Eu, como adolescente de 15 anos, concordo com tudo que você disse. A internet ajudou bastante, mas, na minha humilde opinião, não tinha que ser tão acessível assim. A gente é uma geração literalmente podre de mimada que não valoriza nada, a internet cai cinco minutos e a gente já encarna o jovem Werther desesperado pq não tem oq fazer!! Já pensou ficar desesperado por não ter oq fazer? Enfim, eu nem uso redes sociais pq é muito sentimentalismo e carência, a pessoa posta foto do que ta comendo(?), e olha que sou fã de Los Hermanos! Medo da minha geração, Tati, muito medo. A gente vai ter faculdade de como fazer tiktok. E isso não me faz menos pior que o resto, só consciente, pra não ser uma deles tenho muito oq mudar. Enfim, bom dia e obrigada!
@Ignatius19723 жыл бұрын
"a Internet cai 5 minutos e a gente já encarna o jovem Werther desesperado" kkkkk muito bom, porque muito real. Infelizmente
@saradeoliveira59673 жыл бұрын
Eu, como adolescente de 16 anos, concordo em quase tudo com a Tatiana, principalmente na parte em que ela cita o uso da fragilidade sentimental das pessoas pra caçar likes (e isso ser uma coisa repulsiva) e nesse caso parece que você está fazendo A MESMA COISA, só que com o outro lado da moeda, digamos. Sinto muito mas isso ficou com cara de um novo politicamente correto. E uma pergunta, o que você quer dizer com "a internet não tinha que ser tão acessível assim"? Qual a sua sugestão?
@nathamandreani3 жыл бұрын
Tenho 20 anos e discordo totalmente da sua opinião,porém respeito. Acredito sim que a internet deve ser para todas, não estou falando de redes sociais pra postar oq está comendo e tbm se postar a onde isso interfere na sua vida,existe a opção de bloquear a pessoa que vc não quer ver as postagens,sequer menções a ela (fora que não é da conta de ninguém oq a pessoa posta ou deixa de postar) Continuando...
@nathamandreani3 жыл бұрын
Nao concordo com a maioria das coisas que a Tati falou, acredito que toda geração teve seus prós e seus contras assim como está. A geração dela não foi perfeita,a nossa tbm não vai ser. O problema das pessoas mais velhas é acharem que a maravilha é o antigo e o presente é preocupante e insatisfatório. E de alguns jovens desinformados pegarem isso q os mais velhos dizem como verdade absoluta. O absolutismo não é bom. Vc não é mais evoluído porq acreditar que essa geração é um lixo ,por ler Shakespeare e ouvir só musica clássica e não usar determinada rede social. São apenas gostos distintos da sua geração.
@sofialmeidah3 жыл бұрын
@@saradeoliveira5967 Eu não compreendi muito bem o seu posicionamento, vc tá falando que ela por dar a sua opinião em relação ao tema está "biscoitando" da mesma maneira que os sentimentalistas fazem? Eu até entendo que vc pode pensar que ela "busca por aprovação", mas soa um pouco como forçar a barra nesse caso, visto que o que estamos discutindo aqui é um "problema" (como alguns apresentam, pontos de vista variam) presente na sociedade atual e discordar da opinião predominante da sua idade não deveria ser visto como uma mera maneira de querer ser diferente ou se mostrar. Entendo o seu ponto, no entanto. Há de fato (ao que tudo indica) um grupo que se diz diferente e assim o proclama para que seja bem visto por outros. Agora, por mais que a pergunta não tenha sido dirigida a mim, sobre "a internet não deveria ser tão acessível" eu diria que é mais sobre como ela surgiu como uma ferramenta e agora supre outras necessidades que a mesma criou em muitas pessoas. Sobre isso tem um vídeo muito interessante em inglês de um canal de opinião chamado exurb1a que fala sobre algo parecido: kzbin.info/www/bejne/jKGrqn99YtiWask&ab_channel=exurb1a
@janainaf.6703 жыл бұрын
Tati, espero que você saiba o quanto você é essencial nesse KZbin!
@adrienevieiraa3 жыл бұрын
Sim, mil vezes sim
@alydiasilva3 жыл бұрын
Sim
@tintim53703 жыл бұрын
Janaína sua linda!!!!
@RickBauler8 ай бұрын
Sim, você tem razão. (E eu aposto que ela save 😅)
@julianabrosowski58323 жыл бұрын
Eu sempre fico impressionada com o jeito elegante e refinado que o Dalrymple bate na nossa cara. É um gentleman!
@apologetas_yt3 жыл бұрын
Bem British, né ? Rs
@julianabrosowski58323 жыл бұрын
@@apologetas_yt muuuito
@panaceiadigital3 жыл бұрын
Ele é maravilhoso!!! Só NOCAUTE... 😜😜😜
@user-ze2si1en4k3 жыл бұрын
Eu só discordo sobre a escola. Na minha, os professores sempre repreendem o aluno baderneiro, falam sobre a letra e tiram nota por ortografia.
@refugioverdesc3 жыл бұрын
@@user-ze2si1en4k exceção,com certeza!!!
@gilmarbernardo_3 жыл бұрын
Em muitos momentos eu lembrei do que diz C. S. Lewis em "A Abolição do Homem": "Mal podemos abrir um periódico sem topar com a afirmação de que nossa civilização precisa de mais 'ímpeto', ou dinamismo, ou auto-sacrifício, ou 'criatividade'. Numa espécie de mórbida ingenuidade, extirpamos o órgão e exigimos a sua função. Produzimos homens sem peito e esperamos deles virtude e iniciativa. Caçoamos da honra e nos chocamos ao encontrar traidores entre nós. Castramos e ordenamos que os castrados sejam férteis."
@Lah_chase3 жыл бұрын
Esse livro é absurdamente genial
@sandramarina42552 жыл бұрын
E é por isso que as músicas sertanejas que perpetuam a "sofrencia" fazem tanto sucesso e esse público não se dá conta disso, desse sentimentalismo tóxico.
@deborah25613 жыл бұрын
Darlymple é NECESSÁRIO nos dias de hoje. Tomara que muita gente leia por causa do seu vídeo! 👍👍
@patriciazancanaro93233 жыл бұрын
Com certeza deb
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Já é a terceira obra do autor que a Tati resenha Eu percebi que ele subiu algumas posições nos mais vendidos da Amazon por causa do vídeo da Tati
@iaradaconceicaodesouza78993 жыл бұрын
Ele é maravilhoso
@cinaraaguiar14783 жыл бұрын
sou professora e sinto na pele o que o autor narra no livro.
@Relivrando3 жыл бұрын
Tati, leia qualquer texto do Sowell sobre racismo. Ele fala exatamente sobre o uso do sentimentalismo que sobrepõe qualquer discussão racional sobre o tema. Bj
@anaclaudiabarcelospetry3 жыл бұрын
Li dois livros do Sowell "Fatos e falacias da economia" e "Descriminação e disparidades", cada vez fico mais fã dele e da forma clara e embasada que ele expõe seu ponto de vista. Deveria ser leitura obrigatória!
@matheusbitencourt87723 жыл бұрын
Maravilha Tati! É cada vez mais raro ouvir alguém falar sobre livros na Internet, sem ter que o tempo todo se desculpar, para não ser cancelada por causa do politicamente correto. Continue assim! Nós, os espectadores, percebemos quando as pessoas são artificiais.
@joycenayane71963 жыл бұрын
Como professora eu digo para vocês, sim, passaram a mão nas nossas cabeças e nós passamos a mão na cabeça dos nossos alunos, é preciso repensar como estamos formando o futuro.
@thiagomn033 жыл бұрын
Como alguém que tem depressão exógena posso dizer que a frase do Oscar Wilde citada no livro "...um sentimentalista é simplesmente uma pessoa que deseja possuir o luxo de uma emoção sem pagar por ela" sintetiza de forma sensacional tudo que eu sempre pensei sobre essas pessoas
@MariaInesFerr3 жыл бұрын
Sábias palavras, que geração podre de mimada e isso já vem de algum tempo. Em 2012 fiz um trabalho com uma universidade famosinha de SP, de mensalidades altíssimas, em que um professor foi dispensado porque chamou a atenção de um aluno que atrapalhava a aula falando ao celular. O pai desse mimadinho UNIVERSITÁRIO pediu a cabeça desse professor para a reitoria. É inaceitável!
@evasouza73422 жыл бұрын
que absurdo.
@VIVISP1003 жыл бұрын
Sou do ABC, geração escola pública dos anos 80/90, me identifiquei totalmente como o final do vídeo!!! Sangue, suor e lágrimas para gente conseguir alguma coisa na vida, sem tempo para mimimi... Excelente vídeo, Tati!!!
@cristianenavarretetolomei69433 жыл бұрын
Me identifiquei tb, sou de Diadema.
@JanainaArtesAtelie3 жыл бұрын
Pois é! Eu moro hoje em São Bernardo, mas já morei em Diadema quando casei. Fiz curso técnico também nos anos 90, pra poder ter emprego... enfim, me identifiquei totalmente 😁😁😊
@gabrielalnunes3 жыл бұрын
Chuva + Tati + Theodore Dalrymple = Dia perfeito. Lindo dia pra você, Tati!
@vitorrocha92983 жыл бұрын
É exatamente isso. Hoje está tudo na nossa mão, a gente não valoriza nada, não estamos satisfeitos com nada. Minha mãe e eu estávamos conversando ontem sobre como até mesmo a nossa relação com a comida mudou de uns anos para cá. Antigamente a gente comia pão com manteiga, café, arroz, feijão e bife todo dia, e isso tava ótimo. Hoje a gente tem uma infinidade de alternativas para comer, mas nada agrada, nada tá bom. Não sei explicar, parece que a vida atual nos levou a um estado permanente de angústia e insatisfação.
@airtonfreire6852 ай бұрын
Como criança órfã, assim é o homem sem Deus.
@paulovianna98333 жыл бұрын
Ao pensamento de Confúcio, podemos acrescentar Wittgenstein: "Pensamos com palavras, e quem não as sabe usar corretamente, não pode pensar bem."
@allwhatilove914 Жыл бұрын
Também tenho 39 (mas o vídeo já tem dois anos). A diferença da nossa geração pra atual é gritante. Mesmo sendo classe média alta, comecei a trabalhar aos 14. Sabia o que queria fazer da vida desde os 9. Saí de casa aos 15, mesmo tendo ótimo relacionamento com meus pais. Íamos morar onde dava, algum cortiço dividido com 20 pessoas estranhas (como no meu caso). A ideia era a aventura de ser dono da própria vida, de ser detentor dos próprios problemas, de aprender a se virar... Enfim, se torar um adulto ''normal'' e produtivo. Que bom que foi assim. Os resultados estão aí pra mostrar que a caminhada valeu a pena e eu me orgulho deles.
@alinemoraiscom_i3 жыл бұрын
Caraca 38 minutos de "Podres de Mimado" simbora!!!
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Eu tô emocionado :)
@valeska6933 жыл бұрын
Tem coisa melhor? Desconheço hahaha
@ccadee3 жыл бұрын
Vai mudar muito a visão dela. Ela já é uma pessoa inteligente mas q tinha vícios como todos nós, depois destes autores, abrimos ainda mais nossos olhos para o mundo real.
@primeg25393 жыл бұрын
Passou rápido
@siahtfonseca Жыл бұрын
Preciso ler este livro, adorei sua descrição. Infelizmente essa questão do sentimentalismo nas redes sociais está tornando as pessoas cada vez menos sentimentais. Vejo pelo fato de que a minha região aqui no Rio Grande do Sul foi extremamente atingida pelas últimas chuvas e Muitos digitais influências da atualidade decidiram simplesmente visitar as cidades e fazer filmes da tragédia falando da tristeza por estar vendo tudo aquilo sem se preocupar realmente com o que estava acontecendo. Teve o prefeito de uma cidade que pediu por favor se as pessoas parassem de ir lá apenas para fazer filmes e fotos pois a cidade estava um caos e tinha filas imensas de carros de pessoas querendo entrar na cidade apenas para ver o que aconteceu. Isso nos deixou extremamente indignados pois as pessoas procuram apenas verdadeiras tragédias uma forma de sentimentalismo e ganhar Like
@Worship_Blog3 жыл бұрын
"Eu acho que todo sinalizador de virtude, em rede social, é um caça likes" Compartilho da mesma opinião Obs.: Essa iluminação está maravilhosa!
@marianbe863 жыл бұрын
Esse vídeo me fez chorar, de verdade. Sou professora de inglés e francês há quase 15 anos e sofro muito quando vejo o que fizeram dos idiomas: mero desfile e "propaganda" de bilíngue, sendo que ng sabe o que é ser bilíngue. Cansa. Cansei. Tive momentos de questionamento. Pais me apontando o dedo porque não sou "lúdica" em sala. Nossa...deu arrepio ver esse vídeo.
@danielbarbosasales3 жыл бұрын
A abrangência de temas e autores que lê a Tatiana é fantástica. E eu fico muito contente de me deparar com essa variedade sendo indicada pra mim pelo KZbin. Seu trabalho é espetacular, Tatiana!
@christiannelara13023 жыл бұрын
Quando a minha segunda filha, hoje com 30 anos, entrou no primeiro ano, ouvi da professora que, se eu compreendesse o que ela havia escrito, não importava como ela tinha escrito. Aquilo me apavorou, graças a Deus, eu habituei eles a correção gramatical e de estilo, desde pequenos e então eles buscam escrever corretamente e aceitam correções sem problema.
@user-gr3vs8mk1u3 жыл бұрын
Incrível seu comentário. Por isso que a maioria dos jovens não sabem escrever. Até em jornais famosos vemos textos com vários erros de português.
@alicematos55443 жыл бұрын
Não sou professora, mas muitos dos meus parentes e algumas amigas são, já ouvi muitos casos horríveis, mas o pior foi o que aconteceu com minha tia, um dia ela chegou chorando porque um pai não admitiu que ela tivesse colocado um aviso no caderno do filho sobre ele não ter feito as últimas cinco atividades de casa. Isso em 2018. O pai, durante a reunião de pais (e olha que engraçado, foi a primeira reunião que ele foi na vida, embora a criança já tivesse 10 anos), falou alto, não admitiu que alguém mais falasse, xingou minha tia e foi daí pra baixo. Ela só queria avisar que o filho dele não estava cumprindo com o que deveria e foi humilhada. Era o melhor para a criança, mas o pai não poderia admitir que seu precioso filho tivesse a atenção chamada. Tenho 21 anos, na época que eu tinha 10, se eu recebesse o mesmo bilhete no caderno, minha mãe e meu pai me deixariam de castigo e iriam conversar com a professora (uma coisa semelhante aconteceu comigo). Eu acho que a grande maioria dos pais e mães acham, atualmente, que tratar seus filhos como pequenos deuses é o que vai trazer para eles o melhor. Não sei se isso já acontecia na minha época e eu só não via, ou se isso começou agora. Só sei que é cada situação que vejo e ouço das minhas amigas e tias que trabalham como professoras, que eu tenho a certeza de que o erro não está somente nessas crianças, mas em toda a estrutura familiar. Porque se existem outros da mesma idade que não agem assim, não tem como ser um problema que englobe somente a geração atual, engloba toda a estrutura familiar de pais que vêem seus filhos de forma desproporcional e de professores que, de tão acuados, acabam por aceitarem isso. Essa ode ao fracasso, acho que é subversão. Como o rock era para meus pais. "Vocês esperam isso da gente, mas vamos fazer exatamente o contrário só para que vocês se sintam frustrados." E acho inclusive que é porque eles não foram criados para trabalhar e conquistar suas coisas, foram criados para achar que suas posições é que estão corretas, que eles não são passíveis de erros. E é só postar as coisas certinhas e vão ter um reforço positivo disso, uma aprovação de outros que todo mundo precisa. Muitas coisas que vejo hoje em dia me faz pensar: será que eu serei uma péssima mãe? Por acreditar em limites? Por achar que a criança tem que ter uma vida fora da internet? Temos que estudar o que leva os pais a criarem esse tipo de monstro, não que isso seja um fenômeno novo, já que é mais velho que andar pra frente, mas porque é um fenômeno que se popularizou.
@Britocs10 ай бұрын
Li o Nossa cultura..ou o que restou dela tambem do Dalrymple, por conta da resenha aqui do canal. E serio, da vontade de ler tudo desse autor. Estou só aguardando o podres de mimados chegar. Obrigada por essas indicações Tatiana ❤
@LeticiaBarretoCopywriter10 ай бұрын
Valeu!
@fernandobuzinari3 жыл бұрын
Borges ficaria orgulhoso de ver dona Tatiana falando de um livro e puxando vários outros como referência. Ícone da leitura hedonista haha
@ceyleal20113 жыл бұрын
Esse livro foi uma porrada na minha cara em 2020. Quero ler tudo desse cara.
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Dois
@panaceiadigital3 жыл бұрын
Três... kkkk
@marieleuterioribeiro3 жыл бұрын
Tati, quero ler antes de comentar qualquer coisa, mas quero te dizer que quem te acompanha ganha muito com a tua postura sempre respeitosa, corajosa e curiosa 🌻
@jackelinealmeida87293 жыл бұрын
Tati,você faz a diferença! Parabéns ,pela sua coragem em "ousar" colocar o dedo na ferida.
@jefersondasilva60133 жыл бұрын
Como separar o vitimismo da geração da revolta de quem antes, por ocupar cargo de poder, não era responsabilizado por açoes incorretas, e hoje, orfão da imunidade, reclama das novas gerações que reagem a abusos?
@AdrianoLeMac3 жыл бұрын
Dalrymple em nossa era é mais um fornecedor de uma bússola moral do tipo das que nos foram legadas antes por Chesterton, Roger Scruton, Thomas Sowell, Russel Kirk, Edmund Burke e Ortega Y Gasset. Muito feliz com suas escolhas, Tatiana!
@Platinho3 жыл бұрын
MAS QUE MULHER REACIONÁRIA ! MAXXXXXXXIIIIIISTA!! =P brincadeira tati, rainha da livrosfera brasileira ps - qdo vc falou dele parecer estar descrevendo sua periferia, eu em paris lembro de pensar "ta parecendo sao paulo" em meio ao caos de mendigos
@rafaelsantostitonelli91593 жыл бұрын
O termo "adolescente" já é uma amostra da sociedade sentimentalista em que vivemos, já que,porque"SOU ADOLESCENTE" posso fazer tudo, sou livre e papai e mamãe me banca até meus 18 e dependendo da pessoa, a faculdade inteira!Adolescentes,amadureçam!
@UselessArt3 жыл бұрын
Estamos lendo o The Great Gatsby no reading club TLT e acompanhando o audiobook aqui no youtube: o que tem de alunos de países de língua inglesa, nos comentários, reclamando do texto ser antigo ou não estar entendendo nada é... Eu com meu inglês intermediário estou lendo de boa, enquanto eles que são nativos têm muita dificuldade. Nunca tinha parado pra pensar nisso até esse vídeo.
@EduardoAlmeidaRec2 жыл бұрын
Aí você vê como 1984 já está aí. Pessoas opinam com base em três elementos incríveis: eu acho, eu penso, eu sinto. E aí você pergunta: - e qual é a fonte? E a resposta é: - águas de Lindóia 😂😂
@LucasBatistaAndrade13 жыл бұрын
Livro incrível. Eu li esse livro emprestado de um professor meu, em inglês. Devia ter uns 18 anos. Foi um dos primeiros socos na minha cara de adolescente revolucionário kkkk. Edit. Seu vídeo ficou incrível, Tati. Quanto à sua reação com o capítulo da Plath (que sempre me lembra aquela passagem do Secret History da Donna Tart, aonde eles tiram sarro da escrita dela kkk), eu senti a mesmíssima coisa com Capitães da Areia do Jorge Amado. Li ele na adolescência e ele havia sido o primeiro livro que me fez vir as lágrimas, e lembro que a primeira vez que ouvi o prof. Rodrigo Gurgel falar que era pura propaganda comunista eu, de primeira, desprezei a crítica como algo reacionário. Isso, claro, até eu ver o vídeo aonde o próprio Jorge Amado confirma isso e diz que o PCB o perseguiu após ele sair do partido (dizendo, inclusive, que eles fariam com que ele nunca mais vendesse um livro). Voltando ao Prof Rodrigo, vi a crítica inteira, aonde ele demonstra os escritos de um outro autor comunista da época - um tal de Graciliano Ramos hehehe - e compara demonstrando o quão rasos e pouco críveis são os sentimentalismos imposto aos moleques por Jorge Amado, e o como isso empobreceu a história, dando aos garotos pobres, sempre sentimentos puros em relação à garota nova, e sempre justificando tudo como uma reação à sociedade (algo admito pelo autor, exigido pela Internacional Comunista e, principalmente, repudiado por Graciliano, que dizia que ninguém mandaria na maneira dele de escrever). Na comparação, fica claro que o livro é, de fato, fraquíssimo, ainda mais se o compararmos à um São Bernardo, por exemplo. Só a bagagem literária de ler e ouvir opiniões que vão absolutamente de encontro com as nossas podem trazer esse tipo de reflexão e amadurecimento enquanto leitor. Vídeo perfeito!
@fernandaortega29753 жыл бұрын
Eu tenho 30 anos e peguei essa época da biblioteca que só podia levar pra fazer as atividades lápis, sulfite e nada de bolsa. Geralmente, as bibliotecas com livros precários, mais era o que tínhamos. Fui ter computador usado com 17 anos e a internet era discada tbm, isso qdo conseguia pagar a conta de telefone. Uma época dificílima, mais deve ter sido a última geração que valoriza as coisas que tem. (Sem generalizar!)🤩😘
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Sim, a geração que penou para ter as coisas costuma ser grata e menos sentimentalista. Eu por exemplo só fui ter internet em casa em 2012 Hoje praticamente toda casa tem
@joelmasdossantossantos6423 жыл бұрын
Passei pelo mesmo ,realmente tudo tinha mais valor .
@blandapalhares37443 жыл бұрын
Eu adoro os títulos que a Tati resenha, ela é muito diferenciada, um dia chego no patamar dela kkkkk
@erick69462 жыл бұрын
Meta de vida🙏kkkkskkk
@ojeandias3 жыл бұрын
Já li, é maravilhoso. Recomendo que leiam todos os livros dele.
@BookAngelTV3 жыл бұрын
Tatiana você é uma verdadeira inspiração.
@thaisecairess Жыл бұрын
Você falou algo essencial, nossa geração não foi mimada para achar o fracasso (cada um leia fracasso de acordo com suas perspectivas) normal, em nome da empatia, sentimentalismo e claro, falso moralismo.
@michelle.verissimo3 жыл бұрын
Theodore é um querido ! 🌺🤗
@elianaquadrio67973 жыл бұрын
Prazer Tati, em conhece la. Amo a literatura e gosto muito dos comentários. Sou professora aposentada e estudo agora por conta própria e estou muito feliz 😀.
@TatiCupcakes3 жыл бұрын
Nesse um ano dando aula aos meus filhos, devido a pandemia, descobri q sou uma professora muito rígida 😅 cobro letra bonita, pontuação, que mesmo em casa, mantenha postura RS Eles morrem de saudade da professora da escola rs
@BtsQuo3 жыл бұрын
😂😂😂
@Paulamar3 жыл бұрын
Vc é minha professora ideal. Minha mãe ensinou que professora que não é exigente não servia para nós.
@milenaf33333 жыл бұрын
E tem gente que acha que isso faz mal. Eu TB percebi que seria uma professora muito rígida kkk
@danilolima64723 жыл бұрын
Crianças gostam de disciplina de pessoas que gostam delas.
@arbartavicius3 жыл бұрын
Sou de Santo André e a cultura aqui era realmente essa. Hoje ninguém quer trabalhar em uma fábrica. Nossos avós e pais construíram uma sociedade melhor que a nossa.
@aviewfromthesouth3 жыл бұрын
Eu sou da mesma geração que você e tive experiência similar em escola técnica e comecei a trabalhar na mesma idade. Essa cultura do cancelamento é terrível, mas na nossa época existiam coisas negativas também como a cultura de guetos (pessoal roqueirinho, pagodeiros e todos os "cancelamentos" em decorrência dessas escolhas). A única diferença é que isso está acontecendo no ambiente virtual influenciando os mais "idosos" a participarem também dessas batalhas. Provavelmente as pessoas dos anos 60 olhavam para nós da mesma forma que estamos fazendo com os mais jovens e apontavam coisas negativas da nossa geração e quão absurdo tudo era (Hello, É o tchan!, Tiazinha e Feiticeira!). Eu só espero que essa geração faça suas revisões de valores no futuro como a nossa em parte fez e permaneçam as coisas boas. O livro do Dalrymple é excelente e faz uma análise ampla da questão do sentimentalismo na forma como a sociedade está organizada, mas para mim ficou um ranço de "no meu tempo" ou "revanchismo geracional". Tirando isso, leitura maravilhosa.
@tatifeltrin3 жыл бұрын
Duas coisas: Onde está o revanchismo no livro? Em que páginas, por favor? E o “no meu tempo era melhor”? Outra: você não sabe o que é o cancelamento. Não me lembro de nenhum amigo meu que gostasse de rock escrevendo para o empregador de quem gostava de pagode exigindo que ele fosse demitido, caso contrário a empresa seria cancelada, também.
@MarianaBFerreira3 жыл бұрын
Faz 2 anos que eu e meu marido tomamos leitura do meu enteado de 8 anos. É complexo. Ele tem preguiça e não gosta, obviamente prefere tablets, mas aqui eu corto e faço ele ter leituras simples. No entanto, mesmo essas (como gibi e poemas), ele lê muito mal ou não entende o que leu. Não considero normal, pois com a idade dele eu já lia muito mais e minhas irmãs também, inclusive aos 6 anos todas tínhamos lido sozinhas O Pequeno Príncipe inteiro - e entendemos. Bom... Diante da dificuldade do meu enteado, sugeri à mãe dele que comprasse livros simples e cobrasse leitura também. Ela respondeu - por meio dele -, que não ia fazer nada disso. Passados 20 dias veio o feedback da escola: "o menino é bom nisso, educado, comportado, mas precisa exercer a leitura, pois apresenta grande dificuldade nas tarefas de escrita livre." Em resumo: o problema dessas crianças atuais é que os pais não querem exercer sua tarefa de educar e cobrar estudo, pois é difícil, trabalhoso, chato e fica por isso mesmo. Deus nos proteja dessa geração.
@danycrishanson3 жыл бұрын
Tati que vídeo maraaaa me identifiquei muito com sua fala , temos a mesma idade nasci em Campina Grande mas depois que terminei a graduação vim pra Recife por conta do trabalho e acabei ficando , também fiz curso técnico na época do médio . Que diferença a geração de hoje da nossa , sou professora de exatas obrigada pelas indicações e Parabéns pelo vídeo
@marconunes93703 жыл бұрын
Leia em defesa do preconceito do Theodore Dalrymple
@franciscalima44023 жыл бұрын
Tati a melhor... Já vi muitos booktubers mas a que mais me identifiquei foi ela... Sincerona. E hipnotizante ao falar.... Não largo nunca mais
@paulovianna98333 жыл бұрын
Excelente texto. Esse é o tipo de revolução que funciona: a que leva as pessoas a pensarem e as ensina a raciocinar. Essas constroem e mudam. Os revolucionários que saem às ruas com pedras e bombas, apenas destroem, não criam, não mudam e não melhoram nada.
@Mudriniz3 жыл бұрын
Aí Tati como eu amo ter sua companhia. Leituras e mais leituras somadas a minha lista de 2021 e resto da vida...
@valeska6933 жыл бұрын
UM VÍDEO DE 38 MINUTOS DA TATI EM PLENA QUARTA FEIRA? OBRIGADA DEUS
@alinemoraiscom_i3 жыл бұрын
🥰😍
@monicasantana12 жыл бұрын
Você é muito joia, Tati!!! Amei cada detalhe da sua excelente análise, muito obgda! Nem sei como cheguei até este seu vídeo, mas estou muito grata por ter descoberto seu canal! Já me inscrevi!
@DiegoRFBC3 жыл бұрын
Esse livro do Haidt está na minha lista tem muito tempo. Recomendo uma entrevista do Jordan Peterson com ele, tem legendado completo. Ele teoriza coisas por exemplo como a religião está sendo substituída pela política, como os "safe spaces" atuais, nada mais são do que uma criação de um espaço "puro", sem sacrilégios (ideias contraditórias) e heresias (politicamente correto impera), como eram as igrejas e templos antigamente... No finalzinho do ano passado a editora Alta Cult lançou um livro um pouco mais antigo dele, "A Mente Moralista - Por que pessoas boas são segregadas por política e religião" mas que caminha na mesma direção. Espero que "The Coddling of The American Mind" saia logo por aqui!
@Silvana23043 жыл бұрын
Sobre a luta de descobrir o nome daquela musica naquele filme: eu tinha 13 anos, internet discada em casa, pedi pro sabichão da internet da cidade me mostrar como achar as musicas do Rei leão pra baixar, ele me respondeu: é impossivel. Fiquei muito mal naquele dia. Hoje escuto a trilha inteira quando limpo minha casa 😂
@kirdeiko3 жыл бұрын
Tatiana, resenha maravilhosa. Me identifico cm voce porque nascida e criada em Sao Bernardo do Campo, como voce sempre batalhei para fazer meus estudos e trabalhar.Comecei com 18 anos, mas aos 12 ja cuidava da casa.
@joaoaguiar96013 жыл бұрын
Esse autor é um profeta dos nossos dias...
@deborah25613 жыл бұрын
Na verdade o sentimentalismo engrandece quem “sente” mas sentir sem plateia não vale. E hoje, acrescento, estamos caminhando para uma negação do individuo em prol do coletivismo, sendo que sentir pela Humanidade inteira é, verdadeiramente, não sentir pelo “próximo” pois é uma impossibilidade psicológica nos envolvermos com a dor daquele que está distante, isso é utopia e suscita a barbárie - e ele dá exemplos de país envolvidos em causas humanitárias que são negligentes com os próprios filhos.
@INDELEVEL10003 жыл бұрын
Tatiana não vi todos os vídeos do seu canal mas acredito que este seja um dos melhores, parabéns pelo excelente trabalho e obrigado pelas dicas dos livros pois me ajudam bastante na escolha na hora da compra.
@fernandocarvalho30873 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Honesto acima de tudo! Faz um sobre "Lixo: como a sujeira dos outros molda a nossa vida", do Dalrymple também.
@nadiamolena87563 жыл бұрын
Menina do céu. Não tem um livro que eu procuro no KZbin que não tenha resenha sua. Aí como amo!!!!! ❤️ obrigada!!!!
@user-yc9cr1tm9m3 жыл бұрын
Voce é otima querida Tatiana. Sou da sua época. Obrigado por ajudar os jovens.
@esquitervoraf3 жыл бұрын
Na escola, minha filha, sem nenhum motivo importante, ela não entregou um trabalho na data marcada. Eu não consegui fazer o professor não aceitar mais o trabalho, ele disse que a escola determinava que ele desse mais uma oportunidade para ela entregar o trabalho ou alternativas para ela recuperar a nota. É, um exemplo do que Theodore Dalrymple comenta de a escola não magoar o aluno, tornando-os Podres de Mimados.
@ma_vladimirovna3 жыл бұрын
O primeiro livro dele que li e já fiquei apaixonada. Hoje uma das palavras de ordem é "empatia" ao mesmo tempo que se promove "cancelamento". As pessoas foram tão emburrecidas que sequer percebem o absurdo da situação.
@cristianemonteirobraga3523 жыл бұрын
Seu canal é muito bom. Vc presta um silencioso serviço à sociedade, mas que faz muito barulho, quando se compreende o alcance intelectual que ele pode vir a gerar!. Parabéns! Tenho divulgado seu canal nas minhas redes sociais.
@caracolpetrin3 жыл бұрын
A fuga do conhecimento e rejeição do que se é por não alcançar a aprovação incondicional de todos aqueles que foram cancelados por si mesmo... Triste. Obrigada por tanto Tati! Livraço!
@Rafatavas3 жыл бұрын
Muito bom!! Faz um vídeo sobre "Manifesto do nada na terra do nunca" - Lobão.
@marielicampos50973 жыл бұрын
Esse autor é mara, já to no sexto livro dele, muito top as experiencias dele, vou aplicar na educaçao dos meus futuros filhos.
@talita6852 жыл бұрын
Minha sobrinha está com 14 anos, não moro no Brasil então nós conversamos virtualmente. Ela estuda em escola pública e é praticamente analfabeta. Tentei ajudar de longe, enviava vídeos de aulas dinâmicas e pedia para ela fazer as atividades, comprei livros infantis (para uma adolescente de 14 anos) e dei de presente. Um determinado dia, ela me enviou uma mensagem de voz dizendo que estava se sentindo obrigada a fazer as lições e que não gosta de fazer nada por obrigação. Fiquei espantada, mas resumindo, ela é podre de mimada. Sinto muito por ela.
@elianegregory2541 Жыл бұрын
Ninguém gosta de ser obrigado a nada. Mas diga a ela que no futuro, não vai ganhar tudo dos pais pra sempre. Então será OBRIGADA A ESCOLHER ENTRE TRABALHAR LIMPANDO CHÃO ou SENTADA NO AR CONDICIONADO NO ESCRITÓRIO. Simples assim.
@cleberalves29853 жыл бұрын
Tati. Se eu pudesse me inscrevia mais de uma vez no seu canal
@adrienami89583 жыл бұрын
Verdadeiramente fico impressionado com as ligações que faz com outras obras que ampliam o horizonte de pontos de vista, amazing!
@josivaldojorge5203 жыл бұрын
Acompanho seu canal a um bom tempo e só posso dizer que está melhor a cada dia. Suas pesquisas enriquecem a resenha e vídeos com essa duração já são um bom sinal de excelente conteúdo.
@robsoncristian25753 жыл бұрын
eu adoro todos os comentários desta incrível mulher sempre argumentando sobre grandes livros
@laerciowolpert72049 ай бұрын
Li recentemente, Podres de Mimados, e adorei. Leitura fácil e ele vai direto ao ponto.
@vilmarnunes69033 жыл бұрын
Theodore Dalrymple é aquele tipo de autor que escancara a realidade na sua frente.
@isabelguittis3 жыл бұрын
Eu sou dos anos 90, cresci na Zona Leste de São Paulo, já fui de uma geração que não tive que ir pra escola pública, e meus pais sempre me deram acesso a educação, porém também cresci com esse pensamento do ensino técnico junto com o colégio, com o pensamento de trabalhar o qnto antes pra ter a minha independência financeira e manter o otimismo de q me "sacrificando" mais nova terei talvez uma velhice mais tranquila...
@agneslevorato7585 Жыл бұрын
Melhor vídeo que assisti sobre o livro. Como todos do canal, incrível o seu repertório Tati! Sigo o canal a mais de 9 anos.
@euvoceeosobrenatural9340 Жыл бұрын
Eu sou da geração X, e concordo plenamente com você, Tati. Também vivi o nascimento da internet, sofrendo para ver a internet "pegar" no tranco, discada, caindo toda hora... uma maravilha. E assim mesmo não tinha coisa melhor que jogar um 'Diablo II' (jogo de computador), passar de fase e correr contar a façanha para o marido e o filho de 8 anos! Hahaha... sim, me sinto 'velha', mas tenho muita pena dessa geração mimada. ☹ A gente viveu uma vida difícil, muito estudo (e pouco valorizado), muito esforço, passamos até fome (muitos da minha geração)... emprego era difícil, mas a gente dava suor e sangue. E conseguimos criar nossos filhos, dando a eles não só a educação freireana, mas fazendo homeschooling paralelo. Graças a isso, evitamos que eles se tornassem podres de mimados.
@paulahebblima63413 жыл бұрын
Algo que sinto falta nas escolas, é o ditado. Eu odiava, mas me fez muito bem. Senti em muitos colegas de faculdade (fiz graduação aos 35) que não tinham base. Ortografia e gramática muito deficientes, muitos não sabem a diferença entre compreensão e interpretação de textos. Ajudei muitos nos TCC's, emails mais formais, resenhas de artigos e relatórios. Fico perplexa com publicações nas redes sociais, da vontade de enviar uma mensagem pedindo para corrigir 🙄😔.
@maycastro48343 жыл бұрын
Me lembrei de uma história que um professor contou pra gente. O síndico do prédio dele fez uma carta cheia de ofensas e reclamações para ele. O professor revisou a carta e mandou de volta para ele reescrever. O homem ficou irado.😂
@lorenacorrea3664 Жыл бұрын
@@maycastro4834Nossa kkkkkkk
@adrienevieiraa3 жыл бұрын
Não tem jeito, quando quero relaxar a cabeça depois de algum momento/dia muito estressante, eu abro esse canal e assisto absolutamente qualquer vídeo. Muda tudo ♥️
@carlosalbertomalheirosfial36642 жыл бұрын
Não conhecia você. Achei a sua resenha muito bacana. Vou passar a seguir você. Parabéns.
@nandaprestrelo3 жыл бұрын
Tati você é maravilhosa! Como tô feliz de ter seguido a indicação da Debs do Olá Bocós ❤
@alexandreramos27723 жыл бұрын
O livro é uma paulada nos afetados. Lúcida, como sempre, e de brinde vem uma experiência de vida que muitos também passaram e se identificam. Parabéns, Tatiana....você é você
@Frater-Binyamin Жыл бұрын
Que mulher maravilhosa de inteligente! Caí de paraquedas aqui por causa deste livro, mas acho que vou ficar. Um conteúdo necessário em tempos de ignorância aplaudida e reverenciada na internet. 🥰
@enzacerqueira64673 жыл бұрын
Que resenha!!!! Tatiana se supera a cada vídeo. Do Dalrymple, só li Em Defesa do Preconceito, mas Podres de Mimados já está na minha lista!
@conhece-loaudiobooks3 жыл бұрын
Tati que vídeo!! Amei a sua descrição da nossa geração cresci igual a você, desbravando biblioteca, curso técnico... já quero ler esse livro. Obrigada Tati❤
@thallissonsousa3943 жыл бұрын
Isso que é resenha, meus amigos! Excelente abordagem e ótimos complementos.
@alexandreramos56773 жыл бұрын
Sou da mesma época, nascido e criado no AbC paulista… exatamente como vc falou foi pra mim. Em pouco tempo(afinal somos jovens não é mesmo rs?) mudou demais! Que coisa doida.
@dreckelberg3 жыл бұрын
Há pouco tempo descobri o seu canal, é só posso te parabenizar, encontrei muitos vídeos de livros que eu tenho e foi ótimo ter a sua visão deles. Amo teu canal meus parabéns.
@matteosolei87343 жыл бұрын
Tatiana, sobre a grande exposição de atrocidades e aimagem construída pelo Al Jazeera com os corpos de necrotério, sugiro um filme: "O Abutre", com Jake Gyllenhaal. É exatamente esse tipo de jornalismo.
@prisna712 жыл бұрын
acabei de te conhecer e é incrível a forma como você analisa e fala dos livros, já assisti uns 3 vídeos
@gugatube79583 жыл бұрын
Esse é sem dúvida, um dos melhores livros que li, talvez, o melhor. Esse livro conseguiu estourar a bolha do senso comum que cerca as pessoas no meio acadêmico...
@renatasampaio47263 жыл бұрын
Excelente vídeo, uma aula! Amei a intertextualidade com outras obras literárias. “Eu já acho que todo sinalizador de virtude, em rede social, é um caça likes, um caça seguidores novos!” 17:14
@antonioaugusto11753 жыл бұрын
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
@leiturainicial3 жыл бұрын
Tati eu sou uma super admiradora do seu trabalho, com certeza vc mudou a minha vida de leirora. Obrigada. Beijos
@hellinsonlisboa62053 жыл бұрын
Theodore Dalrymple é um dos melhores autores da atual época!
@karenhany_3 жыл бұрын
descobri seu canal há pouco tempo e mds... SENSACIONAL, suas resenhas, críticas, análises. Dá muita vontade ler o livro apresentado, acho tudooo. Muito bom mesmo. PARABÉNS!!!
@user-gr3vs8mk1u3 жыл бұрын
A partir dos 26 minutos foi incrível o que vc falou. Parabéns! Concordo com tudo.