Olá, professor. Arrow Troll é meu namorado, e se tornou o químico orgânico mais incrível desse mundo (parcialmente graças ao senhor). Abraços!
@fernandojrvieira893 жыл бұрын
professor pode colcoar o link o o nome do artigo apresentado no video ?
@sampaio8643 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo....muito esclarecedor
@prof.marcelochemistry12012 жыл бұрын
Olá professor Antônio. Excelente vídeo e gostei da sua explicação. Sempre achei o conceito de Nox e Carga Formal/Parcial muito difícil de ser trabalhado no ensino médio, justamente por ser, na maioria das vezes, apresentado de forma qualitativa, ou seja, apenas teórica. Já esse método quantitativo apresentado, penso que para os alunos fará mais sentido. Vou preparar meus planos de aula levando em consideração essa abordagem. Muito obrigado por divulgar seus conhecimentos e se possível , disponibilize os artigos citados. Fica com Deus e boas festas. P.S. No momento oportuno eu comento os resultados que obtive com essa abordagem.😉
@rafaelxd2302933 жыл бұрын
Grato pela ótima aula.
@hemillyoliveira74263 жыл бұрын
Professor depois o senhor poderia gravar um vídeo explicando por que o Nox de algumas substâncias é fixo, e outras variáveis? Tipo o Nitrogênio? E explicar o Nox de alguns metais de transição?
@opalas_anilina2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso professor
@DanielJoseAutodesk3 жыл бұрын
#Nox #CargaFormal #CargaParcial
@igorfreire61833 жыл бұрын
Muito bom!!!!
@elainemaria47533 жыл бұрын
Oi Professor Agora que pude assistir Muito bom Saudades 👋👋
@RicardoLanzellottiQuintino3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo professor! Comprei o curso de química geral do Universidade da Química e estou expandindo meus conhecimentos em química. Sou graduado em Licenciatura em Química e estou estudando cada vez mais para prestar provas de mestrado no ano que vem. Obrigado pelo compartilhamento do seu conhecimento conosco!
@MARCELOGT383 жыл бұрын
Obrigado professor! Sou engenheiro químico e não conhecia as equações de carga parcial e formal.
@ismaelalencar83873 жыл бұрын
Muito massa, parabéns pelo trabalho!
@pamelapadovani28943 жыл бұрын
Bem legal professor, como Química, para mim acaba sendo muito intuitivo e automático, legal relembrar os conceitos 😊
@FernandoPereira-qc8dn3 жыл бұрын
Não conhecia essa diferença, vídeo sensacional
@bergfigueiredo98953 жыл бұрын
Seus vídeos são ótimos. Nessas condições teria como a carga formal ser diferente de zero? Se sim, qual seria o exemplo?
@aquimicaexata3 жыл бұрын
Professor, Boa noite meu Querido. Gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho, sempre muito bom.... E também lhe trazer uma idéia legal para o canal. Então.... Tipo, o que o senhor pensa sobre fazer um podcast em formato de vídeo no canal? Trazendo vários cientistas e professores para debater sobre ciência química e outros assuntos? E também poderia convidar outros convidados de qualquer área para bater um papo sobre assuntos da vida, séries de tv e animes ( que eu sei que o senhor gosta kkkk) e etc??? Sei que é um pouco caro e trabalhoso, e demandaria muito de seu tempo, mas seria uma ideia. #FICAADICA.
@allanrodrigues25013 жыл бұрын
Muito obrigado pelo conteúdo excelente de sempre!!
@marcelocavalcante19903 жыл бұрын
Show, professor!
@JLenival3 жыл бұрын
Imagino que essa equação também esteja de acordo com a suposição que fazemos na hora de escolher entre múltiplas estruturas de Lewis com mesma quantidade de átomos com cargas formal zero. Nessas situações, se mesmos átomos apresenta valores diferentes de carga formal, optamos pela estrutura que apresenta menor carga no átomo mais eletronegativo.
@dicasdegravel38352 жыл бұрын
Quando o Dr. Diz que o melhor livro de QG é o do Atkins me dá uma dor no peito. Rsrsrs. Eu sou apaixonado pelo Brown.
2 жыл бұрын
hahahahahha, é só costume. Mas sim, o Brown é muito bom!
@claytonschwarggen67043 жыл бұрын
Professor saberia informar quem desenvolveu os conceitos de Nox e Carga Formal??? Quem desenvolveu a equação de Carga Formal???
@allanrodrigues25013 жыл бұрын
Professor, tenho uma dúvida muito simples, mas que carrego há algum tempo. Me confundo quando o conceito de carga formal se encontra com o de cargas reais. Para mim, os exemplos mais simples são dos compostos quaternários de amônio. Entendo perfeitamente que o N apresentaria carga formal +1, uma vez que a quarta ligação faz com que o átomo de N fique com apenas 1 elétron do par livre original (extrapolando-se o conceito de ligação covalente). Entretanto, as espécies em si possuem carga real +1, certo? Isso ocorre pois o quarto substituinte que se liga ao N seria um intermediário carbocátion (ou seja, uma espécie molecular já com número desigual de prótons e elétrons)? Além disso, essa carga positiva estaria dispersa pela molécula ou concentrada mais próximo ao carbono (menos eletronegativo)? Me parece que algumas vezes só colocam em nossa cabeça que o N quaternário é um cátion, mas tratando isso pelo conceito (e representação) de carga formal (carga + no nitrogênio), mas eu entendo que a carga positiva é para a molécula como um todo (pelo desbalanço de portadores de cargas positivas e negativas). O senhor poderia, por gentileza, dizer se estou pensando certo ou confundindo? Ficaria muito grato!
@larissaevellyn9373 жыл бұрын
Eu não sabia a definição de carga formal, de nox sim
@aurelioscafutto34593 жыл бұрын
Queria muito uma animação ou desenhos de um átomo grande (urânio por exemplo) em que aparecesse as camadas com os orbitais atômicos. Sempre colocam um átomo pequeno para mostrar os orbitais. Orbitais "s", "p", "d" e "f" nunca aparecem sobrepostos uns nos outros.
@gustavolopes78483 жыл бұрын
Possuía essa mesma dúvida, até que vi esse vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/i3yammCCbryXqZo . É um vídeo em inglês que o cara mostra um app o qual apresenta em 3D os orbitais do hidrogênio até o argônio, se não me engano. Quando fui procurar para te passar o nome, vi que ele foi retirado da playstore infelizmente. Mas para sanar essa dúvida o vídeo ajuda bastante.
@arrowtroll27453 жыл бұрын
Obrigado pela atenção de gravar um vídeo sobre meu comentário, professor! Falando melhor sobre a discordância do meu professor: foi devido ao fato que segundo ele carga formal não é apenas gerada quando há quebra de uma ligação, mas também estabelecendo uma. Sendo assim, ele definiu carga formal como a carga de fato do átomo, sendo formada com a criação ou ruptura de uma ligação, e nox como a distorção da nuvem eletrônica. Assistindo o vídeo do senhor, imagino que talvez ele tenha definido nox com a definição de carga parcial por engano. O entendimento da definição dada pelo senhor foi perfeito para mim, tanto que quando meu professor afirmou que não seria muito boa, vim correndo fazer o comentário do vídeo passado kkkkkk. A única dúvida que me fica é sobre esses casos da carga formal ser gerada com o estabelecimento de uma ligação. Não sei se isso pode ser interpretado de uma outra maneira que corrobore para a definição através da cisão da ligação. Novamente muito obrigado e parabéns pelo trabalho! #Nox #CargaFormal #CargaParcial