QUINTAS AMERÍNDIAS - Réplicas para acessibilidade na arqueologia amazônica

  Рет қаралды 298

FAUUSP

20 күн бұрын

O grupo de estudos Abya-Yala, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), traz a arqueóloga e pesquisadora titular Helena Lima para o Ciclo de Eventos Quintas Ameríndias, no seu quinto ciclo.
O encontro faz parte do programa da disciplina “Artes Ameríndias em Contexto Global: Artistas, Objetos, Coleções”. Neste sentido, apresentará o projeto "Replicando o Passado" para a comunidade da FAUUSP. Este projeto trata-se de uma tecnologia social que se estrutura em torno do estudo e experimentações com réplicas artesanais como meio de extroversão dos acervos de cerâmicas arqueológicas do Museu Goeldi, desenvolvida em parceria com ceramistas de Icoaraci (Belém/PA). É um projeto colaborativo que alia a divulgação do acervo de cerâmicas arqueológicas do Museu à revitalização do artesanato cerâmico da comunidade oleira do Paracuri em Icoaraci. Apresentamos um desenvolvimento dessa proposta, que chamamos de "Catálogo Arqueológico Acessível". É um kit adaptado que se propõe dar um alcance ainda maior nessa divulgação, pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência (pessoas cegas, pessoas com baixa visão e pessoas surdas). O "Catálogo Arqueológico Acessível", tátil e digital, nasce como um recurso didático para a divulgação do patrimônio arqueológico amazônico para diversos públicos. O projeto contou com apoio da Lei Paulo Gustavo e presenteia a Primavera de Museus deste ano, cujo tema é “Museus, acessibilidade e inclusão”.
Mais informações em: ts.museu-goeldi.br/replicando-o-passado/
Convidada:
Helena Lima é uma arqueóloga que adotou a Amazônia como seu lugar. Mãe de três, é pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) desde 2013, onde atua como coordenadora de Ciências Humanas, curadora da coleção arqueológica e professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural. Desenvolve pesquisas acadêmicas em arqueologia amazônica com vieses ligados à ecologia histórica, cultura material cerâmica e arqueologia colaborativa, e projetos de extensão ligados à gestão de patrimônio cultural, com comunidades ribeirinhas, quilombolas e povos indígenas. Projetos atuais incluem Marajó, FLONA de Caxiuanã, alto rio Xingu e no alto rio Negro.
Projeto Jovem Pesquisador 2 FAPESP/FAUUSP Barroco-Açu e Grupo de Estudos ABYA-YALA FAU
Veja todos os nossos encontros no KZbin: kzbin.info/aero/PLmZ9kzvVJW88gq2opWnnnbYzZTgm7ZnT1&si=8WjKVLtVs_x8UZrc
Organizadores do Ciclo de Seminários Quintas Ameríndias:
Profa. Dra. Renata Martins (FAUUSP, coordenadora JP2 FAPESP)
Prof. Dr. Luciano Migliaccio (FAUUSP)
Anna Heloísa Segatta (FFLCH-USP)
Bárbara Carneiro Servidone (FAUUSP)
Christian Mascarenhas (FAUUSP)
Luís Felipe Clemente (FAUUSP)
Victor Salgado (FAUUSP)
Grupo de estudos Abya-Yala FAU

Пікірлер
How to whistle ?? 😱😱
00:31
Tibo InShape
Рет қаралды 12 МЛН
А что бы ты сделал? @LimbLossBoss
00:17
История одного вокалиста
Рет қаралды 9 МЛН
ДЕНЬ УЧИТЕЛЯ В ШКОЛЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 4 МЛН
How to whistle ?? 😱😱
00:31
Tibo InShape
Рет қаралды 12 МЛН