Show demais!! Esperei por uma explicação assim no KZbin por uma década ou mais. Obrigado!!! Att Gerson Ravv
@viniciusmasseroni11103 жыл бұрын
Michael Heinrich é um dos maiores interpretes d'O Capital. A Boitempo poderia traduzir seu "Kritik der politischen Ökonomie. Eine Einführung in 'Das Kapital' von Karl Marx" (já existem versões em inglês [Critique of Political Economy. An introduction to "Das Kapital" by Karl Marx] e em espanhol [Crítica de la economía política. Una introducción a El Capital de Marx]), seria uma grande ajuda a todos e todas que desejam "introduzir-se" n'O Capital.
@TallesLincolnSantosLopes3 жыл бұрын
O título em inglês na verdade é An Introduction to the Three Volumes of Karl Marx’s Capital, publicado pela Monthly Review
@marciosoares4273 жыл бұрын
As elaborações de Heinrich sobre a obra máxima de Marx estão deixando claro que no Brasil O Capital foi mal compreendido, em muito aspectos, pela imensa maioria dos marxistas brasileiros, inclusive alguns muito conhecidos e “grandes”. A MEGA-II tem tido papel fundamental na reavaliação da obra de Engels e, sobretudo, de Marx. Muitas simplificações, boa parte delas devidas a conjunturas históricas, estão caindo por terra, e apresentando um Marx mais complexo do que até então se presumia aqui no Brasil. Essa novidade não parece ser resultado de qualquer tentativa deliberada de tornar Marx um autor mais popular ou ajustado às teorias contemporâneas. Demonstra apenas que o pensamento de Marx é mais rico do imaginávamos, assim como atual. Boitempo, publique mais obras do Michael Heinrich!
@renato71843 жыл бұрын
Qual livro dele eu deveria ler?
@13leo253 жыл бұрын
É muito bom ver ele falando inglês.. e tbm a explicação eh fascinante
@leninef40253 жыл бұрын
Excelente!
@demersonbrit03 жыл бұрын
Qual o artigo que ele mencionou no vídeo??
@legehegel42983 жыл бұрын
tengo la misma duda
3 жыл бұрын
Síntese fascinante! Só podia vir da Boitempo, mesmo!
@alicwz55153 жыл бұрын
Nao sei se isso vai ser útil pra alguem mas lendo o capital eu cheguei na seguinte derivação de valor: Considerando que existe um sistema de circulação de mercadorias já estabelecido, de modo que: uma parte da produção sempre é destinada para o comércio e a troca (compra/venda) se efetiva e regulariza, assim, ocorre o estabelecimento de um conjunto de relações de troca entre uma serie de mercadorias (seja direta ou indiretamente - dinheiro). Por exemplo: x de A y de B (1) Tendo em vista que o comércio só pode trocar produtos que existem, as proporções de troca depende da taxa de inserção da mercadoria no mercado (não posso vender 1000 ovos por dia se só produzo 50 por dia). A partir disso, considere (1) no seu formato mais geral, de modo que ela seja estável (obedecendo os pressupostos). A troca se efetiva de modo circular a cada período T. A mercadoria A tem tempo geral de produção/inserção tA, e B, tB. A equação se torna: x de A = y de B -> T/tA = T/tB -> tA = tB QED Evidentemente, isso só se aplica em última instância e as trocas reais flutuam consideravelmente a depender de fatores estruturais/relacionais e do proprio mecanismo do mais-valor.
@by_jadson3 жыл бұрын
E se agente usasse o tempo com dinheiro?
@DeborahHostemann3 жыл бұрын
A
@milionariamente71762 жыл бұрын
Video que explica oque e dinheiro; 1 kzbin.info/www/bejne/jKHddKOforOqldk 2 kzbin.info/www/bejne/pnLagqJvqtGekM0
@alpha76743 жыл бұрын
Proudhon estava certo… e viva o anarquismo! E viva Jacques Fresco!
@renato71843 жыл бұрын
Estava tão certo que nem mas revoluções anarquistas foi posto em prática..
@milionariamente71762 жыл бұрын
Video que explica oque e dinheiro; 1 kzbin.info/www/bejne/jKHddKOforOqldk 2 kzbin.info/www/bejne/pnLagqJvqtGekM0