O problema é que os adolescentes são a maioria esmagadora, pois hoje há adolescentes de todas as idades.
@timecurehearts2 жыл бұрын
Isso me lembrou muito minha época de blog de literatura. Um autor independente entrou em contato conosco pedindo uma resenha sobre o obra dele (obviamente não paga, feita na camaradagem). Depois que o texto entrou no ar ele entrou em contato novamente ofendidíssimo pedindo pra gente apagar o texto porque - pasmem - havíamos criticado o livro. E eram críticas pontuais a uns problemas de texto assim também, ressaltando pontos bons e ruins. Fora uma vez que o Paulo Coelho fez um ego search e me bloqueou no Twitter. O Ego dos escritores tá frágil.
2 жыл бұрын
Crítica deixou de ter compromisso em todas as áreas, seja musical, cinema ou o que for. Lembro da fala de um dos professores da época da faculdade que foi categórico nessa questão: as pessoas no Brasil enxergam críticas ao seu trabalho (ou obra) como ofensas pessoais. Mesmo nos círculos mais underground existe essa política de não se indispor…imagina o que não acontece nas grandes mídias?
@elzapessanha35222 жыл бұрын
O debate no Brasil está muito raso, se alguém faz uma crítica que não agrada já é motivo para ser cancelado
@ocavaleiroconservador67702 жыл бұрын
"Vamos falar da polêmica que não é polêmica.". A frase resume bem o assunto.
@saviolopes28002 жыл бұрын
Que delícia esse vídeo! Falando sério: concordo integralmente com o Yuri. Em 2021, publiquei uma plaquete com 5 poemas. Fui selecionado em uma dessas chamadas públicas de editoras. Prefiro sempre participar dessas chamadas públicas de editoras sérias - mesmo que pequenas - para adicionar um "filtro" ao que eu escrevo. Uma forma de prevenir de que meu texto seja apenas uma egotrip. Enviei minha plaquete para algumas pessoas especializadas e, recebi um silêncio sobre ela. De certa forma, fiquei feliz (já que não fui espinafrado); mas, ao mesmo tempo, recebi o silêncio como crítica (como um "seu texto ainda não é bom o suficiente para que valha eu gastar meu tempo"). E tá tudo bem. Sigo lendo, estudando e tentando melhorar o que escrevo. Vida que segue, amigos!
@resenhaevida5912 жыл бұрын
Adoro quando o Yuri começa um vídeo sereno, emenda com um meio sarcástico e termina na base do esculacho. Parece até q revigora o espírito. É o tipo de bom dia que o brasileiro precisa rs
@PrimeiroContatoSciFi2 жыл бұрын
No Instagram é ainda pior. Já é uma plataforma com conteúdo limitado, as pessoas lá resumem uma crítica inteira em um parágrafo ou dois, cheios de hipérbole. Uma vez fui fazer uma crítica negativa a Neuromancer, e a quantidade de gente reclamando com o argumento de "mas é um clássico, não pode falar mal" me deixou com vergonha alheia.
@snowbearrblx2 жыл бұрын
Eu perdi meus brios quando fui inventar de fazer uma crítica negativa no instagram e fui massacrada pela torcida organizada. Claro, foi numa proporção bem menor, mas me afetou. Hoje, se eu leio um livro merda, desabafo no meu caderninho de anotações e, em público, finjo que não li. Infelizmente eu sou uma bunda mole kkkkkkkkk
@snowbearrblx2 жыл бұрын
@Renato Gonpeau somos a universal kkkkkkk
@olholij2 жыл бұрын
Crítica literária está virando crítica de artes plásticas, que é inexistente há 5 décadas. "Tudo é legal, e forçam-se narrativas sobrepostas".
@resenhaevida5912 жыл бұрын
Um vídeo que já nasceu clássico. Vi e revi de tão bom. Essa critica que pode muito bem se estender para além das questões raça/gênero. O amordaçamento da crítica e o fato dela precisar de coragem para continuar o debate pouco são apontadas no KZbin ou na crítica escrita. Que bom que o Livrada fez isso. Vlw Yuri.
@Aosolnoquintal2 жыл бұрын
Muito orgulho de você, querido! Argumento e fundamentação respaldam sua fala potente. ❤️
@rayssaoliveira32752 жыл бұрын
Você falou tudo sobre os identitários que não gostam de estudar e querem pagar de intelectuais lendo apenas post e textão de rede social.
@pablocasella39282 жыл бұрын
Yuri, a discussão me remeteu ao Torto Arado. Em outra ocasião solicitei sua reavaliação estética e narrativa desse livro.
@professorescontrafome81642 жыл бұрын
Artista tem que ser elogiado. O que esse autor fez fala muito mais sobre o ego dele do que a preocupacao que tem sobre entregar um trabalho de qualidade e crescer para tal. Dai, se esconde atrás de lugares-comum, como "se fal mal de mim é racista". Usa do racismo um ponto para esconder sua mediocridade.
@verdestado2 жыл бұрын
Livrada! é o refúgio dos leitores/escritores putos com o cenário literário do brasil
@PedroNeto19872 жыл бұрын
Obrigado por levar a sério seu trabalho e publicá-lo. Inclusive, acho massa esse tipo de abordagem mais geral sobre o universo literário, ainda que usando um exemplo específico.
@andremagri766116 күн бұрын
É muito bom te ouvir, Yuri. Uma lufada de lucidez.
@Mysticraven1002 жыл бұрын
E deve ser por isso, também, que todo mês é lançado "o melhor livro do ano" que "revolucionou a literatura como a conhecíamos até então"...
@AnthonyAlmeida2 жыл бұрын
Yuri disse que vai lutar contra essas orelhas
@Mysticraven1002 жыл бұрын
@@AnthonyAlmeida Sim, aguardo ansiosa por esses momentos 😆
@floraeflora2 жыл бұрын
Ceninha cultural paupérrima. Exatamente! Isso serve pra tudo: música, artes visuais, etc etc.
@DanielTomaz252 жыл бұрын
Cara, que puta vídeo necessário! Eu achei tão desmedido os comentários ao crítico, por fazer o q deve fazer, uma crítica, seja ela de rumo ao senso comum ou não. Gosto do livro do Volp, mas entendo muito dos pontos que foram levantados na resenha e tá tudo bem, mas infelizmente fã-base, seja de que mídia for, nunca vai aceitar opiniões diversas.
@guilhermepereira-ts3kh2 жыл бұрын
Esse começo de vídeo é oque me faz gostar desse canal , #livrada kkkkkkk
@vitin17982 жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@delfuegomartins Жыл бұрын
"E de amigão a literatura está cheia" HAHAHAHA. Cheguei nesse vídeo via twitter, mas fiquei muuito feliz de encontrar uma ilha de lucidez na internet brasileira. Ganhou uma inscrita!
@victormendes5832 жыл бұрын
Uma vez critiquei o Torto Arado, com todo o respeito, reconhecendo a grandiosidade da obra. Comentei que o estilo de escrita do autor permeado por "era" e "tinha" e "havia", "Era alto, tinha cabelo loiro", me incomodou um pouco. Pois bem, foi o suficiente para me massacrarem e eu passar a partir daí como o burro da turma.
@mozartneto68032 жыл бұрын
É o tipo de livro que tem suas qualidades, mas foi alçado à primeira prateleira mais pelo momento político em que vivemos do que por seus méritos literários.
@MayconLucas2 жыл бұрын
Qual o problema do "era", "tinha" e "havia"?
@victormendes5832 жыл бұрын
@@MayconLucas Limitação estilistica, bons autores sabem usar outros recursos sem ter de valer desses três, trinta vezes a cada paragrafo.
@anasarracena2 жыл бұрын
Já tava com saudade de uma treta literária. Yuri sempre com opiniões lúcidas e bem embasadas
@tiagoaugustini2 жыл бұрын
Essencial - todas as vezes em que perguntarem por que devemos entender a tristeza (raiva) da pessoa que diz o óbvio e necessário, mostrem esse vídeo.
@sharoncaleffi2 жыл бұрын
Mas não foi sempre assim? Sempre teve o escritor da moda super lido e popular que escrevia coisas que o povo gostava de ler (ou ouvir lerem para eles) e os escritores que trabalhavam com dedicação de ourives suas obras... Não era o Schopenhauer que falava super mal de uns caras que hoje ninguém sabe quem são? Acho que é a da literatura mesmo... ou do mercado de livros... Não estou lembrando de uma época em que TODOS os escritores comentados nos espaços de repercussão fossem incríveis. Sempre teve propaganda, condescendência, torcidas, grupinhos e grupelhos, o escambau. E a coisa se espalha, tipo gente até hoje defendendo Monteiro Lobato que eu considero bem fraquinho e posso selecionar mil trechos de 15 livros pra provar meu ponto... Acho que só o tempo e a história são capazes de realmente selecionar as melhores coisas escritas em uma época. E isso é tudo, música, novela (rere)... Os melhores ficam, o entretenimento passa e é esquecido e segue a roda. Concordo muito que é preciso essa percepção dos críticos de entender o que é livro "pra torcida" e o que foi trabalhado com intenção de perdurar e se posicionar com mais jogo de cintura... mas não sei se há uma forma de realmente falarmos sobre literatura com profundidade e detalhamento em momento algum... não tenho muita esperança. Mas uma coisa eu acho que realmente é nova agora. O público é bem maior, tanto de crítica quanto de literatura.... então as coisas tomam proporções bem maiores do que no passado, não é. Antigamente as coisas ficavam restritas aos saraus e as semanas promovidas pelas gerações antagonistas... agora todo mundo se considera capaz de participar do debate público. Quem sabe isso seja uma semente para alguma coisa boa? Numa perspectiva mais geral da construção de pensamento... Não estarmos sempre restritos às academias, aos jornais, aos saraus, às semanas?
@GustavotDiaz2 жыл бұрын
Meu caro... que comentário crítico excepcional! Obrigado pela não-condescendência, é o rigor analítico que cria a boa síntese poética. Concordo com cada palavra e entonação! Em tempo: a mesmíssima situação vale para as Artes Visuais... Força sempre! Abço
@ocavaleiroconservador67702 жыл бұрын
"Os idiotas ainda vão dominar o mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos."(Nelson Rodrigues)
@canalallfacesdoreioficial10152 жыл бұрын
Boa citação, Man. Mas tem algo errado. Cavaleiro Conservador? Na boa, não se sustenta na mesma frase de citação, é como Bolsonaro citando Platão. Desculpe a observação.
@canalallfacesdoreioficial10152 жыл бұрын
Bom. Cada nome tem seu nome.
@ocavaleiroconservador67702 жыл бұрын
@@canalallfacesdoreioficial1015 meu filho o nome é escolha minha. Se te incômodas com isso, não é problema meu.
@ocavaleiroconservador67702 жыл бұрын
@@canalallfacesdoreioficial1015 aliás, a sua postagem prova que Nelson Rodrigues estava certo.😉
@professorluciojunior3998 Жыл бұрын
Essa citação foi usada por um parente de militar no governo Dilma, para criticar o governo no qual ele ocupava um cargo. E ele é processado por vestir de militar, sendo filho de militar, mas não sendo militar. Talvez quem escreve isso faça de forma autobiográfica, pq o idiota é o que vive num mundo próprio, o que não é problema para um artista como Nelson Rodrigues.
@LucasSoares-fj8ue2 жыл бұрын
Yuri comenta mais sobre os bastidores da mercado literário, das premiações... Acho bacana esse tipo de conteúdo!
@andretorres12 жыл бұрын
Boa temática mesmo.
@PedroNeto19872 жыл бұрын
boa ideia
@lrssbntmp2 жыл бұрын
Não li o livro, não li a crítica, tô no twitter, mas não chegou a mim a discussão por lá. Só que como uma pessoa das letras, fiquei me lembrando de como os escritores antigamente respondiam às críticas com arte, com argumentação. Me lembrei da Hilda Hilst, que escreveu O caderno rosa de Lori Lamby pra criticar as editoras que não a publicavam. O livro não é só sobre uma menina que iniciou a vida sexual aos 8 anos. Como o Yuri bem disse, só a temática não é literatura. Criticar literatura e o valor literário de um livro não é falar mal de quem escreveu o livro ou de quem gostou do livro. Se tem uma coisa que um professor meu de teoria literária dizia é que tudo o que vc precisa saber sobre um livro tá no livro, o texto se basta. Não é o autor, não é a biografia do autor, é o texto. Se o texto não se basta, ele não é um bom texto.
@reynaldocesar1802 жыл бұрын
Esse é o Brasil que eu quero! Obrigado, Yuri! Uma análise contundente acerca do cenário literário atual junto de uma crítica inteligente e sensata que não “joga fora o bebê junto com a água suja do banho”. O debate intelectual sério só irá progredir desta forma. Pelo bem da arte, precisamos de mais vozes que falem sobre isso.
@mbmenezes80802 жыл бұрын
Isso não está acontecendo na literatura! É em todo o sistema! Não existe debate mais, discussão. Agora é sempre “a opinião certa” sendo que não maioria das vezes não existe certeza e sim pontos de vista/ interpretações. A que ponto a sociedade está indo onde temos que explicar o q o outro quis dizer para analfabetos funcionais?! Acreditava que com o passar dos anos a liberdade de expressão séria respeitada. Triste. E o pior é a premissa de que se vc crítica algo feito/produzido por um negro vc é racista. Isso só prova quão fracos os argumentos são.
@robertab.75202 жыл бұрын
Sim! E tem sido cada vez mais comum essas opiniões absolutistas nascerem do campo da esquerda, e virarem repeteco na boca do povo que acredita estar sendo progressista e solidário. Quase todo mundo virou um "vigilante de discurso" e está complicado trocar ideia, só há espaço para concordar 100%.
@aurealacerdacancado151210 ай бұрын
Vocês duas expressaram o que venho sentindo. Obrigada.
@fernandoborges32562 жыл бұрын
Mano, como eu te amo. Na moral, vc me inspira demais.
@guilhermecosta4984 Жыл бұрын
Nossa, que vídeo lindo e necessário! Obrigado por ele!
@karlaschultz6852 жыл бұрын
Tenho uma frase recorrente em algumas resenhas de livros contemporâneos: "não é porque o tema é importante que o livro é bom", li vários livros muitíssimo ruins que tinham temáticas incríveis. Leio a alta literatura e a literatura de entretenimento, acho que ambas tem espaço e servem a propósitos diferentes, mas dar uma opinião negativa em história hypada só funciona bem pra um pequeno grupo (muitas vezes aqui no youtube) que parece ter sido eleito para ter opiniões impopulares.
@JoaoSilva-hf5gw2 жыл бұрын
"Num país como o Brasil, onde ninguém lê nada, qualquer coisa é importante!" Esse é o pensamento corrente da sociedade da lacração...
@Kafka022 жыл бұрын
Um nome técnico pra isso é gaslighting tribal. Acontece toda vez que alguém com muitos seguidores se ofende com qualquer coisa por causa da sua falta de discernimento ou incapacidade de interpretar o mundo.
@carlospinheirom95302 жыл бұрын
A mediocridade da cena literária/cultural brasileira não tem nada a ver com a existência de uma crítica literária mais interventiva ou mais "amigona" . Ela é o reflexo do baixo nível de educação e cultura do nosso povo, inclusive a chamada elite cultural, inculta, preguiçosa, reacionária. Enfim, não se pode esperar uma cena cultural vibrante de um país que elege Bolsonaro. Por outro lado, embora façam um trabalho necessário, críticos literários nunca foram bem-vindos, por isso eles precisam ter a casca grossa e aguentar o repuxo. As polêmicas e os livros ruins desaparecem com o esfumar dos dias.
@ingoise2 жыл бұрын
Como é bom terminar o domingo ouvindo um vídeo necessário como esse. Valeu, Livrada!
@patykummer41172 жыл бұрын
Comentários precisos e necessários.
@julianovicente21862 жыл бұрын
Excelente vídeo. Sempre lúcido.
@yanrego6752 жыл бұрын
Porra, muito obrigado por me apresentar o Luiz Mauricio Azevedo, Yuri!
@jessicabezerra35842 жыл бұрын
Yuri maravilhoso, mais vídeos assim!
@brunafontenele82 жыл бұрын
Felizmente o Ruy Castro é cascudo. Na mesmice das comemorações da Semana, os artigos dele foram uma das poucas contribuições reais.
@augustosarmentodeoliveira30232 жыл бұрын
esse vídeo é uma catarse coletiva
@thaisviegas92692 жыл бұрын
Não sabia da treta e ADOREI o vídeo. ADOREI.
@Hassanm21612 жыл бұрын
Livrada! é foda bicho, não tem jeito.
@gilmarbernardo_2 жыл бұрын
A arrogância e a estupidez são os novos bezerros de ouro do debate público. Não é bolha: é abismo.
@marcellosmuller2 жыл бұрын
Opa treta tamo aí chegamos cedo e da tempo de fazer a pipoca ainda
@livia48922 жыл бұрын
esse lance de tudo ser baseado em relaçãozinha pessoal fode o rolê. e os antissociais, hein, como ficam? não dá pra ser escritor meia-boca sem ser bem relacionado?
@PitaBorgesАй бұрын
Por essa eu não esperava 😮
@vanessafeitosa002 жыл бұрын
É, me parece que o crítico realmente caiu numa armadilha. Ele fala que tem paratexto do Jeferson Tenório no livro. Eu também daria uma chance. Até porque temos exemplos de literatura "de entretenimento" com muita qualidade. Poderia ter sido o caso. Não foi meh
@andrecarvalho47852 жыл бұрын
O Nelson Rodrigues avisou kkkkkk
@leonardolopes84552 жыл бұрын
Vídeo excelente, apesar do Yuri ter comido um quilo de amendoim com casca antes de gravar
@walternavarro43922 жыл бұрын
Muito ótimo! Parabéns.
@lucianalamblet10092 жыл бұрын
Ótima discussão. Não estava por dentro da treta. A Amara Moira é excelente. Vou agora ler o artigo dela!
@professorluciojunior3998 Жыл бұрын
Eu fiz um vídeo sobre o Ruy Castro a propósito da Semana de Arte Moderna. O fato é que ele erra em alguns pontos.
@Edduardoat2 жыл бұрын
Literatura se tornou um nicho restrito e desinteressante ao grande público.
@netomonteiro69092 жыл бұрын
convida ele (o Luiz Maurício Azevedo), tenho certeza que ele tem muitas coisas interessantes para contar ! ! !
@leiaparaserlivre Жыл бұрын
Haha, muito boa resenha, sabe aquele inveja boa? (queria ter dito isso), parabéns.
@klebersantos82972 жыл бұрын
Rapaz, vídeo bom. Esse papo pipocou no meu Facebook, mas realmente nomes de maior vulto se omitem legal. Sobre crítico amigão da galera, pra mim um que é a tradução é o Manuel da Costa. Só ofendendo a mãe dele pra falar mal de autor vivo. Talvez por isso vive na TV, Flip, SESC...rs
@juliannejales33572 жыл бұрын
E, no meio desse "balaio de gato", me parece q a literatura fica em segundo plano
@r.rodrigues71482 жыл бұрын
Esse livro é piegas. Chato pacas. Para que se zangar? Não entendo. Escritores nem sempre acertam. Nesse país, a crítica se tornou um crime. Deixou de ser uma avaliação técnico-estética e passou a ser um questão moral-pessoal. Um amigo meu escritor se zangou uma vez porque disse que seu livro era mal escrito, tanto no plano narrativo, quanto no técnico. Você, Yuri, é um dos poucos que não teme a sinceridade e a discordância.
@rminm36832 жыл бұрын
yuri, falando em coisas que a maioria das pessoas não fala, qual é aquele livro embaixo dos do Dostoievski da editora 34, o cinza com uns detalhes vermelhos?me lembra um pouco a lombada das obras reunidas de Stalin que saiu ano passado
@nyxolaz2 жыл бұрын
É o livro do Stálin mesmo, ele até postou no insta.
@rminm36832 жыл бұрын
@@nyxolaz ok, passei a gostar ainda mais do yuri agora hehe
@nyxolaz2 жыл бұрын
@@rminm3683 Camarada Yuri
@marceloonunes2 жыл бұрын
Disse tudo, Yuri!
@augusttgrassi2 жыл бұрын
Venho de uma bolha das ciências naturais, e meus livros de maior interesse permanecem lá. Porem, conheci e esse canal a pouco tempo, e a literatura tem me chamado atenção, gostaria de me introduzir a esse domínio mas não sei por onde começar. Leitura dos clássicos? quais são? poderiam ajudar esse pobre viajante ? abraços, adorei o vídeo.
@leusuzuki7632 жыл бұрын
Duas narrativas fantásticas - A dócil e O Sonho de um Homem Ridículo, Dostoievski; Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector; A Morte de Ivan Ilitch, Tolstoi; O Lobo da Estepe, Hermann Hesse; Poesia Completa de Alberto Caeiro, Fernando Pessoa. Bom, boa sorte.
@robertasantos45772 жыл бұрын
Sinta-se abraçado!!
@wendell.24872 жыл бұрын
Eu não gosto de críticos literários acadêmicos, pois alguns se acham donos da razão por terem um doutorado e mestrado, mas concordo com as questões abordadas por você, hoje tudo virou coleguismo, todo mundo é amigo de todo mundo, ninguém critica negativamente o trabalho de alguém, ninguém tece algum comentário negativo sobre uma obra com medo de pegar mal, antes de perder meu perfil do Facebook fiz um post no grupo do Livrada! criticando a poesia da Angélica Freitas e apareceu algumas mulheres usando a cartilha da militância pra me acusar de ser preconceituoso por não gostar de uma poesia ruim. Kkkkkkkkkkkkk
@thiago-23162 жыл бұрын
Nossa, lembro demais dessa postagem sobre a Angélica Freitas. Os argumentos dos que defendiam eram ótimos rsrsrs: "Se vc não é uma mulher gorda, não pode criticar essa poesia." Foi meio complicado...
@lucascarvalho17912 жыл бұрын
Eu lembro disso, foi cada comentário que me fez questionar a necessidade de ter sido alfabetizado.
@MsValdenor2 жыл бұрын
De fato essa galera acadêmica é um porre, eles se acham semideuses
@kellymartinez56052 жыл бұрын
Preciso e Cirúrgico! Concordo 100%
@joaopauloabdalab2 жыл бұрын
A contemporaneidade odeia e rejeita o debate ou qualquer tipo de confronto de ideias. White Dog do Fuller ficou engavetado por um ano por ser acusado de ser um filme racista. A Lista de Schindler, com Spilberg filmando o holocausto tal qual alguém filma uma propaganda de perfume, ganhou o oscar, e assim vamos...
@PedroNeto19872 жыл бұрын
31:03 - Pois é.
@lucianorodriguesleite34842 жыл бұрын
Gosto da forma madura como você trata os temas. Parabéns!
@nicoleannecollet2 жыл бұрын
É isso aí!!!!!
@elimarcarvalho1412 жыл бұрын
Tudo começou com a "crítica construtiva". 🤣🤣🤣🤣
@robertab.75202 жыл бұрын
Pausei o vídeo só pra evidenciar o "Crítico literário de MDF".🤣❤️
@tiagoribeiro79972 жыл бұрын
Esta sua crítica serve não apenas para o meio literário. A bundamolezação está em todas as partes. A cultura de cancelamento está fudendo tudo.
@maikeldeabreu0110 ай бұрын
Belo diagnóstico
@raruggia2 жыл бұрын
Eu amo esse homem! 😂
@Aosolnoquintal2 жыл бұрын
Eu também!
@user-gh6ef6tr2r2 жыл бұрын
concordo com a maior parte das colocações do vídeo, mas é no mínimo preocupante o teor reacionário de vários dos comentários da galera nessa sessão de comentários, da até pra imaginar q é gente de direita mesmo
@eloizacirne2991 Жыл бұрын
Tem meu aplauso!
@andersonsouza24292 жыл бұрын
Kkk muito bom!❤
@doblotoon2 жыл бұрын
mt foda. Não atoa o Livrada é o único canal que fala de livros que eu acompanho acompanho mesmo. É um saco ver gente falando de livro q td livro é bom, que qualquer literatura é importante e o caralho. e não é só o debate cultural, o debate político também, ultra rebaixado. Cada vez a direita avança mais e a esquerda ameniza mais pra ficar azeitada e se meleca toda, pq ninguém mais quer ser radical, criticar o que tem q ser criticado e defender posições que realmente importam. Não existe crítica no Brasil e é mt importante ter gente como vc falando sem se importar com o resto
@nataliaa.48502 жыл бұрын
Esse "espinafrado" lembrou Almas Mortas... :) hahaha
@palomasalles2 жыл бұрын
Certíssimo!
@alinebittencourt2082 жыл бұрын
Por mais vídeo assim.
@vitin17982 жыл бұрын
Simm!!!
2 жыл бұрын
Hahahahahah vc e bom demais ! Falou tudo , muito frouxo , borracha fraca hahahahaha Tá difícil meu amigo ! Tmj 🤜🏻🤛🏼
@ivyjmarinho2 жыл бұрын
Hi! Rapaz. Aí nessa semi-treta faltou discernimento em "ambos os dois" lados. Ou bom senso...sei lá. Cara com três pós-doc demandar tempo criticando receita de bolo e o "receitista" pegar ar, ao invés de sentir-se um chef de cuisine? "Loucura, loucura, loucura"
@sidneyprando812 жыл бұрын
👏👏👏
@AHoraeAVezdaPoesia2 жыл бұрын
Nem todo mundo é como você, um dos poucos que vão ter aí uns 50mil seguidores pra bater boca se o exército do cancelamento bater no seu canal. Tá na hora de debater seriamente a noção de internet como espaço público, pq uma polêmica qualquer viraliza e faz um sujeito ser achincalhado por centenas, às vezes milhares, e sabemos que a violência verbal vira violência física bem fácil.
@cleomariabarbosalimaschwab85202 жыл бұрын
Discussões vãs.
@AnthonyAlmeida2 жыл бұрын
Massa demais!
@wandeliparizifilho37682 жыл бұрын
Isso deveria mostrar a esse crítico que ele deveria parar de fazer pós doc e empreender, de repente um canal no youtube
@MMarcuzzo2 жыл бұрын
Tens meu respeito
@tomvvw2 жыл бұрын
perfeito
@LucasLopes-oj8mc2 жыл бұрын
"podem metralhar minha casa"
@canalemdialogo Жыл бұрын
“Livro de gente grande” é foda. “Literatura séria é foda. O problema é tratar opinião como se fosse regra. Dizer que algo é ou não é arte, é apenas seu ponto de vista. Sob seu ponto de vista você considera o que é ou não é alta literatura. Soa incongruente você criticar as pessoas reagirem ao crítico e atestar que o mercado da crítica está está escondido atrás das máscaras. Me parece que quem não está com vontade de discutir a literatura são os “grandes” que estão escondidos atrás dos seus impérios e a crítica dos jornais que está apta a falar da editora que pagar mais ou tiver mais contatos. Todos podem ser questionados o autor e seus livros, mas também o crítico e suas opiniões. Da mesma forma que o autor da a cara ao tapa ao escrever o livro, o crítico da a cara a tapa ao escrever seu texto. Literatura e crítica literária não são ciências exatas. Gosto e opinião é diferente de qualidade.
@henriquenunes58672 жыл бұрын
33:50 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@gilmarbernardo_2 жыл бұрын
Logo mais atacarão a sua opinião pelo fato de vocé ser um "homem branco, cis e privilegiado". Se é que não apareceu...