Sérgio Sacani e os limites do pensamento científico

  Рет қаралды 2,456

Heribaldo Maia

Heribaldo Maia

Күн бұрын

Пікірлер: 79
@4f52
@4f52 15 сағат бұрын
Descobri o canal por causa do Jones e o Manoel e gostei muito das análises
@hayssagoncalvesdealmirante2506
@hayssagoncalvesdealmirante2506 19 сағат бұрын
Por isso eu sou muito fã da moça do canal "Física e afins", ela é muito bem politizada e se posiciona claramente.
@rogeriosouza_0
@rogeriosouza_0 Күн бұрын
Up Edit: pô cara, eu não sei o quão vc é dependente e se importa com o algoritmo mas eu tenho uma provocação aqui. Não deixe de fazer esse tipo de vídeo, onde vc pega uma polêmica e faz um debate aprofundado sobre a filosofia, ou fazer um vídeo debatendo um tema profundamente cabeçudo. Vc está me fazendo digerir melhor, algumas dúvidas e questões que eu tinha sobre a filosofia marxista. Eu sou comunista organizado, toco tarefa e tudo mais, mas eu sou profundamente apaixonado por filosofia e enxergava essas contradições conceituais no marxismo e no socialismo real. E eu sei que falta muito isso por aqui no KZbin, tenho certeza que esse é seu diferencial. Grande abraço e saudações rubro-negras (Mengão aqui)
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Jamais deixarei de fazer esse tipo de vídeo, camarada, pode deixar. Eu sou acima de tudo educador e divulgador do pensamento crítico profundo e essa tarefa não será abandonada, mesmo negociando com o algoritmo. Abraço
@netaosofakenews
@netaosofakenews Күн бұрын
Thanks!
@joseguilherme6079
@joseguilherme6079 Күн бұрын
Filosofia é massa. Seus vídeos são muito bons.
@daniarengui
@daniarengui Күн бұрын
Então Heri, eu tbm consumia conteúdo do Sérgião, pois mesmo sendo nutricionista oncológica e ligada ao ensino, sempre curti física de forma recreativa. Fui uma "adole" que pedia assinatura da Super Interessante enquanto minhas amigas liam Capricho. Adoro filmes como Interestelar, A Chegada, Estrelas além do tempo e outros... Adorei sua análise de mais este evento contemporâneo, mais um cientista desconectado do pensamento emancipatório.
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Eu também, adoro física e tal, a chegada, que filme incrível, né?
@pamcj008
@pamcj008 7 сағат бұрын
Que baita aula você nos deu, professor! Meus parabéns!
@felipepontual929
@felipepontual929 Күн бұрын
Heribaldo, adoraria ouvir uma análise crítica e comunista tua sobre a violência nos estádios, nas organizadas, a visao da sociedade a respeito das organizadas, a origem dessa violência etc
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
@@felipepontual929 no caso eu não estudo ou leio sobre o tema, então não teria como falar. Um dos meus referenciais éticos é falar daquilo que posso contribuir por estudar, pra ir um pouco contra a cultura da internet do tudologo.
@matildasilva2074
@matildasilva2074 19 сағат бұрын
Querido, seu vídeo é muito bom! Quando puder, leia o livro A invenção da ciência, da filósofa e química belga Isabelle Stengers. É simplesmente genial como ela mostra a construção do discurso científico ❤
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Anotada a dica
@alangarcia-g9n
@alangarcia-g9n Күн бұрын
Muito que bom o vídeo. Falando aqui do interior do Pará, também estamos pensando nesse processo dessa racionalidade como método específico de um outro lugar.
@Brunno.pereira
@Brunno.pereira 18 сағат бұрын
Excelente vídeo, Heribaldo. Gosto quando você faz este tipo de conteúdo. Saudações rubro negras 🦁 🔴⚫️
@jhonny3615
@jhonny3615 19 сағат бұрын
MUITO BOMM!!!!
@felipearaujo8875
@felipearaujo8875 Күн бұрын
Excelente vídeo!!❤
@victoroigres9792
@victoroigres9792 8 сағат бұрын
Muito bom o vídeo, Heribaldo. Novo aqui no canal. Vc acha que o fator classe também influencia na questão do pensamento racional? Vc citou a Arendt e ao mesmo tempo que ela possui críticas, a situação socioeconômica dela não explica tbm dessa não concordância?
@heribaldomaia
@heribaldomaia 8 сағат бұрын
@@victoroigres9792 explica, mas não se reduz a isso
@fuzzyeyebrowss
@fuzzyeyebrowss 21 сағат бұрын
Achei o video maravilhoso, é do tipo de assunto que só tem quem é da academia, acompanha o assunto no youtube ou em uma mesa de bar😅. So queria adicionar um ponto, recentemente vi uma entrevista do Miguel Nicolelis em que ele fala que as divisões de especialidades da medicina é algo que se produziu após a revolução industrial e por causa de um modelo fordista, se nao fosse isso a medicina seria muito mais conectada entre suas áreas, achei o ponto bastante interessante de como médicos ficaram alienados de toda complexidade do corpo pra focar em uma ou poucas partes.
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Ele tem certa razão, mas surge antes esse fenômeno e não só com a medicina, a física foi muito importante nisso, assim como a matemática, o próprio Galileu e Bacon foram fundamentais, Newton. Enfim, mas sim, a medicina foi muito importante com o paradigma da anatomia
@cabeloskthq
@cabeloskthq Күн бұрын
otimo vídeo. parabéns.
@juliarochasim
@juliarochasim 22 сағат бұрын
Tá uma delícia acompanhar o canal, Camarada ❤
@HitBoxMaster
@HitBoxMaster 11 сағат бұрын
Já passamos do 11 mil camarada. Se duvidar, a gente chega a 15 mil antes do churrasco de fim de ano
@heribaldomaia
@heribaldomaia 11 сағат бұрын
Engrenou kkkkkkkkkk devagar tamos indo, simbora demais
@vitor2985
@vitor2985 Күн бұрын
Todo vídeo é uma pedrada, avemaria
@pamcj008
@pamcj008 7 сағат бұрын
Heribaldo neeeeeeles!!!! Abração!
@heribaldomaia
@heribaldomaia 7 сағат бұрын
@Guilherme_C.Silveira
@Guilherme_C.Silveira 21 сағат бұрын
maravilha 👏👏👏
@aryannacarvalho
@aryannacarvalho 21 сағат бұрын
Ótimas ponderações, Heri.
@hugorobertodeo
@hugorobertodeo 17 сағат бұрын
Excelente
@OMinisterioImaginario
@OMinisterioImaginario 21 сағат бұрын
Camarada, gosto muito quando você fala de Ciência porque sou biólogo e professor de Ciência há mais de dez anos e sinto muita carência de fontes de reflexões críticas sobre a concepção positivista da Ciência que é abraçada no neoliberalismo. Lido constantemente com pessoas que fazem pesquisa e de várias áreas diferentes da ciência mas são completamente acríticas, e algumas até se acham muito iluminadas porque leram ali o Karl Popper, porque têm um método que tentam aplicar em todas as áreas da vida, e nós como marxistas (também sou militante do PCBR) imediatamente nos deparamos com as limitações dessa visão. O camarada João Carvalho, por quem tenho algumas discordâncias e muito respeito, recomendou dois livros que comprei, ainda não li hehehe mas parecem trazer boas contribuições que são "Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico" e "A Estrutura das Revoluções Científicas". Você conhece esse material? Abraço, parabéns pelo canal!
@heribaldomaia
@heribaldomaia 9 сағат бұрын
A estrutura das revoluções científicas é essencial, baita texto. O outro não conheço. Meu debate vai mais pelo debate anterior a filosofia da ciência, mas da própria possibilidade e alcance da razão, esse é meu foco maior.
@monteiro.naluiza
@monteiro.naluiza 20 сағат бұрын
eu amo que todo filosofo explica com as mãos no decorrer da explicação de seus pensamentos.. segui Sacani por um tempo mas ao perceber a devoção dele ao musk meti o pe do canal dele. Não me choca em nada as posições e falas pejorativas do mesmo para determinados grupos. Como discípula de Sagan acho o Sacani um pateta de carteirinha quando se trata de questões sociais. Cientista precisa ter responsabilidade social!
@victorlima5439
@victorlima5439 Күн бұрын
Aula foda
@Ak0tnik
@Ak0tnik 17 сағат бұрын
2:56 acho importante falar isso porque sempre vai ter perfis/canais que geram conteúdo muito bacana e interessante, mas politicamente é um pessoal que definitivamente tá com umas ideias biruleibes. Falo isso porque boa parte dos canais de TI são assim, e o Sacani faz um conteúdo muito detalhado sobre astrofísica. PS: Sport Clube Recife
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Sport Club do Recife, me ajuda e contrata pelo amor de Deus
@MultiProspecto
@MultiProspecto 18 сағат бұрын
Up!
@paranhosdireito
@paranhosdireito Күн бұрын
@thiagoledo5755
@thiagoledo5755 Күн бұрын
Caro Heribaldo, pode ser até que o teu vídeo tenha poucas visualizações, como disseste no final, mas eu vou tentar fazer valer tuas considerações e prosseguir no debate sugerido. De início, eu concordo com alguns pontos, talvez a concordância mais enfática seja com a aproximação entre teoria e prática, a ideia do vínculo dialético necessário entre ambos, ou ainda, a determinação determinante determinada de um e outro. Quero tirar algumas considerações disto que considerarei o ponto de partida da reflexão: a co-pertinência entre os âmbitos prático e teórico. 1. Se há tal vínculo dialético necessário, deve-se conceber possível a mútua influência, portanto, a política (âmbito prático) determina “os sujeitos do conhecimento” e seu locus ennuntiationis. Quem somos e desde onde falamos e conhecemos? Tens de convir que nascer em Cuba, ou no Brasil, ou em Nova Iorque condicionam como conhecemos, ou seja, por detrás das epistemologias há geopolíticas do conhecimento. Na via contrária, se há conhecimentos determinando espaços e territórios, então há racionalidades em conflitos. Sendo assim, as geopolíticas mundiais configuram múltiplas racionalidades que, dadas as avançadas conjunturas do capitalismo financeiro, a disputa e o monopólio estabelecem contextos de centralidade e marginalidade, não a toa capitalismo e colonialismo, bem como racismo e o liberalismo, são tudo irmãos siameses. O Sistema-Mundo de Wallerstein remonta a 1492, ano que nasce a Modernidade e suas “notas constitutivas”: racismo, capitalismo, liberalismo, colonialismo. Com isto eu sugiro que a Escola de Frankfurt (sim, fazendo uma generalização grosseira) no máximo concebe o sentido de uma materialidade negativa, advinda em grande parte da Leiblichkeit (corporalidade vivente) de Schopenhauer e Nietzsche, que tem desejos (Freud) e necessidades básicas como comer e habitar (Feuerbach). Acredito que faz uma diferença abismal considerar a negatividade material do colonialismo e suas persistências atuais enquanto colonialidade, ao que justamente a Escola de Frankfurt não confere a devida importância. Se a geopolítica do conhecimento se faz pertinente, não seria o caso de partir da questão da colonização epistemológica. Há filosofias pelo Oriente, África e América Latina que partem desse pressuposto, dessa questão fundamental. 2. O segundo ponto a destacar acerca do debate sobre os limites do conhecimento é a reflexão sobre o que poderia impor tais limites. A crítica é usualmente vista como o instrumento capaz de impor limites, da mesma forma como compreendeu Kant quando fez uma Crítica da razão. Mas a crítica do conhecimento não deve ser epistemológica, quer dizer, ainda desde o âmbito do conhecimento. E justamente aqui toparam os grandes filósofos modernos e contemporâneos: eles recorreram a uma ontologia para fazer a crítica do conhecimento. Observa a tradição filosófica contemporânea, desde Hegel até a Escola de Frankfurt, Lukács e Heidegger, todos possuem no centro de suas respectivas filosofias a categoria ontológica de Totalidade, a qual confere sentido ao âmbito do conhecimento e da filosofia. Só se pode conhecer o que compreende a totalidade do nosso mundo. A prima philosophia enquanto ontologia não é o mesmo que a ética enquanto prima philosophia. Emmanuel Lévinas critica a categoria de Totalidade desde a Exterioridade, justificando que para além do Ser há o Outro, o qual pertence a Outro Mundo que não compreendo. Portanto, se existe um conhecimento determinado pelo sistema capitalista, logo há uma colonização de conhecimentos de povos da periferia do capital, e a crítica do conhecimento colonizado se faz desde uma crítica ética do conhecimento. O conhecimento que baixa demais a cabeça para o capitalismo, é um conhecimento que mata, é um conhecimento instrumentalizado, como técnica de dominação mais efetiva do Outro, à maneira como Francis Bacon compreendia o conhecimento. “O conhecimento deve torturar a natureza para dela extrair seus segredos e mistérios”. Eis o limite do conhecimento: quando ele é tortura, quando mata, quando se funda numa “racionalidade antiética”, pois a ética é justamente a abertura ao Outro, à Exterioridade.
@heribaldomaia
@heribaldomaia 9 сағат бұрын
Olha, baita comentário que me demandaria um tempo pra responder. Seu ponto 1 eu tendo a concordar de maneira geral, ainda que eu direcionasse a formulação da resposta de outro modo, pois acho que a dialética negativa, ainda que com ajustes, tem mais alcance pra dar conta, justo por sua crítica da razão, de uma crítica de alcance anti-colonial, ainda que não feita por motivos óbvios, eram alemãs. O ponto 2 é bem mais complexo e preciso pensar sobre, o que considero ótimo, pois significa que tenho que estudar pra lhe dar uma resposta a altura do problema que você colocou. Mas não vejo a escola de Frankfurt como um todo tão fechada com o conceito de totalidade, em Benjamin ele tá longe disso e Adorno, ao seu modo, seu Benjamin pela via do conceito de constelação.
@pepafonico
@pepafonico 20 сағат бұрын
Maravilhosa reflexão camarada, amo filosofia da ciência. Vc já pensou em colaborar com a camarada Clair de Luma?
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Não conheço a camarada, é meu debate é menos sobre filosofia da ciência e mais sobre a razão a partir da teoria crítica. Apesar de se tocarem muito, não sou tanto da filosofia da ciência em si. Mas vou atrás de conhecê-la
@joaojuan3318
@joaojuan3318 Күн бұрын
Uma dúvida, psicanálise é científica ?
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Sim, mas um pensamento científico crítico da própria concepção tradicional de ciência
@damatasilva6
@damatasilva6 22 сағат бұрын
🔥🔥🔥
@DivinaScarpim
@DivinaScarpim 17 сағат бұрын
Sérgio Sacana é uma prova de que não basta ser cientista para ser uma pessoa razoável ou mesmo uma pessoa decente. Triste mas real. 😢
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Não basta, inclusive não basta ser racional pra ser coerente e decente
@naralc15
@naralc15 10 сағат бұрын
No romance O problema dos três corpos, a protagonista é uma astrofísica que faz contato com uma civilização alienígena altamente desenvolvida científica e tecnologicamente. Ela quer que esse povo domine a Terra, pq acredita que por causa do desenvolvimento deles são um povo melhor. Mas não são. É uma reflexão muito rica! A trilogia é ótima, tirando o anticomunismo e alguns problemas de criação de personagens, rs.
@heribaldomaia
@heribaldomaia 9 сағат бұрын
Caramba, parece legal a história, não conhecia e não vi a série também
@naralc15
@naralc15 9 сағат бұрын
@heribaldomaia a trilogia é muito boa, vale a pena. A série eu não sei 😅
@onnopaiva9190
@onnopaiva9190 13 сағат бұрын
Racionalização se caracteriza pelo poder de abstração. Ou seja, pode-se criar modelos mentais abstratos sem compromisso com o real. O que nos dá acesso ao mundo material é a sensibilidade. A razão para ser efetiva, depende da sensibilidade (materialidade, senso de totalidade).
@heribaldomaia
@heribaldomaia 12 сағат бұрын
Depende, mas não só, se não corre o risco de cairmos num empirismo vulgar. Mas sim, a sensibilidade tem sua razão e a razão só é efetiva pela sensibilidade - além de afetos e paixões.
@onnopaiva9190
@onnopaiva9190 11 сағат бұрын
@@heribaldomaia Por isso citei a sensibilidade como soma, e não substituição.
@elabsouza
@elabsouza 19 сағат бұрын
Eu venho pela filosofia.
@pdf4zc
@pdf4zc 19 сағат бұрын
🔝🔝
@rogalvaogalvao2583
@rogalvaogalvao2583 Күн бұрын
Tem vídeo novo do Ciro Gomes falando sobre alta do dólar e que o governo lula quebrou o Brasil Seria bom um vídeo sobre o assunto 👍🏾 Olinda-pe ✌🏾
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Vou sacar, que isso de política cambial não é a minha
@thiagomello
@thiagomello Күн бұрын
😮
@p_hc
@p_hc Күн бұрын
Up
@evaldoferreira7894
@evaldoferreira7894 Күн бұрын
Nathan tem umas aulas muito boas sobre Marxismo , embora seja formado em Física.
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Ele é ótimo, cara estudioso, honesto e muito inteligente
@Felipede.Oliveira
@Felipede.Oliveira 3 сағат бұрын
É sempre bom lembrar que, o Sérgio sacana NÃO É CIENTISTA, ele é Divulgador científico. Apenas.😉
@miguelvianasoares4495
@miguelvianasoares4495 19 сағат бұрын
Não sei não viu, me parece precisamente o contrário, é a crise da razão que engendra esse tipo de situação política. Vejo que isso é culpa, em grande medida, da pós modernidade.
@heribaldomaia
@heribaldomaia 17 сағат бұрын
Ou a radicalização desse tipo de razão, não? Por que se a razão necessariamente pega a algo emancipatório, então ela quase que tem um caráter religioso (sem Deus) de levar o humano ao paraíso (na terra), ela é purificada das mazelas humanas por algum motivo. Percebe? Se ela é assim, ela não é histórica, mas paira só esperando ser realizada pra liberdade e esclarecimento surgir (como pesou kant). Mas se a razão é histórica, então a razão é um reflexo de um tempo, como suas coisas boas e ruins - o que não significa que não tenhamos aspectos de irracionalismo também, mas uma coisa não anula a outra e acho que são até complementares
@evaldoferreira7894
@evaldoferreira7894 Күн бұрын
Salve camaradada, 11 mil camaradas . Venceremos. A ciência burguesa está em crise .
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
Fiquei feliz que só, chegou nos 11k antes de subir o vídeo. Obrigado, tamos junto
@Thaloop255
@Thaloop255 Күн бұрын
@Thaloop255
@Thaloop255 Күн бұрын
Comentário mágico
@heribaldomaia
@heribaldomaia Күн бұрын
👀
Influenciador da extrema direita nos lembra algo da política
30:29
Ainda estou aqui + Há marxistas com visão paternalista da arte
30:26
Heribaldo Maia
Рет қаралды 4,9 М.
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 120 МЛН
UFC 310 : Рахмонов VS Мачадо Гэрри
05:00
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 1,2 МЛН
40 MINUTOS DE SERGIO SACANI -  MISTERIOS SOBRE ALIENS
42:45
Universo Finito
Рет қаралды 32 М.
Desmistificando a cultura judaica - com Rabino David Weitman
1:00:03
Papo Íntimo Podcast
Рет қаралды 14 М.
O QUE É DIALÉTICA?
19:29
Escola de Socialismo
Рет қаралды 40 М.
Como o Paraguai invadiu o Brasil e por qual motivo?
18:47
Gazeta do Mundo
Рет қаралды 12 М.
The Dome Paradox: A Loophole in Newton's Laws
22:59
Up and Atom
Рет қаралды 957 М.
Escala 6x1, identitarismo e luta de classes
19:07
Heribaldo Maia
Рет қаралды 1,3 М.
Jones Manoel e a bolsonarização do campo progressista
14:17
Heribaldo Maia
Рет қаралды 11 М.
OPERAÇÃO PRATO [COM ANDREI E SCHWARZA] - Ciência Sem Fim #285
3:34:25
Ciência Sem Fim
Рет қаралды 230 М.