Sempre fascinante, Einstein e todo mundo académico contribuem para o melhor entendimento da realidade, trabalhos notáveis.
@sidneimigueldossantossidne94267 ай бұрын
Correndo o risco de ser redundante, professor Eudes: Vídeo interessantíssimo! Quase não consigo respirar enquanto o senhor fala. Que canal maravilhoso que é o Verve Científica!
7 ай бұрын
@sidneimigueldossantossidne9426 Sidnei, redundância assim é bem vinda! Muito obrigado por estar conosco. Conto com sua ajuda para disseminar esse conteúdo! Abraço, Eudes.
@sidneimigueldossantossidne94267 ай бұрын
Falo do Verve Científica sempre que posso com amigos e amigas professores e alunos.
@djalmirjosedarochabarretob73687 ай бұрын
Se a velocidade da luz é constante então a depender da velocidade relativa entre dois referenciais inérciais o que mudará será o comprimento de onda (e a frequência) da luz.
@marcosvilla77447 ай бұрын
No caso das duas espaçonaves, penso que existe uma maneira simples de saber qual das duas está em movimento ou se as duas estão em movimento ou se uma está parada em relação à outra. Saio da espaçonave A e caminho a sua frente, coloco um espelho e volto para a espaçonave. Direciono um feixe eletromagnético em direção ao espelho medindo a frequência desse feixe na saída e no retorno. Faço o mesmo procedimento com a espaçonave B, cuidando para que a frequência de saída do feixe eletromagnético seja a mesma da espaçonave A. Ao fazer as duas medições teremos o resultado: caso as frequências sejam as mesmas, teremos a indicação de que as duas espaçonaves estão em movimento. Caso as frequências sejam diferentes, teremos o indicativo de que uma das espaçonaves está parada ou em velocidade menor que a outra.
7 ай бұрын
Olá Marcos, obrigado pelo seu comentário. Na sua análise você busca contornar os postulados da relatividade empregando o Efeito Doppler, mas essa é uma ideia falha. É falha porque não leva em conta que frequência medida de um feixe de luz refletido seria a mesma na ausência de aceleração, independentemente de qual espaçonave consideramos em movimento ou em repouso. Além do mais a relatividade especial, sem um referencial externo, é impossível determinar um movimento absoluto apenas com medições internas. Dessa forma, as medições que você propõe não forneceriam informações sobre um movimento absoluto. Abraço, Eudes.
@OP20737 ай бұрын
difícil, mas possível entender. obrigado, Verve Científica, por mais este excelente trabalho.
@luanbabuza22807 ай бұрын
assunto interessante
@luizhagaia7 ай бұрын
Me pergunto. Em que nível de evolução estaria nossa espécie hoje. Se a mesma houvesse optado pelo aprendizado cientifico como regra padrão desde seu surgimento.
@Bruno-bert7 ай бұрын
Muito bom parabéns. A velocidade de uma onda eletromagnética não depende do referencial, acho isso muito intrigante. E sempre fico pesando porque. Mas a sua frequência sim depende. Ela se torna mais energética se estiver contra ela e menos energética se tiver a favor. É isso?
7 ай бұрын
@Bruno-bert Bruno, obrigado pelo seu comentário. Para muitas questões o cientista também não sabe os "porquês", ele apenas se dá ao trabalho de explicar "como" o fenômeno ocorre. A velocidade da luz é constante, sim, isso é postulado. Agora a frequência varia pois senão violaria a conservação da energia. Falei disso num dos vídeo da série sobre Fenômenos Óticos, talvez queira conferir. Abraço, Eudes.
@ramonandrade40352 ай бұрын
Olá professor, eu aqui para mais uma dúvida. No instante do vídeo 9:32 temos como conclusão que independente do sentido do movimento, não podemos somar a velocidade da nave com a velocidade da luz, correto? Se a nave está a 0,9 C quando medido em relação a pessoa, e ambos emitem um sinal de luz na posição x, considerando exclusivamente o ponto de vista da pessoa, e neste ponto de vista considerando que a emissão seja simultânea, a questão que eu queria muito saber é, se fosse uma corrida entre o sinal de luz emitido pela nave e o sinal de luz emitido pela pessoa, ambas chegariam ao mesmo tempo ( sempre medido pela pessoa) no final da reta da corrida, certo? Afinal não faria sentido um sinal de luz ser mais rápido do que outro, como se tanto faz a nave estar parada ou a 0,9 C, a luz emitida por ela na posição x teria a mesma velocidade que a luz emitida pela pessoa (fazendo a análise sempre do ponto de vista da pessoa). Essa conclusão está correta?
2 ай бұрын
@ramonandrade4035 Ramon, a velocidade da luz é a mesma sempre, independente do movimento de quem a mede ou do movimento de sua fonte. Abraço, Eudes.
@LeandroRodriguesDryka7 ай бұрын
por que então supõem que um vianjante que está na velocidade da luz envelhece mais lentamente do que uma pessoa que está na terra?
7 ай бұрын
@LeandroRodriguesDryka Fala Leandro, vou falar disso explicitamente depois que falar da contração do espaço, daqui a dois ou tres vídeos. Continue nos acompanhando! Abraço, Eudes.
@FelipeOliveira-vp7yb7 ай бұрын
Parabéns Professor!! Baita série!! Aguardo os próximos.
@cesarlagreca80766 ай бұрын
Onde estão os 3 ultimos videos? não são 12? abs
6 ай бұрын
Olá Cesar, esses são vídeos, programados mas ainda não lançados! Cada vídeo sobre relatividade sai quinzenalmente. Talvez voce queria conhecer também a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@cesarlagreca80766 ай бұрын
Caro Eudes, agradeço a retorno e ansioso por assisti-los em breve! grande abraço e mais uma vez para bens pela qualidade e precisão em suas explicaçoes.
@raphaelbonillo21926 ай бұрын
Como é possível pessoas envelhecerem em velocidades diferentes compartilhando a mesma realidade?
6 ай бұрын
Olá Rafael, falarei disso nos próximos vídeo! Continue nos acompanhando. De preferência, se não o fez, sugiro que comece a série do início: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0w61aa3Uv4vXjGeZp7QqRqD Abraço, Eudes