Рет қаралды 1,205
Câmara Rio Notícias: 👤 Ela nasceu Emília Savana da Silva Borba há exatos cem(100) anos, no Morro da mangueira. Mas ficou conhecida como Emilinha Borba e se tornou uma das maiores celebridades da música brasileira. Cem anos depois, muitos sucessos de Emilinha Borba fazem parte do dia a dia do carioca.
📻 Emilinha Borba surge numa época de efervescência do Rádio no Brasil. Entre os anos 30 e 50 do século 20, várias cantoras despontaram para o sucesso. Entre elas, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Marlene, que se tornaria a sua principal rival. A rivalidade começa em 1949, com o Baile da Rainha da Rádio Nacional, na época, a emissora de rádio de maior audiência do Brasil. Marlene ganhou, mas os fãs de Emilinha não se conformaram e passaram a fazer de tudo para elegê-la. Até que em 1953,
Emilinha Borba se tornou a rainha do rádio com mais de um milhão de votos.
🧒 Desde criança, Emilinha Borba gostava de imitar grandes cantoras e começou a carreira frequentando programas de Calouros. Aos quatorze(14) anos, já havia conquistado seu primeiro prêmio.
⏳ Em 1942, ela foi contratada pela Rádio Nacional, ficou por poucos meses retornando em setembro de 1943. A partir daí, foram 27 anos de muito sucesso e nesse período se tornou a principal estrela da rádio. Foi campeã de correspondência por 19 anos. Em 1949 emplacou uma das músicas mais famosas de sua careira, Marchina Chiquita Bacana que estourou no carnaval daquele ano.
🎤 Ao longo da carreira, Emilinha Borba foi colecionando apelidos atribuídos ao estrelato: E eterna Rainha do Rádio, A Favorita da Marinha, Garota Grau, foram alguns deles. Pesquisas da época revelam que ela é a artista brasileira que mais que possui mais títulos, troféus, faixas e coroas. Emilinha Borba também foi a primeira cantora brasileira a se apresentar pelo país com patrocínio exclusivo. Até agosto de 1995, a estrela foi a personalidade brasileira que mais vezes foi capa de revista no país. Os pesquisadores dizem que ela foi destaque das revistas da época por 350 vezes.
🖤 Emilinha Borba morreu em outubro de 2005, aos 82 anos, vítima de um infarto Deixou uma legião de fãs, que celebram até hoje os seus sucessos. Inclusive os da nova geração.
•••
➡️Acompanhe a Câmara Municipal nas redes sociais:
Instagram: / camarario
Twitter: / camarario
Facebook: / camarario
LinkedIn: / camarariooficial
Site: camara.rio
TikTok: / camara.rio
#CâmaraRioNotícias #CâmaraRioNotíciasSegundaEdição #EmilinhaBorba
#EmíliaSavanadaSilvaBorba #100anosdeEmilinhaBorba