Deixe sua sugestão para novos vídeos ou um comentário (mesmo que curto) e "curta" o vídeo. Isso realmente ajuda a promover o canal no KZbin. Eu agradeço! Cátia
@v-borges Жыл бұрын
adorei a análise. poderia analisar o "confidência do itabirano"? abs
@fernandolazarobotelhodomon19504 ай бұрын
Mesmo antes de assistir já vou dando um like 👍.
@josiesantos8954 Жыл бұрын
Seguramente ele foi o meu primeiro amor porque o conheci na adolescência e esse é um dos poemas que mais gosto Obrigada por coloca lo mais perto do nosso coração.bj
@armandoribeiro88462 жыл бұрын
Tabacaria é como se fosse um resumo de a odisseia a cada vez que ouço. Me posiciona distante de tudo, menos da realidade. Infelizmente poucos no meu meio estão abertos à essa experiência transcendental humana. Não tenho muito com quem compartilhar os tesouros desenterrados desta obra fascinante. Fico viajando sozinho, parecendo um louco à outrem.
2 жыл бұрын
Oi @Armando Ribeiro. Confesso que quando conheci este poema fiquei "impactada" com o teor e a forma de escrita. Depois, conhecendo mais a obra de Pessoa fiquei mais encantada ainda. Concordo contigo quando dizes que " Infelizmente poucos no meu meio estão abertos à essa experiência transcendental humana. Não tenho muito com quem compartilhar os tesouros desenterrados desta obra fascinante. Fico viajando sozinho, parecendo um louco à outrem.", pois as vezes também me sinto assim e este foi um dos motivos para ter criado este cana: compartilhar com quem é apaixonado(a) por arte e literatura assim como eu. Obrigada pelo comentário. Falamos...
@laurobs82 жыл бұрын
Esse poema me pegou muito.
2 жыл бұрын
É lindo mesmo ! Que bom que gostou @Lauro Soares
@sandraboseindiagestao2 жыл бұрын
Grata pela leitura 🙏🏻
2 жыл бұрын
Fico feliz que tenha gostado do vídeo :) . Obrigada pelo comentário !
@PerspectivaPopular3 жыл бұрын
Vídeo fantástico, Cátia! Uma pergunta: nesse poema, Pessoa sintetiza muito bem, muito claro e com uma elegância tremenda o profundo sentimento de angústia e solidão do indivíduo na Modernidade. Acho que o indivíduo moderno está muito bem destacado nesse poema. Por isso, você poderia fazer um vídeo semelhante, demonstrando o sentimento profundo do indivíduo na pós-modernidade?
3 жыл бұрын
@Perspectiva Popular Oi Gui. Percebo que tem alguém que se apaixonou por Pessoa depois do "Desassossego" ? Bah ! Tu sabe que este ano eu vou me atirar naqueles textos que tu me mandou e mais uns que eu tenho aqui,né? E respondendo a tua pergunta:sim ! Posso fazer, mas tenho que estudar mais este assunto porque eu acho bem complexo,sabe? ! Por isso, gosto da literatura e da arte porque eles mastigam toda essa angústia e nos entregam obras como o "Tabacaria". Vamos falando... abração pra ti !
@PerspectivaPopular3 жыл бұрын
@ Me apaixonei profundamente pelo conteúdo do Pessoa. As ideias e os sentimentos que ele nos trás, nós não encontramos pelos "Googles" do cotidiano que nos rodeia - um cotidiano cada vez mais tenta nos fincar ao empobrecimento e ao embrutecimento. Fico na espera de que faças vídeos a respeito dos textos que mencionei nos comentários. Abraços, Cátia!
3 жыл бұрын
Abraço @Perspectiva Popular Gui ! Vamos falando !
@PerspectivaPopular2 жыл бұрын
Cátia, esqueci de comentar nesse vídeo uma série de filmes MUITO ligados ao tema desse vídeo. Eu sei que você e seu esposo adoram filmes, então fiquem com essa "tetralogia" de Michelangelo Antonioni: "A Aventura"; "O Eclipse"; "A Noite" e "Deserto Rosso". Um extra: "Blow Up". Também é um filme que não desaponta e é do mesmo diretor. Os filmes são clássicos do cinema italiano, mas eles se encaixam em qualquer lugar quando o tema é algo relacionado à modernidade. Indico muito esses filmes, pena que esqueci de comentar aqui antes. Abraços!
2 жыл бұрын
Oi Gui @Perspectiva Popular. Sim! Amamos filmes. Anotei os nomes e vou procurar para assistir. Até porque eu sou louca por cinema italiano 🥰. Obrigada.
@fernandolazarobotelhodomon19504 ай бұрын
Alguém sabe em qual livro encontro esse poema?
@gabrielmartins85682 жыл бұрын
Professora, o poema me parece uma pessoa que muito sonha e nada faz e isso leva ele ao tédio, a melancolia por nada ter conquistado, é errado essa interpretação? No final do poema, ele diz algo sobre escrever um texto (parecia muito motivado a isso), mas ao pensar nisso, ele acende o cigarro, e diz que vai permanecer fumando enquanto o destino permitir e não vai para prática. Me equivoco aqui? Eu não tenho costume de ler poemas, comecei por esse, sem conhecer nada sobre Fernando Pessoa ou sobre o Álvaro de campos, essa foi minha impressão de forma bem resumida como alguém completamente leigo no que diz a respeito de poemas. Peço aqui sua recomendação de outros poemas populares dele, se possível também, obrigado.
2 жыл бұрын
@Gabriel Martins. Adorei seu comentário e sua interpretação. Este poema do Pessoa fala sobre o tédio modernista. Aquela sensação de "o que mais se pode conquistar ?". Eu acho que você conseguiu se conectar muito bem com o poema. Sobre a indicação eu leria "Poema em linha reta", "Autopsicografia", "Isto", "Ode triunfal"... Eu gosto de pegar uma antologia do autor e ler os textos porque geralmente elas trazem, nesta caso, poemas variados.