Рет қаралды 33
Nona sessão do III Curso de Verão em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta e dedicado ao tema Natureza, que decorreu no dia 03 de julho de 2024.
Serra da Estrela, Alentejo e S. Miguel: Clima regional e ambiente ecohumano
Sinopse:
Em que medida a literatura de ficção pode ser fonte fidedigna de conhecimento do património natural e humano dos locais e regiões que lhe servem de cenário? Como pode contribuir para a história ambiental e geográfica do território português e funcionar como aliada da consciência ambiental e climática do/as leitore/as? Que papel desempenham os fatores ambientais e eco-humanos nessas narrativas ficcionais, ao nível do discurso e do desenho de enredos e personagens? Partindo de uma perspetiva ecocrítica, apresenta- se uma nova leitura de três romances da literatura portuguesa do século XX publicados com diferença de três décadas entre si e com cenários de ação em três regiões de Portugal: dois em território continental - Beira Alta e Alto Alentejo - e um no Arquipélago dos Açores, Ilha de S. Miguel.
Ana Cristina Carvalho nasceu em Lisboa em 1961 e vive em Sintra. Entre 1986 e 2010 foi Engenheira do Ambiente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com funções sobretudo na área da informação e divulgação ambiental. Mestre (2009) e Doutora (2015) em Ecologia Humana (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa) com as teses, respetivamente: "Climas de Mudança: Vulnerabilidade Humana às Alterações Climáticas" e "A Relação Eco-humana na vida e na obra de Ferreira de Castro". Foi professora auxiliar convidada do Departamento de Sociologia, na cadeira “Desenvolvimento e Sustentabilidade” (2009 - 2018). Autora de artigos científicos e publicações de divulgação científica e do livro "Terra Nativa - Natureza e Paisagem Humanizada em Ferreira de Castro" (2017). É coeditora de Amazónia - Reflexos do Lugar nas Literaturas Portuguesa e Brasileira (2020) e dirige desde 2020 a coleção de livros “Literatura e Ambiente - Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção", que vai no seu terceiro volume. É investigadora integrada do CICS.NOVA, desenvolvendo um projeto multianual financiado pela FCT na interface Literatura Portuguesa e Clima.