Só avisando: eu to apagando comentário cretino neste vídeo. Leia-se comentário CRETINO, não necessariamente comentário discordante. Passar bem A gerência
@anadi314110 жыл бұрын
Aleluia!
@mortypixyes128610 жыл бұрын
Gostei do video Pirula e concordo que VC apague comentários cretinos pq se a pessoa não concorda não veja e deixem quem concorda ver em paz
@ALCtube10010 жыл бұрын
Cara, parabéns pelo vídeo. Você poderia fazer um outro comentando o quanto é difícil falar pra pessoas como nós (incluo-me porque eu posso também cometer isto do que estou falando) que não entendem necessariamente o que você está dizendo, e podem inclusive discordar, não por discordar de sua opinião, mas sim do que pareceu que você disse?
@augustoanastacio1210 жыл бұрын
queria deixar aqui minha sugestão para você Pirula, como muitas pessoas escutam você enquanto fazem outras coisas, as mensagens escritas passam despercebidas pelo seu vídeo então minha sugestão e um ping sonoro quando colocasse uma mensagem escrita no vídeo, se for possível, seria uma forma das pessoas perceberem que existe algo visual que não foi visto. vlw
@felipeaccorci15610 жыл бұрын
"A gerência" kkk
@MaestroBogs10 жыл бұрын
Pirula não consegue nadar no mar da mediocridade nem quando o assunto já foi estuprado pela mídia, pelos governos e pela internet. Parabéns! Me surpreendeu agora! :B
@fernandonewton106110 жыл бұрын
Grande maetro ^^
@dfo99010 жыл бұрын
os videos do pirulla são muito bons com certeza, mas eu acho esse tipo de comentário possivelmente gay e uma retardice, pois os videos dos outros vloggers similares não são de qualidade muito inferior. só estou comentando isso pq vejo muita gente falando as mesmas coisas.
@Pirulla2510 жыл бұрын
***** Belas palavras, mas você faz a mesma coisa. Só tem produzido pouco. E vc sabe disso.
@joepreludian10 жыл бұрын
***** Duas pessoas fodas conversando. EPIC. Sou fã de vocês dois! Parabéns pela postagem, Pirula!
@alanhf10 жыл бұрын
Rasgação de seda... ¬L¬' ahahahahahah
@veri.coding10 жыл бұрын
Concordei com quase tudo, mas aí chegou na parte que você disse que o traficante ta vendendo um produto que só vai fazer mal a quem compra. Em geral, dependentes quimicos destroem lares, familias e prejudicam a sociedade como um todo. Sou a favor da legalização das drogas, com regulamentação, mas não concordo contigo nessa sua fala.
@paulaqueirosz10 жыл бұрын
depende da droga... um alcoólatra é muito mais danoso à familia que um maconheiro..
@Pirulla2510 жыл бұрын
Veridiana Lucena de Oliveira A porcentagem de usuários de cocaína que se tornam dependentes é muito inferior ao álcool.
@lucas167210 жыл бұрын
***** Pirulla, qual a melhor tradução de "A origem das espécies" ? Edição, ano, e editora. Vlw.
@NiltonGJr10 жыл бұрын
***** depende. cigarro causa problemas pra mais gente. o fumo passivo é um exemplo disso. acredito que o que tenha que ser discutido, junto com o que o pirula disse, é o quanto a droga causa problema, pra quantos, e como, e pautar sua regularização em cima disso.
@discordiacast10 жыл бұрын
***** Comprei no final do ano passado a edição publicada pela editora Martin Claret, eles publicaram ano passado mesmo, e está muito boa, na minha opinião.
@papodeprimata10 жыл бұрын
Como sempre, ótimo vídeo!
@1MateusAndrade10 жыл бұрын
Esse discurso de defender a moralidade e os valores da família está se tornando algo que eu chamaria de preocupante. Este discurso é muito usado, principalmente, por uma parcela da direita política que trata assuntos como esses levantados no vídeo como tabu. Geralmente são os mesmos que ignoram conhecimento científico e dão bola para charlatões que espalham desinformação como Olavo de Carvalho, Eberlin, e por aí vai. O problema mesmo é que essa parcela não quer discutir estes assuntos. Segundo eles mesmos, eles estão certos e pronto. O fato de cogitar a idéia de um debate é inaceitável pq vai contra a moralidade e os valores da família cristã. Esse tipo de discurso é errado, mesmo que tenha um pouco de boa intenção. Gostaria de ver mais pessoas que pensam antes de falar e , principalmente, mais pessoas que saibam entender o que lhess é dito. Só que tem o problema maior disso tudo: essa parcela que eu citei é extremamente ignorante e não vão abrir mão de seus pensamentos, motivados pela idéia de teorias conspiratórias e conceitos errados sobre assuntos importantes. É uma coisa muito séria e preocupante, principalmente pra quem não se encaixa nos padrões deles referente à moralidade e os direitos da família.
@m_knevitz10 жыл бұрын
O mais preocupante é ver uma galera extremamente jovem propagando esse discurso retrógrado e moralista. Ser "conservador" virou modinha...
@gustavososter510 жыл бұрын
Maurício K. modinha é ser revolucionario com uma cueca da playboy
@m_knevitz10 жыл бұрын
GutOs cracudo um tempo atrás era mesmo, mas de uns tempos pra cá é ser "conservador" e dizer amém pra qualquer merda que diz o Olavo de Carvalho.
@gustavososter510 жыл бұрын
Olavo muitas vezes não sabe oque falar , mas de fato hoje oque ele fala temos de respeitar , e mesmo ele falando errado voce consegue chegar a intender o ponto que ele quiz atingir
@gustavososter510 жыл бұрын
querendo ou não a liberdade vai até um ponto, muita liberdade acaba dando em merda.. e pouca liberdade tambem..
@morgatoriodopassaro191210 жыл бұрын
Gostei da estratégia. Pra evitar a polêmica de uma expressão direta de opinião, preferiu induzir determinada conclusão através da maiêutica.
@Pirulla2510 жыл бұрын
Morgatório do Pássaro Através do que?
@ingridoliveira215710 жыл бұрын
***** maiêutica= "parto intelectual", é conseguir com questões simples levar a conclusões complexas sobre algum assunto. Pelo menos aprendi assim.
@morgatoriodopassaro191210 жыл бұрын
***** Tipo isso que a Ingride explicou. Você fez questionamentos que induzem uma reflexão sobre o fracasso da guerra contra as drogas, isso foi mais eficiente que afirmar taxativamente que a repressão é burra. Muito bom!
@DanielLoureiro8210 жыл бұрын
Morgatório do Pássaro caramba, comecei a ler sobre a tal "maiêutica" (que achei que fosse alguma piada interna sobre a Maitê Proença) - muito bom.
@JohnFinotti10 жыл бұрын
Muito bom!!! E melhor ainda é quando você percebe exatamente a mesma coisa e vem um sábio Senhor Pássaro e te ensina mais uma!! Obrigado gente!! :D
@philbuarque10 жыл бұрын
Voltou a tomar banho antes do video. Ta de parabens
@Pirulla2510 жыл бұрын
felipe buarque Só pra vc, chuchu.
@philbuarque10 жыл бұрын
***** fez a chuchu (k) tb? ai q tudooooo
@Vampirws10 жыл бұрын
Tomem vergonha na cara, seus marmanjos!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@andcosta9010 жыл бұрын
Dois comentários Pirulla, Eu vivi por um ano na Austrália que é de fato um país "ilha" e que tem uma facilidade geográfica pra combater o tráfico já que não tem fronteiras em terra com nenhum outro Estado e fiquei surpreso com o quanto é comum o pessoal usar drogas sintéticas e principalmente Maconha, inclusive existe uma cidade na Austrália que é dedicada quase que exclusivamente ao turismo "canábico" (Pesquise por Nimbin). O outro ponto é com relação ao pessoal que diz que "na Indonésia eles sabem combater as drogas" que é uma afirmação ridiculamente estúpida. Estive na Indonésia em Julho deste ano e nas áreas mais movimentadas é literalmente mais fácil comprar drogas do que pão. Nos 20 dias que estive por lá, quase todos os dias algum nativo tentava me vender alguma droga diferente e nos locais mais movimentados chegava a ser chato pois era gente oferecendo o tempo inteiro. Você apontou bem uma coisa que incomoda muito no meio dessa discussão toda - muita gente não está escrachando o cara por motivos coerentes, mas estão o fazendo apenas por moralismo.
@Pirulla2510 жыл бұрын
André Costa A austrália é uma ilha gigantesca. Quando disse "ilha" me referia sei la...a Nauru.
@peserc10 жыл бұрын
HAHAHAHAHAHA belo exemplo. Groenlândia também é uma ilha, será que tem tráfico de drogas?
@andcosta9010 жыл бұрын
Genes Iconi Justamente, por isso falei muita gente. Eu não estou aqui pra brigar, apenas compartilhei as minhas observações já que tive a oportunidade de conhecer realidades diferentes da nossa (inclusive a da Indonésia). Na boa, não entendi o seu ponto.
@andcosta9010 жыл бұрын
Paulo Cerqueira Provavelmente sim, mas assim como na Austrália existe uma barreira geográfica que dificulta o tráfico de várias drogas. Pra você ter ideia, 1g de cocaína na Austrália custa entre AUD350 e AUD450 no varejo (Entre R$750 e R$950) Não é segredo pra ninguém isso e quem vive/já viveu lá sabe muito bem disso. A Austrália não é um país produtor e ao contrário da Indonésia que é uma zona (inclusive no aeroporto) a Austrália é altamente desenvolvida e não tem a polícia/fiscalização tão corrompível quanto na Indonésia (Acredite, é pior que no Brasil). As águas na Austrália também são muito bem vigiadas pela questão da imigração ilegal. Eu quis apenas explicar que mesmo em países com vantagens geográficas e alto desenvolvimento/restrições as drogas ainda entram (mesmo com um custo elevadíssimo) e ainda assim o pessoal que curte da jeito de se virar com outras se a que eles gostam fica economicamente inviável (Austrália tem a maior taxa de consumidores de drogas recreativas DO MUNDO). Então sim, é um belo exemplo.
@RonanAnjos10 жыл бұрын
***** Não fode Sherlock, liga pro 190 e chama os tiras.
@CleberMag10 жыл бұрын
Só você mesmo para me tirar de um tédio momentâneo.
@thainaribeiro255310 жыл бұрын
Nossa, que vídeo incrível! Acho que é um dos melhores vídeos reflexivos que senhor já fez. Dei até uma bugada diante dessa questão.
@mauconx10 жыл бұрын
Prevejo pessoas vendo o vídeo até 2:38 e transformando a frase do Pirulla "Não tenho pena do cara", em "tinha que meter bala mesmo"...
@MegabyteYou10 жыл бұрын
Oi, Pirula! Como sempre, um excelente vídeo. Você colocou que a pena de morte é uma forma eficiente, mas não ética, de acabar com a criminalidade. Eu não acredito que a pena de morte seja eficiente. Veja o Texas, por exemplo: o estado que mais aplica pena de morte e o estado mais violento dos Estados Unidos. E os Estados Unidos também não é bom exemplo: é um dos países desenvolvidos que mais aplicam a pena de morte e o que tem a maior população carcerária do mundo. A pena de morte acaba com *um* criminoso, mas não com o crime. Para amenizar com o crime, você precisa melhorar os aspectos éticos e sociais da população. No caso do Brasil, temos um povo extremamente corrupto. Quantas pessoas "de bem" aqui, que defendem a "moral e os bons costumes", não sonegam o imposto de renda? Ou subornam o guarda de trânsito para escaparem de uma multa? Essa corrupção moral é muita perversa porque até nossas leis e governantes também são corruptos. O propósito de pagar impostos é redistribuir a renda para a população menos bem-sucedida. Isso não é socialismo; é um princípio básico do bem-estar social. Não só não se dá valor à ética no Brasil como também se chacota aqueles que lutam pelas melhorias das condições dos outros. Mais uma vez, os defensores "da moral e dos bons costumes" são os primeiros a vaiarem os que lutam por um transporte mais barato, chamando-os de "vândalos" e "vagabundos" e os primeiros a fazer piada com os mais pobres, caçoando da pouca educação deles, e sem pensar que, se déssemos saúde e educação de qualidade para todos, a desigualdade social do Brasil - uma das maiores do mundo - diminuiria, e a queda da violência seria uma consequência natural disso. É um caminho duro e penoso, mas o necessário para cortar o mal pela raiz!
@paulaqueirosz10 жыл бұрын
Pirula e essa mania de gravar video depois do banho.... a gente só vê o cabelo secando ao longo do video...
@regularlinuxuser2513 жыл бұрын
O banho sintetiza o roteiro
@soobservo65502 жыл бұрын
😂😂😂😂😂
@canaldojotapee9 жыл бұрын
Eu já tinha visto esse video quando lançou, mas resolvi assistir de novo (assim como ja fiz com vários outros videos do seu canal). Ótimos questionamentos e mais um ótimo video, como sempre. Parabéns pelo trabalho!
@Mrvictorvm10 жыл бұрын
Um questionamento: se uma pessoa, após encher o cú de cachaça chegar em casa e espanca a mulher, a culpa é da falta de responsabilidade do cara ou o culpado é o vendedor da destilaria?
@Pirulla2510 жыл бұрын
Victor Mesquita Isso mesmo, a culpa é do seu Manuel do boteco. Surra nele!! hahahaahah
@RonanAnjos10 жыл бұрын
***** Então burraldo master, você próprio acabou de concluir que a única diferença entre a droga da biqueira e a droga do boteco é a legalidade, ou seja, ninguém tá preocupado com o efeito da droga no ser humano, com a destruição da família ou whataever, resumindo: o cara foi fuzilado por vender produto que não recebe taxação de imposto.
@RonanAnjos10 жыл бұрын
***** ANVISA de cu é rola, caso você não saiba a maconha é uma planta, você espera ela crescer e fuma, então se você acha que uma cachaça com 40% de álcool etílico em sua composição é mais leve do que um cigarro de maconha é porque a egoísta da sua mãe não lhe ensinou nada a respeito das substâncias que ela consumia na zona.
@JayL-10 жыл бұрын
Essa troca de apelidos carinhosos. Huheuhaeuhaeu
@eidinetedoamaraldasilva545210 жыл бұрын
***** x!!__0
@carlosjr1910 жыл бұрын
Nada hoje em dia me chama tanto no yt quanto o video do pirulla, até o celular envia notificação quando sai video, cara é diferenciado demais, merece ser mais influente do que ja é.
@pedrocaldas295110 жыл бұрын
E o teu canal é estupidamente recomendável.
@fabianoitapeva0110 жыл бұрын
Imagine não existir países Não é difícil de fazer Nada pelo que matar ou morrer E nenhuma religião também Imagine todas as pessoas Vivendo a vida em paz (trecho tradizido, musica, Imagine-John Lennon): ai vc vê a realidade e chora de raiva.
@Lucasal129610 жыл бұрын
Adoro vídeos assim, com opiniões moderadas que levantam questionamentos. Parabéns eu realmente sou muito fã do seu canal =)
@kilomp9 жыл бұрын
Pirula, Sou Ennzo Muccillo e primeiramente gostaria de parabenizar o seu canal e seus vídeos! A maioria deles é muito interessante e construtivo, buscando sempre argumentos e fontes confiáveis, tentando sempre ser o mais legítimo possível! Sou um grande fã do seu canal, mas nunca comentei nada. Em segundo lugar, quero dizer que assim como os outros, gostei deste vídeo também, e concordo em grande parte. Somente faria uma pequena crítica quanto a um ponto, que na verdade não cehga a ser uma critica, apenas uma reflexão: Será mesmo que a pena de morte por tráfico de drogas é eficiente no combate ao mesmo? Deixemos de lado a questão de que deve-se ou não proibir o consumo e venda de drogas (assim como você, não tenho conhecimento nem dados suficientes para ter uma opinião precisa sobre o assunto, mas tendo a achar que essas proibições no fundo só pioram o problema, mas enfim, esse não é meu ponto). Supondo que o combate às drogas seja o objetivo a ser alcançado, será que a pena de morte é eficiente? Estou me formando em economia nesse semestre, e uma das coisas que aprendi na faculdade é a relação risco x retorno. Bem simplificadamente explicando: supondo dois investimentos A e B que sejam exatamente iguais em todos os aspectos, exceto por uma unica diferença: o investimento A representa maior risco de dar errado e/ou perdas maiores caso fracasse que o investimento B, ou seja, todas as variáveis mantidas constantes, exceto o risco (em economia chamamos essa constuntura de ''Ceteris Paribus''). Nesse caso a tendencia é que se der certo, o investimento A seja mais rentável (maior retorno) que o investimento B justamente por apresentar maior risco de dar errado ou perdas maiores que o investimento B. Em finanças, por exemplo, este risco é medido através da variância dos retornos de um ativo ao longo do tempo. Dito isto e explicado este conceito, vamos a outro conhecimento economico, esse mais conhecido que o primeiro: A Lei da Oferta e da Demanda. Simplificadamente falando, esta lei simplesmente nos diz que (para a maioria dos bens, existindo algumas excessões): dada uma oferta fixa, uma diminuição da demanda gera uma diminuição no preço do produto, ou entao o oposto, dado uma demanda fixa, uma diminuição na oferta gera um AUMENTO no nivel de preços. No mundo real é muito raro existirem situaçoes de demandas ou ofertas fixas, estas estão em constante mudanças até atingirem um equilibrio. Pois bem, tomando estes dois conceitos para o debate das drogas podemos questionar a eficiencia da pena de morte. Em um primeiro momento, de fato, o número de traficantes poderia diminuir como efeito do medo da pena de morte. Consequentemente, a oferta de drogas diminuiria e 'voilà', atingido o objetivo de diminuição das drogas, correto? NÃO! Pois esta política somente ''ataca o lado da oferta'', ou seja, ainda existe a mesma demanda por drogas que existia antes, ou seja, pessoas querendo consumir este produto (cabe lembrar que no caso específico da Indonésia há uma enorme demanda por drogas por ser um país turístico e muito barato para jovens europeus, americanos e autralianos principlamente que vão ao país em busca de praias paradisíacas e festas, muitas vezes regada de drogas). O que acontece então? O nível de preço das drogas sobe de modo a equilibrar a nova oferta x demanda. Sendo assim, o produto se torna percentualmente mais lucrativo, uma vez que seu preço sobe. É ai que entra o conceito de risco x retorno: sabendo que o preço da droga tende a ser mais caro devido à oferta reduzida, portanto mais lucrativo, traficantes de todo o mundo (como esse brasileiro) estarão atentos à oportunidade de maior lucratividade (maior retorno). Evidentemente que o risco é altíssimo, pois pode-se pagar com a própria vida, entretanto ao redor do mundo, certamente existem traficantes dispostos a correr esse risco em busca de grandes somas de dinheiro (maior retorno). Em finanças chamariamos de investidor agressivo que busca maiores retornos sob maiores riscos. Em suma, esta medida pode não ser eficiente pois não vai acabar com o tráfico de drogas, apenas ''selecionar traficantes mais dispostos a correr riscos'', o que pode ser ate pior, por gerar conluios e esquemas ainda mais bem elaborados, em funcao do altíssimo risco. Quero deixar claro que não realizei nenhum estudo sobre isso, então trata-se apenas da minha opinião utilizando conceitos que me parecem bem aplicáveis e factiveís, mas nada impede de eu ter falhado em algum ponto e estar errado, de toda forma, acho que o questionamento é válido. Seguem explicações melhores dos conceitos (sim usei wikipedia e outraas fontes não formais pelo simples fato de ter preguiça de procurar em artigos academicos, ams de toda forma servem bem ao proposito hehehe) pt.wikipedia.org/wiki/Ceteris_paribus www.infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/485239/entenda-como-funciona-relacao-risco-retorno pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura Abs, Ennzo Hermes Muccillo.
@Pirulla259 жыл бұрын
kilomp Obrigado pela reflexão Ennzo. De fato, eu não concordo que a pena de morte coíba o tráfico, talvez um pouco no começo, até inventarem outras estratégias de transporte e venda de droga. Eu apenas citei isso como exemplo, como suposição, pra tocar o raciocínio. Mas acho que não deixei muito claro.
@kilomp9 жыл бұрын
***** Tranquilo! Foi só uma reflexão mesmo! Parabéns pelo seu canal mais uma vez e pela disposição em responder os coments.
@deus_do_olimpoo9 жыл бұрын
kilomp Curso economia também. Além dos conceitos de Risco e de Oferta e Demanda, também dá para condenar a guerra às drogas utilizando conceitos de inelasticidade, um conceito econômico bem básico que diz que existem produtos onde mesmo com o aumento ou diminuição bruscos de preços a demanda pouco se altera. Podemos citar diversos produtos como o sal, arroz, cerveja e drogas. Isso significa que, mesmo se o preço de uma droga aumentar significativamente, ainda haverá uma demanda praticamente igual. Sendo assim, sempre haverá incentivos para a produção. E todos sabemos que o mercado dá um jeito para que as coisas ocorram, legalmente ou ilegalmente. E o argumento que a educação pode diminuir a quantidade de usuários é totalmente absurda. Só olhar para países desenvolvidos como os EUA, que possuem um dos maiores mercados do mundo para drogas. Ou no caso de algum morador da Grande SP, fazer uma visita em uma certa faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da nata universitária latinoamericana (bons entendedores entenderão).
@Vulturnos10 жыл бұрын
Por incrível que pareça, achei esse um dos melhores vídeos do Pirula (dentre os que não foram sobre ciência). Ele não forçou nenhum ponto de vista, e sim levantou questionamentos absolutamente válidos.
@Augusto958810 жыл бұрын
Niniguém deve ter o direito de interferir em uma negociação voluntária entre 2 ou mais pessoas, isso não é uma agressão a ninguém. O que ele fizer depois disso é de total responsabilidade dele.
@Will4607410 жыл бұрын
O seu posicionamento sobre esse assunto foi o melhor que eu ouvi até agora.
@Mrvictorvm10 жыл бұрын
Porque a intensificação do combate as drogas não será eficiente: Todos os mercados, inclusive o de drogas, funciona baseado pela lei da oferta e demanda. Com penas mais duras, a oferta de drogas diminuirá substancialmente. Como a oferta tornou-se menor em relação a demanda por drogas, o preço das drogas consequentemente subirá também. Como há essa oportunidade vantajosa de lucro no mercado das drogas, novos "empreendedores" (ou traficantes, como quiser) sentirão tentados a suprimir esse oferta de drogas por um preço elevado. Ou seja, apesar de certas leis apresentarem boas intenções, seus resultados podem ser inesperados.
@Pirulla2510 жыл бұрын
Victor Mesquita Vide o que houve com a proibição do dólar na Argentina.
@mortarsquad10 жыл бұрын
sim, foi justamente o caso, ele iria ganhar milhões, ele declarou isso, iria fazer a vida dele nessa oportunidade, e mais os usuários de lá são na maioria estrangeiros europeus e norte americanos dispostos a desembolsar uma boa grana
@Raphael_Garagem_indie10 жыл бұрын
Como sempre você se posiciona de uma forma respeitosa. Sendo possível ouvir opiniões contrárias sem causar revolta.
@sabracarioca10 жыл бұрын
Quando eu fui do exército aqui em Israel , eu fazia patrulha na Cisjordânia e encontrava no meu do campo grupos de palestinos muçulmanos bebendo alcool escondido pois era peouvuda a ebtrada de alcool na cidade dele por causa da religião. Tenho mts histórias bizarras e interessantes sobre esses casos! Até o dia que 4 soldados israelenses (incluindo eu) sentamos com 4 cantores de casamebtos palestinos e bebemos uma vodka às 4h d manha no meio de uma plantação de olivas . Grande abraço direto de Israel.
@gilcsantos200810 жыл бұрын
Nossa! Como você foi parar no exército do Oriente Médio? Que história de vida interessante.
@Pirulla2510 жыл бұрын
Daniel Felipe Altschuller Fala Daniel!! Eu já conversei com um tunisiano também que enchia o caneco até não poder mais. Ai quando eu perguntava se era proibido pelo islã ele dizia "aah, mas isso é na Tunisia, aqui eu posso".
@pepelegalm10 жыл бұрын
Parabéns, Pirulla, por mais um vídeo seu com conteúdo. Como já te disse, sou fã de seus vídeos. Como você não colocou opiniões suas, não posso concordar nem discordar do vídeo, mas apenas expressar alguns pontos de vista meus: Não há o que discutir sobre a soberania da Indonésia em decidir o que fazer com seus criminosos, mesmo que hajam alguns disparates como terroristas pegar pena de 20 anos e traficante, a morte. Mas, concordando ou não, é a Lei deles e ponto, deve ser respeitada como tal, doa a quem doer. Marco Archer sabia o que estava fazendo e onde estava se metendo. O tráfico de drogas traz males não somente à pessoa que consome, mas à toca à sociedade, pois fomenta roubos, violência urbana e doméstica. Com conhecimento de causa, um traficante não pensa duas vezes antes de matar alguém e nem a coloca em julgamento, como o Marco teve direito. Infelizmente o atual nível sócio-cultural não nos permite agir de uma forma mais branda ou alternativa. Quase a totalidade dos crimes estão ligadas direta ou indiretamente às drogas (e ao álcool tb) e talvez seja necessário sim, colocar a ética um pouco de lado e partir para uma ação mais eficiente e intimidatória, como a pena de morte ou, no mínimo, penas duríssimas, não apenas contra o tráfico, mas aos crimes em geral. Espero que eu tenha sido claro na minha colocação. Abraços e Falowsss!!
@MagicWinterNights10 жыл бұрын
Pirula! Cara, a questão da importancia da guerra das drogas lá é realmente algo sério, na época do ópio, a indonésia se ferrou muito porque traficantes levavam ópio pra lá e sugavam a economia para outros países, fazendas inteiras foram vendidas pelos donos para consumir ópio, muita gente foi pra mizéria, e o país passou por uma época negra de improdutividade, então por isso que a questão da guerra as drogas é de mera importancia social/economica e a questão das mulheres é ignorada(porque é cultural)
@Pirulla2510 жыл бұрын
Seeker Plays Curioso, não sabia disso, tem referencia?
@MagicWinterNights10 жыл бұрын
***** Procura por "Guerra do ópio" que você vai achar muita coisa, a principio, os ingleses levavam ópio pra indonesia, e em resumo, isso fez eles entrarem em um estado de miséria
@MagicWinterNights10 жыл бұрын
Procurei rapidinho e achei esse texto que sintetiza de forma clara e rápida, o papel da indonésia na guerra do ópio, indonésia era uma rota de passagem para a china, e apenas isso, já trouxe consequencias devastadoras pra indonésia: www.profjuliososa.com.br/2015/01/das-guerras-do-opio-execucao-do.html
@MagicWinterNights10 жыл бұрын
Foi na china, mas a indonésia era o porto principal da parada :) e isso só si só destruiu eles!
@MagicWinterNights10 жыл бұрын
Minha mãe é professora de história internacional cara, procura direitinho, a indonésia tinha o principal porto de entrada pra china na rota dos ingleses, os ingleses fuderam a indonésia com isso...
@karineibhra10 жыл бұрын
Eu estava aguardando ansiosamente, vc falar sobre esse vídeo..
@canaldarca10 жыл бұрын
Sempre coerente!
@endleao10 жыл бұрын
Excelemte vídeo, Pirula. Realmente, não tinha pensado sobre esse aspecto. Mas é como você disse e eu comentei no canal do Sérgio Mendes, é a lei do país.
@hnlamas10 жыл бұрын
Gostei do vídeo, discordo de alguns pontos, como quase sempre, mas de forma geral foi bem abordado. Infelizmente, a maioria das pessoas que veneram agora a indonésia, não conseguem separar o crime de trafico de drogas em qualquer lugar, como o crime de formação de quadrilha e assassinato, comumente associados no Brasil e muito menso levam em consideração que a mesma lei que mata um traficante não protege as mulheres, suas cidadãs. Gostaria de ressaltar algo que já comentei varias vezes, mas as pessoas se recusam a aceitar, traficante não obriga ninguém a comprar drogas, se alguém é usuário, e se a família dele foi destruída por causa das drogas o único responsável é ele. Trafico de drogas é crime, mas traficante (que fique claro, traficante != assassino) não destrói famílias, ele vende drogas, e merce ser punido por infringir a lei, mas a pena de morte, na minha opinião é um exagero de punição.
@OsorioThomaz110 жыл бұрын
O canal do Pirulla é mesmo muito bom, mas a melhor parte são os comentários. Encontra-se de tudo, desde o muito ruim até o muito bom. E mesmo o muito ruim ainda é muito instrutivo.
@brunoflamini933810 жыл бұрын
tem que olhar do ponto de vista do usuário. Dizem sobre os danos a sociedade, isso pra mim é a mesma desculpa do cara que bebeu demais fez merda e depois diz "nah, eu tava bêbado". Tem que existir drogas de qualidade, tem que ter como reclamar quando um cara te vende cannabis, cocaína adulterada e coisa do tipo. Quantas pessoas usam drogas e vivem suas vidas sem transpor os direitos de ninguém, quantos vagabundos não vão se camuflar nas drogas pra dizer "tava chapado..sacomé". não existem vítimas das drogas, existem vítimas da guerra as drogas.
@Liev0410 жыл бұрын
Drogadinho de faculdade grevista detectado
@brunoflamini933810 жыл бұрын
seu sensor ta com defeito
@arthurrebello91910 жыл бұрын
Bruno Souza As drogas faziam vitimas muito antes dessa guerra de hoje, alias, uma substancia toxica que causou a queda de Roma...
@brunoflamini933810 жыл бұрын
não sei como uma planta, por exemplo, chegaria a esse ponto. A humanidade consome drogas desde sempre, desde de que começou a comer diferentes plantas na floresta, depois em rituais xamãs e por ai vai até os dias de hoje e no futuro também não deixarão de usar e não sei quantos impérios já passaram batido com as drogas nesse meio tempo. Educar as pessoas a respeito das drogas ao invés de estigmatizar o usuário e mistificando as drogas é muito melhor do que deixar todos a mercê dos traficantes
@Liev0410 жыл бұрын
Existe uma planta que se chama bella dona...consome ela para você ver o efeito, sugiro também beber veneno de cobra já que "tudo que é natural é bom"...você tem discurso de maconheiro, graças a deus não sou seu pai
@MarcoHartmann8810 жыл бұрын
Mais um dos bons! Excelente esse formato de levantar questionamentos que, por mais que não perpassem pela proposta do teu canal, dá vazão pro espectador exercitar o pensamento crítico e os próprios argumentos! Aposta mais nessa ideia, isso, da mesma forma, continua fomentando o seu canal com qualidade!
@tecozero10 жыл бұрын
Pirulla, É sério mesmo?? é sério que tais pedindo para os brasileiros pensar? ponderar algo?? vem cá, desde quando você acredita em unicornios? Espere ai: 20.000 comentários dizendo que tem que morre mesmo, outros milhares dizendo que X não presta etc etc, por que não presta? porque eu não gosto, não presta e pronto (o argmento padrão o HeuheuBR padrão). Eu acho errado isso, mas, infelizmente é a verdade, brasileiro, dificilmente, consegue pensar em algo mais "complexo" que 9*9, eles adoram frasem de efeito... como você até falou uma vez, é extremamente preguiçoso, entre outros... pedir para o brasileiro médio pensar sobre algo, é pedir muito.
@guilhermepro35010 жыл бұрын
cara, cara, eu nunca tinha escutado uma pessoas tão inteligente, sério, parece que você falou tudo o que eu tento falar todo dia para pessoas que tem a capacidade mental de um invertebrado, continue com esse trabalho, desperte o questionamento, um dos maiores problemas que as pessoas sofrem no mundo é que os idiotas estão cheios de certezas....
@32rag10 жыл бұрын
Nego fala que drogas estragam famílias, ok blz, mas essa família entes das drogas, moram aonde? Qual a renda per capita? O usuário teve acesso a educação de qualidade? Sanamento básico ? Lazer? Ou vive as margens da sociedade? O governo o trata como um criminoso ou um doente que precisa de tratamento? Claro que a exceções mas sabemos que a maior parte dos usuários não atendem a esses requisitos, não justifica ele se drogar , mas deve-se tratar a causa não as consequências.
@bibibernardi15709 жыл бұрын
+Stormtrooper da Silva Vou concordar com você de maneira um pouco diferente, alguns anos atrás desenvolvi uma dependência por cafeína que arruinou meu estômago e me deixou quase maluca, e era uma dependência física, eu tinha crises de abstinência, tremia etc. Rivotril, álcool e cigarro também são drogas, e as pessoas FINGEM que não sabem. Acho que a droga usada (seja lá qual for), não deve prejudicar nem o usuário nem os demais. Por exemplo, tomar cerveja faz até bem dependendo da quantidade, porém em excesso leva a vários problemas de saúde e muitas vezes a mudanças de comportamento que afetam a família (seja essa família pobre ou não, apesar de eu ACHAR que em famílias menos abastadas a incidência de dependência seja maior). Ao invés de se estapearem pra demonizar uma droga e santificar outra, as pessoas deviam simplesmente ter bom senso em relação ao que elas mesmo usam, nem que seja açúcar! Eu entendo que drogas como crack causam impactos negativos de maior gravidade, mas o dependente esta doente, quando me vi sorvendo goles de café desesperada para parar os tremores, entendi como funciona o processo do vício.
@O_Ryodan10 жыл бұрын
decepcionados de forma alguma, a sua opinião é sempre bem vinda, nos faz pensar!
@pedror59810 жыл бұрын
Homo Sapiens Pyrulis
@gatochinho358310 жыл бұрын
Eu sou a favor do aborto e da pena de morte sim. Entretanto.. não acho que o Brasil está preparado para aplicar isso ainda. Quanto ao aborto, eu acho muito desumano proibir uma mulher violentada de abortar, soa como se ela tivesse que arcar com uma responsabilidade que não existe, com um erro que não cometeu. As pessoas vivem dizendo pra botar para adoção, mas será que é justo fazer a mulher passar por nove meses de dores além do parto, sem contar os gastos que ela vai ter quando poderia estar investindo em um advogado ou outras coisas úteis? Pior se é uma criança que está grávida. Será que é justo impor a uma garotinha nove meses mais o parto apenas pelos bons costumes, moral, religião ou qualquer outra coisa? Aliás, é controverso usar religiões para condenar o aborto. Tenho minhas fés, mas ninguém sabe se de fato existe uma entidade superior que está te avaliando como ser humano. Aliás é muita hipocrisia você usar a religião pra condenar o aborto e a pena de morte APENAS para "agradar" a Deus, Alá...enfim... a entidade que vc acredita. Isso só prova que vc discorda desses dois casos apenas para si mesmo e não por um bem maior. Vc quer agradar ao seu deus para garantir um lugar no paraíso porque vc foi uma "boa" pessoa, quando na realidade vc sequer se colocou no lugar da vítima.
@lucascasaes526910 жыл бұрын
Existem casos e casos. O número de brasileiras grávidas por falta de responsabilidade durante as relações continua superior ao de estupradas ou violentadas sexualmente. Crianças não estão preparadas fisicamente ou psicologicamente para enfrentar nove meses de gestação, muito menos mulheres traumatizadas por estupros. Porém, esses acontecimentos felizmente não predominam em nosso país, apesar de serem um grande problema que precisa ser resolvido urgentemente. Mas deixando estatísticas de lado, o que você consideraria humano ou desumano quando as mães engravidam por não utilizarem um dos inúmeros preservativos que existem hoje em dia? Eu por exemplo acharia uma péssima decisão abortar alguém pela falta de preparo dos pais. Soa como se um bebê tivesse que arcar com uma responsabilidade que não existe, com um erro que não cometeu. Óbvio, nem todas as pessoas têm acesso a esses meios de prevenção. Sabemos disso. E também sabemos que misturar religião com a política punitiva nunca rende bons resultados, principalmente quando o assunto é pena de morte. Mas como eu já disse, existem casos e casos. Se deixássemos esses de lado, você ainda julgaria a lei como um ato desumano? Bem, na minha opinião, o Brasil teria que possuir uma boa estrutura, como campanhas e maior policiamento, para pensar em acabar com os crimes sexuais que a cada ano aumentam mais e mais. Mas como você já, ele não está preparado para aplicar isso ainda.
@gatochinho358310 жыл бұрын
Skatista Prateado É eu cabei de perceber por sua causa que esqueci de citar que existem casos e casos, obrigado por isso. E eu concordo contigo quando vc fala da falta de preparo dos pais. Já conheci muita gente que engravidou precocemente e tbm acho que isso não seja motivo para abortar. Também acredito que frutos de relações extraconjugais não mereçam a morte. Afinal, considero-os como crianças no fogo cruzado. Elas não têm culpa de serem filhos de amantes e tbm me incomodo com o termo ""bastardo" mas acho que isso é outro assunto. Sobre campanhas e talz, acredito que isso apenas não basta... até pq já vi várias em TV aberta mesmo... e ainda assim o numero de gravidas não pára. Acredito que seja necessário um grande investimento em muitos outros itens.
@Dan-wk1tw10 жыл бұрын
pessoas q ficam gravidas qr dizer q ja fuderam, pronto completaram o objetivo da vida.
@robertodiniz563610 жыл бұрын
Concordo com você. Devemos matar todos, TODOS OS CRISTÃOS enquanto a tempo, precisamos de uma sociedade pura e limpa, uma sociedade inteligente e não um bando de fanáticos burros. Se cada pessoa mata-se 10 cristãos nós aniquilaríamos esse povo maldito do planeta.
@robertodiniz563610 жыл бұрын
Existe uma coisa chamada 8 semanas binárias, antes dessas oito semanas, o bebê não tem vida. Eu concordo com o aborto até aí. Depois disso é assassinato pois já tem uma vida dentro da mulher e não importa o que ela queira, ela tem que gerar aquele bebê. Caso o contrário devia ser acusada de assassinato. Claro que tem outros casos, como deficiência, má formação, etc... que também devem ser abortados. E quando alguém vim colocar Deus no meio, MANDA TOMAR NO CU, corta a garganta, mata. Deus é merda, não existe. E só para constar, tem como a mulher saber dentro dessas oito semanas binárias que está grávida, portanto se for estuprada faça o teste e veja se está grávida.
@pa.tri.cia019 жыл бұрын
Seus vídeos são ótimos Pirulla! Parabéns!
@rodrigoreysoficial10 жыл бұрын
Olá querido Pirula...Gostei muito da parte que vc disse; que não acha ser inteligente matar alguém!! Como sou vegano e acho péssimo tirarem a vida de qualquer ser livre e senciente, penso que seria muito produtivo para vida na terra direcionar esse pensamento a todos animais tbm!!! As vezes paro pra pensar e vejo que temos compaixão por alguns animais (cachorros e gatos por ex:), mas não temos por outros, (aves, suínos, bovinos e etc...) !!! Esse cara ainda teve escolhas de querer ir contra as leis ou querer ser um cidadão descente!! Agora imagine quantos animais indefesos estão nesse instante nos corredores da morte? Simplesmente por eles terem nascido animais de raças que o homem resolveu colocar em seu cardápio alimentar se achando carnívoro!!! Realmente tem muita coisa não inteligente nesse planeta...E a matança é sem dúvidas uma delas!!! Grande abraço
@Pedrobottino110 жыл бұрын
Excelente, como sempre, Pirula. Discordo de alguns pontos aqui, outros ali mas, em suma, é isso que penso no geral. Ótimo!
@Salezio10 жыл бұрын
Pirula, estou terminando o Mestrado em Administração e em março inicio o Doutorado na mesma área. Achei muito interessante o debate levantado nesse vídeo. Na Administração temos o debate entre eficiência e democracia dentro da Administração Pública, que também é muito complexo. Parabéns pelo vídeo.
@carlosaugusto-wu1jh10 жыл бұрын
Pirula, sempre ponderado e racional em suas análises, Parabens.
@rodrigomathias97610 жыл бұрын
Acho otimo a forma que o Pirulla me traz pontos de vista que eu não tinha imaginado.
@felipegomes234110 жыл бұрын
Você é o cara mais sensato que eu já vi .
@MrWellingtonoa10 жыл бұрын
Pirula Na Boa Mesmo Antes de ver esse Video Cara te Parabenizo Por Ser Um KZbinr Tao Foda q vc é.Vc tem Meu Respeito.
@mauriciogiann1610 жыл бұрын
Mais uma vez sua abordagem foi extremamente lúcida. Parabéns de novo Pirula. Você tange à perfeição em seus focos, colocações e alcance. Não sou "paga-pau" não, é um prazer assistir à sua mente se expressando. Aliás gostaria de um dia poder alugá-la (lol), assim que meu poder financeiro permitir, para assuntos de extrema relevância científica. Abraços !
@giuliete110 жыл бұрын
Exatamente o que eu penso e disse aqui entre amigos. Eu sei que é meio confirmation bias no meu caso, mas é um excelente vídeo! Pararabens novamente!!
@cleidemerensodosreis892310 жыл бұрын
Gostei! Até que enfim alguém fala alguma coisa que preste sobre o assunto.
@maykmjm10 жыл бұрын
Cara Primeiro vídeo coerente sobre o assunto! Parabns!
@luizguilhermeeliziario128410 жыл бұрын
Eu tbm realmente acho que o ponto certo a se discuti é o fato de que até que ponto se vai para defender uma lei que relativamente não tem uma fundamençao com o propósito de solucionar o problema... Muito top o vídeo parabéns Pírula ótimos questionamentos
@victoralans10 жыл бұрын
Belo vídeo Pirula!! Parabéns!
@Jaspionhash10 жыл бұрын
Perfeito. Acredito que tem espaço para mais videos sobre o assunto.
@Devoltaparaosgames10 жыл бұрын
Grande Pirula! mais um bom vídeo.
@DeisonPreve10 жыл бұрын
qual creme você usa no cabelo? Abraços pirula muito bom seu vídeo
@ProgramaBrasilemFoco10 жыл бұрын
Show de bola mais uma vez Pirula, tb sou contra a pena de morte, sobre as drogas a certeza é uma, a política de combate as drogas é um fracasso, precisava rever muitos pontos. Parabéns por mais um vídeo;
@CulturaBrasilNumismatica10 жыл бұрын
Tudo bem amigão? Eu gosto do Pirula porque ele é um Ateu que não agride ninguém aqui ele tem o meu respeito
@Informatheus10 жыл бұрын
Pra quem fica te enchendo o saco pro vídeo sobre legalização, recomende o Quebrando o Tabu. Excelente documentário que prova de maneira a não deixar dúvidas que a guerra contra as drogas fracassou. A única coisa que ela gera é mais guerra, e mais drogas.
@Richsan10 жыл бұрын
Caramba, antes de assistir o vídeo eu pensei que o Pirula ia vir com aquele discurso clichê de universitário sobre o assunto, me surpreendi depois de assistir , Pirula questionou muito bem o tema.Parabéns! Agora eu posso confiar que o Pirulla não tem amarras nenhuma pra discutir um determinado assunto ou expor sua opinião.
@RodrigoGarcia-ly5cy10 жыл бұрын
Achei valido o questionamento proposto, mas a principal questao é até que ponto a soberania de um país deve ser respeitada em detrimento da etica. Como publico assiduo dos seus videos achei que vc devia dar sua opinião a respeito desse episódio em particular. Grande abraço e parabens pelo canal!
@andrerll10 жыл бұрын
No final do vídeo o Pirula menciona que o vídeo pode ter ficado a desejar mas pra mim foi exatamente o contrário!!! Ótimo vídeo cara! É muito melhor expor pontos relevantes sobre algo e fazer com que quem assiste tire suas conclusões doque gastar tempo focando na sua opinião sobre o assunto Desse modo é bem mais construtivo!!
@MsLucccccc10 жыл бұрын
A punição não serve apenas como desestimulante para a prática de novos crimes, não serve só para a correção moral do criminoso, mas serve também como COMPENSAÇÃO para os danos da vítima. Saber que o seu algoz está pagando pelo que ele te fez é importantíssimo. Isso atenua a força de vontade em fazer justiça pelas próprias mãos.
@robertorocha460510 жыл бұрын
Parabéns pelo video. Mesmo discordando em alguns aspectos, ótimo video e com boas referências na descrição!
@AnaPaula-ce6fy10 жыл бұрын
Apesar dele mesmo dizer que não da opinião. Foi o melhor vídeo sobre!
@Verolasz10 жыл бұрын
quando eu crescer, quero ser igual ao Pirula
@irlansouza438410 жыл бұрын
O Pirula é muito fodah, parabéns!!!
@hendrixhenriquepereiradias22410 жыл бұрын
Boa Pirula... Autentico, gosto de vc pq vc fala o q pensa . Videos excelentes Parabens
@marcela.coelho10 жыл бұрын
Estou contigo, Pirula! É como uma amiga minha disse: "Ninguém se importa em entender, acolher, proteger (se for o caso). Todos querem mesmo é apontar o dedo". Esse discurso da moral e dos bons costumes também me enoja. A ideia que as pessoas têm sobre isso quase sempre é pré-histórica. Fácil condenar uma pessoa à morte, exterminá-la. Difícil mesmo é desenterrar a problemática que o consumo e a venda de drogas carrega há tempos, questionar e encontrar possíveis soluções que em nada deve ser relacionado, ao meu ver, com a moral e os bons costumes. No Brasil, milhares de pessoas morrem por ano vítimas de "acidentes" de trânsito, onde o próprio condutor estava bêbado ou não. Pena de morte para esses casos? Proibir o álcool? Isso é tolice e nunca vai ensinar ninguém a consumir com moderação. Algumas coisas você aprende na vida mesmo, com muita sorte dentro de casa, apenas sabendo respeitar o próximo, isso sim é básico e eficiente. Enfim, isso vai longe. O ser humano, em sua maioria, continua vendo apenas a pontinha do iceberg e isso é triste. Aproveito para parabenizar o canal. Assisto sempre que posso. Um abraço.
@FlavioVazanarquista10 жыл бұрын
Pra variar mais um excelente vídeo! Concordo contigo, é a lei da Indonésia, fazer o quê? O meu único questionamento foi o pedido de clemência ser sumariamente ignorado. A ideia seria extraditar e julgar o cara aqui, só isso, tem nada de transformar o cara em mártir ou algo do gênero, longe disso. Daí a gente cai no campo da cultura de um país, tráfico de drogas é pena de morte, estupro é apenas prisão, é o tal de agregar valor a um crime. Em Uganda o homossexual sofre pena de morte também. Absurdo, mas é assim que a banda toca. Sobre a Revolta da Vacina aqui no Rio, só um adendo, além de vacinarem o povo na marra, teve o fator do desconhecimento da substância, muita gente achava que era uma vacina pra fazer uma "limpeza social", algo do tipo "matar pobres". Além do fato de mulheres terem que se despir na frente de policiais pois diziam que a aplicação da vacina seria em partes íntimas, esses fatores também ajudaram a inflamar o povo a ser contra a vacina.
@Olaup-hi7ug10 жыл бұрын
Pois é Pirula, fiquei muito triste por ver as pessoas comemorando a morte do cara e dizendo coisas como "Se no Brasil as coisas fossem como no Indonésia, o crime acabaria." Acho que não temos muito o que comemorar em relação a isso, devemos lamentar o infortúnio de uma lei que mata pessoas. Mas concordo demais com o seu raciocínio, parabéns por elevar a discussão em um nível esclarecido. Abraços
@raissasales947410 жыл бұрын
Você descreveu todos os meus questionamentos. O que falta nas pessoas é abrir a mente, perguntar, pesquisar... Elas só se baseiam no sensacionalismo.
@marlonribeiro835110 жыл бұрын
Esse vídeo é um convite a ir atrás de mais coisas sobre o tema. Eu pessoalmente esperava mais...
@TiagoCheregati10 жыл бұрын
Ouvi dizer, Pirula, que a questão da proibição da droga lá pra eles tem a ver com a guerra do ópio, da época que a Inglaterra explorava a região.
@bombomarrom10 жыл бұрын
Há algo em comum entre os tópicos que você aborda. Então pergunto: Na sua opinião, há alguma relação entre pena capital e controle demográfico?
@N3_ET_10 жыл бұрын
Em março de 2008, o Diretor Executivo da Agência das Nações Unidas para o combate às Drogas e ao Crime expressou a necessidade de se eliminar a aplicação da pena de morte em crimes relacionados com drogas: “Apesar das drogas matarem, não acredito que seja necessário matar por causa das drogas”. A aplicação da pena de morte decorrente de crimes relacionados com drogas é uma violação da lei internacional. No artigo 6º, alínea 2, do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos pode ler-se: “Nos países que não tenham abolido a pena capital, só pode ser imposta a pena de morte para os crimes mais graves.” Em abril de 2007 o Relator Especial das Nações Unidas para Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias, pronunciando-se como testemunha, na qualidade de perito, e num desafio à Constituição da Indonésia, afirmou perante o Tribunal Constitucional que “a morte não se constitui como uma resposta apropriada para o crime de tráfico de droga.” Para além da Indonésia, a China, Irão, Malásia, Arábia Saudita e Singapura são alguns dos países que executam pessoas por praticarem crimes relacionados com drogas. No entanto, não existem quaisquer provas que evidenciem que a aplicação da pena de morte para crimes relacionados com drogas tenha um efeito dissuasor mais forte do que sentenças de longos períodos de prisão. Atenciosamente: amnistia-internacional
@andrebomfimmm10 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Pirulla, Pena de Morte é um assunto bem complicado. Os 2 lados tem bons argumentos, mas msm onde existe, ela não coíbe a criminalidade, pode até diminuir mas não a extirpa. No Brasil eu tenho quase certeza q seria um desastre, pois jamais um Sarney ou outro político seria condenado, seriam executados só pobres ou usado oficialmente como queima de arquivo.
@pedrogow110 жыл бұрын
Acho que a maioria dos comentários de repudia vêm de pessoas que não enxergam que isso não foi feito no Brasil, mas sim na Indonésia. Quando você vai à casa de uma pessoa, você está "submisso" as leis que os donos dessa casa estabelecem, logo, se você entra em um país onde a punição para esse tipo de crime é a pena de morte, subentendesse que você sabe os riscos que corre. Não cabe ao brasileiro, ao francês, ao norte americano julgar se essa lei é justa ou não, se ela tem impactos positivos na sociedade em que foi aplicada ou não, assim como não se deve pensar que a Indonésia é um país justo para tudo e etc., pois nenhum lugar no mundo é a maravilha que pensamos. No mais, ótimo vídeo Pirulla!
@antoniobn10 жыл бұрын
Antes de qualquer coisa.. cade o computador antigo bizarro com capinha por cima do monitor?
@OsorioThomaz110 жыл бұрын
Bom video. Perguntar com qualidade é muito melhor que responder. Seu vídeo trouxe a pergunta certa e parou antes de tentar respondê-la sem os elementos necessários pra isso. De qualquer modo, vale chamar atenção para um conjunto de palavras que você usos bastante no vídeo e algumas definições de Norberto Bobbio podem ajudar no pensamento sobre esta questão: Moral: É quando os princípios justificam os meios Política: É quando os fins justificam os meios. Ética: É o conjunto de regras formais ou informais que limitam as ações quando moral e política não são concordantes Quem tem princípios tem moral e como todos temos um conjunto de concepções básicas, todos temos moral Quem tem fins (metas) faz política e como todos temos metas, todos fazemos política. Quando a política coincide com a moral ( metas compatíveis com princípios), é fácil decidir as ações e nem é preciso ética. Quando a política e a moral discordam, precisamos da ética (regras de conduta limitantes) para regulamentar nossas ações. O exercício de pensamento que você propôs deve trazer o seguinte conjunto de soluções: a) - Perfil conservador: é contra as drogas e a favor da pena de morte por principio e acredita que a redução das drogas é a meta. Esse cara é a favor da execução do brasileiro desde criancinha e pra essas pessoas não existe questionamento ético, pois cada um de nós só pensa no comprometimento ética quando moral e politica colidem. b) - Perfil Liberal: é a favor das drogas e contra a pena de morte por principio e não acredita que a redução das drogas seja uma meta suficiente ou necessária. Esse cara é a contra da execução do brasileiro desde criancinha e pra essas pessoas não existe questionamento ético, pois cada um de nós só pensa no comprometimento ética quando moral e politica colidem. c) - Perfil confuso: é a favor das drogas e contra a pena de morte por principio, mas acredita que a redução das drogas é a meta. Esse cara busca uma solução de compromisso ético, um conjunto de regras que as sociedades possuem e praticam para solucionar esse problema. Ele olha para o seu arcabouço de conhecimentos das normas sociais (da sua comunidade, do seu país e dos lugares que conhece) Nessas situações é comum dizer coisas do tipo: na minha terra a gente resolve isso fazendo assim ou assado. d) - Perfil confuso 2: é contra as drogas e a favor da pena de morte por principio, não acredita que a redução das drogas seja uma meta suficiente ou necessária. Esse cara busca uma solução de compromisso ético, um conjunto de regras que as sociedades possuem e praticam para solucionar esse problema. Ele olha para o seu arcabouço de conhecimentos das normas sociais (da sua comunidade, do seu país e dos lugares que conhece) Nessas situações é comum dizer coisas do tipo: na minha terra a gente resolve isso fazendo assim ou assado. Ética é um conjunto de regras que a gente aceita, quer goste ou não, que serve para que possamos viver em sociedade. Ética é aquilo que nos diz para não jogar papel na rua, mesmo quando a gente não vê nada demais nisso, nos diz para não tocar nos estranhos desnecessariamente, mesmo que a gente pense que isso não tem nada demais. Não roubar pode ser um compromisso ético ou uma meta política (não ser preso), mas seria preferível se fosse um principio moral. Não matar é a mesma coisa que não roubar. e não executar?
@tonmessa10 жыл бұрын
caramba realmente esta reflexão de ética vs eficiência é um ponto muito interessante realmente ! não esperava nada deste video mas me surpreendeu hehe
@ernani639 жыл бұрын
Parabéns Irmãos da Razão, União, Lealdade e Amor. PIRULA nota dez.
@henriquevecchine9 жыл бұрын
E o video sobre a legalização dss drogas ja sabe quando vai fazer? Sou novo no canal e gostei muito do seu conteudo, abraços e continue com esse otimo trabalho!
@juulyss8 жыл бұрын
Ai q simpatico
@lucasjarule10 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo Pirula, como sempre fazendo a galera raciocinar um pouco, e esse caso da Indonésia me fez pensar em algo (cômico se não fosse trágico) será que lá vão aparecer os juízes e um DREDD também pra por ordem em tudo? Hahaha Nesse filme mesmo fala o que você citou, a balança do ético com a eficiência.
@charlesmatias10 жыл бұрын
Pirulla: melhor vlogguer do Brasil
@alexrds1310 жыл бұрын
Belo vídeo, Pirulla! Acredito que as questões levantadas são muito importantes para pensarmos sobre essa guerra conta as drogas. Quanto ao caso da indonésia, vejo que tal pena como uma forma de tapar "buracos", pois, em muitos casos, as pessoas que são presas são apenas "mulas" para traficantes que dificilmente serão pegos, afinal, há as mulas. Outro ponto é o que chamam de "bois de piranha" (a história diz que para atravessar uma boiada por um rio de piranhas, era colocado um boi na frente para chamar a atenção das piranhas enquanto os outros passavam), onde uma pessoa é pega (sem o consenso dela) e assim outros mulas passam sem serem presos. Não sei se realmente há isso na realidade, mas pode ajudar no questionamento dos fundamentos da lei, como dito no fim do vídeo. Acredito que essa lei tem caráter de exemplo, como uma forma de intimidação.
@beatrizribeiro487210 жыл бұрын
Muito bom... Devemos questionar sempre!
@ggiento10 жыл бұрын
A pergunta de "Será que isso é eficiente?" já foi respondida na psicologia. É um claro e sonoro "Não." Se tiver tempo e saco, existe um livro acadêmico chamado "A Coerção e suas implicações" de Murray Sidman que comenta e explica como utilização da coerção em muitas áreas do comportamento humano pode até apresentar um sucesso imediato, mas que não falha em apresentar efeitos colaterais que acabam por invalidar o próprio objetivo de utilizar coerção para começo de conversa. Uma das ideias mais importantes que o livro traz é que "coerção gera coerção". De todas as áreas que o livro cobre não há uma que não se encaixa nesse modelo de coerção (utilização de ameaças, de privação e coisas parecidas) gerar (contra-)coerção (respostas igualmente agressivas). Tentar fazer guerra as drogas não somente já era comprovadamente ineficaz se baseando nesses princípios mas agora existem publicações de governos se rendendo, dizendo como é uma tentativa frustrada bater de frente assim e buscando novos caminhos. E mesmo assim, consideremos que por causa dessas medidas a Indonésia consiga banir as drogas do país. Agora você tem uma nação que não usa drogas porquê tem medo de ser morto/preso (assim como Saddam Hussein fez com o analfabetismo) e não porquê a população é consciente das (supostas) más consequências da utilização de determinada droga. E não precisa ser nenhum estudante de comportamento humano pra compreender que a falta de estrutura lógica, de significado e de sentido num comportamento faz dele solúvel em qualquer coisa, um comportamento mantido por medo e/ou por ameaça não dura. Não dá pra afirmar que seria impossível um país banir as drogas por um tempo mas é sem sombra de dúvida que se for feito por meio de leis que punem (funcionam como ameaça) e não por conscientização e por conhecimento do que se trata, as drogas logo voltariam.
@vrollsing10 жыл бұрын
Não esperava menos de você Pirulla, uma luz entre ignorantes e moralistas brasileiros.
@evandrobarrosogaio10 жыл бұрын
Kadê o monitor de tubo que ficava na sua direita?
@pedrobq1238 жыл бұрын
Pirula, nos seus vídeos posteriores sobre criminalidade, um assunto interessante e relevante e sobre a politica do "tolerância zero" do prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, que foi uma política muito eficiente na criminalidade, mas que gerou alguns conflitos da população contra a policia e etc. Analise como foram feito os estudos com base em probabilidade de cada crime em cada parte de NY, baseados em horários, local e até no tipo físico do infrator. Bem interessante
@damonmythos10 жыл бұрын
Pirula, não sei se vai responder mas, pretende fazer algum outro vídeo sobre a questão da falta de água no sudeste? O seu primeiro vídeo foi muito bom e tendo em vista o desenrolar dos fatos, talvez tenha mais a dizer. Abraço.
@chuparipaguitar10 жыл бұрын
Esse foi um dos poucos vídeos que você, Pirulla, defendeu a ética deontológica e não abraçou o consequencialismo... Moral é diferente de "bons costumes", isso é uma coisa que a maior parte das pessoas desconhecem...
@luanzera482010 жыл бұрын
Oi, Pirulla! Tudo certo? Cara, eu admiro muito o conteúdo que você produz no canal. Os seus vídeos são excelentes! E, Pirulla, eu assisti um vídeo do Felipe (acho que esse é o nome), do canal Xadrez Verbal, onde ele faz uma breve análise e correção das questões de História do Enem 2014. Eu gostaria de saber se há a possibilidade de você gravar um mesmo vídeo, mas com as questões de Biologia. Sim, eu sei que já existem outros vídeos assim. Mas, cara, os seus vídeos são incomparáveis. Se você ao menos ler o meu comentário, eu agradeço de coração, Pedro. Um grande abraço. ;)
@Pirulla2510 жыл бұрын
Japa SJPFurucho Olha, eu não tinha pensado nisso, mas não é má ideia.
@luanzera482010 жыл бұрын
***** Seria mais um excelente vídeo, Pirulla. :) Além de o Felipe fazer as correções das questões, ele também indicou algumas leituras para estudos ao próximo Exame. E como eu fui ridiculamente mal nas questões de Biologia, receber as suas dicas seria extremamente útil. haha xD Obrigado pela atenção, Pirulla! ;)
@jonasclecio10 жыл бұрын
Pirula obrigado por pôr alguns questionamentos na minha mente.O problema que vejo no caso do Brasil é que temos uma péssima educação que não ensina as pessoas a questionarem o "que" e "porque" o que pra mim no caso de uma regulação no consumo de drogas por ser entendido como "tá liberado pessoal, não faz mais mal", se outra coisa que me faz quebrar a cabeça é que o álcool e o cigarro já torram grande parte do orçamento da união com a saúde, imagina cocaína por exemplo que já se sabe ser causadora de problemas graves de saúde, então de certa forma o usuário não estaria "só" fazendo mal a si mesmo, mas sim se tornando um "caro cidadão".
@garantes925710 жыл бұрын
Wow, mais um ótimo vídeo, Parabéns
@marsolateu101210 жыл бұрын
Muito bom, faltou somente o "Olá pessoas esse é mais um vídeo meu aqui na internet". Parabéns!
@Pirulla2510 жыл бұрын
Solimar Lima que eu saiba, não faltou
@robertosantanabeto10 жыл бұрын
Belo vídeo meus parabéns...
@alexbaronne10 жыл бұрын
O método atual de encarceramento humano para o que se denomina "comportamento criminoso". Para muitos, a solução para as formas "ofensivas" do comportamento humano é simplesmente remover os indivíduos da sociedade e "puni-los". Isto é baseado em uma série de premissas que datam de milênios atrás. No entanto, a ciência do entendimento do comportamento humano mudou muito ao longo do tempo no que se diz respeito à causalidade. Hoje é de conhecimento comum nas ciências sociais que a maioria dos atos "criminosos" provavelmente não ocorreriam se certas condições ambientais básicas, de apoio, fossem definidas para o ser humano. Colocar as pessoas em prisões não está efetivamente resolvendo nada relacionado à causa do problema. Na verdade, é apenas um paliativo, se assim podemos dizer, que reprime temporariamente alguns efeitos do problema maior. Em outras palavras, a sociedade procura fazer remendos e jamais atingir as raizes profundas que causam estes problemas.
@nathan1soares10 жыл бұрын
Olá, Pirula! Ótimo vídeo, parabéns! Sobre as formas utilizadas para solucionar os problemas que falaste, elas vão de acordo com o estudo de Kolhberg sobre o Desenvolvimento Moral. Segundo este estudo, o primeiro nível(mais instintivo) do desenvolvimento moral é relacionado à punição. Ou seja, as pessoas só irão parar de ter certas atitudes se forem punidas por isso. Acredito que isto tenha bastante relação com o que falaste.