Já vi muitos canais gringos, em inglês, tentando fazer o mesmo que foi feito aqui e não me lembro de nenhum deles ter tanta clareza e precisão e objetividade. Nenhum dos que vi fez a conexão (tão necessária) com o misticismo e a pseudagem. Excelente aula professor, obrigado!
16 күн бұрын
@ricardovencio Caro Ricardo, muito obrigado pelo elogio! Isso é motivador e gratificante. No próximo vídeo dessa série eu vou concluir a parte sobre relatividade especial voltando nessa questão da energia e confrontando a definição científica com as ideias tolas das áreas esotéricas e/ou pseudocientíficas tão disseminadas por aí. Abraço, Eudes.
@CachorroVermelhoDoSertão15 күн бұрын
Parabéns a equipe, e também pela insistência do Eudes, em dar continuidade a esse trabalho. É muito gratificante encontrar conteúdo bem realizado por divulgadores e cientistas brasileiros. Ainda mais de forma tão pontual/preciso, ao que precisa ser dito. Muito obrigado por manter esse projeto ativo!
@ricardopantunes13 күн бұрын
A forma como os conceitos foram encadeados ficou muito bom.
@Junior-xg3gl18 күн бұрын
Fechando o ano com essa definição perfeita sobre esse conceito fundamental da física! Parabéns pelo trabalho e energia gasta para produzir o conteúdo!
18 күн бұрын
@Junior-xg3gl Olá Junior, muito obrigado pelo comentário caloroso! Que no próximo ano você tenha 'força' pra realizar tudo que deseja. Abraço, Eudes.
@LucasLima-zs9tm7 күн бұрын
Sempre me incomodou a definição de energia estar atrelada a trabalho, pois ela me parecia ser mais fundamental as leis da física do que o propy trabalho, mas nunca encontrei uma definição mais profunda do que essa (até nos gringos). Mas vc foi o primeiro a não só dar uma explicação mais elaborada de energia, mas tbm das demais propriedades antes, um espetáculo e um orgulho por você ser brasileiro!
7 күн бұрын
@LucasLima-zs9tm Caro Lucas, muito obrigado por um feedback tao positivo! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@thompinhas14 күн бұрын
meu deus que explicação linda, eu literalmente acordei as 7 da manha de tão animado que eu estava pra terminar de assistir esse vídeo, mal posso esperar pelo próximo. Ótimo trabalho :-)
14 күн бұрын
@thompinhas Caro Thompinhas, obrigado pelo elogio efusivo! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@thompinhas14 күн бұрын
tenho uns amigos que curtem, vou mandar p eles. tmj
@andredcavalcante15 күн бұрын
Só pra constar, amei o vídeo, dei like e o estou comentando. Sou professor universitário na área de engenharia. Nunca chegamos tão a fundo nestes conteúdos, mas eles são fascinantes...
@dannielvitor49416 күн бұрын
Algoritmo sendo útil kkkkkkk caí aqui do nada. Mas eu vejo que um vídeo é bom quando só entendo 10% dele, vou ver mais algumas vezes. INSCRITO!
15 күн бұрын
@dannielvitor494 Danniel, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Agora, caso queira começar a Teoria da Relatividade do zero, comece por este vídeo aqui kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0w61aa3Uv4vXjGeZp7QqRqD e vai seguindo as sugestões do final de cada vídeo para seguir para o próximo da série. Abraço, Eudes.
@lucasreisesilva824816 күн бұрын
O canal em português que apresenta talvez o melhor conteúdo científico. Já havia assistido seus vídeos algumas vezes, mas não tinha tanto conhecimento para perceber o seu valor. Hoje, um ano após entrar na graduação em física, percebo o quão bom é o seu conteúdo, especialmente por poder trazer a ciência aos brasileiros que não são falantes de outras línguas. Meus parabéns, amigo, continue sempre com o seu trabalho
16 күн бұрын
@lucasreisesilva8248 Caro Lucas, muito obrigado pelo comentário tão positivo; é gratificante e motivador. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@lucasreisesilva824816 күн бұрын
Pode ter certeza que vou recomendar! Agradeço também pela indicação da playlist, um abraço!
@druidesa.deniseponce5 күн бұрын
Como é gostoso aprender com quem SABE EXPLICAR! 🙏🔝
@CachorroVermelhoDoSertão12 күн бұрын
Parabéns a equipe, e também pela insistência do Eudes, em dar continuidade a esse trabalho. É muito gratificante encontrar conteúdo bem realizado por divulgadores e cientistas brasileiros. Ainda mais de forma tão pontual/preciso, ao que precisa ser dito. Muito obrigado por manter esse projeto ativo!
10 күн бұрын
@DRAGAODOCE Grande Dragão, muito obrigado pelo comentário elogioso. É motivador e gratificante. Abraço, Eudes.
@jorgefacio47416 күн бұрын
Professor Eudes, acompanho tuas apresentações com grande entusiasmo, é notória tua dedicação, transformadora, com a divulgação de conhecimentos. Essa tua explanação, sobre massa e energia, foi demais, um roteiro perfeito, para um assunto da mais alta importância pra quem quer entender esse mundo.....parabéns pelo vídeo....
16 күн бұрын
@jorgefacio474 Caro Jorge, seu comentário me deixa muito feliz. Esse é um tópico realmente muito importante para ciência e engenharias em geral. Abraço. Eudes.
@jefersondeassis750017 күн бұрын
Trabalho esplêndido. Muita informação organizada em pouco tempo. Buscando a clareza sem reducionismos. Acompanho e recomendo o canal.
16 күн бұрын
@jefersondeassis7500 Caro Jeferson, muito obrigado pelo apoio! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, continue nos ajudando a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@charlesm.dasilva742117 күн бұрын
Olá, professor Eudes! Muito obrigado pelo conhecimento passado gosto muito desses assuntos.
16 күн бұрын
@charlesm.dasilva7421 Caro Charles, sou eu quem agradeço sua atenção e seu comentário! Obrigado por estar conosco. Abraço, Eudes.
@paulorenatomesitieri51056 күн бұрын
Professor Parabéns pelo seu trabalho neste canal pois é maravilhoso Muito elucidativo Obrigado pela sua dedicação Aguardando novas postagens!
5 күн бұрын
@paulorenatomesitieri5105 Caro Paulo, muito obrigado pelo feedback positivo! É motivador e gratificante. Abraço, Eudes.
@nelson_alves17 күн бұрын
Super importante essa aula sobre energia. Eu sempre tive dificuldade de absorver o conceito, com o amontoado de informação adquirida ao longo da vida. A melhor explicação é sempre a mais simples. Obrigado !
16 күн бұрын
@nelson_alves Grande Nelson, obrigado pelo comentário elogioso. Eu voltarei nesse assunto sobre energia no próximo vídeo dessa série. Lá eu vou confrontar a definição científica com as ideias tolas e pseudocientíficas dos gurus esotéricos e místicos que vendem por aí ilusões a um alto preço. Abraço, Eudes.
@nathangiovanni_Vegano16 күн бұрын
A definição que eu vi na faculdade é bem matemática e envolve hamiltoniano. A definição que você trouxe, da forma que você trouxe, também é interessante.
@GP-jz1gs15 күн бұрын
Que vídeo maravilhoso!!! É tão bom poder ver um material como esse!!! E a abordagem do canal é sensacional (principalmente para quem tem dificuldades em matemática)! Fico feliz em saber que não era o único a se incomodar com o caráter circular das definições de energia presentes nos livros didáticos e, em minhas aulas, também procuro esmiuçar e apresentar o conceito de energia de um modo bem qualitativo, parecido com o apresentado no vídeo. Esse vídeo vai me ajudar enormemente em minhas aulas!!! Não é à toa que sempre recomendo esse canal para colegas professores e estudantes tanto do Ensino Médio como do Ensino Superior justamente pela forma com que os conceitos são apresentados e discutidos. Excelente traballho, Professor Eudes! Parabéns e muito obrigado por postar!
14 күн бұрын
@GP-jz1gs Caro GP, fico muito feliz com seu comentário, ainda mais sabendo que você também é professor e consegue perceber melhor o rigor e cuidado com as informações que apresento nesse projeto. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, continue a nos ajuda a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@ChristianMoraes45117 күн бұрын
Maravilhoso, como estudante de física é muito prazeroso assistir um vídeo como esse.
16 күн бұрын
@ChristianMoraes451 Caro Christian, muito obrigado pelo seu feedback! Abraço, Eudes.
@DigtYout-ey4qo12 күн бұрын
Muito bom.👍 Euler, grande parte das pessoas na atual sociedade humana se sentem acomodadas e confortáveis em não saber das justificativas científicas dos fenômenos físicos. Procurar entender a física por trás dos fenômenos da Natureza, gasta muita “ energia” psíquica.😊
@luisfilipedeandradesousa3805 Caro Luis, obrigado pelo seu feedback, é muito importante para o canal! Abraço, Eudes.
@AlanRobson_3 күн бұрын
Que vídeo bom! Didático e elucidativo! Definições precisas e claras!
3 күн бұрын
@AlanRobson_ Caro Alan, muito obrigado pelo seu comentário positivo! Sempre que puder nos ajude a compartilhar esse conteúdo! Abraço, Eudes.
@sidneimigueldossantossidne942618 күн бұрын
Nossa! Em pleno 31 de dezembro, live do canal. Feliz Ano Novo, professor, e que em 2025 possamos estar juntos sempre aprendendo mais e mais com esse canal que é um verdadeiro brinde à Ciência séria e bem explicada!
18 күн бұрын
@sidneimigueldossantossidne9426 Sidnei, muito obrigado por esse feedback tao elogioso! Abraço, Eudes.
@estoicismo_explosivo16 күн бұрын
Esse canal é um absurdo de bom
@brenno_pm17 күн бұрын
Que vídeo bom! É importante difundir mais essa definição clara e acurada de energia... e o vídeo atinge esse objetivo muito bem! Parabéns! Aliás, não conhecia o canal. Gostei muito! Ganhou um inscrito. Feliz ano novo!
16 күн бұрын
@brenno_pm Caro Brenno, muito obrigado pelo elogio. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@brenno_pm16 күн бұрын
No que depender de mim vou divulgar bastante, Eudes! Gostei bastante do trabalho aqui nos vídeos e não é só do conteúdo. A produção está bem caprichada... até fiquei com vontade da camiseta. rs É importante pessoas da academia que se preocupam com divulgação e procuram fazer um trabalho de alto nível nela. Eu senti isso aqui. Se eu puder ajudar de qualquer outra forma também pode contar comigo. Um forte abraço!
@luisaugustobonilha821018 күн бұрын
Ótimo vídeo! Muita energia positiva para vc. no ano que se inicia😂 Bem, na verdade, muito trabalho, capacidade de ação e mudanças úteis que nos transformem, e que possamos transferi-las e mante-las enquanto durem, mas principalmente sempre de mãos dadas com a Ciência, obrigado!
18 күн бұрын
@luisaugustobonilha8210 kkkk Boa Luis! Muito obrigado, que 2025 seja repleto de boas "vibrações" kkk! Abraço, Eudes.
@joseaugustodonascimentonet199614 күн бұрын
Esse canal é sensacional. Grato pelo ótimo trabalho!
14 күн бұрын
@joseaugustodonascimentonet1996 Caro José, muito obrigado pelo seu feedback! É muito importante e motivador. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@reynaldomesmo16 күн бұрын
Tá show de bola, Eudes! Parabéns
16 күн бұрын
@reynaldomesmo Grande Reynaldo, muito obrigado pelo comentário elogioso! Abraço, Eudes.
@ian_doidao190718 күн бұрын
Essa aula foi uma, se não a mais, das melhores que vi! Muito elucidativo, um dos melhores vídeos do canal
17 күн бұрын
@ian_doidao1907 Muito obrigado, Ian! Fico muito feliz que tenha gostado tanto! Comentários assim motivam demais. Abraço, Eudes.
@OP207318 күн бұрын
Excelente aula. Sucesso dobrado em 2025, pelo esforço e grande dispêndio de energia.
18 күн бұрын
@OP2073 Grande OP, muito obrigado pelo comentário. Também lhe desejo sucesso no próximo ano! Eudes.
@proflang10014 күн бұрын
Caro Eudes Parabéns pelo vídeo! Na postagem do Pergunte ao CREF, intitulada Energia é abstrata?, há uma recomendação que que este vídeo seja assistido. Abraços
14 күн бұрын
@proflang100 Caro Prof. Lang, muito obrigado por essa citação! Grande abraço, Eudes.
@felipepedro20635 күн бұрын
Excelente!
@andredcavalcante15 күн бұрын
2:19 neste trecho ri demais. Olha só: "a matéria normal é formada por quarks e leptons e possui massa, enquanto a luz (no slide aparece Foton) é matéria sem massa". Bem disse Arthur C. Clark: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia".
@antoniolange782917 күн бұрын
Parabéns professor. Suas aulas são geniais.
@gabitheancient766416 күн бұрын
po mas essa definição final tmb n é operacional minha definição favorita é a vinda do teorema de noether, que energia é a quantidade conservada advinda da simetria por translação temporal
@aluizmailrj11 күн бұрын
Parabéns pela excelente didática, muito importante numa época de "coachs quânticos" e negacionistas climáticos.
10 күн бұрын
@aluizmailrj Aluiz, muito obrigado pelo comentário! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@mariocesarsousa17 күн бұрын
Como sempre uma explicação moderna e com qualidade ❤
@williamsantana784815 күн бұрын
Excelente!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@vitorbueno607711 күн бұрын
Eu gosto mais da definição de que energia é espaço em movimento. Isso propõe que uma particula, ou subparticula, ou foton etc tenha em si uma energia intrinseca. Por exemplo um foton é como a criacao de uma"bolha" de espaço que surge e desaparece no mesmo tempo do ponto de vista do foton, e que quando absorvido por um eletron, por exemplo , faz com que esse eletron amplie seu espaço de atuação que se traduz para nos como um aumento de velocidade e salto de órbita.
@TheAbell202915 күн бұрын
Novo inscrito, parabéns!
@madsonbrenno685518 күн бұрын
Uma ótima explicação sobre energia! 👏🏼👏🏼
@johnnyjb147715 күн бұрын
Otimos conceitos. Sou professor e adorei o canal. Mais um inscrito
14 күн бұрын
@johnnyjb1477 Caro Johnny, fico feliz que tenha gostado, ainda mais sabendo que é professor que sabe apreciar melhor o quão rigoroso é meu conteúdo. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@antoniolange782917 күн бұрын
Genial. Muito didático. Parabéns!
@ricardopantunes13 күн бұрын
Obrigado
@wax_speedy171314 күн бұрын
Vídeo muito fascinante. Só gostaria que o título do vídeo pudesse ser trocado, pois no meu está "Vídeo 197". Nao sei se é uma questao de organização dos vídeos do canal, mas acho que se trocassem o titulo, poderia alcançar muito mais pessoas e gerar mais visualizações, pois assim o algoritmo consegue entender melhor pra quem recomendar. Enfim, é só isso mesmo. Por um milagre esse canal apareceu na minha frente justo no momento em que estava aprendendo sobre este assunto. Qualidade de vídeo impressionante
14 күн бұрын
@wax_speedy1713 Caro Wax, outra pessoa me falou desse erro, mas as configurações do vídeo estão ok. Não consigo encontrar a origem desse bug. De qualquer forma muito obrigado pelo elogio e pelo alerta! Grande abraço, Eudes.
@cleynerpereira667917 күн бұрын
Que vídeo maravilhoso foi produzido pelo professor. Sou engenheiro mas essas questões basilares da física sempre me deixaram intrigado, principalmente quando era necessário falar em física moderna, os conceitos clássicos de energia e matéria simplesmente não faziam sentido. Muito obrigado pela produção desse vídeo.
16 күн бұрын
@cleynerpereira6679 Caro Cleyner, muito obrigado por esse feedback, é muito motivador. Essas questões são mesmo relevantes e voltarei nelas no próximo vídeo da série, onde confrontarei essa definição científica com a visão tola e superficial dos curandeiros/terapeutas quanticos e outros tipos de charlatães em relação ao que é energia. Abraço, Eudes.
@maritamachado871017 күн бұрын
Excelente didática! Só completando, podemos falar ainda mais profundamente do que é energia, atraves do genial teorema de Emily Noether, que prova que a energia e sua lei de conservação é relacionada a uma profunda simetria da natureza, indissociável quando consideramos a mesma "lei fisica" em que o sistema se encontra. Enquanto as forças, temos tmb uma quinta força descoberta a ppuco tempo, e que nao tem aparentemente nenhuma implicação nas nossas vidas, é a chamads força de higgs ( nem me atrevo a explicar, pois é muito complicado...rsrs)
16 күн бұрын
@maritamachado8710 Olá Marita, obrigado pelo comentário! O teorema de Noether é realmente fascinante, conectando simetrias a leis de conservação como a da energia. Sobre a 'quinta força', o campo de Higgs, que confere massa às partículas, é distinto das forças clássicas, mas não é diretamente sentido no dia a dia. Além disso, enquanto já há consenso sobre a existência do campo de Higgs e sua importância no Modelo Padrão, descrevê-lo como uma "quinta força" é mais uma interpretação informal do que uma classificação aceita formalmente. Abraço, Eudes.
@alexandreG19215 күн бұрын
Vídeo incrível. Você teria algum vídeo que aborde de forma mais profunda a energia magnética ?
15 күн бұрын
@alexandreG192 Olá Alexandre, sim, tem uma série inteira sobre a Teoria Eletromagnética. Procure no canal! Abraço, Eudes.
@alexandreG19215 күн бұрын
Desculpe se eu estiver sendo muito preguiçoso, você possui vídeos sobre EMF de retorno também ? Dei uma olhada de vista e seu canal tem um conteúdo bastante extenso sobre magnetismo, vou me certificar de ver cada um dos vídeos.
@rogerioeustaquioamaro853017 күн бұрын
Ótimo vídeo.
@jamesclerkmaxwell854516 күн бұрын
Presente. 📝
@cidobahiaimaginacaoetudo108716 күн бұрын
Não sei se esse canal têm uma equipe, mas vocês são muito profissionais. estou assistindo aos vídeos para romper com as crenças limitantes, vejo que aprendi ciência do jeito errado.
16 күн бұрын
@cidobahiaimaginacaoetudo1087 Caro Cido, obrigado pelo seu comentário. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do KZbin não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série "Como Pensar como Um cientista", nesse link: kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA Abraço, Eudes.
@cidobahiaimaginacaoetudo108716 күн бұрын
Com certeza vou compartilhar, pois gostei muito.
@Leo-if5tn10 күн бұрын
Queria pedir que não tenha "medo" de mostrar outras ferramentas como cálculo para poder mostrar, a quem entender, melhor os conceitos
10 күн бұрын
@Leo-if5tn Leo, obrigado pelo encorajamento. Na verdade não tenho "medo", a questão aqui é mais delicada. Se com pouca matemática o engajamento já é pequeno, com muita, o vídeo mal seria visualizado. Abraço, Eudes.
@Leo-if5tn10 күн бұрын
É, sim, e realmente o uso da palavra "medo" é um termo que poderia ser melhor colocado. Mas acho que poderia tentar, sei de canais como o Tem Ciência e o Corre de PhD que falam sobre assuntos em áreas relacionadas (o primeiro principalmente como divulgação assim direta) e conseguem colocar um pouco mais. Tipo, oque eu tenho receio em vídeos que usam oque é mais acessível, é dar a ideia de que é algo simplista, ainda mais no Brasil onde nem se tem introdução a Calculo no ensino médio, e já vi muitos estudantes achando que sabem "quase tudo de matemática que existe" porque veem vídeos assim e acham que é algo pouco "trabalhado". Mas sim, claramente entendo que também apenas colocar um monte de simbolos que mal sabem oque é, seria horrível para a divulgação em si. Enfim, fica a sugestão de conferir o canal Tem Ciência, agradeço demais!
@PedroFaleirosSilva3 күн бұрын
Ótimo vídeo, professor! Obrigado por ele e pelo canal. Sou professor de Física na rede pública e constantemente mostro seus vídeos para os alunos. Espero que um dia eles possam entender a importância dessa visão mais profunda e conceitual da Física. No contexto do ensino médio, uma forma alternativa que pensei para explicar energia para os alunos é: "Energia é a capacidade de transmitir informação". O que acha dessa definição?
3 күн бұрын
@PedroFaleirosSilva Caro Pedro, fico muito feliz em ter um comentário vindo de você, um professor de Física. Mais do que os outros você tem melhores condições de apreciar o rigor e o cuidado presentes nos meus conteúdos. A definição que você usa, associando a energia com "transmissão de informação" é válida em um contexto mais avançado, como na física da informação. É uma definição interessante sim, mas pode desviar o foco inicial dos estudantes do ensino médio, que leem nos livros que energia é "capacidade de realizar trabalho ou produzir calor". Eu usaria, no ensino médio, essa definição como complemento, explicando que energia, além de realizar trabalho, pode ser vista como meio de transmitir informações, como em ondas eletromagnéticas ou sinais digitais. Assim, você enriquece o aprendizado sem perder a objetividade do conceito clássico. Grande abraço, Eudes.
@rogerionascimento558017 күн бұрын
Muito bom!
@AlexandreGurgelDamasceno18 күн бұрын
Conhece a proposta que emergiu da iniciativa de Wolfram na Física, sobre espaço? Talvez lhe interesse. Há uma explicação introdutória na sua conversa com Lex Friedman
17 күн бұрын
@AlexandreGurgelDamasceno Obrigado pela dica, não conhecia tal iniciativa, Alexandre! Vou dar uma olhada pois parece mesmo interessante. Abraço, Eudes.
@jogitoegosum17 күн бұрын
No sentido mais amplo, a energia de um sistema é aquela grandeza física que permanece constante (é conservada) como consequência da invariância temporal das leis que governam o seu movimento.
@EmilsonDasDores3 күн бұрын
Ótimo
@andredcavalcante15 күн бұрын
Na pós graduação me deparei com uma definição de energia como a integral do quadrado de um sinal (ou sistema). Isso coloca a energia apenas como um número que representa um sinal (uma transformação no tempo), ou as transformações dentro de sistemas (transformações nos sinais de entrada, gerando os sinais de saída). Então energia é apenas um número. E esse número tem uma propriedade física fundamental: ele é conservado, isto é, é o mesmo número na entrada e na saída do sistema, não importando qual transformação ocorreu. Pra mim, uma definição simples, direta, matemática e que foge completamente a essas "definições" conceituais que, às vezes, mais atrapalham que ajudam.
@ricardopantunes13 күн бұрын
Cadê a aba de contribuições dos entusiastas?
@VanderleiMiranda_br12 күн бұрын
Quando se parte de uma definição fica-se necessariamente restrito às consequências dela...
10 күн бұрын
@VanderleiMiranda_br Se a definição é correta isso se torna uma imensa vantagem para o pensamento racional, pois restringe todas as possibilidades implausíveis. Abraço, Eudes.
@sergioalvescordeiro949513 күн бұрын
Mas este canal é uma jóia raríssima!
13 күн бұрын
@sergioalvescordeiro9495 Caro Sérgio, muito obrigado pelo seu comentário elogioso! É motivador e gratificante. Grande abraço, Eudes.
@thiagodecastromendonca16 күн бұрын
Excelente aula! E sobre o real conceito de movimento e repouso? Algo pode estar, de fato, em repouso no Universo? Excelente 2025 a todos!
16 күн бұрын
@thiagodecastromendonca Olá Thiago, obrigado pelo comentário elogioso! Sobre movimento e repouso talvez queira começar a assistir a série sobre Relativiadade desde o início. Comece por este vídeo aqui kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0w61aa3Uv4vXjGeZp7QqRqD e vai seguindo as sugestões do final de cada vídeo para seguir para o próximo da série. Abraço, Eudes.
@gabitheancient766416 күн бұрын
bom vídeo
@PicassoNeves16 күн бұрын
Conteúdo maravilhoso
@cesarlagreca807617 күн бұрын
Caro Professor, são conceitos dificeis de explicar e digerir, mas vc o fez com maestria! obrigado. Só uma correção no nome do cientista é Broglie e não Bloglie, somente uma falha na digitação. abração e bom ano.
16 күн бұрын
@cesarlagreca8076 Cesar, muito obrigado pelo elogio. Lamentavelmente passou essa falha na edição, mesmo com tanto rigor e cuidado, não estamos imunes às falhas. Vou redobrar a atenção para os próximos. Abraço, Eudes.
@codandoemc455314 күн бұрын
A energia e a propriedade que permite uma entidade variar a posiçao de algo atraves da interaçao de massa com outra ou campo etc ...
@druidesa.deniseponce5 күн бұрын
Professor, o que explica a aura e o tal ectoplasma?
5 күн бұрын
@druidesa.deniseponce Olá Denise, aura e ectoplasma são conceitos que aparecem tanto em crenças espiritualistas quanto em interpretações pseudocientíficas, mas não têm comprovação científica definitiva. De qualquer forma, supostas manifestações como estas podem ser explicadas por truques de ilusionismo, autossugestão ou histeria coletiva. Abraço, Eudes.
@druidesa.deniseponce4 күн бұрын
Entendi professor, obrigada! Sua resposta é valiosa pra mim, pois em meio a tanta (des)informação, é importante buscar por fontes seguras e idôneas. Acabei de pesquisar sobre as fotos Kirlian, que também trata de eletricidade (segundo o Wikipedia), o senhor tem algum vídeo que fala disso?
@randomthings155315 күн бұрын
Na definição de massa, fica uma dúvida sobre o que significa repouso, simplesmente imóvel ou imóvel no sentido fundamental (zero absoluto, onde nem os movimentos atômicos devem ocorrer) ?
@Oimarteoi15 күн бұрын
Quando se está mexendo com o mundo macroscópico não é relevante o mundo quântico.
15 күн бұрын
@randomthings1553 Olá Random, obrigado pelo comentário! Recomendo que assista nossa série sobre relatividade. Comece por este vídeo aqui kzbin.info/aero/PLijIUMs9xx0w61aa3Uv4vXjGeZp7QqRqD e vai seguindo as sugestões do final de cada vídeo para seguir para o próximo da série. Abraço, Eudes.
@FurtadoCapella18 күн бұрын
A matéria tem um conceito mais abrangente , com isso os tipos de matéria. O número de dimensões do espaço ocupado pela matéria diferencia melhor do que a existência ou não de massa . Em uma quarta dimensão, que tipo de matéria ocupa todas as dimensões? O que ocupa a segunda dimensão, ou apenas duas dimensões? Se a luz é matéria, então a luz deve ocupar espaço também de alguma forma. Ocupar espaço deve ser uma propriedade de todos os elementos de todas as dimensões. Gostaria de saber, como a matéria massiva é observa na quarta dimensão, será que é a luz da quarta dimensão? A luz não é algo superior a matéria, como é visto em praticamente todas as religiões. Nem com a sua eternidade, garante isso. A própria eternidade, varia também e depende do observador.
17 күн бұрын
@FurtadoCapella Olá Furtado, obrigado pelo comentário! Sobre a relação entre matéria, luz e dimensões, as teorias modernas, como a relatividade geral, oferecem algumas respostas. Na relatividade geral, matéria e energia são descritas pela curvatura do espaço-tempo nas quatro dimensões que conhecemos (tres espaciais e uma temporal). A luz, por ser energia sem massa de repouso, segue as geodésicas do espaço-tempo curvado, mas não ocupa espaço como a matéria massiva. Não ha evidências de que luz ou matéria existam como entidades distintas em dimensoes superiores às quatro observadas no universo físico. Sobre a luz na 'quarta dimensão', é importante lembrar que ela já opera no espaço-tempo 4D da relatividade, sem hierarquias místicas ou implicações metafísicas. Muito obrigado, Eudes.
@Madara222614 күн бұрын
Estou no meu ultimo ano de Engenharia Física, gostei muito do video, minha única critica seria a falta de uma animação original que reforce o que esta sendo dito, mas entendo que o canal é novo e é necessário alto investimento para criar isso. Portanto deixo minha recomendação, conforme o canal crescer, comece a ir atrás disso que os vídeos ficarão ainda melhores!!!! Abraços
14 күн бұрын
@Madara2226 Olá Mandara, obrigado pela sugestão. Abraço, Eudes.
@pauloemanueldeoliveirafrei65416 күн бұрын
E a carga elétrica?? Onde ela se encaixa??
16 күн бұрын
@pauloemanueldeoliveirafrei654 Olá Paulo, obrigado pelo comentário. A carga foi discutida no contexto do Eletromagnetismo e será retomada no contexto da Teoria Quântica. Aqui na Relatividade nos importamos tanto com massa e energia porque estas são propriedades fundamentais e que aparecem explicitamente na equivalência massa/energia. Abraço, Eudes.
@arthur04ification16 күн бұрын
Antes desta nova definição, a luz era considerado o que? Uma forma de energia?
16 күн бұрын
@arthur04ification A luz era considerada puramente como uma onda. Eudes.
@meyerfardo16 күн бұрын
Como fica o calor dentro desse conceito? Já que ele não é trabalho.
15 күн бұрын
@meyerfardo Caro Meyer, muito obrigado pelo seu comentário. Calor nada mais é que radiação eletromagnética no infravermelho. Abraço, Eudes.
@euridsol822116 күн бұрын
Abraços de Angola
15 күн бұрын
@euridsol8221 Olá Euridsol, é grande a minha satisfação ao saber que meu conteúdo tem atravessado o oceano e alcançado vocês, irmãos angolanos! Grande abraço, Eudes.
@nunomaroco58318 күн бұрын
Absolutamente incrível, bom Ano 2025, continuação de bom trabalho.
18 күн бұрын
Valeu Nuno, muito obrigado pelo comentário! Eudes.
@agenorsa89116 күн бұрын
Gosto bastante na ênfase do professor em não permitir a apropriação do termo científico de energia para explicações metafísicas/pseudocientíficas.. Se o ser humano gastasse seu tempo puramente com ciência e método ao invés de crenças e misticismos, com certeza estaríamos muito mais avançados na compreensão do funcionamento do universo. Quem sabe um dia..
15 күн бұрын
@agenorsa891 Caro Agenor, muito obrigado pelo seu comentário! Grande abraço, Eudes.
@preguica_net18 күн бұрын
Se o universo estivesse parado os físicos estariam desempregados. A grandeza mais fundamental e observável é o deslocamento, então energia é o poder de deslocamento, ou poder de deslocar outro corpo, isso é quantitativo e todo mundo conhece.
@sergiomachadodossantos838016 күн бұрын
Como é que faz para dar um mol de likes?
@maniactato59834 күн бұрын
Uma coisa não entendi. Uma bola parada não tem energia cinética, então, segundo a definição do final do vídeo, ela não tem a capacidade de provocar mudanças físicas em matéria. Porém, se uma bola em movimento (tem energia cinética) colide com essa bola parada, por causa da 3ª lei de Newton, ela sofre uma força igual à que resultou de sua colisão, perdendo parte de seu movimento, então é possível dizer que a bola parada provocou mudança física na bola em movimento. Nesse exemplo, um objeto que não tem energia conseguiu provocar mudanças físicas em matéria, contradizendo a definição dada. Tem algum erro nesse meu raciocínio?
4 күн бұрын
@maniactato5983 Olá Maniac, sim, o que você cita é exatamente o que ocorre de acordo com a definição. Um corpo agindo sobre o outro. Abraço, Eudes.
@organatron6 күн бұрын
quando a pseudo-ciência se transforma em pseudo-espiritualidade ...
@user-ft9nt1vo3i18 күн бұрын
Esse video foi CINEMA, melhor jeito de comecar 2025 🎉🎉🎉
18 күн бұрын
@user-ft9nt1vo3i Olá, muito obrigado pelo elogio! Abraço, e feliz 2025. Eudes.
@mariadefatimapereiracosta520414 күн бұрын
Energia é qualquer quantidade armazenavel e transferível que pode ser transformada em força de trabalho!
@clainersouzadesouzasouza787816 күн бұрын
joia o seu video professor! Pois e, o que fisica cabe a nos meros mortais estuda-la e domina-la. O que e espiritual, ai e com o Deus vivo coordenar e comandar. Os que se aproximarem desse Deus vivo podem ter algum acesso ao espiritual e ainda aprender mais e melhor sobre a fisica.
16 күн бұрын
@clainersouzadesouzasouza7878 Caro Clainer, obrigado pelo seu comentário. Certamente é a melhor coisa que você faz é manter essas duas visões de mundo (ciência e fé) separadas uma da outra. Grande abraço, Eudes.
@danilobucker16 күн бұрын
Fala depois sobre física quantica de verdade.
16 күн бұрын
@danilobucker Danilo, essa série já está em produção. Estou preparando os roteiros e devo finalizar essa parte nos próximos meses. De qualquer forma ainda vai levar um tempo, pois ela só será lançada após o término da série de Relatividade, que ainda tem uns 25 episódios sobre a Relatividade Geral. Eudes.
@raimundowilliamtavaresjr308917 күн бұрын
Você precisa melhorar a iluminação porque seus olhos não ficam bem visíveis
@abelharainha770917 күн бұрын
🤣Nem ía comentar, mas o reflexo faz parecer o Doutor Sivana. Fora isso ótima atualização de um conceito clássico e central da física😉👍
@VictorOnFlutter13 күн бұрын
up
@marcioalexandre761016 күн бұрын
Talvez questão de ponto de vista. Eu continuo entendendo matéria como tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. E não, luz não é matéria.
16 күн бұрын
@marcioalexandre7610 Marcio, obrigado pelo seu comentário. Se não considerarmos a luz como uma forma de "matéria sem massa", ficaria difícil explicar fenômenos fundamentais, como a interação da luz com o campo gravitacional. De acordo com a teoria da relatividade, a luz é afetada pela gravidade, o que resulta em curvaturas no espaço-tempo, evidenciadas, por exemplo, pela lente gravitacional. Sem compreender a luz como algo com propriedades análogas à matéria (mesmo sem massa de repouso), fenômenos como o desvio para o vermelho gravitacional e a propagação da luz em campos gravitacionais intensos seriam inexplicáveis. Ignorar a luz como "matéria sem massa" limita a compreensão desses processos físicos avançados. Abraço, Eudes.
@CLAYTONIANKE16 күн бұрын
Bom vídeo, apenas um comentário: "Energia Física" é a capacidade de realizar trabalho ou transferir calor. "Energia Positiva" está associada a emoções, estados mentais e harmonia emocional, como bem-estar, felicidade, e paz e harmonia no relacionamento, nas finanças, etc. Um físico PHD em Energia Quântica pode estar bem financeiramente (Energia positiva) e nos seus relacionamentos não (Energia negativa). São conceitos diferentes, mas reconheço que muitos se aproveitam da ignorância alheia, contudo isso acontece em praticamente tudo na vida. Houve físicos/cientistas que também tentaram enganar outros: Charles Redheffer (Máquina de Movimento Perpétuo), a lenda do Projeto Filadélfia que tornaria navios invisíveis, o Experimento de Blondlot e os "Raios N", "Gerador de Energia Livre" de Dennis Lee, John Keely e a Máquina de Energia Vibracional, etc. Infelizmente, isso é um mal em algumas pessoas.
16 күн бұрын
@CLAYTONIANKE Obrigado Clayton, pelo comentário! A definição científica de energia envolve a capacidade de realizar mudanças no estado de um sistema físico, seja por meio de trabalho ou transferência de calor. Por outro lado, as manifestações emocionais, sentimentos e pensamentos, são aspectos valiosos da experiência humana, elas não podem ser associadas diretamente ao conceito científico de energia, porque, por si só, não possuem a capacidade de realizar mudanças físicas mensuráveis. Abraço, Eudes. A confusão entre termos científicos e usos metafóricos ou emocionais pode levar a interpretações equivocadas. É sempre importante preservar o rigor conceitual para evitar que tais confusões comprometam a compreensão da ciência.
@CLAYTONIANKE16 күн бұрын
Sim, correto, em cada área do conhecimento há suas definições. Palavras como ENERGIA, FORÇA, LUZ, etc. são muito usadas em Física, mas também podem ser homógrafas como a palavra "MANGA" (manga da camisa ou fruta), GOL (carro ou o ponto no futebol), etc. "A energia solar é uma fonte renovável muito boa." (refere-se à energia vinda do sol); "A energia que ela transmitiu durante a apresentação foi contagiante." (refere-se a entusiasmo); "A luz visível é apenas uma parte do espectro eletromagnético." (radiação luminosa) e "A luz do conhecimento iluminou sua mente." (entendimento, discernimento, conhecimento); "A força gravitacional mantém os planetas em órbita." (força física) e "A força de vontade dela a ajudou a superar desafios." (determinação); etc. O Método Científico não pode ser usado com eficiência em todas as situações ou hipóteses (Origem do Universo, questões sociais, questões emocionais, certas curas de doenças que nem médicos explicam, hipóteses do multiverso, etc.). Então é por isso que nenhuma área do conhecimento humano (Física, Química, Biologia, Matemática, etc) tem uso exclusivo de uma ou mais palavras (ao menos que eu saiba não - talvez haja alguma, mas com certeza é uma expressão muito específica), pois as palavras não têm um conceito único, inflexível, mas variável. Cada área do conhecimento humano vai "preservar o rigor conceitual" de uma palavra dentro de sua abrangência a que se propõe.
16 күн бұрын
@@CLAYTONIANKE Clayton, palavras podem ter múltiplos significados, mas apenas o uso rigoroso dentro do contexto científico tem validade nesse campo. Termos como "energia" em ciência são precisos e baseados em evidências, enquanto usos metafóricos ou pseudocientíficos carecem de fundamento. O valor científico não vem do uso da palavra, mas da aderência ao método e conceitos bem estabelecidos. Grande abraço, Eudes.
@joroc15 күн бұрын
Então ser uma pessoa enérgica é literalmente energia Então existe a energia humana, a energia social, a energia animal
@Oimarteoi15 күн бұрын
😂 não cara
@reinaldoalvesalvesdasilva73528 күн бұрын
Saudações a todos! Sou estudante de Física. Infelizmente tive de trancar o curso. Coisas da vida!!!😢 Porém vou tocando em frente. Espero retomar em breve essa relação de amor que tenho pelo assunto. Tenho apenas algumas ponderações a fazer em seu vídeo. E ele merece 10 em escala 0 a 10. E o que vou falar é apenas uma proposição. Uma proposição em relação a palavras e sua semântica e também a sua etimologia. Vamos lá: Ciência: etimologicamente vem do latim Scientia, e significa conhecimento. Não vou me aprofundar....porém poderíamos. Pseudo ciência, formando uma palavra onde o prefixo Pseudo significa falsa. E tem sua origem no grego. Ex. As briófitas tem uma estrutura chamada de rizoides consideradas falsas raízes ou pseudoraizes. Neste caso ou em outros usamos as palavras para passar uma idéia. Ou seja facilitar o entendimento. Digo isso para que não sejamos preconceituosos para com aqueles que defendem uma visão filosófica e "espiritualista". Temos pelo contrário entender os conceitos apontados pelo professor. No minuto 13.26 ele aborda os temas Aura, espírito e alma. Porém não avalia seus respectivos conceitos. Combater charlatões é um ato muito correto. Porém temos de ser cuidadosos para com a forma de pensar do outro. E eu digo isso motivado pelo estado de compressão ou de ciência que temos de nosso universo. O sobrenatural é apenas um nome que é dado ao processo natural desconhecido , ou que ainda não conhecemos.
8 күн бұрын
@reinaldoalvesalvesdasilva7352 Obrigado por suas palavras elogiosas. Contudo quando você diz que "sobrenatural é o natural desconhecido" eu não posso concordar. Há fenômenos naturais ainda desconhecidos, como energia escura por exemplo. mas, conceitos como alma, espírito e aura não têm, até hoje, evidências empíricas que os sustentem como reais, permanecendo no campo da crença e da subjetividade. O sobrenatural pode ser hipoteticamente explicado no futuro, mas, até lá, aceitar algo como fato sem evidências abre espaço para charlatões que exploram a fé ou a ignorância alheia. Abraço, Eudes.
@reinaldoalvesalvesdasilva73527 күн бұрын
Saudações a todos! Não quero convencer ninguém de nada. Só acho desrespeito chamar ciência diferentes de pseudociência. Só por ter métodos diferentes. Um outro detalhe a palavra Alma. Alma vem da palavra Anima, do latim. Animar e dar movimento. Quando observamos um corpo Morto percebemos que falta algo. As reações químicas vitais foram descontinuadas. Não sabemos o que é de fato o que está faltando. Por isso não podermos reanimar o inanimado. Anteriormente animado, com vida, agora inanimado, sem vida. Anima...Alma. Espírito vem também do latim Spiritus que significa sopro. Sopro ... Vou tentar ser sucinto. O sopro é ar em movimento. Se o ar tem movimento tem troca tendo troca tem energia. Como você explicou muito bem. Em seu vídeo quando demonstra que energia não é uma entidade física, mas sim uma relação entre duas entidades. Podemos chamar de grandezas. Esse sopro vem de fora e Anima o corpo. Esse é o conceito. Posso explicar o que é Aura. Porém daria mais trabalho. Gastaria mais palavras. Acho que já ficou grande demais 😊
@dagobertodomingues56162 күн бұрын
Eu gostei da matéria e da forma que foi apresentada, no entanto a definição de energia ainda é uma incógnita. A quem prefere acreditar que energia é algo abstrato, que foi criada para explicar coisas que não conseguimos entender, como a gravidade, que é uma força de atração entre massas. Para Newton a gravidade é intermediada por uma partícula massiva, para Einstein a gravidade é intermediada pela energia do espaço tempo, e a física quântica nem tem uma definição quântica para gravidade, que está presente na maioria dos sistemas quânticos . Einstein foi o que chegou mais próximo, atribuindo a campos que estão no espaço que teoricamente obriga as massas se atraírem entre si com rasão na quantidade de energia, e com base nesta conclusão criou o fóton, que é uma partícula desprovida da massa mas carregada de energia. Para explicar esta partícula, Einstein incluiu a aceleração como fator determinante de energia. Algo tem muita energia se estiver se movendo rápido, e para se mover rápido a massa é um empecilho. Para Leibnitz a energia de um objeto é algo sobrenatural que varia com a velocidade da massa ao quadrado, algo que ficou conhecido como momento inercial. Porém a massa é o fator que está presente no espaço para determinar a intensidade do movimento, então como ela perde sua massa para a velocidade? Algo errado não está certo, qual veio primeiro, o movimento ou a massa, e tudo que a física consegue é entender que massa e energia são conseitos inseparáveis , e ambos são aplicáveis sobre o espaço. Eu tenho uma propensão a Newton, acredito que a partícula é anterior a energia sendo a inércia reflexo da neutralidade do espaço. Para o espaço, a velocidade se conserva independente da quantidade de massa, e para a velocidade a massa se conserva independente do espaço. Para a massa, a energia só existe com a velocidade, no entanto a massa só acumula quando perde a velocidade. Na escala quântica, o elétron perde sua energia através do atrito com outro elétron na forma de calor. Esta fricção aproxima o elétron -1 do quark UP+2/3 . Ao se aproximar do quark UP a carga elétrica do elétron muda a configuração do quark que com a acreção de (-1 +2/3) =-1/3 que é a carga do quak Dow, cuja massa e ligeiramente maior que a massa do Quark UP. A dualidade quântica está diretamente ligada a carga elétrica, no entanto a carga elétrica da partícula está ligada à partícula através da direção e velocidade angular, ou , "spin" da partícula . A velocidade angular da partícula cria o campo magnético em redor do seu eixo de rotação, e a direção angular determina a polaridade da partícula. Então é o spin da partícula que determina sua propriedade magnética, no entanto o alcance do campo é determinado pela carga elétrica, e esta por sua vez é polarizada segundo sua direção angular . A carga é elétrica porque o elétron é a menor partícula com massa portanto a massa do elétron é básica no átomo, e a carga do elétron também é básica, estando ele em repouso numa órbita estável, no entanto a energia que mantém o elétron afastado do núcleo é inercial, visto que a direção angular divide o magnetismo em doi tipos que são norte e sul, e no magnetismo a força de atração atua entre entre os polos diferentes. Portanto se uma particula gira a esquerda de seu eixo, ela será atraída por outra que esteja girando no sentido contrario . É baseado na regra da mão esquerda de Maxuel que o spin se inverte, e portanto o atrito entre elétrons só acontece no limite do campo; ou na eletrosfera do átomo : ou no campo de atuação dos quarks, que devido sua quantidade de massa , a energia também é fracionada, e por estar fracionada só atua a curta distância entre dois iguais dividindo a direção sobre um diferente. Este conflito ocorre dentro das partículas básicas que compõe o núcleo atômico , que são prótons e nêutrons. Nos prótons são 2 quarks UP, cuja carga é+2/3 e sua massa algo em torno de 621 × a massa básica do elétron, dividindo a atração pelo quark Dow cuja carga corresponde a -1/3 porém sua massa leva sobre si a massa de um elétron , que apesar de ter perdido sua energia inercial para o atrito magnético, manten sua carga elétrica na rotação "spin". Creio que neste ponto da retórica, a gravidade se intensifica com redução do movimento angular em contraponto com o movimento retilíneo que é causado pelo contraste entre a força de atração e repulsão, que torna as órbitas elípticas.
2 күн бұрын
@dagobertodomingues5616 Caro Dagoberto, seu mostra interesse genuíno em temas complexos da física. Mas acaba misturando conceitos de diferentes teorias de forma inconsistente. Energia, por exemplo, é um conceito bem definido na física, ela não é uma incógnita, embora sua interpretação filosófica possa gerar debates. Sobre gravidade, Newton nunca propôs uma partícula intermediária; ele a descreveu como uma força agindo à distância. Já Einstein explicou a gravidade como a curvatura do espaço-tempo causada por massa e energia, não como "energia do espaço-tempo". Isso tudo já foi discutido aqui no canal A relação entre massa, energia e movimento também apresenta equívocos. A massa não "perde massa" com o aumento da velocidade; o que muda é a energia cinética, especialmente em velocidades relativísticas, mas a massa de repouso permanece constante. Na física quântica, de fato, ainda não há uma teoria completa que descreva a gravidade, mas isso não implica na inexistência de definições claras sobre as outras interações fundamentais. Quanto às partículas, conceitos como "fricção entre elétrons" ou "energia inercial" estão mal aplicados. A troca de energia entre partículas se dá por interações eletromagnéticas, não por atrito. Além disso, o spin de partículas influencia propriedades magnéticas, mas a descrição dada simplifica excessivamente a relação com o momento magnético. Por fim, a afirmação de que "a gravidade se intensifica com a redução do movimento angular" não tem base teórica. Gravidade é determinada por massa e distância, independentemente do movimento angular. Se vc quiser entender melhor esses temas, sugiro conhecer mais as bases de física clássica. A Teoria da Relativística eu explico em detalhes nessa serie. Também a Teoria Quântica que vou falar mais adiante. Tudo isso vai lhe dar uma base melhor para compreensão do mundo. Grande abraço, Eudes.
@dagobertodomingues5616Күн бұрын
Eu realmente não perdi tempo tentando convencer ninguém sobre isto ou aquilo. Você tenta se referir ao meu texto com incógnita, pois deixou um vácuo onde deveria ter escrito texto 😂😂😂. Não entenda que estou tentando denegrir seus argumentos por conta de uma distração na hora de digitar , mas recomendo sempre dar uma conferida na redação antes de publicar. No resto do texto que você escreveu a retórica não explica energia, apenas tenta refutar algo que deixei óbvio. Einstein realmente atribuiu ao espaço a força de atração gravitacional, mas sua teoria não tem comprovação física nenhuma que evidencia o espaço como fonte de energia. Muito pelo contrário, o próprio Einstein criou uma partícula sem massa para explicar a luz, "foton" , no entanto ele deixa claro que o fóton só mantém sua velocidade constante no vácuo, e na sua equação E=mc² fica evidente que a energia é o produto da aceleração sobre a massa : logo, a velocidade é usada para quantificar a energia. Você dizer que alguns parâmetros meus não são provados pela física, como a relação da gravidade com as baixas velocidades, isto você pode comprovar na física nuclear, estudando a fusão do deutério. No entanto eu não estou aqui para dar aulas de fusão nuclear, e explicar como a dualidade é significativa na gravidade atômica, onde a massa de um elétron é acrescentada a massa de quark perdendo sua velocidade inercial para o atrito eletromagnético, e conservando sua massa na velocidade angular. Então antes de entrar num debate sem fim sobre energia, eu sugiro a você tentar entender meus argumentos que são sustentados por bases físicas robustas. Quanto a Newton, a partícula cojitada é o graviton, porém na física das partículas ainda não existe definição para gravitons, e a gravidade quântica ainda é uma incógnita matemática em aberto, e um prêmio nobel esperando para laurear o físico que apresentar as equações que explique como as partículas ganharam o massa que tem. Toda está matéria que eu fiz questão de dizer que gostei, não explica a natureza da energia. E a explicação mais coerente aínda é abstrata, a energia é um termo usado para explicar coisas que a física não tem como explicar, tipo um campo magnético que está no espaço mas não ocupa lugar no espaço, e sim na massa. Einstein na sua sagacidade atribuí ao espaço uma flexibilidade para explicar o campo gravitacional, no entanto as provas físicas e constantes matemáticas deixam Claro que quantidade de massa e o fator que determina a atração gravitacional, e seu alcance no espaço. O mesmo ocorre nos campos magnéticos, cuja força repulsiva e percebida no espaço, mas sua origem esta na massa eletrificada. No mais um abraço para você também, e quando conseguir explicar a energia me comunica, pois já vasculhei todas bases físicas e teóricas e aínda não tenho claro o entendimento da energia, que muitos físicos não acreditam que existe senão no mundo abstrato como argumento intermediário para explicar propriedades físicas inexplicáveis , tipo: porque existe algo ao invés do nada? R: porque existe uma energia criativa no nada, descrita como vácuo quântico 😁😁
@dadpinheiro218 күн бұрын
Prezado professor Eudes, não seriam forças nucleares fortes e fracas? Ou o termo "nuclear" é dispensável? Um próspero 2025.
18 күн бұрын
@dadpinheiro2 Olá Dap, você está correto ao apontar que os termos "força nuclear forte" e "força nuclear fraca" são comumente usados para descrever duas das quatro interações fundamentais da física. Mas, o termo "nuclear" é dispensável dependendo do contexto em que essas forças estão sendo discutidas, pois elas não se aplicam exclusivamente a fenômenos nucleares. Abraço, Eudes.
@joaquimferreira230815 күн бұрын
As quatro forças fundamentais da natureza são o software do universo e a matéria é o hardware.
@O.illuminado15 сағат бұрын
Gostaria de destacar uma definição que acho que foi um confusão de conceitos. Não existe matéria sem massa, mas existem coisas físicas sem massa. O fóton é físico, mas não é matéria. Tudo que pode ser constatado é físico, mas não implica que seja matéria. A matéria é o resultado final da quantidade total de massa do sistema. Então: Massa: Propriedade dos quarks, capaz de ocupar lugar no espaço. Matéria: Corpo ou objeto constituído de quarks e da propriedade de ocupação de espaço. Energia: Sistema sem massa, mas ainda sim um fenômeno de natureza física. Físico: Todo fenômeno que pode ser detectado pelos sentidos, sejam humanos ou tecnológicos. Aqui a morte do misticismo e da pseudagem é justamente a separação entre o que pode ser percebido e o que não pode.
@PedrodeCarvalhoNeto16 күн бұрын
Shalom Nada é místico, tudo é bem real.
@gafanhotoqueiroz885916 күн бұрын
Energia virou massa pra poder qualificar o furto de eletricidade 😂
@pifpafponto15 күн бұрын
Sabilidoso hein....ri ri ri....
@zoiudinholover16 күн бұрын
O conceito místico é errado, o conceito Espiritual sim é correto, a Bíblia diz claramente que Deus é Espírito!
@thalisdelemos863016 күн бұрын
Para de falar besteira
@zoiudinholover16 күн бұрын
@thalisdelemos8630 vc pediu para eu parar de fazer o que na verdade vc fez.
@marcosbenevides258816 күн бұрын
Cala a boca Magda aqui não é seu lugar de falar e sim só escutar para ver se aprende
@josedavidfilho917616 күн бұрын
Muito bom! È preciso separar : fé, razão, moralidade e emoção. Ciências naturais tratam do mundo natural: matéria e energia. Não provam o que é moralmente correto ou errado. Também não demonstram conceitos que são metafísicos (espirituais). Deus está além do físico portanto não é objeto da ciência. Aí são assuntos da filosofia e da religião para quem acredita ou tem necessidade de acreditar. Cada coisa em seu devido lugar, não se deve misturar. É uma questão de honestidade intelectual.
@andredcavalcante15 күн бұрын
1:47 essa definição de matéria não é boa. O que são propriedades físicas? E daí vem o principal: o que é física? Se associarmos física à matéria, temos uma definição absolutamente circular. Se a definição de energia atrelada ao trabalho é circular e, portanto, não é boa, então essa aqui também não é boa. Se associarmos à natureza, então a definição se torna inválida, porque não temos uma boa definição de natureza. Para o panteísmo Deus é a Natureza (olha o Deus de Spinoza aí). Logo, estudar a física e suas propriedades é estudar Deus. E eu tenho absoluta certeza que nenhum cientista quer ver seu nome atrelado à religião. Continuando... Essas propriedades podem ser mensuradas de que forma? Aí temos um problema de método. Os médiuns também sofrem alterações em seu estado de consciência, o que é observável, mas vale está observação e essa medição qualitativa? Se sim, médiuns e o que eles alegam são entidades materiais e, portanto, físicas. Se restringir ao método científico e à repetibilidade que ele exige, você basicamente alija da ciência tudo o que chamamos hoje de ciências humanas e boa parte das conclusões das ciências biológicas (incluindo aí saúde e veterinária). Melhor manter a definição anterior, que é ruim, porque não condiz com as pesquisas recentes, mas, ao menos, não é circular ou tem problema com o método: matéria é tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. E encaremos que luz, fótons e demais partículas sem massa são outra coisa. Os problemas com essa definição antiga são a dilatação do espaço, a equivalência entre massa e energia etc. Enfim.... Este é o imbróglio da questão: não sabemos exatamente o que é matéria e o que é energia. Este problema está mais pra filosofia do que pra ciência, atualmente.
@Pytterr17 күн бұрын
2:51 "xurêndiger" kkk pqp
@hurakann15 күн бұрын
Não é porque não é cientifico que é falso. Dito isso, energia engloba o sobrenatural uma vez que ele é verdadeiro. Abraço