Рет қаралды 484
As ações de Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural, que o IPA desenvolve são muitas. Como por exemplo a emissão de declaração de aptidão ao Pronaf - DAP; é um documento considerado como a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. É com ele que os agricultores oferecem frutas e verduras ao programa de aquisição de alimentos - PAA, que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Outro programa gerenciado pelo ipa é o programa campo novo. Criado em 2019, tem como foco a entrega das sementes no período chuvoso.
A agricultura família é fortalecida com outros programas, como crédito rural; garantia safra/seguro safra; agroecologia; programa mãe coruja; revitalização da cultura da palma forrageira no semiárido; revitalização da cultura da mandioca; abastecimento d’água na zona rural: carros-pipa, e horta em todo canto. A agricultura familiar é responsável por mais 70% dos alimentos que chegam aos lares e mesas dos brasileiros.
O IPA se destaca na pesquisa agropecuária com o apoio ao desenvolvimento tecnológico nas áreas de agroenergia e culturas industriais; biotecnologia; cereais, feijão, raízes e tubérculos; fruticultura; horticultura, como a produção de cebola em belem de são francisco. A produção animal; como as vacas leiteiras da raça holandesa em são bento do uma, e arcoverde da raça girolando. A produção de bens e serviços agropecuários são muitos; como prestação de serviços laboratoriais; produção de insumos biológicos; produção de mudas; e produção, aquisição e beneficiamento de sementes.
Na infraestrutura o instituto agronômico, realiza perfuração, instalação, e recuperação de poços tubulares; construção de barragens subterrâneas; de poços amazonas; de passagens molhadas; tudo isso para melhorar o sistemas de abastecimento de água rural, que irá beneficiar direto o homem do campo. Assim como outras atividades como implantação ou recuperação de sistemas de dessalinização de águas; recuperação de estradas vicinais; assistência e orientação aos agricultores familiares na captação de águas subterrâneas e superficiais.
O Instituo Agronômico é composto por 12 gerências regionais e 12 estações experimentais localizadas do litoral ao sertão. Ainda tem os centros de produção e comercialização em Petrolina, Recife e Ibimirim.