Escola Sem Partido | Imparcialidade na Sala de Aula é Possível?

  Рет қаралды 29,264

Se Liga - Enem e Vestibulares

Se Liga - Enem e Vestibulares

Күн бұрын

ESTUDE COM O CURSO QUE PARECE UMA SÉRIE!
Aprenda todas as disciplinas em uma plataforma completa com aulas incríveis, exercícios com resolução comentada, correções de redação, simulados, plantão de dúvidas e todo o apoio que você precisa para estudar! Para saber mais, acesse: www.SELIGA.com.br
Cadastre-se para receber gratuitamente os nossos conteúdos exclusivos: lp.seliga.com....
SOBRE a AULA: Neste vídeo, o professor Daniel Gomes discorre sobre a Imparcialidade na Sala de Aula e compartilha conosco uma proposta pra lá de interessante.
A posição do professor é um meio-termo justo: nem panfletarismo (por ser indesejável), nem imparcialidade (por ser impossível) - toda aula pressupõe algum tipo de valor, de maneira que a honestidade e a autonomia são a saída para a doutrinação absolutamente indesejada e a objetividade que é sempre mentirosa. Para mais informações sobre o assunto, consulte o texto Ciência e Política: Duas Vocações, de Max Weber, uma das melhores reflexões sobre o tema. Abaixo, um trecho:
“A juventude espera um líder e não um professor. Meus caros alunos! Vocês ingressam em nossos cursos exigindo de nós, que somos professores, qualidades de líder, sem jamais levar em consideração que, de cem professores, novena e nove devem ter a pretensão de ser campeões do futebol da vida (...) É necessário lembrar que o valor de um ser humano não se põe, precisamente, na dependência das condições de líder que ele possa ter. Todavia, o que faz, o que transforma um homem em sábio eminente ou professor não é, certamente, o que poderia transformá-lo num líder no domínio da conduta prática da vida. (...) De qualquer forma, a sala de aula não será jamais o local em que o professor possa fazer prova de uma aptidão dessa. Sem dúvida, é muito cômodo exibir coragem num local em que os assistentes e, provavelmente, os oponentes, estão supliciados ao silêncio'" (Max Weber, Ciência e Política: duas vocações).
QUER MAIS AULAS?
História do Brasil - goo.gl/WAbJOz
História do Mundo - goo.gl/KSq3Qz
Siga a gente no insta! / seliga_enem_e_vestibul...

Пікірлер: 113
@SeLigaEnemeVestibulares
@SeLigaEnemeVestibulares Жыл бұрын
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
@EmarinhoJP
@EmarinhoJP 4 ай бұрын
Gostei muito da sua solução. Parabéns!
@josiasjosiasjosias
@josiasjosiasjosias 7 жыл бұрын
A solução certa, qual é? É uma escola que valorize o diálogo, respeite as diferenças, priorize a pluralidade, dê aos alunos grande liberdade de escolher boa parte do currículo, remunere bem os professores, valorize e estimule os docentes a estudar e se atualizar, tenha salas de aula limpas, arejadas e agradáveis, tenha mais aulas de artes, computação, carpintaria e outras coisas próprias da vida. Queremos uma escola que não trate os alunos como depósito de conteúdo. Queremos uma escola em que os próprios alunos limpem sua sujeira e pintem os muros. Queremos uma escola que não demonize a tecnologia. Autonomia é a palavra correta para o século XXI - confiar mais na sociedade, e menos no Estado; confiar mais nos professores, e menos em deputados loucos que não são da área e amam dar uma opinião oportunista; menos ódio e mais amor; menos muros e mais passaportes. O século XX foi o século do Estado; que o século XXI seja o século dos indivíduos verdadeiramente livres.
@vitoriam1318
@vitoriam1318 5 жыл бұрын
Essa escola que não trata o saber como um deposito e que soma aspectos da vida do aluno na construção do processo de aprendizagem já foi pensada por Paulo Freire: patrono da educação brasileira!
@AnaVitoria-rq3oh
@AnaVitoria-rq3oh 5 жыл бұрын
Exato
@walterespinoza7537
@walterespinoza7537 3 жыл бұрын
Excelente aula.
@rafaeldutrailario360
@rafaeldutrailario360 7 жыл бұрын
O melhor professor d filosofia!!!!!!parabéns Daniel!!!!!!
@ander10001000
@ander10001000 5 жыл бұрын
Não há pedagogia neutra! Toda pedagogia é atravessada por alguma visão política de mundo, dessa forma, não há como o campo escolar se manter neutro ao que acontece no plano político.
@l.3429
@l.3429 5 жыл бұрын
Não é simplesmente se manter neutro, mais sim, ter pluralidade de idéias.
@mathewsoliveira8388
@mathewsoliveira8388 5 жыл бұрын
Existe a diferença entre a pluralidade de ideias com a imposição de opiniões !!!
@clau6201
@clau6201 10 ай бұрын
O problema é que os professores, um dia doutrinados, hoje, as universidades os preparam parabéns serem militantes esquerdistas. São "zumbificadores", formando "zumbis". Nossa história, foi adulterada, valores morais e cristãos, dando lugar a uma libertinagem. Me libertei desse mal há muito tempo
@isasantos6094
@isasantos6094 7 жыл бұрын
Perfeito. Concordo totalmente, a sabedoria está no equilíbrio.
@laysamaria9256
@laysamaria9256 Жыл бұрын
Perfeito
@fernandaraposoramalho9683
@fernandaraposoramalho9683 Жыл бұрын
Adorei!
@gabrielvasconcelos5085
@gabrielvasconcelos5085 7 жыл бұрын
ÓTIMO VÍDEO, EXCELENTE EXPLICAÇÃO
@matheusbampa
@matheusbampa 7 жыл бұрын
Ooooxeee, que vídeo bom, Danielzinho!! Parabéns! Saudades imensas das suas aulas!!
@jacksonaquino6941
@jacksonaquino6941 6 жыл бұрын
"O papel do educador moderno não é o de derrubar florestas, mas o de irrigar desertos" ~ A Abolição do Homem
@monicanica4698
@monicanica4698 6 жыл бұрын
Show..excelente explicação...
@matheusamancio2320
@matheusamancio2320 5 жыл бұрын
Ponto de vista incrível! Ótimo vídeo.
@Didragon30
@Didragon30 7 жыл бұрын
Que voz de dublador.
@rodolfobonani8091
@rodolfobonani8091 7 жыл бұрын
Ótimo vídeo bem elucidativo
@camilarodrigues9432
@camilarodrigues9432 5 жыл бұрын
Excelente vídeo, claro e explicativo, vou compartilhar.
@leilarodrigues4978
@leilarodrigues4978 5 жыл бұрын
Foi o pensamento mais coerente que ja assisti sobre esse tema. Obrigada
@renato9911
@renato9911 5 жыл бұрын
Gostei da sua proposta. Mas faltou dizer como implementar. E mostrar onde já deu certo.
@claytonnascimento2394
@claytonnascimento2394 2 жыл бұрын
O que estraga a educação é esse Paulo Freire sendo uma referencia na educação
@ecionefamilia5400
@ecionefamilia5400 2 жыл бұрын
se conteudo for verdadeiro, honesto, o professor pode opinar sim. Nao pode abusar e proveitar a situacao como voce disse. gostei do video!
@Sagittaquarius
@Sagittaquarius 5 жыл бұрын
Muito bem colocado, professor. Excelente vídeo para uma reflexão. Obrigada!!
@dingirkuru7385
@dingirkuru7385 5 жыл бұрын
😱 caramba! acho que conheço sua irmã ou sua prima giovana!
@Sagittaquarius
@Sagittaquarius 5 жыл бұрын
@@dingirkuru7385 minha irmã!!
@dingirkuru7385
@dingirkuru7385 5 жыл бұрын
😂😂😂😂
@willdelgado1652
@willdelgado1652 6 жыл бұрын
eu gosto muito do seu trabalho professor, verdadeiramente é o melhor canal. Sempre mito sensato e com muita informação. Agradeço muito.
@thalias.fialho1592
@thalias.fialho1592 7 жыл бұрын
Em 2018 estou ganhando minha licença em História, e estarei entrando nesse ambiente que é a educação escolar com este mesmo seu pensamento professor. Nada é imparcial, só precisamos saber a dosagem certa. Excelente aula.
@joilzasilva3977
@joilzasilva3977 4 жыл бұрын
Ótima explicação
@mikaellysarmento7973
@mikaellysarmento7973 7 жыл бұрын
Muito bom! ;)
@larissar3972
@larissar3972 7 жыл бұрын
Dani é um amor!!!! Ele em sala de aula é um querido!
@amandaabreu2655
@amandaabreu2655 7 жыл бұрын
Nossa, eu estava torcendo TANTO para esse vídeo sair aqui no SLNH!!! Obrigada, vocês são ótimos. E o vídeo está ótimo.
@opinioesdobarba
@opinioesdobarba 7 жыл бұрын
Primeiro sugiro que olhem o site do escola sem partido que deixo o link lá embaixo. O projeto é inteiro baseado numa teoria do aluno cativo, como se o aluno fosse uma espécie de refém do professor, justamente como se os alunos não tivessem nenhuma autonomia, essa tese descola totalmente da realidade, hoje com a internet, o aluno já chega na sala de aula tendo pesquisado no google a matéria um dia antes, pronto para tentar pegar o professor em uma pergunta, além disso, deixo duas perguntas para a reflexão, como o professor de filosofia Daniel Gomes explica no vídeo de forma brilhante, não existe imparcialidade total e o positivismo já foi refutado a anos, partindo desta premissa, quem é que vai julgar aquilo que ultrapassou o limite e virou doutrinação ideológica? Pior, quem é que vai vigiar os vigiadores para que estes não sejam parciais e ideológicos? kzbin.info/www/bejne/hYuXaISEi9imors Percebam, é importante analisar quem está propondo o projeto para ter clareza acerca dos objetivos deste projeto que é evidentemente ideológico, repare que o site deles apresenta um claro corte, situando o problema inteiro a ser combatido em uma suposta doutrinação de esquerda que se alastra pelo país, porém sem nenhum respaldo em pesquisas, apenas em algumas denuncias avulsas questionáveis, isso também descola da realidade, na medida em que trata-se de uma doutrinação de esquerda desastrosa já que gerou uma população que na sua maioria não é de esquerda, como demonstra a pesquisa recente abaixo, ou seja, ou a ideia de aluno cativo não existe ou esta tal doutrinação não é aquilo que eles pintam: politica.estadao.com.br/blogs/vox-publica/conservadorismo-na-medida/ Esse projeto nas entre linhas abre as portas para que seja exigido pela bancada evangélica, que é a real idealizadora e progenitora poderosa do projeto, lembrando que é a terceira maior bancada do nosso congresso, o ensino por exemplo, do criacionismo nas escolas no mesmo nível da evolução nas aulas de ciências, ou seja, a ideia por traz é fazer revisionismos, como tentam até acerca da terra plana ou como diz Bolsonaro, que não houve ditadura no Brasil, leiam o trecho abaixo e reflitam: Art. 3º. No exercício de suas funções, o professor: IV - ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, apresentará aos alunos, de forma justa, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito da matéria; É de extrema importância repetir que não é possível encontrar no site nenhuma pesquisa ou estudo que fundamente a proposta, que parece criar um clima de perseguição e caça as bruxas, ao invés de atacar os reais problemas da educação brasileira. Olhem no link abaixo aquilo que eles chamam de flagrar o doutrinador: escolasempartido.org/flagrando-o-doutrinador Exemplo abaixo, copiando e colando do site deles: "Você pode estar sendo vítima de doutrinação ideológica quando seu professor: adota ou indica livros, publicações e autores identificados com determinada corrente ideológica;" Pergunto-te, quais livros serão perseguidos? "exibe aos alunos obras de arte de conteúdo político-ideológico, submetendo-as à discussão em sala de aula, sem fornecer os instrumentos necessários à descompactação da mensagem veiculada e sem dar tempo aos alunos para refletir sobre o seu conteúdo;" Pergunto-te, quais obras serão perseguidas? O professor hoje não é a parte mais forte dentro da sala de aula, sofre diversas violências e abusos, ganham mal e enfrentam mil e uma dificuldades e ainda tem que aguentar serem acusados de doutrinação por estes conspiracionistas, já existe hoje o conselho escolar, o conselho de classe, a diretoria da escola, a coordenação pedagógica, o grêmio estudantil, temos é que ampliar os instrumentos da LDB que levou 20 anos sendo discutida, que garante as liberdades e o pluralismo da democracia interna das salas de aula, temos o ECA que até hoje não saiu verdadeiramente do papel, já temos essas proteções que esta lei supostamente busca gravadas na constituição num texto correto e não tendencioso como esta lei, tencionar agora a relação entre alunos e professores, enquanto o mundo investe em valorizar e dar autonomia aos professores, me parece o oposto do que deveríamos fazer. O Brasil hoje ocupa o primeiro lugar em violência contra professores, a quem serve este projeto? g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-e-1-no-ranking-da-violencia-contra-professores-entenda-os-dados-e-o-que-se-sabe-sobre-o-tema.ghtml Quanto ganha um professor? www.terra.com.br/noticias/educacao/salarios-professores/ Exemplo das maiores notas do PISA: Destino educação Finlândia: kzbin.info/www/bejne/eJuclJyfn8eAoJo O que podemos aprender com a Finlândia? kzbin.info/www/bejne/moKzdmyPlLuGd6s Ex-diretor do Instituto Nacional de Educação de Cingapura, fala sobre a reforma educacional praticada: kzbin.info/www/bejne/ql6soGWQm9aIqrc Site do escola sem partido: www.escolasempartido.org/ Pense, como que eles falam que estão buscando pluralismo na educação, criando uma tipificação de assedio moral? Vejam a lei que já existe: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
@mikaalcantara4683
@mikaalcantara4683 5 жыл бұрын
OPINIÕES DO BARBA indica dois livros então ué ... conta um pouco da história dos dois livros e o aluno escolhe qual ele vai querer ler
@marcoantonioloureiro5883
@marcoantonioloureiro5883 4 жыл бұрын
@@mikaalcantara4683 O aluno escolhe o que ele quer ler? O aluno deveria ler os dois!
@JoabeLM
@JoabeLM 2 жыл бұрын
@@mikaalcantara4683 o aluno escolhe com base em que ideias? E de onde e com quem ele conseguiu essas ideias que fundamentam seu julgamento? Essas ideias são verdadeiras ou boas?
@lohanylewis1207
@lohanylewis1207 7 жыл бұрын
Muito bom essa parceria, amo o canal, e esse professor tbm, desde o canal saiba mais , muito bom 👏👏👏
@ErisInSpace
@ErisInSpace 2 жыл бұрын
Terminei o ensino médio em 2008, nunca esqueci que, em 2006, a professora de Português pediu para que fizéssemos um texto crítico sobre um tema em específico. Quando ela foi ler o meu, pelo menos não disse meu nome, mas ela massacrou meu ponto de vista sobre aquele assunto pois era o oposto da opinião dela. Já fazem 16 anos desde o ocorrido e eu jamais esqueci disso. Espero mesmo que tenha sido apenas uma infelicidade da minha época e que as escolas hoje em dia saibam respeitar a opinião dos outros, principalmente quem tá ali para nos ensinar. Ps: minhas notas em português eram horríveis, só fui aprender português mesmo graças aos professores do KZbin. Agradeço de coração o que vocês fazem por nós e principalmente por não escrever mais "concerteza", kkkkk
@PaulaOliveira-gh2mt
@PaulaOliveira-gh2mt 7 жыл бұрын
Sim exatamente assim é o positivismo
@FabianaRasta
@FabianaRasta 4 жыл бұрын
Entendo que o grande conflito que o projeto Escola Sem Partido trouxe à tona foi: A perseguição e desprezo que os alunos que discordam de alguns professores sofrem.Pq por um lado é muito fácil entender que o professor tem direito a dar a opinião dele mas por outro lado,o aluno tbm terá este mesmo direito?A minoria dos professores respeita mas a maioria tenta desacreditar aqueles que discordam deles em frente á classe.Eu sou professora e não entro em assunto como crenças pessoais com meus alunos pois sei que posso influenciar simplesmente pela minha posição significar autoridade .Gosto de partilhar com eles a práticas de valores que melhorem a sociedade.Por outro lado,sou universitária e meus colegas morrem de medo de discordar dos professores em coisas básicas com medo de ser perseguido,imagine com relação à partidarismo que é a paixão de certas pessoas.O certo seria equilíbrio mas nem todos possuem!Sejamos francos!Gostei da sua postura mas sei vc é exceção!
@edersoncordeiro8177
@edersoncordeiro8177 5 жыл бұрын
Muito bom, vamos trazer nossas vivências pra sala de aula e ao menos sermos ouvidos...Adorei proposta.
@apenasumhateropinando
@apenasumhateropinando Жыл бұрын
impossível a escola ser totalmente parcial.
@biancagomes3859
@biancagomes3859 7 жыл бұрын
Tive aula com o prof. Daniel e posso dizer, seguramente, que foi o professor que mais estimulou o pensamento crítico em sala. As aulas eram sempre cheias de debates e o professor dava espaço e incetivava os alunos a colocarem suas opiniões. Parabéns pelo vídeo! Necessário e muito bem colocado. Tenho certeza que despertará reflexões e bons debates.
@gabrieldantas8093
@gabrieldantas8093 6 жыл бұрын
Acho que o senhor está certíssimo, professor. Querendo ou não, os assuntos que vamos escolher para falar e como iremos falar, depende muito das nossas experiências. Mas acredito que os professores devem tentar, ao máximo, ser imparciais. Como também, devem instruir os alunos que, infelizmente, existem alguns que utilizam-se de sua função, para penetrar suas opiniões formadas nas cabeças de alunos. Sou estudante de Direito, gostei muito da sua didática. A partir de hoje, acompanharei os assuntos por aqui; farei questão de compartilhar suas aulas com meus colegas.
@jorgeokamoto8536
@jorgeokamoto8536 5 жыл бұрын
Escola sem censura, com Todos os Partidos. Cada um conquistando os conhecimentos e a sua razão.
@danyellaxavierfranco547
@danyellaxavierfranco547 7 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal com certeza. Amei
@ronaldosousa4246
@ronaldosousa4246 7 жыл бұрын
O complicado é que a história só tem um lado, o dos vencedores.
@BarbeirosdoBRASIL
@BarbeirosdoBRASIL 7 жыл бұрын
Obrigado professor
@larapordeus
@larapordeus 7 жыл бұрын
adorei!!!
@brunoalmeida4167
@brunoalmeida4167 6 жыл бұрын
Excelente professor, podemos comparar Platão x Aristóteles, um aluno que pensou completamente diferente do professor, tem sentido?
@viciadosemhistoriabrasil6234
@viciadosemhistoriabrasil6234 7 жыл бұрын
muitooooo show brother.. éh isso aí. melhor definição sobre o assunto que já vi
@davigarciagarcia2079
@davigarciagarcia2079 5 жыл бұрын
maravilhoso muito bom,pena que seria ingenuidade que as classes dominantes permitisse uma educação que despertasse a autonomia e a criticidade nos educandos.
@fernandopompeu785
@fernandopompeu785 4 жыл бұрын
Obrigado prof. Daniel Gomes. Esse assunto me lembra a obra "Contestação: nova fórmula de ensino" de Neil Postman. Gostaria de ver uma video aula do sr tratando desta obra.
@mariajuliacarvalho1612
@mariajuliacarvalho1612 6 жыл бұрын
Mais importante do que a opinião em si, é a liberdade de expressão. Como o prof bem disse, estimular a autonomia do aluno é uma solução muito mais viável do que do que tentar impor uma imparcialidade impossível. Já conheci profs totalmente parciais e alunos que discordavam do msm mas nunca vi esses alunos levantarem a mão para questionar o prof.
@parquetman
@parquetman 6 жыл бұрын
Uma escola sem partidos seria o ideal! Mas, é praticamente impossível ministrar uma aula de Humanas sem se posicionar, ainda que obliquoamente! A panfletagem em sala de aula, portanto, é tolerável; o seu excesso que não o é! Meus parabéns, Daniel! Você se supera cada vez mais! Um forte abraço!
@garudadrakon4728
@garudadrakon4728 3 жыл бұрын
uma escola sem partido ta muito longe de ser o ideal, principalmente quando se tange a questões humanas é a mesma merda que falar da área de ciências exatas e biológicas evitando a matemática. O resultado disso será um ensino impreciso e incompleto, além de tendencioso
@gabriellira6110
@gabriellira6110 6 жыл бұрын
Sim o professor deve bota suas opiniões, isso disperta um lado do aluno. Porém é bom não ficar preso so na opinião dele, como é no caso do meu professor de historia e geografia. Connta os fatos e opiniões são bom pós da um entendimento maior ao estudante Excelente aula obg
@pedrolucas4657
@pedrolucas4657 7 жыл бұрын
Profº Walter quando vai ter videoaulas sobre a Roma antiga?
@jucildopereira8308
@jucildopereira8308 5 жыл бұрын
Maravilhoso, exatamente oque eu penso! O estudando precisa ser autônomo, somente o senso critico o levara a não ser influenciado por qualquer ideologia.
@matheusp7061
@matheusp7061 7 жыл бұрын
Esse seria um bom tema de redação
@taynateixeira6511
@taynateixeira6511 7 жыл бұрын
Boa reflexão professor, mas infelizmente na maioria das escolas é quase impossível um aluno ser autônomo, quando ele é, e questiona o professor vira motivo de chacota. Eu digo isso tendo em vista todo o meu ensino médio e fundamental. Os alunos dependentes acham que somente a visão do professor é correta e que qualquer tipo de questionamento é desrespeito. Realmente, o respeito pela opinião do outro e o debate são os melhores caminhos.
@andersonlima8811
@andersonlima8811 4 жыл бұрын
Adoro as matérias de Humanas, desde criança.. História, Geografia, Filosofia, Sociologia e também ciências políticas, arqueologia, História da Arte e etc..mas realmente, vejo certos problemas nas aulas de História, Filosofia ou Sociologia.. o melhor dos mundos é mostrar os êxitos e podres no Capitalismo e no Comunismo na mesma medida, sem omissão ou eufemismos horrendos como quando eu escutei o adjunto "barulhento" referindo-se ao crápula assassino do Che Guevara! aí sim viu, foi dose pra mamute ter que ouvir isso.. ou melhor, de não ouvir toda a verdade.
@igorsilva-jd1gf
@igorsilva-jd1gf 7 жыл бұрын
gostei do vídeo , achei interessante o ponto de vista . mas o problema é quando os professores minimizam ou ridicularizam os questionamentos dos alunos pelos simples fato de não concordarem com o professor . é um assunto polêmico mas vale o debate !
@AndCrispino
@AndCrispino 7 жыл бұрын
É legal explicar que a pretensão das "ciências humanas" serem científicas, abarcam uma amplitude diferente de "cientificificade" ou de objetividade. Digo, diferente das ciências da natureza, que seriam as "ciências por excelência" e que mesmo estas não estão livres de ideologias que norteiam suas pesquisas. A tentativa de objetividade nas ciências humanas jamais pode ser entendida com a mesma função objetiva da matemática ou da física. A subjetividade é inerente ao ser humano, não há como uma "ciência da humanidade" se afastar radicalmente disso.
@carolcosta380
@carolcosta380 7 жыл бұрын
Li um texto sobre relatividade cultural que possuía um trecho falando justamente sobre isso, que mesmo que os pesquisadores tentem é impossível ser totalmente imparcial
@thainapereira6730
@thainapereira6730 7 жыл бұрын
Dani, tudo bem? Seria muito interessante ao final de cada vídeo seu, você indicar um livro sobre o assunto! Acredito que esse tema não tema, mas nos outros vídeos sempre fica uma vontade de saber mais e não sei nem por onde começar a ver. Acredito que seja a partir de livros, portanto, uma indicação por tema seria ótima.
@lucashaniel9704
@lucashaniel9704 7 жыл бұрын
De inicio eu já havia concordado de que não tem como ser 100% objetivo, mas discordado de que este seria o único argumento contraditório ao projeto. E para minha surpresa, ao final do vídeo, você chegou a mesma conclusão que eu cheguei após muita reflexão, que para mim, é a mais racional diante dos dois fatos, de não se poder ser 100% racional, e de também que existem sim professores que fazem panfletagem. E a opção mais inteligente pra esses problemas seria o desenvolvimento de uma autonomia de pensamento por parte dos alunos, para que cheguem em suas próprias conclusões.
@marciodinizdasilva
@marciodinizdasilva 7 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo professor. Gostei da forma que ilustrasses a complexidade da realidade e que o desejo de apresentar os supostos "lados" deixaria a aula inviável se fossem levada ao sentido literal. Infelizmente o mundo de carne e osso é bem mais complicado que esquerda e direita como gostariam alguns torcedores fanáticos.
@sanmarques5016
@sanmarques5016 6 жыл бұрын
Mas se o Estado vai ser parcial como vai sair dali individuos apartidarios É impossível.
@waleymartins7050
@waleymartins7050 5 жыл бұрын
mas quando se vai dar aula sobre liberalismo, maxismo, etc, ai seria possivel impacialidade?
@guilhermelamounier1818
@guilhermelamounier1818 5 жыл бұрын
No meu entendimento, diante do que foi brilhantemente apresentado pelo professor, querer julgar se o professorado seu filho tem ou não tem sido parcial em suas aulas não é algo imparcial. O Projeto Escola Sem Partido criou um paradoxo em si mesmo.
@Julianafreic
@Julianafreic 7 жыл бұрын
A suposta neutralidade está há tempos superada no campo das ciências humanas. Defender e tentar adotar uma postura "neutra", por si, já é uma tomada de posição. Ótimo vídeo.
@daniflaviadanyflavia6355
@daniflaviadanyflavia6355 6 жыл бұрын
ola professor ! eu li uma que o governo criou uma pec que coloca todos os deveres do professor, fiz uma dissertativa que tinha uma charg onde estava escrito escola sem partido onde o aluno confrontava o professor em sala de aula, sobre os assuntos, eu interpretei como a falta de autoridade do professor em sala de aula, onde o aluno impoe o que quer, o que o governo quer e a disseminação do neoliberalismo onde o professor se torna imparcial para que se crie alunos alienados. essa pec vem dar liberdade ao aluno e desfavorecer o professor onde o educador e apenas um mero transmissor de conhecimentos e nao impoem deveres dos alunos. concordo com vc quando fala em autonomia neste sentido, mas com essa pec se for aprovada vai fazer com que os alunos tenham autonomias de uma forma negativa, a qual nos ja sabemos realidade que o professor ja enfrenta na sala de aula. por favor exponha sua opiniao sobre a escola sem partido relacionando com esta PEC mencionada. obrigada!
@lc1156
@lc1156 6 жыл бұрын
Essa conversa de escola sem partido é mais uma paranóia de conservadores....
@juniorcosta6276
@juniorcosta6276 7 жыл бұрын
Gostei muito de você,pena que meu vestibular não exige filosofia :c
@tiagolemos1003
@tiagolemos1003 6 жыл бұрын
Professor o senhor não está sendo niilista?
@SEPPEIG
@SEPPEIG 7 жыл бұрын
Manow tu já trabalhou como dublador? Tua voz é muito familiar, velho kkkkkkk
@hankleepixain4283
@hankleepixain4283 7 жыл бұрын
É impressão minha ou tem um boneco do Jim Morrison ali no canto ?
@sagamesshow9840
@sagamesshow9840 7 жыл бұрын
Eu penso que você é um gato e explica muito bem gesticulando.
@giovanatteixeira
@giovanatteixeira 7 жыл бұрын
Eh a mesma pessoa? Ou eh outra?
@MTDSR
@MTDSR 5 жыл бұрын
acho q deve haver mais diálogo em sala, discussões saudáveis, é impossível vc falar sobre um assunto com imparcialidade.
@emmanuelchaves4855
@emmanuelchaves4855 7 жыл бұрын
O professor falou que o aluno tem que ter a liberdade para questionar e, de certa forma, pensar por sí só. No entanto, esse modelo de educação não vai cair do céu sozinho, e pra quem leu o projeto, sabe que era com essa finalidade que ele havia sido criado. Anular a parcialidade do professor, e apresentar a história como ela aconteceu de facto. Deixando O ALUNO, assim que entendesse o contexto histórico passado, escolher qual pensando (ou ideologia) seguir futuramente.
@ycarolacerda
@ycarolacerda 7 жыл бұрын
Emmanuel Chaves ai que esta o problema meu caro, a historia não existe de fato, tudo é de acordo com quem conta. Mesmo eu sendo declaradamente liberal, esse projeto de escola sem partido era mais uma ignorância de conservadores, que não aceitam que no meio escolar tem pessoas que de fato defendem visões esquerdistas. Quando eu estava no colegio, eu tinha professores que metiam o pau no pt e tinha professores que defendiam, e particularmente não svejo problema nenhum nisso !
@hhalisonmelo9017
@hhalisonmelo9017 7 жыл бұрын
o melhor seria a escola sem estado, acaba com o mec e as pessoas, através do livre mercado, decidam quais escolas ou professores são melhores para seus filhos, principalmente quais matérias são mais importantes para eles.
@dan59k
@dan59k 7 жыл бұрын
HHalison Melo Exatamente. Um sistema Liberal de educação
@hhalisonmelo9017
@hhalisonmelo9017 7 жыл бұрын
Dan shamas Tem q ser totalmente descentralizado, só assim o ensino pode evoluir cada vez mais.
@giovannilima7286
@giovannilima7286 6 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@dingirkuru7385
@dingirkuru7385 5 жыл бұрын
vixe! um monte de ciências sem apelo de mercado desapareceriam. adeus filosofia, egiptologia, física quântica, adeus estudo das línguas indigenas e por aí vai...
@JoabeLM
@JoabeLM 2 жыл бұрын
E submeter a educação totalmente(pois já está parcialmente submetida) ao ideal liberal de reduzir tudo à sua utilidade na reprodução do sistema burguês? O Estado pelo menos possui algum compromisso, ainda q muito tênue na nossa realidade, com os interesses sociais coletivos. Projetos anárquicos são utópicos na medida em que desconsideram o caráter necessariamente coletivo da vida humana e as relações que surgem nesta estrutura. Tentam encontrar uma neutralidade em um mercado impessoal, que na verdade está submetido as subjetividades dos agentes político-economicos mais poderosos.
@lMatheusx
@lMatheusx 6 жыл бұрын
2:47 "É impossível um relato totalmente objetivo de um conhecimento que aconteceu hoje a tarde." pra quem não entendeu, pois até eu me perdi haha
@lucianafernandarocha2226
@lucianafernandarocha2226 7 жыл бұрын
Não acho que a escola sem partido funcione não, o que o sistema quer são os alunos sem senso critico.A opinião é livre e o professor tambem é um ser pensante.Não acho certo panfletagem( conhece professores assim).
@blogreyra
@blogreyra 7 жыл бұрын
Luciana Fernanda Rocha então ce quer dizer que a escola sem partido cria alunos sem senso crítico??
@lucianafernandarocha2226
@lucianafernandarocha2226 7 жыл бұрын
Greyce Milk qual o medo que o sistema tem em debater na sala de aula assuntos sobre politica por exemplo????
@blogreyra
@blogreyra 7 жыл бұрын
sim, mas a questão não é essa e você não respondeu minha pergunta. Se a resposta for sim, como SEM senso crítico? Se cada professor vai falar o seu jeito de ver o material e vai mostrar seu senso. Os alunos não né ficar com APENAS o senso do professor não? É pq o jeito que tu falou parece que eles vão ter 0 de senso crítico
@lucianafernandarocha2226
@lucianafernandarocha2226 7 жыл бұрын
Joabe acho muito errado!!!
@junior3252
@junior3252 7 жыл бұрын
Do que vale conhecer a historia e não altera-la? É mais que chegada a hora de todos professores saírem do armário e sustentar opiniões! Ou iremos caminhar para o fim da historia, não havendo idealismo não haverá produção o mundo se estagna na corrida bélica. Estou certo Professor? Voces poderiam dar esse curso para mulekada da quebrada nem todos tem dinheiro $$$$$ isto mostrara que vcs não são neutros no processo . Forte abraço a toda equipe e parabéns pelo projeto.
@SeLigaEnemeVestibulares
@SeLigaEnemeVestibulares 7 жыл бұрын
Temos um programa de bolsas integrais Júnior. No final do ano passado, disponibilizamos 30. Conforme o projeto cresça, o programa de bolsas crescerá junto.
@junior3252
@junior3252 7 жыл бұрын
Que dahora! Em breve pretendo comprar o curso, que por sinal destrói muitas licenciaturas de historia em instituição privadas. Vocês falam de forma clara e não tem medo de transmitir seus conhecimentos, muito bom. Novamente parabéns para toda equipe! do Seliga nessa Historia. E Viva a revolução!!!
@taniaduarte8471
@taniaduarte8471 7 жыл бұрын
O pensamento liberal que tantos valorizam aqui, na grande maioria do tempo só preza pelo lucro. Se vc que apoia tanto um sistema liberal for um grande empresário até vá lá, mas se não for fica muito estranho acreditar nessa ideia. O que esse novo sistema vida de verdade, no meu ponto de vista, é um monte de força de trabalho sem pensamento crítico sobre a sociedade. Uma educação tecnicista, para operar o sistema sem trazer grandes problemas para as classes dominantes.
@lljonhll
@lljonhll 7 жыл бұрын
Tania Duarte E o lucro vem como? Vendendo um serviço que a população quer. É ele quem indica o que o povo quer. Tanto a população em geral quanto donos de empresas se beneficiam com esse sistema. Então não é estranho o trabalhador comum ser a favor do liberalismo. Abç!
@joaoarthur4063
@joaoarthur4063 6 жыл бұрын
O pensamento liberal visa as oportunidades e conquistas individuais, em sua maioria, mas não quer dizer que vá levar os outros á seu domínio. Na verdade ele não aceita ser dominado pelo estado, que no caso não concentraria apenas o poder judiciario ou legislativo e sim o poder econômico (logo, se tornando essa tal "classe dominante") atrapalhando imensamente o desenvolvimento individual seja ele educacional, cultural, econômico, etc.
@foreverLOGH
@foreverLOGH 6 жыл бұрын
?????????????????????? Você tem noção do que disse?
@JoabeLM
@JoabeLM 2 жыл бұрын
@@lljonhll "vendendo coisas que o povo quer" E pq o povo quer? Desejos podem ser induzidos, é por isso q existe a publicidade e vários outros mecanismos de mercado. A quem interessa induzir esses desejos? As pessoas estão cientes disso? Tem a opção de se opor?
@opinioesdobarba
@opinioesdobarba 7 жыл бұрын
Viva Paulo Freire!=)
Ética e Felicidade | Os Filósofos Helenísticos
21:56
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 83 М.
Touching Act of Kindness Brings Hope to the Homeless #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 19 МЛН
Kant | O que é Esclarecimento? O que é Iluminismo?
21:39
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 287 М.
HEIDEGGER | O DASEIN e a vida humana como um PROJETO EXISTENCIAL
8:12
Cortes do Benites - Filosofia e Cultura
Рет қаралды 429
Santo Agostinho | O que preenche o seu vazio?
3:35
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 48 М.
Escola sem partido - Luiz Felipe Pondé
3:41
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 453 М.
Liberalismo | John Locke | O Segundo Tratado Sobre o Governo
31:45
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 216 М.
ESCOLA SEM PARTIDO | PARAFERNALHA
3:10
Parafernalha
Рет қаралды 713 М.
ESCOLA SEM PARTIDO
2:19
Porta dos Fundos
Рет қаралды 2,1 МЛН