TRANSVALORAÇÃO de todos os valores - a crítica de NIETZSCHE à cultura cristã.

  Рет қаралды 5,754

Critique with Nietzsche and Foucault

Critique with Nietzsche and Foucault

Күн бұрын

Todo mundo fala na necessidade de mudança de valores. Mas será que a gente sabe do que está falando?
O que você entende por transvaloração dos valores? Comente abaixo do vídeo para que eu possa entrar em uma conversa com você.
Neste vídeo, discuto a atualidade da transvaloração dos valores de Nietzsche. Esta é uma experiência de imersão em Nietzsche e Foucault através de vídeos. Comente e pergunte aqui no KZbin, e nos próximos vídeos eu responderei suas perguntas e comentários e trarei mais perguntas. Inscreva-se no canal para ser notificado sobre os próximos vídeos.
Apoie este trabalho tornando-se um Apoiador tendo benefícios: apoia.se/nietz...
Siga-nos também no Facebook: / critiquenietzschefoucault
Podcasts:
Soundcloud: / rodrigo-guim-684766904
Podcasts no Deezer, Spotify, Apple Podcasts
Instagram: / critiquenietzschefoucault
Esse canal faz parte do projeto Imersão em Nietzsche e Foucault, desenvolvido por Rodrigo Guim e envolve processos de discussão e trabalho em grupo, agora também este canal. Se estiver interessado em fazer parte de uma imersão pessoal ou on-line, você pode participar do grupo do Facebook para se manter informado sobre os eventos: / nietzschefoucault
#nietzsche
#filosofia

Пікірлер: 44
@Milenanss
@Milenanss 2 жыл бұрын
Que vídeo fenomenal ! 👏🏻👏🏻👏🏻
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Grato pelo seu canal, professor, o descobri exatamente hj, e já tem mais um inscrito, talvez o mais verborrágico, mas enfim, grato.
@myworldwide297
@myworldwide297 2 жыл бұрын
Ajudouuu muito a entender, obrigadaaaa
@julialopes1737
@julialopes1737 3 жыл бұрын
oi boa tarde, estou com uma duvida em quem estao a trasnvaloracao de nietzsche, sera que vc poderia me ajudar nessa questao? De acordo com os conhecimentos de Nietzsche, qual a relacao entre as obras "Homem ouvindo o eco de seu próprio abismo". Susano Correia e a obra obra "Assim falou Zaratustra"?
@ericklucas7181
@ericklucas7181 Жыл бұрын
Vídeo esplêndido! Gostei muito do didatismo empregado e, também, vejo como emergente a necessidade de transvalorarmos tais valores, ou seja, aqueles tidos como absolutos e negadores da vida, principalmente na visão judaico-cristã.
@fernandoreis5909
@fernandoreis5909 4 жыл бұрын
Depois de ler anticristo e genealogia da moral e assistir esse vídeo , foi uma verdadeira cereja do bolo, obrigado !!!
@daviriker9960
@daviriker9960 2 жыл бұрын
Vídeo hipermaravilhoso, parabéns pela produção e conteúdo de qualidade
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Fiquei com uma dúvida: Na genealogia da moral Nietzsche constata que tudo e todos os valores que conhecemos no ocidente, se baseia/baseou em conceitos invertidos pelo cristianismo, ou seja “bom” e “mau”, e a moral do servo em contrapartida do senhor, certo? Eis o ponto…. já que está invertida a moral, passando os atributos de plebeu vir a ser o que há de “bom”, Nietzsche estaria propondo-nos a banirmos esses conceitos tidos como (caridade, humildade, altruísmo - bons em nossa concepção porém de plebeus) passando então a adotarmos os valores que realmente eram bons antes da inversão (porém reprimidos e visto como maus) como arrogância, força e crueldade??
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault Жыл бұрын
Oi Giovani. Obrigado. Isso que vc falou seria apenas uma inversão de novo e não uma Transvaloração. O problema da inversão é que ela é muitas vezes Reativa, e o modo reativo é justamente o que cria a moral escrava. Para transvalorar é preciso em primeiro lugar não partir de nenhum idealismo e nenhuma tábua moral de valores universais. E criar valores a partir do que melhora nossa vida. E o que melhora nossa vida é muito diferente pra cada sujeito e cada contexto. Transvalorar exige o ato continuo de criação de si.
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 Жыл бұрын
Correto. Percebo nessa questão, que adotarmos o “oposto”, seria mesmo uma pura e simples inversão, ou seja, algo ainda sim cristão. Encaro a situação da seguinte forma: todos os valores que julgo importante como altruísmo, compaixão, lealdade, caridade, enfim, todos eu procuro transvalora-los, eu retiro o paraíso deles, retiro a metafísica e a barganha do céu. Eu os realizo de forma independente. Realizo porque isso basta e é oq minha sociedade precisa, muito mais alinhada com os imperativos categóricos. Creio que agir assim, já é transvalora-los, é está longe das muletas do enfraquecimento cristão.
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Nietzsche me ensinou a desconfiar da verdade, até que encontrei no Cristo (e não no cristianismo moral/histórico/cultural) o Caminho, a Verdade e a Vida. E quando ache nEle a verdade, fiquei ainda mais cético quanto a tudo que não se identificasse com Ele. E Nietzsche, graças a Deus (irônico, né) foi que, de início me desviou do "cristianismo", para que eu pensasse e fosse alcançado por Deus fora do ar pesado e mofado do templo, pois fui achado pelo meu Pai em ambiente de ar puro, sem qualquer toque persuasivo de sacerdote. O que se promoveu nesse encontro (Espinosa) foi o acontecimento que me gerou o mais alto sentimento (Nietsche). E hoje minha tábua de valores, outrora evaporada pelo niilismo negativo, passou a ser reconstruida com base em Cristo, porém, de forma, agora, totalmente afirmativa, superhumana (e não ultramundana), reconhecendo e afirmando a imanência (e não a transcendência), e acima de tudo, valorizando a Vida e dançando com ela, de modo a que no processo venho me tornando cada vez mais aquilo que eu sou em Cristo.
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 Жыл бұрын
acho meio estranho e bastante contraditório um evangelho Nietzscheano, se vc vive a vida pelos prazeres e dança com ela, como vc viveria junto com Deus? Deus eh a própria vida? Se sim não há essa visão Cristã de Deus, e sim a visão de Espinoza, Deus sendo tudo.
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 4 жыл бұрын
Muito bom. Vida longa ao canal.
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 Жыл бұрын
Sendo a moral uma interpretação de fenômenos, transvalorar pode ser a afirmação dos mesmos valores existentes (bondade, compaixão, altruísmo) sem o ar fraco cristão metafísico que se usa como barganha pelo céu. Descristianizar nossas ações (fazer sem esperar o céu) é o maior ato de transvsloracao.
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 2 жыл бұрын
O que fazer quando vc pertence a boas instituições e percebe que tudo está tomando por essa moral? É possível fugir deles?
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 2 жыл бұрын
É bem por aí, existem instiuitções que gostamos mas mesmo elas são tomadas pela moral. Fugir por fugir nunca é uma boa opção. Buscar o melhor, sim. Se voce sai de uma instituição porque isso pode melhorar sua vida, isso é uma busca e não uma fuga.
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 2 жыл бұрын
@@criticanietzschefoucault então imagino que ao invés de fugir simplesmente, deveríamos retornar aos valores antigos? Deveríamos então passar a sermos arrogantes, egoistas, perversos e vil?
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 2 жыл бұрын
@@giovaninocchi1065 nada disso. Valores antigos de quando e quem? E porque nao novos valores?
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 2 жыл бұрын
@@criticanietzschefoucault não consigo visualizar quais então seriam esses valores….. uma vez que se imaginarmos que caridade, bondade, altruísmo, progresso, humildade, são valores cristão e segundo Nietzsche decadentes, deveria haver então uma retomada aos valores opostos, como citei.
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 2 жыл бұрын
@@giovaninocchi1065 veja....simplesmente fugir é ser covarde. Ao inves de fugir, ser corajoso para buscar o melhor para voce e quem importa a voce. Esse é um valor antigo, mas que voce pode criar tambem como seu. A coragem. Quem apenas foge do que não gosta, não sabe do que gosta, foge por medo, ao inves de ter coragem para o que gosta. Apenas um exemplo e nao sei se isso se aplica a voce pois nao lhe conheço.
@mestredemarionetes7817
@mestredemarionetes7817 6 ай бұрын
💪🎉
@giovaninocchi1065
@giovaninocchi1065 4 ай бұрын
Pq os valores são cansados? Por que são destinado à Deus? (metafisica)
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Entendo como tudo isso pode parecer contraditório e inconciliável, tanto para oa cristão morais quanto para os ateus e agnósticos (cujo grupo já pertenci). Mas em mim todos estes fluxos convergem e assumem uma grade epistemológica cujas forças se tensionam e se retroalimento num estado de equilíbrio dinâmico e conflitante, que pretendo que se mantenha assim. Afinal não pretendo repetir ou comentar teorias mortas que apenas afirmam a si mesmas, mas destruir, criar, transvalorar, afirmar e e contender, porém segundo a minha própria potência de agir, usando os acontecimentos que me engendraram cujo cozimento tenho utilizado para me alimentar pouco a pouco de moda a que eu, também pouco a pouco, adquira cada vez mais potência na direção de me tornar o que eu sou.
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 3 жыл бұрын
Uma pergunta fora do tema, qual a crítica de Nietzsche em Kant?
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Creio em Cristo, não por persuasão à moral cristã, mas porque o Pai me revelou seu Filho. Consigo crer em Deus pelo Evangelho de Cristo, o que não se confunde con a adesão à cultura histórica critsã. Não atoa Foucault, Nietzsche e Espinosa são meus filósofos de base, e quando eu era agnóstico eu os valorizava menos do que agora que eu tenho minha fé.
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 Жыл бұрын
Essa própria visão de Pai remete à uma transcendência
@iago7738
@iago7738 4 жыл бұрын
Olá, venho agradecer pelo seus vídeos! São demasiados bons, me ajuda a compreender Nietzche mais que qualquer outro canal. Parabéns!!!
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Gostaria muito e preciso ser capaz, com alguma orientação, fazer esse cotejo entre os pontos de afinidade e continuidade ética certamente existentes entre Nietzsche, Espinosa, Dostoievsky, e o Evangelho de Cristo (que em si mesmo é o próprio Evangelho). Fazendo a devida separação do evangelho puramente transcendental, moral, decadente, político, ultramundano e negador da vida como o é o pseudoevangelho que se tem estabelecido historicamente como base dos valores judaico-cristão. Pois este dá margem ao homem fraco, decadente e hipócrita, ao passo que aquele tem no Amor, na Vida, Afirmação, na Singularidade, na Liberdade e na Imanência, as bases para a o além-do-homem se erga e construa seua próprio valores tendo o referido estrado (Real Evangelho) como Alicerce.
@rafaelverissimo1468
@rafaelverissimo1468 Жыл бұрын
Já existe essa tentativa de interpretar Nietzsche como um " verdadeiro" cristão que trouxe a verdade de Deus
@ibpmarques2893
@ibpmarques2893 4 жыл бұрын
Adorei!!!
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Só mais uma coisa, rs, reconheço a Cultura critsão, mormente hoje, como doente. Mas discordo de Nietzsche (com toda venia e respeito) que a visão de Paulo seja niilista, ao contrário. O que não faz com que Nietzsche decaia da condição de minha principal referência filosófica. A Leitura de Nietzsche de Paulo me parece heurística e contaminada pela própria cultura cristã, pois Paulo representou, desde seu despertar, verdadeira transvaloração da igreja já daquela época, ao contrário de Pedro. E Paulo, nascido da moral judaica da época, transvalorou radicalmente esta a ponto de virar apóstolo dos gentios (estrangeiros, não judeus) e abominava quando estes retornavam à antiga moral que um dia ele representou e da qual se despiu totalmente pelo Erhos do Evangelho transvalorador de Cristo. Não atoa Pedro (maior guardião da tradição entre todos os apóstolos) foi tido como 1o papa pela igreja politicamente institucionalizada (e tb guardiã das tradições). As análises e reflexões de Paulo, ao contrário, tem sido objeto de desonesta interpretação pelo cristianismo histórico-moral até hoje. Em verdade a perspectiva de Paulo sobre o Evangelho de Cristo (claro que não totalmente isenta de viezes culturais da época, mesmo entre os gentios) representa muito mais uma continuidade da transvaloração proposta pelo próprio Cristo (inclusive reinterpretando a Torá sob esta ótica) do que uma negação da Vida e afirmação dos instintos de preservação. Esta visão conservadora notamos mais em Pedro, o que tb não apaga as ocasiões em que este tb foi transvalorador (embora não se comparando a Paulo). Enfim, é isso: Cristo, Paulo, Epinosa, Nietzsche e Dostoiévski. Gostaria mesmo de ter uma orientação para conciliar a perspectiva destas personagens. Pois, vejo neles pontos de convergência ética, filosófica, teológica e epistemológica que precisam ser ressaltados, analisados e expostos a estudo pela academia. A fim de que, possamos, sob uma nova perspectiva, discernir o Ethos de Cristo da moral cristã. E como isso impactaria no cuidado de si. Seria este um objeto de pesquisa validamente delimitado professor? Abraço.
@jonathanbarreiros
@jonathanbarreiros Жыл бұрын
Não há como a moral cristã apreender isso, assim como ela é incpaz de apreender o próprio Cristo que diz representar. Tanto que certamente o crucificaria novamente ("Grande Inquisidor"). Quem Lê o sermão da montanha (Mateus 5,6 e 7) sob um perspectiva não transcnedental e/ou devocional, vê ali uma tranvaloração radical da moral judaica do passado e da moral judaico-cristã do presente. E ao mesmo tempo a construção das bases do real Evangelho como afirmação, vida, imanência, transvaloração e vontade de potência. Pois o tipo de ser que realmente fosse capaz de "escutar estas palavras e as colocar em prática" não pode ser considerado menoa que um além-do-homem nietzschiano.
@kawavieira9426
@kawavieira9426 4 жыл бұрын
Muito bom!
@rodriguesals99
@rodriguesals99 5 жыл бұрын
Por ora me limitarei a elogiar a síntese teórica do vídeo, as críticas fundamentadas na obra, inclusive com citações diretas, bem como a conclusão com relação à extinção da idolatria ao homem-substituto-de-divindades. Parabéns!
@sandrasakaguti8262
@sandrasakaguti8262 3 жыл бұрын
Transvalorar será sempre o melhor conceito , pois já não somos os mesmo de ontem... entendi assim, como uma porta que deve se manter aberta . Percebi que devemos desconfiar de si mesmo, pois meus próprios valores são raízes desta cultura do medo do inferno, e a ânsia de alcar a santidade e ganhar o céu...
4 жыл бұрын
Então a transvaloração de todos os valores seria o momento do "grande menosprezo", o qual Nietzsche fala repetidamente no início de Assim Falava Zaratustra (não sei se ele continua a falar sobre o grande menosprezo, ainda estou no início do livro), certo?
@ozziefreitas5883
@ozziefreitas5883 5 жыл бұрын
Ótimo vídeo, muito bom mesmo! Parabéns pelo conteúdo! Sempre que ouço sobre essa preponderância do princípio apolíneo nas culturas ocidentais, inaugurada pela filosofia de Sócrates e Platão, fico pensando se transvalorar estaria mais para o resgate de uma conceitualização e construção coletiva nos moldes pré-socráticos, capaz de considerar também o princípio dionisíaco em seu cerne, ou transvalorar seria algo totalmente novo, oriundo de concepções individuais, um exercício contínuo, desprendido de quaisquer formulações estáticas estabelecidas, sejam políticas, históricas e/ou culturais... fica a dúvida!
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 5 жыл бұрын
Transvalorar é sim em parte um resgate de filosofias do devir, e ao mesmo templo sempre algo novo, uma nova construção, pois depende da especificidade de uma vida.
@Lichtgeschwindigkeit196
@Lichtgeschwindigkeit196 3 жыл бұрын
Da mesma forma que coragem não é a ausência do medo, mas o domínio dele, valores como a caridade, a empatia para com os marginalizados e o sofrimento dos outros, a preocupação com o meio ambiente, a paz, entre outros, não significam "falta de caráter", mas "DOMÍNIO DE CARÁTER".
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault 3 жыл бұрын
Nem sempre. Coragem pode vir da ignorancia, empatia com o sofrimento pode vir da impotencia, preocupação com o meio ambiente pode ser apenas uma socialização e uma nova cultura do consumo e nao uma mudança radical do capitalismo, o valor da paz pode ser impotencia. Enfim, nomear valores em si, não nos diz de onde eles vem. Por isso é preciso analisar os valores do valores. Nietzsche era muito preocupado com o meio ambiente por exemplo, mas certamente ele nao acreditava que o problema se resolveria com consumo verde.
BODY in Nietzsche and Foucault
11:32
Crítica com Nietzsche e Foucault
Рет қаралды 4,8 М.
Transvaloração de todos os valores
38:35
GEN - Grupo de Estudos Nietzsche
Рет қаралды 2,2 М.
ROSÉ & Bruno Mars - APT. (Official Music Video)
02:54
ROSÉ
Рет қаралды 249 МЛН
小丑揭穿坏人的阴谋 #小丑 #天使 #shorts
00:35
好人小丑
Рет қаралды 34 МЛН
Mom had to stand up for the whole family!❤️😍😁
00:39
Человек паук уже не тот
00:32
Miracle
Рет қаралды 3,2 МЛН
Nietzsche e o mundo real - INÉDITA PAMONHA 140
26:36
Clóvis de Barros
Рет қаралды 48 М.
Resenha de Vassoler: Genealogia da moral | Friedrich Nietzsche
16:44
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 10 М.
Nietzsche: A Transformação de todos os valores
32:11
O Corujinha
Рет қаралды 804
Machiavelli
42:50
Michael Sugrue
Рет қаралды 941 М.
Quem é Zaratustra?
17:48
Luiz Fuganti
Рет қаралды 5 М.
Noam Chomsky on Moral Relativism and Michel Foucault
20:03
Chomsky's Philosophy
Рет қаралды 1,2 МЛН
Café Filosófico - "A Gaia Ciência" de Nietzsche - Túlio Madson
25:31
O que é o Niilismo de Nietzsche?
8:36
Clóvis de Barros
Рет қаралды 251 М.
A PRINCIPAL IDEIA DE NIETZSCHE
12:50
Mateus Salvadori
Рет қаралды 4,7 М.
Arqueologia e Genealogia em Foucault
11:36
Crítica com Nietzsche e Foucault
Рет қаралды 10 М.
ROSÉ & Bruno Mars - APT. (Official Music Video)
02:54
ROSÉ
Рет қаралды 249 МЛН