No video

Superdotação ou patologia mental?

  Рет қаралды 4,155

Cérebro em Ebulição

Cérebro em Ebulição

Күн бұрын

Será que você é superdotado ou será que você possui uma patologia relacionada a sua saúde mental?
Sempre me perdem por aqui para falar mais sobre superdotaçao e autismo, superdotaçao e TDAH, superdotaçao e bipolaridade ou borderline. E você que me acompanha, já deve estar se perguntando, quais são as diferenças e similitudes com essas patologias.
A principal diferença, que já posso trazer para vocês é que a superdotaçao não é uma patologia.
Neste video, trouxe para vocês uma primeira abordagem do assunto, que é bem vasto e merece certamente mais videos sobre o assunto.
Até mais.

Пікірлер: 64
@patriciaaraujo7802
@patriciaaraujo7802 11 ай бұрын
Já me disseram q sou superdotada e em tempos mais recentes me assustei em descobrir q a profundidade emocional q eu tanto lidava me fazia pensar q eu tinha depressão ( e não tenho) é uma característica da superdotação. Eu vivi por anos com uma angústia sem fim q só acabou quando mudei de ambiente,trabalho,cidade,ou seja encontrei um lugar onde eu podia me reencontrar, realizar o q sempre quis fazer e nunca pude. Já tem 5 anos q me sinto realizada, satisfeita e feliz.
@saraaraujo7037
@saraaraujo7037 11 ай бұрын
Isso é muito comum ….
@user-db6tg7hf6e
@user-db6tg7hf6e 11 ай бұрын
Não recebi nenhum diagnóstico errôneo, mas me "dei" alguns antes de me encontrar 100% nessa característica, embora o nome 'superdotado' me incomode, justamente por não me sentir "super". Primeiro me vi como 'depressivo', depois como bipolar (por causa da oscilação entre as fases); depois como Asperger; depois como Border (pela hipersensibilidade). E agora por fim tô bastante convicto depois de assistir ao vídeos das '40 características'. É libertador de certa forma, mas quase ninguém vai acreditar kkkk
@04ooophfifbbb
@04ooophfifbbb 10 ай бұрын
Procura por um profissional, só assim terá certeza!
@cristiane717
@cristiane717 8 ай бұрын
Recebi o diagnóstico de bipolar e fui tratada por diversos profissionais, sem me adaptar a nenhuma medicação. Até encontrar o Matheus, que percebeu que eu não era bipolar e sim que tinha altas habilidades e depressão 🎉🎉
@clinicainteratura1436
@clinicainteratura1436 2 ай бұрын
Tive a mesma experiência
@mlmagro
@mlmagro 11 ай бұрын
Era só o que faltava mesmo... já vão começar limitar o pessoal mais inteligente... problema do inteligente é ter que aguentar o resto...
@Anderson_Anderas
@Anderson_Anderas 3 ай бұрын
Esse título sugere que superdotação é uma patologia
@Alexx1904
@Alexx1904 4 ай бұрын
Boa Lorena! Caí de paraquedas no seu canal e tenho visto muito seus vídeos, e vim aqui pois seu ponto de vista é importante para mim porque dependendo dele fico mais preparado para o que pode vir.Nunca achei válida a possibilidade da superdotação,porém tenho me identificado muito com os sinais. Eu tenho uma visão muito diferente em comparação a outros jovens da minha idade, sempre me senti um peixe fora d'água, porém sempre pensei que fosse uma característica da minha personalidade e nunca levei em consideração. Essa distinção que tenho é muito nítida pelas pessoas ao meu redor (tanto que psiquiatras e outros profissionais quando me analisam a primeira coisa que se questionam é a possibilidade de um autismo) e admito que tenho pensamentos muito criativos, tanto que em rodas de conversa me destacava muito pelos meus pensamentos e questionamentos, sempre era dado como exemplo. Eu me considero uma pessoa extremamente questionadora , já tive crises intensas com isso,inclusive na pandemia na qual tive uma crise intensa de identidade, a qual me ajudou hoje em diversas percepções. Hoje me questiono incansavelmente sobre a superficialidade das coisas,inclusive comprei um videogame caríssimo e não consigo desfrutar dele porque simplesmente não vejo mais sentido em jogar. Mas tem pontos também que me fazem pensar o contrário, como a facilidade para aprender as coisas(que não considero uma boa facilidade para mim) a falta de interesse em situações que desafiam e também a minha memória que considero ruim. Esses pontos negativos devem ser levados em consideração? Sofro muito com ansiedade desde minha infância o que tem me levado a fazer diversos exames com neurologistas e psiquiatras. Fui diagnosticado recentemente com o tdah e estou vendo uma neuropsicóloga no momento.
@sidneydesouzaferreira8919
@sidneydesouzaferreira8919 11 ай бұрын
Já me apelidaram no trabalho de "Asperger" se referindo à Síndrome de Asperger e minha antiga psicóloga suspeitava de que eu estivesse em Dupla excepcionalidade (TDAH e Altas Habilidades).
@AlbanyNeto
@AlbanyNeto 11 ай бұрын
Passando aqui só para registrar que fico muito feliz de ver um conteúdo tão importante sendo abordado com mais profundidade. Obrigado e por favor só continue.
@clinicainteratura1436
@clinicainteratura1436 2 ай бұрын
Recebi diagnóstico de transtorno bipolar; iniciado tratamento e fui estudar.... para descobrir que tenho alta habilidade e transtorno de ansiedade decorrente da hipersensibilidade emocional. Hoje, como médica aprofundei meus estudos em saúde mental e tenho tido sucesso no controle das alteraçoes emocionais com uso de suplementos e uma terapia quinzenal - mais para aliviar a barra de estar em meio a situações de conflitos inerentes a estarmos vivos! É mesmo necessário muito cuidado com os diagnósticos.
Ай бұрын
Interessante! Quais suplementos está tomando?
@Capivaranaousachapeu
@Capivaranaousachapeu 11 ай бұрын
Obrigada pelos seus vídeos. É o melhor canal sobre isso aqui ❤️ Nessa “loteria”, eu ganhei. Tdah combinado moderado pra severo, tea nivel 1 de suporte e ahsd produtivo criativo 🤡
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
Oi. Com que profissional vc conseguiu uma boa distinção de cada coisa?
@Capivaranaousachapeu
@Capivaranaousachapeu 11 ай бұрын
@@fabiana3588 ainda é meio nebuloso. Eu fiz teste do tea e do tdah. Da ahsd eu não fiz ainda. Mas eu tenho visto mtos vídeos como esse dela e lido. Tenho me observado mais e hoje sei um pouco oq eh de cada coisa. De todos esses, oq mais me atrapalha eh a ahsd. Se eu não fosse, eu teria uma vida melhor, mais tranquila. Eu recebi ajuda de alguns projetos pra autistas adultos. É muito difícil profissional bom aqui em SP. Em Minas Gerais parece ser o lugar com mais apoio pra gente.
@atiladaniel
@atiladaniel 9 ай бұрын
Obrigado por compartilhar esse conteúdo maravilhoso. Faz 4 meses que comecei a tomar quetiapina e escitalopram para desacelerar os meus pensamentos. Só agora que eu vejo que o meu diagnostico está errado de fato, sendo confundido com transtornos de ansiedade. Até porque, meus pensamentos continuam da mesma maneira, além disso, continuo com dificuldades de dormir a noite por causa do pensamento acelerado. Um amigo que tem superdotação, me indicou o seu canal, e só agora eu vejo que o meu problema, não é medicamentosa, eu nasci assim. No seu vídeo sobre os 40 características... eu identifiquei 39. Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo maravilhoso.
@umbertoandrade2110
@umbertoandrade2110 22 күн бұрын
Acho que o título não é bom ("ou outra"), pois implica que a SD seria uma patologia mental. Mas o vídeo é muito bom.
21 күн бұрын
É verdade Umberto, agradecida por contribuir. Vou pensar num título apropriado!
@gracan.4193
@gracan.4193 11 ай бұрын
Seus vídeos são sempre muito esclarecedores! Agora, um outro comentário que eu sei não é o principal do seu vídeo, mas eu simplesmente acho suas blusas lindas! você tem muito bom gosto.
@ClaudioMartinsBSB
@ClaudioMartinsBSB 11 ай бұрын
Sobre a super dotação a medicina ainda não tem esse entendimento que você descreve.
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
Eeeehhh!!!!! 👏👏👏👏 Finalmente chegou o vídeo que eu tanto esperava! Muito obrigada.
@krampinhofredericoobode3680
@krampinhofredericoobode3680 11 ай бұрын
Eu também esperava 😂😅
@Marcelazonetti
@Marcelazonetti 11 ай бұрын
Obrigada por mais esse vídeo! Ah, amei o novo cenário ❤
@claudiaveloso3647
@claudiaveloso3647 11 ай бұрын
Eu não sou superdotada;mas minha amiga é; sofre muito com isto desde os 15 anos de idade....
@user-db6tg7hf6e
@user-db6tg7hf6e 11 ай бұрын
Que vídeo mais satisfatório.
@fantasylumwp
@fantasylumwp 11 ай бұрын
Eu nunca procurei fazer teste com algum especialista pra saber o que sou, é possível se auto diagnosticar? Eu já vi tantos dos seus videos falando sobre superdotação, e todas as características que você cita eu tenho. Mas do mesmo modo eu também tenho todas características de TDAH. Eu praticamente não tenho dúvidas, pra mim eu sou um adulto superdotado com TDAH, mas preferia ter a certeza.
@krampinhofredericoobode3680
@krampinhofredericoobode3680 11 ай бұрын
Eu estou para tirar essa dúvida com a minha psicóloga ( semana que vem vai vir o resultado, aparentemente tenho TEA e superdotação, é um pouco difícil achar alguém habilitado para aplicar os testes que são necessários
@user-wo2vd5nd8f
@user-wo2vd5nd8f 7 ай бұрын
Gente comecou de uns tempo pra ca o KZbin me recomendar videos de INFJ e agora comecou a recomendar videos de superdotados e agora meu cerebro entrou em ebulicao, as vezes tenho andado distraido impaciente e indeciso e ainda estou confuso so que agora esta diferente depois que comecei a ver esses videos estou tao tranquilo e tao contente mas quantas chances desperdicei quando que o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu nao precisava provar nada pra ninguem e queria sempre achar explicacao pro que eu sentia...Eu precisava me desabafar desculpe se eu escrevo em portugues errado acho que o imperfeito nao participa do passado troco as pessoas troco os pronomes preciso de oxigênio, preciso ter amigos preciso ter dinheiro, preciso de carinho sao tudo pequenas coisas e tudo deve passar...
@kekaschmidt1231
@kekaschmidt1231 18 күн бұрын
Eu passei mais de 20 anos tomando remédios, mas nada funcionava. Os remédios só me faziam sentir sono e ficar com a memória lenta. Médico nenhum fechava diagnóstico. Eu me sentia uma ET... Meu conceito sobre superdotação era aquele estereótipo da criança de óculos, que fala inglês e sabe fazer cálculos complexos. Eu nem gosto de matemática! Meu pai, com certeza era um clássico superdotado, mas eu nem imaginava que poderia ser. Minha mãe diz que eu pronunciei minhas primeiras palavrinhas aos 6 meses. Também aos 6 meses eu já ficava em pé, me apoiando no sofá e dando passinhos. Com cerca de 8 meses minhas palavras já eram bem claras e com 9 meses eu andei. Ela diz que eu não engatinhei. Eu achava que isso era uma "demonstração" de que eu seria muito ansiosa. Gostaria muito de fazer uma avaliação com um (a) profissional como ela, mas é extremamente difícil e deve ser extremamente caro também.
17 күн бұрын
É normal se sentir deslocada quando a sua vivência não encaixa nos padrões convencionais. A superdotação vai muito além dos estereótipos; é uma complexidade que nem sempre é percebida de imediato. 🌱 Um olhar especializado pode trazer clareza sobre o que você realmente precisa. Que tal participar da aula gratuita 'Superdotação o Seu Novo Poder'? Pode ser o primeiro passo para entender o seu verdadeiro potencial. 💡 Acesse aqui >> cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
@kekaschmidt1231
@kekaschmidt1231 17 күн бұрын
Vou participar, sim! Muito obrigada, minha flor! ♥
16 күн бұрын
@Fernando-vi9li
@Fernando-vi9li 8 ай бұрын
Obrigado.
@leoyahu
@leoyahu 11 ай бұрын
Que vídeo show! Quantas informações muito bem explicadas , Lorena. Amei as suas análises sobre esses sinais e fatores que podem confundir tanto profissionais como pacientes. Um abraço. Você entende muito bem, de análise comportamental.
@sarinha406
@sarinha406 6 ай бұрын
Em terapia de casal a psicóloga sugeriu que meu marido estava no espectro autista. Hoje minha gola mais bela, com 11 anos, foi diagnosticada com altas habilidades e eu estudando o assunto estou vendo que de autista meu marido não tem nada. Mas ele é sem dúvidas superdotado
@RobertooLogico
@RobertooLogico 9 ай бұрын
O melhor canal sobre superdotação, o unico que traz claresa
@user-zm5ff3px5p
@user-zm5ff3px5p 11 ай бұрын
Eu estou dentro do Espectro do Autismo , mas tenho dúvida se sou superdotada
@robfbms
@robfbms 11 ай бұрын
Oi Lorena, agradeço pelo vídeo, que menciona a dupla excepcionalidade e faz as devidas comparações entre a superdotação e condições consideradas transtornos. Mas, como telespectador SD/AH, autista e com TDAH, discordo de se referir a todas essas condições como "patologias". Existe todo um movimento da comunidade autista pra mostrar à sociedade que autismo, TDAH e outras condições de neurodesenvolvimento, mesmo que sejam oficialmente categorizadas como transtornos e tragam dificuldades de interação sensorial, social e comunicacional em meio a um mundo feito pra neurotípicos e costumem vir acompanhados de condições coexistentes, não são doenças/patologias. Isso porque falar de neurodivergências, sobretudo o autismo, como se fossem patologias já trouxe prejuízos severos pra nós autistas e pessoas com TDAH ao longo dos séculos 20 e 21, por ser uma maneira inadequada e também conceitualmente errada de se pensar o que o autismo e o TDAH realmente são. O autismo e o TDAH são condições com as quais nascemos, crescemos e morremos. Por serem condições de neurodesenvolvimento que acarretam uma estruturação e funcionamento cerebrais diferentes, não têm cura nem podem ser curadas. E não trazem apenas dificuldades e limitações, mas também características neutras e inofensivas, que não causam mal nem a nós nem a quem convive conosco, como os stims, os interesses especiais e eventuais gostos e comportamentos considerados "quirky", e mesmo positivas, como vários traços de personalidades virtuosos que têm uma chance maior de serem exibidos por pessoas autistas e/ou com TDAH do que por neurotípicos e aparecem com muito mais força entre duplo-excepcionais que são SD/AH e também autistas e/ou TDAH. Tentativas de curar ou suprimir nossas características neurodiversas, tão estigmatizadas como "sintomas", ao invés de nos ajudar a ter uma vida melhor, nos trouxeram graves consequências de saúde mental - sobretudo transtornos psiquiátricos verdadeiramente patológicos, como depressão, ansiedade generalizada e transtorno bipolar - e reforçaram na sociedade a crença capacitista de que o que precisa ser consertado não é a forma como a sociedade nos trata, mas sim os nossos cérebros, jeitos de ser e características que, mesmo quando são inofensivas, por muito tempo foram estigmatizadas como "anormais" e "indesejáveis". E deram margem ao cometimento de abusos terríveis nos ambientes domésticos, escolares, de trabalho, hospitalares etc. por pessoas que não nos aceita(va)m do jeito que somos, nos trata(va)m como doentes (no sentido pejorativo) e incapazes e tenta(va)m nos forçar a nos comportar como pessoas ditas "normais" sob pena de criminosas violências. É muito mais adequado, em se tratando de promover benefícios pras pessoas neurodivergentes e desestimular o preconceito capacitista, falar do autismo e do TDAH como *deficiências e neurodivergências*. O autismo já é considerado deficiência pela legislação brasileira desde 2012, e corresponde perfeitamente ao conceito de deficiência trazido pela Lei Brasileira de Inclusão de 2015 - "impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas". Já o TDAH ainda não recebeu esse reconhecimento legal como deficiência no Brasil, mas existe todo um movimento e também pelo menos um projeto de lei federal pra que pessoas com TDAH sejam enfim reconhecidas e acolhidas como PCDs. Portanto eu peço que, por favor, reveja a informação dada no vídeo, desde o título e thumb até o conteúdo dele, de que neurodivergências, que estão mais pra deficiências combinadas com jeitos de ser diferentes, seriam "patologias" comparáveis a doenças que nos causam terrível sofrimento e podem nos levar à morte, como depressão e transtorno bipolar. Abraços
11 ай бұрын
Ola, te convido a ler sobre a teoria do Normal e o Patologico de Georges Canguilhem. O patologico é aquilo que pelo individio é considerado como diferente do que a maioria vive (o normal). Se apesar dos transtornos nao sente incomodo, nao se enquadra no quadro patologico. O video trata de quando estamos perante a um profissional de saude mental, nos queixamos de um incomodo na vida cotidiana e esses sintomas sao confundidos entre outras patologias e manifestacoes da superdotacao.
@robfbms
@robfbms 11 ай бұрын
@ Oi Lorena, obrigado por me responder. Sobre essa definição, eu não a conhecia, e acredito que a maioria dos telespectadores do vídeo não conhece também. Por não conhecermos esse conceito de "patologia", acabamos por entender inicialmente que vc no vídeo teria rotulado autismo e TDAH como "doenças", já que o que tradicionalmente identificamos como patologias são doenças físicas e mentais, sobretudo transtornos mentais que têm natureza de doença, como depressão e bipolaridade. Nesse caso, acredito que seria mais adequado ou vc deixar claro no início do vídeo esse conceito diferente de patologia, que ele não tem essa conotação negativa e nem sempre se refere a doenças, ou preferir utilizar termos que não dessem margem pra essa interpretação, como transtornos (que, segundo o conceito da OMS de transtorno mental, nem sempre se referem a doenças mentais, podendo se referir a neurodivergências) ou "neuroatipicidades e doenças mentais", que incluiria as neurodivergências e as condições patológicas propriamente ditas. Sobre me causar incômodo, os incômodos que eu sofro enquanto pessoa neurodivergente são em grande parte decorrentes de estar num mundo que não acolhe a neurodiversidade, não oferece o devido suporte a autistas e TDAHs adultos e nos traz sofrimento por meio das atitudes capacitistas das pessoas (não é uma indireta ao seu vídeo, longe de mim querer te atacar). Uma parte deles é que decorrem da neurodivergência em si, como a dificuldade de concentração, a hiperatividade (ambos que eu hoje controlo com a ritalina), a dificuldade no contato visual, a hipersensibilidade sensorial a estímulos naturais como a água levemente fria no banho na minha casa (onde não tem chuveiro elétrico), a dificuldade na comunicação não verbal e a co-ocorrência de transtornos como o Tourette e o TOC. Mas ainda assim existem muitos motivos, segundo o movimento da neurodiversidade, pra se considerar que essas dificuldades não decorrem de doenças mentais, mas sim tanto de deficiências de ordem neurológica quanto da nossa interação com barreiras.
Ай бұрын
Oi Robson! Agradecida por compartilhar. Sinta-se bem vindo por aqui.
@robfbms
@robfbms Ай бұрын
Obrigado Lorena 😊
Ай бұрын
❤️
@gizelemagnole
@gizelemagnole 11 ай бұрын
Eu admiro seu trabalho mas o título deixa subjetivo que SD é outra "patologia "
@jacquelineworrells.8130
@jacquelineworrells.8130 10 ай бұрын
I agree with your comment 100%
@JuliaMeda
@JuliaMeda 8 күн бұрын
Boa noite. Surgiu a dúvida aqui! Por onde consigo fazer esse teste? Teria algum profissional específico, inclusive que você possa indicar? Tive o diagnóstico de TAB 1 mas comecei a me identificar também com o SD. Enfrentei muitos problemas na escola com as matérias, vivi a depressão, dissociação e ansiedade profundas. Tomava 5 medicamentos por dia e hoje não tomo mais nada, inclusive me sinto muito melhor. Amo desafio mais que tudo, me mantém em aprendizado e movimento. Se não tem algo para eu me desenvolver, aprender que me desafia, eu perco o interesse. Passei por 20 profissões diferentes, trabalhei na Apple como UX Design, hoje sou Estrategista Digital, tenho 24 anos com 13 livros escritos (3 prontos, 3 saindo e 7 organizando). Engraçado que sei um pouco de tudo e largo quando aprendo bem e acima da média para o avançado. Sempre viram isso como negativo. Enfim… histórias que não acabam mais… adoraria saber melhor sobre porque é viver na dor, angústia e sofrimento sentir que tem algo de errado com você. Sempre me senti diferente, acima da média, não porque me acho a melhor mas sentindo que eu era a estranha.
@maumauluco
@maumauluco Ай бұрын
Oi. Espero que você esteja muito bem. Vou dar meu relato aqui, sem querer provocar pena. Quase 20 anos atrás, fui envenenado com prozac, pois era uma pessoa muito tensa (era investigador).... ao ser encaminhado para um psiquiatra, pois quebrei um carro, fui diagnosticado como portador do espectro bipolar. Porém, por todo o tempo, mudando de medicação, não senti nenhuma melhora. Como lhe disse, descobri seu canal a menos de 1 semana. Encontrei uma neuropsicóloga que me passou uma bateria de testes, inclusive com partes a serem preenchidas por meu pai ou mãe. Não sou do tipo influenciável, mas assim que fechar o diagnóstico volto pra contar. Por enquanto, obrigado por seus vídeos. Uma pergunta (se puder responder, agradeço).... após todos esses anos, com várias medicações, alterando minha quimica cerebral, caso o diagnostico entre em SD, há ainda algum tratamento?
Ай бұрын
Oi Maurício! A superdotação não está dentro do que pode ser considerado transtorno mental. O melhor 'tratamento' é saber identificar e atender suas necessidades, dar limites para si e os demais. Falarei sobre isso numa aula gratuita que vou publicar no próximo dia 19 de agosto. Acessa no link: cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/. Até lá, força e fique bem!
@violeta9910
@violeta9910 11 ай бұрын
O algoritmo me recomendou esse conteúdo do nada. Meu, as vezes eu acho que meu filho tem um certo déficit de atenção. Ele tem uma certa dificuldade de entender algumas matérias, principalmente, matemática. Às vezes penso que seja por conta da matéria ser muito avançada pra ele ou porque não é bem explicado. Ele frequenta escola e está na 4° série e aqui onde moro tem aprovação automática. O que prejudica e muito a aprendizagem das crianças. No caso do meu filho, como percebo que a escola não supre as necessidades de aprendizagem, eu aplico alguns exercícios pra ele em casa e percebo que ele tem dificuldade em interpretação de texto e matemática. Já procurei o serviço de psicopedagogia pelo SUS, mas descobri que não tem esse serviço. Por que será,não é mesmo?( a pergunta contém ironia, pois eu sei porque o governo não fornece esse serviço).
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
Que pena que não tem? Realmente precisa primeiro ver se ele tem dislexia e discalculia. Se não tiver, tdah. Veja isso o quanto antes. Pois prejudica a autoestima dele.
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
Procure por ONGs que facam um preço acessível (com comprovação de renda) Ou procure uma profissional e pergunte se não poderia fazer por um preço popular. Em ultimo caso, em faculdade de psicopedagogia fazem atendimento. Mas demora e pode ser longe de você.
@violeta9910
@violeta9910 11 ай бұрын
@@fabiana3588 É absurdo não ter esse serviço pelo SUS. Mas, nós sabemos muito bem que o governo não quer que as pessoas tenham acesso, pois psicopedagogia é uma área onde mexe com a aprendizagem. No caso do meu filho acho que ele não tem nada de discalculia e nem TDAH, não. Acho que seja um leve problema de atenção mesmo, pois na escola a professora sempre disse que ele acompanha bem. Por isso que eu desconfio que pode também ser problema do ensino mesmo, pois o governo está barrando cada vez mais o ensino, fazendo com que as crianças cheguem na 6° série sem nem saber a tabuada corretamente. Mas, muito obrigada pelas indicações. Já estou procurando saber onde posso conseguir atendimento por um preço mais acessível. Ou até mesmo, um plano de saúde que tenha essa cobertura. Eu tenho um certo receio de ir em faculdade de psicopedagogia porque, geralmente, o atendimento é feito por estudantes ainda. Tenho receio que meu filho não tenha nada, mas seja diagnosticado errado.
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
@@violeta9910 Acho que vc não deve se preocupar com os alunos da faculdade. Pois eles sao supervisionados. Pior sao os recém formados. Aí estao por conta própria. Dislexia e discauculia sao muito faceis de diagnosticar. Já o TDAH é que precisa daquele teste que dura varias consultas. Meu filho tinha todas as características de TDAH, mas foi descartado. Mas acho que ele tem dupla exepcionalidade com superdotação e por isso talvez tenha confundido a mulher. Ela não era boa. Dei informação demais pra ela e ela se complicou. No final, acho que se baseou só nos desenhos dele e na observação da escola, que demorou mil anos e não falaram nada. Eu escolhi o melhor neuropsiquiatra de São Paulo. Mas a moça que fazia o teste pra ele era estagiaria dele, muito ruim. Descreveu uma criança que não tinha nada a ver com ele. No final eu falei com ele: Mas ele tem todas as características de TDAH. Como pode? (Eu ja tinha pesquisado muito e ja estava até fazendo coisas que ajudam o TDAH). Aí ele disse que era ansiedade. Que ansiedade causa os mesmos sintomas, sem ser um problema no cérebro. Apesar de ele ter sintomas desde que era pequenininho, sem ter motivos pra ansiedade, dei o remédio pra testar. E realmente, a parte de prestar atenção no que eu dizia e memorizar, assim como conseguir se concentrar nos estudos e se organizar, melhorou. Não quis continuar com o remédio. Conversei com meu filho e ele aceitou fazer o que eu falasse para ajudar em tudo. E deu super certo. Porque ele viu a diferença que era estar atento e concentrado. Mesmo com um teste de QI acima da média, feito pela psicologa dele (que nunca falou de ansiedade), ninguém falou em superdotação. Só descobri essa neurodivergencia ano passado (qdo ele ja estava no fim do segundo colegial). E só perto do meio desse ano que encontrei um canal que fala de dupla excepcionalalidade (pode ter tripla) e reconheci as características do meu filho. Comentei comi ele era desde bebê e todos os outros diagnósticos e a administradora do canal enchergou perfeitamente as duas comorbidades no relato que dei. E disse que deveria ser feito outro teste, com profissional mais adequada. Mas, aí meu filho já tinha muito definido o que ele queria fazer, e não era nada acadêmico e ele estava satisfeito com seu desempenho mediano escolar e com sua vida. Eu me descobri superdotada e não consegui fazer nada com isso. Mas ele conseguiu se adaptar muito bem socialmente e ter uma vida pratica e ativa, que é mais importante do que o intelecto. Então deixei pra lá. Mas sempre falando com ele que ele é muito inteligente. Pra ele se esforçar e não desistir antes de tentar. Pra ele não diminuir os sonhos dele por se achar "burro". Pois os problemas na escola fizeram os avós o tratarem como sem chances pra algo melhor. Eles não entendem que ele vai mal por distração nas provas. Se fosse só oral, ele seria excelente em humanas. Exatas ele melhoraria também. O importante é que ele sabe se virar na vida. Meu pai se deu super bem na vida tendo só até a quarta série. Já as inteligentes da família têm tantos problemas sociais que geram problemas emicionais, que incapacitam-nos de progredir profissionalmente, mesmo sendo melhores que muitos. O principal é: Disciplina, persistencia, perseverança, resiliência e esforço. Aí tudo vai se resolvendo.
@fabiana3588
@fabiana3588 11 ай бұрын
@@violeta9910 Boa sorte.!
@guilhermecastanheira6594
@guilhermecastanheira6594 10 ай бұрын
O título não deveria ter o adjetivo "outra" nele, pois sugere, por pressuposição, que a superdotação (SD) é uma patologia. Em vez de "Superdotação ou outra patologia mental?", o correto séria "Superdotação ou patologia mental?", afinal a profissional enfatiza muito bem e marcadamente que a SD não é patologia.
@marcosarantes8426
@marcosarantes8426 11 ай бұрын
@Stephanie-gx8om
@Stephanie-gx8om 9 ай бұрын
Lorena, qual o impacto do venvanse em um superdotado? Tanto se ele tiver dupla excepcionalidade (com TDAH) como se não tiver (em caso de diagnóstico do TDAH errado)?
@camilacampos6948
@camilacampos6948 9 ай бұрын
Oi Lorena! Boa tarde! Você sabe onde posso encontrar mais informações sobre dupla excepcionalidade com borderline/bipolaridade? Não encontro em nenhum lugar informações sobre esse tema específico. Desde já muito obrigada! :)
Como viver bem com a superdotação?
39:00
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 9 М.
A dificuldade de ser um adulto superdotado
26:46
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 23 М.
Nurse's Mission: Bringing Joy to Young Lives #shorts
00:17
Fabiosa Stories
Рет қаралды 14 МЛН
Touching Act of Kindness Brings Hope to the Homeless #shorts
00:18
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 17 МЛН
Now it’s my turn ! 😂🥹 @danilisboom  #tiktok #elsarca
00:20
Elsa Arca
Рет қаралды 11 МЛН
O que caracteriza o adulto superdotado no mundo do trabalho ?
20:01
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 10 М.
A vulnerabilidade do superdotado diante do narcisista perverso
12:27
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 7 М.
O que vai mudar na sua vida saber que você é superdotado ?
19:06
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 14 М.
Que tipo de superdotado você é: laminado ou complexo?
15:50
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 31 М.
O superdotado e os excessos
9:40
Psicorporificar - Psic. Daphne Queiroz
Рет қаралды 12 М.
Como são as relações amorosas do superdotado?
30:01
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 40 М.
40 características do superdotado
22:21
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 148 М.
Como reconhecer um adulto com superdotação ?
49:40
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 134 М.
Como uma pessoa faz para confirmar sua superdotação?
23:38
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 31 М.
O sono dos superdotados
16:16
Cérebro em Ebulição
Рет қаралды 22 М.