Amo Ivan Capelato ! Todas as palestras dele são claras e factíveis de serem aplicadas na prática. Essa , então, imprescindíveis às mães/pais, e outros cuidadores em geral
@tilpulsim10 ай бұрын
Devo ter assistido este vídeo umas seis vezes. Como adoro as instituições do mestre Capelatto. Teus ensinamentos permanecerão por toda a eternidade e estarás presente em todas elas pela essência dissiminda . Tem meu mais profundo respeito, muito obrigado mesmo.
@joaopedrosobanskiaraujodes52955 жыл бұрын
A um ano atrás assisti esse vídeo e hoje, busco a faculdade de Medicina para me especialisar em psiquiatria infantil. Agradeço teu conhecimento Ivan, me serviu de grande esclarecimento e busca pessoal pelo cuidado ao sofrimento psíquico humano :)
@NEIVALDOify6 жыл бұрын
Este programa fez eu refletir sobre muita coisa,tanto é que estou assistindo pela terceira vez,ainda estou confuso,mas estou concluindo que tá tudo errado nesse mundo.
@narcisantoa16355 жыл бұрын
lindo Ivan, sem palavras. Mtas das coisas q vc falou eu sentia por intuiçao e vendo e ouvindo vc falar me causou, por um momento, um alívio p minhas angústias, mas ao mesmo uma angústia por entender tudo isso, ou melhor, começar a entender tudo isso...
@ritadiamante85466 жыл бұрын
Simplesmente fantástico! A didática, clareza e amor emanados desse grande sábio, na figura do Mestre Ivan Capelatto , incita-me a querer saber mais e mais, no sentido de dar conta da falta de que "só sei que nada sei". Gratidão profunda!
@ceciliagutierrez976 жыл бұрын
Sou professora há muitos anos, e mãe também. Intuitivamente usava várias dessas dicas , mas fiquei muito feliz em assistir essa palestra pois aprendi muito. Obrigada. Vou divulgar com certeza.
@William_R_S_A5 жыл бұрын
Essas definições de pessoas Self e Ego são novas para mim. O curioso é que conheço uma pssoal extremamente self. Agora, eu sei exatamente por que ele é desse jeito. Eu sou ego.
@LUSILVAism6 жыл бұрын
Que abordagem profunda!!! Muito boa parabéns!!!!!
@user-ny6hi3op9n Жыл бұрын
Obrigada!!! Sempre agi dessa forma. Meu filho é autista ( nível 1 de Suporte) é Deus certo
@izadoragomes35786 жыл бұрын
Esse é o tipo de vídeo que eu curto logo que começo assitir.
@mariasocorro5959 Жыл бұрын
Ivan e a pscanalise me deu muitas respostas .
@CorridaTerapia6 жыл бұрын
Os mais profundos conhecimentos humanos, aqueles que norteiam a vida com todo seu transfundo de mistério, foram expressos por este senhor, de forma simples, clara e direta... Só gostaria de expressar algo em que eu acredito: mau ou bom, todos os seres humanos possuem self e ego. A consciência nos faz lidar bem ou mal com estas duas forças ao longo da vida. A consciência se revela na lei de causa e efeito. Aqueles com mais abrangente consciência podem resgatar o bom uso das forças, aqui denominadas self e ego, para o bem do próprio indivíduo que sofre e para o bem da própria humanidade contemporânea a esse indivíduo... Os ensinamentos religiosos mais diversos são meios importantes para propiciar esse tipo de interação entre os seres. A inexorável lei de causa e efeito faz com que os seres busquem ampliar suas consciências... pela dor ou pelo Amor cada um será obrigado a ser melhor que si, então o ser busca... Feliz daquele que puder absorver os ensinamentos transmitidos nesta excelente palestra. Gratidão!
@MariaLourdes-qt9jj6 жыл бұрын
Não me canso de assistir e sempre aprendendo algo novo. Obrigada.
@marisatorres63636 жыл бұрын
Maravilhoso. Gratidão por tanta sabedoria compartilhada.
@isec20346 жыл бұрын
Palestra emocionante, esclarecedora. Muito obrigado.
@alessandramorais59726 жыл бұрын
Que mais homens se responsabilizem pelo cuidar.
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
Mulheres tbm!!!
@marildadasgracasjacobdeoli6164 жыл бұрын
Brilhante apresentação do Dr. Ivan, muito importante o cuidar e educar da mãe, consciente da importância da sua participação no primeiro ano de cada filho... Parabéns, Dr. Ivan...
@angelicabotassari18236 жыл бұрын
MEU QUERIDO PROFESSOR. GRATIDAO.
@martarelax4 жыл бұрын
O cuidar requer responsabilidades. Exercitar essa virtude necessita de presença. exercitar e cuidar das emoções e falar sobre elas. Acolher-las.
@AnaGomes-yj2rw4 жыл бұрын
Excelente!! 👏👏👏
@sheltonmelo57903 жыл бұрын
Quase 1h de investimento. Diálogo super necessário.
@ligiaeustaquio10195 жыл бұрын
Maravilhosamente grata por essa belíssima palestra
@zapsaz40886 жыл бұрын
Espetacular!!
@marciohirosse6 жыл бұрын
Fantástica palestra! Fiquei muito feliz em ouvir tantas coisas novas e esclarecedoras.
@letisrt3 жыл бұрын
3a. vez que assisto e parece que agora comecei a entender 🗣
@MirianBatista6 жыл бұрын
Se a constituição do Self se dá no primeiro ano de vida e está condicionado a presença de uma "mãe" (uma pessoa que cuida independente da anatomia) e de um espaço próprio onde a criança se sinta pertencente, então, o que dizer sobre a educação de crianças tão "pequenas" em ambientes coletivos como os das creches? Até que ponto investir intensivamente neste nível de educação é positivo para as crianças e também para o Brasil? Nossa! Esta palestra me fez questionar muitas coisas...
@alexandrealvesoficial6 жыл бұрын
Convido-lhe a tomar um cafezinho no meu canal, o aroma tá bem cheirosinho... Um chêro e um queijo!!
@giselebilce1806 жыл бұрын
Investir em políticas públicas, para q a mãe possa ficar com seu filho no mínimo no primeiro ano de vida seria o adequado. As creches por melhor q sejam não substitui o vínculo com a mãe (suficientemente boa).
@MirianBatista6 жыл бұрын
Gisele Bilce Eu concordo com você. E se analisarmos mais detalhadamente, uma conta simples mostra que o custo para manter uma criança de um ano, por exemplo, durante 11 horas em uma creche é bastante alto para o estado (município). Não seria mais interessante investir esse dinheiro em políticas públicas como a que você citou? Tem que refletir muito sobre esta ideia de universalizar a educação de zero a três. Parece até que esta pauta já virou ponto central de campanhas e promessas eleitorais...
@nadiareis33596 жыл бұрын
Exatamente o que eu pensei Mirian Batista, pois sou mãe de gêmeos... cuidei sozinha dos meus filhos, pouco tive ajuda externa. Hj eles estão com 2 anos 8 meses... Em fevereiro eu os coloquei meio período em uma creche para que eles se sociabilizassem e porque estou lutando pra me recolocar no mercado de trabalho em meio a descriminação por ser MÃE e ter parado por um tempo pra me dedicar exclusivamente as crianças. Na creche as crianças aprendem a comer sozinhos, tirar roupinha, organizar brinquedos entre outros pra idade e a maioria das crianças que la estão chegaram com 6 meses...no entanto os meus ja foram fazendo tudo isso, até saindo da fralda ja estão, devido os hábitos que desenvolvemos juntos, rotina, muitas vezes me sentindo exausta mas cumpri meu dever...Em troca percebi que as crianças ficaram mais birrentos, brigam, vejo uma competição por TUDO, que aos poucos eu vou tentando acalmar, moldar. Muitas vezes ao deixar meus filhos na escolacreche vejo bebês chorando copiosamente, ou bebês quietos em "cadeiras conforto", dói na alma e após vê está palestra eu pensei nos meus filhos e naqueles bebês e em seus pais... Enfim... a dedicação de uma mãe para com o Filho é super desvalorizada neste país. Principalmente quando ela acredita que seu bebê ja pode ficar umtempo longe dela pra ela voltar a trabalhar para mante-lo com outras necessidades básicas e ela recebe um NÃO bem explícito, isso tem mexido demais comigo e com certeza meus filhos sentem.
@MirianBatista6 жыл бұрын
Nádia Reis Pois é, o melhor lugar para uma criança de zero a três anos é, sem dúvida, com a família. O maior problema das creches é que são ambientes onde quase tudo é tratado no coletivo, é muito difícil tratar a criança com a individualidade que ela necessita nestes lugares, por melhores que eles sejam. O ideal mesmo seria termos políticas públicas para que as mães ou pais pudessem ficar com seus filhos, ao menos no primeiro ano de vida. Sou super a favor de uma licença maternidade ou paternidade por período de um ano. Agora, para as mães que optaram por ficar com seus filhos nos primeiros anos de vida e depois tentam se reintegrar ao mercado de trabalho, a coisa deve ser cruel mesmo. Imagino até que em um processo de seleção, a preferência é dada a uma mulher que não seja mãe. Enfim, devem ser muitos os obstáculos e angústias das mães. Desejo muita força a você e não desista, porque ser mulher, mãe e trabalhadora não é tarefa para qualquer um, é tarefa para os FORTES. Abraços amiga!
@fernandacavour79542 жыл бұрын
Esse cara é muito bom!
@gaiafreire51186 жыл бұрын
Minha amígdala cerebral ta desrregulada no que diz respeito a ansiedade....😅😅😅😅....ADOREI a explicação e exploração do assunto.
@alexandrealvesoficial6 жыл бұрын
Sabe o q vc tá precisando?? Tomar um cafezinho no meu canal!!! O aroma tá uma delícia... Um chêro e um queijo!!
@gaiafreire51186 жыл бұрын
RATIFf ..OBAAA! VOU SIM BJU
@CristianeSantos-ol2rg5 жыл бұрын
Sensacional Ivan capelato!
@nadiareis33596 жыл бұрын
Nossa! Eu estou refletindo até agora.
@alexandrealvesoficial6 жыл бұрын
Olá!! Sabe o q vc tá precisando?? Tomar um cafezinho no meu canal, o aroma tá ótimo!! Um chêro e um queijo!!
@virginiavasconcelos73604 жыл бұрын
Perfeito!!!
@cristianabarbosacris33525 жыл бұрын
Maravilhoso!
@quemaravilha11 ай бұрын
Excelente palestra
@conchitapaes27006 жыл бұрын
Sensacional !
@giuliaborges14685 жыл бұрын
Esse final... Eu chorei
@reginaldoconrado19126 жыл бұрын
Excelente aula.
@leonardocorrea60426 жыл бұрын
Nossa gente que vídeo incrível.
@leandromote12466 жыл бұрын
MUITO BOM!
@suelipereira71713 жыл бұрын
Muito bom, gostei!
@inesoliveira29014 жыл бұрын
Bom demais!
@glauberalencar6 жыл бұрын
Um dos melhores cafés já gravados.
@vanpasqualino42646 жыл бұрын
Espetacular a matéria!!!
@Maria-xx7wq5 жыл бұрын
E quem não recebeu isso? Como resolver isso quando adulto?
@BusinessWorks-in2iz4 жыл бұрын
Maravilhosa a exposição, porém, um paradoxo está na minha mente! Só uma dúvida: E os casos de "mães" solteiras, viúvas, todos os filhos serão comandados pelo EGO? Depois de adultos, sem essa família de "papai, mamãe e filho" só teremos que nos contentar em ter o EGO? Estou na angústia!!!!
@marceloluisrossa2 жыл бұрын
Muito bom, ogrigado. Quando aprendemos isso na Igreja, a mídia nos chama de fanáticos conservadores.
@pedrogeraldospechotojunior86433 жыл бұрын
Excelente
@dalvanarobertafachini58452 жыл бұрын
Ivan eu gosto muito das suas aulas, tenho um bebê de 1 ano e sou mãe solo, e nesse caso, como faço pra exercer esses dois papéis de mãe e pai? Voltei a a trabalhar quando ele tinha 7 meses pois não tive opção, como fazer para garantir que ele desenvolva o self e também o ego de maneira saudável nesse caso que passo o dia longe dele e ele na creche?
@wilsonpessoa95684 жыл бұрын
Ótimo
@paulacruz1759 Жыл бұрын
Eu discordo desse papel de mãe. Acredito em um ambiente em que a criança se sinta segura e amada. Infelizmente o homem não tem esse perfil porque foi lhe tirado pelas construções socios culturais, de uma sociedade de inteligência artificial .
@brunobenigno18164 жыл бұрын
Bravo.
@mairabarros96336 жыл бұрын
não concordo com esse papel tão determinado da "mãe" e do "pai", ou em como a criança chama (um pai sendo chamado de mãe, desculpa mais isso pra mim não desce). no mais, muita coisa interessante
@adrianonunes96342 жыл бұрын
A constituição do Self e do Ego é universal na constituição do ser humano?
@FernandoMagliano19836 жыл бұрын
Considerações pertinentes, no entanto, dotadas de um certo determinismo. E se essas supostas instâncias psíquicas não se desenvolverem no período estipulado teremos necessariamente uma horda de psicopatas? Entendo se tratar de uma palestra direcionado ao público leigo, porém, certos equívocos e simplificações ao meu ver enfraquecem o discurso. Colocar neurologia, psicanálise e filosofia na mesma cesta é complicado.
@valeriaval69206 жыл бұрын
Fernando Magliano a
@felipevanderson13016 жыл бұрын
Então, as chamadas "atitudes de rebeldia" nada mais são que um pedido de ajuda ?
@felipevanderson13016 жыл бұрын
JoXDie Obrigado pela resposta.
@raphaelemgmail4 жыл бұрын
sim
@horaciomalozzi39043 жыл бұрын
NOÇÃO DA REALIDADE. Quem sou eu? Onde estou? Para onde vou? Perguntas que TODOS (“normais” e saudáveis) fazem, em algum(?) momento da vida. Ser e estar indicam o grau, ou nível de evolução em que nos encontramos. O que realmente existe é o presente, ou a eternidade presente. No mundo “material” (que NÃO é tão material assim, pois também foi idealizado por um ser espiritual e infinito como o próprio universo sem fronteiras), um filósofo, por volta do ano 55, disse: PENSE NO QUE VEM PRIMEIRO E DEPOIS O QUE O SEGUE. ENTÃO AJA! Evidenciando, já naquela época, que “materialmente” falando, o que existe é CAUSA e CONSEQUENCIA dessa causa e assim por diante, provando a nossa responsabilidade por nossos ATOS e CONSEQUENCIAS.
@valdiriasouza6 жыл бұрын
Dr. Então eu não posso adotar nenhuma criança maior que um ano? Como eu vou fazer para ter filhos? Não posso ter porque não tem bebê para adotar.
@LealisL6 жыл бұрын
muito pertinente sua pergunta
@William_R_S_A5 жыл бұрын
Vc não assistiu até o fim. A criança adotada certamente não será self, mas ela terá a chance de ter um Ego. Basta fazer exatamente o que se deve fazer com uma criança no segundo ano.
@Mmhelen6 жыл бұрын
Eu já concordava mesmo antes de conhecer os fundamentos.
@alexandrealvesoficial6 жыл бұрын
Olá!! Venha conhecer os fundamentos do meu canal!! Um chêro e um queijo!!
@katrina566776 жыл бұрын
Se vc não conhecia, então a frase é mais objetiva assim: " Antes de conhecer os fundamentos, eu já intuitivamente concordava." (Somos duas 🙌🏼 😊 ☮💚)
@adaltongonzaga58656 жыл бұрын
O politicamente correto foi contrariado pelo Ivan Capela Capelatto!
@kelvinwalterstefan5 жыл бұрын
Foi uma aula de psicologia e terapia
@rosimgon6 жыл бұрын
A conclusão sobre quem estar no mundo infracional ser aquelas criadas por vós e creches não tem fundamento. É uma opinião pessoal dele, é preconceito sobre falta de pesquisas reais. A personagem mãe pode sim ser cumprida por quem não pariu a criança. O comprometimento deve existir sim, só não concordo com a conclusão citada.
@mozartarturdacosta29305 жыл бұрын
Sei que ja faz muito tempo que este video foi postado. Não sei se alguém vai responder. Mas ... uma pergunta: "por que o selfie não pode ser estruturado depois dos primeiros anos de vida?" ... "tem a ver com o desenvolvimento do cérebro, em que depois não existe mais como sair desse determinismo?" Seria desalentador; concordam?
@William_R_S_A3 жыл бұрын
Provavelmente deve ser pelo desenvolvimento do cerebro. É como perder os dentes, não tem mais como nascer outro no lugar.
@mozartarturdacosta29303 жыл бұрын
@@William_R_S_A Tem razão. Mais um motivo pra pais verem esse video, e terem alguma orientação pra criar seus filhos. Vi um documentário, uma vez, que mostrava uma Aldeia Africana, em que os Bebes ficavam, até seus 3 anos, colados às mães (sabe aquela bolsa colada no corpo?), mas era uma Tribo de gente muito tranquila, que não reclamavam de nada, recebiam bem os turistas, não tinham a violência como comportamento saliente nas atitudes (como em bárbaros) - nem entre eles - Seres Humanos excelentes. Pensei nesse documentário quando vi essa excelente Palestra do Café Filosófico. Bom resto de Semana!
@Upatininga16 жыл бұрын
Não sou especialista, mas se a forma anatômica nâo importa no que diz respeito ser mãe, então pessoas seriam hermafroditas por natureza!
@M4rcel1nh06 жыл бұрын
Ele destacou no vídeo que sua definição de mãe, é a entidade responsável pelo cuidado de uma criança/filho. Uma mulher que pari um Bebê e o abandona, por essa definição do vídeo, não seria mãe, pois não se responsabilizou do cuidado do bebê.
@guidedanishtha13404 жыл бұрын
Viajou na maionese. Haushuahdua.
@psicologofernandogomes64923 жыл бұрын
Mãe é função, por isso que chamamos na psicanálise de função materna, que pode ser exercida por outra pessoa, ou seja, avó, vizinha, cuidadores e até um homem, pois a função materna promove amor, cuidado e proteção. Algo que não está no Gênero, mas no Cuidado.
@veight88206 жыл бұрын
Eu gostava mais quando o Café era Filosófico e não agora como Café Sociológico.
@cleytonarruda6 жыл бұрын
Vi até o final por puro sentimento de estupefaçao. Misoginia, sexismo, homofobia e mais uma penca de frases preconceituosas que me fizeram estar 😱 por mais de 50 minutos. Incrível.
@angelica16116 жыл бұрын
Cleyton de Arruda pq?
@jcorreartista6 жыл бұрын
MÃE QUE MENSTRUA, TEM CÓLICA CHEIRO ETC OVÁRIO...
@guidedanishtha13404 жыл бұрын
Não é assim que funciona e ele já falou em outro vídeo.
@NEIVALDOify6 жыл бұрын
Não vi afro-brasileiros,nipo-brasileiros,mamelucos,cafuzos,caboclos..na plateia,pq?
@LeoSolla6 жыл бұрын
pelo visto, você não prestou atenção nenhuma no que o Ivan disse!
@alexandrealvesoficial6 жыл бұрын
Só lorota... nada q um rivotril não resolva... Kkkkkk...
@analetizi6 жыл бұрын
Algumas coisas: o bebê escuta e vê desde antes de nascer. O primeiro ano, tem que ter em conta no mínimo o nascimento, parto traumático ou respeitado, Vínculo materno, amamentação, apego. Faltou um poco disso. Pesquisem memórias prenatais..