Sabrina, não poderia deixar de vir aqui pedir-lhe desculpa por ter te chamado de invejosa com respeito à TABATA AMARAL, nada melhor que um dia após o outro, contudo sou e espero sempre ser humilde para reconhecer meus erros. Continue sendo essa jovem estudiosa e esclarecida, parabéns e continue na luta. Mais uma vez desculpe-me.
@juliocesarrodrigues56705 жыл бұрын
Suas desculpas são também as minhas.
@juliocesarrodrigues56705 жыл бұрын
Suas desculpas são também as minhas.
@andersonhenriques975 жыл бұрын
Pois é né, senso crítico sempre é bom gente
@Thiago-or9ty5 жыл бұрын
meu deus a Sabrina ta chegando num nivel que logo ela abre uma produtora
@naotamonapior5 жыл бұрын
Thiago R amém
@heyale35 жыл бұрын
Adoro que esse canal sempre traz debates sofisticados e acessíveis para tds! Obrigada pelo seu trabalho no youtube, prof Sabrina!
@franciscoantoniofilho67945 жыл бұрын
Um crossover melhor que Vingadores! Parabéns! ❤️✊🏿
@horaassurda5 жыл бұрын
Sabrina, por gentileza, colocar a legenda também na parte inicial que eu percebi que você está falando em português, mas para quem é surda/o, como eu, ficou inacessível... O restante do vídeo está legendado por ser em inglês, mas coloca a legenda tbm na parte em português para ficar completa.
@rafaelcarpes63445 жыл бұрын
Up
@mnovack5 жыл бұрын
up
@marianasiqueira21025 жыл бұрын
Somos duas, Mariana! Mas acho que não é a Sabrina quem legenda, e sim alguém que o faz, porque ela deixa em aberto para quem puder legendar pra ela. Então, acho que poderíamos nos organizar sobre isso! Ver se algumas pessoas topariam legendar assim que sair o vídeo da Sabrina!
@clarasolano63225 жыл бұрын
up
@brunobh57265 жыл бұрын
Up
@megazevedo5 жыл бұрын
Como uma mulher-trans em início de transição e tentando dar-se conta da transfobia introjectada, lutar com isso e evitar o narcisismo negativo (Freud), mas a mágoa de uma vida vivida sem autenticidade, ouço este diálogo e me sinto respeitada e representada por vocês. Obrigada.
@carvalhocarlos5 жыл бұрын
Obrigado por mais esse vídeo incrível e pela generosidade em compartilhar tanto conhecimento, seu e de várias outras pessoas.
@DoutoraDrag5 жыл бұрын
Que programa maravilhoso! e esse cupom da boitempo...
@vagnerlanza20415 жыл бұрын
Parabens Sabrina pelo esforço de se debater as demandas de setores específicos oprimidos sob o prisma da luta de classes! Importantíssimo este debate sobre a importância de se dialogar com os movimentos temáticos de frações oprimidas da população (movimentos feminista, negro, LGBT, entre outros), sob o prisma estrutural da luta de classes, pois neste sentido é possível, ao mesmo tempo, enfrentar a crise de práxis atual potencializando a luta específica de cada um destes segmentos oprimidos, mas em um contexto que venha a se articular na direção do fortalecer a luta geral contra o próprio sistema capitalista que reproduz estas opressões. Sob a perspectiva da luta de classes, acredito que muitas dúvidas dos movimentos feminista, negro, LGBT, entre outros, venham a ser esclarecidas e outros novos questionamentos venham a ser gerados, apontando para a construção de uma práxis revolucionária, onde teoria e prática caminhem juntas na transformação histórico-materialista das realidades vivenciadas por estes movimentos. E antes que eu me esqueça: Parabéns Sabrina pelo seu livro "Sintomas Mórbidos", eu estou lendo ele atentamente e estou aprendendo bastante sobre a nossa atual conjuntura política!!
@bemoraes84895 жыл бұрын
Que diálogo incrível e necessário, Sabrina! Obrigada por trazer esse tipo de debate e fazê-lo tão acessível. Demorou um tempo para cair minha ficha e entender porque o feminismo liberal não é mesmo tipo de feminismo que eu acredito e que realmente pensa em emancipação. É muito bom sentir que estamos indo pro caminho certo :) (e esse livro ❤️)
@marilenequintino34755 жыл бұрын
Salvou meu feriado! Por coincidência estava assistindo o tedx que você participou e falou sobre a importância dessas pontes de acessibilidade entre debates e pautas "acadêmicas" para o KZbin. Demais, vlw muito. Obrigada
@isadoraguilherme8835 жыл бұрын
Passadaaaaa, agora quero o livro das duas , mano trabalho mais que nescessário esse obrigada Sabrina por proporcionar todo esse conhecimento q não teria nem contato se não fosse por vc
@UmLivroeUmaCamera5 жыл бұрын
Essa série do canal Papo e Pesquisa é maravilhoso!!!
@chiaracabral88745 жыл бұрын
Esse video me salvou!
@feliperamosn4 жыл бұрын
Muito bom como sempre!! :) Já acompanho o canal há um bom tempo e não tinha assistido esse vídeo ainda. Descobri a Cinzia Arruzza no artigo "Considerações sobre gênero: reabrindo o debate sobre o patriarcado e o capitalismo", por indicação da Marina Gouvêa da UFRJ e descobri hoje esse vídeo maravilhoso.
@alexsandromagalhaespinto69895 жыл бұрын
Cinzia Arruzza vai participar do Colóquio Niep Marx em agosto na UFF - Niterói!
@karlaamaral92995 жыл бұрын
Oba!!!
@cruciiatus5 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Só tenho um ponto: o sexo interfere, sim, na produção social da realidade, e portanto é totalmente conectável com uma análise materialista histórica. Me surpreende estarem se perguntando o que isso tem a ver com marxismo. Pessoas que possuem pênis e pessoas que possuem vagina passam por processos completamente diferentes, independentemente da identificação de gênero. A questão aqui não é incluir ou excluir mulheres trans do feminismo, e muito menos hierarquizar opressão, e sim reconhecer que a luta delas é completamente diferente da nossa nas mais diferentes pautas. Podemos (e devemos!) lutar juntas, mas não dá para negar tão superficialmente assim a influência das questões biológicas na construção da realidade social. Indo além disso, o problema, aqui, é que enquanto as pessoas conseguirem supor que o indivíduo tem uma vulva no meio das pernas, ele será alvo de misoginia, então dá para discutir isso de diversas formas até mesmo com as mulheres e homens trans que não possuem "passabilidade", pois são afetados de uma forma ainda mais complexa.
@juliaavelar96085 жыл бұрын
Radfems... No dia que vcs descobrirem que o tal "materialismo" que vcs tanto se referem não tem nada a ver com marxismo mas mais com um determinismo biológico... A paz mundial vem! Aliás, feminismo radical é oposto ao marxismo. Enquanto o primeiro fala de "mulher" como se essa fosse uma categoria abstrata universal que paira no ar, o segundo entende o papel da posse ou não dos meios de produção, ou seja, as classes sociais na formação dos indivíduos no contexto socio histórico.
@cruciiatus5 жыл бұрын
@@juliaavelar9608 Querida, ninguém falou de radfem aqui, toma senso e vai ler Marx, vai! kkkk
@livia48925 жыл бұрын
@@juliaavelar9608 vc está criticando um espantalho. assim como a Cinzia e a Sabrina no vídeo. até onde eu saiba, a categoria mulher no feminismo radical não tem nada a ver com biologia dessa forma determinista. sempre vi as radfems reforçando que gênero é construção social e que o feminismo radical visa a abolição dos gêneros.
@livia48925 жыл бұрын
quem fala em mulher como categoria abstrata universal (aka alma feminina no corpo errado) é outra galera rs
@joaogabriel18204 жыл бұрын
Lívia a categoria mulher do feminismo é PRECISAMENTE biológica pois acha que apenas pessoas com vaginas (as radfem reduzem a mulheres) são sujeitos do feminismo. se essa definição não é determinismo biológico então eu não sei o que é
@rubyagarcia41015 жыл бұрын
maravilhosas demais, gratidão por esse diálogo tão necessário e explicativo!!
@mimmylove5 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Não sei nem por onde começo compartilhando porque todo mundo tinha que assistir. Obrigada, Sabrina. ❤️
@rossetquirino1575 жыл бұрын
As Collabs do Tese Onze são as melhores Meus parabéns Prof. Sabrina
@LeCrisolde5 жыл бұрын
Eu ouviria vocês por horas infinitas! Muito obrigada, Sabrina. Comentando pra levantar o algoritmo hehe 💜
@fabiocarmo9025 жыл бұрын
Excelente vídeo. A entrevistada é uma pensadora de primeira linha, far from the shallow. Fiquei animado para comprar o livro. Obrigado, Tese Onze!
@anacelia81815 жыл бұрын
Eu queria agradecer pelo vídeo e dizer que não vou ser a mesma pessoa apartir de hoje, depois desse vídeo. Sinto que um novo mundo foi aberto para mim e, definitivamente, vou explorar com carinho o que me foi exposto, tendo a oportunidade de aprender mais e solidarizar-me de uma outra forma com o mundo.
@genesiscomuna37114 жыл бұрын
Otimo video, camarada! Que participação maravilhosa!
@mariachiara16695 жыл бұрын
M A R A V I L H O S A entrevista! Obrigada Sabrina! O livro é excelente! Vamos juntxs construir o feminino para os 99% !!
@byTriana4 жыл бұрын
Esse vídeo é tão maravilhoso que nem dá pra começar dizer o quanto. Obrigada. ❤️
@IvanPedrosoOrkut5 жыл бұрын
Muito obrigado por este vídeo! Eu encontrei o trabalho da Cinzia Arruzza em minha pesquisa de mestrado que procurava referenciais de feminismo marxista. Ela ajudou muito a fundamentar minha qualificação. Agora, prestes a entregar a dissertação para a defesa este vídeo caiu como um presente para fazer as reflexões que ainda faltavam. Parabéns pelo trabalho e pelas excelentes perguntas
@ritaangelos92552 жыл бұрын
Maravilhoso encontro. Parabéns Sabrina
@SthefaneSagica5 жыл бұрын
Aí impactada com essa convidada!! Tese onze mto chiklos ✨
@pierrealves29062 жыл бұрын
Muito massa essa conversa e muito necessária. 💜
@daniteixeira86953 жыл бұрын
Obg. Que maravilha, gente!
@rubensjosegamajunior3154 жыл бұрын
Fantástico vídeo!!! Parabéns!!
@embaubaatelier5 жыл бұрын
Nossa, que incrível Cinzia Arruzza. Ótima entrevista Sabrina, parabéns!
@victorianeechan5 жыл бұрын
Vídeo muito relevante!!!! Fico muito feliz que a gente tenha um canal como o seu no Brasil
@jullietacintra5 жыл бұрын
Que vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽 Fui totalmente convencida de que PRECISO ler esse livro!
@lorrane69915 жыл бұрын
Sabrina e suas dicas de leitura... já comecei o livro dela e ainda não defini qual será o próximo, o 99? O caliba e a bruxa? O revolução africana? Fanon? Lênin? Davis? Socorro! parece que todas as leituras são urgentes.
@LeCrisolde5 жыл бұрын
Eu tô AMANDO o calibã, denso mas foda demais :)
@juliaavelar96085 жыл бұрын
Separa por tema e vai fundo.
@lorrane69915 жыл бұрын
@@juliaavelar9608Tipo, feminismo e leio Davis, frederici e 99, depois raça Fanon e Davis. Assim?
@juliaavelar96085 жыл бұрын
isso! Só que nesse exemplo que vc citou eu colocaria caliba primeiro, por ser um livro mais de fundamentos da opressão feminina na origem do capitalismo, Davis e depois os 99 porque esses dois últimos se ligam bastante.
@juliaavelar96085 жыл бұрын
@@lorrane6991 eu faço isso mais pra facilitar mesmo ..
@lidianesouza84024 жыл бұрын
Parabéns pelo canal Sabrina. Descobri recentemente o seu canal. Sou formada em sociologia pela UFPR e em teologia e com mestrado em educação. Dou aulas de sociologia e encontrei seu canal procurando um bom vídeo sobre o marxismo para usar em aula. Milito pelo feminismo cristão e tenho curtido muito seus vídeos. Sugiro uma análise sua sobre o filme: O poço.
@pamcj0085 жыл бұрын
Excelente entrevista, Sabrina! Gol de placa seu! Meus parabéns!
@abrunatkatch4 жыл бұрын
Mais um vídeo incrível!
@marianasiqueira21025 жыл бұрын
Que entrevista maravilhosa, adorei a Cinzia! Obrigada por nos dar toques, Sabrina. De verdade. Principalmente, os problemas que as feministas muçulmanas enfrentam - que, no meu caso, eu desconhecia - quando mais precisam é que sejam ouvidas por nós (fora outras coisas, claro, desde que ajudem na luta delas). Essas políticas de banir véus, eu não via como islamofobicas, e não sacava tbm como isso é opressivo para elas, mas é mais porque eu não me aprofundei sobre isso na época. E como vocês abordaram sobre isso no vídeo, vou já atrás da referência que a Cinzia citou para entender melhor sobre isso!
@julianalopes47515 жыл бұрын
Que vídeo enriquecedor obrigada Sabrina pelo ótimo trabalho!! Duas mulheres incríveis!! (Estou lendo esse livro agr)
@lucas005pe5 жыл бұрын
Aaaaahhh eu tô lendo esse livro nesses dias!!!! ❤️🧡💜
@marcellaaloka5 жыл бұрын
é um assunto de extrema importância, queria dar a sugestão de fazer um outro vídeo sintetizando as ideias e falando um pouco sobre o que vocês conversaram, para tornar o assunto acessível para os 99% :)
@MrPSCarneiro5 жыл бұрын
Penso que agora que a Tabata resolveu virar governista na votação da previdência fica bem difícil não reconhecer a validade da sua crítica, Sabrina.
@FernandaSilva-zs3ty5 жыл бұрын
Já pensou Contrapoints comenta aqui? @.@ Como sempre, obrigada pelo excelente conteúdo, Sabrina! s2
@andressateixeira21295 жыл бұрын
Amei... só que assisti sem legendas e depois vi q tinha legendaaass kkkkkkk
@lucaspluma19915 жыл бұрын
sabrina, faz um video sobre como vc construiu seu habito de leitura e suas tecnicas de estudo.
@tiagomantovani24685 жыл бұрын
Parabéns Sabrina!! sempre esteve certa sobre a Tabata Amaral!! Ela nos traiu legal na reforma da previdência!!
@camilarodrigues60105 жыл бұрын
Depois do livro da Sabrina, esse vai ser meu próximo "luxo" que vou me proporcionar ❤️
@lucenildofilho57105 жыл бұрын
Impressionante! Eu tenho aprendido bastante sobre Marx, socialismo e o próprio feminismo desde o ano passado. Acho que se eu não tivesse tido a curiosidade de pesquisar, eu ainda estaria achando que o capitalismo é perfeito e que devemos chegar lá por merecer.
@passaroquetemasanaovoa5 жыл бұрын
Lucenildo Filho esse movimento aconteceu comigo há alguns anos. Lembro de ter dito "eu amo o capitalismo" 🤦🏻♂️ penso que fui idiota, mas ao mesmo tempo, vi que não posso me culpar tanto, a propaganda é muito forte, desde crianças e a nossa curiosidade nos libertou. Sempre dá tempo.
@anaalexandria5 жыл бұрын
Sabrina, que entrevista sensacional! Amei!!!
@TomPires4 жыл бұрын
Muito legal, principalmente sobre o materialismo histórico aos 24:32
@lotraquelu5 жыл бұрын
que arrasooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! inclusive estou lendo o livro e amando!!!
@alinefernandes46765 жыл бұрын
ESSE LIVRO
@beatrizblanco81535 жыл бұрын
Que vídeo minha gente... que vídeo ❤️
@nathaliawan-lume64635 жыл бұрын
Só obrigada por esse vídeo. ♡
@priscilaraposo36005 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho, Sabrina.
@milenasilveiradeazevedo19965 жыл бұрын
Sabrina, parabéns pelo vídeo, mto legal esse contato com a autora, q eu não conhecia até então. Mas assim, chamar feministas radicais de transfóbicas por definirem mulher como fêmea adulta é complicado. Concordo que a biologia não determina nossa subjetividade e identidade, mas então nossa subjetivida deve determinar nossa biologia? As pessoas estão entendo o impacto desse discurso? Em como isso está levando à medicalização e cirurgias de corpos fisicamente saudáveis? Incluisive de crianças e adolescentes. Eu concordo muito mais com uma sociedade q respeite a personalidade, os jeitos de uma pessoa, sem com isso dizer que ela é de outro sexo, ou seja, q nasceu em um corpo errado.
@LM2023.5 жыл бұрын
Milena Silveira de Azevedo up! não vejo transfobia tb, vejo questões relacionadas a papéis de gênero no feminismo radical... e tb acho que é preciso considerar que a indústria farmacêutica e médica tão ganhando uma grana
@moonlight28705 жыл бұрын
Lá vem as rad saindo debaixo das pedra 😒
@GlassDama95 жыл бұрын
Que.tiro.de.video.foi.esse?! Uau! Muito obrigada!!
@lucaspluma19915 жыл бұрын
Que entrevista incrível!
@claricegomes51615 жыл бұрын
Sabrina, precisa legendar esse vídeo pra ontem
@TeseOnze5 жыл бұрын
Tá legendado em português
@alexjg64725 жыл бұрын
Ótimo vídeo sabrina, adoraria ver você discutindo as ideias do livro " A dominação Masculina" do autor Pierre Bourdieu. Abraços
@pedrobarreto21825 жыл бұрын
Eu também. Esse livro é incrível
@TheDaniapsan5 жыл бұрын
Vídeo necessário!!!!!!
@elisacruz50495 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso!
@HMAlves5 жыл бұрын
Que crossover grandioso
@FelipedeLimaDJ5 жыл бұрын
que aulão! obrigado
@marinagil90915 жыл бұрын
Meu deussss nem vi mas já to chocada com esse feat
@monicamondaini5 жыл бұрын
Meu deeeeus! Que feat é esse?!?! ♥️
@juliabc-w8s5 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso ❤️
@manuelasoler57635 жыл бұрын
Muito legal!!!! 👏👏👏👏👏
@gustavoaranha35015 жыл бұрын
Fantástico esse ep
@MessedUpSystem5 жыл бұрын
Aaaaaaaah caramba vc ta lendo esse livro maravilhoso publicado pela Resistência
@AlineMarianoArt5 жыл бұрын
Adorei a conversa, muito esclarecedora, obrigada por proporcionar isso, Sabrina! Nunca tinha pensado na importância de se posicionar firme sobre o liberalismo co-optando o feminismo e todos outros movimentos de minorias. Sempre pisamos em ovos... Só fiquei confusa sobre as falas que minimizam a biologia na análise do materialismo histórico (pelo menos entendi assim). Entendo que a manipulação de características biológicas foram/são fatores muito usados para justificar opressão e desigualdade. Cor da pele, sexo biológico, estrutura corporal, etc. preciso de alguém para conversar sobre issoooo!!! hahahaha. Fui toda faceira adquirir um exemplar do livro da Cinzia e... cadê? Tá esgotado! Não vou ter no momento, mas achei ótimo que interessou tantas outras pessoas.
@NanyVix15 жыл бұрын
Legenda! Please hehe
@TeseOnze5 жыл бұрын
Só ligar. Avisei na descrição :)
@vvanished5 жыл бұрын
essa entrevista é ouro
@modafocka5 жыл бұрын
Parece que vc tinha razão sobre a Tábata Amaral, e eu cego não acreditei... 😔
@passaroquetemasanaovoa5 жыл бұрын
Lucas ModaFocka Faria importante é aprendermos.
5 жыл бұрын
Vídeo fundamental, parabéns!
@mariamaralds5 жыл бұрын
Será que um dia você vai sentar com uma feminista radical e debater teoria feminista? Você fala tanto delas que passei a ficar curiosa, fui atrás de ler e concordei com todas as premissas anti-sexistas, anti-capitalistas e anti-racistas. Você já leu Mary Daly ou Audre Lorde?
@marinab71455 жыл бұрын
Pois é. Ela fala da importância de se confrontar com ideias contrárias, mas quando fala de feminismo radical parece que não fez o mínimo esforço para compreender as premissas da vertente.
@valentineoliveira6635 жыл бұрын
choooooocada com esse vídeo
@Nomar015 жыл бұрын
É, Sabrina. Agora está todo mundo surpreso e decepcionado com a Tábata. Vieram aqui te ofender de invejosa, hoje quebraram a cara. Nada como um dia após o outro
@aliceanp65 жыл бұрын
Que feat incrível.
@claricepierrecarneiro47814 жыл бұрын
Só hoje, novembro de 2020 assisti a esse vídeo. Estava procurando algo que eu não sabia o que era. Queria refletir sobre esse contentamento que tomou conta das redes sociais pela eleição do Biden e consequentemente a ocupação da vice-presidência por uma mulher, filha de imigrantes: Kamala Harris. Não fiquei muito confortável com essa felicidade quase cega. Sabe quando nasce uma pulga atrás da orelha? Pensei, acho que a Sabrina pode ter falado alguma coisa que organize esse meu sentimento de inquietação. Fui ao Tese Onze e dei com essa entrevista. Excelente, vou procurar ler alguns textos da Cinzia Arruzza.
@andreanicezio22615 жыл бұрын
Comentando pelo engajamento.
@vagasrhmonteiro54415 жыл бұрын
O que vc acha de Heleieth Saffioti?
@lucianoferreira70402 жыл бұрын
Reassistindo o video por conta do Fundamentes 2022. A sensação de nunca ter assistido antes kkkkkkkk
@fabianesilva97805 жыл бұрын
Demais!!!! 🌹
@atelie.roseschulz4 жыл бұрын
Legendas em todo o vídeo, por favor!
@Hist_da_Musica4 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@DanielPattiJunior5 жыл бұрын
Muito Bom!!
@marcospaulo3394 жыл бұрын
Alguém me explica melhor precisso entender essa subjetividade ( feminismos liberal) é ruim ?
@mauriciodundee22315 жыл бұрын
OBRIGADO POR VIR A. FLIP- PARATI.
@taynaleite75395 жыл бұрын
Quero morar nesse vídeo para sempre!
@vinhosuave15 жыл бұрын
Rainha
@claricemmb5 жыл бұрын
Eii! Não sei se já abordou esse assunto, mas pode falar do cristianismo no socialismo? Gostaria muito de saber sobre isso
@mari-os7qw5 жыл бұрын
qual sua opinião sobre feminismo radical?
@revolucaoculturalnordestin99014 жыл бұрын
Transfóbico. Tem até uma thread no twitter dela sobre isto.
@clara18965 жыл бұрын
Obrigada por essa aula. Queria assistir a um vídeo seu (acho que não tem) falando sobre pornografia.
@IsabelaSiqueirass25 жыл бұрын
Eu vou demorar a me recuperar
@boriznet5 жыл бұрын
Sabrina, gostaria de saber a opinião da esquerda marxista em relação a religião. Não tenho conhecimento técnico aprofundado para chegar em uma conclusão sobre o tema. De repente um vídeo sobre essa temática esclareceria bastante minha dúvida (e das demais pessoas)...
@TeseOnze5 жыл бұрын
Tem um video sobre esse tema no canal do Jones Manoel :)
@Lenovith5 жыл бұрын
Que inglês em, dá inveja né Eduardo? Rsrs ótimo o vídeo também
@aleatorio84014 жыл бұрын
Oi Sabrina, você não acredita que a criminalização da homofobia contribuiu para a causa LGBTIA?