Рет қаралды 20,146
Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo falo sobre o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), quais os sintomas e o tratamento.
REDES SOCIAIS
Inscreva-se: www.youtube.co...
Site: www.cristianeg...
Instagram: / psicologia.cristianega...
______________________________________
Transtorno de estresse pós traumático ou TEPT é um dos transtornos de ansiedade e como o próprio nome sugere ocorre quando a pessoa vivencia ou testemunha uma situação traumática associado a outros fatores, porque a pessoa pode vivenciar uma situação de grande estresse, como um acidente, um assalto, ou até mesmo ser submetida à alguma violência e não necessariamente desenvolver o transtorno.
O estresse pós traumático vai se desenvolver a partir de um evento que a pessoa passa por alguma situação de bastante estresse como um acidente mais grave, desastres naturais, assalto, sequestro, ou qualquer tipo de violência que ameace sua integridade física ou mental. Qualquer situação, independente de qual, mas que a pessoa interpreta como um risco à sua integridade ou que represente, de alguma maneira, um risco de morte. A forma como a pessoa vai interpretar, sentir e lidar com o pós evento é que pode caracterizar o transtorno e causar um maior sofrimento ou não. A interpretação é um fator que influencia no desenvolvimento do trauma. Pessoas diferentes podem passar por situações bem similares, mas algumas vão desenvolver o transtorno e outras não.
Nem toda situação estressante é traumática. Um trauma psicológico se refere à situações que representam um risco à integridade e mesmo em algumas situações como as que eu exemplifiquei, um assalto, por exemplo, a maioria das pessoas vai lembrar do episódio por alguns dias, mas vai aos poucos retomando a vida normalmente. Quando isso não acontece e começam a se manifestar sintomas, com sofrimento maior e prejuízo nas diversas áreas da vida, então podemos falar em transtorno de estresse pós traumático.
SINTOMAS:
Memória persistente sobre o evento: lembranças intrusivas, angustiantes do que aconteceu, flashbacks como se estivesse revivendo aquele evento, ou pesadelos recorrentes e perturbação do sono.
Sofrimento psicológico e reações fisiológicas: diante de sinais (situações, pessoas ou lugares) que se assemelham ou simbolizam o evento traumático. Sintomas físicos da ansiedade -batimento cardíaco acelerado, suar frio, tremores, tontura, dificuldade em respirar adequadamente e outras reações.
Evitação dos estímulos, pessoas ou lugares que façam a pessoa lembrar do evento traumático.
Alterações negativas da cognição: esquecer um aspecto importante do evento; crenças negativas a respeito de si mesma e do mundo.
Alterações no humor: sentimentos de culpa, vergonha, medo, raiva.
Alterações no comportamento: a pessoa passa a não ter interesse e nem participar de atividades, se distancia das pessoas, pode também apresentar comportamento autodestrutivo. Costuma apresentar uma resposta exagerada de sobressalto, um susto mesmo a um estímulo externo que não represente de fato um perigo, um barulho na rua, alguém passar perto falando alto, mas justamente porque a pessoa está vivenciando um trauma ela fica mais hipervigilante, muito mais cautelosa devido ao medo, muito mais sensível aos estímulos.
Desrealização: percepção alterada da realidade, do ambiente ao redor.
Despersonalização: percepção alterada e distorcida de si mesmo, uma sensação de afastamento de si próprio).
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO: e quem poderá avaliar a necessidade do uso de medicação é o médico psiquiatra.
TRATAMENTO PSICOLÓGICO - PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL:
Relatar o evento traumático repetidas vezes até que a lembrança não domine mais a pessoa e não desencadeie mais os sintomas, resgatando o senso de segurança que todos nós precisamos para viver a vida normalmente.
Enfrentamento das situações temidas e evitadas (como sair pra trabalhar, sair com amigos, ir ao banco, conviver com as pessoas, etc.)
Técnicas de manejo da ansiedade, exercícios de respiração e relaxamento muscular.
______________________________________
Cristiane Rodrigues Garcia
Psicóloga e Psicoterapeuta
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
CRP 06/84018
AVISO:
As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.