“Éramos muito mais preparados para morrer do que para matar”, diz Genoíno“

  Рет қаралды 8,662

TUTAMÉIA TV

TUTAMÉIA TV

4 ай бұрын

"No primeiro de abril de 64 fui assistir a uma assembleia no Sindicato dos Ferroviários em Fortaleza. Saí dali e passei pela Praça José de Alencar. A praça foi cercada. Eu e vários do povo fomos presos na então Faculdade de Odontologia. Ficamos ali algumas horas. No dia seguinte ao golpe, Fortaleza parecia um cemitério. A cidade ficou vazia. A movimentação era só no 23º BC, Batalhão de Caçadores, que era para onde iam os que estavam sendo presos”.
Memórias de José Genoíno, 77, contadas ao TUTAMÉIA. Militante estudantil, guerrilheiro, preso político torturado pela ditadura, fundador do PT, deputado, nesta entrevista ele fala de sua trajetória, das utopias de sua geração e dos desafios atuais.
“Sou de uma geração foi que bebeu a água, respirou o ar e se alimentou de um dos maiores movimentos que a história da humanidade registra. Foi uma ebulição, uma revolução em todos os terrenos: na cultura, na política, na música. A gente é filho de uma era de revolução”, afirma.
Ele segue:
“Isso produziu uma militância muito engajada. Quando veio a porrada com o AI-5, aquela geração não iria se conter. Era quase natural que ela fosse para o tudo ou nada. E, de certa forma, fomos. Era uma geração muito mais preparada para morrer do que para matar. Era uma geração da utopia, do sonho, do ‘é proibido proibir’, que gostava do risco. Porque ela se libertava de tudo, da família, da formação, dos valores do conservadorismo. Era a quebra de todos os muros’.
‘‘Aquela geração foi violentamente reprimida, morta. Se você pega o álbum de Ibiúna [Congresso estudantil reprimido pela ditadura em 1968], praticamente a metade, já nos anos 70, em 79, tem um xis. É uma geração que foi eliminada. Não é brincadeira para um país”.
Nesta entrevista ao TUTAMÉIA, gravada em 10 de fevereiro de 2024, Genoíno relata a efervescência cultural nos primeiros anos após o golpe, da criação de um grupo de teatro, dos trabalhos na periferia de Fortaleza. Estudante de filosofia, seu primeiro emprego foi na IBM.
“Eu, como presidente do centro acadêmico, dirigi uma passeata que por acaso passou em frente da IBM. A IBM me viu. Eu tinha falado ao trabalho e estava dirigindo uma passeata. Ela me chamou e disse: ‘Você tem uma escolha. Para ser executivo, você vai para o Rio fazer um curso de computador barra 360. Assim, vai ser complicado’. Eu disse que ia continuar no movimento estudantil. Fui demitido por justa causa. Aí, entrei na militância para valer”, conta.
Fala Genoíno:
“Vivi no limite todas as minhas escolhas. Quando fui para o movimento estudantil, quando fui para a clandestinidade, quando fui para a guerrilha, quando sai da guerrilha e fiquei cinco anos preso, quando participei da fundação do PT, quando fui para o parlamento, quando tive que me defrontar com as ilusões institucionalistas do parlamento, quando enfrentei o mensalão. Enfrentei a tortura por dois ângulos: a tortura física, que mexe na alma, e a tortura na alma, que mexe no físico”.
“Sempre vivi intensamente, não vivi pela metade. Tive lições muito fortes. A principal é que, no sistema capitalista, quando a gente baixa a cabeça, morre. E quando a gente luta, a gente tem chance de ser vitorioso ou de viver com dignidade. Vale a pena a luta. A luta tem uma mística, tem um sentido de sublimação, de eternidade. A gente deixa de ser uma coisa para ser sujeito. A gente deixa de ser número. A gente passa a ser agente transformador. Vale a pena sonhar. Sem sonho, a vida fica muito sem graça”.
O depoimento integra uma série de entrevistas sobre o golpe militar de 1964, que está completando sessenta anos. Com o mote “O que eu vi no dia do golpe”, TUTAMÉIA publica neste mês de março mais de duas dezenas de vídeos com personagens que vivenciaram aquele momento, como Almino Affonso, João Vicente Goulart, Anita Prestes, Frei Betto, Roberto Requião, Djalma Bom, Luiz Felipe de Alencastro, Ladislau Dowbor, José Genoíno, Roberto Amaral, Guilherme Estrella, Sérgio Ferro e Rose Nogueira.
Inscreva-se no TUTAMÉIA TV e visite o site TUTAMÉIA, tutameia.jor.br, serviço jornalístico criado por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.
Acesse este link para entrar no grupo AMIG@S DO TUTAMÉIA, exclusivo para divulgação e distribuição de nossa produção jornalística: chat.whatsapp.com/Dn10GmZP6fV...

Пікірлер: 100
@marciamoura4904
@marciamoura4904 4 ай бұрын
QUE BOM TER SERES HUMANOS , COMO O GENUINO. PARABÉNS 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼 👏🏼
@thavodelossantos9828
@thavodelossantos9828 4 ай бұрын
Genoino é uma inspiração para continuar na luta pela democracia!!!Salve mestre Genoino!!!
@ofimdomundo7577
@ofimdomundo7577 4 ай бұрын
Luta pela democracia ou pela ditadura marxista???
@ivomirandagomes3477
@ivomirandagomes3477 4 ай бұрын
ofimdomundo … Teu lugarzinho provavelmente já está reservados no céu… à direita de mentirosos, vende-pátrias, traidores, canalhas, torturadores…
@estevaomota9558
@estevaomota9558 4 ай бұрын
❤Sou MADALENA PEDROSO de FOZ do IGUAÇU, PARANÁ❤ 👏👏👏 JOSÉ GENOÍNO, EXCELENTE CIDADÃO BRASILEIRO! POR FAVOR, VOLTE PARA O PT, O BRASIL PRECISA DE VOCÊV E DA TUA CABEÇA PRIVILEGIADA 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@Zur404
@Zur404 4 ай бұрын
OBRIGADO TUTAMÉIAS queridos e admirados..... e o nosso combatente guerrilheiro d ARAGUAIA 👏👏👏👏ele deveria estar à frente d GSI 🇧🇷ou Min Defesa d🇧🇷👏👏👏👏👏
@fabiobuenoromeirofilho2383
@fabiobuenoromeirofilho2383 4 ай бұрын
A GRUTA genuína da memória do Genuíno. Admirável,TUTAMÉIA!
@tomasdamassa
@tomasdamassa 4 ай бұрын
combatente da democracia e da classe trabalhadora
@deniselemos7151
@deniselemos7151 4 ай бұрын
Que honra escutar a trajetória do J. Genoino.
@xerxes1791
@xerxes1791 4 ай бұрын
Genoíno é incrível, muito orgulho camarada!
@aniomaurograciano720
@aniomaurograciano720 4 ай бұрын
José Dirceu é Jenoino precisa voltar para o cenário político imediatamente.
@roselidefatimaferreira5025
@roselidefatimaferreira5025 4 ай бұрын
Querido Genoino meu eterno deputado.
@daniellicavalcanti6854
@daniellicavalcanti6854 4 ай бұрын
CEU- Clube dos Estudantes Universitários. Muito obrigada, Eleonora e Rodolfo, por essa série importantíssma sobre esse período perverso da nossa história , que foi o Golpe de 64 e suas consequências. Grande Genoíno. Uma honra acompanhar tudo isso aqui. 👏🏾👏🏾👏🏾🌎📚
@ligiaborba6496
@ligiaborba6496 4 ай бұрын
Só admiração e respeito por esse brasileiro
@mariacristinariosmagalhaes8054
@mariacristinariosmagalhaes8054 4 ай бұрын
Tutaméia, Parabéns pela entrevista. Genoíno: uma história coerente de paixão, pelas causas dos povos vulneráveis e oprimidos. Gostei de conhecer o início de seu percurso.
@ermindaalvesalbuquerquegab8549
@ermindaalvesalbuquerquegab8549 4 ай бұрын
Isso é que é um Homem, o resto....precisamos DESTES exemplos. Vamos em frente, Genuíno!
@celialacerda8357
@celialacerda8357 4 ай бұрын
Grande Genoíno! Grata por tudo.
@anitaaguiar9741
@anitaaguiar9741 4 ай бұрын
Grande Genoíno!
@anadehollanda6948
@anadehollanda6948 4 ай бұрын
Genuíno carrega um nome que traduz perfeitamente sua postura na vida. Que pessoa admirável!
@suelibaldas
@suelibaldas 4 ай бұрын
Parabéns Tutaméia! Belíssimas entrevistas recuperando a memória dos anos de ditadura! Muitos Parabéns!!👏👏👏👏👏
@cristianebonadia6045
@cristianebonadia6045 4 ай бұрын
Depoimento Humano, mensagem Maravilhosa!!!
@claudiogemignani2144
@claudiogemignani2144 4 ай бұрын
Genoino.....fui teu aluno no curso pré-vestibular da poli....1979.... abraço
@euclidessantana35
@euclidessantana35 4 ай бұрын
Grande companheiro
@marialuciaguimaraes8975
@marialuciaguimaraes8975 4 ай бұрын
Jose Genoino voce e uma enciclopedia! Que aula sobre a sua geracao, uma geracao de ouro, que infelizmente nao eciste mais!...😢
@marialuciaguimaraes8975
@marialuciaguimaraes8975 4 ай бұрын
Corrigindo: existe.
@gloriamsandes9722
@gloriamsandes9722 4 ай бұрын
Existe sim. Ainda não moreemos todxs!
@anagaldino6855
@anagaldino6855 4 ай бұрын
Tut@s Parabéns!
@franciscoviana2485
@franciscoviana2485 4 ай бұрын
Parabéns Genoino. Lutador e patriota maiusculo.
@euclidessantana35
@euclidessantana35 4 ай бұрын
A luta continua
@matuturbano
@matuturbano 4 ай бұрын
Genoino cometeu um lapso no início da sua fala quando citou o senador tasso jereissati como participante dos debates no sindicato dos ferroviários. Na verdade referia-se ao pai de tasso, o também senador pelo PTB, Carlos Jereissati.
@sylviaperez9467
@sylviaperez9467 4 ай бұрын
Depois ele deu a explicação correta 😊
@gloriamsandes9722
@gloriamsandes9722 4 ай бұрын
Participei da passeata dos 30 mil em Fortaleza. Em 68. No Rio, a passeata contou com 100 mil pessoas. Em Fortaleza, a população de um prédio, perto da Praça dos Leões, jogou bastante papel picado na passeata. Chovia muito. A água batia nos meus joelhos qdo passamos na Praca dos Leões, pois havia uma parte do trajeto bastante acidentada, com grandes desníveis.As palavras de ordem mais usadas eram: abaixo a ditadura e fora o imperialismo!
@elearamariamanfred8340
@elearamariamanfred8340 4 ай бұрын
Sensacional ❤❤❤❤
@laurita942
@laurita942 4 ай бұрын
Muito interessante a análise do Genoino
@liviafurtado6542
@liviafurtado6542 4 ай бұрын
Estou adorando a série, parabéns Tutameia! Aprendendo muito com os relatos pessoais
@rosapillon
@rosapillon 4 ай бұрын
BOA TARDE ..TUTAMEIA, ESSES VIDEOS PREVISAVAM SER MUITO MAIS DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS QUE HOJE VIVE UMA GUERRA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA. .. PARABÉNS PELO DOCUMENTÁRIO DE HISTORIA CONTADA E VIVIDA NA DITADURA MILITAR DE 64. NO BRASIL 👏👏👏👏👏👏👏
@ana.mteixeira
@ana.mteixeira 4 ай бұрын
Encantada c essa entrevista! Genuíno reaviva o sonho, a utopia, p todos, no contexto atual. Fundamental essa militância c os jovens do ensino médio e superior. Gratidão!
@adeliasylviapennaramos4614
@adeliasylviapennaramos4614 4 ай бұрын
Genoíno, vc é um dos meus poucos idolos! Não fui ativista na ditadura (tinhha mãe e um filho pra sustentar) e me sinto frustrada. Agora aos 87 sou livre maas sem possibilidades físicas. Meu destino é acompanhar de longe o trabalho de seres como você.
@rutilenitenorio3145
@rutilenitenorio3145 4 ай бұрын
Querida a sua intenção já valeu muito!
@anagaldino6855
@anagaldino6855 4 ай бұрын
Uma pessoa incrível.
@irenediasdeoliveira4939
@irenediasdeoliveira4939 4 ай бұрын
Excelente entrevista! Gratidão a Tutameia por trazer estes testemunhos e assim permitir para que a Memória nao se perca. Gratidão ao Genuíno pelo sru testemunho, otimismo e esperança. Profundo, realista e ao mesmo tempo tão humano! Arte, cultura, educação e uma religião transformafora fazem a diferença. Hoje falta tudo isso! Que pena!
@silviaguedes7271
@silviaguedes7271 4 ай бұрын
Genoíno, vc nos alenta! Ah! Se todos fossem iguais a vc!!!
@marizeliafinger4494
@marizeliafinger4494 3 ай бұрын
Parabéns! Admiro a incansável disposição do sr José Genoíno!
@mariliabarretosouto829
@mariliabarretosouto829 4 ай бұрын
Perfeito Genuíno, eu tb não me vejo bem no sistema capitalista. A vida tem sentido na luta por justas e dignas causas para a humanidade.
@adeliasylviapennaramos4614
@adeliasylviapennaramos4614 4 ай бұрын
essa série é histórica! parabéns!
@mariaaparecidacoimbrapeixo2921
@mariaaparecidacoimbrapeixo2921 4 ай бұрын
Não me canso de ouvir Genoíno e divulgar tb
@marciafalves
@marciafalves 4 ай бұрын
Genuíno show!
@mariajosedossantossantos2191
@mariajosedossantossantos2191 4 ай бұрын
Simplesmente apaixonante ❤
@ricardosimoes4897
@ricardosimoes4897 3 ай бұрын
Que maravilha esse programa, que maravilha essa série!!! Parabéns, Tutaneia!!!
@celinabuendialmeida
@celinabuendialmeida 4 ай бұрын
Viva Genoíno! Quanto mais o conheço mais eu o admiro e respeito!!
@marcotourinho3404
@marcotourinho3404 4 ай бұрын
O show Opiniao, no Rio foi marcante pra resistencia contra a ditadura. E a prorrogacao do mandato de 1 ano do Castelo Branco, cearense, como presidente mostrou que a ditadura veio pra ficar muito tempo.
@valdetegeraldaoliveira4074
@valdetegeraldaoliveira4074 4 ай бұрын
Fico a pensar onde eu com 17 anos de idade estava no dia primeiro de abril de 1964,assim como a maioria dos jovens do Brasil .Tenho a certeza que a maioria se encontrava nas pequenas cidades do interior do Brasil, assim como eu.E ,infelizmente, todos comemorando a felicidade do Brasil estar livre do Comunismo,porque era isso que ,principalmente a igreja católica divulgava ,através da Marcha da Família com Deus para a Liberdade ,rezando o terço quase todos os dias com o pároco local (em procissão) Fiquei sabendo através da entrevista com o Frei Beto,que veio um religioso dos EUA para coordenar essa marcha da família, tinha uma jaculatória que fazia parte do terço (inclusive atualmente os cristãos que seguem padres tradicionalistas voltaram a citar essa tal jaculatoria:" Ó Maria,vinde em nosso auxílio, livrai o Brasil de nossos inimigos e dai-nos o amor do vosso filho ")...Depois que fiz o vestibular para Filosofia da UFMG e mudei-me para a capital de MG em 1974 para estudar,foi que me conscientizei ,ou melhor, deixei de ser alienada...
@mariajosefernandesdeaquino5608
@mariajosefernandesdeaquino5608 4 ай бұрын
Não sabia que o Genoino era cearense. Quixeramobim na época da COVID, era só o que escutava para levar os que tinham risco de vida. Meu pai estava esperando a vaga, mas não aguentou e faleceu.
@andrecacciatore7126
@andrecacciatore7126 4 ай бұрын
Sempre maravilhoso ouvir Genoíno. Obrigado,time Tutameia!⭐️🙏💪🏽🇧🇷💖🌷🌟🌞
@drmarinhomendes
@drmarinhomendes 4 ай бұрын
Grande José Genoíno, exemplo!
@darcyferreira8931
@darcyferreira8931 4 ай бұрын
Muito lindo!!! Ouvir suas lembranças nos ensinam a resistir.
@gloriamsandes9722
@gloriamsandes9722 4 ай бұрын
O CEU era um espaço onde funcionava o Restaurante universitário. E havia salas em que se encontrava o mimeógrafo, o Neup - núcleo de estudantes do Piauí no Ceará. As outras salas não me lembro como eram ocupadas. Acho que havia uma sala do DCE, que comandava os espaços, pois a entidade que cedeu essa sala para o Neup.
@leonardosartori1982
@leonardosartori1982 2 ай бұрын
Obrigado.
@darcyferreira8931
@darcyferreira8931 4 ай бұрын
Obrigado!!
@argduarte
@argduarte 4 ай бұрын
Cadê um livro de memórias Genoino????
@BaimaEudes
@BaimaEudes 4 ай бұрын
Recomendo José Genoíno: escolhas políticas, livro de 2007 de Maria Francisca Pinheiro Coelho, profa. da UnB que militou com ele no ME em Fortaleza.
@user-sn4fz1uc8r
@user-sn4fz1uc8r 4 ай бұрын
@Lettério Santoro, a luta continua
@mariaeugeniaviveirosmilet8373
@mariaeugeniaviveirosmilet8373 4 ай бұрын
Linda entrevista❤
@gloriamsandes9722
@gloriamsandes9722 4 ай бұрын
Ele era uma das lideranças na UFC.
@lenafarias8043
@lenafarias8043 4 ай бұрын
Maravilha!
@BaimaEudes
@BaimaEudes 4 ай бұрын
Lauro, citado por Genoíno, é o educador Lauro de Oliveira Lima.
@sergiodomingosvieira2176
@sergiodomingosvieira2176 4 ай бұрын
Uma questão ao Genoíno: se havia uma grande politização na época, o por quê o golpe foi dado de forma tão fácil.
@gloriamsandes9722
@gloriamsandes9722 4 ай бұрын
O Brasil tem dimensões continentais! O militarismo estava muito forte, com o apoio declarado dos Estados Unidos. Alguns estados não tinham uma resistência forte. Mas havia mesmo uma ebulição política e cultural.
@FatimaVenancio-gh9bm
@FatimaVenancio-gh9bm 4 ай бұрын
🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
@fatimacarmo7551
@fatimacarmo7551 4 ай бұрын
A torturado ao frei Tito atingiu sua alma , ele tirou sua própria vida
@Anna63392
@Anna63392 4 ай бұрын
Grande Jesuino. Conheço Jesuino desde quando iniciou no movimento de lançamento do PT nas campanhas eleitorais. Dizia ele que era oreciso estudar política.
@rosapillon
@rosapillon 4 ай бұрын
Os beatles, a pilula, os HIPS
@mariajosefernandesdeaquino5608
@mariajosefernandesdeaquino5608 4 ай бұрын
Tasso o galeguinho dos olhos azuis eu depois que descobri o detalhe importante do partido, pensei nunca mais. Já que fui uma vez ao encontro dele que visitou o interior do Ceará onde moro.
@BaimaEudes
@BaimaEudes 4 ай бұрын
Genoíno se enganou. Ele se referia ao pai de Tasso, o então senador Carlos Jereissati.
@BaimaEudes
@BaimaEudes 4 ай бұрын
Em 64, Tasso era criança.
@leavidal1545
@leavidal1545 3 ай бұрын
🎉❤
@mauroalbino4458
@mauroalbino4458 4 ай бұрын
Genoino fala que trabalhava na IBM e a empresa ia mandar ele fazer o curso do computador IBM 360 em São Paulo e eu digo que nessa época eu jovem e de esquerda e nordestino em São Paulo trabalhava na TELESP num computador exatamente IBM 360 e em 1971 saiu o 370 e ganhava dez salários mínimos como operador de computador com possibilidade de fazer cursos e ser promovido para programador, analista de sistemas etc e ganhar mais como foi meu caso.
@mauroalbino4458
@mauroalbino4458 4 ай бұрын
@@ivomirandagomes3477 Viajou na maionese Belchior 1976. Nessa nessa época trabalhava na Telebrás num IBM 370, e a intenção do meu comentário foi confirmar que o grande Genoino está dizendo a verdade, deixando um campo profissional promissor para ir para a política. Eu estudei Sociologia Política na USP, vi colegas desaparecerem, caminhão com soldados do exército na porta da faculdade, muito medo, muitos perigos na vida cultural de São Paulo, participei dos movimentos políticos principalmente movimento estudantil, todos principais atos contra ditadura em São Paulo que foi pra onde o Genoino foi pois era onde acontecia os principais atos, mas nunca deixei meu ramo que é TI, mesmo lendo e estudando muito só sobre humanas, com viés da esquerda. Em 1979 íamos para Av São Luís esquina com Av Ipiranga arrecadar dinheiro para formar um partido político chamado PT, e ganhava de treze a quinze salário mínimo. Casei e a mulher ganhava 8 salários . Hoje com 70 anos aposentado e estabilizado mas continuo Lula 100%. Esquerda raiz. É isso.
@BaimaEudes
@BaimaEudes 4 ай бұрын
Genoíno quis dizer "então senador Carlos Jereissati", e não Tasso.
@samuelpereiradasilva4510
@samuelpereiradasilva4510 3 ай бұрын
Entrevista ótima, porém não desceveu as experiências na guerrilha do Araguaia.
@ivomirandagomes3477
@ivomirandagomes3477 4 ай бұрын
Tutaméia, no dialeto de Guimarães Rosa, derivada de “tuta e meia”, uma coisa sem importância. Aqui, é clara a intenção dialética do casal Rodolfo e Eleonora: afirma, negando. O canal, assim como o nome, é precioso achado, assim como foi o jornal da resistência democrática à ditadura, chamado “MOVIMENTO” (existiu de 1975 a 1981) que, provavelmente, teve o nome inspirado pela dialética: tudo se move, tudo muda, nada será como é, “tudo que é sólido desmancha-se no ar”. Que viva Tutaméia! Vida longa ao casal Rodolfo e Eleanora! Ódio eterno à ditadura militar-imperialista que desgraçou a vida do povo brasileiro durante 21 anos (1964-1985). Que seja amaldiçoada pelos séculos dos séculos do éon humano!
@oconfessor78
@oconfessor78 4 ай бұрын
Grande Genoíno!
@laurita942
@laurita942 4 ай бұрын
Muito interessante a análise do Genoino
@laurita942
@laurita942 4 ай бұрын
Muito interessante a análise do Genoino
No empty
00:35
Mamasoboliha
Рет қаралды 9 МЛН
I'm Excited To see If Kelly Can Meet This Challenge!
00:16
Mini Katana
Рет қаралды 21 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:40
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 26 МЛН