Olá juventude. Eu sou africano nomeadamente de nacionalidade Angolana. Como devem saber Angola é um país localizado também na parte Austral de África e por isso muito próxima à África do Sul sendo somente separada pela Namíbia 🇳🇦. Fiz os meus estudos superiores na África do Sul e portanto me interessei bastante pela histórico revolucionário não só de Steve Biko, como também de Oliver Tambo, Nelson Mandela e muitos outros. Gostei muito de saber que a vida é passado destes grandes líderes africanos são objetos de estudo e pesquisas para muitos jovens afro-descendentes pelo mundo a fora. Gostei da abordagem. Osvaldo Teixeira, Luanda-Angola.
@Nagonianas4 жыл бұрын
Obrigada pelo comentário Osvaldo.
@davianjos53783 жыл бұрын
O Eduardo taddeo fala sobre ele em uma rima.
@teekaah96 ай бұрын
Saudade dos vídeos dessas três 😍
@cironfreitas5274 Жыл бұрын
A coisa mais irónica da vida é ver que Steve Biko um Cristão . Biko era cristão e foi criado na Igreja Metodista. Ele frequentou escolas metodistas em sua juventude e mais tarde se tornou um líder ativo em sua igreja local. No entanto, Biko também se tornou crítico da Igreja Metodista e de outras instituições religiosas que ele via como complacentes em relação ao apartheid. Ele argumentava que a religião deveria ser usada como uma força para a libertação e a justiça, em vez de ser usada para justificar a opressão e a desigualdade. Biko também estudou filosofia e teologia na universidade e incorporou ideias cristãs em sua filosofia política e visão de mundo. O irónico é que o pastor Hendrik Verwoerd é um teórico da desgraça do Apartheid .
@moraesmoraes7116 Жыл бұрын
Obrigado pelos esclarecimentos, massa!
@cagalhao1000 Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo do vídeo,pela qualidade do vídeo,ótimo trabalho,muito importante o tema abordado,agora,confesso que durante o vídeo,fiquei maravilhado com a beleza de vocês três,com todo respeito,vocês são lindas ❤
@leolito9880 Жыл бұрын
agradeço pela informação, vocês são incriveis !
@ndersonCastro20242 жыл бұрын
Grandes mártires deixaram seu legado dando seu precioso sangue Assim foi com Martin Luther King Jr, Malcom X, Steve Biko e tantos outros
@rush21128823 жыл бұрын
Peter Gabriel, ex vocalista do Genesis, no Nelson Mandela Concert em 1988, canta a música, Biko. Biko, do Peter Gabriel, sempre é tocada nos shows do Gabriel até hoje. Adoro a música, sou fã do Genesis e do Peter Gabriel. Parabéns pelo canal, parabéns pelo vídeo. Claro, q me inscrevi no canal. 👏🖖🍷
@unknownpunk78453 жыл бұрын
Eu ouvi uma música chamada "Biko" de um cantor inglês Peter Gabriel, e me perguntei: quem é Biko? E vim parar nesse vídeo maravilhoso. Parabéns! Sucesso!
@Nagonianas3 жыл бұрын
@cagalhao1000 Жыл бұрын
Aconteceu o mesmo comigo,ouvi a música biko e vim parar nesse vídeo também 😀
@fabriciasantosdejesus81763 жыл бұрын
Ai de mim se não fosse o Instituto Cultural Steve BiKo!!
@canalvidacomdeusoficial67784 жыл бұрын
Sinceramente sou afrodecendete , me orgulho das minhas origens, conheço o instituto cultural Steve bico foi aí que eu conheci Steve bico fiz curso pre vestibular lá. Mesmo eu tento a pele mais carinhoso sou negra sim. O curso é muito bom
@Nagonianas4 жыл бұрын
Que bacana Helena!
@emillyalmeida50164 жыл бұрын
Maravilhoso trazer essa história, meninas! ❤ Como é essencial conhecermos essas figuras e saber da sua importância para a nossa luta, que ainda continua! Eu entrei nos links e achei em um dos sites essa matéria aqui, muito interessante, falando sobre ativistas mulheres: almapreta.com/editorias/realidade/conheca-quatro-ativistas-negras-importantes-na-luta-contra-o-apartheid. Falando sobre essa coisa de Mandela, lembrei também da Winnie Mandela. Ela foi uma figura tão ativa quanto o Nelson na luta anti-apartheid e seu histórico de militância era bem anterior ao casamento, mas muitas vezes o pessoal a deixa em segundo plano.
@Nagonianas4 жыл бұрын
Eu ameeei esse post das mulheres, acho que vale inclusive um vídeo sobre!
@emillyalmeida50164 жыл бұрын
@@Nagonianas Também acho! ❤❤❤
@fabiofrancelinobraz33053 жыл бұрын
Lembro quando era criança e não tinha nenhum tipo de orientação sobre minha negritude lembro de ficar atordoado ao assistir um grito de liberdade filme no qual Denzel Washington faz o papel de Stephen Biko.
@Nagonianas3 жыл бұрын
Que incrível Fabio! ❤
@gianem21623 жыл бұрын
Vim procurar sobre ele por causa de um verso do Coruja BC1 que ele fala "estudar Steve Biko e odiar os bico steve"
@marcosalmeidajilvale40102 ай бұрын
TEM UMA MÚSICA DE REGGAE QUE FALA O NOME DELE.
@ndersonCastro2024 Жыл бұрын
Se você tem traços de pessoa negra, mas não se impõe, e sim, se vitimiza, você pode ter traços, cor e cabelos crespos, mas não é negro(a); você é apenas uma pessoa não-branca. É mais ou menos o que Biko defendia e dizia. O ex componente do grupo inglês *Genesis* Peter Gabriel gravou uma música chamada *because Biko*
@miriandolapo26003 жыл бұрын
Amei o vídeo! Conteúdo mega necessário. Tô seguindo 💚
@Nagonianas3 жыл бұрын
Muito obrigada 🤩
@josedivinolimagomes24733 жыл бұрын
👍👍👍
@cesarmoreira79704 жыл бұрын
Muito top esse assunto temos que esclarecer muito mais
@Nagonianas4 жыл бұрын
Isso!
@amandasilva-bi5vi4 жыл бұрын
Acabei de conhecer o canal de vocês, e vcs são f**. Vocês poderiam fazer um vídeo indicando livros sobre racismo e feminismo.
@Nagonianas4 жыл бұрын
Obrigada Amanda! Ficamos muito felizes. Fizemos recentemente uma resenha sobre tipos de feminismo e também já indicamos alguns livros aqui no canal. Esperamos que você goste.
@ndersonCastro2024 Жыл бұрын
A melhor forma de combater o racismo é não falar dele Morgan Freeman, ator americano Feminismo não entende de mulher; só de lacração, mimimí e competir com os homens e esculachá-los, colocando-nos numa posição inferior.
@kolos20062 ай бұрын
Fiquei pasmo outro dia. Minha professora(com MESTRADO)NÃO SABIA QUEM ELE ERA. NÃO bastando ISSO, ELA NÃO FEZ QUALQUER ESFORÇO PARA DESCOBRIR QUEM ELE FOI, APESAR DOS LINKS E VIDEOS QUE ENVIEI A ELA para que fossem compartilhados com a turma. Um DETALHE:ELA DÁ AULA DE POESIA AFRICANA- e se atreveu a usar isso para justificar sua ignorância. "Dou aula de poesia africana de língua portuguesa..." foi a desculpa que ela deu. Professora da Faculdade de Letras da UFRJ! Pode isso?
@mariadelourdeslu79973 жыл бұрын
A arma mais potente do opressor é a mente do oprimido!