Teste autismo adulto - você camufla as suas características autistas?!

  Рет қаралды 36,845

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Күн бұрын

Пікірлер: 242
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Link para acessar o artigo completo sobre a validação do CAT-Q: link.springer.com/article/10.1007/s10803-018-3792-6
@decaranosdesafios1566
@decaranosdesafios1566 Жыл бұрын
Porfavor me ajue 80 porcento me identifico proncipalmente com um video de caracteriaticas autista que vc fez. Nao sei se sou mesmk autista ou se é pq sou canhota e nao me desenvolvi pq tenho uma mae pertubada e destra ainda por cima,
@BootConhecida
@BootConhecida 2 жыл бұрын
Me camuflei tanto que eu não sei quem sou... Hoje estou me descobrindo e tentando ser mais eu, mas sempre vem algum gatilho que me faz sentir anormal
@deboradias9366
@deboradias9366 2 жыл бұрын
Sinto o mesmo...
@_karoline
@_karoline 2 жыл бұрын
eu tbm...
@wabisabi268
@wabisabi268 2 жыл бұрын
Eu tbm! Obrigada por compartilhar!
@hannapadilha3237
@hannapadilha3237 2 жыл бұрын
Somos duas
@lywannafelix4875
@lywannafelix4875 2 жыл бұрын
Sinto a mesma coisa
@eurafahsb
@eurafahsb Жыл бұрын
KKKKKKKKK eu com 11 anos lendo um livro de etiqueta pra saber como me portar em sociedade XD
@Dricalatoya
@Dricalatoya 2 жыл бұрын
Meu Jesus, eu achei que todo mundo fazia isso como parte do crescimento na vida. Chocada.... onde seria útil usar essa energia de ser eu mesma se o meu eu não sabe viver socialmente
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Hey, Drica!!! Excelente pergunta! E… geralmente, o nosso Eu vai preferir investimentos em atividades socialmente menos demandantes, como home office, artesanato, leitura, pesquisa, etc. Aí, vamos treinando as habilidades sociais no nosso ritmo… aos poucos!
@arianerupolo3679
@arianerupolo3679 2 жыл бұрын
Eu também sempre achei que todos faziam a mesma coisa. Nunca foi natural , sempre tentei ser de tal forma em determinado ambiente. Já sinto que tenho alguns personagens que fazem o que tem que ser feito e eu não consigo. Minha filha é autista e procuro sempre conhecimento para poder dar um suporte maior para ela. Muitas vezes me pergunto se eu mesma não sou autista porque sempre me senti bem diferente dos demais, e sinceramente não queria isso para minha filha .
@aureasantos1053
@aureasantos1053 2 жыл бұрын
Você tirou as palavras da minha boca. Achei que isso era com todo mundo, não só eu. Passada.
@wabisabi268
@wabisabi268 2 жыл бұрын
Eu tbm achava q todos faziam isso e há anos penso em tatuar um camaleão no antebraço para poder me lembrar de fazer essa camuflagem, pq quase todas as vezes que não consigo, sofro as consequências. Sempre me perguntei o porquê é tão fácil para as demais pessoas "jogar o jogo", ter uma certa "diplomacia" e para mim, não...
@isetnefretregiamendes869
@isetnefretregiamendes869 2 жыл бұрын
Tenho quase certeza que sou autista,coisa que sempre neguei.Pratiquei a camuflagem a vida inteira desde pequenininha.Hoje sinto me exausta,perdida na vida porque estou sendo eu mesma pela primeira vez ...
@Josecleiapereiraeiiiii
@Josecleiapereiraeiiiii 2 жыл бұрын
Participei de uma entrevista de emprego e fui muito focada em fcr olhando pros olhos do empregador pra garantir ser uma pessoa confiável em olhar nos olhos, então fiquei olhando muito concentrada ros olhos dele mesmo me encomodando muitooo então foquei nos olhos mas respondia o que ele perguntava muito roboticamente e não escutava o que ele tava me explicando porque estava focada em olhar pros olhos, cheguei em casa minha mãe quanto é o salário que te ofereceram e eu não sabia pois não tinha prestado atenção 😔
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Hey, Josi! O seu foco estava literalmente em outro lugar, não é?! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência! E, a propósito, você foi contratada?! 🧠✨♾✨🌈
@user-my6td9ep9r
@user-my6td9ep9r 2 жыл бұрын
Passei por algo parecido em uma entrevista. Não consegui me concentrar porque a máscara da psicóloga estava errada, e ela falava muitas coisas, e claro, fazia muitas perguntas. Eu fico agitada com muitas perguntas. Eu não lembro de algumas coisas que ela falou. Depois eu consegui parar de olhar a máscara. Eu fui sincera em tudo, sabe. E ela falou que eu era: "nesse momento ela fez uma expressão de um animal acuado", ela não usou palavras, só a expressão corporal para me descrever. E eu fiquei desconfortável. Como uma psicóloga pode falar desse jeito com alguém? Perguntei se ela estava me achando incapaz e ela disse que naquele momento eu não estava apta aquele trabalho. Sai de lá mais derrotada. Nunca procurei ajuda profissional por causa disso. E daí passei por isso e meu irmão também precisou de ajuda e não conseguiu.
@deboradias9366
@deboradias9366 2 жыл бұрын
Já aconteceu comigo tb, aí aprendi a olhar entre os olhos ou pra ponta do nariz da pessoa e dá super certo. O Ruim é que eu nunca reconheço as pessoas pelo rosto pq não as encaro diretamente. Lembro quem é pela voz e pelo jeito de se vestir ou andar.
@antoniarsongs7625
@antoniarsongs7625 2 жыл бұрын
Poxa, estou me vendo no seu comentário. Se eu olhar nos olhos, é como se eu não estivesse ali, aí sinto dificuldade em responder.
@GuerillaLPU9
@GuerillaLPU9 2 жыл бұрын
Nossa, acontece isso muito comigo. Às vezes uma colega está explicando algo e fico tão focada em olhar pros olhos que acabo me esquecendo do que a pessoa falou e passo mó vergonha kkkkkkk
@ritasilva316
@ritasilva316 2 жыл бұрын
Nossa, na hora do questionário... chorei demais ao me dar conta que não é todo mundo que faz o que fiz a vida toda. Desde a infância me diziam para sorrir mais, aí eu aprendi. Antes de qualquer encontro eu ensaio mentalmente o que vou fazer/falar, as vezes falo até mesmo testo em voz alta para garantir que é de bom tom. Da última vez que recebi uma amiga em casa para assistir o jogo da seleção feminina brasileira, pensei que não faria mais isso, pois iria deixar acontecer naturalmente um diálogo...funcionou durante todo o jogo porque era sobre jogo que falava, mas o jogo acabou e fiquei sem saber o que fazer ou o que falar, usei um pretexto para que ela fosse para casa dela mais cedo. É sempre assim, por isso fico tão cansada pelo simplesmente fato de sair para encontrar amigas. Nem abracei ela, mal consegui olhar para ela pois não pensei em fazer isso antes.
@cinthiagoch
@cinthiagoch Жыл бұрын
Me identifico muito com essa situação, especialmente com a última parte de não abraçar ou não olhar pq não pensei em fazer isso antes. Depois fico remoendo a interação na minha cabeça e sinto que fiz tudo errado e que falhei nas coisas mínimas que eram esperadas de uma pessoa normal.
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
Sera q é por isso q só falo sorrindo ksksk, odeio isso, dá dor de cabeça mas n consigo parar. Isso de ensaiar fala, percebi q tenho q pensar msm, até pra comprar pão, acho q já faço tão automático q um fia eu tava meio cansada de pensar e tive q comprar pão, nem pensei na fala no caminho e me embolei toda na padaria kssk, vergonha.
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
Ou a vez q tive q ir no correio e nem respondi o bom dia do moço pq fui mt direta no q eu tinha q fazer, me sinto mal até hj ksk, era mt coisa pra falar e eu nem respondi o bom dia..
@williamtavaresfardin
@williamtavaresfardin 2 жыл бұрын
Percebo que quem se camufla demais não é capaz de construir a própria identidade. E, para se tratar bem, é preciso ser alguém. SejaVocê! TrateSeBem!
@alinexavier8123
@alinexavier8123 2 жыл бұрын
Eu sou essa pessoa. Espero que não seja tarde demais pra obter ajuda. Tô buscando um diagnostico
@williamtavaresfardin
@williamtavaresfardin 2 жыл бұрын
@@alinexavier8123 Enquanto estivermos vivos ainda há tempo de construir uma identidade e se tratar bem. Viver faz bem para quem é alguém que se trata bem. Dedique-se ao seu autoconhecimento. Fique bem! TrateSeBem!
@user-my6td9ep9r
@user-my6td9ep9r 2 жыл бұрын
Eu fui de todo jeito. É fácil fingir, e sempre fiz isso para me proteger. E até hoje eu não me aceito ser diferente. Já me relacionei com pessoas só para parecer normal, e eu não sentia nada, e eles não percebiam. É assustador lembrar que eles não percebiam. Não me orgulho. E estou confessando isso pela primeira vez. Não tenho diagnóstico, mas sei que sou diferente. Quem recebe diagnóstico é liberto. Eu tenho medo de me encontrar com profissionais ruins.
@canalcrismanz16
@canalcrismanz16 Жыл бұрын
È questao de sobrevivencia. O segredo è se poupar ao maximo de estar nestas situaçoes. Eu nunca consegui confiar em nenhum profissional e fui estudando com mega foco nestes temas de saude e bem estar. Deu certo!
@claudiamariarodriguesdelim2578
@claudiamariarodriguesdelim2578 2 жыл бұрын
No meu trabalho eu sou a que mais dou risada e faço digo coisas engraçadas. Uma das colegas não gostava de mim e agora gosta kkk. Dessas camuflagens só pratiquei umas três. Eu sempre fui fora da caixinha, amo os animais, era a primeira da classe e estudei visualmente o comportamento das pessoas para não parecer muito diferente. Nunca consegui namorar, era muito exigente e hoje não quero mais.
@meirebrito7000
@meirebrito7000 2 жыл бұрын
Estou me vendo autista ,aos meus 55 anos. Estou esgotada . Acho que cheguei no meu nível máximo de " viver uma vida de representacao". E agora que estou entendendo oque é ser autista,e oque um autista tem que fazer pra sw enquadrar no " mundo normal", o sofrimento é demais.cada vz que me lembro do que passei ,do que me forcei a ser, pra parecer neurotipica, vejo como eu mesma me feri.
@antoniarsongs7625
@antoniarsongs7625 2 жыл бұрын
Super te entendo.
@andeferraz542
@andeferraz542 2 жыл бұрын
Te entendo. Estou me sentindo exatamente assim, aos 54 amos.
@nairfranco4783
@nairfranco4783 Жыл бұрын
Só agora aos 59 anos consegui me entender. Durante toda minha vida fiz grandes esforços para ser aceita. Muito desgastante. Exaustão à mil. Graças à Deus estou comecando a me entender e libertar. Super entendo vc.❤
@glefferson47
@glefferson47 9 ай бұрын
Tenho 58 e exausto. Mas estou me entendendo e me amando ❤️ não estamos sós.
@nairamaciel8460
@nairamaciel8460 6 ай бұрын
Olá! Sempre tenho contato visual, e, pelas expressões, tento ajudar as pessoas com a bíblia, que tenho muito conhecimento. Sou muito sincera, controlo para não ofender ninguém, e, esse contato visual me ajuda ver expressões das pessoas. Camuflo não gostar de algum tipo de conversa ( comida, etc...) para não entristecer a pessoa, gosto de agradar as pessoas, ser respeitosa. Sou transparente, sem mentiras, sem meias verdades. Verdadeira. Camuflo desfarçar quando alguém menti para mim, fico com vergonha pela pessoa, disfarço que não sei, rs. Mantenho a paz!.
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
Eu tenho desinteresse em prestar atenção nas pessoas, como se vestem, como falam, acho MUITO difícil interpretar um papel social. Se eu fosse boa nisso, mesmo que me cansasse, seria mais fácil me adaptar a esse mundo...
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
Nenhuma conversa flui naturalmente. Descobri que as pessoas em geral gostam de falar de si, então uso como estratégia fazer perguntas e sempre saio pela tangente ao falar de mim. Vou ver novamente e anotar as respostas rs
@user-my6td9ep9r
@user-my6td9ep9r 2 жыл бұрын
Essa é a melhor estratégia. Odeio quando perguntam de mim. Quando consigo conversar, eu viro uma entrevistadora para tirar qualquer fico de mim.
@fwisky
@fwisky 2 жыл бұрын
eu sou assim!!! alem disso observo mt conversas entao SEMPRE acabo percebendo q sobresaio falando de mim mesmo, muitas pessoas falam q qnd conversam cmg parece q estao no interrogatório KKKKK
@rafaelasiqueira6864
@rafaelasiqueira6864 2 жыл бұрын
Só consigo interagir socialmente assim... Quanto mais tempo eu estou perto da pessoa mais eu vou me sentindo confortável para falar sobre mim, mas até hoje tenho amigos de anos que reclamam do fato de não conseguirem conversar comigo sobre a minha vida ou as minha experiências. Me sinto julgada o tempo inteiro, é muito cansativo.
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
Acho q o pq eu queria conversar sobre mim era pq eu queria me entender, algo assim, mas depende da pessoa
@jakelocutora
@jakelocutora Жыл бұрын
Nunca fui aceita por minha família, fui negligenciada por minha mãe e professores. Descobrir o Autismo foi como voltar pra casa e sofrer toda violência fisica e emocional. Hoje entendo que tive que me reinventar.
@deboradias9366
@deboradias9366 2 жыл бұрын
O engraçado é que antes de eu pensar na possibilidade de ser autista eu sempre dizia para os parentes que interpretava um personagem quando precisava interagir com outras pessoas e sempre ficava chocada q eles também não faziam isso, sempre tive mta dificuldade de interagir e a família me forçava a fazê-lo. Então comecei a fingir...
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
Sempre q vejo uma série favorita eu começo a interpretar o personagem principal da série kskk, me sinto bem fazendo isso, tirando q me preocupo q vão achar estranho eu agindo diferente
@RogerioDiaferiaRossi
@RogerioDiaferiaRossi 2 жыл бұрын
Sou psychiatra infantil no Canada, e descobri seu canal agora com muita felicidade! Obrigado
@dioneferreirafigueiredo924
@dioneferreirafigueiredo924 2 жыл бұрын
Eu sempre tente passar a imagem de certinha, elegante, delicada e olha... agora estou descobrindo que tudo foi masking. Até sorrir cansa.
@malicekujo
@malicekujo 2 жыл бұрын
Recentemente comecei a me perguntar se sou autista pois me identifico muito com muitos aspectos do autismo em adultos. Sempre me senti pressionada a um padrão de normalidade e quanto mais envelheço mais isso se torna visível pra mim. Inconscientemente gabaritei o questionário e agora estou com vontade de chorar.
@saravitoria_welsch1005
@saravitoria_welsch1005 2 жыл бұрын
eu tambem
@alineandrade5589
@alineandrade5589 9 ай бұрын
Quando estava no começo da adolescência, fiz aulas de teatro em uma oficina gratuita na minha escola. Até pouco tempo eu pensava que o teatro tinha me ajudado a ser mais espontânea e menos tímida. No entanto, por tudo que venho estudando, na verdade ele só me ajudou a aprender a me camuflar de forma eficaz. Hoje consigo ver a grande mentira que foram todos os anos da minha vida e porque sinto que ninguém me conhece de verdade. É que nunca fui eu de verdade.
@user-my6td9ep9r
@user-my6td9ep9r 2 жыл бұрын
Eu fui muito mascarada. É algo fácil para mim. Já fui de todo jeito. Hoje não sei se esse é meu jeito verdadeiro. Por um tempo pensei que eu tivesse diversas personalidades, mas a verdade é que nunca me aceitei como sou. Ainda dói não conseguir fazer o que outras pessoas fazem. Eu também pensei que era por causa do bullying que sofri, agora não sei mais de nada kkkk nunca soube, aliás. kkk
@betysobrinho7480
@betysobrinho7480 2 жыл бұрын
De tanto se fingir ser igual a todo mundo, que chega um tem que não se sabe mais quem realmente É 😭😭
@RobertaMarciel
@RobertaMarciel 2 жыл бұрын
Tem perguntas que eu não soube responder... acho que me camuflei tanto que me acostumei com o esforço. Quando eu fui para o ensino médio (na época, segundo grau), fui para uma nova escola, sem conhecer ninguém. Enfiei na minha cabeça um propósito: "fale ou morra". Assim, como se estivesse no front de batalha. O primeiro "oi" que eu dei (essa menina é minha amiga até hoje, quase 30 anos depois 🥰) não soou como se fosse meu. Eu ouvi a entonação da minha mãe. Senti um mal estar espontâneo, parecia algo fora do normal, uma aberração. Graças a Deus, a menina respondeu e ficamos conversando- ufa! Foi um momento legal e ao mesmo tempo embaraçoso, pois tive que imitar minha mãe para poder dar o "start". Muito esquisito.
@panteranegra4548
@panteranegra4548 9 ай бұрын
Eu tenho uma espécie de mania involuntária de estar mexendo os dedos o tempo todo ou balançar a perna, ou ficar olhando por "nada". Eu disfarço demais, sempre foi assim. A maioria do texte foi concordo e 3 não.
@ingridliberteseuser
@ingridliberteseuser 5 ай бұрын
Nossa... qse todas me identifico.. ainda estou chocada em ver q td faz sentido em meu historico de vida... o pavor de frequentar a faculdade.. a rotina de interação social.. de entrar em crises de ansiedade e depressão em todas as tentativas de faculdade.. e sempre acabar acreditando que era pq eu me sentia inferior.. n era inteligente o suficiente.. não conseguia um desempenho constante como as que admirava em sala de aula.. O abuso de alcool, todas todas interações de lazer tinham q ter álcool envolvido.. e eu encarava aquilo td como uma compulsão.. mas que na verddade agora vejo q eram sintomas de ansiedade fortissimos por tentar me encaixar nos grupos.. e pra suportar o tédio das conversas.. a falta de assuntos que se assemelhavam aos q me despertavam real interesse, so bebendo mto pra conseguir relaxar e interagir com mais leveza.. Nossa, um filme tem passado em minha mente agora... desde a adolescencia diagnosticada com transtorno bipolar tipo 2.. porém eu sempre via q tinha algo a mais de diferente em mim..q estava para alem de alteracao de humor.. e sim estruturas de pensamentos e sensibilidades diferentes..
@biankaalves
@biankaalves 2 жыл бұрын
Passei boa parte da minha vida no fundamental observando as interações dos colegas de classe, tentando copiar além de também observar em mídias etc. Até que no ensino médio consegui ter companhias e alguns deles aceitaram meu "jeito" de ser, até lá eu não sabia que era autista. Hoje em dia parei de tentar ter comunicação social, eu sinto que perdi as poucas habilidades que aprendi no meio dessa pandemia e acabei aceitando um fardo, de que eu não consigo ser boa naquilo que sempre desejei ser, social
@paolanetto5613
@paolanetto5613 2 жыл бұрын
Sim! Comigo foi exatamente assim. Uma coisa muito interessante é que enquanto no fundamental eu sofria bullying, no ensino médio quando consegui amigos que me compreendiam isso parou de acontecer. Parece que somos alvos mais fáceis sozinhos. A pandemia fez o meu nível de capacidade de socialização voltar ao de quando eu tinha 5 anos.
@antoniarsongs7625
@antoniarsongs7625 2 жыл бұрын
A cada dia me perco mais, sinto vontade de ir pro meu mundo, não sei onde, só não é aqui.
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
​@@antoniarsongs7625queria saber mais sobre como é o mundo de uma pessoa com autismo, pra ver se é algo como eu, n sei explicar, se vc puder falar
@mkcs8559
@mkcs8559 7 ай бұрын
​@@paolanetto5613entendo, pior q dpa da pandemia minha mãe me mudou de escola.. 3 anos pra perder a timidez sozinha.. deu um pouco certo, mas ainda sou meio tímida e agr estressada kk e deprimida
@dayannafrankreich8514
@dayannafrankreich8514 2 жыл бұрын
Eu já sou bemmmmm diferente. Eu não fingo nada, absolutamente nada!! Não gosto de fingimento. Não sei como as pessoas aguentam atuar tanto, é muito desgaste e causa sofrimento interior. Eu fico no meu canto e não sou de querer agradar a ninguém, se não gostou de minha pessoa pelo meu comportamento? Tô nem aí, nem me importo. Tem gente que compreende meu comportamento e até puxa conversa comigo, gosto muito desse tipo de gente, que é empática. Tem um ótimo livro que recomendo: propósito: a coragem de ser quem somos. É muita coragem mesmo!
@GoyaPontes
@GoyaPontes 3 ай бұрын
Quando vc passa por situações de abuso, vc precisa do masking pra sd defender são ativados vários gatilhos que vem de forma involuntária. Eu desenvolvi sindrome de estocolmo depois de abusos
@vanessavieira2266
@vanessavieira2266 2 жыл бұрын
me camuflei tanto que estou me descobrindo aos 27 anos
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Divirta-se nessa aventura, Vanessa! 🧠✨♾✨🌈
@dr.djalmabambirra
@dr.djalmabambirra 2 жыл бұрын
Mais um excelente trabalho de conscientizaçāo, Lygia! :) Eu percebo que mesmo os neurotípicos têm muita dificuldade em deixar fluir o seu verdadeiro "eu". O temor às críticas e a facilidade de aderir à conformidade social deixam todos muito parecidos. Com isso, perde o indivíduo e também a sociedade. Somos mais de 7 bilhões de humanos. Que cada um deixe brilhar a sua estrela.!
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Exatamente, Dr. Djalma! Um dos meus maiores medos na vida é entrar em conformidade social! Let’s glow together! 🧠✨♾✨🌈
@mcasur
@mcasur 2 жыл бұрын
Esse é um dos vídeos mais importantes da minha vida. Sempre senti que tenho um potencial gigante mas que toda minha energia é gasta para esconder quem eu sou. Estou em fase de diagnóstico de autismo aos 30 anos. Espero que identificando meus problemas, eu possa viver diferente e finalmente ser eu.
@analuizajacobina7219
@analuizajacobina7219 Жыл бұрын
Bom dia! Vou falar um pouco sobre mim !!! Também estou em processo de investigação de TEA!! Eu quase não saio de casa mas nada me impede de sair porque gosto de confraternização entre colegas apesar de não ter amigos e também com a família e, quando eu estou nesses grupos quase não falo nada , sinto como se fosse um poste, um muro, uma estátua no grupo e por isso o pessoal chega até a falar Nossa a Ana Luiza conversa demais. Na última diversão a que fui desabafei com uma pessoa falando que as palavras corretas não me vem à cabeça no momento certo. Porém o que acontece comigo é que faço o maior esforço para conversar com as pessoas e muitas vezes não rende e não é porque não quero que fique nesse ponto, é como se as palavras necessárias estivessem sumindo de repente!! Daí o que acontece muito comigo é de eu, muitas vezes no máximo, cumprimento as pessoas, perguntar como elas estão e daí a conversa para por aí e não rende mais nada. E isso acontece comigo até mesmo com colegas e familiares que tenho mais afinidade. Outras coisas também é que a profissional que está me acompanhando disse que faço uso de estereotipias mesmo não estando em momento de tensão. Tenho 39 anos e nunca namorei! As vezes tenho muita sensibilidade a toques na pele e não gosto de barulhos relacionados a estouro. Outra coisa relevante é que sou professora concursada dos anos iniciais do ensino fundamental e não consegui dominar a turma, tive que ir pra outra função! Depois de um tempo fui dar aula na Apae daqui da minha cidade e lá fiquei dando aula para turmas pequenas de Eja e desempenhei melhor! No ano passado me colocaram numa turma pequena de crianças especiais e novamente tive dificuldades por uma delas ser bastante hiperativa e desafiadora! Novamente tive que voltar pra Eja . O pior disso tudo não é a dificuldade na sala de aula e sim ver o deboche de alguns colegas de trabalho dando a entender que eu não mereço ser professora!! Desde pequena eu as vezes me incomodava com crianças menores que eu!!! Hoje adoro crianças e dou graças a Deus por isso! Mas afirmo que ainda tenho muitas dificuldades em lidar com crianças quando estão sob a minha responsabilidade até mesmo as crianças da minha família. Desculpem pelo tamanho do texto mas é uma parte sobre mim.
@lenymorais3535
@lenymorais3535 6 ай бұрын
Os autistas é que são normais(eu não tenho diagnóstico e faco as coisas do vídeo) falam a verdade, são reais, não fazem nada só pra agradar alguém, se um autista agrada alguém o fez porque queria e não por falsidade. A maioria das pessoas não tem autenticidade e agem de forma falsa uns com os outros, perdi muitas amizades por isso, hoje dou muito valor a quem me "aguenta" hahahahahah porque sou um amor, mas sincera ao extremo, quando as pessoas me cumprimentam e perguntam, oi tudo bem com você? Eu sempre acho que elas querem realmente saber se estou bem, sou sincera, falo se estou bem ou não, se tenho alguma dor ,falo tudo... Hoje eu me observo, e agora entendi, que a pergunta é só um protocolo de conversa, não tem nada a ver com saber de verdade
@edilene4
@edilene4 Жыл бұрын
Eu incluiria na lista que eu fico pensando muito no que vou falar, faço grande esboço para controlar o que falo pq tendo a assuntos hiperfocados que só interessam a mim, e constantemente me arrependo de tudo que falei e fico remoendo e sofrendo por muito tempo.
@vanessarodrigues4068
@vanessarodrigues4068 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Estou muito confusa! Não sei se estou camuflando ou sendo eu mesma. Em algumas situações sei que estou camuflando mas em outras não sei.
@nalvapinheiro5213
@nalvapinheiro5213 2 жыл бұрын
Idem
@GuerillaLPU9
@GuerillaLPU9 2 жыл бұрын
Caramba, foram 20 "sim" VS. 5 "não". E 3 delas as que estavam entre as que perguntaram se a gente negou ou não. Com esse questionário ficou claro que realmente eu me camuflo em situações sociais, especialmente no trabalho e em família. Percebo que sou muito sincera e não consigo mentir na maioria das situações. Engraçado que antes eu conseguia facilmente camuflar, hoje em dia realmente eu gasto muita energia fingindo ser normie. Mas faço por questão de sobrevivência. Percebo que é difícil ser 100% eu mesma. As vezes escapa, quando solto alguma gíria no trabalho ou faço uma doidice, mas pago mico e então relembro que preciso atuar pra sobreviver. Não é fácil, mas é a vida
@marianafernandes8246
@marianafernandes8246 7 ай бұрын
Quando se é adulto e precisa buscar ser outra pessoa com outras características para parar de sofrer e parar de nao ser aceita é profundamente doloroso, profundamente doloroso. Já treinei fala para quase todas as relações, até para levar meus filhos em consultas pediátricas. Hoje sei o quanto eu precisei ser parecida com as pessoas com quem tentei ter amizade na infância e na adolescência. Nem todo autista nao quer se relacionar. Hoje depois de incontáveis sofrimwntos e um numero alto de adoecimentos psiquiátricos, já nao te to quase nenhum estreitamento de laços e ainda fujo daqueles obrigatórios (família).
@fabianifigueira
@fabianifigueira 2 жыл бұрын
Eu sou do tipo péssima em mentir, mesmo que eu fale alguma coisa, a minha cara me denuncia kkkk
@Evelyn10818
@Evelyn10818 Ай бұрын
Eu nem tento mais, já falo logo a verdade, sou péssima mentindo tambem
@GoyaPontes
@GoyaPontes 3 ай бұрын
Todo mundo me criticava porque eu precisava fazer cursos de coisas básicas p me orientar na vida, uso dicionario até hoje e precisei aprender muito sobre expressao corporal. Comecei a notar que fazia muita careta qd me comunicava e comecei a tomar muito dorflex. O botox ajudou muito tb
@canalcrismanz16
@canalcrismanz16 Жыл бұрын
Eu to 100% dentro.. e sempre ficava exauta!!!! Desde que me diagnostiquei, fiquei mais calma e menos estressada. Foi libertador
@raquelcarvalho3551
@raquelcarvalho3551 7 ай бұрын
Eu desconfio muito do diagnóstico. Principalmente em algumas características vistas em alguns vídeos. Um ponto muito interessante é a camuflagem. É incrível pois eu acho que a única pessoa que me conhece é o meu marido, pois só consigo ser eu mesma com ele. Juntos somos muito brincalhões, mas fora de casa sou muito séria, já ele consegue ser ele mesmo. Então algumas pessoas não entendem como nos damos tão bem. Lembro do meu primeiro emprego como foi horrível pensar em como eu deveria me comportar, e me encaixar na forma de agir. Hoje já sou acostumada a ser outra pessoa fora de casa.
@renatapaiva6681
@renatapaiva6681 2 жыл бұрын
Carambaaaaa como assimmmmm!!! Tem algum profissional disposto a me avaliar por ai? Eu to sofrendooo! Não consigo trabalhar!
@adriellepires9988
@adriellepires9988 2 жыл бұрын
Eu sabia que mascarava muito, mas não tinha real dimensão de como as minhas crises estavam muito mais atreladas a isso do que ao aspecto sensorial, por exemplo. Sempre tive problemas com autoagressão(até como stims, mesmo) e desenvolvi fibromialgia, que se iniciou lá pelos 9 anos - coincidentemente, na mesma época em que mudei de turno na escola e entrei pra uma turma em que nunca consegui me encaixar, passando a fazer muito masking desde então. Eu já sabia do masking porque fui diagnosticada e apesar de parecer extrovertida e bem sociável, o laudo acusou "comprometimento social moderado". Mesmo assim, fiz o teste achando que uma ou outra coisa sairia diferente, e pra minha surpresa "gabaritei" tudo, inclusive as negativas 14, 15, 18, 19 e 25... Isso me chocou e me fez ter mais compaixão pelo meu processo de redescoberta, de tirar as máscaras, de descobrir quem eu realmente sou e quem eu precisei aprender a ser... Sem pressa, sem cobrança. Por que só agora percebi como sempre me cobrei tanto, como reprimi minha espontaneidade, e o peso que isso teve. Quase perdi a minha vida e agora vejo que mereço me acolher e respeitar meu tempo. A propósito, obrigada e parabéns pelos conteúdos do canal - é um dos meus favoritos.
@luizacomz1412
@luizacomz1412 2 жыл бұрын
Olá, três meses depois estou assistindo seu vídeo e vendo como me encaixo. Infelizmente não consegui concluir a faculdade, tbm não pretendo tirar minha habilitação, e minha família valoriza muito essas coisas. Arrumo mil desculpas e fico cansada de não me entenderem. Pra falar a verdade, eu não fingia muito qdo mais nova, mas de tanto ouvir q tenho algum problema, percebi finalmente, que meu jeito de ser era diferente e por isso não me encaixava, eu era chamada de doida, ou estranha pela minha irmã, então passei a me mascarar na fase da adolescência pra adulta. Hj percebo que tenho muito traços do espectro. Gostaria de conhecer um profissional no RJ pra me diagnosticar ou não. É bem difícil, hj sou casada e ganho meu dinheiro na internet onde minha interação social é quase nenhuma. Lembro que quando criança, ficava com raiva, tacava minha cabeça na parede, e minha irmã me chamava de maluca, e isso me deixava com mais raiva. Eu sinceramente não sei quando eu parei e nem porquê, sou conhecida como a estranha legal da família e anti social, meu marido me ama, e me empurra p me superar, ou muitas vezes me deixa ter meu tempo e respeita, e isso é um alívio. Enfim, cresci. E hj além de tudo, me dou muito bem com minha irmã, ela só me acha um pouquinho diferente😌. (Porém é ainda extremamente difícil ser diferente)
@marianacarina2580
@marianacarina2580 Жыл бұрын
Sou escritora, e sempre achei que tinha curiosidade nas expressões faciais das pessoas nas séries e filmes que eu assisto para aprender a como descrever melhor um sentimento em formato de prosa (show, don't tell). Mas desde que a hipótese de autismo fora levantada pelo psiquiatra, eu vejo mais e mais coisas minhas que não são realmente "padrões" do comportamento neurotípico.
@adrianamonferrari1809
@adrianamonferrari1809 Жыл бұрын
Camuflei por tanto tempo que cheguei a pensar que estava desenvolvendo (se isso é possível) uma personalidade dissociativa: uma personagem social (gentil, empática, amigável) e uma outra "sociopata" (qdo tenho explosões furiosas e quero exterminar a espécie humana), enquanto eu mesma só quero estar em completo silêncio em outro planeta... longe de tudo que me consome...
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
Não consigo monitorar minhas expressões faciais... só recentemente, depois dos quarenta, com muitos feedbacks, dei conta que sempre fico de cara amarrada, mesmo sem motivo... Desde criança 😕
@user-my6td9ep9r
@user-my6td9ep9r 2 жыл бұрын
Eu também.
@nalvapinheiro5213
@nalvapinheiro5213 2 жыл бұрын
Tem algum traço no seu rosto que evidencia esta expressão? Porque já vi uma mulher com ruga de expressão na testa bem evidente. Parecia que estava sempre de cara amarrada, com raiva. Mas era por conta de tal ruga. Era essa a impressão que tive dela.
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
@@nalvapinheiro5213 nasci com ela rs tenho fotos muito nova com cara enfezada. E nem é fotofobia.
@wilketeixeira2391
@wilketeixeira2391 8 ай бұрын
Ela já pega um exemplo radical. Entrevista de emprego é teatro, o candidato age de modo que acredita ser o mais adequado pra agradar o entrevistador e o entrevistador finge que acreditou na encenação. No final vem aquela promessa de ligar que sabemos que é mentira.
@emilypegoraro9074
@emilypegoraro9074 2 жыл бұрын
Ih rapaz! Eu concordei com a grande maioria dos que disse que significa que a pessoa está camuflando e eu achava só que era por eu ser introvertida e que eu era muito tímida!
@nathyalexz
@nathyalexz Жыл бұрын
É muito difícil pra gente. Sério mesmo. Hoje de manhã assisti um vídeo que mostrava uma pesquisa dizendo que os autistas levam em média de 3 a 10 segundos para serem rejeitados. Aí então passamos a vida inteira criando personagens para diminuir esse índice de rejeição... e acabamos adquirindo ansiedade e depressão. Então me diz como fazemos? Se somos nós mesmos, teremos todas as portas fechadas, de emprego, de amizades, de relacionamentos... O que também gera depressão, porque quem gosta de ser rejeitado? mas se mascarando ficamos cansados, ansiosos e depressivos também. Então sinceramente não sei o que fazer. Realmente é exaustivo viver.
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
Aumentei a resolução para bisbilhotar a estante. Sempre presto mais atenção no fundo do que na figura rs. Difícil concentrar no que vc diz :)
@vguedesrosa
@vguedesrosa 2 жыл бұрын
O resultado mais desesperador pra mim, gabaritei =/ simplesmente fico exausta depois de qualquer interação social, e aprendi a me manipular, agora me sinto uma pessoa péssima
@ilimaferr
@ilimaferr 2 жыл бұрын
Obrigada por falar sobre isso, Lygia! Essa questão da camuflagem acontece em outros transtornos também, como a Depressão, por exemplo.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Olá, Iza! 💗 Obrigada pela presença! Sim! E, no caso dos neurodivergentes, a camuflagem tende a ser uma estratégia de defesa usada de forma recorrente desde a infância. 🎭✨♾✨🌻
@raimundaritadonascimentosi9811
@raimundaritadonascimentosi9811 2 жыл бұрын
Eu me sinto uma pessoa falsa!!! Isso é horrível, por isso tenho pesquisado sobre o tea. Sempre achei algo estranho em mim. Me casei tenho duas filhas, tenho percebido que minha filha caçula tem às vezes alguns traços do tea .
@rosanecasagrande9555
@rosanecasagrande9555 2 жыл бұрын
@@raimundaritadonascimentosi9811 o que é tea?
@ninaviolinista_ofc
@ninaviolinista_ofc Жыл бұрын
@@rosanecasagrande9555 Transtorno do Espectro Autista
@duebabi2203
@duebabi2203 Жыл бұрын
Caí de para quedas nesse vídeo,percebo que ,posso estar enganada,temos muitos profissionais para fazerem leitura de vida ...de comportamentos...de atitudes...generalizando as situações .As pessoas são diferentes.Tem culturas diferentes .Os hormônios agem diferentes de acordo com fases .Eu mesma respondi o questionário analisando fases.Na minha adolescência e início da fase adulta teria respondido sim para todas as questões.Hoje respondo sim para algumas de acordo com a situação visualizada.Camuflar?Acho que não .Sobreviver? Talvez .Somos seres humanos,falhos tentando ser melhores, há quem não consiga ,esses sim precisam buscar ajuda.No mais ,meus queridos,não busquemos o que não queremos .Não somos imutáveis.
@TheRah2009
@TheRah2009 Ай бұрын
Quando eu era adolescente eu não sabia fazer amizade, então eu observava as pessoas no primeiro dia d aula como faziam p interagir e eu tentava copiar kkk, lembro q na primeira amiga q fiz no ensino médio eu perguntei 3x p ela qual era o nome dela pq não sabia como continuar a conversa. Nunca tive um diagnóstico mas vou tentar marcar com um médico, desconfio d ter autismo e TDAH...na infância minha mãe dizia q eu me balançava p frente e pra trás e faço isso d vez em quando qndo estou sentada na cadeira do pc.
@aldacaroline2193
@aldacaroline2193 2 жыл бұрын
Eu gostaria mto de um video falando sobre quais ferramentas podemos usar na socialização para fugir da camuflagem.
@karlacoelho5246
@karlacoelho5246 8 ай бұрын
Boa noite,sou a Karla 56 anos diagnóstico tardio TEA,sou filósofa clínica,e fiz esse teste e descobri o cansaço que estou, tenho tido suporte com oficinas de grupo comunitário,auto cuidado (todos os níveis) estimulação cognitiva, espelho ajuda muito pois ensina a compreender gestos, feição fácil,e também faço oficina existir ajuda no comportamento tanto social intrínseco,nós faz. aprender ser como somos, buscando e enfatizando as existência social.Isso tudo está me ensinado a sofrer e ficar bem menos exausta.
@gilmarasantana8650
@gilmarasantana8650 2 жыл бұрын
Tenho investigado sobre esse assunto e tenho praticamente todos os sintomas de autismos e ando muito aflita, mas sua voz é confortável ao meu ouvido
@vivianemnzs
@vivianemnzs 2 жыл бұрын
Nossa, Lygia! Impressionante esse questionário, respondi sim à maioria das perguntas e não em quase todas as que vc mencionou (15, 18,19,25). Desde que uma amiga próxima foi diagnosticada, passei a pesquisar muito mais sobre o assunto e percebi que também tenho inúmeras características de masking, etc, e isso sempre me causou muito sofrimento, inclusive já tive um período em que tratei TAG com distimia tal era o nível de incômodo que sentia. Obrigada pelos vídeos e por compartilhar. Estou em busca de profissionais para fazer uma avaliação neuropsicológica e ver se encontro resposta para essas angústias que sempre retornam mesmo fazendo terapia em alguns momentos da vida. Obrigada novamente pelo seu trabalho de compartilhar conhecimento!
@deboradias9366
@deboradias9366 2 жыл бұрын
Só não me sinto mais cansada pq simplesmente não interajo com quase ninguém. Mais intismista apenas com meu esposo (que inclusive foi difícil no começo) e o restante das interações são apenas se muito necessária: tipo comprar alguma coisa que seja presencial. Evito falar com as pessoas ao máximo e TB não mantenho amizades pq me deixa exausta. Sei que não é saudável, mas foi o jeito q encontrei de me preservar.
@greatbear9856
@greatbear9856 Жыл бұрын
Também sou assim.. ate para ir na padaria pedir um pão é complicado pra mim.. se eu pudesse compraria tudo na Internet para não precisar conversar com ninguém
@anakeilaavelino6322
@anakeilaavelino6322 8 ай бұрын
Eu sempre participo de entrevistas de emprego,mas eu nunca passo nas entrevistas, hj eu me pergunto se há alguma coisa erra em mim. E isso me frustra tanto e me pergunto,pq sou diferente das outras pessoas?? Pq eu não consigo me encontrar profissionalmente?? Pq eu não consigo ter muitas amizades?? Conclusão: posso ser autista,vou investigar!!
@MineAnimator
@MineAnimator 2 жыл бұрын
Durante as perguntas pensei "por que as respostas que corroboram com o comportamento de máscara social eram 'sim' nas primeiras questões, mas do nada passaram a ser o 'não'?", Aí no final vi o motivo, então realmente estou mascarando o comportamento anormal
@racks2010
@racks2010 2 жыл бұрын
Seus vídeos são libertadores… 43 anos de camuflagem constante… Fui às lágrimas!
@alexmarcon5262
@alexmarcon5262 2 жыл бұрын
Oi. Acompanho seu canal há um tempo e já comentei aqui algumas vezes... No momento estou aguardando meu plano de saúde liberar a avaliação neuropsicológica, mas cada vez mais tenho certeza de que estou no espectro. O problema é justamente o fato de que sempre me camuflei, passei a minha vida inteira "atuando" e tentando parecer "normal" (inclusive, basicamente gabaritei o teste do vídeo). Agora na faculdade e principalmente com os estágios, estou percebendo minhas dificuldades e me sinto sem chão porque as pessoas não entendem o porquê de eu sofrer tanto com certas coisas e situações. E eu também não sei como explicar essas questões, principalmente por não ter um diagnóstico que "comprove" isso. Mas também me pergunto se alguma coisa iria mudar, se as pessoas seriam mais compreensivas, sei lá... Talvez eu pudesse me perdoar pelas minhas falhas, pelo menos...
@RobertaMarciel
@RobertaMarciel 2 жыл бұрын
Olá! Eu entrei nessa história agora, aos 42 anos, por causa da minha filha de 6 anos, que talvez esteja no espectro. Acredito que é bom poder embarcar nessa para ao menos se entender e perdoar... afinal, o nosso maior algoz mora dentro da gente. No meu caso, aprender mais sobre isso e poder dizer pra si mesma "ah, agora entendi! Tudo faz sentido!" é um alívio gigantesco! Te desejo tudo de bom.
@marinalevyy
@marinalevyy Жыл бұрын
Comecei a perceber que posso ser neurodivergente não diagnosticada depois de falhar em diversas entrevistas de emprego. Isso me deixou tão exausta e frustrada que resolvi desistir.
@yuriguimaraes6368
@yuriguimaraes6368 Жыл бұрын
Eu tenho diagnóstico de Dupla Excepcionalidade e vendo esse questionário eu literalmente fiquei assustado como alguns comportamentos eram (e são) por mim praticados e eu não percebia. Em conversas com meu melhor amigo, afirmo que eu tenho preguiça de certas interações sociais. Ele não entende por me observar interagindo facilmente e cativando as pessoas com aparente facilidade, mas eu sempre digo que eu estou "forçando"(não sabia que existia esse termo "mascarar") para que a interação se dê daquela forma. Eu fico feliz por estar me entendendo melhor e me "perdoar mais", pegar mais leve comigo sobre a forma como eu penso e por vezes me comporto.
@Vanessa-ui6nq
@Vanessa-ui6nq 7 ай бұрын
Sou filha de narcisista então o sentimento de inadequada e baixa auto estima mascararam muito minha dificuldade de interação social. Mas depois de muita TCC entendo que continuo c certas dificuldades.
@luluanegra1579
@luluanegra1579 Жыл бұрын
Sou ótima em entrevistas. Aprendi a me comportar exatamente como se deve... sou uma artista. 😢
@judexevocati2850
@judexevocati2850 9 ай бұрын
Eu sempre uma sensação de que algo em mim não era "normal", me sentia deslocado demais, mesmo quando conseguia interagir. Na fase adulta, bem recentemente, fui diagnosticado com TDAH, e muita coisa passou a fazer sentido. Hoje, aos 35 anos, eu não sei mais quem eu sou, parece que tudo foi tão forçado, mecânico, nas interações sociais que ando exausto de tudo. Para ter uma conversa com o porteiro do prédio eu tenho que já fazer um script mental e ainda assim, fica mecânico, parece que a pessoa percebe que minhas falas são meio forçadas e as vezes fora do timing. Estou me sentindo perdido e solitário, parece que eu não sei mais quem eu sou. Até as minhas memórias de infância, parece que são de outra pessoa, não consigo sentir que são minhas.
@devairsantos7471
@devairsantos7471 2 жыл бұрын
Eu tenho 40 anos eu criei um personagem, é como se fosse dois indivíduos por causa do autismo ,e eu tento ser uma pessoa no meio da sociedade para mim trabalhar e conviver com o sistema ,e em casa eu sou outra completamente diferente como se tivesse duas personalidades isso é bem cansativo para mim
@zoomautisme
@zoomautisme Жыл бұрын
Seus vídeos são maravilhosos! 👏🏻👏🏻👏🏻
@lygia.pereira
@lygia.pereira Жыл бұрын
Maravilhoso é ter você aqui, Zoom A! 🧠✨♾️✨🌈 Obrigada pelo carinho!
@LuizFernandesdosSantos-em6wk
@LuizFernandesdosSantos-em6wk 8 ай бұрын
Santa tarde!concordo com a maior parte das questões. De fato o mask,começa sem percebermos que estamos fazendo,com o tempo,começamos a reconhecer isso Obrigado pelo vídeo.
@wabisabi268
@wabisabi268 2 жыл бұрын
Lygia querida! Gostaria de deixar a sugestão de um vídeo falando sobre as possíveis soluções para isso. Seria lindo! Obs.: vc é tão necessária! (digitando com lágrimas nos olhos).
@cezarbarreto3337
@cezarbarreto3337 Жыл бұрын
No teste AQ deu 41, vou fazer diagnóstico clinico ainda. Tenho 40 anos e vivi a vida toda tentando mascarar. Um esforço enorme!!!
@antoniarsongs7625
@antoniarsongs7625 2 жыл бұрын
Quero compartilhar duas características que acho estranha em mim, uma só eu sei, que é quando alguém ta conversando comigo e o assunto que não me interessa, eu finjo que estou ouvindo, fico interagindo respondendo com respostas vagas, mais na verdade estou flutuando, as vezes fico ate irritada, mais uso as minhas máscaras, isso é tão exaustivo. A outra coisa que me incomoda é que eu fico tão rígida, que fico parecendo um robô, já me falaram isso, e eu fico preocupada, tentando parecer normal.
@larissanunez7589
@larissanunez7589 Жыл бұрын
Vc devia procurar um psiquiatra. Pra te dar seu diagnóstico. Não pode ficar só pesquisando e achando as coisas por si mesma. Eu recebi o meu aos 29 anos.
@jessicas1508
@jessicas1508 Жыл бұрын
Camuflei tanto que me perdi de mim não sabia quem eu era o que eu gostava. Mas agora com o diagnóstico e a terapia estou tomando pose de mim msm na minha essência
@mariafatimasilveira6439
@mariafatimasilveira6439 Жыл бұрын
Excelente questionário gratidão
@superespiritual1553
@superespiritual1553 Жыл бұрын
Camuflava mas trabalho em casa há anos e meu marido é autista, quase todos nossos amigos são neurodiversos. Hoje sinto que não camuflo quando estou com eles, mas em outras situações, sim.
@caiquepereira3860
@caiquepereira3860 Жыл бұрын
Caramba, eu sempre usei máscaras 😮 por isso q qdo minha psicóloga falou q eu poderia ter autismo eu pensei q não era possível
@MineAnimator
@MineAnimator 2 жыл бұрын
O que autismo feminino tem a ver com arco íris? Parece que escolheram um símbolo aleatoriamente
@LudyKa_
@LudyKa_ Жыл бұрын
Nossa faço muito isso, desde sempre. Me mudei muito durante a vida infantil e adolescente, então passei por muitas escolas, e sempre antes de começar em uma, eu pensava em como iria agir, qual "personalidade" teria, para ser melhor aceita que na anterior. Nem preciso dizer que foi uma vida de bulling, só acabou (parou de ter frequencia alta, mas vez ou outra acontecia de novo) com uns 18, 20 anos, pois já tinha praticado bastante como "ser normal". E até hoje, mesmo entre amigos, antes de qualquer rolê eu me preparo mentalmente pensando em como me comportar, o que dizer, pois uma coisa que sempreeeeee me falam é que eu tô no mundo da lua, que eu sou quieta demais, ou que entendo as coisas por ultimo, tipo piada, mas na verdade eu nem tava ouvindo kkkkkkk, me esforço pra acompanhar conversas grupais as quais não tenho interesse tbm. Não sei se sou autista, vendo vídeos e testes de autismo clássico, não parece muito, mas ao ver esses vídeos de autismo em mulheres, camuflagem, as emoções vicerais, esse jeito mais peculiar de ser, estereotipias, não saber dizer o que sente, me vi todinha. Agora me sinto em crise existencial forte, não sei se é uma coisa boa saber disso ou não, sou muito neurótica, e agora sinto que vou tentar mascarar mais ainda, principalmente em ambiente de trabalho. Morro de medo de perder o emprego, e se souberem que posso ser neurodivergente, me dá pânico. Mas vou trabalhar isso e me dar espaço, seus vídeos são muito bons e você acolhedora
@luz-546
@luz-546 2 жыл бұрын
Eu acredito que camuflei tanto minha vida inteira que isso se tornou uma espécie de hiperfoco meu, fico observando pessoas e comportamentos, formas como elas agem. Realmente essas perguntas foram como se tivesse me decifrando, me dá um certo medo nem saber o que devo fazer.
@jotolentino5211
@jotolentino5211 Жыл бұрын
Com as pessoas que tenho mais convívio eu não me camuflo, mas tem horas que são necessárias. E eu fico ensinando na cabeça oq vou falar, por horas ou dias
@anemonanonyma3422
@anemonanonyma3422 2 жыл бұрын
1. 2. x 3. x 4. x 5. x 6. 7. x 8. x 9. x 10. x 11. x 12. x 13. 14. 15. 16. x 17. 18. 19. 20. x 21. x 22. x 23. x 24. x 25. Eu aprendo a fazer isso des dos meus 5 anos, mas só apliquei quando tinha 9 anos, realmente, passei muito tempo procurando o "normal", ainda n tenho nenhum diagnóstico, mas meu namorado vive apontando traços autístico s meus.
@cleisilva317
@cleisilva317 2 жыл бұрын
Infelizmente me sinto perdida e cansada de tentar me incaixar.🥺
@naramarques2298
@naramarques2298 Жыл бұрын
Está mais do que na hora de discutirmos o conceito de " normal" - o que seria ser alguém normal?. Não existe alguém normal, isso não existe. Evoluiremos quando todos se depararem com a inexistência do ser normal. Não existe o normal: basta alguém se dizer normal, para tornar claro os seus problemas.
@wabisabi268
@wabisabi268 2 жыл бұрын
Fiz o teste e confirmei a hipótese: faço muito isso! Muito mesmo! E nas muitas vezes que não fiz, me dei mal. Acredito que este é um (e apenas um) dos motivos pelos quais sinto prazer apenas em me relacionar com pessoas com quem tenho intimidade e, de preferência, uma por vez. Dessa forma posso mais facilmente ser eu... e, mesmo assim, nem tanto (depende da pessoa). Sinto que talvez agora com o diagnóstico que tive recentemente eu possa me libertar!
@LudyKa_
@LudyKa_ Жыл бұрын
tbm sou assim. Adoro a companhia de pouquissímas pessoas, as quais posso ser eu mesma. Odeio rolê em grupo, muita gente e muita coisa pra prestar atenção ao mesmo tempo.
@linagreengrape
@linagreengrape 2 жыл бұрын
O masking poderia ser utilizado por pessoas que possuem ansiedade social? Por eu me sinto mt assim, mas até onde vejo não sou autista (se sou é pouco perceptível)
@Casiano7
@Casiano7 2 жыл бұрын
Doutora! Fui Diagnosticado com TOC ! Mais Sinto Tudo isso do Autismo e também do TDAH!! É Possível ter tudo isso? Ou têm uma Forma de Separar?
@matheusnacli
@matheusnacli 10 ай бұрын
Sempre atuo. Socializar é muito difícil.... sempre foi.
@racks2010
@racks2010 2 жыл бұрын
Gente, eu achei que todo mundo fazia isso…. De ensaiar, pensar nas expressões faciais….😂
@_tixij
@_tixij 8 ай бұрын
meu deus, eu faço isso durante entrevista. fico olhando ao redor, teto, chão, outras pessoas, nao mantenho contato visual por muito tempo, só enquanto a pessoa está falando, mas quando estou, olho p outro lado
@marcinhafreitas3999
@marcinhafreitas3999 2 жыл бұрын
Eu gostei da sua voz! ela têm um timbre tranquilo e ele é decresente
@folhaembranco9941
@folhaembranco9941 2 ай бұрын
no quesito de interação social eu me encaixo em tudo que é caracterizado no TEA, porém tem muitas aracteristicas que são tipicas que eu não tenho, tenho uma hipotese de TEA e TDAH mas preciso fazer a Avaliação
@elizangelabergamo3260
@elizangelabergamo3260 Жыл бұрын
a camuflagem também é um sofrimento
@mavxron
@mavxron Жыл бұрын
Sofro de disfunção emocional. E não sei iniciar conversa e não tenho interesse também. Também não tenho o interesse em fofocas ou assuntos que não são meus. Porém, eu tento agir como uma pessoa normal.
@magiaeencantariacigana2014
@magiaeencantariacigana2014 Жыл бұрын
Exatamente isso tudo...infelizmente..muitos prejuízos
@lauryquaseescritora
@lauryquaseescritora Жыл бұрын
Marquei sim pra quase tudo. Estou conseguindo me livrar disso aos poucos. Tem coisas que é meio inconsciente.
@lilianepatricia4631
@lilianepatricia4631 2 жыл бұрын
Maravilhosa.
@ethelraquelstuleu732
@ethelraquelstuleu732 2 жыл бұрын
Gostei muito do teste, mas eu cresci num lar evangélico e por isso tudo que tem TV acaba não batendo, porque não tínhamos TV. Mas sempre fiquei observando as expressões faciais, principalmente em material de desenho. Hoje existe muito material na internet, explicando certinho como as expressões estão no rosto. Poderia adaptar essas questões que aparecem TV
@ROS2321
@ROS2321 Жыл бұрын
Eu tentei tanto me encaixar que eu usava a expressão que forcei tanto a barra que a barra quebrou. Eu desisti, tento melhorar, é desgastante e cansativo mas só faço isso hoje em dia para coisas importantes, tipo entrevistas, relações profissionais mas depois de um tempo tento ser eu mesma, me segurando só um pouco
@andylisting5022
@andylisting5022 4 ай бұрын
Estresse sou eu que passo com quem é! Ter q repetir mil vezes a mesma coisa e explica zueira, sarcasmos, deboche, explicar o obvio pq a pessoa nao detecta nada! E me CANSA mentalmente!
5 Coisas que Irritam MUITO as Pessoas Autistas
16:24
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 245 М.
Autismo Adulto - teste para rastreio de comportamentos repetitivos e rigidez
7:46
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 28 М.
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 66 МЛН
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Secret Vlog
Рет қаралды 20 МЛН
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos pouco óbvios
18:52
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 371 М.
Diagnóstico de mulheres autistas adultas [COMO FAZER?]
23:59
Luna ABA
Рет қаралды 308 М.
Autismo em mulheres - 10 características da socialização autista
11:27
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 26 М.
Autismo Nível 1 - 14 Sinais Sutis + Traços Clássicos
26:52
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 29 М.
As crises do Asperger: conhecer para ajudar!
51:39
Eloisa Accorsi - Meu Asperger Favorito
Рет қаралды 193 М.
OS 15 SINTOMAS MAIS COMUNS DO TDAH ADULTO | ANA BEATRIZ
13:30
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 3,3 МЛН
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 437 М.
Autismo em mulheres - 10 traços emocionais do espectro feminino
16:06
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 77 М.
Teoria das colheres - como evitar a exaustão se você é uma pessoa altamente sensível
9:41
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 19 М.
7 Signs of Undiagnosed Autism in Adults
15:24
Autism From The Inside
Рет қаралды 1,4 МЛН