Рет қаралды 2,325
Nesta entrevista, conversamos sobre alguns aspectos da obra de Simone de Beauvoir, sobretudo os conceitos de reciprocidade e de generosidade. Abordamos também o modo como Beauvoir recoloca o problema que tem tradição milenar na história da filosofia da relação entre natureza e cultura. Falamos, por fim, sobre a recepção de sua obra no Brasil e das relações que possa estabelecer e estabelece com outras pesquisas para além da filosofia e da academia.
Juliana Oliva foi uma das organizadoras do I Congresso Internacional Simone de Beauvoir e é doutora em Filosofia pela EFLCH-UNIFESP (2018), onde defendeu tese sobre sexualidade, erotismo e reciprocidade em Simone de Beauvoir. Seus estudos sobre a filósofa francesa tiveram início no mestrado em Filosofia na Universidade São Judas Tadeu (2014), com a investigação sobre as noções de identidade e reciprocidade na obra O segundo sexo. Atualmente é professora contratada do departamento de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), e tem ministrado cursos de extensão e a oficina “Deve-se queimar Beauvoir?” em espaços de educação e cultura.
Revista Ipseitas (Especial Simone de Beauvoir): www.revistaipse...
__________________________
Caio Souto
Conversações Filosóficas
#filosofia #feminismo #existencialismo #natureza #cultura #patriarcado #segundosexo #beauvoir #generosidade #dominação #mulher #literatura #sartre #atualidade #contemporâneo #reciprocidade #caiosouto #conversacoesfilosoficas