Рет қаралды 19,212
Um Curso em Milagres
Lição 2
Eu tenho dado a tudo o que vejo nesse lugar todo o significado que tem para mim.
Os exercícios com essa idéia são os mesmos que os da primeira. Começa com as coisas que estão perto de ti e aplica a idéia a qualquer coisa sobre a qual o teu olhar pousar. Depois, aumenta o âmbito para fora. Vira a cabeça para incluir o que quer que esteja em qualquer um dos lados. Se possível, vira-te e aplica a idéia àquilo que estava atrás de ti. Continua sendo tão indiscriminado quanto for possível ao selecionar os sujeitos para a aplicação dessa idéia, não te concentres em nada em particular e não tentes incluir tudo o que vês em uma determinada área, ou introduzirás tensão.
Meramente dá uma olhada com naturalidade e razoável rapidez à tua volta, tentando evitar qualquer seleção por tamanho, brilho, cor, material, ou relativa importância para ti. Considera os sujeitos simplesmente como os vires. Tenta aplicar o exercício com igual facilidade a um corpo ou a um botão, a uma mosca ou ao chão, a um braço ou a uma maçã. O único critério para a aplicação da idéia a qualquer coisa é meramente que os teus olhos a tenham tocado. Não tentes incluir coisa alguma em particular, mas certifica-te de que nada seja especificamente excluído.
Agora a reflexão sobre a lição 2.
Esta é uma lição importante que dá, claramente, sequência à primeira. Você olha ao redor e se dá conta de que nada do que você vê tem um significado verdadeiro. Mas apenas o significado pertinente ao mundo da separação, que é um significado atribuído separado do EU SOU (o nome de Deus ou a Presença Crística dentro de mim agora).
Jesus nos diz para olharmos igualmente para uma flor, borboleta, um braço ou uma maçã. Como um professor que fala para um grupo de estudantes. E esta é a humildade que devemos ter. Se nós acreditamos que sabemos o que cada coisa é e nos sentimos ofendidos com esta lição, então nós ainda não conhecemos verdadeiramente o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres.
É somente através da humildade que podemos compreendê-lo, quando nos damos conta de que não sabemos nada. De repente tudo penetra nossa mente e coração abertos. A Presença Crística será revelada totalmente mas é preciso começar com um sorriso e uma mente que reconhece que nada do que eu vejo significa coisa alguma.