👨🏻 𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗥𝗼𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗼𝗹𝗵𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝘆 𝗡𝗲𝗿𝗱 👨🏻 www.sympla.com.br/evento/roda-de-acolhimento-do-gay-nerd/2387730 Esse é o mais novo evento do canal, voltado para todo o público. A ideia é criarmos um espaço terapêutico seguro, onde a gente possa conversar francamente sobre os desafios e as angústias da vivência gay. Serão apenas 25 convidados, num ambiente intimista de confiança e apoio, coordenado pelo psicólogo Leiliano Reis. Clica no link para saber mais! 🏳🌈 𝗜𝗻𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝟭𝟬𝗼 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝘆 𝗡𝗲𝗿𝗱 (𝗦𝗣) 🏳🌈 www.sympla.com.br/evento/10o-encontro-do-gay-nerd-na-ludus-luderia-sp/2365260 🤩 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝘂𝗺 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 e ganhe benefícios incríveis! 🤩 kzbin.info/door/EZE-1x-3Femnsm3A3mPMvwjoin 🥰 Prefere 𝗰𝗼𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗔𝗽𝗼𝗶𝗮-𝘀𝗲? Vai lá! 🥰 apoia.se/gaynerd 🤑 Mais fácil 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝘂𝗺 𝗣𝗶𝘅? Então manda! 🤑 canalgaynerd@gmail.com
@IagoDomenes9 ай бұрын
Olá! Sou psicanalista e professor. A maioria dos meus pacientes são homens gays. Acredito que a sexualidade do profissional não deva ser um fator extremamente influente, devido a neutralidade que este deve ter diante do analisando. Porém, a identificação (dependendo do paciente) pode ajudá-lo a sentir-se mais acolhido. Vivemos sob uma cultura e saber que seu terapeuta compartilha o mesmo movimento de contracultura (minorias) que você pode ser um diferencial.
@jefferson.spadari9 ай бұрын
Sou um psicólogo gay e percebo que o atendimento com pessoas gays é diferente, sempre há aquela sensação de estar em casa.
@IsaacBP19009 ай бұрын
Comp eu faço para ter uma consulta com voce?
@GabrielSantos-vr6ro9 ай бұрын
Meu sonho fazer terapia com o profissional gay, eu moro em uma cidade muito homofóbica
@psicopeter299 ай бұрын
Acho que a ressalva maior, é o quanto tua orientação sexual está bem resolvida a ti. Também sou psico e gay, e isso nunca interferiu nos meus atendimentos com pessoas que não eram da comunidade, se sou questionado durante as sessões, também não escondo, e vejo que ali se cria um laço de confiança com as pessoas, pq é tu sendo tu em essência, e as pessoas se sentem a vontade para falar e confiar o cuidado de suas vidas a nós. Já ganhei até premiações aqui na minha cidade
@ldasbastos8 ай бұрын
👀.
@edilson_lino39 ай бұрын
Não caiam nesta ilusão que todas as faculdades de psicologia e cursos de psicanálise preparam o aluno para atender a comunidade LGBTs. Muitos saem despreparados e acabam precisando aprender no dia a dia do consultório. As faculdades deveriam ter aulas direcionadas para este público. A questão Trans ainda é um tabu para muitos profissionais.
@eduardopinhal9 ай бұрын
Na minha experiência isso tanto faz. Eu tive um terapeuta gay quando eu fui tratar uma crise pesada de ansiedade que eu estava e eu simplesmente perdi o meu tempo e dinheiro. Hoje em dia, eu faço terapia com uma mulher hétero com a qual eu tenho super afinidade e é excelente. O que importa mais é a afinidade que vc tem com o profissional e tanto faz ser gay ou não.
@IzzyBM19 ай бұрын
Olá Marcel. Me chamo Isaac e sou psicólogo clínico e virtual e também gay, e que tenho como público-alvo homens gays com problemas de Autoestima, relacionamentos, Ansiedade e Depressão. Concordo totalmente com você na questão de que a necessidade do profissional ser ou não também homossexual pois depende muito da demanda que os pacientes nos trazem. No meu caso trabalho com relacionamentos, mas não sou terapeuta de casal, entende? É claro que pelo fato de compreender os conflitos dos meus pacientes gays, o processo é mais facilitado, mas existem profissionais não homossexuais que são éticos a ponto de acolherem seus pacientes da forma correta e necessária.
@paulo_fernando9 ай бұрын
A vez que fiz terapia que foi mais produtiva foi com um psicólogo bi. Existe uma barreira de pudor a menos pra lidar.
@caiohenriquech9 ай бұрын
Ja passei por muito profissionais ruins. Hoje em dia não faria terapia com homem hétero
@LucasFerreira-ep3pl9 ай бұрын
O poder do Gay Nerd em fazer eventos muito saudáveis com excelentes resultados é maravilhoso. Obrigado por tanto, querido Marcel!
@GayNerd9 ай бұрын
Eu que agradeço, querido. Sem o apoio de vocês, essas ideias iam ficar só na minha cabeça mesmo...
@lucasbrito62269 ай бұрын
É Marcel, infelizmente eu não tive a sorte de ser atendido por uma psicóloga que aceitasse ou entendesse minhas questões com a sexualidade. Desde então, jamais tive coragem ou confiança em buscar o auxílio de outro profissional, até porquê surgiram outras prioridades na minha vida e vou empurrando meus dilemas emocionais com a barriga.
@arthurdias53859 ай бұрын
Não acho que seja melhor simplesmente por ser gay. Eu creio que, por ser gay, as chances sao maiores de se relacionar melhor com o paciente, conseguir chegar mais a fundo, etc... mas eu acho que um profissional hetero que é ético e faz sua lição de casa quanto a comunidade LGBTQIAPN+ pode ser tão bom quanto um profissional gay. Digo isso pois meu segundo psicólogo era um homem hetero e com ele eu aprendi a me sentir confortável ao redor de outros homens heteros cis, então foi muito positivo pra mim.
@Chris_0089 ай бұрын
Sorte a sua.
@rickrocko9 ай бұрын
Não é fundamental, mas se for, será BEM melhor! Lembremos que há muitos profissionais dessa área que são negacionistas e ligados às religiões fundamentalistas e ideologias reacionárias que ainda insistem em praticar a loukura da terapia de reversão que até Freud já tinha desacreditado desde o séc passado...
@williamcarlos26129 ай бұрын
Fui em alguns psicólogos e psiquiatras, muito difícil encontrar algum com empatia, para a maioria vc só é mais um paciente, só é uma fonte de renda.
@GustavoS3579 ай бұрын
Já fiz terapia com uma psico hétero, ela me ajudou bastante, mas realmente nunca me fez pensar que as minhas autocobranças e medo de errar tinha relação com minha sexualidade, só caiu a ficha dps.
@davidgaertner60812 ай бұрын
Olha, experiência própria, fiz muitos anos acompanhamento com psicóloga. Sempre fui muito bem acolhido, mas eu não me sentia confortável em abrir certos pontos. Com a ajuda de amigos do telegram encontrei o terapeuta atual, que é gay, e cara, a conversa flui bem melhor , me sinto realmente mais confortável. Como ele mesmo disse, estamos no mesmo barco, e isto funcionou melhor para a minha pessoa.
@AngeloTelesforo9 ай бұрын
O meu atual (4º na vida) é hétero (que eu saiba). Meu segundo era gay, mas só fiquei sabendo porque encontrei ele na boite. Minha terceira era mulher hétero. Eu esqueço que muita gente tem vergonha de ser gay. Como isso não é questão pra mim, não ligo pro profissional ser gay ou hétero. Talvez esteja aí a discordância. Minhas análises nunca foram sobre ser gay. Há 20 anos meus problemas giram em torno de trabalho, carreira e como eu lido com as pessoas que trabalham comigo no sentido de hierarquia.
@gabrielricardo3139 ай бұрын
Eu estou fazendo psicologia atualmente e eles não falam sobre isso em sala, mas acredito que claro que existem profissionais e profissionais, porém quando algumas pessoas tratam desse tema alguns profissionais não conseguem lidar tão bem com essas vivências Vou dar um exemplo, já vi mães psicólogas que quando um paciente revela a homofobia que viveu na família, ela relativiza a situação por conta de que ela mesma não lidaria bem com um filho gay, então acho que é muito interessante pelo menos que os psicólogos admitam quando não conseguem retirar seus preconceitos ou seus valores da terapia e encaminhar para outro psicólogo
@marcelogaspar14639 ай бұрын
Desde que ele seja livre de preconceitos,não vejo razão para só me tratar com gay. Isso Tb vale para qualquer profissional da área de saúde.
@Chris_0089 ай бұрын
Infelizmente esse tipo de profissional ainda é exceção...
@bielmnz9 ай бұрын
Em suma, são casos e casos. Da mesma forma que vão ter psicólogos excelentes, também vão ter péssimos, independente da sexualidade. É algo a se testar. Se você encontrou um profissional que vem te ajudando bastante, não tem porque trocar. Se encontrou um péssimo, mude, mas se ele chegar a ponto de ser preconceituoso, denuncie, pessoas assim não podem exercer a profissão, é crime.
@thalessimiao9 ай бұрын
Por experiência própria: sim, é. Muitos psicólogos q passei não entendiam oq eu tava vivendo. Era só: "manda currículo, arruma um trabalho." E enquanto isso, eu carregando nas costas tudo oq um lgbt carrega .-. Como q nós pensa em currículo? Enfim... Se eu fosse fazer psicólogo de novo, procuraria um gay.
@Chris_0089 ай бұрын
Sim, perfeita colocação.
@Chris_0089 ай бұрын
Fiz questão de procurar um psicólogo gay justamente porque queria um profissional que fosse me entender na essência da minha dor e sofrimento, sem julgamentos. A primeira experiência não foi boa, mas porque ele não era um bom profissional, infelizmente. A segunda foi perfeita, um profissional ótimo. Mas ele me indicou um psiquiatra gay conforme eu solicitei, e não foi muito legal também... É um paradoxo essa questão toda...
@andre.andrade919 ай бұрын
Minha psicóloga é uma mulher hétero, mais jovem, preta (e esse, para mim, é o único recorte que importa para que eu me sinta a vontade) e acredito (por conta de uma tatuagem, 100% de achismo meu) que evangélica. Sempre me tratou com naturalidade do tipo naturalidade MESMO, nada forçado ou pisando em ovos. Eu amo o fato de eu sentir que ela seja completamente diferente de mim porque me dá uma outra visão de um ângulo que eu jamais terei acesso, por todos esses marcadores de tempo, gênero e espiritualidade. Acho que o ponto chave do vídeo é a questão de que psicólogo não tá ali pra ser seu amigo ou pra ficar te afagando e de torcida com pompom; acredito que o bom profissional é aquele que te traz questionamentos que irão aos poucos te elucidar e melhorar como pessoa. Mas acredito que exista uma visão muito inocente, romantizada e açucarada de terapia. Enfim, existem tantas nuances, papo pra conversar ao vivo sem chegar em conclusão nenhuma 🙃
@IsaacBP19009 ай бұрын
Voce poderia me passar o contato dela, por gentileza?
@andre.andrade919 ай бұрын
@@IsaacBP1900 1x7 9x8x1x7x3-3x7x5x9 Coloquei assim porque acho que normal a plataforma apaga
@fulanodobem9 ай бұрын
Falou tudo! ❤
@Im_somebody_you_wont_remember9 ай бұрын
A minha tbm é assim, me sinto super a vontade de falar/trabalhar com ela as minhas inseguranças! E super concordo com o que vc falou, ter alguém bem diferente do outro lado te dá ângulos de vista que vc nunca pensou! Acho que independente do que o profissional é, mais válido é ter afinidade com ele e o ambiente de trabalho!
@wagnercunha32759 ай бұрын
Não. O psicológico não precisa ser gay, precisa ser um bom profissional.
@Chris_0089 ай бұрын
Concordo, mas as chances de um acolhimento mais humano e bem sucedido são maiores com uma pessoa que entende na prática os questionamentos que o paciente enfrenta.
@thaleslopes11717 ай бұрын
Minha psicóloga é mulher hétero cis e evangélica, excelente profissional. Nunca me senti mal ou tive resistência com ela, e nosso encontro sempre foi cara a cara.
@adrian.henriq9 ай бұрын
Se eu fosse me tratar com um psicólogo a minha sexualidade seria um ponto central. Desta forma prefiro que o profissional também seja gay por me sentir mais confortável e pela vivência dele possibilitar me tratar com mais naturalidade.
@renanzitto58366 ай бұрын
Depende do paciente! Se ele quiser contar detalhes mais íntimos, sugiro psicólogo gay, pois haverá menos pudor! Se o paciente não se importa em contar esses detalhes, então tanto faz ser gay ou hetero! Mas eu particularmente prefiro um gay devido a ter passado por experiências semelhantes à minha, sendo assim o grau de empatia será bem maior!
@psicopeter299 ай бұрын
Como Psicólogo, a academia te prepara para atender todos os públicos de forma ética, digna e que respeite todos os direitos humanos. Mas como psicólogo LGBTQIA+, a expertise para atender outros LGBTQIA+ faz toda diferença. Não é necessário que uma pessoa seja ou tenha sofrido de ansiedade para atender e ajudar pessoas ansiosas, mas é aquele velho ditado "a dor ensina a gemer", um psicólogo LGBTQIA+ atendendo outro LGBTQIA+, vai saber na pele o que são algumas problemáticas muito específicas da comunidade. Hoje, além de atender a população em questão, também ajudo pais a falar com filhos sobre essas questões, tiro dúvidas básicas, dou palestras em escolas sobre a temática da diversidade e sua importância, que vão para além da teoria de livros, mas vem da vivência.
@dezraj3409 ай бұрын
Parabéns por seu trabalho. 👏
@JosueGili9 ай бұрын
Tive um psicólogo muito bom e que me ajudou muito no momento delicado da minha vida sobre aceitação e saída do armário, e ele não era gay. Gostava muito dele. Nossas conversas eram descontraídas e ele me fazia refletir muito. Graças ao auxílio dele consegui me aceitar de fato, abri minha sexualidade para pessoas mais próximas e pude namorar abertamente. Então acredito que não necessariamente o psicólogo ou psicóloga precisa ser LGBT, mas se for talvez seja um bônus na questão de entendimento da realidade gay.
@megaman9339 ай бұрын
Vou passar numa psicóloga mês que vem.Não sei se psicólogo gay é melhor ou não,vamos ver no que vai dar.
@BrenoKamiya9 ай бұрын
Eu queria ter um terapeuta gay ou LGBT, mas não acho que seja estritamente necessário. Minha melhor terapeuta ficou por quase uns 3 anos. Ela era uma mulher hétero mas era super compreensiva comigo e minha sexualidade. Levou um tempo pra ficar à vontade pra falar de sexo com ela, mas ela foi uma parte importante nesse começo da minha vida sexual.
@marcelomarques47899 ай бұрын
Fiz terapia com uma psicóloga hétero, que me olhava com extremo desdém. Parei de ir, quando ela começou a "receitar" religiosidade e algo muito próximo de uma "cura gay".
@douglasjunior50628 ай бұрын
Lamento muito que você tenha passado por isso, ninguém merece esse tipo de violência velada
@cristianoflorentino85599 ай бұрын
Fiz terapia dos 13 aos 17. Hoje tenho 49. Fui colocado lá pela minha mãe, aconselhada pelas minhas tias. Vocês já imaginam por quê. Nesse período, passei por 3 psicólogas, todas heterossexuais. A última, que me deu alta, foi quem tocou na questão da homossexualidade pela primeira vez e com ela consegui desenvolver a questão. Foram apenas 6 meses entre ela abordar a questão e me dar alta. Lembro-me dela falando que isso isoladamente não era motivo pra me manter na terapia. Hoje valorizo muito esses anos, mesmo na época das primeiras psicólogas.
@ODMENOR249 ай бұрын
Tive um psicólogo evangélico e foi super de boa e compreensível,ele entendia a situação
@paulofelix74989 ай бұрын
Uma das minhas melhores consultas com psicólogos foi uma que também era evangélica MAS só tive uma única consulta com ela pois no final ela, juntamente com minha cunhada quiseram fazer uma oração. Fiz mas não voltei mais pois a religiosidade tem muita carga pesada nas nossas vidas lgbtqia.
@petersonflr9 ай бұрын
É sempre bom a gente diferenciar o que é ser evangélico do que é ser fanático religioso. Conheci diversos evangélicos que sempre foram muito queridos e educados comigo, mesmo sabendo da minha homossexualidade. No geral, percebo que quem não é fanático é mais empático e gentil, talvez por fazer e aplicar de maneira mais honesta os ensinamentos da Bíblia
@italobraga52519 ай бұрын
Meu psicólogo é um homem hétero negro e vou resumir porque o atendimento com ele sempre foi exemplar. Em toda a minha vida, minha sexualidade nunca foi um problema para mim, eu nunca passei pela fase de me odiar por isso ou nada. Mas com relação ao meu corpo e a minha pele, foi totalmente diferente. Sofri violências por ser gordo e ser preto que nenhum gay branco vai entender, mas meu psicólogo, por ser um homem preto, entende.
@IsaacBP19009 ай бұрын
Poderia me passar o contato dele, por gentileza?
@br-nosilva29979 ай бұрын
Ser preto, de fato, se sobrepõe a ser gay em inúmeras situações, mas vc se acha preto? Desculpa, mas o relato não condiz com a imagem. E não parece ser questão de luz do ambiente. Isso afronta demais quem realmente é preto e/ ou gordo.
@douglasjunior50628 ай бұрын
Que relato forte, vei. Fico feliz que você tenha encontrado alguém que te entenda pra fazer acompanhamento psicológico
@wanderleygaspar7889 ай бұрын
Quando eu fiz terapia, há alguns anos, eu escolhi uma psicóloga mulher sis heterossexual. Me senti bastante acolhido para tratar das questões da minha vivência gay. Acho que não teria sentido a mesma coragem e liberdade; caso esse profissional fosse um homem heterossexual. Graças a essa terapia eu pude ressignificar a minha história de vida!!! Abraços.
@humbertoferreira.9 ай бұрын
Estou com meu psicólogo a 2 anos e ele não é gay (e só sei dessa informação, porque ele fez um pequeno comentário sobre uma viagem que fez com a esposa). Bom e digo que sendo gay ou não, o que o psicólogo tem que ter é profissionalismo. Eu sou gay e trato com ele situações bem íntimas, falo abertamente de tudo que preciso, sou bem tratado, muito respeitado e me sinto super seguro, pois percebo que ele tem conhecimento e esta sempre por dentro dos assuntos, ou seja, certamente é um cara que estuda e vai atrás de aprendizado para conseguir dar suporte para seus pacientes. Se alguém quiser o contato, ele atende online também!
@MarcosSilva-zx9ij9 ай бұрын
Não sei se o psicólogo que me atende é gay, e nem quero saber! Acho importante ele se posicionar sobre se atende a comunidade LGBT. Quando vi que ele atende, então eu comecei o tratamento. Tem sido muito bom!
@joniorantunes9 ай бұрын
Sempre prefiro psicólogo homem e gay. Já fui em psicólogo hétero que nem sabia o que queria fizer ativo e passivo. 🙈🙉🙊
@fernandoaita44449 ай бұрын
Quando comecei a terapia, escolhi que fosse um psicólogo homem, pois na minha crença ele me entende melhor. E tenho certeza de que ele é gay, mas nunca falei sobre, pois prefiro não me envolver na vida dele. Percebi sua sexualidade depois de conhecê-lo (e uns stalkes hahaha), então foi sorte minha ter optado por ele hahahha Ele agora mora em outra cidade, então faço terapia online (com a câmera desligada, simulando o divã). Ainda bem que temos a tecnologia como recurso. Na minha opinião, melhor é fazer terapia com alguém do mesmo gênero, e se possível, com alguém de mesma orientação, por causa do machismo e da homofobia estruturais, respectivamente. Mas creio que qualquer profissional, independente de gênero e orientação, pode te tratar direitinho 😊
@ATheodosio9 ай бұрын
Meu terapeuta é hetero. Fiquei sabendo no decorrer da terapia. No primeiro encontro já me apresentei dizendo que era casado com fulano e observei a reação. Como houve naturalidade fui falando tudo que precisava e foi ótimo. Não é preciso ter medo. Se não der liga é só dizer tchau e procurar outro. Sempre haverá um psicólogo com o qual nos daremos bem, como em qualquer relação....
@GiballinGilberto9 ай бұрын
Minha analista é hétero e muito sábia e acolhedora. Conseguimos construir um espaço onde uma gama gigante de assuntos podem ser tratados com naturalidade e reflexão. Adorei o video. E minha hora de participar do Gay Nerd Meeting vai chegar. Bjo, querido!
@SergioBSilva859 ай бұрын
Então Marcel... no meu caso eu preferi! Por que a minha psicóloga anterior era branca hetero cis e via ela claramente diminuir as minhas dores.... isso me gerava um tremendo desconforto! E outra, escolhi tb uma pessoa preta (o que é bem raro de encontrar) por que até isso eu sentia que precisava de alguém que compreende as lutas que nós pessoas pretas passamos e só nós entendemos! Sim, no meu caso foi bem necessário! Ela tinha uma linha de pensamento que me incomodava, por que ficava trazendo vivências da vida dela, pra se encaixar na minha vida (o que nunca rolava)!
@SergioBSilva859 ай бұрын
E não eram percepções que eu tinha baseado em conclusões, mas sim com base em falas mesmo!
@andersoncaceres33953 ай бұрын
Eu fui muito resistente a começar a terapia, mas minhas exigências eram ser mulher e talvez um homem gay, não quero ter terapia com homem hétero, exatamente por causa da identificação e vivência, o que sofremos e empatia,
@samelflamenco9 ай бұрын
De fato, o bom profissional não entra nessas fobias dele. A empatia por um profissional é uma das molas. Trato há 30 anos com a mesma psicóloga heterossexual da qual a indico constantemente para qq um que necessite de suporte e que compreende, inclusive, que a psiquiatria pode e deve ser um trabalho em parceria. Eu não precisei chegar a psiquiatria. Então não vejo necessidade que o terapeuta seja lgbtqia+
@mpbbarros90269 ай бұрын
Vou colocar mais lenha nesse debate. É sempre bom você se ver no profissional que vai lê tratar cria um empatia ajuda,a desbloquear o diálogo, quando vc e médico e negro cuida de uma criança e um adolescente negro, e algo transformador, o olhar do pacientes e conceção se estabelece ali na hora . Muitos gays. Na sua grande maioria busca consciente ou inconsciente psicologia mulheres, nessa conccao para não ser julgado no primeiro contato. Acho válido que gays busquem o profissional,que melhor vai te atender e que vai deixar ele menos tenso,e criar uma conexão para melhorar seu tratamento.
@samelflamenco9 ай бұрын
@@mpbbarros9026 não procurei uma mulher primeiro pq passei por dois homens antes... eles me deixaram com nojo da psicologia. Foi essa mulher que me mostrou o outro lado
@mpbbarros90269 ай бұрын
@@samelflamenco esse e o ponto,você buscou alguém que tive empatia por ti e que tivesse disposto a te ajuda sem .usa o famoso olhar julgador , ao longo da minha jornada passei por vários proficionais,alguns nem tanto proficional assim .até encontra o meu psicológico gay ,que acabou me deixando orfam, pois ele saiu do Brasil, me indicou um outro proficional. Mas não bate afinidade ..
@samelflamenco9 ай бұрын
@@mpbbarros9026 independente da sexualidade eu estou contigo na questão da empatia com o profissional e nesse campo é um pouco difícil mudar para outro
@mpbbarros90269 ай бұрын
@@samelflamenco gostei do de bate, mas imagina vc que que até acha um proficional que está realmente disposta a ajuda o paciente passou por duas pessoas não tão proficional assim , tem algumas pessoas que se frustra no primeiro imparce, quando vc acha um proficional que conseque ser um eter igual a você cria uma afinidade e uma empatia.. você não se sente só .no processo do tratamento. Particularmente não abro mão do profissional que eu busco ser lgbtqia+,tem um impressão de conforto.
9 ай бұрын
Vou dar meu pitaco de acordo com minhas experiências de vida: a minha terapeuta (que cuida de minha saúde mental há 16 anos) é mulher cis, hétero e inclusive me ajudou muuuuito com as provocações, principalmente a nunca mais reprimir mais a minha sexualidade, além do que, foi essa repressão que deu gatilhos para eu desenvolver ansiedade/depressão. Sou muito grato a ela por tirar o melhor de mim e saber que eu tenho de ser quem eu sou de fato. Ah e achei fantástica a iniciativa para a Roda de Acolhimento, hein? Tenho certeza que vai ajudar a muita gente. Um beijo, saudades querido! ♥
@cristianedeoliveira17469 ай бұрын
Eu tive duas psicologas nao LGBT+ , foram muito boas , a segunda melhor ainda, eu particularmente prefiro mulheres, mas isso é uma preferencia mimha, abraco pra todes!!!
@KleberBac2 ай бұрын
Sou psicologo e psicanalista! E um bom profissional deve estar preparado para atender SERES HUMANOS, independente das caracteristicas personalidade e comportamentais! Um bom profissional não esta la para te julgar, ser moralista ou ser diretivo! Lembro de uma frase de um supervisor : " tudo que é humano, não me é estranho'. Um psicologo que não tenha isso como norte na sua pratica, não deveria ser psi!
@guilherme739376 ай бұрын
Depende , no meu trabalho fui atendido pro uma ótima pra área trabalhista. Me deu um UP. Na minha vida pessoal estou fazendo com um que é gay e está bom 😅
@tomsouza43499 ай бұрын
O importante é o profissional ser livre de preconceitos. Minha psicológa não é do vale (até onde sei), e o processo terapêutico proposto por ela tem sido muito bom... já estamos indo para quase 2 anos desse processo. Acredito que algumas identificações com o profissional podem até ajudar na terapia, mas não acredito que seja o fundamental.
@joaopaulomatosgoncalves55889 ай бұрын
Eu queria um psicólogo PCD, haja vista, que a maioria dos meus problemas estão relacionados ao capacitismo e, principalmente, ao capacitismo no meio gay.
@CGodoyLuiz9 ай бұрын
Olá Marcel Anos atrás tive uma crise na vida e ter um psicólogo me ajudou a superá-la de forma muito rápida. As perguntas que ele fazia eram absolutamente certeiras e ouvir as minhas próprias respostas em alto e bom som me ajudou muito a superar aquele momento. O fato de ele ser abertamente LGBTQIAP+ não fez a menor diferença (a crise envolvia a minha sexualidade). Abraços
@alc.pedroo9 ай бұрын
Então minha primeira psicóloga era hetero e da Assembleia de Deus llkkkkkkkk ela era super simpática e me ajudou em mtas coisas na minha vida e sexualidade eu super ficava a vontade cm ela e ela só falou a religião dela pq eu insisti mt kkk (lógico dps de mts sessões kkk)
@lucas925 ай бұрын
Acho que o ponto principal é que o psicólogo ou psicóloga não tenha LGBTfobia e não queira oferecer cura gay. A partir daí outros critérios são de escolha de quem procura a terapia.
@i.valdomeliano8 ай бұрын
Sim. A terapia com um profissional gay pode ter entendimentos melhor. Minha atual psicóloga é gay, e na minha cidade tem muitos profissionais bolsonaristas. Eu fiquei pesquisando no Instagram um a um até achar uma que eu vai visse postagens de apoio ao bo1sonaro e achei uma excelente profissional.
@ericson_sn9 ай бұрын
Tive 3 experiências distintas! A primeira foi pelo SUS, com uma terapeuta hétero, o segundo foi particular com terapeuta hétero, e agora na terceira vez esta sendo particular, com uma terapeuta lésbica. Os 3 me ajudaram de forma distintas no momento que precisava de auxílio, cada um com a sua forma de abordagem diferente, sempre me senti respeitado! Porém apenas com a primeira e a atual que toquei em assuntos pessoais, e agora com uma terapeuta LGBT+ tenho me sentido mais a vontade em explorar as minhas arestas íntimas, foi com ela que me descobri demissexual. Não invalido nenhuma experiência com nenhum dos terapeutas que passei no meu passado, porém acho muito importante se sentir a vontade e tocar nos assuntos que te consomem internamente!!
@giovanelino30569 ай бұрын
Só existe hetero e gay kkk
@petersonflr9 ай бұрын
Acredito que o profissional abertamente LGBT+ seja essencial quando o motivo da terapia seja questões de aceitação no sentido amplo. Falei que era gay logo na 1ª sessão, mas isso complementava a minha dificuldade de socialização. Meus problemas eram outros, como insegurança para mudar de cidade e me sentir confortável no ambiente de trabalho
@ribamarbezerra48459 ай бұрын
Estou me consultando com um psicólogo gay e sinceramente a experiência é muito melhor. Me sinto livre pra falar do meu intimo. Tambem acho q não é obrigatório mas o fator de identidade foi um diferencial positivo pra mim.
@815i9 ай бұрын
Eu preferiria lidar com as minhas questões com pessoas que tiveram as mesmas, e conseguiram encontrar o caminho delas para ajudar. Eu homem, gay, preto, não me identifico com psicólogo/a homem/mulher branco e hétero porque eles não entendem as questões intrínsecas, vivência que estou passando, porque não é o cotidiano deles, assim que penso. Além da visibilidade, assim como na TV, quero também lidar com pessoas que se parecem comigo pelo menos nessa questão afinal eu que estou pagando as sessões.
@paulofelix74989 ай бұрын
Pegando esse tema sobre psicólogo eu já deixei de me relacionar com um cara justamente por sua profissao ser essa de psicólogo. Não quero está em um relacionamento em que a pessoa queira me analisar ou mesmo usar de minhas fraquezas contra mim.
@VillaRicaLuz-cl1dr9 ай бұрын
As vezes penso em fazer psicologia, as pessoas tem o costume de desabafar comigo, da ultima vez que fui na psicóloga assim que voltamos da covid, ela começou a desabafar comigo, que havia se divorciado, teve depressão, perdeu o pai por covid, e eu estava sofrendo de ansiedade diante dos grandes problemas da vida daquela mulher, acabei desistindo da terapia. Semana passada fui comprar uma batedeira na loja de uma velha bolsonarista aqui na cidade, ela havia batido o carro dela um dia antes, estava assustada e começou a desabafar e chorar comigo, eu tive que consolar a velha pra não passar por insensível.
@cleciooliveiras9 ай бұрын
Antigamente optava em ter um terapeuta homem. Mas percebi que não há necessidade, afinal nem todos têm o mesmo pensamento que o meu. Muitas vezes eles ainda lidam com crenças, machismo e preconceito. Por isso avalio muito o profissionalismo e não sua particularidade. É bom ter uma pessoa que entende o que passamos e já teve a mesma vivência. Infelizmente existem bons e péssimos profissionais, que não sabem separar o trabalho da sua vida particular.
@tupy759 ай бұрын
Por vezes o psicólogo gay se envolve pelo paciente, mesmo sendo uma relação profissional, pode acontecer atração, eu já conheci caso assim, e se ele não souber separar as coisas pode acabar manipulando o paciente que está numa posição submissa e esse acabar cedendo.
@paulotarso60339 ай бұрын
Tudo vai depender da mente da pessoa que vai lhe atender.
@HERNANDEANDRADE9 ай бұрын
Fiz duas sessões ela disse que ser gay era uma escolha Não voltei mais se tivesse continuado teria feito a tal "cura gay".
@imrodrigopinheiro9 ай бұрын
oi, Marcel! adorei o vídeo. tenho feito acompanhamento com psiquiatra e analista por questões emocionais sérias. posso dizer que nesse período tive dois analistas. o primeiro era LGBTQIAPN+ e me abandonou depois de um tempo. ele tinha o tratamento tradicional. ficava no divã de costas pra ele, por exemplo. agora estou com o segundo que não é LGBTQIAPN+ e ainda é evangélico! fiquei super, mas SUPER preocupado com isso. porém, tem fluído super bem até o momento. se eu gostaria que fosse LGBT? ADORARIA. que seria melhor? SIM! acredito que sim. mas na minha situação no momento, o simples fato de não ser abandonado novamente e poder continuar o tratamento me deixa super satisfeito. acolhido. há dois meses atrás comecei até a falar claramente sobre assuntos sexuais cabeludos. não me tenho me privado quanto a isso. acredito que tenho evoluído positivamente. bem, só gostaria mesmo de compartilhar minha vivência deste momento. beijo e até logo.
@douglaslacerdaexe9 ай бұрын
Acredito que há casos e casos. Escolher outro gay pode ser sim mais confortável e cômodo, não só para um atendimento psicológico mas em outros serviços com profissionais LGBTQIAPN+. Se comparamos com mulheres que preferem serem atendidas por mulheres, como algumas fazem no ginecologista, é compreensível, seja por traumas ou N fatores que as fazem optar por isso, e acredito que não devemos julgar, mas podemos sim questionar o porquê disso. Acredito que o mesmo pode acontecer com pessoas LGBT. Não necessária mente o profissional por ser como você(LGBT) vai ser um bom profissional e também há de se ter ética do profissional que vai nos atender. Mesmo que ele seja religioso por exemplo, ele não deve misturar o profissional com o pessoal, com o que ele acredita ao te atender por conta de sua sexualidade. Falar é muito bonito mas na prática é complicado, ainda mais no Brasil onde sofremos constantes violências. Por isso tem de se analisar o contexto. Numa cidade grande por exemplo como SP pode ser mais tranquilo essas questões, mas em lugares menores ou interioranos muda a figura da coisa e há de se ter um cuidado e precaução de nossa parte para preservamos nossa integridade emocional e física.
@AngeloTelesforo9 ай бұрын
3:24 Resisti muito a deitar no divã. Só com minha terceira terapeuta, foi ótimo! Fluiu super.
@alexspezzi13489 ай бұрын
Do grupo do telegram para cá... Estreia antecipada..muito bom❤ Convido a todos a serem membros 🙏
@palomo8289 ай бұрын
Penso que se o psicólogo for gay, isso ajuda no tratamento, mas sou da percepção de que não é essencial. Essencial é a empatia humana. Por causa de depressão, passei por quatro anos de psicoterapia. Foi uma fase de muitas descobertas, apesar de perceber que minha psicóloga não era muito familiarizada com temas LGBT+. Dei-me conta de muitos ressentimentos que são gatilhos pra minha depressão. Pena que foi preciso terminar com essa relação por motivos variados. Aliás, aproveitando, após esses quatro anos, fui rompendo com certas amizades, para as quais havia uma visão estereotipada/preconcebida que associava depressão necessariamente à minha sexualidade. Quando precisei de fato, não me senti acolhido por essas "amizades". Quando o clima fica pesado mesmo, é bom estar perto de quem realmente gosta de nós e não de quem nos joga pedras. Abração, meu querido, e mais uma vez gratidão pelas informações preciosas.
@PedroMRDS9 ай бұрын
Eu tive um psicologo gay por 7 anos, mas a terapia não foi boa porque o tipo de vivencia gay dele era completamente diferente da minha, ele era o famigerado padrão kkkkkkkkkkk hoje to com outro psicologo que é gay que gosto, mas entre esses dois eu tive um hetero que era super de boa.
@anthonyervilhas9 ай бұрын
Não sentimos dor no Fígado. Os sintomas são silenciosos. Pois no órgão não existem nervosos. As pessoas confundem a dor no fígado com outras subjacentes.
@luanllluan9 ай бұрын
O tanto de julgamento dentro da comunidade que eu sinto que pensar que alguém ser gay vai se traduzir automaticamente em acolhimento é muito pueril. Importante ser um bom profissional e uma pessoa aberta a ouvir seus pacientes. Tenho um ótimo relacionamento com minha psicóloga e honestamente nunca perguntei sobre sua sexualidade - talvez esse um bom indicador, quando você se sente confortável que isso passa a ser um detalhe (dentro é claro das dores que cada um vai levar pro divã :)
@hojenaomarcio9 ай бұрын
Eu ia justamente falar de recortes, e logo na introdução O Marcel já veio com eles! Eu acredito _sim_ que um psi gay facilita as coisas. Mas também não sou ingênuo de achar que só é uma solução universal. De repente o psi também é gay, mas não é preto. É gay, mas não é favelado. É gay, mas não é trans. É gay, mas não é gordo. Entende onde quero chegar? Obviamente que num mundo ideal teríamos todos um psicólogo com vivências 100% compatíveis com as nossas. Mas isso é virtualmente impossível, então acho que é o suficiente encontramos um profissional que nos dê segurança e o qual a didática funcione pra nós. Dito isso, eu iria _preferir_ um psi gay, mas não é um _requisito._
@claudionunes24949 ай бұрын
Me sinto muito confortável com meu terapeuta pra tratar de qqr assunto mesmo ele sendo um homem hetero!!! Logo de ínicio expus minha orientaçao sexual e fui bem acolhido!!!
@Chris_0089 ай бұрын
Sorte a sua.
@lp.camargo9 ай бұрын
Na minha experiência foi muito importante achar um psicólogo especializado nas questões da nossa comunidade, tendo em vista que em outros psicólogos havia uma tentativa de justificar a minha sexualidade ou muitas vezes percebia uma falta de conhecimento sobre como se referir a essas questões, utilizando termos equivocados para tal.
@jrmanoel9 ай бұрын
Fiquei imaginando aqui eu como psicólogo e quem eu vou atender é o Marcel. Em 5 minutos eu que estaria contando meus problemas pra ele.
@wellingtonmacena1059 ай бұрын
Bom, eu faço terapia há mais de 4 anos, já passei por 3 psicólogos, e só no último, que foi um psicólogo gay, que eu me senti 100% confortável para falar sobre as minhas vivências, como sendo um homem gay. E olha que ainda levou um bom tempo, a gente tá junto há 2 anos, e eu acho que posso dizer que só nos últimos 8, 9 meses que eu me senti confortável para falar sobre tudo da minha vida, sem nenhum tipo de vergonha, sem nenhum tipo de constrangimento. Funcionou super pra mim um psi gay e eu acredito que era oque eu precisava
@SergioBSilva859 ай бұрын
Nossa! Queria tanto ir na roda de acolhimento! Mas em breve vou em SP e vou em alguma!
@GayNerd9 ай бұрын
Venha!
@br-nosilva29979 ай бұрын
Não é por ser gay que necessariamente o profissional será bom. E aqui está o fato de achar que só por ser gay a pessoa "é mais humana", o que nunca foi verdade. Como gay preto, não teria confiança se o terapeuta fosse gay e branco, pq se ele fosse um mau profissional, o fato de ser branco, poderia trazer problemas maiores. O que importa de verdade é ser bom profissional, independentemente de ser hétero, gay, homem ou mulher.
@gabiribeiro1789 ай бұрын
Concordo, porém eu acho que se o profissional que for te atender, independente se for cis-hetero ou LGBT, não ter empatia e te olhar com um olhar de julgamento, não adianta muito a terapia, pois a gente vai atrás de terapia para nós sentirmos bem, e muitos profissionais dessa área são despreparadissímos em questão de gênero, sexualidade e sexo biológico
@IsaacBP19009 ай бұрын
Concordo plenamente.
@canaldoro63879 ай бұрын
SUGESTÃO DE TEMA: qual o motivo de tantos LGBTs não gostarem do movimento gay? Será que a culpa é dos gays ou do movimento gay? Existem exageros do identitarismo?
@gabiribeiro1789 ай бұрын
Pra mim acho super importante alguém que seje formado nessa área de gênero e sexualidade, independentemente se o psicólogo é cis-hetero ou LGBT, mas sem dúvida uma pessoa que compartilha a mesmas dores que vc, irá te ajudar mais a se entender melhor. Falo isso porque não adianta um lgbt fala para uma pessoa que não é lgbt sobre a violência que ela sofre, ela nunca vai entender, porque só quem entende o que o outro sente e quem passa pelas mesma coisas que ele passou. Reflexão: o que quero deixar como mensagem, é que nós podemos ter sim EMPATIA pela dor do outro, mas nunca iremos sentir na pele o que aquela pessoa passa ou já passou, exemplo : - uma pessoa branca nunca irá entender a dor que o racismo causa em pessoas racializadas, ela pode ter empatia, mas ela nunca vai sofrer racismo. Um homem nunca vai entender o que é ter medo de andar sozinho na rua a noite e ser estrupado por uma pessoa que vc nunca viu na vida, mas isso é um medo comum nas mulheres, o homem pode ter empatia, mas ele nunca vai saber o que é passar por isso Uma pessoa heterossexual e cisgênero nunca irá saber o que é ser expulso do seu próprio lar e ser agredido na rua por ser quem é . Conclusão: a pessoa pode ter EMPATIA, mas ela nunca vai entender a sua dor, só sentindo na pele mesmo. Só para finalizar eu juro😂 Marcel te amo, adoro seu canal, vc arrasa
@Francisco39469 ай бұрын
Amei o tema do vídeo. Esse ano iniciei terapia. Não sei nada sobre a orientação sexual do meu psicólogo, mas tenho vivido momentos de muita liberdade e reflexão. Tem me feito muito bem. Obg pelo vídeo.
@Ramon60929 ай бұрын
Comecei a me consultar em terapia a partir de um vídeo seu. Encontrei um projeto, "Canto Baobá" que acolhe o público da comunidade, mas depois da minha saida do emprego clt eu acabei deixando. Ano passado comecei as consultas pelo SUS, e amei, minha psicóloga não é da comunidade, é evangélica, só fiquei sabendo pelo instagram, e ela é maravilhosa, não quero largar por nada!
@juliocesarcashile82979 ай бұрын
Depende mesmo, desde que ele seja um bom profissional e que não seja um cristão fanático.
@matheusmoura47169 ай бұрын
comecei a fazer terapia com uma moça n gay , na minha opnião ... ela nãi vai entender de fato o que é esta na minha pele. mas nem tao pouco psicologos gays por conta que cada um saber a intensidade real do que vive porem eles estudam para isso logo a orientação sexual deles n precisa ser levado em pauta e outra n precisa ter vergonha alguma
@ronaldnascimento57219 ай бұрын
Eu acredito que pode ajudar sim, mas o que meu preocupa é a ética do profissional.
@elysantos52979 ай бұрын
Acho interessante
@andremarques26129 ай бұрын
Passei por algo similar, mas no caso o profissional tinha a idade dos meus pais, e também tinha filhos adolescentes. Então tive bastante conforto em lidar com a relação com meus pais com ele, por ser alguém que tinha a visão pessoal similar. Mas claro que em teoria qualquer profissional tem que ser capaz de atender qualquer questão.
@FokudaIsao9 ай бұрын
Apesar das minhas experiências, ainda acredito q ninguém seja perfeito, e q no fim vai do q te faz sentir bem no fim das contas. Passei por duas psicólogas hétero: uma contornava a minha sexualidade, e a outra me disse q eu daria uma boa hétero. As coisas só foram melhores c uma psicóloga LGBT. Inclusive foi através das nossas sessões q eu me descobri trans. Ela inclusive deixou claro q isso era novo p ela, e q não teria problema optar por outra terapeuta. No fim continuo c ela pq vejo q ainda tem muito o q nossas sessões podem oferecer, e trabalho em paralelo com uma sexóloga especializada em estudos de gênero p a parte da transição no contexto cultural onde me encontro (moro em Montreal).
@erasmobeniciosantosdemorae30869 ай бұрын
Amei a “roda de acolhimento”. Excelente ideia.
@AFLSLEEPLESS9 ай бұрын
Enquanto estudante de psicologia concordo com os posicionamentos do vìdeo, realmente o psicólogo ser LGBTQIAP+ pode facilitar a compreensão de diversos aspectos da vida de um individuo. Que podem sim, beneficiar a terapia, embora ao meu ver não seja algo extritamente necessário. Cabe também a percepção da própria linha teórica quanto a questões de gênero e sexualidade. Outro ponto relevante abordado, é sobre o descorforto em terapia, algo que inevitavelmente surge na psicoterapia, e que como dito não deve ser interpretado como algo exclusivamente negativo. È bom lembrar que este desconforto, surge de algum lugar, e é sempre indicativo de algo subjacente. Gostei muito do video, continuem com o trabalho incrivel bjssss
@alencarferreira7089 ай бұрын
Sei que não é muito o tema...mas eu vou perguntar assim mesmo rs. Eu sou gay eu tenho 18 anos de casado e meu marido depois desses 18 anos agora decidiu que ele quer ser tratado como "ela" é algo que é bem dificil para eu acostumar... to sem saber como me comportar. Alguma sugestão?
@hojenaomarcio9 ай бұрын
(Toda vez que o Marcel diz "uma comunidade um pouco mais nerd", o meu cérebro (erroneamente) já completa "e muito mais GAY!" 😂😂)
@orlandobarbosadesouza60949 ай бұрын
Me proibiram de ir ao Analista pra nunca mais ter quer saber quem eu sou aí saber quem eu sou!
@yuriperez12217 ай бұрын
Eu tive um psicólogo gay e o fato de ele ser gay não adiantou nada. Pq a abordagem dele simplesmente não funcionou comigo e eu saí da terapia da mesma forma que entrei (ele que deu alta inclusive pq na cabeça dele tava td certo). As similaridades entre paciente e terapeuta podem ajudar mas não são suficientes. O que realmente vai fazer a diferença é a competencia do terapeuta e o grau de comprometimento do paciente. Além do que, não é como se ser gay fosse suficiente pra facilitar a aproximação ou a afinidade com outro gay. Pelo pouco que ele me trouxe, a vivência dele como homossexual era mto diferente da minha, pelo tipo de estrutura familiar dele e pela classe social tbm. Talvez, se as angústias e sofrimentos psiquicos decorressem de coisas relacionadas a orientação sexual, talvez um psicologo com a mesma orientação poderia causar interações interessantes. Mas quando as questões são menos específicas, acho bem dificil que isso faça diferença.
@luminas99199 ай бұрын
Quero um terapeuta lgbt pois minha questão é lidar com familiares homofóbicos e acho que um lgbt é quem pode ter o conhecimento e a experiência de sentir a rejeição por parte de pessoas que você supunha te amarem. Mesmo um terapeuta negro geralmente não passou por essa rejeição em sua família. Além disso, existe o risco de o terapeuta desconhecer a vivência de um lgbt ou até de ser homofóbico. Aconteceu com minha namorada: ela estava gostando da terapia até ele lhe enviar, por engano , um e-mail homofóbico.
@IsaacBP19009 ай бұрын
Tive minha primeira consulta esse mês com um Psicologo hétero branco rsrs, foi boa a primeira consulta, mas sinto que ele não esta entendendo nada do que eu estou falando ou vivendo hahahah.... mas vamos ver onde vai dar.
@valteraugusto66179 ай бұрын
Também é difícil lidar com psicólogos de direita.
@ti.agodossantos9 ай бұрын
Buenas 🥰 Sempre tive mtas dúvidas sobre este tema. Bora assistir?!
@saludth9 ай бұрын
Eu já passei por duas psicólogas, e eu só consegui me sentir confortável suficiente em terapias no meu terceiro psicólogo, que acabou por ser lgbt. As outras duas apesar de não me desrespeitarem, faziam algumas perguntas como "como você sabe que é gay se nunca ficou com ninguém?" como se tivessem questionando o que eu sinto