Que maravilhoso ter o Mauro e a Virgínia juntos no Café Bolchevique❤❤
@diegoferrari74385 ай бұрын
Excelente e necessário encontro de dois grandes... Escutando com atenção e tomando nota... Uma orientação para a vida e os esforços militantes.
@Armando17355 ай бұрын
A verdadeira luta é a luta de classes !
@mariainesdasilvafarany66105 ай бұрын
Adoro ambos! Obrigada por estarem aqui.
@carloswellington19605 ай бұрын
Café maravilhoso com a parte da querida professora Virgínia Fontes
@Mikahhh15 ай бұрын
Um debate complexo e fundamental. É de fato um grande desafio, como foi dito, conseguir unificar na e pela diversidade. É ilógico lutarmos contra o sistema do capital, mas estarmos tão segmentados. E essa segmentação vem há anos aprofundando o enfraquecimento de uma luta mais ampla e robusta. O neoliberalismo refletido no imaginário e nas ações individualistas fomentam isso.
@rodolfomr2023Ай бұрын
Imagine esses 2 todos os dias na TV aberta ? Em seis meses teríamos uma revolução
@marcosandrade51134 ай бұрын
Um grande beijo na Profa. Virgínia Fontes e um grande abraço no Prof. Mauro Iasi.
@guilhermemarques94384 ай бұрын
Muito bom. Um café com síntese de questões e afirmações fundamentais, por exemplo que a luta passa por umas lutas não "frearem" as outras, que levo comigo, ou o levantar da questão que estou vendo muito mais levantada e respondida contrariamente em certos círculos radicais quase anarquistas, sobre a mediação, que se não pode ser igual à do século passado também não estou a ver como é possível não repensar e utilizar. Um grande obrigado vindo da ex-metrópole ;)
@professorsilva67792 ай бұрын
Parabéns a ambos professores pela magníficas aula. Ontem conversei com um precarizado do Ifood, ... pobre, negro, favelado e anti-comunista. Isso foi o resultado de 4 anos de desinformação Fascista no Brasil. Seria oportuno mais edições do café bolchevique sobre a realidade atual do Brasil.
@fabiobuenoromeirofilho23835 ай бұрын
A dupla fonte de um Novo Tempo!🌌
@carmentornquist9015 ай бұрын
Maravilhoso debate, fundamental. Num país onde Maria da Glória Gohn( com todo respeito, mas é outro rolê teórico e político) ainda é a principal referência acadêmica (e acho que politica, tb.) a respeito de movimentos sociais, Virgínia (e Mauro, nos comentários) expressam, aqui, mais uma vez - a meu ver - o que de melhor se pode depreender de um Marx-Engels contemporâneo, com os movimentos do real! Tudo de bom este "duo"
@annegeraldi95315 ай бұрын
Boa tarde! Adoro os dois! Um café muito especial mesmo!
@SalvatoreSigona-ec6lw5 ай бұрын
Vendo agora ❤❤
@angeloantonio6855 ай бұрын
Adorooo os dois professores!
@mariafatimamartins73075 ай бұрын
Que dupla !!!
@SalvatoreSigona-ec6lw5 ай бұрын
Like like like like like para engajamento do canal ❤
@terezacristinaxavierverli35005 ай бұрын
Dois mestres. 👏🏻👏🏻👏🏻
@gaperod5 ай бұрын
Que dupla! Os melhores que temos!
@enedinatroianisanches97895 ай бұрын
Parabéns excelentes debatedores, que alegram a alma da gente.
@felipearaujo4915 ай бұрын
Dois gigantes maravilhosos!
@adalbertobarretof6055 ай бұрын
Bravo !👏👏👏👏
@mariatelescabral60995 ай бұрын
Ô Dupla Maravilhosa 💜❤️😇
@luizbaldii5 ай бұрын
Que beleza de conversa. Profa. Virgínia disse algo que endossa minha percepção do devir: "O sujeito anticapitalista será muito mais plural do que foi até aqui nos processos históricos".
@analuciaferreira60095 ай бұрын
Adorei o programa adoro a professora Virgínia👏👏👏👏👏👏
@ochacaraculturavisual14955 ай бұрын
Dois feras
@cezarmaranhao5 ай бұрын
Maravilha de debate meus amigos! ❤
@odairjesus8837js5 ай бұрын
Boa tarde mestres filósofos conhecimento que liberta,boi tempo conhecimento que liberta SP presente 🆗.
@marasellamacedo11815 ай бұрын
Que poema oportuno! 😢❤
@wallace5120105 ай бұрын
Excelente papo!
@geraldoramos73505 ай бұрын
Grato.
@cidamontan93455 ай бұрын
Uau!!!
@conceicaorego33475 ай бұрын
Que pena que foi tão curto!
@mendellbarreto76495 ай бұрын
Que saudade do meu Mestre Jedi Comunista ( Mauro Iasi )!!!!!❤❤
@josewesleyferreira35805 ай бұрын
A luta de classes deve atravessar os movimentos feministas, lgbt, ambientalistas, etc e tal, porque a burguesia está na luta, mas aí é preciso demostrar que eles estão na luta ambiental contra eles mesmos. Obrigado por compartilharem suas reflexões
@1234olegas5 ай бұрын
Muito obrigado por esse ping pong marxista. Apesar de, como vocês disseram, levantarem mais questões do que certezas, confesso que a conversa de vocês reascendeu minha chama marxista por aqui.
@rochadel-camposnovossc5075 ай бұрын
Chegando agora.
@klarakrok5 ай бұрын
Levantar um Debate e praxis nova perspectiva ao RGSUL
@Enrico_Tolentino5 ай бұрын
RS*
@mariajosecosta87335 ай бұрын
Gostaria de ler esse poema.❤ alguém pode transcreve-lo! Ficaria muito agradecida.
@patriciasantiago37595 ай бұрын
Alguém tem o nome e autor do poema?
@OO_DanielDias5 ай бұрын
Não tenho muitas condições de fazer política no momento, mas tenho ideias de como superar os problemas postos no debate de forma ontológica.
@Armando17355 ай бұрын
No Marx, com o Marx..Muito bom!
@joycecesarpirespires66635 ай бұрын
A tarefa atual da classe trabalhadora é A socialização do capital acumulado através de ações do Estado Social.
@HacOgirdur5 ай бұрын
Claro, a Burguesia que é proprietária do capital acumulado e também é dona do Estado, vai permitir por meio de eleições, convencimento, ou qualquer outra ciranda disponível, a socialização da sua propriedade e o controle do Estado burguês, do Exército, dos Juízes, dos bancos, das indústrias, do Latifúndio, da Polícia... Não sei como ninguém pensou nisso antes... Pra que revolução, pra que povo armado, pra que ditadura do proletariado... Vamos socializar o capital e os meios de produção na grande festa da democracia... É só chegar kk
@Boris.Becker.5 ай бұрын
Oi
@paulosergiorangel35445 ай бұрын
Professor Mauro de quem é o Belo Poema?
@mauroluisiasi89614 ай бұрын
Utopia e fim de século, in Meta Amor Fases. Mauro Iasi. São Paulo: Expressão Popular, 2011
@marciacioran5425 ай бұрын
❤
@joycecesarpirespires66635 ай бұрын
❤❤
@sab5265 ай бұрын
👏🏿👏😘😘
@danielrocha22605 ай бұрын
Sou marxista de nascença , me formei em história porém percebo aqui uma modo de quase incompreensível , completamente diferente da maneira dos novos camaradas como Jones Manoel por exemplo . É só uma crítica à esquerda precisamos chegar mais longe .
@sanmelladepinho26685 ай бұрын
Eles só podem ser universais abstratamente, nós somos universais substancialmente. 💥
@celsovilelapaciencia1739Ай бұрын
Os individuos que ascendem ( muito youtubers atuais como exemplo) pode ser considerado como uma ferramenta do capitalismo para intensificar a ideologia da meritrocracia? Pergunto pq vejo muita gente com a expressao: fulano enriqueceu, agora conseguiu... Etc) e sd sujeitando a situacoes degradates e agregando o exercito de reposição .. o que vcs pensam sobre isso?
@enedinatroianisanches97895 ай бұрын
É possivel se perguntar qual o peso da "ELITE GENEALÓGICA" NO BRASIL este aspecto da " eternizacao"
@sanderfilmes902Ай бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾👀🇧🇷
@carloscesaralmendra18355 ай бұрын
Mauro Iasi esqueceu de dizer de quem é o autor do poema e qual é o livro que ele leu o trecho.
@mauroluisiasi89614 ай бұрын
Meu, está no livro Meta Amor Fases
@AlexandreTeixeira15 ай бұрын
Todas as guerras, conflitos que ora acompanhamos são feitas pela hegemonia, pela manutenção da Usura, do reles substrato do deus único, entre perdedores, todos, e vencedores, ganha o Capital.
@gfsfyfy4265 ай бұрын
Nao pode saber, deus nao permite sua tristeza"
@jmcastromattos5 ай бұрын
"Estamos isolados juntos." (LACAN, J. Seminário 17, anos 1969- 1970.) Como responder a esse paradoxal "isolamento comunitário"? Para Lacan esse paradoxo é estrutural, e, pois, anistórico. Segundo ainda Lacan, a dita "humanidade" seria pautada por esse paradoxo, jamais produzindo respostas capazes de dissolvê-lo e/ou de, quando menos, amenizar suas consequências danosas (subjetivas, sociais, culturais). Ao contrário, seria possível ler esse paradoxo (aceitando-se sua existência) como efeito histórico-terminal do capitalismo?
@Gustavo_Gindre5 ай бұрын
A dialética só concebe a diversidade como momento da unidade. E isso me parece desarmar o marxismo para lidar com a diversidade como objetivo em si e não apenas como meio. O que acaba sendo um baita problema quando o sujeito revolucionário já não é mais a antiga classe proletária fabril em sua inequívoca unidade.
@virtusoroca77243 ай бұрын
Na identificação do sujeito falta apenas um elemento: a mediação da ideologia dominante como forma necessaria da manifestação do protesto. A ideologia dominante eh a da classe que domina, mas ela eh contraditória e fornece a forma necessaria dos interesses das classes em luta. O erro está em esperar que sob a produção capitalista desenvolvida o sujeito apareça com a consciência "científica" desses interesses. O reconhecimento dessa mediação ideológica leva a perceber que o sujeito e a luta estão, de fato, em toda a parte. Ele soh nao se apresenta do modo como gostaríamos. O problema não está no sujeito faltante na realidade, mas na análise, que nao consegue reconhecer esse sujeito tal como se apresenta concretamente.
@virtusoroca77243 ай бұрын
Exemplo: caso George Floyd, mencionado no video. Ele nao explode enquanto revolta anti- burguesa, pura e simplesmente, mas por meio da ideolpgia burguesa, que eh a dominante. Marx se refere a isso em diversas passagens, e em O Capital inclusive: a forma ideológica dominante sob o capitalismo eh a forma juridica, ou o modo de pensar juridicamente. O caso George Floyd eh uma acusação "burguesa" contra a burguesia: eh a forma juridica burguesa que carrega o conteúdo anti-burgues; mas nao eh o conteudo anti-burgues sim a forma burguesa que permite à essa "acusação" alcançar a dimensão que alcançou. Peguem essa ideia e releiam o Prefácio de 1859, de Marx -- a confusão aparente que envolve esse imoortante documento se resolverá de maneira inequívoca. E então a teoria da historia e da revolução em Marx se revela de maneira cristalina. Nossa tarefa eh desenvolve-mas, mas na medida em que a praticamos: sua verdade e insuficiências se revelam na medida em que eh praticada, e nao apenas discutida.
@CervantesAyresFilho-tf5pq3 ай бұрын
Muito bom, mas o Mauro interrompe a argumentação da Virgínia mais do que precisa (mesmo com os "claro, claro")
@BentilhoJorgedaSilvafilho5 ай бұрын
Boa tarde companheiro TV revolução aqui o café bolchevique direto de Brasília DF informar nasceu com operários de Niterói sindicato dos metalúrgicos de Niterói bentilho ferroviário ex líder preso político Niterói anistiados políticos juntos com Batistinha eu bentilho filho já tínhamos café bolchevique com metalúrgico de Niterói em 1984 com operários de base do estaleiro de Niterói núcleo sindical bolcheviques naval com operários formação política café bolchevique direto de Brasília DF informar
@pavel77005 ай бұрын
IMP
@klarakrok5 ай бұрын
Urgente Rebelliao em todos os Frontes. Paralelo a Planejamento
@angeloantonio6855 ай бұрын
Abaixo às "cadelas no cio do imperialismo" gritou Fidel...
@gervasiogurgel52315 ай бұрын
Dolorido mas necessário.
@joaosantos81085 ай бұрын
Com estudos ,procurando entender o sistema,e principalmente questionando o porquê das coisas,tornei-me comunista na mais tenra juventude! Hoje já com 62 anos continuo com mesma visão de mundo, ou seja sou hoje mais comunista do que nunca!!
@cidamontan93455 ай бұрын
Uau!!!
@enedinatroianisanches97895 ай бұрын
É possivel se perguntar qual o peso da "ELITE GENEALÓGICA" NO BRASIL este aspecto da " eternizacao"