogo...
@bauermariana11 ай бұрын
Maravilhoso!
@monicaperes208910 ай бұрын
Oi Roberta! como receber o diagnostico de Burnout? Pergunto pq desconfio que esse seja o meu REAL problema... Fui diagnosticada com depressão grave, Tag e pânico, estou em tratamento há um ano, em terapia há 8 meses e nada melhora o desanimo, o sono desregulado, a fadiga, as dores no corpo, a alma angustiada, entre outras disfunções... Tenho consciência de estar fazendo minha parte, porém sem melhora. Tenho certeza que adoeci no ambiente de trabalho insalubre, quando penso em retornar entro em desespero, converso sobre isso com o medico e a psicóloga, mais na pratica mesmo, nunca me disseram nada sobre Burnout. Grata 🌸
@robertacarusi110 ай бұрын
procura um médico da linha integrativa (nos destaques do meu instagram tem tudo, é o último da direita, verdinho, chama "integrativo - o que é?" 🤩
@Helen-cw4dg11 ай бұрын
Eu terminei de cumprir o aviso dia 21/12. E desde então eu sonho quase todas as noites que estou trabalhando. Mas eu sei que não posso voltar. Vários colegas já enviaram msg sobre eu estar fazendo falta lá.
@robertacarusi111 ай бұрын
Eu sonhei por seis anos. Inclusive eu acordava desesperada, achando que eu tava trabalhando em alguma agência de graça, porque eu não aguentava as 30 horas de expediente, por conta da fadiga. E eu acordava pensando "meu deus, vou ligar lá e falar que não consigo ir"... e isso durava quase dois minutos, até eu me dar conta de que eu não estava trabalhando em lugar nenhum! Com o tempo, foi espaçando e ficando menos angustiante. No meu caso, é um TEPT(C) - tem um vlog aqui sobre isso, é um com capinha de cama, sobre insônia
@priscila.zamperlini11 ай бұрын
Faz 6 meses que saí do trabalho. Agora já está um pouco melhor, mas antes, eu tinha o impulso de correr pra atender o telefone em todos os lugares que eu estava 😢. Era horrível! Parece que o mundo todo tinha virado aquele escritório 😮. Tenha fé! Vai passar! Mesmo que demore, passa ❤
@diogoandrade390111 ай бұрын
ESTOU ACABADO
@robertacarusi111 ай бұрын
Eu sei, parece mesmo, é difícil aceitar o contrário, inclusive. Mas, confia em mim nisso: procura uma terapia que te dê segurança, faz o tratamento... esse jogo vai virar. Vc já conhece o canal de aulas? Vê lá, chama Roberta Carusi. Tô pra lançar o segundo livro, que será justamente sobre as 50 primeiras aulas. Calma. Eu também me senti assim (e todo mundo aqui)
@lucyberhends166210 ай бұрын
E quando você é concursada e falta pouco para se aposentar?
@robertacarusi110 ай бұрын
... vc decide o que é mais importante: sua saúde ou a estabilidade.
@djanelopes99409 ай бұрын
Há outras alternativas: Se estiver afastada do trabalho por Burnout, digo, se a causa do afastamento foi registrada como Burnout, pode pedir a aposentadoria antecipada e receberá 100% do benefício; inclusive se tiver previdência privada vinculada à instituição/ao órgão, também receberá 100%. Foi o que minha advogada disse. Ou pode continuar afastada até chegar a data para solicitar a aposentadoria regular. Mas, nesse caso, é afastada meeesmo. É esquecer que existe empresa, esquecer colegas, não atender chamadas nem responder mensagens de colegas, não querer saber o que está acontecendo no emprego, nem muito menos querer saber o que anda fazendo quem te substituiu nos projetos, na gerência da equipe, etc.
@leidejaisson50456 ай бұрын
Pior que eu passo mal so em.pemsar.em voltar mas me julgo por isso e penso em voltar pra nao perder e arruma coisa pior seila no fundo eu nao me vejo mas tranalhando ate uns flaus que eu fazia parei obs sou telemarketink
@robertacarusi16 ай бұрын
além das aulas que falei pra vc no outro comentário, assiste também à aula 45, tá bom? Vai te ajudar a se cobrar menos ❤