0:00 Introduction 2:40 O que motivou o Ronald na a escrita do livro Contra A Vida Intelectual: o fenômeno da educação utilitarista 20:40 Confissões - falseamento do Rousseau 22:00 Estilo do livro 24:30 Objetivo do Ronald ao escrever o livro 29:00 Erudição concentrada das universidades 31:00 Vigarices da direita 35:00 Há uma fórmula para iniciar uma vida intelectual? - confiar um pouco mais naquilo que cada um é capaz de perceber 42:15 Ter coragem de gostar 43:50 Resumo do livro em 15 segundos
@joaokowski65525 ай бұрын
O professor Olavo tinha muito orgulho do Ronald .
@LelioMartins374 ай бұрын
O Professor Olavo tinha muito orgulho de qualquer um que o reconhecesse como intelectual. A isto chama-se narcisismo.
@lulapalomanes73133 ай бұрын
@@LelioMartins37é mentira isso, o Olavo já espinafrou um monte de puxa-sacos.
@LelioMartins373 ай бұрын
@@lulapalomanes7313O Olavo foi fantástico, mas era um ser humano como todos nós. E o narcisismo é algo que nos é constitutivo. Olavo, ao menos, tinha motivos de sobra para ser narcisista.
@allan22405 ай бұрын
Já li 80% do livro, e está realmente fantástico. Estou muito feliz pelo livro, e muito grato ao autor. Educa e deleita. Dá gosto de ler, e de vislumbrar a mente por trás das palavras. A força intelectual de Ronald Robson está renovando minhas esperanças no futuro da cultura no Brasil. Agora vou começar a ver a live, mas (que a Bruna e e o Ronald não levem a mal!) tenho certeza que não estará melhor que o livro. A todos os que se interessam pela cultura: LEIAM!
@eadlynss5 ай бұрын
Conselho do Ronald para nós: 39:16 reduzir a vida online, reduzir a quantidade de conteúdos e focar tempo em algo indo a fundo. 40:50 "talvez eu esteja falando algo que as pessoas vão achar simples demais, mas na verdade É simples!É simples. O problema é que a gente complicou muito, com camadas, com crostas e mais crostas de distração. [...] então é basicamente isso que eu as convido a fazer, a confiarem um pouco mais naquilo que elas próprias são capazes de perceber e, se exporem assim a um impacto direto de determinadas obras cinematográficas, literárias. Procurem as coisas diretamente. 41:47 o vício de ter ideias que vieram a nós por meio do "telefone sem fio", "disse que me disse", mas a fonte que é bom... Nada. A pessoa nunca sequer realmente leu ou assistiu o conteúdo cabo a rabo sobre o assunto.
@victorsilva-ek8nt5 ай бұрын
Este livro é um tapa na cara. Direto, franco e verdadeiro. O fetiche por uma moral superior, uma vida intelectual baseada no sucesso absoluto, livros novos nas instantes em lives fez e faz parte de uma direita gourmet. Essa obra poderia iniciar uma coleção “Imbecil Coletivo à Direita”, seria magistral.
@geovaneleitebarbosa33655 ай бұрын
Ronold e Flávio do senso incomum são os novos terrores dos vendedores de curso( Guilherme Freire e ítalo Marsili são exemplos disso kkkkk)
@renansilva54185 ай бұрын
Acho que o pessoal do Jornal Cidadania se encaixa nisso
@elisonmartins41105 ай бұрын
Amigo, vc falou de dois vendedores de livros que eu tenho muito birra.
@Giovanabepe5 ай бұрын
Fato: Italo está rico . Muitos outros alunos do cof não estão. Porque demoraram uns 5 anos pra começar a detonar o Italo??? No fim me respondam: quantas escolas estão sendo abertas? Quantas pós graduações ? Quantas creches ? Pergunto isso aos que são de direita!!! Rende mais a educação construtivista ruim? Até para os vendedores de cursos e livros?
@rflquim5 ай бұрын
No fim das contas todos, digo todos, estão querendo vender alguma coisa, ou estou errado? Todos jogam R$ na mesa a sua maneira. Opiniões são só opiniões, né? Vejamos: - As lives (abertas) do Guilherme, as considero ponderadas e boas, dão um norte à quem está perdido e/ou não; é bem superior a muitonconteudo que tem por aí; quanto aos cursos, não sei! Nunca os comprei. Esses que estão criticando, compraram? Ou tiveram acesso de alguma forma? Quanto ao tal de italo, não conheço. Quanto ao Ronald Robson, sabia apenas do livro que ele lançou: conhecimento por presença; há algo mais? Enfim, cada um faz o seu exercício individual daquilo que lhe atenda melhor…pois pílula mágica não há. Né verdade?
@geovaneleitebarbosa33655 ай бұрын
@@rflquim vc viu o que Flávio faltou?
@talissonlima6263lo5 ай бұрын
Obrigado, gente. Resumo, devemos nos expor às dificuldades; chega de romantismo em torno da vida intelectual.
@profjessicalira5 ай бұрын
Excelente livro! Li em uma só “sentada”. Traduziu tudo o que há tempos estou sentido nesse mundo mascarado de redes sociais.
@jplemos49455 ай бұрын
Cada vez mais complicado. O cidadão descobre que precisa de conhecimento e começa a correr atrás, mas, como ele não tem conhecimento, ele não sabe por onde começar. Então, ele busca referências onde lhe parece confiável ( no meu caso, o pontapé inicial foi a Brasil Paralelo e convidados) e nessa busca cai em 1 milhão de armadilhas.
@JardelFilho233 ай бұрын
Pois você é um cidadão fora da média. O cidadão mesmo na busca do confiável procura o governo 😂... Eis A armadilha
@dr.julianomarcal57885 ай бұрын
Muito Boa Live... Graças a Deus estamos discutindo um problema real que há 20 anos sequer poderia ser imaginado! Antes não sabíamos que existia vida intelectual, agora o Ronald chama atenção para seu falseamento! De certa forma, o esquerdismo/modernismo já não é o problema central da vida e combate, pois existe uma outra realidade que, apesar de poder ser de um aspecto inferior, pelo menos existe!
@kelrap205 ай бұрын
Vejo muitos "conservadores" criticarem quem lê os livros do Rene Guenon, como se devesse ser proibido.
@meriangelicaarakawa41065 ай бұрын
Amei tudo que foi dito. E ainda por cima com um fecho lapidar da Bruna. Saudades do Brasil, quando havia um solo cultural e de valores comuns. Mas, sem saudosismos, nós ainda vamos nos reencontrar.
@anthraxjunior5745 ай бұрын
O livro do Ronald é excelente, confesso que das exceções propostas por ele, eu só não reservei tempo ainda para checar o poeta que ele menciona.
@LelioMartins374 ай бұрын
"Pessoas sábias falam de ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre outras pessoas."
@danieljunior14284 ай бұрын
Antes de rotulá-lo, leia seu livro Conhecimento por presença.
@LelioMartins374 ай бұрын
@@danieljunior1428 Não duvido do valor intelectual dele. Exatamente por isto, não deveria aceitar funcionar como "escada" para a Bruna Torlay - sem a coragem necessária para dizer a quem ela critica... - procurar denegrir a outrem, como, aliás, já havia feito em parceria com o Flávio (Azambuja Martins) Morgenstern.
@cristinabusato36355 ай бұрын
Parabéns pela iniciativa e seriedade pela orientação nos estudos de alta cultura, e debates necessários ao nosso país.
@AneBoaventura2 ай бұрын
A carta do Papa Francisco sobre a literatura lançada agora em julho fala exatamente isso.
@underson.lima005 ай бұрын
Ronald Robson e sua birra com o clichê da vida intelectual. Gostei desde a sua entrevista ao cana Contra os Acadêmicos.
@alvaroalmeida85425 ай бұрын
Boa noite, Bruna. Oportuna live sobre um livro muito instigante. Recomendado por você é leitura obrigatória.
@mantoniogs4 ай бұрын
Conheço e reconheço o RR desde os tempos da Revista de cultura da qual era editor. Intelectual genuíno e consciente.
@YAMAZAK15 ай бұрын
As redes sociais criaram a produtização do que se convencionou chamar de "vida intelectual", porém isso antagoniza com a verdadeira criação intelectual. É mais fácil (e rentável) criar um curso que faça sucesso do que escrever um livro que traga alguma ideia relevante e que persistirá com o tempo. Quais obras relevantes de análise cultural e política sobre nosso tempo tem-se criado?
@YAMAZAK15 ай бұрын
"Peço que as pessoas confiem mais naquilo que elas percebem e sao capazes de fazer... Se exporem ao impacto direto das obras" Perfeito!!! Virei fã do Ronald. Eu fiz exatamente o que ele falou, fui pescado por alguns autores por gosto e continuei seguinte por eles: Chesterton, Corçao, Machado... A obra que me impactou e me fez começar a produzir algo foi padre Brown de Chesterton.
@BrunoRodrigues-yq2zl4 ай бұрын
Como vão ser criados escritores sendo que as pessoas não lêem? O que o Brasil tá precisando agora não são escritores, são leitores. As pessoas não lêem 2 livros por ano, menos ainda livros clássicos, como formar escritores assim?
@Mimi-hv5mt4 ай бұрын
@@YAMAZAK1têm pessoas de valor por aí, mas elas ficam "ofuscadas" por esse bando de charlatães.
@alexandrebratzАй бұрын
Vim do phvox.
@jonassilva5165 ай бұрын
A máfia dos cursinhos, que você compra e depois se arrepende de ter comprado, e eles sabendo disso, bloqueiam as aulas e só liberam do 8º dia em diante, pra ficar com o seu dinheiro. Prometem tudo e não entregam nada.
@pedrocoutodebrito5 ай бұрын
Ótima entrevista, Bruna! Parabéns e obrigado! Você é uma das poucas figuras públicas da internet brasileira preocupadas com cultura que têm interesse real e autenticidade.
@elisonmartins41105 ай бұрын
De longe Ronald Robson é o melhor aluno do querido professor Olavo.
@carlosrusso70385 ай бұрын
Que dupla meus confrades. Bruna e Ronald, nossos neurônios agradecem.
@ClaudioTamagnoni5 ай бұрын
Esse livro é uma crítica destrutiva, não construtiva. Destruiu esses vendedores de cursos...
@BrunaTorlay5 ай бұрын
Importa é ajudar os iludidos. Esse é o trabalho importante.
@lwkaz7775 ай бұрын
Sei que é importante, para o crescimento intelectual, se expor à literatura mais densa e visceral, mas me refugiei na Terra Média de Tolkien, e daqui do meio das florestas, não tenho muita vontade de passear pela atmosfera densa da alta literatura, mas, de qualquer forma, não tenho a pretensão de ser um intelectual. 😁
@MMSSFSFSSSSSS5 ай бұрын
Você é INFP, Né?
@lwkaz7775 ай бұрын
@@MMSSFSFSSSSSS INTP, já faz alguns anos que fiz esse teste, vou refazer e ver se contínuo igual, kkkkkk.
@lwkaz7775 ай бұрын
Abri o site onde fiz, pra ver se era isso mesmo, e era mesmo INFP. Não sou muito ligado a esse assunto, deu pra saber só pelo meu comentário?
@MMSSFSFSSSSSS5 ай бұрын
@@lwkaz777 rapaz, seu comentário quem denunciou! Essa vontade de se refugiar num mundo como o de Tolkien é coisa de INFP. O próprio Tolkien era INFP.
@lwkaz7775 ай бұрын
@@MMSSFSFSSSSSS Nunca havia dado muita importância à tipologia Mtbi. Mas agora você me deixou curioso, vou estudar um pouco o assunto.
@anapaulafernandes73984 ай бұрын
Guilherme Freire faz um bem para a humanidade, sinto um pouco de inveja de pessoas fracassadas, aí tem que falar mal de quem esta bem na vida.
@franciscobatistamacielmaci42324 ай бұрын
Tudo na vida é caso de contradição!
@rosegoncalves16085 ай бұрын
Excelente live, Bruna e Ronald!👏🏻👏🏻👏🏻Obrigada!🙏🏻
@mayragualberto55204 ай бұрын
Professora, você sempre me despertando, 😂 obrigada 💖
@silviosandro54055 ай бұрын
Brunaaa, deixa o homi falar...tu parece o Faustão 😊
@janelafilosofica5 ай бұрын
A vida intelectual é intrinsecamente inútil, já o disse Aristóteles. E, por isso, ela consegue transcender o império da utilidade. Qualquer coisa que aponte para outra direção é, de fato, contra a vida intelectual.
@WilliamMuratVideos5 ай бұрын
Muito bom. Muito esclarecedor tudo o que Ronald disse.
@emanon27315 ай бұрын
Eu acredito que vilipendiar autores por puritanismo, como a Bruna disse, é falta de compaixão com o erro dos outros. Não devemos ficar quietos com a imoralidade, mas se privar de certas experiências sob pretexto de se preservar pode ser perigoso e te transformar num sargentinho biblicista Quantas pessoas consideradas imorais foram salvas e tiveram a atenção de Deus na bíblia?
@dalvaribeiro32845 ай бұрын
Bastante esclarecedor.
@sergio_ssa_ba5 ай бұрын
Bruna e seus conteúdos maravilhosos.😊😊😊😊
@RitaSousa-s2e5 ай бұрын
Comprarei esse livro com toda certeza ❤
@belle.etrangere5 ай бұрын
Li este livro mês passado, foi uma das minhas melhores leituras do ano!!
@simao86235 ай бұрын
A solução entre a teoria e a prática é a circulação de idéias entre os intelectuais, que é o que a esquerda tem e a direita, ainda não (pelo menos não pùblicamente).
@joaokowski65525 ай бұрын
Na esquerda na existe intelectuais. Quem não busca a verdade,só narrativas não é intelectual. Quem busca ganhar de qualquer maneira, ser ética ou critério, não é intelectual.A esquerda faz o que o sofismo fazia na época de Sócrates.
@douglaswillian265 ай бұрын
O livro do Ronald é a atualização do Imbecil Coletivo 😊
@SamPonticelli5 ай бұрын
Não exatamente. O próprio autor disse que o Imbecil C. trata de uma elite decadente, enquanto o livro dele fala de um movimento político incipiente. A "Nova Direita" sequer tem coesão doutrinária suficiente para formar uma elite.
@brunobuhler67205 ай бұрын
Comecei o livro ontem e é uma delícia de ler
@lcgcordeiro5 ай бұрын
Excelente vídeo.
@welbraga4 ай бұрын
Descer ao nível de profundidade que vocês atingiram é só para uma parcela muito pequena das pessoas. Se a maioria tiver pelo menos um contato superficial já não seria um avanço?
@Gunddur5 ай бұрын
Por algum motivo me veio a imagem do Guilherme Freire kkkkkkkkk
@thiagocarneiro66755 ай бұрын
A mim também, por isso o Thomas Giulliano o chamou para aquele debate. Thomas já havia notado essa vaidade do Guilherme faz muito tempo, e pontou muito bem nos stories no dia que chamou ele pro FIGHT rsrs...
@Gustavo014045 ай бұрын
Agora que você falou, de fato o Guilherme Freire se encaixa. Mas, para mim, quem veio à mente de pronto foi o Italo Marsili; charlatão e impostor de primeira…
@JPM4rtinss5 ай бұрын
@@thiagocarneiro6675 Chamou e foi almoçado. Nunca mais tocou no assunto.
@Leonardoberto74 ай бұрын
Qual o problema de Guilherme vender o conhecimento dele? Ele é professor, formado em filosofia, é pra dar aula de graça do contrário é charlatão?
@BrunoRodrigues-yq2zl4 ай бұрын
@@thiagocarneiro6675 E no fim o Thomas Giuliano tomou uma surra, não só intelectual, mas de postura no debate
@editoradanubio5 ай бұрын
👏👏👏
@massaosuzuki4985 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
@androidrnl9570Ай бұрын
O professor Olavo de Carvalho na época do True Outspeak disse que não iria fazer o Imbecil Coletivo da Direita para não bater em doente terminal.
@carloslima69235 ай бұрын
Selo de garantia: entrevista com Ronald Robson
@NatanHolanda5 ай бұрын
👍👍👍👍👍
@filipemoreira0935 ай бұрын
Sobre esse assunto recomendo, para quem tiver a oportunidade, ler um artigo do C. S. Lewis chamado: lírios que apodrecem.
@aloisiofin19735 ай бұрын
Chega dar um alívio ver esta live
@andrea230625 ай бұрын
Na thunb parecia o Claudio Dantas d’O Antagonista. 😬
@BrunaTorlay5 ай бұрын
Coitado do Ronald! 😂
@elizabethdanforth8345 ай бұрын
Tão jovem ele
@AlexBrumMachadoPLUS5 ай бұрын
Direita brasileira: Cut Azul Online, a famosa CAÔ.
@rafhaelmartins62104 ай бұрын
Se você não leu o livro e se sente apto a discordar ou veementemente criticar o escritor é sinal de que você foi picado pelo inseto da pseudointelectualidade.
@rflquim5 ай бұрын
31:04 só uma curiosidade com relação a isso: O que Ronald Robson tem feito de diferente dos “picaretas” que estão vendendo cursos? Pois Pelo que se vê, esses ajudam as pessoas de alguma maneira com orientações. àqueles que precisam Ou estou enganado? Toda essa galera lança “dinheiro na mesa” e ficam com esse tipo de crítica. 39:21 reduzir a vida on line ✅
@maiararafaeli40545 ай бұрын
ele vende curso também
@thefalkee5 ай бұрын
1. Ele não é um picareta (o que faz uma baita diferença) 2. Ele escreveu o livro mais denso acerca da filosofia do prof. Olavo
@BrunoRodrigues-yq2zl4 ай бұрын
@@thefalkeecomo sabe que não é picareta? Convive com ele?
@Renann-ee9oq3 ай бұрын
@@BrunoRodrigues-yq2zl Não precisa conviver, ele é uma pessoa pública, analise os "frutos" dele e chegará em algum lugar.
@bbc70955 ай бұрын
O que existe como fenômeno de massas na cultura brasileira é apenas identitarismo, seja de viés conservador ou progressista. São os dois lados das tropas da guerra cultural. A maioria não lê absolutamente nada e só faz sentido falar em "vida intelectual" quando se trata de uma vocação, não de se fantasiar em função da moda do momento na internet. Filosofia não se separa da História da Filosofia. É tão absurdo banir os clássicos modernos quanto rejeitar sem ter lido os antigos e medievais.
@JoaoPedro-gt9qq5 ай бұрын
Tá certo criticar o oportunismo dos vendedores de curso de direita. Mas, ó caralho, por que o Ronald Robson fala e escreve desse jeito tão insuportavelmente enviadado? Lembra aqueles blogueiros entojados do final dos anos 2000, como os Wunderbloggers. Se tem algo que é um atentado contra a naturalidade é esse estilo.
@thefalkee5 ай бұрын
vc leu os livros dele? a escrita flui como água
@BrunaTorlay5 ай бұрын
Eu adoro o estilo dele.
@JoaoPedro-gt9qq5 ай бұрын
@@juniorvieira789 É um dos poucos alunos do Olavo que tem feito um trabalho de valor, mas parece muito apaixonado pelo próprio estilo, o que torna a leitura arrastada. É como um músico que quer exibir virtuosismo a qualquer custo. Cansa.
@Fairplayyyy5 ай бұрын
Realmente. Eu me senti lendo um blog de 2008. O unico livro dele que li foi o citado no video, e parecia uma coluna interminável de um .blogspot
@lorenacristinaribeirosilva7116Ай бұрын
@@juniorvieira789vendo essa live e estou me achando uma burra 😂 parece q ele tá falando grego
@jonequeiroz59225 ай бұрын
Não curti
@Fairplayyyy4 ай бұрын
Um vendedor de curso querendo convencer os outros do porque do curso dele ser melhor