Até chorei (sério) na parte do "não somos ensinadas a confrontar..."... "ah, mas que gracinha, essa criança tão quietinha ali no canto desenhando..."... isso é exatamente EU. Sempre pensei que minha timidez e leve dificuldade de confrontar pessoas, expor minha opinião numa reunião, em público, enfim... fosse tudo por conta de ter personalidade introvertida, MAS PARECE QUE NÃO! Rs. Adorei o tema. Atualmente eu convivo até que bem com minha impostora, debocho dela, ela debocha de mim e estamos dando risada de nós mesmas. Mas tem ainda muito caroço nesse angu interior para eu confrontar!
@emilydeazevedo36593 жыл бұрын
Que nada, eu sou extrovertida, falo com as pessoas, mas se alguém me humilhar, gritar comigo, der uma resposta que eu não goste eu não sei confrontar e simplesmente aceito.
4 жыл бұрын
Eu já me senti impostor. Mas ouvindo a Rafa falar da perspectiva de uma mulher, nem se compara. Ouvir essa fala foi de tremer. Muito respeito! Valeu Rafa!
@mairamagalhaes4 жыл бұрын
Isso é muito real. Eu passei dois anos estudando pra passar em um vestibular, finalmente passei! Horas depois eu fiquei me questionando "será que essa faculdade é boa? será que esse curso é bom? pq pra eu ter passado, coisa boa não deve ser..." por pouco não me matriculei. Olha o nível! Hoje sou bem feliz com meu curso, só tem mulheres maravilhosas ♥️. Ainda bem que não deixei essa onda toda me levar.
@jakelocutora4 жыл бұрын
Idem, Fiz um ano de curso investi $ tranquei por que me frustrei com o CURSO, troquei hj me sinto melhor.
@franciele_fla3 жыл бұрын
Qual o curso de vocês?
@leticiacarolina79243 жыл бұрын
@@franciele_fla Faço Pedagogia
@kanunina10284 жыл бұрын
Enquanto isso alguns caras sofrem com a "síndrome do eu sou fodão", quando na vdd, estão longe disso... rsrsrs Que coisa não?!
@mariafortaleza74814 жыл бұрын
Já notei também
@lualusr61803 жыл бұрын
Siiiiiiiim. No meu Mestrado eu notei demais isso. Eu passava horas (sério) para formular uma pergunta pensando "será uma pergunta boa suficiente? Vai agregar a todos? Tem a ver com o tema? O prof já pode ter falado sobre isso e eu não prestei atenção? “.. E enquanto eu sofria com esses questionamentos pra fazer uma simples pergunta eu tinha colegas do sexo masculino (sempre) fazendo mil perguntas totalmente away e desconexas com a maior confiança do mundo
@catidossantos3 жыл бұрын
Mesmo 😂😂😂😂
@SerqueInspiraIveteSantos3 жыл бұрын
AMEI esta palestra. Eu sempre admirei a autoestima escrachada que os homens têm. Não importa se são carecas, baixinhos, barrigudos, narigudos.......nada disso. Eles simplesmente acreditam que podem conquistar o mundo e conquistam muitas vezes pela determinação. Quem já recebeu uma cantada de homens sujissimos de tinta ou cimento quando passa em frente a uma construção? Ou de um morador de rua? Ou de homens muuuuuuito mais velhos? Claro que tirando a questão do assédio que, de fato, enche nosso saco, e não é o que chama atenção nesta situação, gostaria de entender este processo mental que leva os homens a não se limitarem pelas condições físicas ou financeiras. Eles simplesmente fazem o que desejam fazer e pronto. Já nós mulheres, ao menos uma grande parte de nós, somos capazes de sair do salão de beleza maravilhosas e mesmo assim reclamar que algo não está bom e que é melhor nem ir na festa hahahahahahahaha.....podemos ter o melhor currículo e muitas vezes deixamos de tentar uma promoção ou emprego melhor. Por que Senhor permitirmos que isso continue acontecendo?
@mariaclaraxavier34584 жыл бұрын
Amei a frase: "Todo julgamento é uma confissão" ♥️👏
@suzaneoliveira45134 жыл бұрын
Arrasou!
@dennis921755814 жыл бұрын
O oque nada mais é doque uma confirmação da bíblia quando diz: "a boca fala daquilo que o coração está cheio"
@anaroos4 жыл бұрын
Ótima!
@anapaulaviale83584 жыл бұрын
Eu sinto isso!!! E nunca falei sobre...
@juanpedro40833 жыл бұрын
@@suzaneoliveira4513 você tem conhecimento sobre maconha e esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e gostaria de fumar maconha mas tenho medo de surtar. Eu não quero fumar sem informações. Você pode me ajudar?
@DioneFigueiredo4 жыл бұрын
Aos homens que sofrem isso, saibam que é bem difícil mesmo lidar com grandes expectativas sociais. Precisamos falar mais sobre como nos sentimos e buscar superar isso juntos. Quando verem uma mulher duvidando de si mesma, ajudem-a a enxergar suas qualidades e conquistas, dando força pra continuar. E quando vocês se sentirem fracassados, com baixa autoestima busquem alguém em que confiam e com certeza essa pessoa dará uma força. Vamos todos se ajudar e parar de sofrer tanto. Abraços 💛
@liviafranca23024 жыл бұрын
Vídeo da lista "por que não assisti antes?" Tenho síndrome de impostora, ouvi muito julgamento e comparação, quando alguém me elogia, eu acho que é piada.
@AndersonSilva-pt3lj4 жыл бұрын
Isso. Não consigo aceitar os elogios internamente. Sempre acho que são falsos.
@iosmaroliveira71983 жыл бұрын
Dois viu kkkk
@deuspaipoderoso3 жыл бұрын
Acho que ela me conhece muito bem heehheeh. Esse vídeo parece que foi pra mim.
@ludimilamslima4 жыл бұрын
Nossa! O difícil é a gente saber se é síndrome do impostor ou senso de realidade! Porque eu sei, existe, é real. Mas depois de ser Michele ou Rafa a gente sabe porque viu o resultado.
@leticiaestudoaudiobook4 жыл бұрын
kkkk né
@marinamenke3 жыл бұрын
Também tenho esse impasse.
@danidunasci3 жыл бұрын
Moça não se subestime, ela não falou só de Micheles conhecidas, ela falou até da Michele anônima estagiária que se subestimava em não saber no Excel, ou seja, a gente se autosabota tanto que acabamos acreditando e levando nossas incertezas como verdade absoluta, e isso tá bem distante de ser senso de realidade, pois vc lutou, batalhou por aquilo conquistou e ainda fica sentindo dúvidas ou culpa de que aquilo ali conquistado de fato era pra vc, é mérito seu e vc tá duvidando da sua capacidade é síndrome do impostor sim! 🤷🏽♀️😘😉
@leoxequemate Жыл бұрын
Sensacional essa fala! Sou homem, mas meu impostor interior é igual ao das mulheres, guardados os devidos privilégios. Já perdi a conta de quantas oportunidades eu já perdi na vida por conta da autossabotagem. Aqui estou eu, aos 48 anos, procurando videos sobre síndrome do impostor. É como se eu estivesse constantemente começando a vida. Socorro!
@thamarabernal3 жыл бұрын
Nossa, eu já cheguei a me auto sabotar em entrevista de emprego por medo de conseguir a vaga e não ser competente o suficiente. Quando eu consegui a vaga na empresa que eu trabalho entrei em desespero por 2 semanas antes de começar pois achava que seria demitida na primeira semana por ser incompetente, aí quando eu fui promovida pra ser estilista lá eu chorei de desespero no café da manhã do hotel antes de ir no fornecedor por desespero porque eu achava que só iria fazer merda e seria demitida rsrsrs Todo dia acho que vai chegar uma hora que eles vão descobrir que eu não sei nada, que não entendo de produto, que não sei de preço e vão me demitir.
@gisyanne29724 жыл бұрын
Sobre enfeitar as reuniões, lembrei-me de uma vez que era a única mulher. Querendo ou não te olham de uma maneira diferente e a tratam como algo sensível e sem nenhuma ideia brilhante. Tudo o que você tenta expor é interrompido e os homens não ouvem o que você tem a falar. É realmente lamentável!
@pietrolencioni10334 жыл бұрын
Vdd, mas é nessas horas q a gente precisa se impor, sem grosserias, mas com firmeza, estou aqui e vou falar o que me propus a dizer ! Independente de qq coisa externa, minha base não é o mundo externo e sim meu mundo interno, minha consciência e meu sentimento positivo sobre eu mesma e minha proposta, nesse caso; o interior é a nossa verdadeira Força ! ;)
@mariajuliaccb93714 жыл бұрын
Simmm, nossa em todas as reuniões me sinto inferiorizada e vejo falas e ideias medíocres de homens sendo elevadas, além deles colocarem milhares de e empecilhos para as ideias femininas!
@emilydeazevedo36593 жыл бұрын
Além de vc ter uma ideia, ninguém te ouvir e um homem falar a mesma ideia e ser aplaudido. kkkkk
@vanessaveiga80444 жыл бұрын
Perfeito, Rafa. Não tinha um momento melhor para eu assistir esse vídeo. Estou passando exatamente por esse momento, concorrendo a uma vaga pela qual cumpro com todos os requisitos, tenho experiência, porém, me encontro em uma baita crise de ansiedade duvidando da minha capacidade em passar para outras fases do processo seletivo e posteriormente dar conta do desafio profissional. Obrigada por isso! ❤️
@hibea11174 жыл бұрын
Vai dar tudo certo! Vai e arrasa!
@mariajuliaccb93714 жыл бұрын
Vai dar certo!! te entendo dms, também estou passando por isso, mas por uma bolsa de estudos! A gente é capaz!
@renatazanettirestiffe15374 жыл бұрын
Sou eu todinha. Até me emocionei. Sempre me sinto faltando. Uma luta mudar isso. Obrigada!
@marilynmontagnini4 жыл бұрын
Caramba Rafa!!!! Já vivi a sensação de não ser o bastante quando na verdade estava mandando muito bem. Recebi vários elogios pelo excelente trabalho realizado, mas tive medo de "descobrirem" que eu não tinha ideia do que estava fazendo, sendo que na verdade me dediquei muito para o sucesso daquilo que estava executando. Muito louco isso tudo.
@ranna9002 ай бұрын
Essa palestra salvou minha vida, mds, estou abismada
@supjorgeАй бұрын
Eu sempre tive síndrome do impostor. Sei que não chega perto do que uma mulher sente nessas condições mas garanto, homem também tem. Ajudou muito obrigado.
@crisgois4 жыл бұрын
Nossa, passei por essa sensação minutos atrás e agora consegui identificar o que é. E olha que tenho 38 anos, quanta coisa deixei de fazer por causa disso. E olha que consegui muita coisa na vida, imagina se não tivesse isso. Depois do vídeo veio coleções de situações bem recentes, de dias atrás, que tinham tudo a ver com isso. Estou numa jornada de autoconhecimento e realmente explodiu minha mente. Mas sei que é um longo caminho de autocura.
@AdrianaFerreira-ik7zt Жыл бұрын
Essa síndrome está ligada a baixo autoestima ....e isso por conta de no passado precisamente infância não tivemos validação dos pais ( principalmente pai) que ministrasse e afirmasse quem somos. O que tem me ajudado é o autoconhecimento de forma mais sensata e realista ...vendo minhas humanidades mas tbm talentos ,dons e habilidades. Reforçando minha identidade em Deus. Quando sabemos quem verdadeiramente somos em Deus e não o que fazemos nada mais te abala ....pode até passar pela cabeça algo mas eu lembro de quem eu sou Nele e como Ele reafirma quem eu sou. Essa frase ...o que estou fazendo aqui as vezes acontece mas eu sempre vejo que existe um propósito está ali. Muito bom falar sobre isso ❣️🔥
@benealves2483 жыл бұрын
Nossa, isso foi esclarecedor e conector de tudo que passa pelo meu interior, há alguns meses li no livro "Momento de voar" (o qual recomendo muito pois trata diversas desigualdades que passam imperceptíveis aos nossos olhos) e em um capítulo tratava desse assunto de ser um impostor e sempre duvidar de sua própria capacidade, e as pesquisas mostravam que as mulheres se candidatam para vagas de emprego/curso quando cumprem 100% dos requisitos, enquanto o homem faz isso na base de estar cumprindo 60% apenas. Realmente, é uma problema realidade enraizada na nossa cultura, e que prejudica principalmente nós, mulheres.
@geraldarepaginar3 жыл бұрын
gratidao por compartilhar um conteudo tao esclarecedor,. A cada frase fui conectando com minhas atitudes . passei meus 52 anos vivendo desta forma não ser boa o bastante. Agora fez todo o sentido. Maravilhoso saber que existem outras .. eu ainda me atrevo a dizer que para não empacar exerço tamanha força que o corpo senti dores, pois sao forças opostas, na verdade a metáfora para mim seria um cabo de guerra. .
@mariajuliaccb93714 жыл бұрын
Me sinto assim desde os churrascos de família até as reuniões e aulas... Eu fiz um curso técnico em mecânica e mesmo assim todos perguntam de carro pro meu irmão que está no fundamental... Quero muito cursar engenharia e atuar logo na área em algum estágio ou técnica mesmo, mas me sinto tão incapaz! Até nas coisas que eu me destacava no curso sinto que não tenho mérito ou reconhecimento algum! Isso é tão frustrante! Mas esse vídeo deu uma clareada, vou cuidar da síndrome dentro de mim, que é onde posso mudar algo de fato! Obrigada Rafa!
@__camilae4 жыл бұрын
Meu ex disse que eu tinha conseguido a vaga do meu estágio pq eu moro perto da instituição. Engraçado que nem meu endereço tinha no meu currículo e eles tb n perguntaram na minha entrevista. Isso me marcou demais e eu me sinto inapta a ocupar o cargo que estou.
@janemjq4 жыл бұрын
Tá explicado o motivo de ele ser teu ex! Esqueça isso e apenas faça seu trabalho. Se vc passou pra vaga é porque tem capacidade! Quem te avaliou sabe disso!
@BeatrizLuizaPrevidi4 жыл бұрын
Ótimo recorte sobre como o fato de ser mulher e fazer parte de um sistema patriarcal interferem na nossa vida e nas nossas escolhas. Existem inúmeros outros recortes que também se encaixam nesta temática, como o de cor e de classe, por exemplo, mas esta reflexão inicial é muito válida para que mulheres se identifiquem e, como foi dito pela Rafa Brites, tragam à consciência as situações que foram vividas que foram afetadas pela Síndrome de Impostora.
@thiconto6452 жыл бұрын
Estou lendo seu livro agora e me identificando totalmente!
@rosannaaguilar43954 жыл бұрын
Escutar claramente os gatilhos que me colocam numa situação de menos valia me fez refletir e parar de sofrer com meus próprios pensamentos, são uma ideia de mim mesma, podem não ser a realidade , na duvida, escolho o melhor pra mim. Parei de viajar! Obrigada!
@manuellediogo86064 жыл бұрын
Nossa .. era TUDO o que eu precisava ouvir, chorei muuuito assistindo.. definiu nossa história do ser mulher no mercado de trabalho.. é exatamente assim
@carlaregina66714 жыл бұрын
Chorei também. Assim mesmo.
@vanessamonteiro16972 жыл бұрын
Ver esse vídeo me fez voltar no tempo e lembrar de quando passei pra uma mentoria super concorrida de mulheres na IBM, um sonho. Oque eu fiz? Sumi. A sensação era exatamente essa, de não pertencimento á aquele lugar, de não merecer. Muito triste ver como perdemos oportunidades por não nos vermos como o mundo nos vê. Que vídeo necessário 🙏
@RenataSRG4 жыл бұрын
Eu tive um nó tão forte na garganta ao ver esse vídeo... Um filme da minha vida passou na minha mente enquanto te ouvia, Rafa... Realmente, é bem mais complicado de lidar quando você é seu próprio algoz.. Obrigada pelo conteúdo!!
@jeronimoleandro56212 жыл бұрын
Caramba, tantos experts.... Q legal..... So' n sei p q com tanta erudicao, n tem mais gente assim e ajudando tantos outros q carecem tanto?????
@jcatarino104 жыл бұрын
Vou salvar esse TED pra assistir SEMPRE na vida!!!!! Arrasou Rafa!
@camiagner4 жыл бұрын
Meu deus, to chocada! Sou muito impostora comigo mesma, faco isso o tempo TODO. Soccorro! Obrigada por esse vídeo, que incrível
@karineoliveira81934 жыл бұрын
Me senti exatamente assim na seleção que participei ontem. Que bom ter achado esse vídeo!
@brunamello82784 жыл бұрын
Sucesso para vc. 🌷
@marciafreitas73633 жыл бұрын
Você é um Amor! Obrigada por existir!
@vanessal.4343 жыл бұрын
Também desisti de uma vaga por achar que nao teria capacidade, o RH ficava me ligando e eu inventando desculpas...muito triste, me identifiquei bastante com o video
@bianca94a3 жыл бұрын
Desisti de uma entrevista de estágio no sbt quando estava na faculdade, eu estava tão p baixo depois de ter tentado passar em outras entrevistas, mas só hj eu tenho noção desse problema.
@franciellesilva83424 жыл бұрын
Não adianta fazer esperando expectativa das outras pessoas ♡
@AndersonSantos-bv3id3 жыл бұрын
Me ajudou demais Rafa, tenho isso a muito tempo e não sabia o nome. Sua palestra além de esclarecedora foi nota 10.
@daniellegodoy_mkt4 жыл бұрын
Muito pertinente, Rafa! Realmente, temos um fardo de nunca sermos suficientes. Adorei sua fala! Também já desisti de uma vaga por influência de uma pessoa e demorei pra "me perdoar" pela escolha feita! 😘
@lillybizzo4 жыл бұрын
Muito bom. Amo TEDx e precisava realmente escutar isso. Na minha jornada do momento me pego bastante vezes me auto-sabotando achando que nao serei no final boa o suficiente pra chegar nos meus propositos. Muito obrigada Rafa Brites
@ramildenhacule17834 жыл бұрын
Rafa...me descreveu. Óptimo talk Devíamos abordar mais o assunto Vivo pensando que não sou adequada para o trabalho que faço. Tive momentos de negociar várias propostas de emprego a pensar, como é possível que todas querem trabalhar cmg
@elianebarros14564 жыл бұрын
Meu Deus! Eu tô chorando com esse vídeo, acho que toda mulher tem que vê-lo!
@danielasampaio3275 Жыл бұрын
Maravilhosa,ficou muito claro como combater a síndrome da impostora.
@rayanepeixoto82623 жыл бұрын
Correndo ir comprar seu livro... Vc é prática nas informações, trazendo um conteúdo maravilhoso pra nos encorajarmos a sermos mulheres ainda mais incríveis. Parabéns, sou sua fã...
@brunaalves89203 жыл бұрын
AMIGA DO CÉU!!! EU SEMPRE ME SENTI ASSIM E NEM SABIA!
@amandajornalist29734 жыл бұрын
Passei para o estágio dos sonhos ano passado, que me oferecia um lugar agradável pra trabalhar, cursos pra fazer, possibilidade de crescer etc. Mas fiquei tão nervosa com minha falta de habilidade com excel e falta de conhecimento sobre tecnologia, que eu travei e não consegui nem fazer os cursos, nem me destacar, nem me entrosar na equipe, e fui mandada embora no fim dos primeiros 6 meses de contrato, pq eles não me aproveitaram nem pra área que eu dominada, já que eu não consegui me entrosar no time, a pesar de ser boa no que fazia.
@silviabatista49824 жыл бұрын
A melhor explicação e estudo que eu já ví sobre a Síndrome da Impostora! Muito obrigada!
@lugomesescritora4 жыл бұрын
Nem sei quantas vezes ja assisti e pra quantas mulheres incriveis ja enviei este video...são libertações maravilhosas...muito obrigada pela partilha e nós mulheres unidas somos tão incriveis...precisamos umas das outras....o mundo tem de ser fraterno...o dia que isso acontecer ocorrerá a cura.
@naluvalentim2 жыл бұрын
Obrigada pelas palavras Rafa
@bianca.s.b.b.4 жыл бұрын
Fracassei numa entrevista pra uma vaga que queria muito, fiquei nervosa e me expressei muito mal, fui medíocre, me senti envergonhada e incapacitada... sou uma ótima profissional, madura e experiente. Excelente candidata pra vaga. Pois é, empaquei e me sabotei... 😔
@tatiane99054 жыл бұрын
Te entendo!!
@hellenschmid74534 жыл бұрын
Nossa como eu fiz isso na minha vida. Em muitos momentos, em todas as minhas experiências profissionais me sabotei e isso apenas reforçou a minha baixa estima. Inclusive na primeira oportunidade em ter um carho melhor no trabalho, que majoritáriamente eram homens, sai de uma forma muito humilhante, fui abusada piscológica e verbalmente de todas as formas, homens competindo, ao mesmo passo que eu retrai com medo por não saber confrontar. Caramba antes tarde que nunca, esse video me trouxe uma luz muito grande. 🙌
@catinarezi3 жыл бұрын
Eu consegui que uma amiga sondasse na empresa pra qual fui uma das finalistas de entrevista por que não passei: Excesso de autocrítica. As outras pessoas, com currículos e experiências bem menos adequados à vaga que o meu, se elogiaram e deram notas altas.
@LARA-zj4hu3 жыл бұрын
@@catinarezi Pois é. Eu tenho essa tendência a me criticar e sabendo disso, disse que fui uma aluna "boa" no curso no qual eu odiei e sempre achei que fui mal. Eu consegui a vaga, mas to me achando uma farsa e to com medo de fracassar... Mas como já sei que isso é a síndrome de impostora, eu estou tentando focar em aprender o que me for passado e dar o meu melhor, em pensar mais positivo.
@catinarezi3 жыл бұрын
@@LARA-zj4hu vai dar certo! Foco e empenho e quando você perceber, já chegou lá!
@hellenmonarcha4 жыл бұрын
Show, Rafa! Bom ter "dado um encontrão" com esse vídeo.
@Cristina_Karen3 жыл бұрын
Não apresentei minha monografia após anos por conta dessa síndrome.Consegui visualizar isso agora...
@moniverso4 жыл бұрын
Descobri esse termo recentemente e me senti tão parte que assustei. É exatamente assim, mesmo depois da conquista ainda temos a sensação que não foi merecida, que não devíamos estar ali, da vontade de jogar tudo pro alto e voltar pra zona de conforto mais próxima. Obrigada por esse vídeo. Foi incrível.
@pagina11.solucoes3 жыл бұрын
Maravilhosa palestra! A Seicho-No-Ie ensina essas coisas também! Faz mesmo diferença em nossa vida! Muito obrigada pelo ensinamento tão valioso!
@catymb75524 жыл бұрын
Nossa... precisava disso agora.
@tatioliveira37434 жыл бұрын
Virei sua fã! Eu ñ te conhecia, e hj cedo o youtube me sugeriu seu Ted sobre Amor e agora esse. Sim, vírei sua fã de carteirinha. Por favor, venha mais vezes nos inspirar!
@Uliram4 жыл бұрын
Grata por me mostrar que eu não era a única. Hoje aposentada, embora muito amada pelos alunos, sempre me senti uma "casca " de eficiência que se retirada ia mostrar a fraude que eu era.
@ananda72234 жыл бұрын
Eu chorei no final ??? Vou assistir esse vídeo todos os dias meu deus eu me saboto demaissss
@flaviatolentino62283 жыл бұрын
Parabéns Rafa pela clareza com que tratou esse tema. Você foi muito assertiva. Verdades que precisam ser ditas.
@luciaguedesdesouzafarias7123 Жыл бұрын
Gratidão Rafa!!
@leidianemesquita34003 жыл бұрын
Obrigada!vou botar em pratica...
@lidia33994 жыл бұрын
Quando ela falou sobre não termos referências de mulheres para copiar, lembrei da minha página de Mulheres Incríveis. Desde que comecei ela já me identifiquei com tantas mulheres e percebi que a gente é tão foda que fizemos coisas incríveis sem apoio nenhum. Se quiserem seguir é @mulheresincriveis_mundo. Tem mulher atletas, artistas, cientistas, empreendedoras, tudo :)
@julianacristinadias172 Жыл бұрын
Nossa, q inspiradora sua palestra. Me reconheci todinha nisso e saber q não passo isso sozinha me trouxe a sensação de alívio e esperança.
@marcelamah5122 жыл бұрын
Final chorei. Ninguém iria aguentar ficar perto das minhas próprias pensamentos sobre mim. Eu sozinha me posiciono para baixo.
@deboraoliveira49183 жыл бұрын
Nossa!! Ameii!! Eu precisava escutar!
@carolinavasconcelos99623 жыл бұрын
MELHOR TED DA VIDA!!!! PASSEI EXATAMENTE PELAS MESMAS SITUAÇÕES E O PIOR É QUE ME SABOTEI INDEFINIDAMENTE, ATÉ QUE DESISTI DE ME IMPORTAR, DE TENTAR... ESTOU RECOMEÇANDO E ESSE TED FOI INCRÍVEL, NUM MAR DE BLÁ, BLÁ, BLÁS ESSE TED É MUITO CONSTRUTIVO, OBRIGADAAAA 💞👏👏👏👏🖐️
@cartacosmica4 жыл бұрын
Pelo menos assumiu que a responsabilidade é sua e não da sociedade. É bom lembrar que a maioria das mulheres não tem esta inadequação. Ah,... fui pesquisar e todas são assim... Sempre somos atraídos pelos nossos pares! Cada um tem seu próprio mapa de mundo. Parabéns por ter assumido a responsabilidade! Nunca ninguém vai mudar ninguém, só podemos mudar a nós mesmo.
@deborahrebello97152 жыл бұрын
Muito bom! Precisamos de mais momentos juntas para falar sobre esses sentimentos. Obrigada e Parabéns!👏👏👏
@laryha11 ай бұрын
Fato. Estou aprendendo a lidar e curar essa síndrome
@carlinharegia94903 жыл бұрын
Vídeo de utilidade pública! Parabéns, amei e me enxerguei muito.
@dayanahelena4 жыл бұрын
Que lindo, descobri a pouco tempo nos meus 35 anos que tenho a síndrome do impostor e quero muito lidar com esse sentimento
@VitiligoMeulugaraosol4 жыл бұрын
Confesso que sempre me pego com este sentimento da síndrome da impostora..... Ameiiiiii este vídeo.... já anotei o conceito do "empacar" e agora, é trabalhar para desempacar esta pessoa aqui!!!!!!!!!!!!!!
@yarasabrine46453 жыл бұрын
Estou assistindo esse vídeo antes de uma entrevista (para pegar alguns detalhes de postura e dicção e implantar em mim) e me deu muita força. Obrigada, Rafa!
@ourgetawaydoor4 жыл бұрын
Infelizmente a realidade de taantas mulheres. Já passei por algumas situações como a sua história do emprego que você conseguiu e me sinto uma impostora o tempo todo. Obrigada por essa conversa 💛
@Evelyn-kw4yg3 жыл бұрын
Obrigada por isso!
@leticiarosas8863 жыл бұрын
Rafa Brites, irretocável sua apresentação! Didática incrível!!!! Um beijo e certamente te seguindo desde 3,2,1...
@Dea-tk8gz3 жыл бұрын
Eu descobri essa sindrome qdo tive uma grande oportunidade de crescimento profissional e tbm dei pra trás, senti a pressao como uma avalanche em cima de mim e essa pressao tinha a ver com o que eu sentia como a expectativa demasiada que os outros profissionais tinham de qto eu poderia render ali. Era o como EU sentia essa expectativa deles, nao necessariamente a expectativa real deles. Percebi que essa sindrome tem muito a ver com a mania de perfeicao, de ser irrepreensivel, de nunca falhar, de nunca errar, tem a ver com ego, orgulho de ser perfeita, mas tbm tem a ver com a necessidade de se sentir amada, querida, admirada, respeitada. A gente maximiza tudo, como se um errinho que cometessemos fosse acabar com o bom conceito que o outro tem de nós. Percebi que trabalhar apenas a nivel psicologico, emocional e mental nao é o suficiente. Tem que tbm trabalhar no nivel energético e espiritual, porque existem camadas e camadas de recalques que precisam ser alcançadas e curadas e somente a psicologia como a conhecemos hj nao dá conta disso. Apenas ter o insight pra perceber o que tem que ser curado nao é o suficiente, tem que trabalhar em níveis mais profundos mesmo. Se me curei? Ainda nao, mas estou bem melhor do que antes. Vejo que é um processo lento que tem a ver com autoconhecimento e maturacao de varios setores do todo que somos e resgate da autoconfiança e autoestima, porque se tem uma coisa que o perfeccionismo destrói sao esses dois sentimentos, e perfeccionismo, no meu entender é um dos aspectos mais fundamentais da sindrome do impostor. Esse é meu testemunho para vcs, minha experiencia e meu ponto de vista. Espero que essa troca possa ajudar alguem, pois, esse video, com certeza, já me ajudou muito.
@giselecorreaghirardelli9700 Жыл бұрын
Maravilhosa!!!
@fefebbo4 жыл бұрын
Meuuuuuu Sensacional Exatamente meus sentimentos Impressionante Maravilhoso esse vídeo Essa parte de: se coloque na terceira pessoa E perceba como a pessoa se sentiria se vc julgasse como vc se julga todo dia Meuuuuuu A gente pensa sempre em não magoar o outro mas nos magoamos todos os dias!!!
@maysaclara63984 жыл бұрын
Simplesmente amei
@juniorborges773 жыл бұрын
Sou homem, mas tenho essa impressão também! Acredito que é um desafio a ser vencido por nós!
@carolfonseca55894 жыл бұрын
Nossa, como me identifico com sua fala! Muito obrigada por compartilhar e trazer visibilidade pra algo que precisa mudar urgentemente!!
@michelebaptista48944 жыл бұрын
Empatia é tudo e em 1 lugar conosco !!
@sche6983 жыл бұрын
Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaa Muito obrigada!!!!!! Não vou falar nada, porque é óbvio!! Gratidão de verdade!
@toymanifesto31413 жыл бұрын
Que liiindo Rafa, arrepiei! Nossa estou sofrendo muito com isso! Muito obrigada!
@brunavasques3114 Жыл бұрын
Parabéns mto bom 👏🏼👏🏼👏🏼
@marinasouza25334 жыл бұрын
Muito bom 😃 Obrigada
@micaeladasilvaguita7654 жыл бұрын
Melhor conversa assistida
@MarceloPareja4 жыл бұрын
Rafa Brites e Gabriela Prioli lindissimas e inteligentissimas ! Obrigado por existirem musas !
@marciamay423 жыл бұрын
Rafa amei!!!! Adorei saber sobre este termo. Eu sinto mas nao sabia q existia
@hellenschmid74534 жыл бұрын
Um dos melhores videos disparados que virou uma chave me minha cabeça,caramba meu coração chegou a acelerar. Vou assistir varias vezes até gravar esse conteúdo na minha mente.
@lucianagamella40384 жыл бұрын
Meu Deus sensacional!!! Rafa VC é demaissss. Mto sucesso pra VC sempre. Nós merecemos sucesso e tudo. Vamos superar essa sociedade tóxica e machista. Uma luta diária e incansável. Somos guerreiras. Sucesso e superação a todas as mulheres.
@rocildaquintela20353 жыл бұрын
O melhor vídeo!!! Falou mto comigo. Só gratidão
@LopesOlinda4 жыл бұрын
PARABÉNS!
@douglasiuri84 жыл бұрын
O " olha quem chegou para enfeitar " doeu ao ouvir. Perfeita. Tanto Michelle Pfeiffer quanto Michelle Obama são pessoas muito interessantes antes e depois de argumentarem sobre qualquer coisa. Parabéns, não retire o vídeo, espalhe para o mundo.
@futuraenfa4 жыл бұрын
Mulher de Deus! Achei esse vídeo por "acaso" e me vi em cada fala! Eu precisava ouvir isso hoje!!
@bsflavi3 жыл бұрын
Somplesme perfeita, Rafa! Obrigada por essas palavras.
@rosileneferreira70383 жыл бұрын
Arrasou Rafa!
@lorrannalourenco58393 жыл бұрын
Nossa, que perspectiva incrível. Passo por isso tantas e tantas vezes e nunca compartilhei com ninguém, por medo de que alguém descobrisse toda a “farsa”. Chocada que existem mais de “nós”
@douglasiuri84 жыл бұрын
Perfeita.
@ilkaandrade5144 жыл бұрын
Obrigada, obrigada, obrigada Tudo q eu precisava ouvir