Por isso to tentando (foco no tentando) fazer um RPG focado em sobrevivência, por que não achei muita referencia pra isso. Ta bem capenga e acho que dei ma desviada de foco, mas uma hora eu volto pra trilha correta skkssk
@Rafaeeeeeel2 сағат бұрын
Eu defendo gurps nesse ponto. Ele é genérico ao ponto de poder emular cenários e regras ao mesmo tempo que regras são criadas pra tornar tudo mais autêntico. É melhor criar um sistema de regras próprio pra um único jogo? Sim. Vale a pena? Depende. Eu não sou empresário e nem vou vender meu jogo. Só quero me divertir. Então se não existe um jogo com aquela temática/regra que eu queira, eu pego um sistema pronto e faço adaptações pra me divertir. É só isso.
@LuanSilva_d203 сағат бұрын
Acho muito interessante a visão de George R. R. Martin sobre GURPS. kzbin.info/www/bejne/eqCsk2loia18ipIsi=uY7vIT-b1CnNMEi6 Entendo que essa seja sua visão e a sua preferência de jogo, até porque RPG é isso, liberdade total. Mas vale citar que um sistema como o GURPS, por exemplo, tem regras modulares, que não precisam ser seguidas à risca, por exemplo, há os módulos GURPS Lite e até Ultra-Lite Edit: Porque links não estão funcionando no KZbin? :/
@Capivaramengames3 сағат бұрын
eu uso a mecanica de knave pra moeda
@sandrofelipe70504 сағат бұрын
Queria ke deagonbane fosse traduzido, o forbidden lands tem muitas regras pra as masmorras e dinheiro atravéz de dado uso
@gabrielhbueno5 сағат бұрын
Os bastions achei interessante, porém a ideia de simplesmente ganhar não dá.
@DavidBridges21835 сағат бұрын
Eu gosto de como shadowrun lida com recursos.
@voltorbsayajin3926 сағат бұрын
Verdade eu fiz um rpg de piratas em 3det uma vez, tive bastante trabalho criei até classes, foi bom mas vc tem razão.
@evandrojunior80937 сағат бұрын
Tem um regra em outro sistema que é assim: O lado em maior número começa em seguida é a vez de alguém do outro lado e pode ser qualquer um. Quando a rodada termina o lado em menor número começa e assim segue.
@ruanoliveira7008 сағат бұрын
Fabricar itens mágicos no 3.5 e o atributo do item al quadrado x 1000 (eu nunca tive problemas com ouro kkkkk ele so falta)
@YuriEmpresarial9 сағат бұрын
É que nem toda ideia teve um sistema programado para ela. Se o cara quer, de repente, fazer um RPG de algo diferente como Digimon por exemplo, ele não vai achar um "RPG de Digimon" testado e balanceado na internet. Nesses casos, eu gosto da ideia de usar o GURPS. Claro que fantasia medieval tem aos montes, cyberpunk também, vampiro também, mas nós estamos falando da exceção.
@leonardosiqueira909810 сағат бұрын
Subornar NPCs
@alaneidi8811 сағат бұрын
pathfinder kingmaker =)
@AlexandreAntonioCFaria11 сағат бұрын
Achei interessante, mas acho o ideal é a união dos dois sistemas. Pontos de vida e perda de equipamentos/perícia. Porque nem todos os danos irão causar um estrago tão grande.
@necyification12 сағат бұрын
eu acho um ponto valido, creio que a questão dos rpgs genericos é a mesma que norteou alguns jogos de D&D quando a OGL começou, você aprender um sistema e jogar de tudo. Pouco esforço de leitura para aprender regras sempre atrai, é impossivel dizer que não, os fãs de gurps se apoiam nisso, falam que narração compensa as regras que faltam e com o que não falta, da pra jogar com gurps, não posso dizer que é errado essa visão tambem. Gosto de rpgs simples, embora algumas vezes vendidos como genericos, mais que na verdade não o são, como o caso do 3D&T que é um jogo de supers e anime na verdade que é vendido como rpg generico, joguei rpgs focados e realmente "o sabor" é diferente, recomendo a qualquer um que puder aprender um sistema pra jogar algo novo pelo menos experimente, aos que não puderem seja qual for a razão, continuem jogando gurps, daemon, 3d&t ou seja la qual for seu sistema generico, vamos manter o hobby vivo
@jonatas789118 сағат бұрын
Muito bom teu video!!
@arthurletona19 сағат бұрын
Pra mim a melhor solução é sempre a mais simples: loja de itens mágicos. A partir do nível 5 os jogadores já devem ter notoriedade o suficiente pra ter os contatos necessários, então eu prefiro dar sempre ouro como recompensa e deixar que eles comprem o que eles quiserem pra build. Acho que ESCOLHER seus itens mágicos é uma parte importante e muito divertida da construção de personagem.
@Gustavo_Couto19 сағат бұрын
Mas nossas campanhas o mestre sempre dá liberdade de gastar o ouro, exemplo, nos dando lugares para governar, itens mágicos e etc... E as armaduras e armas não usamos a tabela de preço do livro, tudo vai de acordo com a lábia e tua influência na cidade, então pode ter armadura full plate por 30mil e 15 mil..... Assim nosso ouro fica importante!
@luck184919 сағат бұрын
No parthfinder tem tudo isso ai quê você falou é muito mais
@klaus773320 сағат бұрын
Eu até concordaria, mas fui fazer uma mesa de super herói e a maioria dos sistemas focados no tema que achei era bem paia, preferi usar o 3DeT victory
@IgorLDeus10 сағат бұрын
@@klaus7733 da uma procurada nos Mutantes e Malfeitores 5° edição
@Manoel.w0320 сағат бұрын
Eu tento criar algo legal, eu tenho trabalhado em um rpg de pokemon a um tempo, não qualquer como os outros, é tipo um D&D + Pokemon, aonde envez de seres humanos terem dominados os pokemons, não existem humanos, aonde quem evoluiu foi os pokemons. Oque que acha?
@iuriPLZ20 сағат бұрын
Acho um bom ponto. Um sistema genérico preenche um buraco que talvez sirva para a falta de tempo de encontrar algo que goste, porque, de fato, algo específico molda muito mais a experiência de forma positiva. De certa forma, mesmo que não tenha sido a intenção principal, Greg Stafford conseguiu, na época, provar isso de forma interessante.
@Leandro01Rodrigues20 сағат бұрын
Pela primeira vez eu discordo TOTALMENTE de você. Vc tá “generalizando” uma questão que não é “regra” no GURPS. Ele é um Sistema Genérico que te OFERECE regras para o quê vc QUISER, não quer dizer que vc tenha MAIS REGRAS. O sistema de regras do World Of Darkness é HORROROSO. A Lore é sensacional, mas as regras um lixo!
@RPGradio4912 сағат бұрын
@@Leandro01Rodrigues discordar faz parte 😉
@Rafaeeeeeel2 сағат бұрын
Concordo parcialmente com você. É importante entender a premissa do jogo. Qual é o objetivo de World of Darkness? Ele tem o foco central e regras de apoio. Grups é genérico justamente pra ser feito de regras de apoio. É igual jogar Chamado de Cthulhu e tentar sair fazendo hexcrawl. Cada jogo, uma forma de jogar. Não tem como comparar de forma justa.
@IgorLDeus20 сағат бұрын
Eu gosto de sistemas genéricos
@carlosmfmetal21 сағат бұрын
O título do vídeo ficaria mais preciso se fosse: O Problema do Ouro em D&D a partir da terceira edição
@tatsumithesims190321 сағат бұрын
Nas minhas mesas o clerigo ou o paladino precisam agir de acordo com a classe. Se eles começarem a fazer muita merda perde todo o progresso da classe. igual aquela novela da globo "O profeta". da pra recuperar mas eu vou saber se o cara tá forçando a barra. tudo que fazia do clerigo, um clerigo é perdido. ele vai conseguir usar as armas e só ate eu me convencer que o personagem aprendeu a lição.
@komodo55br7722 сағат бұрын
Eu concordo Se for para fazer um RPG com algum tema muito esquisito que não tem Aí usam sistemas genérico mesmo mas se for algo para o próprio RPG é mais interessante que você mesmo fazer
@eltinho1996e22 сағат бұрын
Entendo, mas quando o sistema do cenário não agrada é interessante ter um conjunto genérico de regra que vc já gosta, para aproveitar o cenário sem depender do sistema desse cenário. Não concordo com você mas estamos aí acompanhando os excelentes vídeos.
@komodo55br7722 сағат бұрын
Aí é mais fácil você mesmo fazer as suas
@eltinho1996e21 сағат бұрын
@komodo55br77 já tem pronto é só usar, livros e mais livros de regra q o gurps tem, é tranquilo selecionar
@komodo55br7721 сағат бұрын
@@eltinho1996e o bonde fazer é que você pega inspiração ao mesmo tempo que você aprende mais
@eltinho1996e21 сағат бұрын
@@komodo55br77 tem isso mas sou um Zé preguiça kkkkkk mestre preguiçoso
@fabiov12silva6223 сағат бұрын
Convordo 😢❤
@arockandahardplaceКүн бұрын
Minha dica é: façam uma vaquinha e obtenham uma licença do Foundry!
@victornogoКүн бұрын
Ótimas dicas 👏
@ninaulup4577Күн бұрын
Estou maratonando seus vídeos! Vou mestrar minha primeira sessão em breve, e gostei muito da ideia da sua aventura. Gostaria muito do PDF dessa aventura! Obrigada pelo ótimo conteúdo!
@RPGradio49Күн бұрын
vai na aba de comunidade
@GustavoMuradFerreiraКүн бұрын
No D&D 3.5 a dependendência de itens mágico, a fabricação e acesso fácil a eles eram um grande escape do dinheiro. No geral, se o DM pesasse a mão e não fornecesse valores próximos dos sugeridos para o nível atual os jogadores inclusive ficavam sem dinheiro e equipamento sufiiente.
@RPGradio49Күн бұрын
@@GustavoMuradFerreira ainda gasta xp
@ktrachКүн бұрын
Meu parceiro, tu toparia transformar essas ideias em um compilado de regras pra D&D5e ou D&D2024?
@mlfsjКүн бұрын
Esses bastions nada mais é do que os domínios que existiam em D&D clássico. wizzards reinventando a roda com ar de novidade e novos jogadores achando que isso é uma gramfe novidade.
@murillogxКүн бұрын
A mecânica de AD&D de Refúgio/Fortaleza era muito legar cheguei a ler um pouco no suplemento Guia de Bolso do Paladino e existem diversas tabelas de custos, logística, influência política e outras nuances é tão fascinante o detalhamento que havia!! Hoje em dia nem chega a ser um SimCity ou algum sistema que recompensa de fato o jogador ou a party tanto caso se aprofundem muito mas quem sabe novos suplementos ou mesmo 3rd parties consertem isso. Vídeo bom!
@RPGradio49Күн бұрын
@@murillogx obrigado lembro de ter lid algo parecido, mas nào achei
@yuriz6789Күн бұрын
Cara, o D&D clássico (tudo antes da 3e) casava perfeito, inclusive a evolução principal vinha por ouro. O esquema de ouro por Xp, esquema de carga, a exploração, tudo casava perfeito. Nas ediçoes modernas vc pode tentar remediar isso, mas a questão é game design mesmo que não é bem desenhado.
@RPGradio49Күн бұрын
@@yuriz6789 sm
@mlfsjКүн бұрын
E a Wotc tentando reinventar isso cheio de gambiarra pras mecanincas atuais. Sendo que ouro hj em dia é o que menos importa dps de pouco tempo de jogo, ou até msm no início dependendo das classes jogadoras que podem suprir milhões de necessidades com magia kkkkk
@BelechaCampeanКүн бұрын
Sempre achei paia conseguirem acertar o flash com qualquer coisa que seja. Oque eu imagino é: Se derem um tiro no flash, msm que ele não escute o tiro ou esteja distraído, no momento que a bala atingir a pele dele e ele sentir a bala, ele conseguiria usar sua velocidade e desviar antes msm que a bala o perfurace. Os roteiristas só não bolam umas cenas épicas assim por preguiça 🦥.
@mendes5519Күн бұрын
O prédio gerar renda faz sentido. Um forte gera segurança e comércio. Nas versões antigas do ded existiam sistemas dentro do jogo. O jogador chegava a administrar um reino dependendo do nível e escolhas do jogador.
@caiosiqueira9806Күн бұрын
o pior pra mim é o que tem a síndrome de protagonista, aquele que acha que o personagem dele é o mais forte, mais inteligente, mais bem-construído, ninguém consegue peitar o cara, e se alguém da seção discorda dele, ele já quer matar
@wanderlanlima1598Күн бұрын
Tem o tipo que sempre tem razão, tem o tipo protagonista de cinema (sempre quer os holofotes voltados pra ele), tem o jogador que se acha melhor que todos, tem o jogador que tem racismo com elfo, tem o jogador que pula em um buraco e morre.😅
@ruanalmeidasales17462 күн бұрын
E ouro na vida real e em um universo de fantasia e bem diferente em 😂😂
@joaomanoel31972 күн бұрын
👍🏻👍🏻👍🏻
@ThiagoViktor212 күн бұрын
Desde o segundo filme, Jhon Wick me deu a impressão de estar em Vampiro e a cada filme a impressão foi aumentada. O segundo, seria um vampiro que teve uma caçada de sangue decretada. No terceiro, um vampiro muito mais velho quer se aproveitar dele para suas tramas por conta de um favor antigo. No quarto, o nosso vampiro entra para a Lista Vermelha por conta dos eventos do terceiro filme e o fim de todo integrante da Lista Vermelha é a morte. Jhon Wick é um bom filme de ação, mas a proximidade dele com Vampiro deixou, para mim, melhor.
@Isaias-Ribeiro2 күн бұрын
Eu já desisti de tentar arrumar a economia. Os meus jogadores não se interessam muito com controle de Gold. O que eu fiz então? Vila/Cidade. Eles gastam tudo criando uma cidade, recrutando NPCs e construindo o castelo dessa vila. Aí na vila geralmente tem tudo. Exército próprio, Vendedores de Ítens e Poções etc etc etc.
@3u-lucas2 күн бұрын
Cara, como eu n vi essa canal antes? Parabéns pelo conteúdo, extremamente útil e abre um leque de possibilidades pra gente que é mestre guiar nossa mesa.
@1d10002 күн бұрын
Já tentei fazer algo do tipo. "Deum ruin, minha mesa era meio lerda.😅"
@adrielvinicius50402 күн бұрын
8:15,o das mulheres eu fico pesando ser o grupos que jogasse fosse todo feminino ou a lider fosse mulher como seria isso?
@darahmota2 күн бұрын
Meu grupo sonhando em ter no mínimo 1k de po, a gente mora de favor e conta as moedas pra comprar pergaminho de spell pro mago, poção de cura já acabou e nem tem mais quem venda, a gente é quase mendigo na nossa campanha aizegskdbzk