Perfeito esse vídeo. Eu digo que a solução para quando a gente sai de uma relação disfuncional é estudar e se afastar física e afetivamente do abusador, da nova vítima e das respectivas famílias. Não fique perto da nova vida da pessoa abusiva - ela vai ser maravilhosa, assim como foi a sua no início da relação. Debruce-se em tudo que fale sobre relacionamentos abusivos, disfuncionais e estranhos. Eu não sabia que vivia uma relação abusiva, mas fui estudar inicialmente sobre tratamento de silêncio, que ao pesquisar na Internet descobri que ele fazia. Foi aí que compreendi que muita coisa estava errada. Ele era um livro de comportamentos e atitudes abusivas, as quais reconheci e aprendi com louvor. A minha pseudo relação perfeita era cheia de anomalias. Terceiro passo: evoluir. Ele era o abusivo, mas eu era a fechadura onde a chave (ele) encaixou perfeitamente. Fiz muita terapia e descobri o que me levava a ficar com alguém como ele e o pior, o que me fez tolerar tantos abusos e ainda assim permanecer - demorei um ano para conseguir sair. Quis me desafiar a aprender a ficar sozinha - era muito carente, dependente emocional e não sabia ficar sozinha. Aprendi com maestria, estou curtindo a solitude há 3 anos. Descobri minhas fragilidades e vulnerabilidades e hoje me vigio constantemente para não cair em ciladas. Tive o privilégio de testemunhar que o que a literatura trazia era a mais pura verdade. Ele fez hooverings perfeitos, a nova vítima me procurou em intenso sofrimento e eu pude ver que o relacionamento dele com a 'nova e perfeita vitima' era tão ou mais disfuncional do que o meu. Acredito que pior, pois a moça estava super mal há tempos mas não conseguia sair. Fiz questão de não ter contato com ambos, pois não me diz mais respeito. Mas foi bom poder ver que ele realmente é perturbado e que vai repetir ciclos. Hoje não tenho mais raiva nem amor. Sinto indiferença. E sinto mais ainda orgulho de mim por ter conseguido sair daquilo e por ter evoluído tanto! Hoje pouco me importa ele, ela ou alguma nova vítima. Me importa é a minha evolução e eu não me perder de mim novamente. Alan, terminei o relacionamento com o 'amor da minha vida' em 2021 e passei meses morta-viva, mas me alimentando de conhecimento e de terapia. E devo dizer que você foi um dos profissionais que me ajudou, com seu conhecimento. Obrigada, sempre e por tudo!
@AnaProfissional8 ай бұрын
Eu tenho plena certeza que ali não ah um pingo de felicidade, tudo sempre foi e é um poço de manipulação!
@Professora_Danielle_Santos8 ай бұрын
Estou há pouco mais de um ano sozinha, aproveitando este tempo para me curar. Meu ex, que se declarava diariamente para mim, casou pouco mais de três meses depois de ter terminado comigo. Soube depois, pela mãe dele, que o moço nunca fica sozinho, emenda relacionamentos. Cheguei a pensar que eu sou o problema. Neste momento, sozinha, estou bem-acompanhada.
@AltaneiroSequioso8 ай бұрын
Olha, eu tô há três anos sozinho, fiquei com algumas pessoas nesse meio tempo, pouquíssimas, mas não engatei nada. Aproveite esse momento e cuide de si, é muito bom e importante. Depois que descobri, percebi e refleti sobre meus padrões de escolhas afetivas, preferi ficar sozinho. Hoje, dificilmente me sinto só, e colocando na balança, porque tanto relacionamento quanto solidão tem seus prós e contras, estou preferindo a paz de estar só, e como você disse, bem acompanhado. Se um dia rolar, rolou, senão, tá tudo muito que bem kkk
@isurvived9338 ай бұрын
@@AltaneiroSequioso penso igualzinho e estou na mesma! Parabéns para nós!
@zeliaresende5608 ай бұрын
Ele me tratou igual lixo durante 10.anos de casamento,e agora a atual vive postando que ele é um homem maravilhoso,que só tem gratidão a Deus pelo homem tão bom que ela tem,😢continuo me sentindo horrível mesmo após 4 anos separada
@solangecalkavicius1148 ай бұрын
Verdade, td. que eles postam , não condiz ,nada com eles, fake.
@AnaAlice-ok5lh4 ай бұрын
Depois que comecei a identificar um narcisista minha vida melhorou
@KittyUwu074 ай бұрын
O problema é conviver com uma pessoa assim todo santo dia. É como viver um inferno na terra.
@raquelvieiranonato69508 ай бұрын
Boa noite, Alan estou aqui hoje para te agradecer por todos esses anos eu ter tido a oportunidade de te ouvir Você me ajudou muito em toda a minha recuperação e a busca de mim mesma Consegui me libertar de um cárcere onde convivi por 35 anos Só gratidão!!!
@Fernanda-te1uv8 ай бұрын
Me casei no final de 2005. No final de 2006 já estava separada e traumatizada. Final de 2007 meu ex quis voltar, falou com amigos, desencorajei totalmente a me contatar. Final de 2008 nos divorciamos e no mesmo mês ele se casou com outra pessoa. Final de 2009 tiveram um filho. Juro que nesse momento fiquei muito preocupada COM ELA, uma pessoa que nunca conheci, porque com filho nunca se libertaria dele totalmente... Se separaram 7 anos depois e não sei de mais nada depois disso.
@Danielasilva.434 ай бұрын
Eu acho que se a pessoa se preucupa se o ex abusador está feliz ou não é por que ainda não superou o fim daquele relacionamento,por que quando se supera é indiferente a vida do outro já não importa mais..
@vagnerdasneves8 ай бұрын
Precisamos curar as feridas que os narcisistas deixam na gente. Querer saber se o narcisista está feliz ou não é uma forma de continuar ligado a quem só tem a dor para nos causar… 😔 O esquecimento é todo o que esse tipo de gente merece da gente!
@ValeriaSantos-tw5gs8 ай бұрын
Concordo plenamente não quero sabe com quem ele anda nem o q ele faz tenho ranço desprezo quero distância desse verme q só me fez mal demônio em forma de gente 😢
@Luz-o8b8 ай бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho !
@lucasan938 ай бұрын
É a sociedade do espetáculo: o parecer ser é mais importante do que o ser de forma concreta. O importante para muitos não é viver aquilo de verdade e ter paciência para construir o que almejam, como uma relação saudável. O que importa, nesse caso, é convencer terceiros de que se vive uma relação ótima e está feliz, principalmente com recortes de "melhores momentos", fotos juntos. Já vi até gente abusiva que alega estar com o outro só por ter um filho, mas que, na verdade, está em uma relação totalmente desgastada, colocando foto de perfil de ambos juntos em família só para convencer terceiros de que está tudo bem e ela está feliz. Porém, ninguém se respeita nessa relação, nem há fidelidade. Ainda assim, essas pessoas acreditam que o relacionamento é um upgrade no status social, como se fosse um atributo do currículo quando se faz um curso novo para melhorar a imagem diante das empresas que têm acesso ao seu currículo. Assim, a pessoa passa anos vivendo uma mentira, torna-se um personagem nas redes sociais, enquanto entre quatro paredes é briga atrás de briga, e ambos são infelizes e desgastados.
@cris3099Ай бұрын
Verdade!!
@isapc96128 ай бұрын
Eu sou uma pessoa praticamente descrente na edificação de relacionamentos. Mas não vejo isso como algo ruim... (note que eu disse "praticamente" 😂)
@KirbyBolha8 ай бұрын
interessante, imagina o trampo q é se relacionar hj, pq aprender tudo isso se torna essencial pra n se lascar
@lipedcarli19938 ай бұрын
A 5meses sai de um relacionamento extremamente caotico, abandonei tudo pra trás, móveis, roupas, animais de estimação. Nao sabia mais o que fazer pra demonstrar que a pessoa erra extremamente explosiva e que eu ja havia se tornado alguem parecidocom ela. Que eu queria terminar a relação e sempre erra o culpado, ela se cortava ameaçava se matar, me isolou de amizades e estava a tentar me afastar de familiares, largei tudo pra tras dormi na rua pq a pessoa dizia que eu estava escolhendo os outros em vez dela, tentou com varias promessas de mudança voltar e me puxar pro relacionamento mais 1 vez, eu me senti mal muitas vezes por nao ter conseguido terminar de forma natural, sofri um bocado pra pessoa entregar minhas roupas e documentos pra familiares meus e recuperar um pouco da minha dignidade, entrei em terapia onde me mantenho ate o momento buscando me curar pra quem sabe um dia buscar um novo relacionamento. Com 3 meses sem contato ela me mandou um e-mail onde diz estar se relacionando algo mágico leve o bom da história é que ela pegou alguem q pertencia ao convivio da familia dela e do meu. Que sejam felizes e que eu a cada dia recupere mais o meu eu, a paz que eu queria eu busquei e estou melhorando de vagar de uma relação traumática Escrevo pq li muitos relatos antes de sair e hoje sei que o quanto antes tivesse saido menos intensidade brigas teria vivido. Aprendi que se faz mal pra mim nao devo aceitar e manter e que muitas vezes cuidamos muito dos outros e nao cuidamos de nos mesmos. So termina irmão, termina irmã se ta em algo que te faz mal pq tu sabe que faz mal eu sabia e se nao sabe como fazer procura terapia busca ajuda com algum psicólogo mesmo que voce tenha que inventar algo pro seu agressor, mas busque ajuda. você merece ser feliz nos merecemos ser felizes.
@danieleluppo53658 ай бұрын
perfeito, alan! soube recentemente que meu ex se separou e que moveram um processo e uma medida protetiva contra ele por agressão doméstica!
@jaciarajunqueira17618 ай бұрын
Boa noite Professor Alan.Depois do que passei, não existe nós, sim eu. Graças a Deus. Shalom, Gratidão. .
@solangecalkavicius1148 ай бұрын
Alan o meu ex namorado está sem ninguém, ainda , pois, além de abusivo, fica mais problemático porque o sexo é difícil, raro conseguir, ele quis jogar a culpa prá mim. Na hora falei que ele precisa de hormônios, ficou sem palavras.
@caio6488 ай бұрын
12:57 e pra própria pessoa abusiva também, não? Fiquei pensando nisso, pois se vc reclamava dela e o atual vier a reclamar vai de certa forma mostrar pra ela que ela é o problema. E a pessoa assim não sabe lidar com isso, precisa afirmar e reafirmar pra ela mesmo que todos estão sempre errados e ela certa, não consegue assumir erros e, se realmente essa é a situação, o professor está coberto de razão em dizer que é quase impossível uma mudança rápida dessa pessoa. O primeiro passo pra mudança é reconhecer seus erros e defeitos
@alexiamoreirasales62418 ай бұрын
Alan, você podia fazer uma análise doa mini série Bebê Rena!
@brunyelle80758 ай бұрын
Comecei a assistir ontem por recomendação de um canal sobre séries aqui no KZbin e mesmo eu estando no primeiro episódio já estou viciada nela, terminando de assistir o vídeo aqui vou lá na Netflix maratonar!
@isisrodrigues2238 ай бұрын
Eu vi esse comentário e não deu pra não comentar. Eu assisti essa série e me passou pela cabeça a ideia do Alan fazer um vídeo sobre. Eu admito que foi uma série que me ativou muitos gatilhos, fiquei semanas pensando e levando pra terapia algumas questões minhas.
@ivi80608 ай бұрын
Gostei das análises do Canal Super Oito, do Christian Dunker mas gostaria também de ouvir do Alan, tenho certeza que será excelente! ❤
@castrosarah8 ай бұрын
Sempre muito sábio. Grata por seus vídeos maravilhosos e esclarecedores
@KirbyBolha8 ай бұрын
oq eu demoro pra esquecer a pessoa com qm fiquei kkk fora q n fico com ngm depois disso
@S.i.m.o.n.e8 ай бұрын
Alan, muito obrigada. Seus vídeos me ajudam muito.
@conta89028 ай бұрын
Vc é otimo.
@S.i.m.o.n.e8 ай бұрын
Alan, eu gostaria que você falasse sobre a síndrome de peter pan. Homens e mulheres podem ter? Por que não está no DSM5?
@laramaria45098 ай бұрын
Maravilhoso
@anaelizabarreiro15754 ай бұрын
Fui descartada como um brinquedo sem serventia. Ele saiu bem e em menos de uma semana estava bem... hoje ele namora com outra moça e me culpo ainda, será que a culpa dele ser abusivo, me desprezar, destratar era minha? Eu provoquei ele ao ponto dele ser tóxico e hoje, longe de mim, ele é um ótimo namorado para outra pessoa? Tudo isso fica martelando na minha cabeça. Tenho muito medo de me relacionar de novo e me machucar novamente. Mas ele saiu tão bem e me superou em tão pouco tempo... nunca mais me procurou, fingiu que eu não existia mesmo eu sendo vizinha dele. Eu tenho medo de no final das contas ser realmente uma pessoa sem valor nenhum para ninguém que eu venha amar. Eu perdoava falhas, desdém, humilhações, brincadeiras depreciativas, suspeitas de traição, gritos... td eu perdoava. Será que realmente eu provoquei meu ex a ser um péssimo parceiro? A culpa depois de um relacionamento tóxico é muito dolorosa e demora tempo para recuperar a autoestima.
@Larissa-ek2or4 ай бұрын
Não é culpa sua, ele q tem o costume de agir assim. Eu passei por algo semelhante, me sentia culpada o tempo inteiro mas chegou o dia q eu entendi q não sou responsável pela forma que ele agiu. Ajudou imaginar q tudo foi como um filme e qd acabou eu desliguei a televisão. Esse sentimento me ocupou pelos últimos 3 anos, agora é seguir com a vida. Espero q vc fique bem.
@ACaldeiradaKatita8 ай бұрын
Meu ex após 14 anos cmg, entrou num novo relacionamento 3 meses após nossa separação. Colocou nas redes sociais, sendo q praticamente tudo dele ainda estava na minha casa. O combinado entre nós era conversamos depois desse respiro, q, sim, fui eu q pedi. Aos 3 meses de separação falei p gnt conversar e resolver nossa situação, no dia seguinte ele colocou esse relacionamento sério no face. Foi um choque. Ele poderia ter conversado cmg antes, pq eu achava q éramos amigos. Fiz papel de corna p mta gnt q sequer sabia q haviamos separado. Na época eu nao tinha o menor conhecimento sobre relacionamentos abusivos e mordi a isca, me senti mto culpada e sofri mto. Minha autoestima foi no chão pq ele me desvalorizou publicamente, ninguem em sã consciencia sai de um relacionamento de mais de uma decada, com filho, sem vivenciar um luto. Pra mim, na epoca, foi como se eu nao valesse nada. Hj sei q eu estava num relacionamento abusivo, eu era bem submissa, e ao ouvir esse seu video me dei conta q ate essa rapidez dele de arrumar logo outra pessoa fez parte do pacote. Tudo se encaixa. O conflito entre nós era q ele queria continuar tendo controle sobre mim, eu arrumei um emprego nesses 3 meses e ele viu q nao poderia mais. Levei anos pra me reconstruir disso, tvz se eu tivesse todo esse conhecimento q tenho hj, nao teria caido. Ele ficou 3 anos com essa mulher e após terminar com ela , adivinha em qto tempo depois ele arrumou outra? 3 meses! Rs. Exatamente como foi cmg. Pessoas pra ele sao descartaveis, o importante é ele nao ficar sozinho. Qto a mim, estou otima, aprendi a ficar só e bem com isso. Nao foi um processo facil, mas melhor assim. Hj nem sinto. Tem mto homem machista, teria q acontecer algo mto legal. Não quero mais repetir padrões ate pq ele nao foi o unico homem abusivo q tive. E a gnt nao pode negar q o abuso masculino é tb cultural. Obrigada, Alan, seus videos nos enriquecem.