Acabei de ler o prefácio que o senhor escreveu, professor. Estou admirado com a elegância de sua escrita e também com o que a Luciana Picchio tem a nos oferecer no conhecimento da história da literatura brasileira. Muito obrigado pelo que o senhor faz pelo Brasil e pela nossa literatura. Abraço.
@1966camillis8 ай бұрын
Otto Maria Carpeaux e Dna. Luciana Picchio! Simplesmente grandes....Adoro também Lima Barreto, Érico Veríssimo e Mário Quintana. Vou colocar esse livro como prioridade de compra na minha lista. Agora vemos o tamanho do crime, que estas Universidades brasileiras públicas e privadas fizeram com a alta cultura nos últimos 50 anos.
@alexandrecordeironumis19768 ай бұрын
Prezado Professor Rodrigo Gurgel, Escrevo esta mensagem para expressar meu profundo agradecimento pela sua apresentação da obra literária de Luciana Stegagno Picchio, que aborda a história da literatura brasileira. Sua análise perspicaz e apaixonada proporcionou uma visão envolvente e esclarecedora sobre essa obra tão significativa a cultura literária do Brasil. Através de suas palavras, pude compreender melhor a importância e a riqueza da contribuição de Luciana Stegagno Picchio para o estudo da literatura brasileira. Sua obra é reconhecida como uma das mais perfeitas e completas sobre o assunto, oferecendo uma análise abrangente e detalhada dos principais momentos, autores e obras que moldaram nossa tradição literária, infelizmente pouco divulgada nas escolas, universidades e academias brasileiras. Seu entusiasmo ao compartilhar ideias e informações sobre a obra da Luciana Stegagno Picchio foi contagiante e inspirador. Fiquei impressionado com seu ímpeto e habilidade em transmitir conhecimento de forma clara para todos do seu canal. Além disso, sua dedicação em promover o estudo e o apreço pela literatura brasileira é verdadeiramente louvável. É através de iniciativas como a sua que podemos enriquecer nossa compreensão cultural e fortalecer nosso vínculo com a rica herança literária de nosso país. Mais uma vez, gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo seu trabalho e dedicação em compartilhar seu conhecimento conosco. Sua apresentação foi verdadeiramente inspiradora e deixou uma marca indelével em minha jornada de aprendizado. Com os melhores cumprimentos, *ALEXANDRE CORDEIRO DA SILVA*
@repaginadamente_korea8 ай бұрын
Não "era" citada, professor. Acabei de fazer meu TCC e citei a Luciana, que inclusive conheci por indicação sua. Gratidão!🙏😊
@crisdanois8 ай бұрын
Estudei com ela na UFRJ, mestrado - Italiana, professora na Universidade de Roma! Realmente muito boa a obra. Tem a obra de Afrânio Coutinho em 6 volumes - ótima e, inclusive, temos a Enciclopédia de Literatura Brasileira, da qual fiz parte como colaboradora, sob a direção de Afrânio Coutinho, Galante de Souza e Eduardo Portela. Enfim, o fato de não estudarmos em bons livros diz respeito aos professores que não os escolhem, da imposição da direção e das editoras. Como professora (hj aposentada) digo isso de cadeira.
@alexandrefreitas95586 ай бұрын
Belo relato! Estava lendo Murilo Mendes e descobri a amizade entre ele e Lucianna Stegagno Picchio quando professores em Roma, achei algo memorável.
@josemateusbarbosadossantos62354 ай бұрын
Olá! A senhora estudou com a também notável Professora Cleonice Berardinelli? Muito devo a esta ilustre Mestra meus conhecimentos sobre a obra de Pessoa.
@JoabeGileade368 ай бұрын
Professor Rodrigo, parabéns pelo seu trabalho. O Brasil precisa de mais pessoas como você.
@MaikonVargasDigital8 ай бұрын
Eu tive que mandar imprimir e encadernar este livro pois não achava. Que maravilha!
@alessandroyuriAlegrette8 ай бұрын
Olá, professor Gurgel. Realmente, trata-se de uma obra de peso que merece ser descoberta. É interessante ver uma análise da literatura brasileira de alguém tem um olhar de fora, porque possibilita uma leitura sem um teor ideológico, o que infelizmente acontece com os pesquisadores brasileiros que exaltam alguns autores e se "esquecem" de outros que têm importância na literatura brasileira. Parabéns pelo texto de apresentação que pelo título deve estar muito bom. Quando puder, vou adquirir o livro que parece trazer um novo olhar sobre a literatura brasileira que, infelizmente tem sido muito mal compreendida no meio acadêmico. Um abraço.
@omarsabbagfilho30768 ай бұрын
Bravo, Mestre! Justa homenagem! Autora a ser homenageada, e obra a ser reconhecida por todos os brasileiros. A sua apresentação Professor Gurgel, nos dá a dimensão extraordinária da contribuição desta obra para a nossa cultura. Ouso dizer que não fizemos por merecer tal dádiva. E que pouco temos feito para merecer os autores dignos de compor a “História da Literatura Brasileira”. Estou ansioso por receber o exemplar que acabo de encomendar. Um brinde a você, Mestre Rodrigo Gurgel! Um brinde agradecido à nossa homenageada Luciana Stegagno Picchio!
@marcossales41598 ай бұрын
Prof, o Sr é Fantástico. Nunca vi alguém com tanto conhecimento e tão apaixonado pelo que faz quanto o Sr. Meus parabéns. Muito orgulho de ser seu seguidor e participante do Seminário de Literatura.
@pjssilva18 ай бұрын
Acredito que todos os professores e suas obras são de suma importância para a Literatura de nosso país. A obra do professor Bosi é claramente resumida (nem precisa ser especialista para notar), mas a do professor Cândido tem muito mais fôlego, ainda que sociológica. Todo o crédito ao Senhor quando verifica que uma obra dessa envergadura seja tão ignorada, tal como o papel das mulheres na literatura do Direito. Ah estes estrangeiros e seu amor pela literatura (Otto, Stegagno etc).
@alexslcampos8 ай бұрын
Leyla Perrone-Moisés dedicou um capítulo a Luciana ("Luciana, uma grande dama") em "Vivos na memória" (Companhia das Letras, 2021).
@hustonnobrevieira49068 ай бұрын
Tive a sorte de ter sido aluno de um aluno de Luciana Stegagno Picchio, e por meio dele entrei em contato com a obra da filóloga. Tenho inclusive uma edição italiana do livro comentado neste vídeo. Agora preciso da edição brasileira com seu prefácio, mestre.
@dircemariasilva26088 ай бұрын
Que bom que temos o Rodrigo Gurgel pra nos falar sobre Literatura Brasileira. Comprarei e irei resenhar.
@Eu-eu7lk8 ай бұрын
Boa noite. O sr poderia gravar um video sobre os ditos "escritores católicos": Lúcio Cardoso, Cornélio Pena, Octávio de Farias (vá vi um vídeo do sr sobre mundos mortos), Murilo Mendes e outros que eu não tenha citado. Me apaixonei pela literatura do Lúcio há uns anos. Hj, parece que ele está em alta, mas só encontro, com raras exceções, vídeos malfeitos for youtubes que nem sei se chegaram a ler mesmo. Sobre o Cornélio, um completo desconhecido... etc. Obrigado.
@frankottont37698 ай бұрын
Parabéns! Isso sim foi uma resenha apaixonada da obra, e, se a 'scholar' porventura ainda se detinha nalgum canto do Purgatório (ou margem do Letes), agora adentrou de vez o seu meritório Paraíso! Outro nome esquecido é o de Stefan Zweig... Sugiro que, um dia desses, o estimado professor possa também indicar obras que cubram períodos ou estilos literários independentes, por exemplo, o Panorama do Movimento Simbolista Brasileiro, de Andrade Muricy, entre outras.
@AlanCoelho-u5j2 ай бұрын
Prezado Professor Rodrigo Gurgel e a também completa obra não mencionada: Carlos Nejar Historia da Literatura Brasileira: da Carta de Caminha aos Contemporâneos. É igualmente boa?
@mariateresinhahammesborba74068 ай бұрын
Bom dia, professor! Fiz mestrado em Literatura Brasileira, mas não estudei nada sobre ela. Sou professora aposentada, mas vou adquirir este livro.
@danielesodero404422 күн бұрын
Fiquei muito curiosa pelas indicações. COM CERTEZA VOU LER.
@saraamaral73538 ай бұрын
Tô virando fã da 7 selo, tudo de bom que eles fazem
@fabiopereira57108 ай бұрын
Professor Gurgel, parabéns pela, lucidez e coragem, essa academia ta precisando ouvir algumas verdades
@nicolycristina71878 ай бұрын
Obrigada por trazer sinceridade para nós
@elidiofreirejr.6638 ай бұрын
Muitíssimo obrigado, Mestre, pela bela indicação da obra! Já a comprei!
@josemariojovanelli23384 ай бұрын
Parabéns, professor, só lamento não ter sido formado em Letras por pessoas como o senhor, mas antes tarde que nunca. Obrigado pela sua fala.
@LuizCoelhoRodri8 ай бұрын
Parabéns Professor Rodrigo ! Esqueceram do Gustavo Corção e muitos outros como o senhor diz. Já comprei o livro. Precisamos sair desta crise em que vivemos aonde a ideologia de esquerda apaga nossos grandes Mestres do passado.
@jeffersonpereira21188 ай бұрын
Já estava com saudade das resenhas de livros, foi com elas que conheci o canal! Espero que o sr. possa alternar material sobre escrita com resenhas.
@piordospecadores8 ай бұрын
Dá gosto de ouvir o senhor! 👏👏👏
@nfs0338 ай бұрын
Só uma correção, a própria Nova Aguilar, como Lacerda Editores, lançou uma segunda edição em 2004, vinte anos atrás, portanto. O que, convenhamos, não ameniza muito o período do sumiço
@murilofernandes43898 ай бұрын
Obrigado pela sugestão, professor. Deus lhe pague.
@FernandoBetelremanescente7778 ай бұрын
Bom dia Professor RodrigoGurgel !
@paulofernandes11518 ай бұрын
Parabéns Professor Rodrigo.
@nicolycristina71878 ай бұрын
Professor você é incrível, obrigada pelas suas lives❤❤❤
@edsarts8 ай бұрын
Obrigada, Professor. 🙏🙌
@rosangelamariapessanhadeso57228 ай бұрын
O SENHOR aí.... Fica contente.... O SENHOR vai poder trazer as belezuras.... De tudo examineis e retende o que é BOM!!!!!! Eu estou entendendo o senhor.
@signeislapasi54288 ай бұрын
Professor o senhor é brilhante
@VOODOFALCAO8 ай бұрын
Olá professor Rodrigo Gurgel, Boa noite, É um prazer assistir e ouvir o senhor. Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo
@robertokenardrios48028 ай бұрын
A ela devemos a divulgação incansável da literatura brasileira na Itália. Tenho essa edição da Aguilar. Maravilhosa. O que não me impede de discordar do tratamento dado a Nelson Rodrigues.
@angelomarino74308 ай бұрын
Lavou a alma Professor !!
@Qwertyuiopasdfghjklzxcv1128 ай бұрын
Top de mais, vou comprar.
@Lopesalcancado8 ай бұрын
Realmente é incrível! Melhor, agora que podemos ver e ouvir passa a ser crível.
@decio.di.almeida7 ай бұрын
Obrigado professor... Muitíssimo obrigado! Um grande abraço, daqui de Belém do Pará!
@prof.hudsoncanuto17828 ай бұрын
Acabei de comprar.
@MarcosCesar.8 ай бұрын
Machado morreu em 29 de setembro de 1908, e até hoje os Brasileiros não sabem quem foi este grande intelectual, a coisa é grave Professor rs Obrigado pelo seu amor aos livros
@gilarts44658 ай бұрын
Parabéns professor irei comprar para meu filho
@brunoabrantes0078 ай бұрын
Precisooooo ❤😊
@ediomarques73188 ай бұрын
Fico grato professor em saber que estou no caminho certo! Comprei esse livro da Luciana, de história da Literatura Brasileira antes dessa tua aula.
@eduardobarreto58 ай бұрын
Obrigado, professor. Acabei de comprar um exemplar. Lerei com a devida atenção.
@m.figueiredo40187 ай бұрын
Parabéns! O Senhor é corajoso e conhece bem sobre o que fala e critica. Para sair do lugar comum há que procurar fora da academia, na maioria dos casos.
@A.Ramos21088 ай бұрын
Bom demais, professor! Obrigado!
@arnaldobonifacio45648 ай бұрын
Sou fã desse canal
@ulissesf.desousa58298 ай бұрын
Boa noite. Acabei de comprar.
@alexlobo75287 ай бұрын
Descobri seu canal neste momento. Perfeito!
@marcelocorrea97148 ай бұрын
Confessando minha ignorância e agradecendo professor pela divulgação e comentários.
@josemotta95608 ай бұрын
Parabéns. Muito bacana.
@carlosayresayres59978 ай бұрын
Ótimo.
@Iraquiano227 ай бұрын
Isso é um tapa na cara da academia e expõe que o problema está muito antes da sala de aula está na blindagem editorial que se faz no país pelos mais diversos motivos ........
@ansas95938 ай бұрын
Excelente ! Parabéns professor
@antoniapereiradesouza71678 ай бұрын
Luciana possibilitou a ignácio de Loyola Brandão publicar o romace Zero, na Itália. Meu livro "O fantástico no romance Não verás país nenhum (Paco Editorial), 2019, fala um pouco sobre.
@fatimadiasalvestremura53868 ай бұрын
Parabéns
@analeticiamaruco94527 ай бұрын
Bravo professor
@RBTRlima4 ай бұрын
Pegando aqui o gancho lançado, poderia o ilustríssimo Rodrigo Gurgel indicar boas leituras no campo da pedagogia? Caso o fizesse ajudaria um tanto de gente com diploma, mas ignorantes completos na área.
@bookrockandcoffee8 ай бұрын
Eita, curiosíssima.
@marcelojacobucci99408 ай бұрын
Não sei se conseguirei ler o livro, mas prometo que enfrentarei bravamente o desafio de tomar as dez cervejas em homenagem a seu lançamento!
@josiasrodrigues58 ай бұрын
Comprarei o livro através do link apresentado.
@danilocoutinhopereira53748 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@susetef22108 ай бұрын
Vou comprar! Obrigada pelo excelente trabalho que nos proporciona, professor! E quanto ao livro em dois volumes do José Aderaldo Castello: A Literatura Brasileira, da editora Edusp?
@reinaldocarvalho62748 ай бұрын
👏👏👏
@0o0PauloCamargo0o07 ай бұрын
Bravo!
@marialuizamoraes39466 ай бұрын
Caro professor Rodrigo, comprei e estou lendo esse maravilhoso livro. Mas quero fazer um comentário, que já fiz em outras oportunidades, sobre o tamanho das letras que estão usando nas impressões dos livros. Usam letras pequenas, muito finas e também livros grossos e de difícil manuseio. Esse livro deveria ser em fonte maior e em dois volumes. Letras pequenas dificulta a leitura e consequentemente vai levando as pessoas ao desinteresse pelas obras.
@ansas95938 ай бұрын
Vamos comprar
@fabriciodealbuquerque94248 ай бұрын
Comprei agora 😊
@chaysouza32885 ай бұрын
Interessante.
@tathiana54968 ай бұрын
❤
@davidenriquez57778 ай бұрын
Boa tarde
@leocastilho9468 ай бұрын
Professor, você está desconsiderando que muitas instituições não trabalham com a história literária como elemento central. Daí utilizarem o Bosi como referência. A PUC e a UFMG centram-se muito mais em teorias críticas.
@Leonardo.D.Pinheiro7 ай бұрын
Título: Pequena história da literatura brasileira. Carvalho, Ronald de, 1893-1935
@rosangelamariapessanhadeso57228 ай бұрын
Eu quero ler
@MarceloA.658 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo Professor! “A Cesar o que é de César”…. que ótima novidade 👏🏻👏🏻👏🏻 … meu exemplar já está a caminho! 5:54 sobre o Antônio Cândido, entendi sua crítica ao livro “Formação…”. Contudo acredito que foi essa mesma a intenção do autor. Vale lembrar que ele escreveu em co-autoria com o Castello a “Presença da Literatura Brasileira - história e antologia” (2 vols pela Editora Bertrand Brasil 10ª edição, 2001).que abrange todos os movimentos literários. A editora Cultrix também publicou uma série chamada “Roteiro das Grandes Literaturas”: a brasileira veio a lume em 6 volumes. A alemã ficou a cargo do Carpeaux, a inglesa foi escrita pelo Jorge de Sena e a portuguesa é a aquela conhecida do Massaud. A Luciana Stegagno Picchio cita esta obra da Cultrix no início do livro dela. E o Cândido por sua vez também cita a Luciana, o Carpeaux, o Massaud, o Merquior e demais no inicio do “Presença da Literatura Brasileira.”. Não sou especialista na área, portanto não posso avaliar nada aqui. Mas fica a dica, para quem quiser ler… Um abração, Marcelo.
@sociedadedospoetasvivos74208 ай бұрын
Somos hábeis na "arte" de enterrar os grandes talentos e os gênios. Santos Dumont só fez o que fez porque morava na Europa. Se morasse aqui, teria sido caçado como um cão e enterrado. Viva Luciana! Viva, Santos Dumont! Viva, Paris! Viva, Europa!
@rosangelamariapessanhadeso57228 ай бұрын
Esse negócio de Sétimo selo ABRE TUDO MESMO. 😅😅😅
@FranzoiDrawings8 ай бұрын
😃
8 ай бұрын
Esconderam-na por in-ve-ja.
@ligiaklein91087 ай бұрын
Eu tenho a Criacão Literaria do Massaud Moisés.
@josiasrodrigues58 ай бұрын
Sem palavras prezado professor, motivo de vergonha e muita vergonha para nós brasileiros.
@marialuizamoraes39466 ай бұрын
Caro Professor Rodrigo Gurgel, adquiri o livro e li sua apresentação e quero lhe parabenizar pelo belo texto. Vou ler toda a obra. Mas quero fazer uma ressalva, não só neste livro, mas em inúmeros que adquiri nos últimos anos. Estão editando livros com letras pequenas e muito finas. Isso dificulta muito para as pessoas que possuem deficiência de visão. Precisam engrossar as letras. Ajude nesse sentido, por favor.
@andreviniciusbezerradasilv93357 ай бұрын
Gurgel the god
@Nina-to1px4 ай бұрын
A Editora do Senado publica a "A História da Revolução Russa", de Trotsky (é claro), mas ignora um trabalho completo e basal sobre literatura brasileira... não estou nada surpresa, apenas indignada.
@poetaiberico8 ай бұрын
O maior escritor (Romance , Novela )Brasileiro foi José de Alencar e em segundo lugar Machado de Assis. Na poesia muitos outros . Na novela, apenas meia dúzia .
@marluspinho34028 ай бұрын
O livro da Luciana é excepcional, a pequena história da literatura brasileira de Merquior também é mto boa (talvez a melhor de todas, pena que é só de Anchieta a Euclides), A história concisa de Bosi tb é boa. Mas considero que a melhor de todas é a de Carlos Nejar, pena que já está esgotada, tomara que lancem uma nova edição.
@RodrigoGurgel8 ай бұрын
Acho a do Nejar PÉSSIMA. A do Merquior é excelente.
@fernandogondim25918 ай бұрын
@GLUE-b4p8 ай бұрын
Otto Maria Carpeaux é o maio!
@isanoah96108 ай бұрын
up
@sociedadedospoetasvivos74208 ай бұрын
Odiamos o conhecimento, pois somos um bando medonho de bárbaros selvagens.
@luizcarlosrodriguesbarbosa17247 ай бұрын
Obra já esgotada...
@RodrigoGurgel7 ай бұрын
É uma nova edição, pela Editora Sétimo Selo.
@concurseironato9078 ай бұрын
Na terra do "RollapahLulla" onde o crime é exaltado por um bando de animais num evento cultural.... nossa decadência, penso eu, deve ser quase irreversível.