😱 TESTANDO DICAS DE LAVANDERIA DE 1910 | Como as pessoas faziam antes da máquina de lavar

  Рет қаралды 80,284

A Modista do Desterro

A Modista do Desterro

Күн бұрын

Resolvi testar algumas dicas de lavanderia de 1910 e lavar minhas roupas de época num estilo vintage... Será que as técnicas de lavanderia histórica vão salvar as minhas roupas brancas?
📌 APOIE O CANAL E CONTRIBUA PARA FORTALECER A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE HISTÓRIA DA MODA & COSTURA HISTÓRICA
apoia.se/amodis...
Ou me manda um pix: amodistadodesterro@gmail.com
🕵️‍♀️ DESCUBRA OS SEGREDOS DA HISTÓRIA DA MODA
Confira os cursos de história da moda e costura histórica da ‪@escoladecosturahistorica‬
escoladecostur...
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE VÍDEO?
Quando a máquina de lavar foi inventada;
Como as pessoas faziam antes da máquina de lavar;
Como eram as lavanderias de antigamente
A história das lavanderias
Como surgiram os tanques das lavadeiras antigas
Como as pessoas cuidavam das suas roupas brancas antigamente
REFERÊNCIAS DA PESQUISA - HISTÓRIA DA LAVANDERIA
"O Circuito das Roupas - A Corte, o Consumo e a Moda (Rio de Janeiro, 1840-1889)" - Joana Monteleone
"Costureiras, mucamas, lavadeiras e vendedoras: o trabalho feminino no século XIX e o cuidado com as roupas (Rio de Janeiro, 1850-1920)" - Joana Monteleone
"Design, Diversidade Cultural e Uso Compartilhado: um estudo sobre artefatos para o cuidado com a roupa" - Rosana Vasques & Maristela Mitsuko Ono
"The Domestication of Laundering" - Rudi Laermans & Carine Meulders

Пікірлер: 342
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
📌 *APOIE O CANAL E CONTRIBUA PARA FORTALECER A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE HISTÓRIA DA MODA & COSTURA HISTÓRICA* apoia.se/amodistadodesterro
@mdlgpamdlgpa8328
@mdlgpamdlgpa8328 Жыл бұрын
Subscrevo mas não tenho meios para apoiar Gosto muito dos seus vídeos, tanto pelos temas quanto pela apresentação. Os meus sinceros parabéns.
@mariaelibia7345
@mariaelibia7345 Жыл бұрын
Amei o vídeo mas em minha infância na era assim sem água minha mãe já lavava as roupas no Rio. Qiarava a roupa no sol na grama. Depois era lavada. Novamente na água do Rio. Lembro muito bem estendia as roupas para secar já vinha com elas secas apara casa anos 60
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Oi,@@mariaelibia7345, tudo bem? Como eu disse nesse vídeo, a minha fonte de pesquisa é um livro inglês de 1910. Essas práticas mudam conforme a época e local.
@hayarabreda1415
@hayarabreda1415 4 ай бұрын
​@@AModistadoDesterro tia modista faz por favor ,como as mulheres de 1940 cuidavam das roupas e da casa
@emanuelefranca3782
@emanuelefranca3782 Жыл бұрын
A questão de lavar a mancha na hora, minha vó me ensinou desde criança. Uma vez fui numa festa pra comemorar a casa nova de um amigo e derramei vinho no sofá novinho (bege de veludo) na mesma hora peguei um paninho úmido e passei no local, no dia seguinte eles não conseguiam nem perceber onde havia caído o vinho tinto. Isso foi em 2019 e meu amigo diz que usa a dica até hoje
@odetepaschoal6279
@odetepaschoal6279 Жыл бұрын
Vc e uma linda, agoro seu canal. Agora grávida vou te amar msm.
@lagioconda4534
@lagioconda4534 Жыл бұрын
Quarar roupas brancas é maravilhoso, brancura total, minha mãe fazia isto☺️
@raquelzetula
@raquelzetula Жыл бұрын
Amei o video... Real que o esforço deveria ser enorme. Imagina ter que lavar roupa de uma familia toda... 😮
@maryellebm
@maryellebm Жыл бұрын
Tenho uma vizinha que ainda exerce a profissão de lavadeira. E sim do auto de seus 83 anos ainda lava roupas à mão e segue esse processo. Essa fantástica senhora foi abandonada pelo marido mulherengo e beberrão com dois filhos ainda pequenos ( o mais novo tinha 7 para 8 anos) e essa guerreira criou educou os filhos e também netos "batendo roupas em seu batedor no tanque ". Todos os dias por volta de 06:00 horas da manhã ouço o distinto e ritimado som das batidas das roupas no batedor. Nessas horas penso "estou em casa de volta à infância " Minha mãe e minha avó também exerceram esse ofício tipicamente feminino para nos garantir o sustento quando corajosamente por falta de opção se viram mães solteiras (por terem sido ingênuas e acreditado em promessas de amor de homens com caráter duvidoso). Atualmente moro em uma casa antiga equipada com um enorme tanque com batedor separado ( na mesma vizinhança em que nasci) e as vezes lavo roupas à mão . Nostalgia, talvez. Mas gosto de pensar que estou homenageando o trabalho e a garra dessas mulheres poderosas. Muitíssimo obrigado pelo vídeo, pelas lembranças e reflexões despertadas.
@glaunubia7129
@glaunubia7129 Жыл бұрын
❤️
@marialuciacalazans6564
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
Vc nos conta sobre a vida de muitíssimas mulheres, conhecidas e parentes nossas que passaram por esses trabalhos tão pesados por terem sido abandonadas... Honra a elas!
@reginaesteves4592
@reginaesteves4592 Жыл бұрын
Obrigada por compartilhar seu texto ☺️
@mariaolivia5537
@mariaolivia5537 Жыл бұрын
Minha vó foi lavadeira porque ficou viúva com 6 filhos pra criar. Anos 29/30 do séc 20. Minha mãe foi lavadeira pra ajudar na renda da família já nos anos 50.
@Lidianne.
@Lidianne. Жыл бұрын
❤❤❤❤❤
@paulacoelhoe
@paulacoelhoe Жыл бұрын
Imagine naquelas famílias com 10 filhos, e quando tinha fraldas 😱
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Menina, quero nem imaginar uma coisa dessas... Deus me dibre!
@danielleheloisadiasgomes2206
@danielleheloisadiasgomes2206 Жыл бұрын
Várias coisas que você fez, eu faço, quando preciso. Minha mãe me ensinou a lavar algumas peças a mão. Ela me ensinou a colocar as roupas pra quarar quando estão muito manchadas. Mas não acho ruim de lavar roupa a mão, lavo algumas roupas do meu bebê a mão, mas não me peça pra passar roupa. Odeio passar roupas.
@fernandafernandes4237
@fernandafernandes4237 Жыл бұрын
Usei fraldas de pano no meu filho desde os 5 meses (quando a pediatra descobriu que a causa da alergia monstruosa que ele tinha era a fralda descartável) ate o desfralde total inclusive a noite aos 3 anos. Claro que as fraldes de hoje em dia são maravilhosas e lavam-se na máquina de lavar. Mas mesmo assim muita gente me chamava de pré-histórica Kkkkkkkk. Eu gostei. Achei saudável pra ele, pro meio ambiente (menos lixo no mundo né) e principalmente pro meu bolso foi uma bênção. Só gastei com 24 fraldinhas da China ( Ananbaby) e 48 "linners" de algodão, nacionais (fralda bonita) e nunca mais gastei nada 😁
@nicolesantos9432
@nicolesantos9432 Жыл бұрын
Fora que não era só as lavar as roupas, mas fazer reparos nelas, bordados, rendas, a comida, a louça, o chão, os cuidados pessoais e dos filhos...fico cansada só de pensar na quantidade de passos diários a mais que uma mulher comum deveria ter. E pior ainda aquelas que precisariam trabalhar fora e ainda ter todas essas atividades!
@michelineoliveira1812
@michelineoliveira1812 Жыл бұрын
Lembrei da minha querida avó materna. Sete filhos e na casa não havia água encanada, nem para lavar roupa, nem na cozinha. A água era retirada de um poço. Ela disse que a vida era dura mas ela nem tinha tempo para pensar sobre.
@margaretholiveira2146
@margaretholiveira2146 Жыл бұрын
Imaginem que era necessário fazer o sabão e carregar a água, antes de todo este processo. Além disto considerar que não havia papel higiênico, absorventes e muito menos fraldas descartáveis. Ufa.... Um louvor às nossas bisavós, avós!
@marlucedosreis8764
@marlucedosreis8764 Жыл бұрын
Querida Pauline seus vídeos estão cada vez melhores! Sou professora de História e fico encantada.
@elizabethnery327
@elizabethnery327 Жыл бұрын
Lavei roupas esfregando a mão até 2005,nunca quis máquina porque não lavavam como eu,eu quarava as roupas e todos perguntavam como eu mantinha minhas roupas tão brancas. Minha alegria era ver minha família toda bem arrumada ,e eu ainda trabalhava fora pra ajudar nas despesas!!!
@neolouisbrasil1452
@neolouisbrasil1452 Жыл бұрын
Dica da vovó aqui de casa, se você precisa clarear alguma roupa branca que está amarela ou encardida ou ainda manchada por outra roupa de cor ferva com folhas de mamoeiro. Fica limpinhas e depois coloque no anil assim como no vídeo. E depois passe no amaciante pra daquele cheirinho gostoso pq vovó é antiga mas TB gosta de coisa nova kkkkk
@luablau
@luablau Жыл бұрын
Adorei a dica da folha de mamoeiro! Sabes mais detalhes? Quantas folhas pra quanta água (ou quanta roupa), folhas frescas ou desidratadas, como escolher as folhas no pé...? Tenho mamoeiros em casa e alergia a perfumes, minhas opções de produtos industrializados são bem limitadas, então fiquei muito interessada em saber direitinho como usar 😂❤️
@neolouisbrasil1452
@neolouisbrasil1452 Жыл бұрын
@@luablau a quantidade é um tacho médio, em litros não sei te dizer exatamente mas minha vó usa um tacho médio de água umas 7 folhas verde de pé de mamão, só as folhas. Como a folha de mamão solta um leite e vc pode ser alérgica pelo seu histórico de alergia eu aconselho você a pega uns 2 linguinho e passa na pele em uma área bem pequena pra ver se dá alguma reação. Ou também ferver alguma peça pequena. Fazer o processo todo e usar pra ver se vai te dá alergia.
@luablau
@luablau Жыл бұрын
@@neolouisbrasil1452 muito obrigada!!!!
@marildanonnemacher3801
@marildanonnemacher3801 Жыл бұрын
Adorei sua avó!
@beatrizconfraria1581
@beatrizconfraria1581 Жыл бұрын
Nunca ouvi falar que folhas de mamão tiram manchas de peças vindo de outras roupas. Vou testar, se funcionar é um achado e tanto essa sua dica.
@marlucedosreis8764
@marlucedosreis8764 Жыл бұрын
Até os anos 60 aqui na minha cidade, no Interior do estado Rio, lavava-se roupa no rio, quem não tinha poço em casa. Minha avó foi lavadeira, e ela me contava que quando uma mulher tinha bebê alguma lavadeira lavava a roupa dela e da família de graça durante o resguardo.
@mariaemiliaindalencio3533
@mariaemiliaindalencio3533 Жыл бұрын
As roupas eram retiradas meio úmidas porque ficava mais fácil de passar, ainda mais linho q é um inferno pra passar. Agradeço a Deus por ter nascido na época em que existem as máquinas de lavar roupas 🙌
@DayseDR
@DayseDR Жыл бұрын
Amei esse negócio do Anil! É tipo "matizarr" a roupa... tudo platinadinho 😁.
@MahouneArrow
@MahouneArrow Жыл бұрын
Eh o mesmo efeito do sabão moderno, seja líquido ou em pó, pode reparar que ele eh azul e até igual o anil nesse processo antigo
@DayseDR
@DayseDR Жыл бұрын
@@MahouneArrow Faz sentido ✨.
@madelaineteresinhaschroer6531
@madelaineteresinhaschroer6531 Жыл бұрын
Quando eu era criança e já numa parte da adolescência, minha mãe quarava as roupas e usava anil. Eu achava lindo e tinha orgulho dela, as roupas ticavam limpíssimas, os panos de prato também muito branquinhos, achava o máximo. Obrigada, Modista. Um abraço do sul do Brasil.
@irenesprung4324
@irenesprung4324 Жыл бұрын
Qdo era criança morávamos em um sítio, e não tinha água encanada. Tinha poço e a roupa era lavada em um tanque e fervida em um tacho. Uma trabalheira imensa, depois mudamos pra cidade e minha mãe relutou em comprar uma máquina. A primeira era uma de madeira, q vc tinha q tirar a água manualmente, mas já era um avanço e tanto. Obrigada pelo ótimo vídeo ❤
@normasueli7321
@normasueli7321 Жыл бұрын
menina, minha avo lavava roupa desse jeito com a bonequinha de anil, a roupa ficava brilhando e muito cheirosa.😍😘
@lucamilo2076
@lucamilo2076 Жыл бұрын
Me lembrei da minha mãe quarando roupas... isso ainda era +- comum até o início dos anos 80
@robertasantos1835
@robertasantos1835 Жыл бұрын
Eu lavo uns poucos paninhos na mão e já peço arrego, imagino o nível de cansaço que essas mulheres sentiam e sentem ainda, pois é bem comum essa profissão até hoje.
@maryromio5830
@maryromio5830 Жыл бұрын
O que ficou em minha memória de criança foi o cheirinho dos lençóis de minha mãe. Eram lençóis de Morin, que ela ensaboava com sabão feito por ela ,depois colocava para quarar na grama e de vez em quando ,pulverizada água para não secar . Duas horas depois jogava no tanque e lavava até a água sair limpa , na última água dissolvia o anil em pedra e torcia . Secava ao sol e já no varal o cheirinho era delicioso e antes de ir para a cama passava com esmero e cuidado , dava gosto de deitar naqueles lençóis, absolutamente brancos e cheirosos.
@ivonegomes6061
@ivonegomes6061 Жыл бұрын
Pauline, é como eu sempre falo: quem gosta de roupa branca, provavelmente não são elas que lavam kkkkkk. Brincadeiras à parte, parabéns pelo vídeo!
@deportelucas
@deportelucas Жыл бұрын
Acho interessantíssimo conteúdos como esse que remontam historicamente como eram feitas essas tarefas, é bacana analisar essa evolução das tarefas do cotidiano no decorrer dos anos. No livro do Aluísio de Azevedo, O Cortiço, ele relata detalhes das lavadeiras que moravam no cortiço, por volta de 1890.
@laurabrandao6700
@laurabrandao6700 Жыл бұрын
Nossa ! viajei agora !!!!! Lá pelo anos 80, eu passava ferias numa cidadezinha no interior do Espirito Santo, na casa de uma tia. Lá, havia na época, lavanderias públicas, instaladas pela prefeitura em bairros mais carentes, a população chamava estes locais de "lavador". Era basicamente um local coberto, com varios tanques com agua corrente e um banheiro comunitário. Lá as mulheres lavavam suas roupas e levavam para secar em caso. Eu adorava ir lá, observar o movimento e costumes.... as mulheres levavam sabão caseiro, e algumas faziam sabão com abacate, sim abacate, um sabão que ficava suave e cheiroso. Hoje não existem mais estes locais, minha saudosa tia já não está mais entre nós, mas ficou a lembrança boa desta vida simples, sofrida, mas com mulheres e asseadas.... Obrigada modista 🥰🥰🥰
@mariaolivia5537
@mariaolivia5537 Жыл бұрын
Aqui em Itu, SP, existiu, acredito, até o começo dos anos 50 uma lavanderia pública. Não conheci, mas pela sua descrição era igualzinha. Era de um tempo em que ter agua na torneira era um luxo pra poucos na cidade. Hoje temos encanamento na cidade inteira, o que não temos é ÁGUA!😭😭😭
@picapaumoonwalker
@picapaumoonwalker Жыл бұрын
Aqui na Bahia tinha uma lavanderia pública em Salvador, no bairro de Itapuã, localidade chamada Abaeté. Hoje não sei como está o local, mas naquela época eu visitei e me contaram que algumas mulheres ainda usavam aquelas lavanderias. Tô falando de uns 20 anos atrás, que não é tanto tempo assim.
@silvasilva6782
@silvasilva6782 Жыл бұрын
Que testemunho lindo! 👏🏽👏🏽👏🏽
@glaunubia7129
@glaunubia7129 Жыл бұрын
PS: o tirar as roupas do varal levemente úmidas, além de facilitar para passá-las, serve para que os tecidos não "queimem" com a luz solar e acabem amarelando.
@JAAC2204
@JAAC2204 9 ай бұрын
Não tenho máquina de lavar, então ainda faço alguns desses passos.
@mariacamargo3813
@mariacamargo3813 Жыл бұрын
A minha mãe lavava roupas assim, quando ela era jovem e trabalhava em casa d família, tempo muito difícil
@januariaferreira1085
@januariaferreira1085 Жыл бұрын
Tirar mancha na hora, ferver roupa branca para uma limpeza profunda, usar anil, o hábito de passar roupa levemente úmida (às vezes umedecendo a roupa com um paninho embebido em água com ou sem goma de arroz) foram coisas que aprendi com as vovós (as minhas e as das vizinhas - inclusive pq uma dessas vizinhas era lavadeira.) Hoje quando falo em quarar ou em anil recebo olhares tipo "de que mundo / era você veio".
@iasmineamaro1287
@iasmineamaro1287 Жыл бұрын
Nossa, quando tu falou de quarar a roupa, lembrei que minha falecida mae me ensinou isso quando nova, tenho 24 e aprendi la pelos 13/14, quando falo para amigas sobre isso, elas não acreditam que funcionam, vou manda esse video pra elas.
@tainasonalipetroszenkoroso9675
@tainasonalipetroszenkoroso9675 Жыл бұрын
Bom dia moça bonita...parabéns pelo canal...adoro saber como as coisas eram feitas...hj td simplificado e ainda reclamamos. ❤
@BlankieJackson
@BlankieJackson Жыл бұрын
sabe o que eu gosto desse canal é que algumas coisas da minha infancia eu lembro aqui. como essa lavagem de roupa, ate 1999 se não me falhe a memoria quando eu tinha familia no interiorzão de pernambuco em locais que não tinha agua encanada e luz era exatamente assim que se lavava roupa. com 8 anos eu ia com a minha mãe com uma senhora conhecida como dadá, lava roupa no rio com as bacia na cabeça e ela ensaboava tudo e estendia no sol em cima da grama da margem pra quarar. depois enxaguava no rio mesmo, ate o final do seculo 20 tinha locais que não tinha luz e agua encanada e era comum esse tipo de lavagem. Eu nasci e me criei na cidade mas passava ferias nesse sitio do meu avós. tempo bom que nao volta mais.
@tainasonalipetroszenkoroso9675
@tainasonalipetroszenkoroso9675 Жыл бұрын
Minha avó alemã..nasceu 1914, chegou ao Brasil 1947, contava exatamente isso...o processo de lavagem, minha mãe russa, sua filha nascida em 1936, ainda usou ferro a carvão aqui no Brasil. Eu sou de 1959, e ainda tenho lembranças dessas atividades domésticas na minha infância. Água de poço...tanque bem rudimentar. Mesmo assim eu e minha avó saíamos no período da tarde pra fazer visitas ou receber visitas para um lanche e depois ela fazer a janta. O tempo rendia. Casa sempre limpa e organizada. Outros tempos 😊
@silmarques
@silmarques Жыл бұрын
Minha avó ainda usava anil nas roupas, lá pro final dos anos 1970 (atualmente o sabão em pó tem um branqueador ótico, inclusive por isso é que ele costuma ser azul). E ela quarava também.
@evelinegomes
@evelinegomes Жыл бұрын
já lavei muita roupa na mão na adolescência pq demoramos muito pra conseguir comprar máquina de lavar. acho que a principal diferença pra essa rotina que vc mostrou era que a gente não fazia esse molho prévio só em água e tinha água encanada, então era tudo feito nas bacias do tanque mesmo. imaginem esfregar calça jeans do trabalho de pedreiro do meu pai? essas sim iam direto pro molho com sabão, depois a gente usava escova pra esfregar as partes mais sujas e se continuasse suja, ia pro molho de novo, senão ia pro enxague. torcia tudo na mão antes de ir pro varal. ah, e minha mãe nunca gostou de ferver roupa, embora fizesse isso principalmente com os panos de prato (água quente + sabão quebra a gordura muito mais fácil, fica a dica rs). essa semana ainda estávamos conversando sobre a minha avó paterna, que não era lá muito cuidadosa com as coisas. Quando uma tia minha teve bebê em 1981, ela fez cueiros de flanela (tecido caro pra gente) e fez crochê em volta de todos, coisa delicada. Na primeira lavagem pós nascimento do bebê minha avó botou tudo num latão de 20 litros com água e sabão e FERVEU os cueiros de flanela no fogão à lenha. Nem preciso dizer que era dali pro lixo depois né....
@evelinegomes
@evelinegomes Жыл бұрын
ah, esqueci de comentar sobre o anil. como minha mãe tinha muita roupa branca por trabalhar na área da saúde, usamos muuuuuito anil até muito recentemente. hoje em dia quase não temos roupas brancas, então nunca mais comprei tb, mas sempre foi um clássico das roupas brancas em casa rs
@CrisDesii
@CrisDesii Жыл бұрын
😂😂😂 tô contigo! Achei a teoria super interessante, mas na prática, prefiro deixar minha máquina de lavar resolver a parada 😂😂😂
@CozinhaRoman
@CozinhaRoman Жыл бұрын
Vindo assistir esse vídeo depois de ter aproveitado o sábado pra lavar as blusas brancas e já colocando anil na lista de compras!! 😅
@marildanonnemacher3801
@marildanonnemacher3801 Жыл бұрын
Fabuloso!! Nos anos 60 minha mãe e tias já tinham água encanada, mas o resto era basicamente assim. Estás lindíssima gravida! O canal ficou muito mais bonito!
@misteriousman5647
@misteriousman5647 Жыл бұрын
Gostaria que você falasse sobre o hábito de engomar roupas, que veio desaparecendo no contexto doméstico. Engomar mesmo, com polvilho, maisena. Minha avó trabalhou em casas ricas na década de 40 e engomava muitos colarinhos, saias de prega ( não sei o nome ) e tantas outras peças. Só vi na prática mesmo no candomblé, as baianas armando suas saias na goma de maisena.
@angelamoutinho2085
@angelamoutinho2085 Жыл бұрын
Sou do candomblé engomo com polvilho e tbm com cola branca!água e álcool, ficam perfeitas
@misteriousman5647
@misteriousman5647 Жыл бұрын
@@angelamoutinho2085 bênção minha irmã. Também já vi essas variações todas. O fato é que uma coisa que já foi cotidiana hoje ficou quase restrita a quem usa a baiana, que já poderia ser tema de um vídeo à parte.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
A bênção, irmãos. Aqui em SC o padrão era usar polvilho e goma de mandioca. Nossa yalorixá é bem idosa e conta que havia uma época onde cada anagua engomada correspondia a um número X de anos de iniciação, mas que isso foi se perdendo com a chegada daquelas repolhudas curtas de filó (que inclusive eu acho bem feias 🤣
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Eu tô na função de pesquisa sobre as práticas de engoma, principalmente tentando descobrir se algumas coisas que são repetidas em vários livros atuais (como a tal goma de Clara de ovo) realmente eram feitas ou se são só lenda mesmo. Mas esse processo de pesquisa demora é os testes tb, principalmente por causa da gestação.
@angelamoutinho2085
@angelamoutinho2085 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro anaguas bailarinas horrorosas,mas devo confessar que são leves .
@JuniorTeixeira85
@JuniorTeixeira85 Жыл бұрын
Menina você é incrível, eu literalmente entro em uma máquina do tempo com seus vídeos, morri de rir no final kkk seu humor e espontaneidade são contagiantes, que a Deusa lhe abençoe cada vez mais, muito sucesso!!! Você merece!!!❤❤❤❤
@beatrizconfraria1581
@beatrizconfraria1581 Жыл бұрын
Que vídeo prazeroso de assistir! Pois saiba, senhora modista do desterro que em pleno 2023 eu quaro, fervo e passo roupas. Até minha própria mãe ri de mim e me chama de muiézinha antiga. E sim, trabalho fora em tempo integral. Mas roupas cuidadas desta forma tem um perfume, aparência e toque inigualáveis. E eu ainda ponho roupas para serenar, igualzinho minha vó fazia, Rsrsrs. Devo ser louca!
@gabrielsousa3013
@gabrielsousa3013 Жыл бұрын
Nossa não tinha pensado em todo este processo social da lavagem de roupa. Que era um processo coletivo. E agradeço profundamente pela maquina de lavar de hj.
@emilyreys4014
@emilyreys4014 Жыл бұрын
Mds minha avó até hoje faz esses processos para roupa branca, e hoje morando sozinha eu ainda lavo minhas roupas brancas assim.
@lalvz
@lalvz Жыл бұрын
Você está tãaaaao linda, mãedista! Seu trabalho é perfeito e hoje quero elogiar sua beleza. Bjos!
@neusamaciel9427
@neusamaciel9427 Жыл бұрын
Minha avó contava que, no começo do século XX, ela morava no bairro do Brás/SP em uma vila, e nessas vilas havia as bicas, porque era difícil ter tanques individuais. Beijo
@JesssAndrade
@JesssAndrade Жыл бұрын
Curiosidade do Egito Antigo: Existem poemas (infelizmente não lembro de cabeça o período), mas que o homem diz para sua amada que mal consegue esperar para lavar seus vestidos (após o casamento) e os relatos arqueológico em geral apontam que esta era uma tarefa masculina. E nas cidades dos trabalhadores, como Del el Medina, se é apontado a existência de lavanderias, como refeitórios e centro médico para quem trabalhava e, lugares como o vale dos reis, pirâmides e etc... Obs: quem tiver mais informações sobre o assunto, por favor compartilha aqui
@carlacristina3557
@carlacristina3557 Жыл бұрын
Se você soubesse a felicidade q estou em saber q esta grávida, a sua felicidade me tocou tanto... Vcs merecem o mundo e tds nós estaremos torcendo por vcs
@carlaalmeida1250
@carlaalmeida1250 Жыл бұрын
Minha mãe lavava roupa desse jeito até a década de 2000. Isso porque você não falou do ferro de brasa que dava o maior trabalho para acertar a temperatura. O cheiro de roupa limpa de antigamente supera (pelo menos para mim) cheiros de amaciante (forte demais).
@mariaabrahao4566
@mariaabrahao4566 Жыл бұрын
Eu já usei anil pra roupas brancas na adolescência. Na minha casa meu pai fez um quarador de roupas com tela de galinheiro no formato de uma mesa no quintal, lá a gente colocava a roupa pra quarta ainda ensaboada por várias horas no sol da tarde que é sempre mais quente. A roupa ficava branquinha.
@geovanaspecalski
@geovanaspecalski Жыл бұрын
Amei a dica do anil, ficou ótimo o resultado, porém passo as etapas e agradeço a minha máquina por existir hahaha
@haryadyne
@haryadyne Жыл бұрын
Amei! Pesquisadora séria e competente, além de criativa e comprometida c o conteúdo do vídeo! Parabéns, Pauline!
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Muito obrigada 😊
@rozanigoulart1133
@rozanigoulart1133 Жыл бұрын
Minha mãe, nós anos 70, lavava roupas no rio (aqui chamamos de sanga) pq não havia água encanada no bairro. Ela quarava as roupas e realmente ficam branquinhas. Hoje em dia não temos essa trabalheira toda, mas alguma blusinha branca ou guardanapo, eu já quarei, pq é só ensaboar e deixar dentro de um saquinho plástico ao sol, isso pra não ter q usar cloro. A roupa fica novinha. E passar a roupa ainda úmida facilita muito para passa-la, desamassa rapidinho. Amo seu canal, eu acho tão interessante. Um abraço pra ti e teu bebê 🌹🦋🌺
@danielleheloisadiasgomes2206
@danielleheloisadiasgomes2206 Жыл бұрын
Minha avó paterna lavava as roupas com folha de mamão, minhas tias falam que as roupas ficavam branquinhas.
@daianemc
@daianemc Жыл бұрын
Quando minha máquina de lavar quebrou, fiquei duas semanas lavando roupas na mão, foi um inferno... por fim desisti de esperar a peça pro conserto e comprei outra máquina. É um trabalho muito sofrido e olha que eu nem tinha criança pequena...
@sheilanassetti6991
@sheilanassetti6991 Жыл бұрын
Cresci quarando roupa branca no bacião mesmo, que não tinha grama em casa. Hoje aprendi a fazer sabão 😃, arranca até o grude mais porco da roupa, e sim, lavar roupa à mão cansa pra caramba, principalmente jeans e roupa de cama...Deus abençoe todos os inventores de máquinas de lavar 🙏🏻🙏🏻🙏🏻, incluindo os tanquinhos elétricos!
@nbatista5803
@nbatista5803 Жыл бұрын
Amiga passa uma receita de sabão aí Kkkkk as manchas aqui em casa tá difícil
@glaunubia7129
@glaunubia7129 Жыл бұрын
Minhas avós e minha mãe quaravam roupas. Minha mãe adora o efeito, mas duvido que sinta falta de fazer isso! Acompanhei muito esse processo. Ah! Minhas avós também faziam sabão de cinzas. E usei muito anil na vida!
Жыл бұрын
Que fofa vc fazendo isso vestida a caráter!🥰 Não foi muito surpresa ver o modo de fazer, mesmo pq aqui em casa máquina de lavar só chegou em 2016, então eu mesma já pilotei muito tanque nessa vida!😸
@mdlgpamdlgpa8328
@mdlgpamdlgpa8328 Жыл бұрын
Embora com máquinas, eu ainda trato as roupas assim 🥰
@miltsjr
@miltsjr Жыл бұрын
Tem um vídeo do Canal English Heritage que reconstitui o que seria uma entrevista de emprego para trabalhar numa lavandaria de uma grande residência inglesa no século XIX, é ótimo, o trabalho era gigantesco.
@veraluciasilva5594
@veraluciasilva5594 Жыл бұрын
Adorei! Já lavei muita roupa, colocando de molho, fervendo e batendo. E o pior tirando água da cisterna com corda e um balde. Dá até dor no braço de lembrar. Nossas roupas causavam inveja de tão limpinhas. Já passar eu nunca me adaptei. 🤭😁🤣🤣🤣
@beaflegoni1131
@beaflegoni1131 Жыл бұрын
Agora eu entendi porque meu esposo que é Suíço chama a lavanderia de "waschküchen" que quer dizer "cozinha de lavar" em português 😂 legal.
@Sweet_Ghoul
@Sweet_Ghoul 8 ай бұрын
Eu assistindo isso 4:30 da manhã depois de passar a noite lavando rede à mão 😂😂😂
@nancisantos444
@nancisantos444 Жыл бұрын
❤ Cai de paraquedas e já gostei.E vamos sim ficarmos juntas.
@anacarolinacust
@anacarolinacust Жыл бұрын
As roupas na realidade eram tiradas úmidas pois algumas peças eram passadas pelo processo de engomar e isso facilitava esse processo. Nasci em cidade pequena e quando eu era criança era comum engomar roupas, lavar a mão, quarto, usar anil, ferver as roupas para tirar manchas. Não vivo sem máquina de lavar, mas ainda uso um pouco desses métodos e ficam incríveis. Existem dicas antigas que ajudam muito. Uso o famoso vanish para tirar manchas mas uso água fervente. Pano de prato gosto de ferver e roupas brancas dependendo do caso coloco no varal no sol para quarar. Confesso que achei o máximo quando vi no mercado produto para engomar roupa. É só borrifar e passar o ferro. Eu tenho blusas que gosto que fiquem engomadas pois mesmo passando o ferro, o detalhe como mangas e acabamentos delicados não ficam bacanas. Sou dos anos 80 mas minha mãe e minha avó me ensinaram tudo que uma dona de casa deve saber, até bordar e costurar aprendi. Claro que nao uso tudo que aprendi, mas muitas coisas que aprendi faço.
@samantasantos8390
@samantasantos8390 8 ай бұрын
Cruzes como é ruim lavar roupa a mão, já fiz muito isso. Hoje em dia se a minha máquina de lavar roupa estragar eu choro 😂
@wanessabonatto331
@wanessabonatto331 Жыл бұрын
Essa história de máquina de lavar é muito recente aqui no interior do Brasil, minha mãe, por exemplo, conta que só foi ter uma no começo dos anos 2000
@markohphotos7217
@markohphotos7217 Жыл бұрын
Tanto minha tia, que trabalha até hj como lavadeira, como as mãe de conhecidas minhas que são donas de casa, ateh hoje fazem parte desse processo de lavar roupa, como corar a dita p embranquecer principalmente panos de prato... a última etapa é colocarem na máquina de lavar no ciclo completo, dependendo do tipo de tecido.... agora esses dias vi um video sobre "dejetos humanos" e como se lidava com eles na Roma antiga, pois a destinação desse tipo de "produto" é um dos maiores do pros na atualidade... que o diga Dubai...kkkkk... bom em Roma separavam a urina, as quais eram destinadas a branqueamento da roupas lavadas - colocavam as togas em bacias com urna e água e "batiam" as roupas com os pés, igual ao antigo processo de maceração de uvas - já a urina era levada p servir de adubo p as plantações..... poderiam ter atualizado esse sistema neh?
@andiaraha1
@andiaraha1 Жыл бұрын
Qndo vi a tumb lembrei imediatamente sas coisas que minha avó dizia sobre lavagem se roupas e apesar de ela ter me "ensinado essas dicas" na década de 90 é exatamente a msm coisa mais eu nunca acertei quarar a roupa, ela sempre ficava maia amarela que chegou e eu (nem ninguém que eu conheço) nunca conseguiu explicar o fenômeno kkkkkkk. Panos de prato e toalhas claras de tempos em tempos eu ainda fervo pq começa ficar manchado de mais mas hj eu coloco bicarbonato e vinagre e cozinho com vontade sem quarar desisti de entender o processo (rsrsrsrsrs) Pauline qndo tive bebê precisei lavar as roupinhas dele todas na mão pq minha família tem histórico de alergias de pele e infelizmente a maquina deixava resto de sabão nas roupas (na vdd acho que ainda deixam, mas não o suficiente p/ incomodar adultos) oq deixava o coitadinho todo empolado, so melhorou qndo passei a lavar toda a roupa dele na mão com sabão de côco oq eu mantive até 6meses de idade (menos pano de boca pq eles mordem o tal pano), nem toda criança tem problemas com isso e talvez hj tenham maquinas que enxaguem melhor as roupas mas antes de surtar com dermatologista é bom testar (eu conseguia lavar e estender toda a roupinha dele de 2 dias em +- 1 hr, )
@mwgmoraes
@mwgmoraes Жыл бұрын
Amo esse canal de uma forma, sou estudante de licenciatura de História
@horadospeedpaint5079
@horadospeedpaint5079 Жыл бұрын
aí meu deus , mãe modister como vc consegue melhorar de formar espetacular o meu dia!🥰
@mayarasodre3209
@mayarasodre3209 Жыл бұрын
Aqui na Bahia (no interior) ainda é comum quarar a roupa. A gente põe a peça com sabão e água numa sacola branca ou transparente no sol.
@umcerto269
@umcerto269 Ай бұрын
Fiz hoje e deu certo. Uma mancha que não saia de forma nenhuma ,saiu depois que eu fiz isso.
@keilacristinasantos2569
@keilacristinasantos2569 Жыл бұрын
Olá Pouline, me chamo Keila e gosto demais dos seu vídeos, do seu jeitinho de se comunicar. Eu sou viciada em crochê e apaixonada coisas de época e, gostaria que você fizesse um vídeo sobre peças em crochê dessas épocas que você fala. Obg por trazer conteúdos interessantes .
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Obrigada pelo seu comentário, querida. Eu sou uma negação com crochê, então nunca nem pensei em falar sobre o tema. Mas agora estou pensando nisso.
@martacostapereira2743
@martacostapereira2743 Жыл бұрын
Amei a história da lavagem.
@emilyvitoria4454
@emilyvitoria4454 Жыл бұрын
Melhor coisa do final de semana assistir a modista fazendo atividade de história❤
@leticiaraabeenglishspeaker599
@leticiaraabeenglishspeaker599 Жыл бұрын
O quanto amei esse vídeo não tá escrito! E minha mãe usava muito o anil! Parabéns excelente vídeo!
@AdrianedaSilvaNascimento
@AdrianedaSilvaNascimento Жыл бұрын
Depois disso, eu aprendi a valorizar o uso do anil e vou usar pra lavar as poucas roupas brancas que eu tenho
@gilqueiroz7554
@gilqueiroz7554 Жыл бұрын
Maravilhoso...amei... com certeza ainda hoje deve ter comunidades que lavam roupas ainda de jeito bem parecido.
@luciamartini8217
@luciamartini8217 Жыл бұрын
Minha avó, falecida na década de 1980, morava em São Paulo, em uma casa com quintal. E lá havia um quarador feito de ripas de madeira, com uns 40cm de altura. As roupas ficavam ao sol por horas, sendo molhadas com água e sabão quando começavam a secar. Tudo à moda antiga.
@victoriaoliveira1293
@victoriaoliveira1293 Жыл бұрын
é o sol que deixa a roupa cheirosa :D
@luceliaac5392
@luceliaac5392 Жыл бұрын
Na roça se usava quarar a roupa branca sobre a grama. Da mesma forma, se jogava água e sabão na roupa quando começava a secar. Hoje em dia, tem pessoas que botam a roupa para quarar dentro de saco de lixo preto ao sol.
@Geruza-d6n
@Geruza-d6n 11 ай бұрын
Amei 🤩🤩🤩
@vivianerosa2675
@vivianerosa2675 Жыл бұрын
Cresci vendo minha mãe e vizinhos usando anil... Muito legal seus vídeos!
@LavadeiraAdriana
@LavadeiraAdriana 4 ай бұрын
Sou lavadeira, tenho 27 anos e me foi passada essa tradição de lavar roupa na mão, não uso máquina ou tanquinho e lavo roupa todo dia e não pretendo abandonar essa tradição, acho uma profissão muito bonita
@derill.s.4321
@derill.s.4321 Жыл бұрын
Ótimas dicas. Eu só não fervo as roupas brancas e toalhas porque o gás é caro. Mas agora só vou passar as roupas do avesso.
@suzanabarbosadesouza3481
@suzanabarbosadesouza3481 Жыл бұрын
Cuarei tantos roupas. Boas lembranças.
@sueliluciano6112
@sueliluciano6112 Жыл бұрын
Lembro mto bem q na década de 70, minha mãe é ajudante lavavam a roupa da nossa casa assim, tirava o grosso das peças, ensaboava, colocava pra ferver tambor, quarava sobre a grama ou um quadrado a 1metro do chão feito com tela, enxaguava,última água com anil e estendia no varal. Quando criança eu e irmã ajudava pq achava gostoso mexer na água, kkkkkk. Lembro com carinho...
@alicelongdale
@alicelongdale Жыл бұрын
Ficou lindo tia modista !!! Obrigada para o Sr. Modister.
@marialuciacalazans6564
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
Achei o vídeo extremamente interessante, como dona de casa que sou! Não que eu vá seguir o processo de lavagem que vc nos mostrou, mas foi bem instrutivo. Aprendi que é ótimo viver nessa nossa época! Abraços!
@lazaraoliveiraoficial
@lazaraoliveiraoficial Жыл бұрын
Nasci em 93, morei na fazenda e era assim que lavávamos.
@katiaalves2234
@katiaalves2234 Жыл бұрын
Todos os passos apresentados no vídeo, a minha família fazia até o ano de 1970, qdo a família se mudou para uma casa com quintal pequeno. Depois a Brastemp passou a fazer parte da família e a parte mais pesada da lavagem. O anil nunca foi abandonado e é usado até hoje. Quanto ao cheiro de roupa limpa, este era muito mais gostoso que o cheiro de qualquer amaciante de hoje em dia, o cheiro natural do sabão feito em casa acalmava e se mantinha por muito mais tempo que os amaciantes. As gerações atuais não saberão jamais o qto era bom e desejoso o famoso cheiro de limpeza no ar.
@rejanesalome6166
@rejanesalome6166 Жыл бұрын
A roupa lavada com esse tipo de sabão e depois passada com ferro de brasa ficava com um cheirinho maravilhoso, que guardo na memória. Era limpeza absoluta e natural, mas quanto trabalho! Ainda presenciei a época em que as lavadeiras iam para um ponto do rio (Rio Paraguai, em Mato Grosso) fazer seu trabalho, com muita bateção das peças contra canoas emborcadas ou troncos. Anos 60, 70...
@PolianaRibeiroSoterioPoli
@PolianaRibeiroSoterioPoli 5 ай бұрын
Algumas dessas etapas dessa rotina eram feitas pela minha mãe quando eu era criança. Lembro do anil e quaragem. Tinha uma erva que ela usa pra dá um cheirinho nas roupas.
@raquelgodoy4236
@raquelgodoy4236 Жыл бұрын
Minha falecida mãe, nascida em 1945, colocava roupas para quarar e usava anil pra acentuar o branco das peças. Ela era do interior de Minas.
@WandaBSilva
@WandaBSilva Жыл бұрын
Não conhecia o canal. Adorei seu trabalho! Parabéns!🥰
@renathamarcon
@renathamarcon Жыл бұрын
Vamos para o comentário textão: Fazia muito tempo que não te assistia já que desde o anúncio da gravidez o KZbin simplesmente parou de entregar teu conteúdo pra mim e como eu estava com quase zero tempo de tela não consegui ver mais nada (mas já tô maratonando) ❤️ Ameiiii aprender usar o anil! Sempre tive medo de colocar nas roupas do terreiro e descobrir que a saia branca ficou Royal 🤣 agora que aprendi a dose, vou usar aqui ❤️ Sou tua fã! Um dia desses explico em outro comentário como você me inspira! Beijão e muito axé!
@yarafranca4127
@yarafranca4127 4 ай бұрын
Lembro dessa expressão quarar e ainda vi minha avó fazer isso. O anil eu ainda usei mas não mais nos últimos 40 anos. Anil é otimo. Sim, as roupas eram engomadas ainda úmidas e algumas pelo lado avesso.
@gueirospharmaceutical270
@gueirospharmaceutical270 Жыл бұрын
Já usei anil, minha mãe que me ensinou e fica top o tecido branco.
@s.v.c316
@s.v.c316 Жыл бұрын
Fiquei um ano lavando na mão e não foi fácil kkk imagina com tantas etapas assim
@AnaLucia-jk1dl
@AnaLucia-jk1dl 3 ай бұрын
Tenho apenas 50 anos mas cheguei lavar roupa com minha mãe no Rio,com batedouro,sabão feito em casa e secava no arame farpado😅na cerca também. Depois passava com ferro de brasas. Graças a Deus passou😂
@adrianadecassiarodriguesde4025
@adrianadecassiarodriguesde4025 Жыл бұрын
Minha avó, nos idos de 1980, enquanto morávamos em uma casa com bastante quintal, sempre quarava as peças brancas nos fundos da casa. Assim como tb não deixava secar totalmente as peças ao sol, tirava um pouco antes e terminar de secá-las ao ferro
@alessandratravassos6341
@alessandratravassos6341 Жыл бұрын
Só de olhar esse tema minhas busrite, tendinite, artrose e desgaste da coluna começa a doer. Como as mulheres eram guerreiras desde sempre
@SaraivaLeticia
@SaraivaLeticia Жыл бұрын
Minha bisavó foi lavadeira em Copacabana quando chegou de Portugal, isso no inicio do seculo passado.
@brunagabi1407
@brunagabi1407 Жыл бұрын
Nossa, esse tipo de lavagem de roupas perdurou ao longo do tempo, minha mãe e minhas tias usavam esses métodos tão antigos... E confesso a você, que eu uso até hoje. A ferver a roupa quando necessário, por para quarar em cima de plástico grande e limpo... Sou moderna também, mas as roupas brancas ficam muito lindas mesmo, sofri com minha mãe e tia que pedia para que eu fizesse esse processo, mas valeu a pena.😂😂
@nataliasiqueiracampos4125
@nataliasiqueiracampos4125 Жыл бұрын
Até a década de 70, início da década de 80, houve lavadeira na minha casa, ela vinha buscar a roupa suja, e trazia a roupa limpa e passada. Minha mãe colocava a roupa para quarar ao sol e usava anil qdo eu era criança.
@bribrina100
@bribrina100 Жыл бұрын
Tenho uma conhecida que morava na roça,ela disse que usava água de brasa do fogão a lenha, uma água amarela que a brasa soltava, deixa as roupas de molho na água com o líquido da brasa, e as roupas ficavam bem limpas e branquinhas!
@vanderleisantana1920
@vanderleisantana1920 Жыл бұрын
Muito interessante ! Cultura !
@irisbrazoficial
@irisbrazoficial Жыл бұрын
Eita quando eu morava no sítio ei via minha avó e minha mãe lavavam tudo na pedra mesmo. Batia e os tecidos nas pedras. Colocava as roupas com o sabão esticadas numa lage pra quarar. Aff era o dia quase todo lavando roupa, mas era satisfatório ver os lençóis e roupas brancas.
How Much Tape To Stop A Lamborghini?
00:15
MrBeast
Рет қаралды 256 МЛН
Lamborghini vs Smoke 😱
00:38
Topper Guild
Рет қаралды 53 МЛН
ТВОИ РОДИТЕЛИ И ЧЕЛОВЕК ПАУК 😂#shorts
00:59
BATEK_OFFICIAL
Рет қаралды 7 МЛН
How to Fight a Gross Man 😡
00:19
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 20 МЛН
A MODA entre 1910-1914 - Principais Características
17:04
História da Moda
Рет қаралды 10 М.
A reconstrução histórica como método de estudo sobre a cultura material
1:25:48
Coletivo de Pesquisa Indumentária e Moda em Museus
Рет қаралды 281
🌡️ CALOR 🔥 no Brasil de 1800 | #historiadamoda  #eravitoriana
20:17
A Modista do Desterro
Рет қаралды 25 М.
uma breve história da LÍNGUA PORTUGUESA
21:14
Ponto em Comum
Рет қаралды 209 М.
Getting Dressed in the early 1870s
6:35
CrowsEyeProductions
Рет қаралды 1 МЛН
How Much Tape To Stop A Lamborghini?
00:15
MrBeast
Рет қаралды 256 МЛН