Рет қаралды 1,325,557
Embarque
A estação Pedro Nolasco/Vitória fica localizada na cidade de Cariacica (Região da Grande Vitória) embora bem localizada e de fácil acesso. Localiza-se bem próximo ao centro e à rodoviária de Vitória, sendo essas (rodoviária e ferroviária) ligadas por uma ponte (Segunda Ponte), fácil de chegar de ônibus ou táxi. A estação Pedro Nolasco é bem organizada, limpa e também possui sala de espera. Funcionários bem ágeis e corteses no que diz respeito a qualquer dúvida do passageiro.
Viagem
A viagem é extremamente tranquila, aconteceram duas paradas de alguns minutos por falta de energia nos trilhos mas que não passaram de 15 minutos cada, comumente ocorridas no trem antigo também.
Interior
O atendimento da empresa que faz o serviço de bordo é muito bom, passam com carrinhos cheio de produtos para vendas (com preços bem camaradas). O almoço custa R$ 12, muito bem servido. O atendente que passa nos vagões para vender os produtos passa também por volta das 11 horas perguntando o interesse no almoço e você adquire o ticket, que por volta do meio dia é trocado por um marmitex.
Serviço de bordo
No geral o trem se tornou bastante sinalizado e possui agora um Guia de Bordo, com informações importantes sobre o trem, a viagem e informações de segurança.
Guia de bordo
Quanto a esse quesito, o novo trem está de parabéns, possui vagões adaptados com saídas de segurança, todas vagões com tomadas 220V, e um vagão especial para cadeirante e todos os vagões disponibilizam elevador de acesso para as cadeiras de rodas.
Entretenimento
Os vagões são extremamente modernos como pode ser observado. Bem distribuído, com painéis externos indicando a classe, e possuem coloração diferente dentre os vagões da Classe Executiva para a Turística. Possuem telas de TV em todos os vagões, embora ainda não tivesse nenhuma programação disponível, pelo menos durante essa viagem/trecho de Vitória a Ipatinga.
Como já mencionado o único incidente foram duas paradas obrigatórias mais ou menos de 20 minutos já no estado de Minas Gerais, que de acordo com o maquinista era por falta de energia nos trilhos.
Chegada
O desembarque ocorreu muito bem e sem nenhum percalço, apenas um pequeno atraso de 30 minutos da hora prevista na cidade de Ipatinga. A estação é muito bonita e bem conservada, fica numa localização estratégica na BR-381, próxima ao Shopping Vale do Aço e com fácil acesso para o centro da cidade e/ou outros bairros. Possui ponto de táxi fixo, sendo de maior movimento no embarque/desembarque do trem de passageiros. Também possui um ponto de ônibus (municipal e intermunicipal) logo na sua saída:
Conclusão
Essa viagem sempre foi encatadora, principalmente pelas belezas naturais avistadas em todo o seu trajeto, não só em Minas como no Espírito Santo. Agora com o novo Trem da Vale ficou imprescindível tanto para quem já conhecia o antigo trem como para quem nunca utilizou desse meio de transporte no Brasil!