Рет қаралды 29,092
Link dos cursos: anapincolini.c...
A metáfora do guarda chuva ilustra muito bem o caráter de proteção social que se pretende ofertar através do PAIF, o nosso querido Serviço de proteção e atendimento integral à família. Principal serviço ofertado nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), o PAIF materializa o Trabalho Social com Famílias (TSF) no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A série "No miudinho do PAIF" tem o desafio de falar sobre as ações desse serviço de forma simples e didática e traduzir em ações práticas o que está nas orientações técnicas.
Esse vídeo é uma introdução ao tema, "uma conversa franca" sobre CRAS e PAIF, já que, Brasil afora, ainda existem muitos locais que não conseguem desenvolver o PAIF conforme descrito nas Orientações Técnicas. Isso ocorre por vários motivos: seja porque, a cada dia, cai uma "chuva" de novas demandas aos CRAS, seja porque ainda está presente o velho modelo "plantão social", caracterizado por ações pontuais e reativas, focalizadas na avaliação para concessão de benefícios, gerando muita frustração nas equipes, que se percebem "enxugando gelo". Paralelamente, há muitos CRAS que possuem experiências inovadoras e potentes e muitas histórias para contar.
Aliás, em 2018, o MDS organizou oficinas regionalizadas sobre o PAIF e constatou justamente isso: uma grande diversidade na operacionalização do PAIF. Então, caso o "miudinho" do cotidiano do seu CRAS ainda esteja longe de ser como você gostaria, não se desespere: não há motivo para "se descabelar" e querer mudar tudo "pra ontem". As práticas descritas nas Orientações Técnicas sobre o PAIF (Brasil, 2012a; 2012b) rompem com uma trajetória de longos anos de ações reativas, emergenciais, pontuais e fragmentadas. A mudança de modelo é um processo gradativo que precisa estar em nosso ideal, até porque é muito recente olhar para a assistência social enquanto direito. Precisamos primeiro olhar o real, o cotidiano do trabalho social com famílias em nosso CRAS, para caminhar em direção ao ideal possível, em um processo gradativo, planejado e participativo.
Instagram: / anapincolini
Facebook: / anpincolini
Meu livro: encurtador.com.br/fjnyY
Alguma dúvida? e-mail:
contato@apincolini.com.br
REFERÊNCIAS DESSE VÍDEO:
BRASIL. (2012a). Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 1. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Disponível em:
www.mds.gov.br/...
BRASIL. (2012b). Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 2. Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Disponível em:
www.mds.gov.br/...
BRASIL (2018). Contribuições para o aprimoramento do PAIF: Gestão, família e território em evidência. Brasília: MDS. Disponível em:
www.mds.gov.br/...