Tati, sou formada em Direito, já fui advogada e depois passei em um concurso, tendo trabalhado dentro do fórum. Sob meu ponto de vista, é mto clara a interpretação do livro no sentido de demonstrar a impotência de um cidadão comum frente à burocracia estatal, Judiciária mais especificamente. Imagine-se receber um oficial de justiça, ainda nos dias de hoje msm, citando-a quanto a um processo, na qual vc fica sabendo que é ré. Já nesse momento a sensação de angústia é medonha por si só. Não bastasse isso, por conta da informatização, os mandados de citação não vão mais acompanhados da petição do advogado que entrou com a ação, de forma que, para que você fique sabendo o que diabos foi que aconteceu e oq vc fez de errado nessa vida, vc tem de entrar na internet por caminhos tortuosos e entender documentos redigidos numa língua alienígena (o juridiquês). Não entendendo nada, e possivelmente interpretando errado o mínimo que vc conseguiu ler, vc se dirige ao fórum para saber oq tá acontecendo. E lá vc descobre que o fórum eh uma reunião de “varas”, de família, criminal, da fazenda pública, da infância e juventude etc. e vc não faz a menor das ideias de qual eh a sua. Dai quando vc descobre, vc ainda tem de saber se eh a primeira vara, a segunda, a terceira... a décima nona e por aí vai. Quando vc descobre, vc vai ser atendida por funcionários que trabalham no lugar há duas encarnações, e que acreditam que aquilo eh a coisa mais óbvia do mundo e que portanto eh claro que vc sabe do que se trata e oq fazer sobre isso ( to generalizando, hj em dia tem mta gente boa trabalhando nos fóruns, como em qualquer lugar). Dai vc continua sem entender mto e eh instruída a procurar um advogado, enfim, fui longe, mas eh pra que se tenha a ideia de que a coisa eh realmente assim AINDA. A sensação trazida pelo livro é realmente de claustrofobia (aliás, sua descrição foi perfeita!). E tb percebi q a sensação de estar sendo julgado por tudo e por todos eh a msm de quem se descobre réu em um processo (via de regra). E de modo mais amplo, tb fica-se a sensação de que as leis são um sistema antigo feito por peritos para peritos entenderem, criando uma estratificação da sociedade entre “juristas” e “leigos”, e mesmo sendo considerado “leigo” vc é obrigado a respeitar uma lei que mtas vezes vc não entende, ou sequer sabia q existia, mas que vc feriu, e para consertar o erro, volte ao início da partida. Tem experiências que não são explicáveis ao pé da letra. Vc tem de explicar com as sensações que elas te causam. É exatamente oq esse livro faz com perfeição. Aliás, Kafka faz, porque a metamorfose segue essa msm linha. Os livros dele são experiências, antes de tudo, sensoriais e psíquicas. Excelente vídeo como sempreeeeeeeee. Bjo!! P.s. to lendo a montanha mágica por causa do seu vídeo, nunca tinha lido nada do Mann. To só amando ❤️
@miranha6885 жыл бұрын
Tem spoilers seu texto acima? Hehe
@paulogoncalves92895 жыл бұрын
Perfeito!
@keodonto58774 жыл бұрын
Arrasou
@lucasbarcellos40364 жыл бұрын
Acho que a questão da história do porteiro e sua relação diante do homem é bem representativa dessa estratificação e da impotência do homem e como essa situação leva a várias interpretações, em doutrinas, jurisprudências e o K. conclui que não há prejuízo ao porteiro, que pra mim ocupa uma posição de agente do poder público, mas há vários ao homem
@juscisantos68984 жыл бұрын
O que dizer do inquérito das fake news, onde o STF é vítima, investigador e juiz ao mesmo tempo?? Onde pessoas tem mandado de busca e apreensão, prisão e não sabem do que são acusadas?
@ricardopires29235 жыл бұрын
Por que os livros do Kafka sempre começa de uma forma tão impactante? Acordar e ver que você se transformou em um inseto, acordar e ser levado para a delegacia sem ter feito nada. É como se fosse um pesadelo as histórias dele.
@lua-user3 жыл бұрын
kkkk real
@garcialan3 жыл бұрын
Click bait! kkkkkkkkkk
@lorenasalesguimaraesreis58503 жыл бұрын
Simmm
@paulorobson122 жыл бұрын
Porque ele mesmo afirmava que os livros servem como um machado que quebra o gelo dos nossos corações
@danvenceslau58185 жыл бұрын
O que mais me choca nesse livro é como ele permanece atual. Além disso, o processo Kafkiano nos mostra os conchavos e os bastidores que levam às ações e caminhos já demarcados. É a ilusão de estar respaldado por um estado de direito, que na realidade é burocrático e sufocante.
@analuisatavares37352 жыл бұрын
Tanto que tem uma passagem da história que ele ironicamente fala que nada irá acontecer com ele por que ele vive em um estado de direito
@gisellecorrea18205 жыл бұрын
Não faz 3 meses um jovem ,aqui no Rio, foi preso acusado de matar um adolescente, filho da comerciante que foi assaltada. A mãe do menino o reconheceu como assassino. Se a família não fosse por conta própria buscar provas da inocência dele ( conseguiram a filmagem da câmera de um condomínio) ele estaria preso até hoje e o verdadeiro assassino solto.
@drive765 жыл бұрын
Realmente Giselle, eu me lembro. Só complementando, esse rapaz por sorte ou destino tinha ido ao mercado na hora do crime e as câmeras o filmaram saindo de casa, chegando ao mercado e voltando pra casa. A família SOZINHA teve que contar com a boa vontade da vizinhança pra liberar as imagens e conseguiram ainda bem
@cristinamaria35145 жыл бұрын
Eu vi esse caso no noticiario.
@telmarodriguesdasilva4454 жыл бұрын
Judiciário é uma bosta!
@eduardovainer92055 жыл бұрын
Pra mim A Metamorfose e Morte em Veneza são as melhores novelas do século XX. E O Processo é obra de gênio. Nunca perderá sua relevância
@juliananeves57785 жыл бұрын
já ouvi um cara falar a mesma coisa de "fahrenheit 451", outro de "Crepúsculo" e por fim, não menos pior, até "Marvel, Velozis i furiosos é a arte moderna! mesma coisa que davinci foi na sua epoca, so que nois tem tecnologia e ele num tinha". O tal do gosto humano é algo engraçado, vai entender... pra mim A Montanha Mágica e Sem olhos em gaza, isso no século XX. PS: Pra um cara que acha "Crepúsculo,Marvel e ...." obra prima, data não é muito importante.
@leilaaraujo7235 жыл бұрын
Esse livro vive comigo desde que o li, ele está em toda parte. Enquanto o lia, estava recorrendo uma multa de trânsito, indevida, eu fui Joseph K naquele processo. Depois fiquei com minha mãe num hospital público e ela precisava fazer dois exames que tive de correr muito atrás pra resolver... Fui Joseph K novamente... Somos todos JK na vida quando precisamos do poder público, ou de outras pessoas sem boa vontade.
@dumat1705 жыл бұрын
Você leu o livro inteiro?
@ficcaoabsurda4 жыл бұрын
Excelente comentário!
@GuilhermeSantos-di2mi4 жыл бұрын
É triste saber que somos reféns desse sistema em todas as esferas possíveis. A burocracia faz parte dessa nação desde os tempos das colônias. E o pior é que a maioria das vezes sempre perdemos essa batalha, são raros os casos em que ganhamos do sistema.
@gomescaedu4 жыл бұрын
A descrição fantástica do Tribunal kafkiano me fez pensar em um cortiço, por conta dos apartamentos apertados. Achei muito fantástico a transfiguração dos ambientes, ora tribunal, ora sala de estar de residência. Fiquei pensando o que o Kafka teria almejado com esta cena simbólica.
@Jow9313 жыл бұрын
Também fiquei pensado. A princípio, imaginei que seria a ideia de que os juízes e servidores fazem do judiciário o seu quintal ou casa, agindo da forma que lhes aprouver, maaas, não tenho certeza.
@maycommaia74074 жыл бұрын
Amo esse livro. Pra mim, o "processo" se refere a uma busca por respostas sobre a existência humana em face dos diversos tipos de coerção social (mal estar na civilização/na cultura), especialmente a religiosa. Do mesmo modo que o personagem K acorda sendo acusado de algum crime sem que lhe seja explicado que crime é esse, também a cultura judaico-cristã nos imputa a culpa, resquício de um pecado original. Todos ao redor sabem dizer que há a culpa, mas não sabem especificar do que ou porquê. Apenas dizem que a resposta está com o Grande Juiz (Deus). Eles se comportam como porta vozes do grande juiz, mas quando questionados, afirmam que não o conhecem pessoalmente, apenas ouviram falar. K então vai atrás de pessoas que, supostamente, tiveram contato direto com o Juiz e que poderiam lhe dar algumas "respostas" para entender o "processo" (o advogado, o pintor, o padre.... Direito/Arte/Religião.... enfim... "representantes" que falam em nome do que transcende). Cada um apresenta interpretações dos fatos, regras, dúvidas... mas nenhum deles tem "A" resposta sobre o processo ou sobre a acusação, bem como admitem nunca terem tido contato direto com o Juiz. É quando K conhece a parábola final e se dá conta de como passou uma vida inteira à merce do olhar do Outro, dos julgamentos e dos valores alheios, da passividade em face das limitações ilusórias que alguém "disse que existiam" (o porteiro). Infelizmente, para ele, quando esse "processo" de auto-descoberta é elucidado, entende que é "tarde demais" para fazer diferença/traçar um novo rumo. A sentença já foi dada à sua revelia.
@barbaraladwig49894 жыл бұрын
Ual!!!
@diegosolamito4 жыл бұрын
Um dos livros mais difíceis de ler que já li. Livro denso, muitas vezes dificil de continuar lendo. Mas li até o fim. Não vou dizer que amei, mas é um livro muito interessante e MUITO diferente!
@andredias6 Жыл бұрын
Compartilho da mesma opinião
@L-Slayer Жыл бұрын
Leia o castelo kkkkkkkk
@carinammoura Жыл бұрын
Pra mim foi assim também
@juniorgarcia45595 жыл бұрын
Estou lendo este livro, é angustiante e com muito suspense. O livro retrata o existencialismo e também é filosófico. Nos faz questionar muitas vezes sobre a própria vida. Vale a pena ler este clássico!
@valquiriasilva2535 жыл бұрын
Até hoje "O Processo" mexe comigo e já faz um tempo que o li. Foi o único livro que realmente me causou reações físicas (até o momento): falta de ar, uma certa tontura e tive pesadelos na mesma noite que terminei a leitura. Quero reler porque é um dos meus livros favoritos da vida, já reli alguns capítulos, mas ainda me "assusta" o pensamento que ficou após essa leitura... Amo Kafka, amo "A Metamorfose", amo "Carta ao Pai", mas é "O Processo" que permanece mais inquietantemente na minha memória. Estamos/somos todos "processados" diariamente pela nossa própria realidade.
@isabelaoliveira92705 жыл бұрын
Só mesmo a Tatiana pra me fazer ver uma resenha de 25 minutos e ficar querendo mais hahahahaha
@carlakarine55855 жыл бұрын
Agoniante a leitura desse livro pra mim. Mas o bom da literatura é isto: nos proporcionar todas as sensações que são passíveis de experimentar na leitura.
@LiaCavaliera5 жыл бұрын
Esse livro é absurdamente atual e nem creio que deixará de ser. A forma como acreditamos que o Estado e a Lei estão a nosso favor, ou que ao menos servem pra facilitar os processos sempre cai por terra quando precisamos, de fato, deles.
@renatavilas-boas46575 жыл бұрын
Eu li o processo na faculdade de Direito. E é especialmente angustiante qd a gente tá estudando o devido processo legal😅 Eqt lia não conseguia parar de pensar naquele quadro do Escher, que tem um labirinto, brincando com a ilusão de ótica. Maravilhoso!
@dedexter885 жыл бұрын
a parabola da burocracia brasileira rs
@ketyllinpires75135 жыл бұрын
Quando k. foi para o tribunal a descrição da sala me deixou transtornada, parece que eu senti o pouco ar que foi descrito e quis que o personagem saísse de lá também o mais breve possível. É genial, e bizarro, o modo como Kafka consegue transmitir a angústia do personagem p/ nos leitores. Eu imaginei o tribunal como você!!!!! Livro incrível ❤️
@SandraOliveiraabc21014 жыл бұрын
Tem um filme dirigido por Orson Welles, em preto e branco. Magnífico!
@luaiepsen1553 Жыл бұрын
Adorei a resenha! Mass antes de ler achei que ia ser uma leitura muito melhor do que realmente foi kkkk. Apesar de entender que é um livro que é feito pra causar desconforto e incômodo, parece que falta algo e que atrapalha na fluência da leitura.
@bellaandellie9622 жыл бұрын
É realmente um livro difícil, como crime e castigo é 1984, são livros 📚 tensos pesados,mas são incríveis
@fernandoborges32565 жыл бұрын
ok, posso retomar a leitura. Eu tinha largado por pensar que eu era burro demais pra entender, pq ô livro confuso da peste. Vou retomar
@dumat1705 жыл бұрын
Cara. Eu estou ouvindo o áudio por que sou péssimo de interpretação de texto. Porém o narrador as vezes se perde. Penso em comprar o livro é tentar ler.
@MarioBraga5 жыл бұрын
Eu li e não entendi nada tbm. Me senti igualmente burro kkk
@jeffersonsousa46375 жыл бұрын
Hahahaha! Também abandonei a leitura, por outro motivo, mas estou pensando em retomar.
@flaviaquintelo92155 жыл бұрын
Fernando Borges eu também senti que eu era burra kkk. Mas continue! Era o Kafka que era um gênio
@locooksksgomes4125 жыл бұрын
Conseguiu ler?
@adrianoruy58435 жыл бұрын
Na minha cabeça o Processo representa a nossa moral, ética, índole e angústias que nos movem perante a vida
@Mysticraven1005 жыл бұрын
Com o perdão da má palavra, Kafka é ducaralho 😍😍
@estherramos91305 жыл бұрын
Eu ia comentar um dia desses que queria muito um vídeo sobre esse livro, porque tem na biblioteca da escola onde estudo e queria demais ler ( gosto de ver suas resenhas antes e depois da leitura ). Já li "Metamorfose" e adorei. Ótimo vídeo, Tati
@avanycavalcanti3518 Жыл бұрын
Ainda n li, mas estou achando fascinante tudo isso. Percebo o reflexo de uma pessoa enferma, de uma mente ainda cheia de sonhos, mas num corpo frágil. Bom recordar que Kafka desencarnou jovem, aos 40 anos, de inanição, vítima de uma tuberculose laríngea que o impedia de comer.
@lucasxPPPP5 жыл бұрын
Livro ótimo. Preciso reler essa obra, lembro que tinha partes do livro que não entendi nada, mas persisti na leitura. O final é bem 'poxa que pena kk'. Resenha incrível.
@willleite85525 жыл бұрын
Sabe quando você está com insônia ou tentando dormir sentindo uma forte dor e fica com a consciência exatamente entre o acordado e o dormindo, variando e meio que sonhando com coisas surreais? É exatamente esta sensação que eu fiquei enquanto lia esse livro rsrs
@jesusislorrd Жыл бұрын
ainda mais no final.... enquanto ele ta resfriado na igreja
@adrianaSilva-ug6jd4 жыл бұрын
De todas as resenhas e explicações que vi aqui no KZbin sobre esse livro, a sua foi a MELHOR! Muito obrigada! Amei o livro.
@jonasandreo50435 жыл бұрын
Preciso reler este livro. Já faz mais de 10 anos que li. Entrei numa fase "Kafka" e li numa tacada só a metamorfose, o processo e o Castelo. ADOREI!
@betakappa7109 Жыл бұрын
E qual desses foi o preferido ?
@franciscobarros77105 жыл бұрын
Fiz a leitura deste livro já faz um bom tempo, agora com sua narrativa fui lembrando pausadamente. E lembrei o quanto senti indignação ao ler. Dai você percebe que o tema é tão atualíssimo, quanto beira o absurdo. Maravilhoso escutar sua narrativa, mesmo que já tenha lido. Parece até que reli junto novamente. Mesmo assim pretendo fazer uma releitura. Obrigado 👍
@narasantos72293 жыл бұрын
As sensações são mesmo essas: claustrofobia, opressão, angústia....O livro é uma "pancada" ! Terminei sonhando que tb tava no meio de um processo...Aff, coisa de gênio.
@aldojose49633 жыл бұрын
Depois de ler esse livro tive pesadelos com as leis, imagina acordar e ser intimado sem ter feito nada e morrer de graça, de graça.
@roosevelt51214 жыл бұрын
Acabei de ler e vim procurar correndo uma resenha que me fizesse entender o que eu achei desse livro, porque eu terminei sem saber exatamente o que achei. É muito bizarro, demorei mais de 2 meses para ler esses livro. Li mais de 5 livros enquanto ia lendo esse em doses homeopáticas. Acho a escrita do Kafka sensacional. O Livro consegue proporcionar ao mesmo tempo momentos claustrofóbicos de "what the fuck" e momentos super enfadonhos de repetição em um mesmo assunto...
@jnobrega_98025 жыл бұрын
Caramba, Tati. Já li esse livro duas vezes e amei. Mas só de ouvir vc falar, já me deu vontade de ler de novo. Cada vez que leio, tenho um insight diferente. Mas agora sei que vou ler primeiro o Irmãos Karamazov pra depois reler O Processo. Beijo grande e bom domingo 😘😘😘
@kellycristinalima45075 жыл бұрын
Claustrofobia = Kafka impedindo os leitores de respirar! Que dom!! Tati, realmente quando vc começou a falar de processo eu já lembrei dos irmãos Karamazov.
@ionegandra31603 жыл бұрын
Parabéns pela resenha! Esse livro é agoniante mesmo e se pensarmos que é tão atual e real,O Processo é um livro cheio de princípios processuais, todo operador de Direito deveria ler
@paulodeoliveirafernandes90725 жыл бұрын
Li esse livro há cerca de 40 anos. Foi muito bom ouvir o seu resumo. Decidi reler. Muito obrigado
@desiderandum5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Excelente! A parábola na catedral alcança plena significação em "O CASTELO".... Tem TB o filme de Orson Welles (1962)... Mais uma vez, parabéns pelo vídeo🤗🤗
@rafaelgalvao66065 жыл бұрын
Como seria essa link?
@desiderandum5 жыл бұрын
Rafael Galvao o texto "O Castelo" é uma versão mais extensa e trabalhada da parábola...
@cristinamaria35145 жыл бұрын
Estou lendo o Castelo, e achando bem interessante,
@jeanluiz21984 жыл бұрын
Cara, li o Castelo anteriormente ao processo e não entendi essa referência. Me explique que fiquei curioso
@roseane.s.barros5 ай бұрын
Dei este livro ontem para a minha filha e o namorado dela, ambos fizeram Direito. Eu o li na faculdade e sempre comentava o quanto tinha me impressionado. Só não me lembro do desfecho. Excelente a sua explanação. Dá vontade de relê-lo. 🤩📚✨️🙏🏻
@fabiostieven Жыл бұрын
Esse foi meu primeiro livro de Kafka. Não senti falta de nada e achei absurdamente bem escrito e construído. Um clássico
@medusak29985 жыл бұрын
Acabei de ler. Chorei e me emocionei. Nunca tive tantas sensações diferentes ao ler um livro. Respectivamente, O processo e A metamorfose são, com toda certeza, meus livros favoritos !
@PauloHenrique-wi2es2 жыл бұрын
Comprei um edição de bolso no shopping por 15 reais, juntamente com metamorfose, Macbeth e Ortodoxia. Li metamorfose e tô terminando Ortodoxia. Mas só de ler as contra-capa e esse vídeo, entendo que o romance tem muito a nos falar sobre valores morais e jurídico dado nosso atual momento Juristocrático.
@nandosmartsmart3628Ай бұрын
Já havia lido Metamorfose e O Processo. Terminei de ler O Castelo ontem. Segundo Albert Camus, O Castelo seria o inconsciente e a aldeia o consciente do personagem K...E eu concluiria que os dois ajudantes do agrimensor, no caso K, seriam as oscilações entre o Superego e o Ego de K, tanto que um dos ajudantes ataca sexual Frieda (noiva de K e ex-amante do Klamm o dono do Castelo WestWest) , porém verificamos todo um jogo de interesse social entre as pessoas, a burocracia do estado e de instituições privadas (hospedaria por exemplo) que oprimem o cidadão, havendo até um "cancelamento social" de uma família inteira que desobedecera senhores do Castelo...Nas entrelinhas há situações de abusos sociais, abusos de autoridade e de leves assédios sexuais na entrelinhas...É um livro muito bom escrito há mais de 100 anos com toques de surrealismo e do "teatro do absurdo". Indico a leitura.
@jnobrega_98025 жыл бұрын
Li uma novela do Herman Melville que me deu uma sensação parecida à do processo: Bartleby, o Escriturário. Leia, Tati. Você vai amar.
@willjcamargo5 жыл бұрын
Do Melville? Já quero!!
@isabellaveloso8863 жыл бұрын
Esse livro é MARAVILHOSO!!! Paralelo perfeito entre o absurdismo de Kafka e Melville
@luismartins30783 жыл бұрын
Podendo esta obra ter várias interpretações e podendo várias delas estarem corretas, como por exemplo a crítica ao sistema judicial que será a mais óbvia, aquela que eu penso ser mais interessante será a interpretação esotérica, Kafka conheceu numa fase da sua vida Rudolf Steiner o que pode indiciar esta forma de pensamento. Para mim o processo referido no livro "O Processo" é a vida neste mundo, no fundo a nossa jornada, o dia que Josef k. acorda e tem os guardas no seu quarto será o nascimento, logo a partir do primeiro dia das nossas vidas começamos a ser julgados pelas nossas ações e estamos destinados a cumprir o nosso propósito, já mais nos conseguimos livrar do processo por mais voltas que dermos pois o processo é a própria Lei, o nosso propósito, a nossa missão. O capítulo da catedral para mim é determinante para sustentar esta interpretação.
@canalfarmafia4 жыл бұрын
Não teceu nos comentários que toda a história do processo se passa em um sonho/pesadelo de Joseph K. Justamente por isso das alegorias bizarras e esquisitas que aparecem no livro (muito comum quando sonhados). Assim, a lógica da história é a lógica de um sonho, de um pesadelo. E da mesma forma que acontece no livro A metamorfose que na abertura do primeiro parágrafo diz que "Gregor Samsa acorda de um grande pesadelo..." Mas na verdade o personagem - pela lógica da realidade - não acordou e a história se passa em um longo pesadelo. No livro O processo também acontece isso e o leitor tem que ter consciência dessa intenção do autor: assim como Gregor acorda transformado em um inseto (julgamos ser uma barata pelas descrições tipo "cheio de pernas levantadas que se mexem (quando ele tomba), ventre abaulado, carapaça marrom e o fato de que a empregada, a mãe e a irmã notam que Gregor transformado no inseto não come alimentos, mas só os restos) e o seu chefe vai buscá-lo em sua casa porque se atrasou (isso só acontece mesmo em sonho) também no caso do livro O processo acontecem muitas bizarrices e coisas desconheças (muito comuns nos sonhos) como o pé direito baixo, os colegas do banco que estão no quarto ao lado na hora da prisão, a prática sexual no salão cheio de gente, o pintor que atende Joseph K. como advogado e que é assediado por várias garotinhas, a sala da lavanderia que se transforma na sala de audiência de fórum, etc. Tudo isso são fugas ou deformações da realidade justamente porque estamos diante de um pesadelo.
@EscoladeFilosofiaEFPC3 жыл бұрын
As vezes lendo o processo lembro de como o Estado é poderoso ao ponto de processar, julgar e matar o indivíduo. Seja biologicamente ou psicologicamente. Eu fiz uma relação da obra O processo com os Aparelhos Ideológicos de Estado destacando a importância do indivíduo frente aos Aparelhos Ideol9gicos de Estado.
@marysoares65433 ай бұрын
Kafka era um viajante do tempo. Para escrever esse livro ele viveu no Brasil em tempos atuais.
@stellafranco38945 жыл бұрын
Eu li esse livro em 2010 mas acho que não tive um entendimento, achei muito difícil. Li tb A carta ao pai é me emocionei. O que tenho, que peguei para te acompanhar ( da coleção da banca) do mesmo tradutor e possui capítulos incompletos e passagens roscadas pelo autor. Vou ter que reler algum dia para ver o que sinto em relação ao que vc descreveu. Ótimo vídeo! 👏👏
@thayannyvasconcelos2806 Жыл бұрын
Tecendo aqui um comentário no meio do vídeo e não sei se a Tati vai citar. Fiz uma relação com the truman show.
@StardustBruno2 ай бұрын
Depois de algumas releituras é que eu notei que esse livro é hilário. São realmente muitas cenas absurdas e no final das contas o clima geral de opressão anda de mãos dadas com a comédia.
@mardevangoncalves63484 ай бұрын
Todos fazem parte do processo e muitas vezes nos colocamos a parte, fechado em nossas vidas. Mas no Processo percebemos que estamos unidos por uma grande teia.
@antonioburlanbreitenbach2926 ай бұрын
Ler "O processo" é como ouvir a chamada dissonante do Supercine em looping, remetendo a uma sensação de angústia ao longo de toda a obra.
@marcelorubensdasilva47873 ай бұрын
Gostei da burocracia e do desconforto, pois tinha lido A Metamorfose antes, mesmo eu tendo lido a edição da Martin Claret, você foi cirúrgica na sua resenha! Parabéns!
@isabelaoliveira92705 жыл бұрын
Engraçado que eu já tinha ouvido falar desse livro de várias pessoas já me recomendaram, mas mesmo sendo do Kafka sempre me pareceu meio desinteressante. Mas depois desse vídeo fiquei curiosíssima! Incrível como suas resenhas sempre fazem qualquer livro parecer interessante
@cahegm5 жыл бұрын
Li esse no começo da faculdade e me apaixonei, preciso reler. Queria aquele pôster de Donnie Darko kkk
3 жыл бұрын
Oi Tatiana! Sua narrativa foi magnífica! Eu tentei ler O Processo aos 19 anos de idade. Não entendi patavina. A ponto de deixa-lo de lado...Hoje, com 78 você me motivou a retoma esta leitura. Pelo menos para me distrair, bucolicamente, nesta pandemia. Um respeitoso beijo.
@frbarcellos4 жыл бұрын
Como O CASTELO, O PROCESSO não diz o que de fato está acontecendo, e no final da leitura, somos rendidos à aceitar que não iremos compreender. Tanto que se cunhou o termo Kafkiano.
@juquinhabadboy3 жыл бұрын
Queria poder ter essa capacidade de convencer as pessoas de pegar um livro igual você. Li A Metamorfose e agora a vontade de Ler O Processo. Mds kkkkk
@1312Luisa4 жыл бұрын
É um livro muito pesado de ler... Tem hora que a gente quase desiste... Diálogos longos e enfadonhos, que obviamente auxiliam nessa claustrofobia que o livro produz. Fora as pessoas estranhas, os ambientes escuros e apertados! Se a missão era causar essa sensação no leitor, foi cumprida com sucesso! Mas, por uma questão de gosto pessoal mesmo, não curto muito livros que fazem uso de absurdos pra desenvolverem suas histórias, embora reconheça toda a crítica presente no livro acerca do sistema judiciário. Quem sou eu na fila do pão pra criticar Kafka! 😅😅
@Julia-fb9qc4 жыл бұрын
No início da leitura pensei que a história se voltaria para a o motivo pelo qual K. foi processado, ao terminar o livro você percebe que esse é o fato menos relevante de tudo que acontece, inclusive o livro não apresenta em nenhum momento por qual crime que personagem está sendo acusado. A história se volta totalmente para a parte processual e deixa de lado a parte material (fato típico) do processo.
@almiralmir17885 жыл бұрын
O filme de Orson Welles também e ótimo complemento muito bom
@maricft47755 жыл бұрын
Sempre adiei essa leitura, mas agora fiquei morrendo de vontade!
@graziellebarreto6982 жыл бұрын
Achei que eu nao tinha entendido o livro, mas voce descreveu bem a sensação que senti ao ler esse livro
@asdfg2302 ай бұрын
Cinco anos depois do seu vídeo.... Olha só o que estamos passando.
@SlothfulKingBelphegor5 жыл бұрын
Sou um aspirante no que diz respeito ao Kafka, meu interesse maior são os escritos menores, como os diários e os contos. Um dos quais eu redigi um trabalho bem extenso... Agora sob a necessidade de reler com mais calma os escritos mais extensos de Kafka, tive a feliz surpresa de encontrar seus videos. Ótimo comentário, parabéns pelo canal!
@WhiteLotusZuko2 жыл бұрын
Eu no final não li as últimas 10 páginas pq já tinha entendido a cerne do livro e já estava me sentindo encalusurado, todavia sua analise é excelente, obrigado
@guilhermer.correa96143 ай бұрын
Comecei a ler o livro ontem e estou adorando.
@celssok.5 жыл бұрын
Ótimo vídeo ;) Mas acho que é uma carta de despedida. Ele sabia que não tinha muito tempo de vida. Lembre-se do que disse o pintor: nunca havia conhecido alguém que tivesse a justiça real (acesso à deus). Aproveite a vida, não espere como o camponês...fui!
@jessicasonielly4 жыл бұрын
Pela resenha da a sensação de que esse narrador está descrevendo um sonho..cheio de cenas caóticas que surgem do nada trazidas pelo inconsciente ❤️📚
@eulismeniaalexandre14194 жыл бұрын
Um livro de muitos altos e baixos, quando eu pensei q ia desvendar toda a história o livro acabou
@lua-user3 жыл бұрын
vdd
@sallesbranco98507 ай бұрын
Essa mesma abertura, que instaura um espanto na personagem, também se verifica em A Metamorfose.... Fodástico
@The05bruno053 ай бұрын
obrigado pela descrição “claustrofóbico”, eu estava procurando uma palavra ou uma expressão pra descrever diversos momentos do livro.
@clovisalvesteixeira50545 жыл бұрын
Bom dia! Não gostei muito do "Processo", talvez não estivesse pronto para esta leitura, mas adorei o "carta ao Pai", este sim, mexeu muito comigo.
@phelipew12 жыл бұрын
adoro ver seus comentarios e analises das obras literarias!
@DiogoNomura Жыл бұрын
Eu terminei o livro já tem um tempo, e tem detalhes que vc comentou que eu não peguei... rs... vou ter que reler rssss... Com certeza "O Processo" é mt mais denso que a metamorfose
@soniarodrigues19155 жыл бұрын
Criada em uma família fanatica religiosa onde a culpa era usada como controle, eu me identifiquei imediatamente com o personagem. Fez muito sentido esse livro para mim, ser culpada a priori é uma arma usada pela sociedade. Maluco, não creio, maluco é estar presa nessa situação ridícula, ser culpada sem nem ter feito nada....
@INTERESSESMEUS4 ай бұрын
Tatiane, você já assistiu a interpretação do José Monir Naser desse livro? bastante profundo e interessante.
@alexandresaca5 жыл бұрын
Acabei de ler hoje! Adoro o Donnie Darko ali do fundão, parabéns e um abraço!
@rodrigocolaneri433 жыл бұрын
Eu terminei de ler o livro agora mesmo e vim aqui buscar uma visão diferente da que eu tive. Vou aqui escrever a minha modesta interpretação: Eu entendi que o Processo é um caos, pois o Processo é alegoria da vida, o Tribunal, alegoria do Céu, e o Juiz é alegoria de Deus. "K" não sabe o que é o processo (a vida), não sabe como lidar com ele. No final do livro está escrito "Devo deixar que alguém diga, após minha partida, que no início do processo eu queria que ele acabasse, e agora que acabou, quero que recomece?" - quando somos crianças queremos crescer, quando envelhecemos, queremos ter mais tempo para viver. Na última página, "K" faz uma indagação: "Onde estaria o juiz, que ele nunca vira? Onde estaria o tribunal superior, que nunca alcançara?". Seria algo como onde estaria Deus, que nunca vira? Onde estaria o Céu (paraíso), que nunca alcançara? Acho possível esta interpretação.
@sallesbranco98507 ай бұрын
No fim exao cabo, Kafka está escrevendo dobre a mesma coisa. Esse enredo de O Processo também está desenrolada de outra forma em A Metamorfose e O Castelo..
@nadsonsilva83225 жыл бұрын
A metamorfose é incomparável. O melhor de Kafka. Meu livro predileto.
@erikagoncalvesdasilva15704 жыл бұрын
Tenho o hábito da leitura e mesmo assim achei difícil - é realmente um labirinto como citado no vídeo. Foi bom ouvir a resenha.
@DMSJMSJD5 жыл бұрын
Quando você fala sobre a lentidão do sistema e afins, me fez lembrar do filme "Eu, Daniel Blake". Fica a super dica ;)
@carloseduardodeassisaroxa47134 жыл бұрын
Seus comentários sobre as obras de Kafka são excelentes! Sou estudante de Direito.
@kleineschwarz89912 жыл бұрын
Lembro q quando li essa obra em 1995 fui parar no hospital com uma síndrome do pânico. 🤣🤣🤣🤣. Depois disso continuei apresentado quadros de pânicos 🙄🙄 livro phodaaaaa
@marilisacassiadossantos85725 жыл бұрын
Tati feltrin na manhã de domingo.... tudo de bom!!!!
@LucasFavero100Ай бұрын
Melhor resenha! Acabei de ler e assisti seu vídeo falando: "Verdade"... "Isso aí".... "Muito isso"...
@keodonto58774 жыл бұрын
Quanto mais longo e detalhado é melhoor
@Beatriz-jx4om4 жыл бұрын
Oi Tatiana!! Adorei o vídeo e a explicação!! Foi uma vida para eu ler esse livro apesar da vontade de lê-lo kkkkkk é mt angustiante. As interpretações são infinitas, no entanto ao longo da leitura e acrescido da história do autor com o pai, me parece que o processo retrata a pressão que o Kafka poderia ter sofrido pelo julgamento da família quanto a sua preferência pela literatura, ou até mesmo a angústia que ele mesmo sofria por não poder exercer o que mais apreciava. Apenas suposições de uma leitora recente. Bjs!!
@hudsonfilho815 жыл бұрын
Tenho esse livro há anos, mas quando comprei não consegui terminar, era o início da minha caminhada literária e não o digeri bem. Eu já tinha lida A metamorfose, Carta ao Pai e Um artista da fome. Lembro da sensação pesada que me causou e agora com sua resenha, me animei a encarar o desafio novamente. Valeu!
@vitorhentges19962 жыл бұрын
Eu acabei de ouvir esse livro pelo aplicativo Ebook, está de graça, e tem uma narrativa que impressiona eu gostei, mas confesso ter ficado confuso um pouco, como você disse ele pode ser entendido de várias formas.
@mykaelarock5 жыл бұрын
Não li o livro, mas vi o filme de 1962 do Orson Welles. Pela sua descrição, o filme foi bem fiel ao livro.
@GabrielBR22 Жыл бұрын
Ao meu ver esse livro trabalha com dois paralelos que, por vezes, se distanciam ou se aproximam. Um paralelo bem aparente é sobre como o tribunal e a burocracia acossam o réu. E o outro é o próprio tribunal da sociedade, ao qual todos fazem parte e ao você ter um processo já pressupõe, seja por um julgamento raso e equivocado, que você é culpado. (Mais ou menos similar a cultura do cancelamento atualmente.) Fica evidente uma certa hipocrisia tanto do suposto tribunal (lugar abjeto ao contrário do que deveria ser) e também das pessoas envoltas ao K. que também não possuem uma contuda ilibada até certo ponto. Então existe uma antitese entre a suposta justiça que deveria haver e o que realmente acontece. A parabola do sarcedote eu consegui a entender quando fiz uma analogia sobre a presunção da inocência . É algo que todos temos, mas ao passo que estamos em um processo, de forma velada, as próprias pessoas que estão no trâmite já ficam desconfiadas se realmente somos inocentes, pois afinal voce esta em um processo. Assim como o julgamento precoce da sociedade e de pessoas a sua em volta. Logo você por lei tem a presunção de inocência, mas não consegue acessá-la de fato. É um livro excelente e da margens a diversas interpretações. Sem contar a sua atemporalidade.
@juliabaiocato79565 жыл бұрын
Voce é realmente impressionante Tati! Li O Processo quando estava na faculdade de Direito, e tenho, inclusive, um artigo científico com base no livro e a sua comparação ao direito processual civil atual. Mas, após seu vídeo, me deu uma vontade tremenda de relê-lo, pois seu ponto de vista me fez repensar se realmente eu prestei atenção a tudo! Voce é incrível
@matheusschreiber4 жыл бұрын
Consegui ir bem em uma prova por causa do seu video sobre o livro. MUITO OBRIGADO
@sandrielisilva84025 жыл бұрын
Kafka é maravilhoso, li recentemente "O castelo" e ainda não estou sabendo lidar. Vídeo incrível!
@taysamendes15215 жыл бұрын
Não consigo tirar os olhos daquele pôster maravilhoso do filme Donnie Darko!!!
@neymacieloliveira52652 жыл бұрын
É sempre muito difícil ler Kafka, porém li O Processo numa determinada época da minha vida que calhou de me ver numa situação parecida e, por isso, foi como uma revelação a sua leitura. Tentei ler O Castelo sem sucesso pois achei muito repetitivo o mote da estória e acabei desistindo. É uma obra que gostaria de ver analisada para poder entender. Se você quiser tentar Tatiana gostaria de ouvir seu parecer ou então me recomendar algum link de esclarecimento. Parabéns pelo seu canal !
@hygor1173 Жыл бұрын
A ideia que eu tive foi de um homem jugado por sua própria consciência.
@eliasdias8795 жыл бұрын
Eu já li um quadrinho de Kafka e assim eu gostei muito,principalmente dos desenhos ele tem uma espécie de geito para criar as histórias,eu fiquei pensando várias vezes ao final de cada quadrinho.