Рет қаралды 89,320
Simulador de força G que eu e meu irmão (futuros engenheiros de controle a automação pela PUCRS) construimos. Ele foi baseado, com pequenas alterações, no simulador feito por Thanos, um grego que desenvolveu esse projeto.
Tem bastante material para construir um igual nos sites:
www.x-simulator...
www.x-simulator...
Como Funciona?
Este simulador tem o intuito de produzir no usuário as acelerações que ele sentiria caso estivesse pilotando um carro de verdade.
Por exemplo, ao acelerarmos um carro sentimos o banco nos empurrando, e ao frear somos impulsionados para a frente, em direção ao volante.
É exatamente este o porque de o simulador inclinar para a frente quando freamos e para trás quando aceleramos (no primeiro caso o usuário será empurrado contra a direção e no segundo caso sentirá o banco pressionando as costas).
Nas curvas na vida real, ao fazermos uma curva para a direita, uma "força" nos puxa para a esquerda, o simulador então vai inclinar e através de uma componente da gravidade, gerar essa força no usuário.
Se não houvesse o referencial visual que mostra que estamos inclinando e não acelerando ou fazendo uma curva de fato, o cerébro não seria capaz de distinguir essas duas experiências.
Detalhes Técnicos:
Estrutura: a parte estrutural tubular do simulador é feita toda em cano de PVC, excetuando o tubo onde está o maior esforço mecânico, este foi substituido por um tubo de alumínio, muito mais resistente.
Os motores utilizados são de limpadores de parabrisa de carro e o volante é um G25 da Logitech.
Eletrônica: é utilizado uma placa BASIC STAMP2, dois controladores HB-25 e uma placa para receber a informação SERIAL do PC.
Software: é utilizado o excelente software de código aberto X-SIM2. Ele "rouba" as informações físicas do jogo e disponibiliza para serem usadas e analisadas da maneira que se quiser. (www.x-simulator.de).
O jogo utilizado é o Live For Speed, porém pode ser utilizado com qualquer jogo que tenha compatibilidade com volante force feedback.
Qualquer dúvida ou comentário, sinta-se a vontade!
Agradecemos a todos que de alguma forma apoiaram esse projeto!