Você poderia fazer um vídeo para cada vertente, cada Epistemologia... Por favor.
@andreanicezio22616 жыл бұрын
Boa ideia!!!
@isabelagraton6 жыл бұрын
meu deus iam ser muitos vídeos kkkkkkkk
@keniaferreira50876 жыл бұрын
@@isabelagraton seria o máximo né? Sem contar que para o canal, ajudaria muito a cada vez que fizessem a busca pela palavra feminismo
@luisalima81626 жыл бұрын
E seria importante ela convidar pessoas que representassem as vertentes... Não precisa fazer de todas (imagina o trabalho kkk), mas das mais discutidas em nosso contexto.
@m.angelo92126 жыл бұрын
Seria uma ótima idéia, pelo menos das mais "relevantes" Poderia ser uma série
@EvaUviedo6 жыл бұрын
O vídeo não é confuso, ele é profundo. Vários conceitos que não são muito populares, mas nada que não seja pesquisável, até mesmo no canal. Eu amei, mostrou o quanto não sei e preciso aprender. E não vai vir mastigado. Valeu!
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
Oi. É inegável a profundidade desse vídeo e de outros desse canal, mas se você der uma breve olhada nos comentários, quando se coloca muitos conceitos juntos e relações entre si, pode ficar confuso. Ainda mais que várias pessoas não estão tão habituadas com eles, o que também pode ser um fator a mais para colaborar nessa confusão... hehehe. Deixei o meu like, em primeiro lugar, por me dar a impressão que estava na faculdade tendo aula... hehehe e não vendo um vídeo qualquer do KZbin... hehehe. E Sabrina, imagino que não é nada fácil produzir um conteúdo tão abrangente assim e editar o vídeo, ainda mais que você não se encontra no Brasil... Boa noite.
@TarkusDF6 жыл бұрын
Da pra pesquisar, dá. Mas e daí? O que se faz com tantos conceitos e rótulos? A quem se destina tudo isso se a intenção inicial e atingir quem não é acadêmico?
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
@@TarkusDF Oi. Eu acho melhor você perguntar isso no Posto Ipiranga... kkkk 😂😂😂. Brincadeira, viu!!!... hehehe. Agora falando sério, eu percebo uma grande preocupação da Sabrina em conceituar as coisas de forma mais profunda e acadêmica e acho que ela deseja que nos aprofundemos nesses conceitos, agora, de minha parte se o foco dela é o meio acadêmico aí eu não sei... Seria bem mais interessante se ela pudesse esclarecer sobre isso. Realmente, quando utilizamos conceitos dessa forma e não populares, dá mais trabalho tanto para ela, como para nós, que desejamos aprender genuinamente sobre eles. Espero que o que respondi, te esclareça de alguma forma e bom domingo para você.
@TarkusDF6 жыл бұрын
@@andreluisgallo1982 Tá, mas esse vídeo é para a academia, né? A esquerda se perdeu justamente aí. Em não saber (ou não querer) mais dialogar com a pobre, negra, que tá muito ocupada apanhando de macho em casa e não vai correr atrás de diferenças entre feminismos - a porrada vem sendo a mesma há séculos. O KZbin é um canal extraordinário para atingir parte das massas, mas a esquerda insiste em não falar a língua do proletariado.
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
@@TarkusDF Oi. Boa noite. Em partes entendo o seu questionamento, mas quando se trata de conceitos complexos, densos e profundos, difícil não ser acadêmico... hehehe. De qualquer forma, a pessoa mais indicada para te responder isso, não sou eu é a Sabrina. No comentário anterior, tinha te respondido o que eu acho, bem como nesse, mas achar não é certeza... hehehe. Eu já vi alguns vídeos desse canal e na sua grande maioria têm uma pegada mais culta e acadêmica, visto que trata-se de conceitos mais técnicos e científicos, algo que, até digo infelizmente, a maioria das pessoas não estão habituadas, pois estão acostumadas a consumirem conteúdos mais simples e populares - vide o caso do canal Felipe Neto. Mesmo eu não concordando com ela em vários pontos, devido aos nossos posicionamentos políticos serem diferentes, seria injusto de minha parte achar que o trabalho dela é irrelevante, justamente por lidarem com conceitos profundos, técnicos e científicos, algo que particularmente gosto e admiro quem o faça. Me desculpe pelo comentário extenso e é isso... hehehe
@JoaoPaulo-qb3rx6 жыл бұрын
Esse é o tipo de vídeo que a gente assiste e chega a conclusão de que precisa sentar e estudar cada vez mais
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
Certamente... hehehe. Boa noite.
@leticiabernardo10096 жыл бұрын
sim! estudar, assistir mais uma vez e estudar de novo eternamente...
@karlmarx32194 жыл бұрын
@@andreluisgallo1982: Saudações, querido! Eu quero que a gente crie um grupo sobre feminismo juntos. O objetivo é estudar, como dizem por aí, a união faz a força; a união faz a revolução! Passe seu contato.
@andreluisgallo19824 жыл бұрын
@@karlmarx3219 Oi. Quando não tinha estudado nada sobre o Feminismo e movimentos feministas, achava que foi um movimento que tinha se perdido ao longo do tempo, mas depois que comecei a estudar, percebi que o Feminismo já começou errado logo no começo. Já que se diz que um dos maiores ideais do Feminismo é a busca por igualdade, então aguardo o dia das feministas lutarem para que a aposentadoria de homens e mulheres aconteçam na mesma idade. E isso é somente um exemplo. O meu contato se restringe a eu estar inscrito nesse canal, fazer alguns comentários, dar ou não like e só. Não quero contato um pouco maior com nenhum de vocês. E será muito bom se você e outras pessoas fizerem um grupo de Estudos (obs: estudos com E maiúsculo) de verdade, aí quem sabe comecem a perceber as várias incongruências entre o que se afirma e o que se faz. Outra coisa: até agora, as feministas estão quietinhas em relação ao Marcius Melhem. Ótima semana.
@andreluisgallo19823 жыл бұрын
@@seforabrito6553 Privilégio, que contraria totalmente o artigo 5 de nossa Constituição - "Todos somos iguais perante a Lei...". E não importa o motivo que você venha me escrever, pois além de dizerem lutar por igualdade (papo furado), também contraria a própria Constituição que é nossa lei maior. Ótima semana.
@RafaelleSilvaP6 жыл бұрын
Queria também saber mais sobre feminismo camponês e ecofeminismo. Na minha experiência com a militância, muita gente acha que GERALMENTE a feminista camponesa é ecofeminista. Mas eu discordo, porque tem ecofeminista liberal e vejo pouquíssimas ecofeministas refletindo sobre questões estruturais do campo que seriam centrais nesse "eco" e até mesmo olhando pra mulheres distantes de nós como esse tal saber popular.
@cutenay136 жыл бұрын
Seria meu sonho esse vídeo!
@fabianaaraujosilva34445 жыл бұрын
Esse vídeo seria louco. De onde vc é? Adoraria bater um papo.
@RafaelleSilvaP5 жыл бұрын
@@fabianaaraujosilva3444 Moro em Sergipe, me segue no insta @rafaellesilvap
@vitotrtty55945 жыл бұрын
Tanta frescura para tanto nomes e detalhes insignificantes, quanto mais fragmentos de grupos, maior e o conflito de interesses, e desses fragmentos origina outros grupos frutos da soma de ideias e valores besta desses fragmentos de grupos, e fica aquela coisa sem rumo sem propósito, só um estado tribal, isso torna parte da identidade do indivíduo, depois que essas frescuras ficam empregadas na mentalidade do indivíduo, e quase ou melhor e impossível salvar ele, dele própio.
@LuizHenrique-by4bz5 жыл бұрын
@@vitotrtty5594 Olha o intrometido querendo saber mais do que vários estudos apenas porque na opinião dele, deveria ser assim ou assado kkkkk
@camilabezerra32276 жыл бұрын
Achou "confuso"? Tenta sentar na cadeira, pegar um caderninho, fazer suas anotações do vídeo e depois pesquise mais sobre o assunto (se desejar). Sabrina ajuda demais! Mas precisamos andar com as próprias pernas de vez em quando hehe Continua, Tese Onze! 😍
@Migiurso6 жыл бұрын
Dizer que algo ficou confuso é o primeiro passo para qualquer professor poder explicar melhor alguma coisa - o processo é sempre de ensino-aprendizagem; não é de um lado só, por mais que o aprendiz possa pesquisar sozinho - e a linguagem da Sabrina é de professora.
@TheRefreitas5 жыл бұрын
Nossa, super ia escrever sobre isso agora! Acredito que uma das intenções da Sabrina ou não é que a galera assista os videos e pesquise. E é tão bom assistir os videos e pesquisar, estudar, expandir conhecimento!
@LevviTalk6 жыл бұрын
Amei demais!! Como cristão é muito complicado tentar explicar pras pessoas minhas concepções socialistas da realidade, sobretudo meu posicionamento pró-feminista, inclusive dentro da igreja evangélica. Os instrumentos que você dá nesse vídeo são bem úteis para situar as partes no começo de uma discussão ou conversa. Vídeo tão bom que nem dá vontade dele chegar ao fim ❤️
@iagobrum6 жыл бұрын
Cristão socialista kkkkkkkkkkKkkkkkkk
@AnaLuisa-fm8ok6 жыл бұрын
@@iagobrum Qual a surpresa?
@LevviTalk5 жыл бұрын
@@AnaLuisa-fm8ok Ignorei e recomendo que faça o mesmo nesses casos.
@sódasantigas5 жыл бұрын
@@AnaLuisa-fm8ok não tem como ser cristão e socialista, veja o que o cristianismo prega e que o socialismo prega aí você vai ver que não tem como ser cristã e socialista.
@noelitavita5 жыл бұрын
Olha o Levi aqui! Gosto muito do seu canal!😄
@rossetquirino1576 жыл бұрын
O que eu mais gosto no Tese Onze é a sua didática, me ajudou, esclarecereu várias coisas que eu ou não saiba, ou tinha uma idéia rasa sobre o tema.... Obrigado Prof. Sabrina
@luizfelipe73926 жыл бұрын
Criança é uma pessoa, só que pequena. Quanto tempo procuro esse pensamento expresso de forma pública. Legal demais
@LolaCRui046 жыл бұрын
A dica pra quem tá achando o vídeo confuso ou academicista: pega um papel e uma caneta e vai anotando, relacionando. Dá uma pausa, procura as referências pra se situar, volta. Assiste de novo e vê como tudo fica mais fácil e faz um enorme sentido.
@Tonapraiaoba5 жыл бұрын
Fiz exatamente isso! Deu super certo.
@LolaCRui045 жыл бұрын
@@luaods E isso é ruim? A proposta do canal, entre outras é aprofundar as questões. Uma aula dessas geralmente fica confinada entre os muros da academia; se alguém tem interesse em aproveitar, é uma chance; se não, tá cheio de canal aí com uma leitura mais simplificada, é só escolher um. Acho que não faz sentido criticar quem se dispõe a colocar conteúdo de qualidade e gratuito na internet só porque o conteúdo não contempla determinadas expectativas pessoais.
@LolaCRui045 жыл бұрын
Mas o que ela falou não tem nada de abstrato, tudo está ou documentado em pesquisas. E ela fala de movimentos, práticas e epistemologias, tudo isso acontece na real.
@vina2055 жыл бұрын
Eu so entendi depois de fazer isso!
@user-hx5tf5lh9g5 жыл бұрын
Virei fã
@adrianamvasconcelos6 жыл бұрын
Pra ajudar na compreensão do vídeo eu fiz um esqueminha: Entender a diferença entre Vertente e Epistemologia. Entender o que é uma Metodologia e um Movimento. A Sabrina encaixou (no meu entender) em Vertente: feminismo liberal, radical, marxista, anarquista, pós moderno e o finado materialista (na opinião dela). Em Epistemologia: feminismo negro, classista, indígena, eco feminismo, trans feminismo, descolonial, cristão e puta feminismo. No Movimento ela citou o feminismo socialista, capitalista e anticapitalista. Na metodologia ela explicou o que é o feminismo interseccionalista. Fez questão de afirmar que isso não quer dizer que um seja melhor que o outro mas que isso fica muito melhor pra um olhar como pesquisador e pra melhor compreensão do que é o feminismo apoiado por cada uma. Tem que assistir o vídeo todo e com calma pra entender tudo. Até repetir se for preciso, vale muuuito a pena!
@carolinadantas75804 жыл бұрын
Adriana Vasconcelos, eu te amo!
@michellemota3984 жыл бұрын
Muito obrigada, salvou demais!
@akaleloot16493 жыл бұрын
@@Hellmarco mds que doença
@akaleloot16493 жыл бұрын
@@Hellmarco n existem melhor e pior,existem apenas opiniões
@gustavogoncalo61053 жыл бұрын
@@Hellmarco mds a ignorância
@AlineMarianoArt6 жыл бұрын
Muito interessante. Esclareceu muito bem a diferença entre vertentes e metodologias, sempre ouvi que a interseccionalidade era uma vertente, mas faltava sentido para compreender, vc ajudou muito. Quando puder compartilhar os fluxogramas, vai ficar mais claro identificar cada feminismo. Senti falta de exemplos para ilustrar, mas imagino que deve ser difícil escolher os que causam menos problemas de interpretação. Te admiro muito, mas se cuida com a exaustão, fico preocupada rsrsrs. Beijos!
@eloisemc4 жыл бұрын
Oiii, vc sabe se o artigo que a Sabrina iria escrever, foi publicado? Grata! :)
@janinefct3 жыл бұрын
Também me interesso! Louca pra ver se ela desenhou o fluxograma 🙃
@isabelagraton6 жыл бұрын
vou mandar esse vídeo toda vez que eu vir alguma mina falando que é feminista interseccional kkkkk adorei o vídeo, me esclareceu alguns pontos sobre essas classificações que são meio confusas mesmo pra quem estuda sobre feminismo!
@leniaracamargo18634 жыл бұрын
Assisti esse vídeo quando lançou e a princípio fiquei confusa com tantas informações, mas após um ano e meio de leituras e estudos reassisti hoje e entendi tudo! Realmente o vídeo ajuda nessas diferenciações e é muito importante! Quando você consegue diferenciar consegue até ver postagens e perceber qual vertente é aquela postagem ou até ações políticas.
@brunorolico6 жыл бұрын
Sabrina, obrigado por todo trabalho que você faz por nós. Você é uma das maiores vozes que temos, se não a maior. Você consegue sintetizar muito bem os temas que aborda com uma riqueza de informação e de maneira bem didática e que, mesmo com a complexidade dos temas, não fica chato ouvi-lá. Mais uma vez, obrigado pelo seu trabalho.
@polissemizando54096 жыл бұрын
Excelente vídeo, Sabrina. Muito obrigado. Sobre vertentes, eu sei que você está enroladíssima com compromissos, militância, etc., mas se couber uma sugestão, seria ótimo ver um vídeo seu sobre as diversas "vertentes" da esquerda marxista (Trotskysmos, Stalinismos, Leninismos, etc) e por onde elas andam hoje em dia.
@sergios.80696 жыл бұрын
Tem gente que se chama de Stalinista? Achei que os "stalinistas" eram só marxistas leninistas.
@marialuizaclemente69096 жыл бұрын
@@sergios.8069 na vdd existe diferença entre stalinismo, marxismo e Leninismo, todos são diferentes um do outro
@moysessousa17286 жыл бұрын
Stalin era um genocida tão sádico quanto Hitler, se chamar de stalinista é de uma ignorância extrema.
@sergios.80696 жыл бұрын
@@moysessousa1728 Zzzzzzzz
@moysessousa17286 жыл бұрын
faz ''zzzzzzz'' também quando alguem da direita passar um pano pro Hitler.
@MayaraEllen6 жыл бұрын
mto incrível o vídeo, mas senti vontade de ver um vídeo sobre feminismo marxista e o femininsmo radical.
@camillagomes82564 жыл бұрын
Também!! Eu achava q o feminismo radical era necessariamente marxista, pq também tem o materialismo histórico dialético como perspectiva metodológica, sim?
@pedrocusinato024 жыл бұрын
@@camillagomes8256 o feminismo radical tem o materialismo francês como perspectiva metodológica, não o historico-dialetico
@Mullaihaute4 жыл бұрын
@@camillagomes8256 Ele surgiu a partir da teoria marxista, trazendo aquele formato de divisão de classes, como marx era a burguesia e o proletariado, as mulheres feministas radicais adaptaram esse formato para homens e mulheres, diferente das feministas marxistas que realmente usam a teoria marxista crua para suas análises... uma forma tosca de diferenciar: as mulheres feministas radicais vêm o gênero como principal forma de opressão para as mulheres, e as marxistas acreditam que o capitalismo influencia mais. Ambas acreditam que o genero e o capitalismo influenciam, a diferença é que as radicais vêm o gênero primeiramente, e as marxistas, o capitalismo (me corrijam de eu estiver errada!)
@amandica0074 жыл бұрын
@@Mullaihaute eu concordo com vc demais, tbm não sei ao certo mas me parece total isso, é como se houvesse essa relação desigual hierárquica na sociedade e de poder, só que para as marxistas isso tem início na questão de classe (proletariado e os que comandam os meios de trabalho) e para as radicais isso tem início nas relações de gêneros (homem como dominante e mulher como dominada), e ao meu ver a visão radical até certo ponto me contempla bastante, porém fica meio que incompleta ao não observar a questão de classe como o dominante, um exemplo : esses dias vi um seminário de uma mulher chamada Gail Dines (radical) que fala bastante sobre a exploração sexual infantil e a influência em todas as relações na sociedade, porém como solução possível ela aponta uma guerra aos sites pornograficos (pois é lá que as desigualdades são reforçadas e distorcem as relações de gênero) e não percebo nela uma ação mais abrangente, mais sistêmica,não enxergando que todas as entidades e organizações atuam juntamente para a manutenção desse sistema de opressão... Enfim, bastante coisa ainda mas resumindo é isso...
@Mullaihaute4 жыл бұрын
@@amandica007 eu acredito que é mais algo de falta de estudo de grande parte da comunidade feminista radical, porque se a gente estuda a teoria certinho sabemos que os 3 pilares da opressão são: gênero raça e classe.. mas como o feminismo radical tem sido mais falado ultimamente as pessoas estudam o gênero primeiramente porque é o “principal” pra gente, e esquecem do resto que é importante demais
@literaria67626 жыл бұрын
Já estou ansiosa para o feminismo marxista! :)))
@anaceciliahelal89585 жыл бұрын
Não encontrei no canal. Ela já fez esse vídeo sobre Feminismo Marxista?
@patriciacarvalho2296 жыл бұрын
Sabrina, que aula! Um conteúdo desse não se encontra facilmente pela internet. Não é o vídeo que está confuso, mas sim o tema que é bastante complexo e não será esclarecido apenas em 30 min (apesar de vc ter feito um ótimo trabalho). Nós temos que entender que sem muito estudo da nossa parte, tudo continuará confuso mesmo. A Sabrina está sendo uma mediadora, não adianta querer as coisas mastigadas, vão atrás para aprender! Se cuida, Sabrina 💛
@lucieneteixeira.6 жыл бұрын
Galera que tá achando difícil, peguem um caderninho, vão fazendo suas anotações, pausas pra pesquisar as dúvidas e assim vai. O conhecimento dá trabalho mesmo, não adianta ficar irritado porque não assimilou de primeira.
@ideiasfilosoficas89216 жыл бұрын
O mais legal é você trazer o rigor da sua pesquisa para os vídeos, esse ficou explícito isso.
@leoaguiar60756 жыл бұрын
"Criança é uma pessoa, só que pequena". Essa foi direto pros child free
@leoaguiar60756 жыл бұрын
@Juliana Silva entre em qualquer grupo child free que você vai ver ódio à criança e até às mães. Eles querem que a criança não seja visto como indivíduo e que seja OK os estabelecimentos proibirem a entrada delas
@leoaguiar60756 жыл бұрын
@@jblp92 sim e não. O movimentou nasceu com o propósito de discutir sobre pessoas que não querem ter filhos, porque a sociedade julga muito as pessoas que optam por não ter criança. Isso é muito bom e eu apoio. O problema é que ele deu abertura pras pessoas que não gostam de criança, não gostam de ambiente com criança e hoje é praticamente isso o movimento. Dê uma olhada nas páginas e grupos child free pra você ver isso
@cristianmrqs6 жыл бұрын
Bah, então entendi errado: achei que era uma indireta pra quem diz que já se nasce ou menina ou menino, como se não fosse uma construção social.
@Gabe-Me-Fi-San6 жыл бұрын
Pra mim foi indireta pro pessoal comemorando a morte do neto do Lula....
@leoaguiar60756 жыл бұрын
@@Gabe-Me-Fi-San até poderia ser, mas esse vídeo aí foi gravado há mais tempo. Ela está na Palestina agora
@taynaleite75396 жыл бұрын
Olha, eu tava ansiosa, eu sabia que ia ser bom, mas eu só to aqui pensando aqui que irei ver esse vídeo 100 vezes e que vc é a melhor professora e que quero esse fluxograma!!!! Amei!!!
@julianaribeiro46766 жыл бұрын
Obrigada Sabrina. Todo dia aprendo com seus vídeos e desse modo posso passar adiante e entender melhor o mundo onde vivo.
@jessikabezerra60956 жыл бұрын
Teus vídeos me dá sede de conhecimento. Sempre saio pesquisando e aprofundando os temas trabalhados aqui. Muito obrigada pelo canal e excelente trabalho!
@danielcarvalho17526 жыл бұрын
O vídeo não está confuso, está denso de informações. Discutir feminismo, no sentido acadêmico e teórico, é complexo e denso. E na boa, a Sabrina é ótima, está sendo, de fato, UMA PROFESSORA, nesse vídeo. Falta postura de quem assiste em se colocar como APRENDIZ, ou seja, correr atrás. Não entendeu? Assiste de novo, volta o vídeo, anota e mais importante: TEM QUE LER OS ARTIGOS QUE A SABRINA INDICA. Vídeo é uma ferramenta de aprendizagem, mas não é a única. Enfim Sabrina, seu vídeo tá maravilhoso. Abraços.
@franlimas6 жыл бұрын
Oi Sabrina! Parabéns pelo teu vídeo, foi definitivamente uma aula e muito boa! A profundidade e o cuidado q tu passa em cada palavra, para não dizer nada equivocado, é algo q admiro muito no teu trabalho. Sempre assisto os teus vídeos com um papel do lado, pq a cada vez descubro novas temáticas q preciso aprender. Obrigada.
@rafaelacarvalho57616 жыл бұрын
acho incrível a capacidade que você tem de articular a teoria de uma forma tão clara. não são conceitos fáceis, mas você abre o caminho pra gente poder saber por onde começar. obrigada pelo seu trabalho, Sabrina!
@mirandapaloma206 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, Sabrina. E obrigada por sempre se preocupar em ser cuidadosa ao abordar o conteúdo (é evidente o seu rigor teórico-metodológico ao pensar e ao expor o assunto). E como você mesmo avisou no início, esse vídeo seria um pouco diferente dos demais. Notadamenre as pessoas que estão achando confuso é pq esperavam algo mais didático, sobretudo pq boa parte do que vc expõe no seu canal tenho um teor bem mais político-formativo do que de construir teoricamente conceitos e categorias. Fiz meu fluxograma como se estivesse realmente assistindo uma vídeo-aula e espero pra ler seu artigo quando ele for aprovado. Me senti num daqueles riquíssimos minicursos de alguns eventos que trazem uma série de reflexões, mais do que respostas mastigadas. Obrigada de verdade por divulgar isso, sobretudo pq certas discussões infelizmente se restringem aos muros da universidade. Acho que boa parte do que as pessoas consideraram confuso no conteúdo foi pq não esperavam que viesse uma discussão teórica consistente, mas mais sobre as vertentes políticas como boa parte dos vídeos que são abordados no KZbin. Se cuida! Mais uma vez, muito obrigada!
@livia48926 жыл бұрын
sim!!! e as pessoas, em vez de reconhecerem a oportunidade de ver um vídeo desse sem ter que estar em um curso de sociologia na faculdade, vêm cobrar da Sabrina e reclamar. que ingratidão rs infelizmente, estamos todos muito acostumados a coisinhas mastigadas e ninguém quer mais botar a cabeça pra funcionar e fazer algum esforço pra sistematizar e tentar compreender por conta própria. mais autonomia aí, pessoal!
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
@@livia4892 Oi. As pessoas reconheceram, inclusive eu, que sou um estranho no ninho... hehehe. Simplesmente eu vejo isso, como sugestões feitas pelo pessoal e não como uma crítica negativa. Se fosse simplesmente feitas críticas negativas, as pessoas não a elogiariam e não foi o caso da grande maioria. É que foi um vídeo profundo, denso e mesmo acadêmico, algo que muitos, independente de qual posicionamento político escolhido, não estão habituados. Acho exagero alguns daqui encararem sugestões como se fossem críticas negativas. Bom domingo para você.
@livia48926 жыл бұрын
@@andreluisgallo1982, talvez o seu tom tenha sido educado, então o que eu falei não serve pra vc, ok? Sendo assim, não precisa tomar as dores e dizer que eu vejo sugestões como críticas destrutivas. Eu acho que sugestões feitas com educação só contribuem para o trabalho dela e para o crescimento do canal, o que é bem diferente de chegar e falar que não entendeu nada, que o vídeo ficou confuso sem dizer por que ou achar que ela deve fazer coisas só pq queremos e pronto. Até onde eu sei, a Sabrina não consegue se manter só com o canal, então ela tbm tem outras obrigações. Também não sei se vc a segue no twitter, mas ela recebeu críticas puramente destrutivas, como sempre recebe, e está desanimando com o canal graças a esse tipo de pitaco de quem não mexe a bunda pra fazer nada. Só pra reforçar, não precisa personalizar os comentários, eu não tava falando de vc
@Migiurso6 жыл бұрын
Por que certas pessoas acham que quando algo fica confuso pra alguém isso significa que a pessoa quer tudo "mastigado"??? Que preconceito!
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
@@Migiurso Oi. Concordo contigo. Acho exagero afirmar algo de quem não se conhece... hehehe Boa tarde pra ti.
@valentineoliveira6636 жыл бұрын
Maravilhosa, você é uma luz do conhecimento. Eu iria adorar um aprofundamento sobre outras vertentes e sobre as epistemologias.
@pierrerodrigues78365 жыл бұрын
Que vídeo incrível! Quanta dedicação e cuidado pra falar do assunto. Me ajudou muito e confesso que fico cada vez mais admirado com sua responsabilidade ao falar de temas tão delicados. Parabéns. Vc é MUITO necessária. 💜
@emmmabovary5 жыл бұрын
Primeira vez que comento no seu canal e só gostaria de agradecer pelo excelente trabalho. Muito bom ver uma mulher com essa coragem, tomando a fala e falando de assuntos mega complexos. O meu comentário é para motivar e para te dizer que, com esse vídeo, você mostra pra muita gente a importância de ser protagonista do seu próprio conhecimento, a importância de saber que o conhecimento dá trabalho e que nem tudo pode ser apreendido em "5 passos". Por favor, mantenha o nível altíssimo do canal. Você merece ter um espaço e um estímulo a altura do seu conhecimento e da sua inteligência.
@thiagomeloteixeira11955 жыл бұрын
Sabrina, assisti duas vezes pausando para compreender, foi muita informação mas acima de tudo, excelente. Obrigado.
@feliperamosn6 жыл бұрын
eu amei demais, não sabia nada sobre vertentes e epistemologias, e foi ótimo para me dar um panorama geral de tudo, das diferenças e por onde posso começar a pesquisar mais sobre. parabéns pelo trabalho!
@camilalima81886 жыл бұрын
Muito obrigada, Sabrina! Vídeo muito esclarecedor! Boa parte do que vemos de feminismo na internet fica na vala comum do discurso liberal! Aguardando ansiosamente o vídeo sobre feminismo marxista! Você é demais! ❤️
@samanthamola5 жыл бұрын
Muito obrigada, Sabrina. Estou estudando no mestrado a obra de Heleieth Saffioti e sua sistematização teórica me ajudou bastante a colocar as ideias no lugar. Sei que não deve ser fácil lidar com esse mundo virtual e real, mas desejo muito axé na sua caminhada. Você brilha e voa longe :)
@robertabarbosa2576 жыл бұрын
Conheci seu canal a pouco tempo e achei seu trabalho incrível! Sua didática e coerência são impecáveis e não se encontram fácil dentro ou fora da universidade. Obrigada pelo seu profissionalismo e por compartilhar isso com as pessoas.
@tresclipes4 жыл бұрын
já vi esse vídeo três vezes no intervalo de um ano. a cada vez, minha compreensão se expande e o pensamento desobstrui. fica a dica pra gente não ter pressa de aprender nunca! obrigada, sabrina.
@elenizeferreiramaciel91116 жыл бұрын
Sabrina, cada vídeo seu é uma aula. Muito obrigada.
@carolsepulveda39116 жыл бұрын
Criar os roteiros desses vídeos devem demorar tanto! Muito obrigada pela dedicação, Sabrina! ❤️
@isadoralima40946 жыл бұрын
Mandou na hora certa! Já tem um tempo que tava querendo aprender mais sobre o feminismo e saber com que me identifico mais. Grata, flor, vc é luz!
@carolbustamante23216 жыл бұрын
Parabéns e obrigada Sabrina!! Excelente vídeo!! Os seus vídeos são os que eu mais aguardo aqui no you tube!!!
@jessicavianna96176 жыл бұрын
Nem terminei de assistir ainda mas já me sinto grata pela ajuda!!! Vou passar uma madrugada assistindo seus vídeos 😉
@Digues6 жыл бұрын
Sabrina, gostei muito do vídeo! Muitíssimo importante entender esses diversos segmentos. Mas queria fazer umas sugestões. Para nós que não somos das humanas, alguns desses conceitos ficam um pouco difíceis de captar. Sei que vc mesma já disse no vídeo que queria colocar gráficos e fluxogramas, mas acho que para um próximo vídeo denso, seria essencial ter algo do tipo. Facilita muito para compartilhar com pessoas que não são tão imersas no assunto, aumentando o seu alcance como canal e o alcance das ideias. Uma outra sugestão seria, caso vc ache interessante, fazer esse formato de "video essay" que o pessoal da gringa faz (Contrapoints, Philosophy Tube) com capítulos para os tópicos. Eu, particularmente, adoro. Mas enfim, vc ja é um dos melhores canais do Brasil e faz um trabalho maravilhoso ❤️ obrigado pelos vídeos!
@TeseOnze6 жыл бұрын
A coisa é que a Natalie recebe no mínimo 8-10x o que eu recebo no crowdfunding dela, o que permite que ela se dedique exclusivamente ao canal e a fazer um vídeo detalhado por mês e ainda contratar ajuda. Existem limites pra mim. E a questão do fluxograma eu mesma mencionei porque eu preciso de tempo pra poder fazer. Esse artigo era pra estar publicado já e não está porque eu gasto horas no Tese Onze. O canal atrasou muito minha vida acadêmica e eu tô pagando o preço. Quando eu tiver o desenho eu mando, mas as pessoas não aceitam esperar e pediram muito esse vídeo mesmo assim. Não consigo fazer tudo na hora perfeita, infelizmente.
@Digues6 жыл бұрын
@@TeseOnze entendo! De fato, lá o pessoal tem um apoio financeiro bem maior que o pessoal daqui. Imagino que deve ser bem difícil se dedicar tanto às duas coisas. Obrigado por responder, espero que tenha ajudado com o feedback ❤️
@silvinacarrizo27266 жыл бұрын
Rodrigo, quais são esses canais?
@Ana1946 жыл бұрын
Sabrina, que tal criar um questionário pra identificar em que tipo de feminismo nos encaixamos (tipo aquele compasso político)? Sei que é um projeto amplo e que pode ser bem complicado e problemático, mas seria alentador pra gente como que não faz ideia de por onde seguir. Beijos!
@andreluisgallo19826 жыл бұрын
Oi. Apesar do trabalho, ainda assim acho a sua sugestão bem interessante. Boa segunda para ti.
@eloisemc4 жыл бұрын
Pensei na mesma coisa e acabei de comentar isso antes de ler o seu comentário. Já existe esse "quizz" algo assim?
@Giubsfernandes5 жыл бұрын
Estou fazendo um trabalho sobre o feminismo e esse vídeo me ajudou muito de como entender as vertentes e coisas que eu nem sabia que existiam, continue seu ótimo trabalho que eu tô amando ❤️❤️❤️❤️
@ursulaolifer59716 жыл бұрын
O mundo estava precisando deste vídeo com urgência, desde 2014. Como sempre, maravilhosa Sabrina. Mil obrigadas por este conteúdo educativo riquíssimo que sempre traz pro canal s2
@viniciuscunha49096 жыл бұрын
Ótimo programa de Carvanal,hehe!!! Sabrina esse vídeo é fundamental pra todos,pra entendermos e defendermos o Feminismo,sim, continuaremos na luta contra qualquer forma de opressão!!! 👏💪👱♂️=👩
@melissaespinola55546 жыл бұрын
Eu amei, essa foi minha área de pesquisa durante bastante tempo, com mais foco na pauta de violência de gênero, pensei que me tinha esgotado no tema, mas percebi o quanto deixei de aprender com outras vertentes, epistemologias, movimentos e etc. Muito obrigada por esse vídeo, além de didático e profundo, é um incentivo pra gente "acordar" pros problemas que existem e não vivemos. To torcendo pelo próximo vídeo já, se cuida!
@marianadefreitasbarrossouz30656 жыл бұрын
Muito bom, Sabrina. Me ajudou a oxigenar as ideias, tempo que não me dedicava a esses estudos. Obrigada pelo conteúdo sempre de ótima qualidade, seu trabalho é maravilhoso. Parabéns e força, sempre!
@JoaoMarcos-xv5iy6 жыл бұрын
Esse é um vídeo ótimo com muitos elementos e conteúdos que eu desconhecia, não pelo assunto em si mas pela extensão do tema. Não consegui assistir numa tacada só, fui aos poucos e vou precisar rever pq não é um tema fácil de assimilar de imediato. O legal é que vai me servir bem como um roteiro de estudo.
@AneliDB135 жыл бұрын
Maravilhosa mais uma vez! 🙏🏾❤ Quanto mais te assisto me dou conta que sei pouco. Estava crente que era feminista radical e que ele abarcava tudo... Vou ter que me aprofundar no feminismo Marxista e é onde, provavelmente eu vou me reindentificar. 🤦🏾♀️
@andreiamarie6 жыл бұрын
Sabrina, um vídeo necessário!! Parabéns pelo seu trabalho, pesquisa e pelo compartilhamento de conhecimento! Muito obrigada ❤️
@luamartins68306 жыл бұрын
Aguardo mais vídeos, apesar dos termos diferentes, achei acessível, espero mais vídeos, e com fluxogramas também. Amei muito os esclarecimentos ❤️❤️
@anafruguli60814 жыл бұрын
Eu já aprendi que vídeos da Sabrina vc tem que assistir várias vezes e com caderninho do lado. Aí vc anota tudinho e vai pesquisar ler livros e vai se aprofundar! Outra coisa, quem puder compra o livro dela, vc sempre vai consultá-lo quando falarmos de política ou partidos! Aí, enfim! Que canal! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
@adacarneiro96846 жыл бұрын
Esse vídeo deveria ser visto por toda feminista que se diz de esquerda. Obrigada Sabrina! 🌻😙
@BiancaChella6 жыл бұрын
Pra quem quiser estudar e aprender mais sobre feminismo radical: - docs.google.com/document/d/1Q4aJ1axG_m7bG99zebDWG-zkHwGwXT5Xmd7G4q6vaJw/mobilebasic -docs.google.com/document/d/1f69iUaV5ORWgMdoRRpW3x7tPDaL6c3u19GV2eUqBqRs/mobilebasic -drive.google.com/file/d/0BxoIRbGdup-2TlM5NHFiYnBGd1E/view -arquivoradical.wordpress.com/2017/04/21/a-causa-raiz/ Se quiserem muitos outros materiais é só entrarem no Medium e pesquisarem “QG Feminista”
@naravelize68845 жыл бұрын
Muito obrigada pelo seu canal. Esse trabalho tão rico e que deve ser arduo mesmo. Parabéns! Desejo muita força e perseverança..Esse canal e sempre uma luz contra a ignorância.
@anamelo3946 жыл бұрын
Sabrina, parabéns pelo seu conteúdo! É tão rico e tão importante!
@adrianajs85206 жыл бұрын
Você é maravilhosa!!! Seus vídeos iluminam minha vida... Não deixe os haters abalarem você e seu trabalho, você está acima de tudo isso. O amor é maior. E a verdade também.
@GustTerra6 жыл бұрын
Ótimo vídeo, parabéns! Apesar de ser um tema complexo, você expôs de forma bastante didática. Como alguém que conhece bem pouco do tema e está buscando aprender mais, foi um conteúdo especialmente enriquecedor para mim.
@andreluisgallo19825 жыл бұрын
Oi. E para mim, também... hehehe. Não imaginava o quão complexo é este tema. Bom domingo.
@vivianlinhares75085 жыл бұрын
Faz vídeos sobre cada versão ajudaria muito a entender mais sobre eles. Obrigada pelo conteúdo incrível!
@miguelmayervaz26435 жыл бұрын
achei que além de explicar muito bem o conteúdo do vídeo, explicou vários conceitos necessários a esse entendimento, de forma muito precisa e didática. muito obrigado!
@luisachiminazzopredebon8156 жыл бұрын
Parabéns por mais um excelente trabalho, Sabrina! A abordagem está didática, acessível e densa - uma proeza diante da complexidade do assunto. Sua dedicação é visível e digna de sincera gratidão como sua seguidora. Esse vídeo esclareceu muitas dúvidas e trouxe novos conceitos para uma busca posterior. Realmente, uma injeção de ânimo acompanhar o seu trabalho! Muita vontade de estudar e aprender mais! Siga firme, querida! Cuide de você com carinho!
@Gestor-sc3qn6 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente, mesmo com sua vida agitada!
@JaKapranos6 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo! Está super bem organizada sua explicação. E acho extremamente respeitoso que você sempre se lembre do anarquismo em suas considerações. É muito comum o anarcofeminismo e suas teóricas serem completamente ignorados quando se falam em vertentes de feminismo. Você é sensacional, Sabrina.
@anapolina16 жыл бұрын
Concordo com vc, a questão da vertente é urgente pra gnt entender os possíveis caminhos do que fazer. Acho que estamos (na militância) perdendo tempo e oportunidade nos perdendo em discussões sobre a identidade de gênero e sexualidade... em mtas palestras tenho ouvidos apenas devaneios sobre identidade e nenhuma proposta sobre o que fazer.
@natymarialove4 жыл бұрын
Mostrou muito o que não sei, fiquei louquinha e curiosa pra entender as diferenças e as semelhanças... Agora é trabalhar pra aprender... Adorei!
@aparecidaoliveira28044 жыл бұрын
Qdo penso que sei muito. Sei nada. Obg pelos excelentes conteúdos do canal.
@ivanapirescrisostomo74306 жыл бұрын
Muito obrigada por compartilhar seu saber conosco. Namastê!
4 жыл бұрын
Voltei aqui mais de um ano depois e agora sim, depois de muito estudo e vivência, consegui montar um esquema mental do que você nos apresentou!!! Tô feliz! =D e aguardando os próximos vídeos (sem pressão hahahaha)
@yasminpires96846 жыл бұрын
Parabéns Sabrina! Seu canal é um dos melhores conteúdos da atualidade no youtube (e, particularmente, meu preferido). Sou uma grande admiradora do seu trabalho, continue assim! (:
@akemisaraiva6 жыл бұрын
Aaaah que vídeo necessário. Principalmente nesse momento em que o feminismo está tão em voga e muita gente acaba abraçando o feminismo liberal por ser aquele que mais recebe engajamento nas mídias e tudo o mais. É bem complicado quando me deparo em uma discussão feminista do dia a dia e preciso me fazer entender sobre a questão de classe ser central pra entendermos as opressões das mulheres, justamente pq o feminismo liberal com o seu emponderamento individual é aquele, que ao meu ver, tem ganhado muito espaço entre as mulheres
@pierrealves29062 жыл бұрын
Não está confuso e dá pra entender sim pq vc explica muito bem. O vídeo é denso pq o assunto é complexo. Mas é só prestar atenção, pausar, voltar, assistir de novo que vai tudo fincando bastante claro. 💜
@filmspascal5 жыл бұрын
Sempre tentei falar a respeito do interseccional não ser uma vertente mas só por esses tempos fui entender o porque de ver muita gente falando sobre isso; a necessidade de uma vertente -conhecida- que tenha inclusão de todas as mulheres e não somente cis brancas. Hoje tento conversar a respeito com quem posso e tento mostra que existem mais feminismos (sem ser radical ou liberal) que tem um papel de inclusão maior.
@rafaelmangas6 жыл бұрын
Maravilhoso, eu AMEI o seu video! Vou começar acompanhar o seu conteúdo! Encontrei seu canal numa matéria sobre vertentes do feminismo, que eu não sabia que existiam (descobri hoje) e acabei achando esse video, que descobri agora ser tão recente :)
@MarceloVenturi5 жыл бұрын
Muito bom ter deixado claro essas diferenças entre epistemologias e vertentes, bem elucidativo. Um fluxograma realmente é muito importante. Sugiro fazê-lo em google drive e criar um link compartilhável que podes linkar nos teus vídeos (e neste também) inclusíve um fluxograma com links para mais informações sobre cada uma dessas vertentes e epistemologias. Adoraria te ajudar se pudesse, quem sabe algo em formato wiki. Mas também estou acabando minha tese e tempo é algo precioso. Acho realmente que esse assunto é muito importante e tem que ficar claro pra maioria das pessoas. Parabéns pela paciência, mas estamos ávidos por esse conteúdo.
@leticiasa67694 жыл бұрын
que vídeo incrível. Obrigada, Sabrina.
@mariahweber6 жыл бұрын
Obrigada pela sua imensa contribuição ao debate, Sabrina. PS: espero por um vídeo sobre a Sociedade do Bem Viver. Beijos.
@gunstaf6 жыл бұрын
p me ajudar a pensar eu pensei assim: vertente é o cajado epistemologia é a magia intersecção é perk extra q deixa usar mais de uma magia movimento é a party
@asvezes64185 жыл бұрын
O que está acontecendo no Brasil? Porque a escalada da violência e agressões contra mulheres? Qual o perfil dos agressores? Como a educação formal pode trazer novas perspectivas para a realidade das mulheres (crianças, jovem, adulta, idosa) no Brasil ? Obrigado.
@walalencar61895 жыл бұрын
Sensacional!! Tenho muito que aprender. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
@ProfLairAmaro5 жыл бұрын
Estava me programando para exibir filmes para minhas turmas do Ensino Médio que abordassem o feminismo. Terei que rever meu projeto por completo. Porque não há - como eu estava enganado - um feminismo, mas vários feminismos. Obrigado, Sabrina, por diminuir, mais uma vez, a minha ignorância.
@1leonardoleao4 жыл бұрын
Moça, como diria o bregofilósofo Falcão em francês canônico: vous etres phodà! Que bom que você se apresenta como uma opinião, bem fundamentada, mas aberta ao novo! Ensinamento profundo para o pessoal de tão poucoa caracteres...
@guilhermerossi21236 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Obrigado Professora Sabrina, vídeo culto e acessível ao mesmo tempo.
@anidayeangeloamorim6 жыл бұрын
primeiro a gente dá o like depois ver o vídeo, pois vídeo incrível é lei, né?
@cintiareginalimalima77546 жыл бұрын
Verdade !😀😁😀😁
@patriciap41676 жыл бұрын
Como sempre, seu vídeos são impecáveis!!! Amo! Não perco um!!!
@geysanegreiros65215 жыл бұрын
Ganhou mais uma inscrita. Estou adorando seus vídeos e a forma como coloca os temas. Tirou várias dúvidas que eu tinha e me ajudou a ter mais consciência de classes.
@lygiasilva50746 жыл бұрын
Esse vídeo é uma aula com grande profundidade.
@alessandra55296 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, Sabrina! E super importante pra quem adora pegar o movimento e colocar dentro de uma única caixa.
@err0rterr0rcyberpunk605 жыл бұрын
Amo o feminismo,esse movimento salvou minha vida. Eu quase me matei por causa de um abuso sexual e quando me caluniaram com palavras de baixo calão por conta do que eu sofri. Fora os relacionamentos tóxicos e abusivos de homens psicopatas,abusivos,egocêntricos, mesquinhos e exploradores. Viva o feminismo !
@claudio66776 жыл бұрын
Finalmenteeee esperei tanto por esse vídeo, obg pelo ótimo trabalho Sah
@TheGabrielMends6 жыл бұрын
Sabrina, parabéns pelo vídeo, gostaria de te dar uma sugestão: hoje comecei a ler sobre a história das Internacionais, tanto da dos trabalhadores quanto da comunista. Acho que seria uma pauta muito legal para mostrar o quão antigos são os movimentos organizados internacionais de luta pelos direitos da classe trabalhadora
@mikkikuroi6 жыл бұрын
Estou assistindo esse vídeo e o seu canal pela primeira vez. Encontrei a sua conta no Instagram ao estar buscando sobre o Veganismo e acabei seguindo, logo depois surgiu questões a respeito da Palestina e sei que esse não é o assunto que está sendo tratado, mas ficou na minha cabeça que eu precisava vir aqui e saber sobre o que você falava. É incrível! Compreendo que existe um imenso esforço, estudo e etc. para produção disso e estou maravilhada. Pretendo acompanhar de agora em diante... É um pouco complicado entender por conta das palavras que são específicos do assunto (eu estudo Artes, não sei como cheguei aqui?? brincadeira, mas dá pra entender...), mesmo assim, nada que umas voltas no vídeo ou uma breve pesquisa no dicionário não ajude. E considerando que as pessoas entendessem ao menos "um pouco", isso já contribui horrores. Sinto estar na sala de aula assistindo uma das minhas aulas preferidas com os assuntos que me interessam. Não costumo comentar em vídeos, mas acabei me deparando com as situações chatas que você passou por estar defendendo a Palestina e a famosa rede social @ Twitter e só queria dizer que estou mandando vibrações positivas virtualmente para que você consiga passar por essas avalanches - em questões emocionais, porque imagino que toda a situação que você está vivendo/nesse ambiente é pesado. Você é muito corajosa!
@claramiie4 жыл бұрын
Jonas Maria indicou no insta esse video e eu vim correndo. Participo de um grupo de mulheres (tipo um grupo terapêutico, mas não é essa a proposta), e eu e algumas das meninas ficamos de falar sobre as vertentes do feminismo. Segunda vez q assisto o vídeo, não sabia de muita coisa.
@livia48926 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, Sabrina querida. Não desanime com as reclamações. As pessoas estão acostumadas a consumir tudo de forma rápida e sem precisar pensar muito, inclusive conteúdos, e pode ser chocante se deparar com um universo de conceitos que elas desconhecem expostos de uma forma tão profunda quando não se tem iniciativa, interesse e autonomia. Sou professora e sofro com a ausência de responsabilidade dos alunos pelo próprio aprendizado. Infelizmente, junto a isso tem a famosa mania que as pessoas ganharam na internet de cobrar coisas de youtubers e outros produtores de conteúdo como se esses fossem seus empregados e tivessem obrigação de satisfazer a todos os gostos. Para mim, o vídeo ficou claro, pelo menos os pontos principais. Os detalhes a gente pega com uma segunda assistida ;) Um beijo pra vc e continue sendo foda!
@jarbasvespasiano35402 жыл бұрын
Gosto da forma que você domina e problematiza os conceitos, excelente o vídeo
@BlogNerdei5 жыл бұрын
Fiquei aqui imaginando tabelas com esses conteúdos... Que vídeo denso, hein, guria! Amei. Obrigada por aprofundar o debate aqui no youtube. ❤
@josedavi91456 жыл бұрын
Que trabalho foda! Deus conserva, tá me ajudando muito nos meus estudos
@gabriellaolimpio9765 жыл бұрын
Como é incrível a capacidade humana de classificar, vários ismos novos pra minha cabeça. Acho que a tecnologia mais avançada atualmente é a linguagem mesmo.
@robfbms6 жыл бұрын
Dando like mesmo antes de começar a assistir, porque eu já sei que o que Sabrina fala sempre é conteúdo excelente =)