Fiquemos atentos à Betelgeuse! Se acontecer, seremos uma geração privilegiada.
@antonio851974 жыл бұрын
Padre você não é fiel na bíblia?
@leandraodemoraesmachado36004 жыл бұрын
nos ja somos...pegamos so o inicio da inflexao do dawn de aquários...30 anos de tudo ao mesmo tempo agora com a gente derretendo em coisa sintetica avistando outras sinteticolandias.. inicio da nossa extinçao in natura em coisa sintetica
@edgama71154 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/hHTMpYhmrdhqhsk 🇧🇷teoria brasileira🇧🇷 Simulação da formação de estrelas e planetas
@ricardolima52284 жыл бұрын
Sua benção, padre.
@morenoblackbird4 жыл бұрын
Padre!! Preciso fazer uma confissão.
@paulosojunior4 жыл бұрын
É incrível que a forma que conhecemos a Betelgeuse hoje, é como ela era em 1376 ou 1377.
@anasclaudiass4 жыл бұрын
Paulo Souza Jr. Ne
@lucassilvabrbr4 жыл бұрын
Talvez ela já deve até está morta agora e agente ainda está vendo o brilho dela
@DEMITOYT4 жыл бұрын
A forma que nos vemos hoje, os dino também via ela, SE a luz dela esta 700mil anos de distância, cara é a luz que corre anos luz de distância para alcançar anos luz, vc sab oq é anos luz? Vc sab? Então não estamos vendo ela como ela era 1300 anos. Ta bem distante disso ai
@Shadowytree03 жыл бұрын
@@DEMITOYT tipo uns 600 mil anos atras
@OARU4 жыл бұрын
Hoje aqui no Observatório OARU estive observando Betelgeuse. Tomara que quando ela explodir não seja no mês de junho, pois ela estará na direção do Sol e o espetáculo será ofuscado. Todos de olho nessa estrela.
@oaprendiz88224 жыл бұрын
Quanto tempo duraria a visão dessa imensa explosão?
@nelcinhoo4 жыл бұрын
Ah mas tomara que até lá existam alguns telescópios espaciais possíveis de filmar ou fotografar o evento independe da nossa posição. Queria muito ver algo assim antes de morrer heheh
@vjoshuas4 жыл бұрын
Olá sou de Manaus onde fica a OARU ? Está aberta para visitantes?
@davidbicalho4 жыл бұрын
Na verdade ela provavelmente já explodiu, estamos vendo o passado. 🤯
@jupitersaturno68454 жыл бұрын
É possível que esta transformação já tenha ocorrido e o que impede de vermos o fenômeno é a distância em anos-luz. Estou certo? Abraço. 15012020
@josecyaraujo10144 жыл бұрын
Gosto dos seus vídeos porque tem conteúdo e é explicado profundamente. Não gosto de vídeos que tem um tema importante e quando começam a falar já terminou.... falam superficialmente... é como quando vamos saborear uma sobremesa aí vem alguém e retira e a gente fica a ver navios.... Continue assim...explicando e informando todos os detalhes. Parabéns!
@allanfilipe88834 жыл бұрын
Tomara que eu veja algo tão magnífico antes de morrer😕
@denyoliver11794 жыл бұрын
Ķkķkkk é vdd viver para ver algum fenômeno astronômico pra nunca esquecer
@LeoZig4 жыл бұрын
Pode ter certeza que verá. Muito fenômeno extraordinários irão acontecer na nossa própria atmosfera, não precisará uma estrela esplodir pra vc ver. Seus olhos contemplarão coisas impressionantes. Abraços.
@omarr.dasilva95304 жыл бұрын
estude filosofia ou anatomia e fisiologia e vera que o espetaculo da vida já é um premio !!
@canalsemnada14 жыл бұрын
Quer ver mesmo então veja a explosão dessa estrela no raio de 50 anos luz kkkkk
@denyoliver11794 жыл бұрын
@@omarr.dasilva9530 sim a vida a existência já é o próprio milagre, os humanos não estão vivendo da maneira correta no planeta terra
@millerrodrigues.4 жыл бұрын
Serjão, como já disse, mesmo acompanhando depois, outra hora ou outro dia, mesma emoção, mesmo privilégio de assistir uma transmissão e acompanhar um trabalho de excelente qualidade igual o seu, queria que mais pessoas desse atenção, Parabéns!
@guilhermeamoliveira4 жыл бұрын
Como eu esperei seu video falando sobre isso, pra mim o melhor divulgador científico astronômico do KZbin
@alanrobert3124 жыл бұрын
Os astrônomos chineses e árabes tiveram sua chance em 1054, quando ocorreu na constelação de Touro (hoje é a Nebulosa do Caranguejo, a supernova); quem sabe nesse ano de 2020 não ocorra?
@francoboasorte6524 жыл бұрын
Pelo que tô vendo vai ser rápido. N passa de 98 mil anos. Podem esperar.
@caiorebelo67734 жыл бұрын
Porra mano, me fez rir tamanha 01 hora da madrugada! Kkkkk
@jtlimasilvaterto68104 жыл бұрын
Kkkk vou esperar!!!
@HugoJTCarvalho4 жыл бұрын
Boa!
@pedropedro97344 жыл бұрын
Já que é muito tempo, espera no sofá de casa. Quando ouvir um estrondo, é ela explodindo
@josecarlosdeazevedoazevedo32994 жыл бұрын
Kkkkkkkkk
@k_fuente20224 жыл бұрын
Sérgio, tenho 54 anos de idade. Quando criança (eu tinha entre 6 ou 9 anos de idade), na cidade em que moro (Salvador/Bahia), vários moradores testemunharam uma acontecimento como nunca visto antes. Era noite (talvez, entre 19h e 22h) quando eu e minha família vimos um ponto mais brilhante do que as estrelas crescer lentamente. Num dado instante, formou-se uma grande circunferência de raio crescente em torno deste ponto a qual foi, gradativamente, se dissipando. Nos dias seguintes, algumas pessoas disseram se tratar do nascimento dum estrela. Jé pesquisei acerca deste assunto na Internet e nenhum resultado me foi retornado. Fato é que o evento, realmente, aconteceu constituindo-se numas das melhores experiências que pude testemunhar na minha infância.
@alexsanderbg19684 жыл бұрын
Se quer saber o que está acontecendo no universo este é o melhor canal. Parabéns Sérgio.
@hildebrandovasconcellos32084 жыл бұрын
Como sempre, um baita professor de astronomia. Sérgio, aprendi mais contigo do que tudo que sabia antes. Uma sugestão sobre supernovas: Que tal apresentar os registros mais recentes de supernovas em outras galáxias? E sobre os poucos registros daquelas acontecidas aqui na Via Lactea? Lembre que li sobre os registros de chineses em tempos muito anteriores ao ano 600DC. Pergunta final: como pôde-se estimar o brilho da explosão, similar ao luar da lua cheia?? E se for uma mera “ estimativa” uma pergunta adicional: Mesmo a 709 anos luz da Terra, teria alguma possibilidade de recebermos também outro tipo de partículas junto ? Tipo anti- nêutrons?? PS.: estudei muito ... porém por mera curiosidade. Minha fonte: Deep Space.. que você bem conhece .
@OARU4 жыл бұрын
Sérgio, tem algum lugar onde posso consultar todos os dias essa informação do brilho de Betelgeuse?
@leandraodemoraesmachado36004 жыл бұрын
otima ênfase nas incertezas ... tambem muito bem em contextualizar as interconexões .. ondas gravitacionais anomalas..90% que vem da visada do titan.. e a queda ainda maior de intensidade das ultimas horas do brilho...cabe especular ainda mais... otima hora para insightar
@avazsagaz15914 жыл бұрын
Olá pessoal, na madrugada do dia 14/01/2020 eu vi (a olho nú) um rápido brilho no céu como uma explosão de uma estrela. Foi um fração de segundo, muito rápido mesmo e fiquei atônito pois não perecia com nada que eu já estivesse visto. No mesmo dia ao amanhecer relatei o ocorrido para minha esposa mesmo sabendo que ela não tem conhecimento nenhum sobre isso.
@forati4 жыл бұрын
Seria muita sorte conseguir ver uma supernova a olho nu no curto espaço da minha existência...
@fikdik79134 жыл бұрын
Coloca uma roupa no seu olho depravado 🤣🤣🤣
@naiellembento80184 жыл бұрын
@@fikdik7913 verdade, tá ofendendo o pudor das SuperNovinhas kkkkkkkk
@cesarsilva45254 жыл бұрын
A sua existência é por toda eternidade, o problema é onde vc vai estar
@celsosoaresdesouza31624 жыл бұрын
Não sou muito conhecedor de astronomia, mas o fato de ter ocorrido variações das ondas gravitacionais, sem outras características previstas no modelo, não poderia ser a incorporação de um corpo, planeta, muito massivo, que tenha sido incorporado pela estrela? Seria pertinente?
@mikeelektra4 жыл бұрын
Betelgeuse está a aprox. 700 anos luz de distancia da Terra e o raio em torno da estrela onde ocorrerá extinção da vida é de 50 anos luz, ou seja, uma distancia 14 vezes menor do que 700 anos luz. Como a energia da explosão se dissipa com o quadrado da distancia, a energia que receberemos aqui na Terra será cerca de 14^2 = 196 vezes menor que a Energia da Extinção da Vida. Então eu pergunto: 1) Isso é pouco? É Desprezível? 2) Essa energia não produzirá qualquer perturbação na Biosfera daTerra? 3) Afetaria o campo magnetico? A atmosfera? A tectonica? O aumento de radiação cancerígena? 4) Limite Anual de exposição do corpo inteiro à Radiação Ionizante para Indivíduo Ocupacionalmente Exposto (Norma CN EN-N N-3.OI) é de 20 mSv. Qual a estimativa pra radiação dessa explosão? O máximo anual pra pele é 500 mSv.
@daviramaciotti54024 жыл бұрын
up
@apenasjunior14 жыл бұрын
Não. Sendo o raio de extinção de vida de 50 anos luz, então qualquer coisa além disso não se extinguirá.... Kkkkk
@danielramalho25384 жыл бұрын
Como ela está a 700 anos luz e a luz viaja aproximadamente a 300.000 km por segundo, eu não sei, mas se isso ocorrer agora, talvez a imagem da explosão vai ser visto daqui a 700 anos talvez.
@ExtremeOB4 жыл бұрын
De acordo com o Shwarza não há risco para a humanidade, já que para a terra sentir as consequências de uma possível explosão, esta estrela deve estar a menos de 50 anos luz de distância da terra.
@natanvianasp4 жыл бұрын
Todos os humanos vão pegar câncer com o aumento da radiação, logo precisaremos criar robôs com quantum processadores e dominar a nano fusão nuclear para que sejamos instalados em backups no armazenamento interno destes robôs que serão enviados para um sistema planetário seguro e habitável.
@carlitourps48704 жыл бұрын
Obrigado, Sérgio
@leandrosilvadossantos97384 жыл бұрын
Baita aula gratuita.parabens melhor explicação
@eugeniogusmao1454 жыл бұрын
Sérgio Sacani Boa noite, fiz um questionamento sobre a Betelgeuse e Antares, perguntando em que galáxia ou em quais galáxias, elas se encontram ou se encontravam, porém não vejo ele nos comentários. Gostaria de saber de vc está resposta, pois sou TOTALMENTE LEIGO em astronomia. Se quiser pode responder pelo meu e-mail que está cadastrado no meu registro como participante do seu site.
@filipebrasileiro32144 жыл бұрын
Elas se encontram na própia Via Lactea, respectivamente a 642 e 619 anos luz da Terra
@matheusbhfs154 жыл бұрын
Sérgio, li que as ondas gravitacionais podem estar ligadas ao processo de implosão da estrela. Se isso for fato, quanto tempo a partir da implosão demoraria pra estrela finalmente explodir em uma supernova?
@golemonplay4 жыл бұрын
Velho ele falou isso no vídeo, vc comentou antes de assistir ne.?
@edgama71154 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/j3bEZ42Klsd8a6c 🇧🇷teoria brasileira 🇧🇷 Formação das estrelas e planetas
@MusicLifeMetal4 жыл бұрын
Provavelmente uns mil anos.
@alexinigualavel31594 жыл бұрын
Levaria em torno de 700 anos luz ou mais
@brunnomenxa4 жыл бұрын
Questão de segundos a minutos a partir da implosão.
@fernandogiordano-veiculoscarro4 жыл бұрын
Nos últimos meses tenho notado a diminuição do disco da estrela e ela está com o brilho muito baixo comparado a 6 meses atrás, algo está acontecendo com ela, pode ser poeira estelar ou ela está encolhendo para explodir. Comparada com Rigel o brilho caiu muito mesmo.
@mastergear16014 жыл бұрын
O majestoso brilho de uma estrela colapsando
@enggilsonbn4 жыл бұрын
Caro Sérgio, explica uma coisa para mim. As ondas gravitacionais viajam à velocidade da luz pois nada é mais rápido do que ela, oras, se algo foi detectado por ondas gravitacionais, veríamos concomitantemente os efeitos luminosos, correto?
@cristianoquirino73704 жыл бұрын
Eu nunca torci tanto pra uma coisa explodir como essa estrela kkkk
@radahn0824 жыл бұрын
já explodiu kkk são 700 anos luz kkkk
@LuigiOne124 жыл бұрын
@@radahn082 ou vai explodir... É tudo estimado!
@jorgemanueldeoliveira76484 жыл бұрын
Ótima explicação. Muito clara, objetiva, científica, sem sensacionalismo.
@ViniciusSantos-jd8mx4 жыл бұрын
Muito importante o detalhe do tempo/distância. Ela pode estar explodindo agora, mas só saberemos daqui a 700 anos. Isso é muito louco! O universo é muito maravilhoso
@Lasques4 жыл бұрын
Mas no caso se estas ondas gravitacionais fossem mesmo da explosão dessa estrela, não veríamos o brilho dela antes das ondas? Pois se não, significaria q as ondas estão viajando acima da velocidade da luz, não?....o mesmo vale para os neutrinos.
@lucasdourado65554 жыл бұрын
não necessariamente, as ondas podem ser p indicativo de que ela implodiu, a super nova vem logo depois dessa etapa assim como os neutrinos
@danielramalho25384 жыл бұрын
Eu tenho reparado nessa estrela no céu e percebi que ela anda bem fraquinha, eu moro aqui na Serra da Cantareira e o céu não é muito estrela, mas pude perceber que ela tem enfraquecido seu brilho.
@haydnrodriguestorres17664 жыл бұрын
Tema Apaixonante; E,,, e,,,, se a nebulosa do caranguejo estando "aparentemente na mesma constelação, (Isso é uma besteira se a distancia de 700 anos luz for verdadeira,,, mais de 695 adiante da M41 com relação à Terra.; Mas se o calculo estiver duvidoso pode ter sim, "tido o seu campo gravitacional interagindo com a M41, "num sistema binário",,; ), ao explodia a M41 abalou a estrutura do "núcleo da Betelgeuse"; Porque a gravitação universal da matéria "calcárica", (digamos, não metálica), não tem influência Magnética"; Assim sendo é muito mais instável o compostamneto do "Núcleo Isolante" com relação ao restante do diâmetro metálico quente, até à superfície; Então você tem num sistema binário, "um núcleo de cada estrela sendo atraídos levemente entre si, e dois Campos Magnéticos s atraíndo mais fortemente, ; Quando explode, A Estrela perde o campo magnético , e desampara a outra, "QUE SEGUE O SEU RUMO RETILÍNEO", "mas os núcleos continuam se atraindo normalmente, o que causa um deslocamento do núcleo da estrela restante, "permitindo o curto circuito interno, e a consequênte explosão"; Outra hipótese também é a de que a própria M41 "esteja também na faixa dos 700 anos luz.; (Tudo depende da forma de cálculo e da maneira que o operador do telescópio a calcula; P. Expo.; Focaliza-se na Betelgeuse , Quando esta está ao "Pico da Meia noite da Estrela"; Calcula-se o ângulo de Inclinação do Telescópio entre o Equador Terrestre e o Sul; (produzindo uma escala de "90 (graus) divididos por "100" (%); Focaliza-se a "Parte Baixa" da objetiva no polo "oeste da Estrela"; Conta-se o tempo para que "O Alto" da Objetiva atinja o Polo Oeste da estrela; E,, "COM O MESMO FOCO DA NOITE", (SEM ALTERÁ-LO)", calcula-se o tempo desses detalhes "para com o Sol"; Isso te á a Distancia da estrela "em U.As.".; Porque? Porque "para o telescópio", o céu é como um quadro para um Microscópio'".; O que altera é que "o Vértice produzido no "Giro da Terra", (viva os Terra-planistas"..? ; Kkkkk ); Então medindo primeiro a Estrela você Multiplica o número de segundos gastos na produção do primeiro fator, (da estrela), pelo número de segundos gastos na produção do Segundo Fator (que é o Sol); Isso lhe dá a Distância exata do objeto; É importante que o Astro a ser medido "preencha toda a lente objetiva; (ou seja, o diâmetro da Estrela esteja batendo com o Foco da Objetiva; Ou seja ainda; A Distância da Terra ao Sol tem que ser medida com a mesma regulagem de foco da Estrela; Não pode ser padronizado; "Sol = Tantos segundos"..Não; Isso causa distorção e furta a precisão; E a última multiplicação é a do percentual de inclinação latitudinal"; (porque cada vez que Você chega mais próximo do Sul Absoluto, (abaixo a estrela inferior do Cruzeiro do Sul. o aparelho é anulado na mesma proporção de 100 % a 0 %.; Digamos que você queira medir a distancia de uma estrela a "9 Graus Sul"; Então Você "Divide" o fator "Tempo da Estrela", por 10 Vezes"; Porque o Telescópio gasta P. Expo"6 Segundos num astro equatorial,, de certa distância,, e 60 segundos num astro "sular" de 9 graus; Atenção; Nunca medir o astro de oeste a leste"..; A Base inicial sempre é o "Leste DA LENTE" no Oeste do Astro, cronometrando a chegada do Leste da Lente no Oeste da Estrela; Reformando ; O Leste da Lente bate no Oeste da estrela - (Pé da Lente e cabeça da Estrela) - --- --- conta o tempo de chegada do Oeste da Estrela no Oeste da Lente"; (Cabeça da Estrela na Cabeça da Lente);
@taluanioliveira28884 жыл бұрын
Todo ano no período de Dezembro sempre avisto a constelação de Orion e o ano passado (2019) não consegui observar a mesma no céu...fiquei intrigada!
@Diego-zh8di4 жыл бұрын
Sérgio, poderia aproveitar o gancho e nos colocar em uma situação de risco na qual alguma outra explosão próxima afetaria nosso sistema e nosso planeta. Fico pensando na explosão da Betelgeuse e se algum sistema próximo a essa grande estrela contemplasse a vida e tiver sido totalmente dizimada. Não sei aos demais, mas me fez refletir.
@hellzito70584 жыл бұрын
Quando Betelgeuse explodir já tô imaginando pessoas que não sabem sobre esse assunto falando que é o fim do mundo kk
@rogeriocorrea22084 жыл бұрын
já explodiu, pois fica a mais de 600 anos luz da terra, porém a imagem não chegou pra gente aqui ainda
@nandexmetal4 жыл бұрын
O Incrivel é que estamos vendo 700 ~ anos no passado, ou seja isso aconteceu na epoca da idade média.
@radahn0824 жыл бұрын
Exato
@flaviacj91774 жыл бұрын
Sim, o universo é fantástico
@Cal.762x514 жыл бұрын
São raciocínios como este que me trazem aqui sempre!
@rogeriocorrea22084 жыл бұрын
exato cara......talvez já explodiu há muitos anos, porém não conseguimos ver ainda, pois a imagem não chegou até aqui
@zEufraMine4 жыл бұрын
Qual a velocidade de propagação de uma onda Gravitacional? Se teoricamente fosse igual a velocidade da Luz veríamos a explosão ao mesmo tempo que "Sentiríamos" as ondas correto?
@Maleus6664 жыл бұрын
Seria possível a explosão de uma estrela distante transformar a noite da Terra em dia? E no caso da Betelgeuse, por quanto tempo o brilho de sua explosão duraria no céu?
@paulojesus43564 жыл бұрын
Betangeuse e uma estrela fantástica minha preferida! Gostaria de um vídeo também da WOH g64 👍
@namastepazeluz12674 жыл бұрын
Salve Sérgio Sacani,ontem a noite,fiquei um tempão olhando para ela,tadinha não queria que ela morresse!
@RodrigoVieiradaCosta4 жыл бұрын
Esse ano será marcante para a astronomia!!
@Ausknutz4 жыл бұрын
Mas Sérgio, se as ondas gravitacionais viajam na velocidade luz, então o Ligo teria detectado as ondas gravitacionais e os telescópicos teriam detectado a radiação da supernova ao mesmo tempo ou muito próximo, não? Como seria possível detectar as ondas gravitacionais de Betelgeuse antes da radiação se ambas viajam na mesma velociade?
@Jeffin-cc1rw4 жыл бұрын
São estágios da explosão, está tudo certo, primeiro a grosso modo com a transformação de Hélio em outros tipos de metais e carbono o núcleo se colapsa e vem uma implosão e com esse fenômeno gerando ondas gravitacionais servido de "arauto" pra uma supernova, após isso vem a chamada explosão da super nova o núcleo cedendo a gravidade e assim emitindo radiação que estava mantida no campo gravitacional da estrela, isso acontece com um grande estágio de tempo por isso é possível ver primeiro ondas gravitacionais, e bem, bem após a radiação vista da própria supernova (ondas gravitacionais-neutrinos-radiação em geral)
@senhox9704 жыл бұрын
@@laerteoliveira7923 comeu não, é que as ondas gravitacionais são emitodas antes
@tere.guglielmo4 жыл бұрын
Sergio, qual a diferença de velocidade da onda gravitacional e da velocidade da luz? Assim teríamos uma referência de qdo veríamos a supernova se acaso for Beteugeuse mesmo.
@josefranciscosousa97254 жыл бұрын
Valeu Sérgio pela bela explicação, o homem sabe o que fala.
@pedroferreira78124 жыл бұрын
Sérgio, já pensou em baixar o programa Space Engine ? é fantástico para exploração espacial e fonte para vídeos, depois dá uma olhada, tem diversos videos no youtube ;)
@Alvarocastanha4 жыл бұрын
Qual a diferença na velocidade de propagação das ondas gravitacionais, dos neutrinos e da Luz?
@fernandogallerani94174 жыл бұрын
Dei uma pesquisada e vi que essas ondas não são da explosão mas de um estágio "pré explosão" digamos... Então ela pode ter explodido logo depois e luz está a caminho, é a expectativa
@Hyphessobriconeques4 жыл бұрын
A diferença é que os neutrinos viajam à velocidades próximas da luz.
@mastomasto61974 жыл бұрын
Parabéns Sérgio e obrigado pela qualidade do canal. É triste observar á falta de programas inteligentes como este na TV aberta.
@luisclaudiodasilvareis49324 жыл бұрын
Eu tava tão feliz , passei umas duas horas la fora obcervando betelgeuse . esses astronomos acabando com minha felicidade.😢😢💚💛💙
@denyoliver11794 жыл бұрын
Kkkkkkkk a humanidade nem deverá existir quando essa estrela realmente sumir
@ingridteles77854 жыл бұрын
Kkkk
@calopsitamalucabird94344 жыл бұрын
@@denyoliver1179 po cara imagina que foda. Hoje tava bizoiando betelgeuse no telescopio. Imagina ela explode a luz dela chega ali bem na hora que eu to bizoiando.
@leonhardheiliger26054 жыл бұрын
E pensar q esses eventos sendo constatados agora, aconteceram a cerca de 700 anos atrás...
@brunnomenxa4 жыл бұрын
E você vai ver uma nebulosa no lugar, além de poder ver uma supernova a olho nu. E pode não ser tão cedo.
@kingsson32294 жыл бұрын
Excelente vídeo Serjão! A gent fica aguardando mais vídeos sobre esse tema, acho mto interessante.
@marcodias3044 жыл бұрын
Bacana!!!Melhor canal de Astronomia
@raimundoguedesjunior90314 жыл бұрын
A minha favorita estrela betelgueuse da constelação de Órion eu tbm não sei se ela explodiu acho que nao
@clodoaldojose30884 жыл бұрын
Boa tarde,tenho uma duvida se ela explodir hoje não ia demorar pra essa luz chegar até aqui?
@luizfernandes83314 жыл бұрын
Outro fato assim intrigante que nós leigos assimilamos ou indagamos. Pq como por ex uma gigantesca estrela dessa explodindo como poder ser? Uma parte dela inicia a explosão ? Ou será q é capaz de reunir uo iniciar a partir de seu centro matérias q pudesse vím ater uma explosão de toda a estrela. E um processo tão complexo q é até difícil de construir uma opinião.....
@tiagogarcia56474 жыл бұрын
Betelgeuse é uma de minhas preferidas.....está ali na frente das famosas 3 Marias em Orion mesmo....vou começar observar mais ela....se eu não achar já sei que explodiu hehe.... Pessoal que souber me tira uma dúvida: caso haja a explosão como será a visão daqui da Terra.....e qto tempo dura a explosão dela.... obrigado....boa noite.....
@diegoarth4 жыл бұрын
Supondo que a estrela realmente explodiu, como pode nós detectarmos as ondas gravitacionai e não vizualizermos nada de diferente via telescópio? Onda gravitacional é mais rápido que a luz?
@lemes..36054 жыл бұрын
DEMAIS ! SENSACIONAL ! GRATO !
@tiagospolavori62264 жыл бұрын
Faltou combinar com os neutrinos...😞
@tiagomartinsdesa58644 жыл бұрын
Kkkkkk boa 👍
@Filipe_Reboucas4 жыл бұрын
Sim. Uma implosão iria liberar muito neutrino.
@humbertomoraes37214 жыл бұрын
Sérgio Sacani sempre didático e esclarecendo bem os fatos! Voadora no dedão do like!
@flaviacj91774 жыл бұрын
Já vi umas simulações de como ficaria o céu com a explosão de Betelgeuse... será lindo!
@luna.family.4 жыл бұрын
Salve a esta aula fantástica! Belas imagens!
@jonathasribeiro25744 жыл бұрын
Caramba, vai ser lindo!
@nilorodarte83014 жыл бұрын
Do ponto de vista da estrela ou de uma hipotética civilização que existisse próximo a essa estrela, quanto tempo duraria essa "morte"? Anos, dias, horas, minutos? Daria tempo de alguma coisa se essa civilização tivesse tecnologia pra isso?
@larycoelho10964 жыл бұрын
Melhor explicação 👏🏽❤️
@andresuyama4 жыл бұрын
O gráfico do BURST, é igual a um espúrio conciliatório de um sistema Buck de potência eletrônica em altas frequências, equivale a contra eletromotriz
@eumesmo_oficial4 жыл бұрын
Por essas e outras que eu tenho minhas dúvidas de que quando olhamos para o céu...estamos olhando para o passado. Eu sei que pode parecer loucura...mas algumas coisas não me deixam ser convencido com essa história de olhar para uma estrela é olhar para o passado. A fonte emissora tem que existir para que sua luz tenha "energia" para viajar bilhões e bilhões de anos na velocidade da luz. Não tem como a luz se propagar no espaço de forma contínua sem a fonte emissora. Por mais poderoso que seja o pulso...sem a continuidade da emissão...a luz se dissipará com a distância. A onda...a luz...enfim... algumas coisas são realmente complicadas, mas de uma forma ou de outra...evidências de que a ciência está sempre aprendendo. e pelo visto a gravidade tem como ser tão rápida quanto a luz e realmente poderosa para causar um pulso que consiga se propagar dessa forma e por essa distância. Um pulso ou onda de choque...enfim...o distúrbio foi muito elevado para algo tão longe. Tendo em vista justamente essa lógica de olhar para o espaço é olhar para o passado. Não bate! Não cola...não faz sentido! Entendo que leve algum tempo até a luz ou a onda chegar ao ponto de observação, mas ainda sim...está sendo observado por ainda ter a fonte de energia em atividade ou energia "cinética " suficiente para durar tanto tempo por tamanha distância. Sei lá como explicar... o fato de estar tão longe...as alterações...as observações e medições... tudo isso está sendo monitorado, mas já aconteceu há centenas de anos atrás...?! e somente agora estamos detectando as alterações? entendem...como fica complicado de que essa teoria de olhar o céu é olhar o passado....não faz muito sentido não. se a distância está correta...a velocidade dos eventos está errada e a velocidade da luz não é um limitador para tudo no universo. se a velocidade da luz é o limite...as distâncias e as magnitudes(suas proporções e relações de tamanho e força gravitacional) estão erradas. sei lá...só uma breve e simples opnião de um entusiasta. Desculpem e Obrigado.
@EmmanuelEl-u8g4 жыл бұрын
Salve, Sr. Sacani ! Gratidão.
@samaraconte92424 жыл бұрын
Todo mundo torcendo pra explodir porque ta longe! Haha. Sensacional, Professor! Vai ser um espetáculo e tanto! Até lá, quantas maravilhas serão vistas no céu...Obrigada, querido Professor!😘🌹🌹
@radahn0824 жыл бұрын
essa estrela já explodiu a muito tempo kkk são 700 anos luz de distancia kkkk..
@rogeriocorrea22084 жыл бұрын
só quero ver explodir e virar um buraco negro, proximo da terra hauhauhauhau
@wericsilvarezende4 жыл бұрын
Sergio, sou leigo no assunto, mais como ela está a 700 anos-luz da terra, quer dizer se ela explodir a luz da explosão vai demorar 700 anos para podermos ver da terra a olho nú???? É isso alguém poderia me explicar.
@andersonl.dasilva23624 жыл бұрын
Boa noite, ao olharmos para o céu, vemos o passado de todos esses astros. Tudo já aconteceu. Portanto, se vermos a explosão da referida estrela, estaremos vendo um acontecimento de 700 anos atrás. Os telescópios apenas amplificam a nossa limitada capacidade visual.
@andersonl.dasilva23624 жыл бұрын
O que é passado lá, é presente aqui. Espero ter ajudado. Um abraço.
@guilhermerocha95284 жыл бұрын
Alguma novidade das pesquisas espaciais sobre o meteoro siamês ' Ultima-Tuli ' ? Não vejo nenhum vc canal de pesquisa científica voltando falar sobre o assunto ! 😏🔵
@oksandro294 жыл бұрын
Alguém só me fala uma coisa, a estrela está a 700 anos da terra, ok! Como podem reconhecer o tempo da estrela como "hoje, ontem e amanhã"? Se ela está a 700 anos da terra, ela poderia, teoricamente, já estar morta, ou não?
@adrianoalves-qripto4 жыл бұрын
Sérgio, põe o seu Podcast no Deezer caso não tenha. Obrigado pelo seu Trabalho!
@DiegoMarquesBrazil4 жыл бұрын
Baita paradoxo Sergião! Explode logo pra gente ver ou estica o máximo para termos cada vez mais tecnologia pra acompanhar o fenômeno? Se rolar com a gente velhinho já será ótimo hahaha! Abs
@brielcantor4 жыл бұрын
Boa noite Serjão! Anomalias nas trajetórias de estrelas ao redor dela podem ser indicativos de que ela tenha explodido? Valeu pelo vídeo!
@feracdl4 жыл бұрын
Ótimo programa
@marceloneto27194 жыл бұрын
Fico com a observação de Gabriel Rissoli, existem muitos sistemas na proximidade desta estrela e possível existência de vida, e seria uma pena a extinção de qualquer forma de vida.
@Shadowytree03 жыл бұрын
A explosão causaria extinção?
@carlapinheiro23464 жыл бұрын
Mais um vídeo excelente ... Bastante esclarecedor! Parabéns, Sérgio!
@carlosl11534 жыл бұрын
Qual a duração des de a explosão ao brilho máximo e até ela reduzir todo o super brilho?
@antoniomortatti68204 жыл бұрын
Ciência acima de tudo
@fernandoreis59094 жыл бұрын
👏👏 já estava na expectativa !
@FranciscoRodrigues-si2ff4 жыл бұрын
Eu queria saber se as estrelas que nós podemos ver a olho nú são todas da Via Láctea?
@renannegresiolo2204 жыл бұрын
sim, todas da via láctea
@MarceloAntonioDeOliveira4 жыл бұрын
Bom, acredita-se que após a explosão uma nebulosa será criada no local. Assim como aconteceu com a supernova de 1054 criando-se a Nebulosa do Caranguejo.
@rurounitiagokun4 жыл бұрын
Ondas gravitacionais, ondas de rádio, luz visível, neutrinos, tudo viaja na mesma velocidade no espaço?
@jadneves4 жыл бұрын
rurounitiagokun creio que não porque dependem das massas e também do meio de propagação, tal como a velocidade do som é maior em meio sólido. Por exemplo a onda de rádio é um pouco menor do que a velocidade da luz, é a “velocidade de grupo”, quando estiver em uma “guia de onda”. Quanto a ondas gravitacionais estas só podem ser muito baixas devido à massa e inércia pois atua como os raios cósmicos ou em meio denso.
@marcellusmachado4 жыл бұрын
As ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade no vácuo. As recentes detecções demonstram que as ondas gravitacionais viajam praticamente à velocidade da luz. Já houve muito "atrito" sobre os neutrinos mas pelo visto eles também respeitam o limite de 299.792.458 m/s.
@PauloRenatoRodriguesprr4 жыл бұрын
Ondas de rádio e luz visível são da mesma natureza, então sim, com certeza, viajam na velocidade da luz porque são luz. Ondas gravitacionais são oscilações no tecido do espaço-tempo, como se fossem ondas mecânicas, e a RG prevê que elas viajem à velocidade da luz, o que foi confirmado por recentes medições no LIGO. Os neutrinos, por sua vez, viajam mais lentamente pois possuem uma minúscula massa, quase zero.
@joaomarcelo27644 жыл бұрын
essa estoria de niburu alinhamento e erupcoes vulcanicas sao mesmo influencias da forte gravidade desse astro.
@ruanpablo20824 жыл бұрын
Nibiru não existe, e alinhamentos não fazem nada demais e não a gravidade de Betelgeuse não afeta a Terra.
@caematos4 жыл бұрын
Serjao, vc apagou o outro vídeo sobre betelgeuse? Feito umas semanas atrás
@mcp2doac6292 жыл бұрын
Eu já vir uma Super Nova é lindo 😍
@sandrolucas4 жыл бұрын
Espero que até o fim do ano essa explosão aconteça. Vai ser muito bonito.
@RicardoSilva-mc8uj4 жыл бұрын
em que galaxia se encontra a estrela?? a estrela tem o seu sistema solar com planetas em volta? para um bom curioso desde carl sagan, indique um bom telescopio. 700 anos luz da terra? acredito que o fato já ocorreu, razao pela mudança de seu brilho ao longo dos anos estudados.
@Gustavo_Selau4 жыл бұрын
Sérgio, tu falaste sobre sites que monitoram a incidência de neutrinos aqui na Terra. Podes disponibilizar os links?
@luizfernandes83314 жыл бұрын
Muito legal o vídeo as informações. Mais se essa estrela betegelse, for explodir a 700 anos luz daqui. Eu pgt ? Se ela explodir hoje só daqui setecentos anos é vamos ver. E estamos observando sua explosão ela já explodiu . Como se pode fazer análise???
@grojas_pw4 жыл бұрын
A luz é informação. Se ela explodiu a 700 anos, nós sol saberíamos hoje, porque a informação desse evento só chegaria para nós agora. É como se o ping fosse de 700 anos kkkk
@Popo_094 жыл бұрын
QUEM TA NA TORCIDA PRA ELA EXPLODIR DEIXA O LIKE!!!!! 😄👍
@paulosojunior4 жыл бұрын
Bem, seria mais para tentar adivinhar, já que se ela for explodir, isso já aconteceu a séculos atrás.
@Popo_094 жыл бұрын
@@claudio3879 Claro que esse Cláudio é uma pessoa ignorada por todos de sua volta, acho que nós da comunidade KZbin vamos fazer o mesmo...
@hatsunemikuprojectdivamikaela4 жыл бұрын
Tenho pena da Betelgeuse queria ela viva para sempre 😭
@yawa43064 жыл бұрын
@@hatsunemikuprojectdivamikaela aham sei
@hatsunemikuprojectdivamikaela4 жыл бұрын
@@yawa4306 sério, passei gosta de astronomia em 94 tinha 14 anos foi sobre artigo dela que vi biblioteca que me interessei pela Betegelse foi por ela e cruzeiro do sul passei localizadar nome estrela céu e constelação
@paulohenriquedamendesdasil38114 жыл бұрын
Quanto tempo pode durar o brilho de uma explosão de super nova?
@AlessandroVargas74 жыл бұрын
Acho muito interessante esse ceticismo e essa convicção de que nada vai nos acontecer se ela explodir sendo que tudo o que se tem são estimativas. Será que isso não é subestimar o poder dessa explosão?
@TheProfessorVagner4 жыл бұрын
Pergunta de leigo: As Ondas Gravitacionais são mais rápidas que o brilho de uma Supernova? Observar as Ondas Gravitacionais na sua vizinhança seriam um indicativo?]
@laerciobrigido33664 жыл бұрын
Sérgio, o burst foi dectado pelo 2 sites do LIGO?
@messiah71124 жыл бұрын
O mais engraçado é pensar que na verdade isso já deve ter acontecido há vários anos atrás, mas só é possível observar agora.
@grojas_pw4 жыл бұрын
O lag do universo é monstro
@victorhamr4 жыл бұрын
Poderia haver vida em algum planeta nas imediações de Betelgeuse. Seria incrível para nós, mas para esse planeta seria o fim. Brincadeiras a parte, Sérgio, quando essa liberação de neutrinos acontecer, teremos quanto tempo pra direcionar os telescópios pra lá, e por quanto tempo duraria a luminosidade e os outros efeitos causados por essa supernova?
@gregluiz2214 жыл бұрын
Sérgio, como é possível saber qual é o combustível da estrela? Se ela estiver fundindo elementos mais pesados isto seria um indicativo que ela está no fim da vida, certo? É este o caso de Betelgeuse?
Ouvi uma reportagem qe dizia,qe a beteugeus iria explodir a qual quer momento fui pra fora pra ver ,quebrei a cara... Não vi o resto da notícia...A matéria dizia era a qual quer momento u há 100 anos...fiqei triste pq até lá na morro.
@paulodontcry38184 жыл бұрын
CANAL de muita informação 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌎☀️🚀🚀🚀🛰🛰🛰🛰🛰
@nelsonsandes4 жыл бұрын
Existem estrelas que estejam próximas de explodir e oferecem risco à terra?