Senhorita Bira ataca novamente: o BEM-COMUM não existe e o problema é o CAPITALISMO

  Рет қаралды 13,266

Iluminismo Pós-Moderno

3 ай бұрын

apoia.se/iluminismoposmoderno
instagram.com.br/daniel.cidade
www.tiktok.com/@filosoforevoltado

Пікірлер: 217
@DiegoSilva-lc8pv
@DiegoSilva-lc8pv 3 ай бұрын
FECHADO 100% COM O SENHORITA BIRA ATÉ O FIM!!!!
@fabianosilva4217
@fabianosilva4217 3 ай бұрын
Realmente a esquerda que não concorda! E quem discorda do bira entendeu sim, porém não concorda.
@homemsemqualidades8750
@homemsemqualidades8750 3 ай бұрын
As pessoas não podem morrer de fome, mas não só isso. As pessoas devem viver bem. Porcos criados para o abate em pequenas dimensões não morrem de fome.
@eusouacarla
@eusouacarla 3 ай бұрын
Daniel, a Srta Bira também apóia canais menores. Ela já foi em podcasts e fez lives em canais beeeeem pequenos. Faça o convite para uma live, com certeza ela aceitará e nós ganharemos com vocês dois.
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 3 ай бұрын
Que tenhamos mais senhoritas Bira.
@jandersonneves9744
@jandersonneves9744 3 ай бұрын
"Existem milhares de Einstein morrendo de fome nos dias de hoje", é de doer a alma.
@edisone.7212
@edisone.7212 3 ай бұрын
@@jandersonneves9744 Bota dor nisso!😫
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@jandersonneves9744 considerando que ele era um mal caráter, dói menos
@Sauvva_
@Sauvva_ 3 ай бұрын
@@clairdeluma elabore
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@Sauvva_ elaborar como? Basta saber que ele era misógino, porco,racista, plagiador...
@CamaradaRafa
@CamaradaRafa 3 ай бұрын
​@@Sauvva_nem perca seu tempo man, essa pessoa aí é mais perdida q virgem em su ru ba
@isabelabarbosa6980
@isabelabarbosa6980 3 ай бұрын
Parabéns por conseguir mostrar os pontos onde você discorda de outra pessoa sem dar carteirada nem ser grosso ou deselegante. Meu objetivo de vida conseguir me comunicar assim :) Torcendo pelo seu canal🎉
@rafaelcherem6224
@rafaelcherem6224 3 ай бұрын
Não se deixem abater pela depressão alheia meus caros, o diagnóstico de Bira é correto mas não é uma doença incurável.
@LucasSantos-kl9ug
@LucasSantos-kl9ug 3 ай бұрын
Será
@EduardoCunha-u1v
@EduardoCunha-u1v 3 ай бұрын
Se você diz isso é porque sabe o nome do remédio e como se aplica. Boa sorte!
@rafaelcherem6224
@rafaelcherem6224 3 ай бұрын
@@LucasSantos-kl9ug Vai por mim
@michelrodrigues5686
@michelrodrigues5686 3 ай бұрын
​@@rafaelcherem6224 Qual remédio?
@DanieleAlves-ex5rb
@DanieleAlves-ex5rb 3 ай бұрын
E qual o remédio?
@clarissecarolina453
@clarissecarolina453 3 ай бұрын
direita: trabalho precarizado , esquerda: direitos trabalhistas (mas que a empregada continue sendo a empregada)
@pedrojesus627
@pedrojesus627 3 ай бұрын
É impressionante como eu concordo com suas posições. Aparentemente eu tbm sou um pós-moderno materialista
@grmgt
@grmgt 3 ай бұрын
Espero muito que esse vídeo (parte 1 e 2) cheguem até o Bira. Pq esse é meu ponto quando critico as conclusões que ele extraí nos vídeos. O Prof. Daniel conseguiu falar de temas semelhantes sem ser desmobilizante para as pessoas. E é isso que falta para o Bira, parar de chegar na frente do gol e não chutar (no caso, fazer o gol seria a radicalização dele) e começar a pensar no que fazer e não terminar vídeos falando para "cada um cuidar de si e dos seus"...
@tatiespricigo
@tatiespricigo 3 ай бұрын
É muita "academia" e nenhuma pratica real que influencie a vida de 100 milhoes de pessoas sem saneamento básico, por exemplo.
@edisone.7212
@edisone.7212 3 ай бұрын
Academia é mais que necessário, mas Sra Bira reduz a narrativa de forma nada produtiva.
@Doom0104
@Doom0104 3 ай бұрын
@@edisone.7212 Academia é necessário só pra suprir o ego da esquerda. A realidade fora da internet é outra!
@Doom0104
@Doom0104 3 ай бұрын
@@edisone.7212 Te sugiro sair da rede social e ir para a vida real, fale com colegas de trabalho/pessoas reais, essas pautas que a esquerda prega nas redes NINGUEM CONHECE.
@Bruno-ys3rm
@Bruno-ys3rm 3 ай бұрын
@@Doom0104 Assim, cara, cê tá errado. A gente precisa do estudo, a gente precisa da pesquisa, da experimentação e a gente precisa divulgar tudo isso. A divulgação infelizmente é a coisa que menos acontece.
@mariadapenhamoreira9846
@mariadapenhamoreira9846 3 ай бұрын
Academia? O povo não sabe nem ler.
@kinguiz
@kinguiz 3 ай бұрын
Dona Bira é um tapa seco na cara do brasileiro, realidade que dói, mas nao deixar de ser verdadeira
@raposart4677
@raposart4677 3 ай бұрын
Acho que não podemos desistir. Na china houve muita luta e eles estão avançando em melhorias e qualidade de vida para os trabalhadores de lá. O Bira sugeriu, tentar ser feliz sabendo o que sabemos, pra mim não vai rolar. Muitas pessoas do campo radical e progressista citadas no video do Bira estão lutando. Eu continuo acreditando, que assim como os faraós e o império romano caíram, um dia essa burguesia podre vai cair tbem, mas não sem luta. A gente já sabe o que devemos eliminar. Vamos nos unir e destruir isso.
@worldwarAA
@worldwarAA 3 ай бұрын
O ensaio da srta bira foca bastante também na sociologia crítica do pierre bourdieu, no conceito de violência simbólica e capital cultural. Perpassa também pela filosofia de nietzsche, ou seja, se propõe a destruir conceitos, não em construir novos, pq os conceitos não são novos, só são ignorados. É aquela mazela comum de toda ideologia, inclusive a capitalista: de ignorar or problemas e silenciar os críticos. Aí surge a materialidade que vc explica no vídeo e que eu desconhecia: não dá pra ignorar o que efetivamente existe, não dá pra silenciar o que não é metanarrativo e é isso q os pós-modernos anticapitalistas desejam pra sociedades verdadeiramente democráticas. Identitarismo surgiu na década de 70 e basicamente se propõe em mudar o indivíduo e não o sistema opressor. Em linhas simples, é influenciado pela sociedade líquida sem um plano pra sociedade e é utilizado hoje pra fragmentar lutas legítimas e retirar a força dos movimentos. Irônico que as criadoras do identitarismo eram americanas negras e lésbicas que não se sentiam representadas pelo feminismo dos anos 70, que segundo elas, primava por pautas da mulher branca apenas. Mais irônico ainda é que se popularizou com os movimentos “me too” e “black lives matter” que justamente por conta da filosofia identitarista já foram totalmente esvaziados. “Ora, como um homem branco cis hetero rico vai poder entender os problemas da mulher que sofre estupro ou da população preta que sofre racismo e é atingida pela pobreza sistemática?” Esse é o maior debate desses movimentos, enquanto a extrema direita neonazista cresce exponencialmente, ideologia essa que certamente vai tirar a dignidade de todos eles e de todos os que são criticados pelos identitaristas. Divide and conquer.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 3 ай бұрын
Que salada de frutas, meu Deus.
@wagnergranai8483
@wagnergranai8483 3 ай бұрын
Concordo com a Bira e concordo com você. De certa forma, por sermos de esquerda e contra o capitalismo, nossas visões vão se complementando. Mesmo que discordem de mim, não posso largar a mão dos que têm a mesma ideologia que eu. Temos de nos unir.
@comunasafada
@comunasafada 3 ай бұрын
senhorita Bira a voz da razão que incomoda os esquerdinhas yt
@DaniloSV321
@DaniloSV321 3 ай бұрын
Puxa vida, eu sempre me incomodei realmente com essas questoes identitárias no sentido de esvaziar a luta de classes, mas nao sabia que isso envolvia o pós modernismo. Sempre aprendendo.
@deividejucelino8199
@deividejucelino8199 2 ай бұрын
O bem comum existe e o "problema" não necessariamente é o capitalismo. É mais abrangente que isso.
@felipeguimaraes9305
@felipeguimaraes9305 Ай бұрын
Caro Daniel, não há certa incoerência entre afirmar "não existe bem comum" e em sequência dizer "existe fome, sofrimento, materialidade..." Esta tal materialidade que precisa estar garantida não seria o "bem-comum"? o "fim das metanarrativas" do lyotard não legitima o capitalismo, o status quo, a sociedade tal como ela é? n há certa semelhança entre este pensamento pós-moderno e a ideologia liberal do fim da história? Como transformar o mundo sem noções claras sobre o mundo que nós queremos, sem noções claras sobre o "bem-comum"? E como querer outro mundo se não conhecemos a "estrutura" ou "totalidade" do mundo que vivemos? Como abandonar as metanarrativas sem abdicar da revolução ou do desejo de transformar por completo a sociedade?
@mesonspfc
@mesonspfc 3 ай бұрын
Pós-modernismo é o terraplanismo da filosofia. É só chorume do começo ao fim.
@bibibibi6786
@bibibibi6786 3 ай бұрын
Toda ESQUERDA brasileira deveria assistir aos vídeos da DW BRASIL sobre clima e desigualdade social brasileira, assim, em especial, um video para o KZbin Brasil que mostra que um brasileiro precisa de 9 GERAÇÕES PARA MUDAR DE CLASSE SOCIAL! Isso, por si só, deveria ser a PAUTA ÚNICA, pois agrega a todos❤
@CrazyPato1979
@CrazyPato1979 3 ай бұрын
Engraçado que nunca tinha parado para pensar pós-modernidade, embora já tenha esbarrado em filósofos e pensadores pós-modernos vez ou outra. Não tenho muito tempo para estudar -sou um adulto, pai e casado, e “perco muito do meu tempo” trabalhando -, mas eu acredito que tenha como contribuir nesta conversa. Vou procurar saber mais sobre pós-modernidade, estruturar e concatenar melhor meus pensamentos para que eu possa os expôr de alguma forma em alguma mídia. Abraços. :)
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 3 ай бұрын
O problema é que ninguém sabe o que é "pós-modernidade" até hoje. A gente não tá nem perto de um consenso.
@CrazyPato1979
@CrazyPato1979 3 ай бұрын
@@lucasrinaldi9909 mas acho que a questão nem é procurar um consenso, mas sim um conjunto de pensamentos mais ou menos comuns, respeitando certas regras, com uma certa aplicabilidade, e usá-lós pra tentar descrever e ler o mundo. Se você é de Humanas, vc vai entender. O que eu quero dizer. Você escolhe uma linha de pensamento e respeita uma certa coesão e coerência. Porém você pode mudar. Por isso temos pensadores e filósofos que eram mais papaieiras e se tornaram reacionários e vice-versa. O mais importante ao meu ver é que a lente que você usar para ler e compreender o mundo não te leve pra longe dos seus objetivos.
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 3 ай бұрын
@@CrazyPato1979 Eu me refiro à tentativa de definir o que é "pós-modernismo" no âmbito da História das Ideias. Os pontos de encontro entre os pensadores assim descritos são escassos e não raro superficiais. A maioria desses pensadores são irredutíveis a um rótulo comum.
@mateusperigrino5417
@mateusperigrino5417 3 ай бұрын
Sem a transcendência nem o marxismo para em pé: a exploração pressupõe um conceito de justo, de bem, de mal. Caso contrario uma exploração sucede a outra.
@worldwarAA
@worldwarAA 3 ай бұрын
Não discordo disso, o ponto falível é que todos esses conceitos de justo, bem, mal, moral, ético, mudam no espaço e tempo. E são construídos por quem está no poder. Ou vc acha que as mulheres conseguiram o direito de trabalhar pq queimaram calcinha em praça pública? Ganharam esse direito pq quem estava no poder precisava de corpo pra dominar e explorar, e assim se manter no poder e reforçar o status quo. Vc acha que hoje uma família precisa de pelo menos duas rendas pra sobreviver por que? Em outras palavras, é justo que a mulher tenha o direito de trabalhar? Sim. Mas essa justiça não serviu somente pra mulher, serviu pra quem sempre esteve no poder também.
@mateusperigrino5417
@mateusperigrino5417 3 ай бұрын
@@worldwarAA mas aí são questões diferentes. É verdade que esses conceitos mudam no espaço e no tempo, mas, novamente, o materialismo histórico não acredita nisso de forma absoluta. Caso contrário, novamente, sua proposta de emancipação da classe trabalhadora não teria um caráter universal. Haveriam trabalhadores que tudo bem serem explorados e outros não, ou burgueses/classe dominante que poderiam se manter no lugar de exploração e outroz não. E o outro ponto é que não é verdade que esses conceitos estão condicionados a quem está no poder de forma absoluta. Antropologicamente falando, a sobrevivência da espécie humana não comportou a dominância absoluta do homem pelo homem, a solidaridade/colaboração, por exemplo, teve que se sobrepor às relações humanas pra garantir a existência da espécie. O poder existe e importe, mas não dessa forma em relação aos valores sociais.
@precisodeumvulgo
@precisodeumvulgo 3 ай бұрын
a existência da exploração nao pressupõe um viés moral. é factual, material, de que o valor do nosso trabalho não vem 100% pra gente. nao entendi o raciocínio de vcs
@mateusperigrino5417
@mateusperigrino5417 3 ай бұрын
@@precisodeumvulgo essa premissa marxista é muito complicada. Se eles levassem tão a sério a falta de um caráter moral na exploração, existiriam forma de exploração contra as quais eles não fariam oposição, seja por falta de informação da sua compreensão (ex: trabalho em plataformas digitais com base em algoritmo em que não se sabe o funcionamento da dinâmica mercadologica para saber se há mais valia da forma como Marx a descreveu), seja porque o marxismo seria conivente com formas de exploração não econômicas no trabalho (ex: assédio moral, positividade tóxica no trabalho, etc), pois elas não são estritamente econômicas, o que não parece o caso.
@worldwarAA
@worldwarAA 3 ай бұрын
@@precisodeumvulgo não estamos discutindo a existência da exploração, estamos falando da perpetuação dela. O colega comentou a exploração do trabalho precisa ser extirpada de qualquer maneira. E isso pressupõe que exista um conceito de justo, bem e mal, se não, por mais que ela seja material e exista, não seria algo pra ser combatido e por isso ela se perpetuaria de uma nova forma. O que eu disse é q conceitos de justo, bem e mal são construídos e mudam no espaço e no tempo. Além disso, esses conceitos de justo, bem e mal já vem de uma construção histórica de quem ta no poder. Exemplo: lucro não é injusto, explorar o trabalho mediante salário não é ruim, acumular riquezas é bom. Muitas pessoas vão concordar com isso e não criticam, pq não importa, é assim e pronto. Acreditar que o justo, bom e mau sejam universalizantes é falível. Por isso, voltamos no ponto inicial… o que é justo pra rico é justo pra pobre? E se for justo pra classe trabalhadora acabar com a propriedade privada, será que isso é justo pra quem acumulou propriedade? Não dá pra confiar em conceitos universalizantes, pq nenhuma teoria se propõe ou consegue resolver tudo. Seu trabalho não vai 100% pra vc, sabemos, mas e agora?
@3xmeia
@3xmeia 3 ай бұрын
eu fico mto de cara como a revolução pede o mínimo, é mto bizarro
@ThalesHalley1
@ThalesHalley1 3 ай бұрын
Olá, Daniel! Tudo bem contigo? Porventura já assistiu ao vídeo de ontem feito pelo camarada Pedro Ivo, do ateuinforma, denominado "Como vencer o Pós-modernismo: Introdução ao 'Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico'"? A ideia geral é: abdicar de critérios epistemológicos, morais e metafísicos para pensarmos o mundo desemboca em relativismo e desordem, e nos afasta, sobremaneira, quanto a uma compreensão sistemática de mundo, comprometida com conceitos importantes e demasiadamente relevantes, tais como "verdade", "mundo", "objetividade", "fato", "realidade", entre outros que o pós-modernismo relativiza. Talvez valha uma reflexão a respeito. Pessoalmente, buscar uma aproximação entre o marxismo e o pós-modernismo é um contrassenso, na medida em que este último tem uma compreensão metafilosófica que pondera a filosofia enquanto "a system building", ou seja, como uma atividade cognitiva que tem por objetivo garantir que, por intermédio de um conjunto de ferramentas lógicas, bem como de certos conceitos, se possa desenvolver um sistema-mundo, a partir de respostas para perguntas acerca da estrutura fundamental da realidade, mas cujo valor de verdade não seria decidível, dada a ausência de critérios filosóficos objetivos a partir dos quais decidir claramente entre as hipóteses possíveis qual é o caso acerca de certos problemas.
@javefx
@javefx 3 ай бұрын
Eu entendo a complexidade dessa questão, mas você acha que isso deve ser aplicado na política pública? Pergunta sincera. A ciência tem seu acúmulo de conhecimento baseado na materialidade, mas sem o metafísico ou a 'relativização' das ideias será que ela teria chegado onde chegou? Eu acredito que a chave tá em alguma coisa entre essas duas, já que, como é explanado pela Senhorita Bira não existe teoria científica que dê conta de tudo
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
Pedro Ivo é um poeta calado.
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
Marxismo é bastante avesso a Metafísica e Engels é bastante claro nesse livro. Ele deplora do chamado pensamento metafísico.
@ThalesHalley1
@ThalesHalley1 3 ай бұрын
@@javefx, penso que é imperioso que o seja! Justifico: diferentemente do que se diz, a metafísica não é um método, tampouco um ramo da filosofia preocupada com questões em abstrato sobre o trascendente, antes, é o ramo da filosofia que tem por objetivo investigar questões relacionadas à estrutura fundamental da realidade. Deste modo, é uma área que perpassa se não todas, quase todas as áreas da filosofia, desde a Ética à filosofia da mente, filosofia da matemática ou a filosofia da física. Preocupa-se com questões, tais como, a natureza da identidade pessoal, a natureza da causalidade, a natureza do tempo e do espaço, a natureza da mente, entre outras. E não é possível desenvolver um modelo filosófico sério, que dê conta de responder a estas questões, sem que se esteja cientificamente bem informado, ou seja, sem que se esteja assentado na materialidade. Dito isso, ao pensar em políticas públicas pensa-se a partir de um conjunto de valores normativos que definirão o modo como a sociedade deve ser organizada e estruturada. Se admitirmos que Nietzsche, por exemplo, está correto, então estaremos nos comprometendo com um certo cinismo filosófico que admite a inexistência de critérios metaéticos objetivos a partir dos quais definirmos os princípios normativos de organização da sociedade. É ter esta postura cínica, relativista ou subjetivista em relação aos fundamentos da Ética, por exemplo, que acaba por reduzir todas as relações sociais a um jogo de poder, a um conflito constante e contínuo de interesse entre as diversas instituições, negligenciando qualquer perspectiva que leve em consideração algo mais que o próprio interesse. O exemplo concreto que se tem disto é o que faz o parlamento brasileiro em relação a eventuais pautas progressistas. Sabemos que a intencional omissão da gestão federal passada foi responsável pelo elevado e estratosférico número de mortes causados pela COVID-19. Por quê? Interesses escusos do setor empresarial, receoso por diminuir a sua margem de lucro. Veja-se, por exemplo, a posição de ampla parte do setor evangélico em relação ao conhecimento científico, em que pese a relativização da ciência, dando margem para a adesão de políticas públicas fundadas em pseudociência. Tudo isto é fruto ou consequência da adesão de uma metafilosofia que abdica da necessidade e importância de uma compreensão sistemática de mundo, comprometida com certos conceitos , tais como "verdade", "mundo", "objetividade", "fato", "realidade", entre outros que o pós-modernismo relativiza.
@ThalesHalley1
@ThalesHalley1 3 ай бұрын
@@clairdeluma você está absolutamente correta! E em momento algum, ao longo da live, o Pedro Ivo pondera qualquer coisa diferente disto. No entanto, o que você parece ter esquecido de dizer é que Engels está criticando fortemente as noções aristotélicas e suas correlatas, mas também a noção kantiana de metafísica, que eram as duas grandes concepções de metafísica aderidas pela tradição filosófica até aquele momento. Como você certamente sabe: Grosso modo, a definição clássica ou aristotélica e correlatas ponderam que: 1) A metafísica é um ramo de investigação que se preocupa com questões relacionadas à estrutura fundamental da realidade. 2) A natureza é eterna e imutável. Ao passo que a noção kantiana pondera que: A metafísica é um ramo de investigação que se preocupa com o desvendar das condições de possibilidade do conhecimento humano, isto é, da estrutura e das categorias a priori do sujeito transcendental, por meio da qual os fenômenos são percebidos e entendidos. O que Marx e Engels fazem é rejeitar ambas estas compreensões, e chamam aquilo que propõem de Dialética, sem, no entanto, abrir mão da pretensa atividade de investigar a natureza nas suas relações fundamentais (vide o "Dialética da Natureza" que o Engels escreve). E, veja que interessante, isso é também fazer metafísica, ao menos tal como compreendida do século XX para cá (tenho em mente, por exemplo, os trabalhos sobre o processualismo do Alfred North Whitehead e do Nicholas Rescher, mas também os trabalhos de ontologia do Willard van Orman Quine e do Lukács). O Pedro não é um garoto ingênuo, recém-saído da universidade. Ele entende consideravelmente bem a literatura sobre a qual está se debruçando e apresentando ao seu público. Foi absolutamente desnecessário o ataque que você fez ao camarada!
@Thiago30Pacheco
@Thiago30Pacheco 3 ай бұрын
CARALHO!!!! TU FOI RAPIDO!!!!....
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 ай бұрын
Domingo de frio e chuva em Floripa, hauahuahua.
@ReadilanPappe
@ReadilanPappe 3 ай бұрын
Que alegria, graças ao Gaiofato, encontrei o seu canal. Vamos unir as forças, sim! Recomendo o artigo BRUTALISMO LIBERTARIANO de FRACO BERARDI. Ele fala de uma onda fascista que tem uma força brutal tamanha, como se fosse um veículo em alta velocidade sem freios. Talvez se explique o sentimento da Sra. Bira e a pujança do momento tão obscuro que humanidade está passando.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 ай бұрын
Obrigado pela recomendação. Tmj.
@anselmobatista4864
@anselmobatista4864 3 ай бұрын
Muito bom o vídeo! Baita didática! Curto muito o teu entusiasmo ao falar sobre esses temas! Fraterno abraço!
@SirinxDumplings
@SirinxDumplings 3 ай бұрын
Esse video lancado no dia que a esquerda real Francesa cresceu de maneira completamente inesperada nas eleicoes....
@Venom-yi7ol
@Venom-yi7ol 3 ай бұрын
Ela tá certa, o identitarismo tá matando a esquerda.
@viniciuskr8561
@viniciuskr8561 3 ай бұрын
Antes do pós modernismo a esquerda conseguia derrotar o nazismo e o fascismo
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
Quais evidências objetivas?
@Venom-yi7ol
@Venom-yi7ol 3 ай бұрын
@@clairdeluma a evidência objetiva é a diferença de gênero entre os apoiadores de esquerda e direita, por exemplo. A esquerda espantou os homens, pois os vilanizou junto ao feminismo, e isso é horrível pra causa operária (que precisa do trabalhador manual apoiando o sindicato). Essa diferença é fácil de achar, procure no Google "diferença de sexo esquerda e direita", tem vários estudos e os mais recentes mostraram um estágio bem avançado na Coreia do Sul (onde os homens são praticamente todos de direita e as mulheres quase todas de esquerda), resultados que tem se espalhado pro resto do mundo. Enquanto a esquerda continuar dando apoio pra feminista chamando os homens de "estuprador em potencial", a revolução será impossível.
@foioyan
@foioyan 3 ай бұрын
​​@@clairdelumaexatamente o dito no vídeo dela (aparentemente não viu): muito idealismo, identitarismo e pouca visão ou NEGAÇÃO de realidade.
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@foioyan e tudo isso é subjetivo. Quero o objetivo. Usar nomes para taxar não é evidencia . Não assisto pseudo travesti.
@imrodrigopinheiro
@imrodrigopinheiro 3 ай бұрын
se o canal der certo, não. o canal já está dando certo.
@ana_carol89
@ana_carol89 3 ай бұрын
A esquerda precisa olhar um pouco mais pro povo, isso sim! Não adianta mergulhar em livros e fazer vista grossa pra falta de saneamento básico, por exemplo. O que os livros sobre pós -modernidade fala sobre uma nação com 100 milhões de pessoas sem saneamento?
@molinabom
@molinabom 3 ай бұрын
Dignidade também é um "universal platônico", mesmo que possa ser definido em termos materiais (assim como "bem-comum" ou "justiça"). Se formos relativizar tudo, não há justificativa para se defender que as pessoas não passem fome ou não sejam exploradas. Como atribuir valor negativo à opressão? Para o opressor, ele está correto, usando seu poder para impor sobre os mais fracos. Se não houver um sentido universal de justiça, isso está permitido. Você não percebeu que nessa concepção pós-moderna, nem a luta se justifica.
@rodrigocoelho842
@rodrigocoelho842 2 ай бұрын
Como posso começar a estudar o pós-modernismo e sua conciliação com o marxismo ?
@ladymorwendaebrethil-feani4031
@ladymorwendaebrethil-feani4031 3 ай бұрын
2:06 essa concepção de justiça, muito comum na esquerda liberal dos Estados Unidos, eh muito rawlsiana. Eu não acredito nisso, pq de fato, considero justiça como um ideal abstrato, derivado do idealismo socrático/platônico. Mas eu não sou pós moderna, eu sou materialista (e sim, estou muito próxima do anarcossindicalismo). Eu procuro uma sociedade baseada em liberdade, igualdade e soliedariedade, mas eu reconheço que o que me motiva é um desejo por isso, um afeto. Porém, considero que essas aspirações são realizáveis através da praxis, muito diferente da justiça, pois é muito difícil chegar ao que seria uma praxis da justiça, pois ela é algo muito subjetivo, o que é justo para uma pessoa sempre vai ser dependente da moralidade pessoa dessa pessoa, o que siginfica que todo mundo pode reinvidicar a justiça para si, pois afinal, os fascistas e o ISIS se consideram promotores da justiça. Inclusive isso está associado porquê essa é uma visão platônica: ela só é sustentável para pessoas que acreditam em moral objetiva. Porém, quantas atrocidades concretas não são feitas em nome de moralidades objetivas abstratas? Agora, liberdade, igualdade e solidariedade são coisas mais concretas, praticáveis e diria que até mesmo mensuráveis (e por isso não me considero pós moderna, pois minha visão é um materialismo forte). No debate entre Chomsky e Foucault eu não consegui concordar com nenhum dos dois inclusive. Considero que ambos tem uma visão dualista de mundo (Chomsky explicitamente e Foucault implicitamente) que não é compatível com a minha.
@ogrziela
@ogrziela 3 ай бұрын
Todo dia é um novo dia para lutar contra as amarras do capitalismo. Ainda espero que podemos revolucionar.
@ragassi1
@ragassi1 3 ай бұрын
Dizer que não existe metanarrativa não seria uma metanarrativa?
@5driedgrams
@5driedgrams 3 ай бұрын
Bira perdeu bastante a credibilidade quanto usou de referência e recomendou um livro toscasso de um (pseudo)filósofo inglês que tem uma citação do Jordan Peterson elogiando o livro na capa. Toda confusão e besteira sobre pós-modernismo que o Peterson fala ele tirou do primeiro livro desse sujeito. Daí a Bira vai lá e cita, recomenda e diz que é um dos melhores livros que ela leu.
@gustavobitencourt4001
@gustavobitencourt4001 3 ай бұрын
É pelo visto não vamos chegar a lugar nenhum mesmo, é sempre uma tentativa de deslegitizar um todo complexo com uma merda que ninguém se importa. Nada que o Bira diz merece ser ouvido e analisado afinal ela recomendou a porra de um livro que ninguém conhece e vai ler. Parabéns esquerda seguimos no caminho certo...
@renatodeoliveira1915
@renatodeoliveira1915 3 ай бұрын
@@gustavobitencourt4001 caracas mandou a braba
@Drhomeostase03
@Drhomeostase03 3 ай бұрын
Perdeu credibilidade pq não era do jeito q vc achava que devia ser né.. Como todo esquerdista você é só um mimadinho criado pela mamãe
@caiozambori8540
@caiozambori8540 3 ай бұрын
Po legal, nao conhecia seu canal e o algoritmo me indicou! Tô comentando pra engajar e digo que vou acompanhar mais seu trampo meu mano!
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 3 ай бұрын
BOA, Daniel, e por favor sim escreva esse livro.
@corizandralima8396
@corizandralima8396 3 ай бұрын
Admiro muito Senhorita Bira. ❤
@mariadapenhamoreira9846
@mariadapenhamoreira9846 3 ай бұрын
Lembrem de Paulo Guedes. Chega de empregada doméstica ir para a Disney. Assim o real se desvalorizou em 58%. Um preconceito devastou o Brasil inteiro. Bem comum?
@thaynaartmann6609
@thaynaartmann6609 3 ай бұрын
Algoritmo recomendou. Bom demais
@liviamourr
@liviamourr 3 ай бұрын
Muito bem visto!!! Ótimo perspectiva e análise da realidade.
@Daniel-lj4fr
@Daniel-lj4fr Ай бұрын
Então, ele propõem como se "alguém passar fome " fosse algo ruim, mas esse eu problema, tem gente que não acha isso, essa pessoa passa fome porque ela não se esforça, logo isso é culpa dela, portanto essa pessoal não tem um motivo para lutar
@RaiSPG
@RaiSPG 3 ай бұрын
Um manézinho marxista, falando sobre o conteúdo do Bira e a pós-modernidade... curti. Adoro Floripa. Nova inscrita.
@EduardoCunha-u1v
@EduardoCunha-u1v 3 ай бұрын
Vamos seguir lutando, mas o ponto da Bira nos dois vídeos é: nós já perdemos. Vamos continuar estancando sangramentos dos quais não sabemos a cura e, mesmo que a tivéssemos, o povo está rendido, não está disposto a aplicá- la.
@JoaoPaulo-kfk88
@JoaoPaulo-kfk88 3 ай бұрын
A materialidade do marxismo impede de você colocar o que você quiser? Quem vê até parece que marxismo não é um movimento heterogêneo de ideias.
@b.h.6689
@b.h.6689 3 ай бұрын
O que é uma meta narrativa?
@rodrigosantos412
@rodrigosantos412 3 ай бұрын
Gosto do Jones, mas, quando ele foi mencionado por Caetano Veloso fíquei com o pé atrás... se vcs tiverem amigos, parentes que moram na Bahia, perguntem a eles sobre a oligarquia artística familia Veloso, Gil entre outros por aquelas bandas. #ILUMINISMOPOSMODERNOFEATSRABIRAJA
@brendo1186
@brendo1186 3 ай бұрын
Concordo 100% com a bira, vc é delusional
@pedrogondims
@pedrogondims 3 ай бұрын
inscrito. tô com srta bira. perdemos? sim mas vou apoiar quem ainda fala contra essa bosta desse sistema
@Lab.53
@Lab.53 3 ай бұрын
Primeira vez no seu canal. Vídeo muito bom. Estamos de acordo em vários pontos. Também acho que as grandes narrativas e as bobagens metafísicas com seus transcendentais seguem fazendo um mal danado para a humanidade. Infelizmente, a maioria das pessoas ainda continua com um pé no platonismo. E também acho que enquanto houver um ser humano passando fome, tudo o mais é supérfluo e irrelevante. Parafraseando o velho Marx, é preciso avançar do necessário para a liberdade. Contudo, é bom não superestimarmos nossa espécie: do mesmo jeito que muitos Einstein morrem de fome, muitos Trump também morrem, só pra ficar em um exemplo bem atual. Ah, e vale lembrar que Foulcault tinha um ranço incontornável com o marxismo. Like. Novo inscrito.
@jeangoetten8763
@jeangoetten8763 3 ай бұрын
Tou passando nuuuuu, na catraca do céu...
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Mais um pra ajudar a engajar
@Rob-h3w
@Rob-h3w 3 ай бұрын
O que vc acha do jordan peterson e do neomarxismo posmoderno que ele defende existir?
@Xurudoscortes
@Xurudoscortes 3 ай бұрын
No meu entendimento a esquerda precisa melhorar o discurso e trazer capilaridade,pq do jeito que está nunca iremos vencer.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 3 ай бұрын
Daniel: a poeta Adélia Prado comentou o texto A Transparência do Mal do Jean Baudrillard no Roda Viva e o tema voltou a ter pertinência, pois nesse Roda VIva ela falou em "ditadura do PT". Notei que não há nada em português aqui a respeito (do Baudrillard). Sugiro um vídeo aproveitando esse "bait".
@joelmapereira8398
@joelmapereira8398 3 ай бұрын
Grava o vídeo de pós modernidade msm!
@b.h.6689
@b.h.6689 3 ай бұрын
O que é bem comum?
@gustavobertin5839
@gustavobertin5839 3 ай бұрын
Te.conheci no Psicodalia!! Abraço
@mateuspantarhei
@mateuspantarhei 3 ай бұрын
Muito bom Daniel! Segue firme mano!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 ай бұрын
Valeu mano. :)
@vicentebenedito5873
@vicentebenedito5873 3 ай бұрын
Surfing na onda inteligente dos outros. Maid um . Senhorita bira é o diferencial
@KeyboardistMonster
@KeyboardistMonster 3 ай бұрын
"a gente precisa ser marxista porque somos classe trabalhadora" "a gente precisa ser marxista porque não seremos felizes no capitalismo" Isso é simplesmente péssimo para mim, não é um bom argumento, não é algo que acho que deveria ser dito, eu to estudando sobre essas coisas e me introduzindo a ideologias agora e escutar isso me afastas demais. Alias, isso realmente soa como materialidade e não meta físico para vocês? Algo subjetivo como felicidade? E condicionar o trabalhador a uma oposição como se ele não tivesse outra escolha? As ideologias de direita nunca se apresentam como escolha única, não soam totalitaristas e a esquerda peca demais nisso o tempo todo
@felipebarbosasilveira5375
@felipebarbosasilveira5375 3 ай бұрын
Excelente 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@maga7173
@maga7173 3 ай бұрын
Obrigado
@isabelmineira
@isabelmineira 3 ай бұрын
Já vi a Senhorita Bira, ela é demolidora! Esmaga todos os meus conceitos caducados e eu adoro Só não consigo entender o Ciro Gomes como ela explica.
@higorclaudino9507
@higorclaudino9507 3 ай бұрын
Na boa? Curso meu doutoramento em um programa majoritariamente marxista (PPGSS/UFRJ) e o que percebo é que a galera quer criticar o que muito mal conhece. É cansativo, viu.
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Mais um pra furar a bolha
@DiegoRuggeri
@DiegoRuggeri 3 ай бұрын
Não é a felicidade a maior meta narrativa?
@lr6381
@lr6381 3 ай бұрын
A felicidade é momento e não um estado pleno do sentir.
@edu5250
@edu5250 3 ай бұрын
aí pegou pesado kkkk
@joelmapereira8398
@joelmapereira8398 3 ай бұрын
Vídeo mto bom!
@Thiago30Pacheco
@Thiago30Pacheco 3 ай бұрын
EU AMO ESSE HOMEM!!!!!!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 ай бұрын
:)
@victorrocha5908
@victorrocha5908 3 ай бұрын
Ai, ó. Voce foi citado pelo Gaiofato no último video em resposta ao Bira, nele ele debate um pouco o pos modernismo
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 ай бұрын
Muito obrigado. Acabei de assistir. Adorei. Não teria visto sem você me avisando. Grande abraço.
@FranklinMonteiro-e6c
@FranklinMonteiro-e6c 3 ай бұрын
Eu assisti o vídeo da senhorita Bira. Entendi tudo. E concordei com quase tudo. Ela consegue falar com as massas. Eu não sou especialista em nada disso. Sou anticapitalista. Isso tenho certeza. Mas a maioria dos vídeos de pessoas da esquerda há conceitos muito arrojados. Pelo menos pra mim que não entendo muito. E olha que eu acompanho e leio bastante. Acho academia importante. Mas falta falar um dialeto mais simples (não simplório). Eu em vários momentos me perdir no seu vídeo. Tentando entender. Meu comentário é genuíno e de forma nenhuma estou menosprezando ou criticando. Irei assistir a outros vídeos.
@magnobraga4619
@magnobraga4619 3 ай бұрын
Cada vídeo resposta ao Bira é uma prova do argumento dele rsrs E o problema não é você. Existe sim a possibilidade de falar de forma acessível às pessoas comuns. Mas o povo vive em um bolha acadêmica, linguística.
@felipe-hq1ts
@felipe-hq1ts 3 ай бұрын
👏👏👏👏👏
@polianealvesdeoliveira7373
@polianealvesdeoliveira7373 3 ай бұрын
4 anos e o KZbin só me indica vc hoje? Afff
@fernandacorrea3824
@fernandacorrea3824 3 ай бұрын
Mas gente, qual é a opção ao capitalismo?
@rony4712
@rony4712 3 ай бұрын
Estou com a Bira ,chega desse papo vagabundo.
@pedroribeirao8812
@pedroribeirao8812 3 ай бұрын
Oi
@kioro4221
@kioro4221 3 ай бұрын
confia
@robertomarques3881
@robertomarques3881 3 ай бұрын
❤❤❤❤
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Mais outro
@uayten
@uayten 3 ай бұрын
Você só falou que não acredita no que a Bira falou, mas não trouxe nenhuma solução... parece palavras ao vento
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
E tem que trazer solução????
@uayten
@uayten 3 ай бұрын
@@clairdeluma Tem! Se ele discorda e não traz argumentos para contestar, é só uma conversa de buteco
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@uayten e quem disse que ele não argumentou? Argumento não é solução.
@uayten
@uayten 3 ай бұрын
@@clairdeluma Ele não argumentou! Ele só disse que não acha que o futuro será tão ruim quanto Bira está falando, mas não trouxe nenhum embasamento que sustente essa *hipótese*
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@uayten isso não é uma tese. É uma hipótese. Ele argumentou o vídeo todo.
@viniciuskr8561
@viniciuskr8561 3 ай бұрын
Acho que você chegou tarde nessa discussão, querer atacar o platonismo e a noção de desenvolvimento da sociedade é querer contrariar marx e engels no anti-during sobre o socialismo utópico ao socialismo científico. O Ateu informa expõe isso
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Mais um
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Up
@lily-alves
@lily-alves 3 ай бұрын
Você me pegou com esse vídeo. Inscrita. Todos contra o sistema e espero conhecer mais sobre o pós-modernismo. Obrigada por dividir seu conhecimento comigo.
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Outro
@Episteme-da-Banana
@Episteme-da-Banana 2 ай бұрын
.
@fredericoduarte6656
@fredericoduarte6656 3 ай бұрын
Promeiramente, ser "contra o sistema" e iluminista não faz sentido algum. Deverias estudar mais antes de vir pregar na Internet.
@gabrieltno46966
@gabrieltno46966 3 ай бұрын
Pós-modernidade iimplica em relativismo. Perigoso.
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
Non sequitur. Basta ler Conde em Teias da Razão.
@gabrieltno46966
@gabrieltno46966 3 ай бұрын
@@clairdeluma 😴
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@gabrieltno46966 ou seja, relativista aqui é você que.
@gabrieltno46966
@gabrieltno46966 3 ай бұрын
@@clairdeluma O seu "non sequitur" foi o que me deu um soninho. Espero que não queira relativizar o meu sono também.
@clairdeluma
@clairdeluma 3 ай бұрын
@@gabrieltno46966 quem relativiza aqui é você. Minha relatividade não é para seu bico
@edisone.7212
@edisone.7212 3 ай бұрын
Sra Bira, está precisando de muita, mas muita didática. Cansado das bobagens dela!
@michelrodrigues5686
@michelrodrigues5686 3 ай бұрын
Quando nós vamos vencer?
@wennlys
@wennlys 3 ай бұрын
Eu acho que é você que não tá entendo kkkk porque os vídeos são extremamente didáticos.
@8twonder
@8twonder 3 ай бұрын
Gente qta merda
@edisone.7212
@edisone.7212 3 ай бұрын
@@wennlys Ah! Eu estudo mais que Ubiraci, meu amigo. Exijo bem mais do que ela consegue apresentar!
@wennlys
@wennlys 3 ай бұрын
@@edisone.7212 quanta chatice.
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Up
@eduardofroio9655
@eduardofroio9655 3 ай бұрын
Up
Synyptas 4 | Арамызда бір сатқын бар ! | 4 Bolim
17:24
小路飞嫁祸姐姐搞破坏 #路飞#海贼王
00:45
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 29 МЛН
This mother's baby is too unreliable.
00:13
FUNNY XIAOTING 666
Рет қаралды 38 МЛН
Цыганка помогла мужику #shorts
0:38
FRANCH
Рет қаралды 2,3 МЛН
ГОЛУБЫЕ ГЛАЗКИ РОЗОВЫЕ ЩЁЧКИ#cat
0:20
Лайки Like
Рет қаралды 1,7 МЛН
Best funny moment 😆#shorts
0:30
Funny TV
Рет қаралды 5 МЛН
У тебя 2 яйца 🥚🥚
0:35
Сан Тан
Рет қаралды 1,9 МЛН
Покрасила ЛЕДИ БАГ 🤣
0:43
ANDRUS
Рет қаралды 1,6 МЛН