Рет қаралды 288
Entre a natureza monumental e obras de arte inesperadas, há muito para descobrir na Beira Baixa. Neste roteiro entre Vila Velha de Ródão e Vila de Rei experimenta-se a paisagem, acompanha-se o Tejo e provam-se sabores regionais.
No Centro de Portugal há um museu sem paredes com a arte na paisagem. Integra o projeto Landscape Together e a iniciativa chama-se Museu Experimenta Paisagem. Por agora, conta com cinco obras de arte, de acesso livre e gratuito, que se espalham por dois roteiros culturais e um trilho de natureza, em cinco concelhos da Beira Baixa. Na região, assinala-se ainda a recente inauguração do Miradouro do Zebro, instalado numa escarpa, a 30 metros do solo.
O Passeio Verde desta semana pela Beira Baixa ruma a Vila Velha de Ródão, território de castelos, monumentos naturais, trilhos e praias fluviais. A primeira paragem faz-se nas Portas de Ródão, um acidente geológico que se transformou em postal desta região marcada pela passagem do rio Tejo. Inspirado pelos vestígios arqueológicos de arte rupestre, em 2023 abriu portas o Rupestre Arts Hotel Ródão, onde a tranquilidade e a vista panorâmica são comodidades sem preço.
Obrigatória é a paragem no Centro Geodésico de Portugal em Vila da Rei, antes de percorrer o Penedo Furado, uma praia fluvial, que tem como grande atração um passadiço a acompanhar o rio entre o arvoredo em direção às cascatas. Emoldurado pela natureza, entre o rio Ocreza e a Praia Fluvial da Foz do Cobrão, um pequeno restaurante conquistou e fez regressar às origens Pedro Rosa. É neste pequena Aldeia de Xisto que o restaurante Vale Mourão by Chefe Pedro Rosa aposta em pratos de cozinha tradicional, que destacam os sabores dos produtos endógenos e da estação.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias estreou sábado, dia 20 de julho de 2024, e contou com o apoio da Turismo Centro de Portugal.