Ah! faltou mencionar que existem meios eletrônicos para se obter as medidas de NEGA, porém ainda é mais viável fazer de forma manual, como o mostrado no vídeo.
@LUKAS2503 жыл бұрын
*_O que é mais importante em termo de resistência da estaca : o atrito lateral ou a nega_* ?
@BrunaAlves-wz2hv3 жыл бұрын
Tirou minhas dúvidas, muito obrigada!
@LeandroOliveira-up8dl2 жыл бұрын
cade o segundo vídeo
@marcosviniciusr.chaves49033 жыл бұрын
excelente! ajudou muito 😍
@joaopedrobaptista23375 жыл бұрын
Me ajudou muito, obrigado.
@Engdicaseobras5 жыл бұрын
Que bom que te ajudou João Pedro.
@fabriciorego5270 Жыл бұрын
Mais um eng. inscrito.
@osvaldoarsenio9264 Жыл бұрын
Nega em fundação
@hernanicarvalho68333 жыл бұрын
Bom dia! Sou estundade de engenharia civil 9º período. O meu trabalho de TCC escolhi o tema Nega e Repique. Estou precisando de material para realizar o TCC. Você pode me ajudar enviando para mim para facilitar o meu trabalho? É também trabalho o dia inteiro e meu tempo de atividades, além das aulas é curto. Me dá uma força aí???? Tenho urgência! Grato!
@Engdicaseobras3 жыл бұрын
Te ajudo sim. Mande um zap para 33 998266584, que te enviarei por lá. Att
@TheMarcos1017 Жыл бұрын
Ei vc concluiu o tcc ?
@morlan93505 жыл бұрын
Excelente vídeo, parabéns !
@viniciusgrolli1536 жыл бұрын
Muito boa aula
@joaquimmacedo23336 жыл бұрын
Excelente aula.
@revmelli6 жыл бұрын
Somente para contribuir com o excelente vídeo... Quanto à questão da emenda, a NBR 6122 diz que tem que ser no mínimo 2m, somente 1 segmento de emenda por estaca e a sobra deve ser a primeira a ser cravada!
@Engdicaseobras6 жыл бұрын
Obrigado Renata pela participação!
@leobalhego2 жыл бұрын
Muita boa a aula parabéns! Porem, tenho uma dúvida: Quando se utilizada martelo vibratório, como se calcula a nega?
@filipe77206 жыл бұрын
Muito bom o video! Obrigado por compartilhar.
@07cleyton6 жыл бұрын
Excelente abordagem sobre a nega. Meus parabéns! Continue colaborando com os videos. São muito esclarecedores.
@antoniomanoelcarvalho23076 жыл бұрын
Muito bom! Interessante essa questão para as estacas de grande diâmetro . Obrigado por compartilhar esse conhecimento!
@Engdicaseobras6 жыл бұрын
Que bom que gostou Tony!
@karlinhaa20085 жыл бұрын
Ótimo conteúdo!
@Engdicaseobras5 жыл бұрын
➤Link do curso de projeto estrutural: go.hotmart.com/N72150311M
@valdelialbano22346 жыл бұрын
Muito bom, eu estudei sobre isso; esse vídeo me atualizou!
@marciochaba6 жыл бұрын
Fica uma duvida com relação ao que foi mencionado, sobre a problema de ultrapassar o solo resistente: A confirmação da nega se dá no décimo golpe sem considerável aprofundamento da estaca, correto? E se nesta ocasião, estando alí no sétimo ou oitavo golpe, a estaca ultrapassar este horizonte mais resistente e voltar a se deslocar? Como saber se isto irá ou não ocorrer? Compreendo que, utilizando estacas mais esbeltas seriam necessários golpes de menor intensidade, minimizando assim a possibilidade de que esta situação ocorra, mas mesmo assim isto poderia acontecer, certo? Outra questão me vem em mente agora: A exemplo do que ocorreu em diversos edifícios na cidade de Santos, não poderia ocorrer de termos as confirmações de nega nestas camadas resistentes mais rasas, e ao longo do tempo ocorrer o aprofundamento das mesmas pela compactação ou adensamento deste solo mais firme sobre a subcamada abaixo de menor resistência (recalque)?
@Engdicaseobras6 жыл бұрын
Quanto a primeira pergunta, peço que refaça para que fique mais claro, eu sinceramente não entendi sua dúvida. Segunda pergunta: A resposta é sim, vai ocorrer o recalque. Portanto, Deve-se analisar na sondagem SPT a real espessura nessa camada portante. Se verificar que o bulbo de tensões não estaria atingindo o solo menos resistente (Isso já considerando o recalque previsto), a não ser que ocorra uma sobrecarga não prevista, dificilmente ocorra este problema. No vídeo foi só a título de ilustração. Imaginemos, por exemplo, uma camada portante resistente de 1,5 metros, facilmente o bulbo iria ultrapassar essa medida, portanto diminuir o diâmetro provavelmente não iria adiantar. att,
@revmelli6 жыл бұрын
Entendo que nunca devemos utilizar somente 1 fonte, exemplo, somente a nega. Existem as sondagens e os parâmetros de projeto e todos devem caminhar para o mesmo lado. Exemplo... na sondagem te mostra uma camada resistente a 25m, sua nega te dá 10mm a 15m (acho que foi oq ocorreu em Santos), o projetista estimou uma estaca de 23m, POR EXEMPLO. Já dá pra desconfiar que há alguma coisa errada aí... eu jamais pararia uma cravação neste caso nesta profundidade. Acredito que tenha sido mais ou menos esta a pergunta 1 do Marcio.
@Engdicaseobras6 жыл бұрын
Então deve ser Renata. Nestes casos fazer uma análise minuciosa da sondagem é primordial. Obrigado pela participação!