Рет қаралды 2,366
Jorgina da Silva é uma figura de destaque na construção das memórias da restauração no concelho de Lagoa, proprietária do conhecido restaurante “Pérola do Atlântico” - na freguesia de Água de Pau.
Este estabelecimento já teve os seus dias áureos e, atualmente, devido a questões de saúde da proprietária, encontra-se encerrado ao público. No entanto, pontualmente a cozinha ainda funciona com a aceitação de encomendas, em formato take away. Para esta recolha a Jorgina da Silva abriu-nos as portas do seu restaurante para nos contar os momentos memoráveis que, outrora, esta casa usufruiu, salientando a passagem de grandes individualidades portuguesas, como por exemplo, Américo Tomás, Durão Barroso, Carlos César e Marcelo Rebelo de Sousa.
Jorgina, disponibilizou-se para confecionar os “chicharros com molho de vilão e bolo da sertã” com acompanhamento de inhame e cebolas curtidas. Todos os passos e as técnicas foram transmitidas pela Informante e registadas em formato audiovisual (ver documentário).
Segundo o etnógrafo Francisco Carreiro da Costa: “na ilha de S. Miguel, a sertã não serve apenas para o bolo de milho; ela é também muitíssimo empregada no assar do peixe, sobretudo no assar dos chicharros, porquanto dessa forma não há que despender qualquer espécie de gordura. Para tanto, a sertã, depois de aquecida sobre a trempe, é polvilhada com farinha de milho, após o que se vão colocando os chicharros e virando-os depois, à medida que se mostram assados. Os chicharros assim preparados, constituem um manjar bastante apreciado, ou mesmo simplesmente assados ou passados depois, à medida que saem da sertã, por molho de vilão. O molho de vilão é um molho verde preparado com vinagre, cebola, alho, colorau ou açafroa. Comidos à unha, sobre uma fatia de pão de milho ou então sobre um pedaço de bolo de sertã, dizem os entendidos que «a alma vai ao céu e torna a vir».” (CARREIRO,1991:570).
Vídeo produzido no âmbito do trabalho de campo realizado pelo projeto TASTE - Taste Azores Sustainable Tourism Experiences.
TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico) e pelo CHAM - Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal de Lagoa, S. Miguel Açores.
Projeto financiado pelo PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.
#TASTE #azores #azoresislands #azoreswhatelse #Açores