É bem difícil justificar na história um mago nao ter força pra soltar uma hola de fogo mas tem pra soltar uma chuva de meteoros
@Dawn13.4 күн бұрын
Eu estou mestrando um RPG para meus amigos, ja que é a primeira vez deles jogando, não quis deixar as coisas muito complexas, então muitos dos sistemas eu simplifiquei para eles se familiarizarem primeiro. A princípio, o metodo de aprender magias eu deixei quase igual com o de D&D, com algumas mudanças ali e aqui, mas, eu criei o meu próprio sistema de magia, praticamente um pokemon da vida, com cada elemento sendo efetivo e fraco contra o outro.
@Dawn13.4 күн бұрын
E eu não me limitei a esse sistema pedra papel tesoura funcionar apenas para criaturas elementais, tipo, um ser de fogo receber o dobro de dano para magias de água. Mas eu também fiz que uma magia pode subjugar a outra. Existem algumas magias muito poderosas que eu fiz, que, apelidei como "magias de território" onde, você muda o campo para o elemento que tem afinidade (gastando bastante mana para conjurar) e sempre existia um padrão: 1° os ataques elementais que combinam com a magia de território ficam mais fortes 2° os ataques elementais contrários a magia de território ficam mais fracos. Por exemplo, magias de fogo dão menos dano em um território conjurador de água. 3° cada território vai dar um efeito negativo para os inimigos, ou um positivo para você. Por exemplo, o de água que reduz a mobilidade e dá desvantagem em testes relacionados à mobilidade. Ou de fogo que faz com que todas as magias de fogo deixem o inimigo queimando e o dano de queimação é maior com o passar das rodadas. E usando a fórmula de poder subjugar a magia do inimigo, caso você também possua uma magia de território, você pode substituir o território para o seu. Você gasta os pontos de mana e faz um teste de arcanismo, o inimigo também terá que fazer um teste de arcanismo de ele quiser manter seu território (e esse teste ira gastar a ação principal do inimigo, mesmo que ele ainda tenha que jogar, ou se já jogou, vai gastar o da próxima rodada) caso você tire um resultado melhor que o dele, a sua magia de território vai tomar o campo, em caso de empate, os dois vão fazer o teste novamente até que um deles vença. E, caso as magias de territórios sejam de elementos opostos, quem tentar subjugar a outra terá vantagem ou desvantagem. Ex: caso eu use uma magia de território do elemento água, contra uma do tipo fogo, o meu teste de arcanismo terá vantagem, mas, caso fosse o contrário, o meu teste de arcanismo teria uma desvantagem.
@tocadolobo5906 ай бұрын
o grande problema da magia do d&d é que ela é extremamente travada, ela te dá um leck de possibilidades mais n deixa vc voar, dobra a magia a fim de gera efeitos diferentes, voce depende totalmente da boa vontade do mestre para poder fazer algo
@RPGradio496 ай бұрын
Sim
@RafaelAlves-lh2bv6 ай бұрын
Excesso também produz isso, sério. Narre mages ascension e veja a galera se perder do que fazer, olha o funcionamento (em forma leiga). Existem nove esferas de magia e personagens comuns começam com 4 pontos para distribuir entre 3 esferas inicias, podendo ir até cinco pontos em cada. Um personagem com 2 pontos em cada esfera das 3 iniciais consegue fazer 50 ou mais magias só que ele tem que inventar. O problema é que tem que ser encaixado na crença, esferas e combinações entre elas. O jogador fica perdido e se for fazer algo na hora ele fica mais perdido ainda e toma muito tempo. Nesse termo ars magica, savage worlds e numenera são melhores pela delimitação mais bem feita.
@RPGradio496 ай бұрын
@@RafaelAlves-lh2bv é real
@agtrplgameplay6 ай бұрын
@@RafaelAlves-lh2bv eu gosto de Mage, mas é horrível de jogar. Joguei em uma mesa, e por sorte percebi o problema que seria fazer o personagem que eu queria, então optei por fazer um mais simples. Uma maga Eterea especialista em explosivos, ela acreditava em algo que foi criado por mim chamado de Explosão Primordial (algo como o Big Bang). Resumindo, minhas jogadas era mais rápidas por ter feito uma personagem com um escopo simples, mas meus colegas de mesa me criticaram por não ser "criativo", mas eles gastavam as vezes mais de meia hora só pra definir o efeito de uma magia, isso irritava demais. Fora uma crítica deles que "não existem Filhas do Eter" kkkk, mas isso já é outra conversa.
@tocadolobo5906 ай бұрын
@@RafaelAlves-lh2bv se eu te contar que eu entendi o sistema tu iria me bater?
@GabiruPinguso6 ай бұрын
achei seu canal hoje e adorei, RPG radio, adorei o nome irmao, continue assim dog !!!
@8789-v1u6 ай бұрын
O melhor sistema de magia que concebi é aquele que usa "pontos de mana", e possui uma diversidade de feitiços categorizados pelo seu próprio nível de poder, mas que para conquista-los independe da progressão de níveis do feiticeiro.
@RPGradio496 ай бұрын
baixa o DCC e da uma olhada
@TandreRN6 ай бұрын
D&D tem esse sistema na 2 edição, logo esse sistema se tornou o método de psionicismo do D&D
@8789-v1u6 ай бұрын
@@RPGradio49 Como eu disse, "concebi" o meu próprio sistema, e com o que tenho desenvolvido até então, estou satisfeito. Conheço o sistema de magia do DCC e o entendo como algo que extrapola sua própria função, há muitas limitações relacionadas à sua famigerada complexidade. É dada uma atenção desnecessária ao sistema de magia, no meu ponto de vista. Não consigo entender a perfeição atribuída à esse sistema, simplesmente porque sob uma visão prática, não há. O sistema de magia do DCC tem suas vantagens e desvantagens como qualquer outro sistema, e seu nível de detalhamento não expressa qualidade, de forma alguma. Agradeço pelo vídeo, é uma discussão pertinente, e que por meio dela os mestres/árbitros/juízes podem ir encontrando novos métodos para suas experimentações.
@8789-v1u6 ай бұрын
@@TandreRN Muito conveniente o destaque que deu à 2e. Mas me refiro à algo mais antigo, o sistema de magia do Suplemento de Fantasia [Chainmail, 1973]. Mas vou rever esse sistema que citou e tentar aproveitar algum mecanismo.
@sapatariapopular73014 ай бұрын
Fala mais sobre esse sistema que tu criou. Tu criou como um apêndice ao dnd? Criou como substituto só da parte mágica? Pensou um sistema próprio completo?
@PVMAS076 ай бұрын
Eu gosto muito de um sistema q ando usando com uns amigos chamado Mythras. Apesar de ter uma temática específica de mitologia grega, pode ser adaptado pra qqr cenário. É um sistema d100 que, como a maioria deles, permite você misturar habilidades diversas, construindo uma forma de lutar única. O sistema de combate por si só já é muito complexo e maneiro, mas o sistema de magia traz opções variadas muito boas também. Existe a "Folk Magic", que seria uma magia mais básica usada por qualquer indivíduo, mas que ainda exige treino e gasto de pontos de mana, enquanto os outros tipos de magia são "especializações", mas que ainda podem ser aprendidas por um combatente. Na verdade, o ideal é você ter alguma habilidade de combate corpo a corpo devido aos limites da magia.
@luizaquerubin6 ай бұрын
O mago da primeira edição é o literal canhão de vidro.
@thefoxialbunny28 күн бұрын
Podem falar o que for, mas o sistema (complexo, ok) de magia de GURPS é o que mais faz sentido até agora. Tem toda uma árvore evolutiva pra você alcançar casa magia.
@gustavoalmeida79026 ай бұрын
Senti falta de uma menção ao sistema de mana em Tormenta20, mas foi um ótimo vídeo, parabéns
@RPGradio496 ай бұрын
não li o tormenta :(
@eliasrodrigues72626 ай бұрын
@@RPGradio49 Gosto que la é mais fácil administrar a sua magia com os pontos de mana do que em D&D com os slots. Você consegue usar magia para RP sem peso na consciência, pois vai usar poucos pontos apenas para fazer o necessário pra situação (podendo aprimorar uma magia de nível baixo para ela ficar mais forte, gastando mais pontos de mana). Claro, é bem high magic, mas pra gente tipo eu que curte isso é bem legal.
@pedroqueiroz90696 ай бұрын
Que vídeo foda irmão, não conhecia esse sistema DCC, já vou espalhar pro meu grupo de RPG pra fazer uma adaptação desse estilo de uso de magia pro D&D 5e.
@umcaraum6 ай бұрын
eu sou inscrito novo, gosto bastante dos seus videos, eu iria achar muito massa se vc fizesse um outro video falando sobre a magia de d&d mas como outras classes interagem com ela, como vc disse faz sentido o mago usar inteligencia para conjurar e lembrar das magias mas as outras classes usam outros atributos, ia ser bacana ver vc falando sobre, desde já obrigado e video top
@RPGradio496 ай бұрын
isso me deu uma boa idéia
@DiegoCavalcanti-x4i6 ай бұрын
Missil magico até nivel 5, aí é só bola de fogo o resto do jogo kkkk, já fiz uma campanha que a magia de fogo tinha sido dominada pelos dragões e os magos não conseguiam mais evocar magia de fogo... meu vei o mago da minha mesa ficou pouco puto kkk
@soviet_dolly6 ай бұрын
Muita informação nova, curti mt! Acho que cada sistema de magia tem seu charme, o que me incomoda na 5e é mais a falta de diferenciação entre conjuradores, eu entendo que é pela facilidade e tals, mas gosto de diferenças n só na forma de castar magias, mas nelas próprias
@RPGradio496 ай бұрын
é, o clérigo deveria ter uma mecânica própria
@caionoliver6 ай бұрын
Não lembro quantos vídeos já vi desse canal, mas caí de paraquedas e sempre perco tudo quando aparece os clips de K-pop. Sim, eu sou K-poper e jogador de RPG, então tô muito satisfeito kk +1 inscrito
@RPGradio496 ай бұрын
Me descobriram hahahahah
@oferps771Ай бұрын
O sistema de Pontos de Mana dor Tormenta 20 é, pra mim, o melhor sistema de magia que existe
@davipossebom28816 ай бұрын
Teu canal é fenomenal. Por favor, considere levar esse conteúdo pro Spotify :D
@RPGradio496 ай бұрын
Spu boomer demais para isso
@FranciscoCarlosCruz23 күн бұрын
A magia de Harry Potter não tem regra, na moral, é literalmente o cara lançar o feitiço e tu saber o feitiço reverso, independente da força necessária. Eu acho beeeem infantil e preguiçosa essa construção de lore.
@henriqueschimidt25706 ай бұрын
No Castelo Falkestein não é focado em magia (muito pelo contrário, ele é mais fantasia, romântica e bem narrativa) , mas tem um sistema de magia muito interessante com cartas ao invés de dados. O sistema se trata de magia conjurada, lenta e custosa. Tem haver com várias energias do ambiente que só o mago consegue ver. Cada naipe da carta é uma tipo de energia e o valor númerico é a quantidade que vc coletou. Você define o que a magia vai fazer em uma tabela com regras bem abertas e ele te da um valor, como se fosse uma CD (valor que tu tem que chegar para lançar a magia). Além disso, se você faz uma magia com energia diferente, vc acaba criando uma magia única, mas extremamente caótica. Por exemplo: você quer fazer uma bola de fogo genérica (elemental), mas bate a CD com uma energia de invocação, pode acabar invocando um elemental de fogo fúrioso sem querer. A carta coringa é como se fosse 20 e o 1 do D&D ao mesmo tempo, pois você puxa uma energia tão absurda que vc n tem nenhum controle e pode acarretar um problema grande pra narrativa. Por exemplo, você levitar um quarteirão inteiro de objetos e pessoas (acho que pra ser mais sensato, tudo dependeria do seu nível de magia).
@henriqueschimidt25706 ай бұрын
As cartas são boas pra definir dois atributos ao inves de um (no caso do dado). Também pra ti ter uns itens mágicos que guardam uma certa quantidade energia pra bater a CD da magia que tu quer usar.
@gspdsm20896 ай бұрын
1:14 Eu costumo criar os sistemas de magia usando de referência os suplementos de Gurps de magia e traumatologia, eu recomendo, pq sinceramente neles tem qlqr e todo tipo de magia. Agora eu to usando a magia com "threshold", basicamente o conjurador nesse sistema tem o Dom e esse dom tem um limite, cada magia tem um valor numérico que vai somando, aí quando esse número passa do limite ainda se pode usar magia mas tem consequências (rola uma tabela). Esse sistema é interessante por vários motivos, mas meu favorito é que da pra usar todo o seu limite pra conjurar um único mega ultra blaster feitiço. Outra referência boa é o sistema do New Edo, mas eu n sou inteligente o suficiente pra entender td. Eu já mestrei City of Mist e esse sistema tem a melhor Soft Magic (na minha opinião), a única coisa que falta nos suplementos de magia de Gurps.
@RPGradio496 ай бұрын
gurps usa fadiga né
@gspdsm20896 ай бұрын
@@RPGradio49 sim e não, tem alguns sistemas pra escolher, geralmente com fadiga e outros são variações tipo esse de treshold
@marcioneves90906 ай бұрын
Caramba, que áudio incrível, você acabou dando umas ideias para eu rever a magia e suas essências, valeu 👍
@giovanebertini5 ай бұрын
Só por ter eragon no vídeo ja ganhou meu respeito kssksk o sistema de magia é mtt bem construido
@fernandogoncalves21996 ай бұрын
Sempre tive que mago é a escolha de uma quantidade relevante dos jogadores que gostam do overpower e, de fato, não a toa: magia, conforme vão se escalonando os níveis, se torna uma coisa que quase escapa (se é que não escapa) o controle de poder dentro da campanha e cenário em si... Acho que daí a piada do jogador que responde qualquer coisa com "bola de fogo". A idealização para muitos acaba sendo de um personagem que dará dano massivo e em área. Essa visão empobrece bastante as coisas, na minha opinião, a menos que a mesa tenha sido voltada para isso. O mago ir se tornando mais e mais quebrado pega muitos sistemas e o D&D não é diferente. Qualquer ideia próxima da figura sábia, estudiosa, chapéu pontudo (kkkk) e todo imaginário do tipo desaparece quando o mago vira se torna um potencial "genocida" em capacidade. Tem quem curte muito todo o conceito do mago e quem só consegue pensar em pegar a magia terremoto. 🤣
@bifelgan6 ай бұрын
No Warhammer, os magos(e os psykers no 40k) tem usos ilimitados das habilidades mágicas, mas eles tem que canalizar as energias do caos/warp para alcançar o nível da magia. Lembrando que cada jogada para alcançar o nível de conjuração tem a chance de um miscast que causa um descontrole das energias, que pode causar desde todo leite em 10km azedar até um príncipe demônio ser invocado.
@luizaugustoazevedo6721Ай бұрын
Eu gosto do sistema de magia da 2ed do AD&D; magia poderosa e potencialmente perigosa para o grupo e para o mago tb; tipo Velocidade que a cada uso envelhecia os personagens em um ano ou então as magias com uma infima chance de acontecer algo inesperado, ou que exigiam grandes sacríficio em ouro, anos de vida ou mesmo ponto de atributo. Saudades desse tempo.
@tomasguisasola2 ай бұрын
Faz tempo que eu assisti esse video e também que eu estava querendo deixar a minha opinião sobre as magias de D&D. Farei isso agora. Não conheço as versões anteriores à 4, mas eu não gosto de vários aspectos do sistema de magias da 5ª edição. Acho que o que eu gosto menos é a arbitrariedade das magias em si. As magias não são relacionadas entre si, então não dá a sensação de aprimoramento que eu entendo como razoável. Pode-se pensar em relacionar "Ilusão Menor" (nv. 0) -> "Imagem Silenciosa" (1) -> "Ilusão Maior" (3), mas como encaixar "Invisibilidade" (2) e "Reflexos" (2) nessa linha; todas da escola de ilusionismo. Pouco disso faz algum sentido, o que despreza a inteligência dos jogadores. Outra coisa bem ruim é na mecânica mesmo: _slots_ de magia são uma forma complicada de restringir o uso. Por que não adotar um sistema de mana com algum limite por rodada e/ou diário que fosse evoluindo com o personagem? A evolução das magias também é péssima. Algumas especificam que "uma criatura adicional pode ser afetada" ou "o dano aumenta em XdY", mas por que isso e não outra coisa? Por que não permitir o aumento do alcance ou da área de efeito? Por que não deixar que essas variações (dano, alcance, área de efeito) façam parte do custo da magia? Seria uma regra muito mais simples de explicar, mais complicada de usar, sem dúvida, mas -- certamente! -- mais fácil de aprender a usar e de memorizar a médio e longo prazo.
@victorportella_995 ай бұрын
Eu tenho um rascunho de sistema de magia compatível com 5e de quando era adolescente, basicamente usa o sistema alternativo de pontos de Mana, as magias tem diferentes graus de sucessos/fracasso, 6 pra ser exato, indo de uma "maldição" à uma "benção" (roladas como a tabela de magias selvagem do feiticeiro), todos os feitiços necessitavam de materiais específicos para serem conjurados, nada de conjurar por um cajado, a exceção era o feiticeiro que poderia conjurar sem materiais, mas sua lista de magia era bem mais limitada e dependente de sua linhagem. Além de ter "atributos de mana" q modificavam quais magias o conjuradores tinham facilidades ou dificuldades de certas magias, além da quantidade de pontos de manas requiridos, por exemplo o atributo "estabilidade" que varia de instável, neutro e estável, conjuradores com traço instável tem tem suas magias com concentração dificultadas, mas suas magias instantâneas melhoradas.
@leia.omanga.de.darwins.game.6 ай бұрын
2:59 e é por isso que o Hobbit é o meu trabalho favorito, ele basicamente criou o conceito de d&d antes de d&d
@RPGradio496 ай бұрын
sim
@Aurye_D.Vermilion3 ай бұрын
a situação da ubel em frieren acredito que seja pela longa obeservação dela vendo sua irmã trabalhar que naturalizou que a tesoura cortaria tecido e o cabelo afinal ela já naturalizou aquilo como uma verdade através de uma observação de provavelmente horas e horas, tanto que quando falam sobre fentiços de defesa ela diz que a magia dela nao passaria eles, apenas por estarem imbuidos no cabelo e no manto esses fentiços nao tiveram nenhum efeito.
@BerryOfStars6 ай бұрын
Eu gosto de magias do tipo Hq, do tipo: eu tenho alguns poderes mágicos que consigo usar. Em algumas situações posso utilizar rajadas de vento param flechas, em outras congelo uma ponte de gelo no mar, em outras em uso a terra para prender as pernas de alguns inimigos, tudo bem categorizado mas que permita criatividade, como trocar um raio flamejante por um congelante, prendendo alvos na chuva...
@leonardobalestrin33292 ай бұрын
Eu n sabia todo esse background mas sempre, SEMPRE, me incomodei com a magia de dnd e tormenta, conjurador é 200% mais sem graça q qq outra classe skyfall pegou a 5e e falo "deixa que eu resolvo" simplesmente voltei a gostar de conjuradores em skyfall
@henrygerardnascimentodelim86386 ай бұрын
O nome do Vento é uma forte referência para qualquer sistema de magia.
@keltonmoraes95986 ай бұрын
O trabalho do Patrick nas cronicas do matador do rei é fantástico. Vai desde a "magia ciência" que eles estudam de boas e tem regras claras, até as nomeações, o puro suco do incompreensível da magia, e aquele professor insano.
@viniciusschadeck49926 ай бұрын
Já saiu o terceiro livro? Eu amo os dois primeiros e até tenho o spin off a música do silencio, porém não sei nem como ficou o outro spin off... passou muito tempo desde que li esses livros. Por sinal, conhece uma outra série de livros, Nascidos das brumas, eu gosto da forma que o universo funciona, com alomancia. Um sistema de magia bem diferente e que gosto bastante da ideia
@keltonmoraes95986 ай бұрын
@@viniciusschadeck4992 ainda não. Mas no final do ano passado, estavam especulando no Reddit que sairia esse ano.
@JeanCarlos-ev1uy6 ай бұрын
Eu comecei a ler esse livro ontem entro na seção de comentários de um canal q eu nunca vi e vejo falarem dele q coincidência As vezes a internet me da medo
@viniciusschadeck49926 ай бұрын
@@JeanCarlos-ev1uy daqui a um tempo, eu acredito que O Nome do Vento será reconhecido como um Senhor dos Anéis é hoje em dia. Pois, a qualidade da obra é absurda, e só vejo crescer a popularidade, toda vez que releio, eu acabo querendo saber mais do mundo, é surreal
@alexandrearackawa99434 ай бұрын
achei o sistema do DCC parecido com o do "mago a Ascenção" em varios pontos (o fato de quanto melhor vc for na rolagem mais forte sua magia fica, o fato de falhas criticas te deixarem com marcas), mas eu prefiro de mago a scenção por deixar mais aberto.
@arikadotepes4 күн бұрын
Eu acho o sistema magia do sistema trevas muito bom.
@fredcavalcante18876 ай бұрын
Conhece o nasuverso? (Fate Stay Night, Fate Zero, Tsukihime)... Poderia falar sobre o sistema de magia dele e qual sistema de RPG seria o mais adequado para rodar o cenário? Se alguém aqui nos comentários tiver uma sugestão eu também adoraria.
@RPGradio496 ай бұрын
@@fredcavalcante1887 não conheço, vou pesquisar
@politicaemtresminutos6 ай бұрын
Muito legal o vídeo
@victorzaidan64936 ай бұрын
Boa explicação isso de usar magia como fragmento de realidade, parece ordem, que na verdade vc vê a realidade, e upa ao ver, e vc descobre que não esxiste e morre se vc ver demais. não sei o que é dcc, talvez veja dps. Muito bom vídeo
@RPGradio496 ай бұрын
É outro RPG dungeon crawl classics
@trefie3956 ай бұрын
Acho que alguém teve que subir o vídeo de novo.
@RPGradio496 ай бұрын
tive, botei mais umas imagens para dar uma graça
@yu-gi-oh-cyberlegado14876 ай бұрын
O melhor sistema de magias pra mim, é um que uso no sistema de RPG que eu criei e jogou desde meus 12, 13 anos até hoje... Que criei baseado nos games... Sistema de Mana... Magias mais poderosas e com efeitos absurdos gastam mais mana e magias mais simples gastam menos.. a quantidade de mana do campeão depende da combinação da classe com a raça... Exemplo, humanos possuem menos mana que elfos, porém humano MAGO tem mais mana que um Elfo BÁRBARO, se é q da pra entender, a raça e a classe influenciam.
@Isaias-Ribeiro6 ай бұрын
Comecou citando Eragon ja recebeu um like. 4 livros maravilhosos. Com um bom final agridoce.
@brunorubel82276 ай бұрын
Uma dica, você colocou o título do vídeo como 'O Problema da Magia em D&d' mas vc não apontou nenhum problema muito menos uma solução para esse suposto problema. Entendo que o título seja chamativo, mas fazer um título e um vídeo que n tem nada a ver com ele é puro clickbait. O que vc fez foi apresentar diferentes noções de magia e falar superfcialmente sobre elas, não problematizar a magia em D&d. O título poderia ser só 'As noções de magia na fantasia medieval'
@RPGradio496 ай бұрын
@@brunorubel8227 minha paixão é clickbait 🤣
@Akirosmith5 ай бұрын
Eu uso um sistema próprio de "Runas". Elas são marcas gravadas na memória das pessoas, e elas surgem na morte de alguém. Se alguém for morto por um raio, uma runa que cria um raio vai surgir :)
@luiscorvoloco65906 ай бұрын
O melhor sistema pra mim é o do Rpg Mighty Blade, vc rola o dado pra saber se passou na dificuldade da magia, se passou, contanto que o alvo esteja a vista pega automático...
@JulianaSantos-es7yc6 ай бұрын
Fiquei o vídeo inteiro esperando você apontar o "problema com magia em dnd". Sobre o equilíbrio entre personagens e Power Spike, sobre potência e sua relação desonesta com slots de magia, sobre como ela pode emular o papel de qualquer classe marcial, sobre os impactos econômicos e culturais que ela pode trazer em cenários com economia sólida e orgânica, sobre como ela poderia ser melhor distribuída em monstros e NPCs dentro do manual dos monstros, e mais uma serie de outros "problemas" relacionados a magia em campanhas de dnd que dão muito pano pra manga. Afinal de contas magia é um dos aspectos do dnd mais difeis de administrar na minha opinião.
@auriflamado6 ай бұрын
meu sistema de magia favorito de RPG é o do Ars Magica, é o mais livre, o que te da de fato a sensação de estar mexendo com magia. Porem é entendível o tipo de magia escolhida pro D&D, ela é muito mais "gamificada" pra trabalhar um jogo que tinha tanto foco no gerenciamento de recursos como era o D&D original, hj em dia, ela serviria como uma forma de equilibrar os magos a outras classes, mas com certeza existem opções melhores que a vanciana pra esse tipo de jogo mais heróico da 5e
@guilhermefreitas24076 ай бұрын
Que vídeo gostoso! Adorei esse vídeo, principalmente pq uma dúvida similar me pegou um tempo atrás. Tava vendo sobre magia vanciana e versões dela. Atualmente o conceito de "melhor sistema de magia" pra mim não existe, mas é possível definir um bom: aquele que é capaz de expressar o que se propõe (como o do DCC, do Ars Magic e outros) Atualmente tô escrevendo meu sistema e um dos desafios que me impus é dá a opção de escolher qual estilo de magia cada conjurador vai usar: quer ir no safe, magia pra ti ser como pro guerreiro é brandir a espada? Tem opção pra isso. Quer na vibe OS, poder em troca da necessidade de planejamento? Tem tmb. Vai na vibe de T20, conjugações fortes, mas limitadas? Óbvio que temos
@rafaelhalqueman15266 ай бұрын
Atualmente DCC tem o sistema mais rico de magia. Tanto pelas diversas possibilidades das rolagens, quanto a magia mercurial. E tudo é muito prático e claro. Enquanto que na 5e facilmente o texto fica confuso principalmente por como isso interage com os outros textos (feats de classe, raça, etc) Porém as outras classes são muito boas. A mecânica de feitos extraordinários deixa outros sistemas no chinelo. A forma como o ladrão usa sorte também encaixa bem. Apesar de tudo a classe que mais tem liberdade é o guerreiro justamente por essa mecânica. Permite o jogador por em jogo suas ideias enquanto o mago fica limitado aos resultados aleatórios. A única liberdade que tem é escolher a hora certa e avaliar os riscos. E o mais louco é que o jogo consegue ser fluido com tudo isso. Mais fluido que qualquer edição do D&D que veio depois do AD&D 1e.
@RPGradio496 ай бұрын
cara eu esqueci de falar da magia mercurial, pior é que fi roteiro e TUDO
@8789-v1u6 ай бұрын
Penso que fluidez é resultado da interpretação que o mestre tem sobre o sistema empregado nas suas campanhas, e não o contrário.
@leegami32346 ай бұрын
Bom, tenho um sistema próprio que estou usando há mais de dois anos, sendo atualizado quase todos os dias. Ele não tem uma lore específica, mas pra mim foi excelente para criar campanhas com ele, e meus amigos já se tornaram mestres narrando esse sistema. Se vc quiser posso te mandar, mas terá que ser no privado.
@clone43406 ай бұрын
queria muito um sistema parecido com o universo de frirem, acho muito legal tudo aqui, não falo apenas da magia mas de todo resto
@henriqueschimidt25706 ай бұрын
Eu não sei se seria bom um sistema que fosse na linha do d&d (combate tático e mais combate tático), mas que a magia conjurada fosse mais lenta. Que demorasse rodadas, não apenas ação completa. Tem uma regra que vc segura uma ação, poderia vir a calhar, porém teria que ter alguma forma de não perder a conjuração tão facilmente (principalmente com ataques à distância). Frieren tem magias de barreiras, talvez seria uma solução. O que acha?
@slimeminu6 ай бұрын
eu acho que algumas na quinta edição são meio quebradas, pra ser mais balanceado eu acho interessante aumentar o tempo de cast, tipo bola de fogo, com uma ação e da um bom dano, mas e se dessa mais dano e demorasse mais pra conjura?
@RPGradio496 ай бұрын
@@slimeminu na real as classes marciais tinham que ser mais fortes ou os conjuradores deveriam demorar mais para evoluir
@xerquesdesu99206 ай бұрын
Duas regras que uso melhoraram muito os meus jogos 1. Mana É bem simples ao invez de espaços de magia use mana cada ciclo de magia tem um custo de mana ao recuperar espaços de magia recupere o valor de mana equivalente 2. Magia MÁGICA Magias são versáteis e capazes de torcer a realidade um jogador pode fazer um teste de Conjuração em suas magias para alterar os efeitos dela alterações que tornem a magia mais forte farão o custo de mana aumentar o CD do teste é difinido pelo mestre caso o jogador falhe perderá a ação da magia sem conjurar nada porém sem perder sua mana
@RPGradio496 ай бұрын
Interessante
@laislonwn76176 ай бұрын
Cara, tenho um sistema próprio bem grande inclusive, tamo com quase 600pag de livro XD, nele a magia cumpre condições para acontecer, magias são conhecimentos e a tratamos como ciência. Saber usar projéteis e fogo te permite unir esses conhecimentos para criar uma bola de fogo, isso é uma versão bem simplificada claro, mas recomendo dar uma olhada.
@henriquejohannevangelista39405 ай бұрын
Qual o nome desse livro?
@Laezeel5 ай бұрын
me manda?
@maxymuxzs4973Ай бұрын
Passa o livro aí
@luisnatico15 ай бұрын
interessante, bom vídeo.
@RPGradio495 ай бұрын
obrigado, tem um novo amanhã
@SloppyAT6 ай бұрын
Ars Magica tb tem um funcionamento bem legal com o uso de junções de palavras de poder pra gerar os efeitos
@RPGradio496 ай бұрын
É a segunda vez qie falam de ars.magica aqui, vou pesquisar
@edersonnico6 ай бұрын
Achei legal esse sistema do Eragon.
@miq12533 ай бұрын
Eu troquei os círculos por pontos de magia per se, no caso, o mago ganhava um número de pontos de magia referente a soma dos círculos dos slots que ele ganharia. Cada magia gasta um número de pontos igual ao seu círculo para ser gasta. Isso deixa a classe mais versátil porém não quebra o jogo.
@UltimosGabriel6 ай бұрын
O melhor de um sistema de magia que eu já encontrei na vida foi em Ars Mágica. Profundo, eficiente e muito divertido. Infelizmente, também lá, outras partes do jogo ficam sem graça e combates com magia são resolvidos quase que imediatamente - por isso, no entanto, o jogo te deixa jogar com um secundário sem magia também - ao mesmo tempo. Muito bom.
@nicolaslima45536 ай бұрын
Eu acho genial o sistema de magia atual do dnd. Entendo q talvez sinta falta daquela importancia q a magia deveria ter, ou um certo misticismo em volta dela, mas esses dois detalhes são puramente lores, e vai do mestre, na mesa que narra, em conjunto com os players decidirem o quão low magic ou não vai ser a mesa. E o sistema atual de magia do dnd ela alcança essas dimensões. Quando comecei a jogar, realmente achava um porre os espaços de magias, mas na real, eles são uma forma perfeita de mostrar o quão limitado é a magia. Você tem q escolher bem quando usar e o que usar. Agora, se toda ação for resolvida com uma fireball, ai não é culpa do sistema :v Fora q até mesmo a lore da magia, sendo uma camada fina de existência, vista e manipulada pelos conjuradores é boa. É simples, e ao mesmo tempo deixa um grande espaço para trabalhar, caso o mestre queira dar uma atenção a isso, ele pode, pois não há limitações Creio q essa forma se consegue balancear ~ mais ou menos também kkkk ~ três elementos que considero cruciais em um rpg. As classes, que ficam definidas por suas caracteristicas mais fortes, as regras, feita para deixar o mais balanceado possível e por fim a narração e criação. Afinal rpg é algo vivo, e se cria jogando. Se todas respostas e efeitos e o caralambalada a 4 já estiver escrito e explicado, q diferença tem deeu jogar para só ler um livro :v
@LokomBR6 ай бұрын
vídeo incrivel, mais um inscrito!!
@RPGradio496 ай бұрын
tnks
@pedrochagas4476 ай бұрын
acho que falar que magos não tem mais essa capacidade de carregar encontros na 5ª edição é algo bem exagerado. Não falo isso só pro mago, mas pros conjuradores de maneira geral. As magias talvez não tenham tanto impacto visual/narrativo, mas quando a gente vai pro papel e caneta elas são MUITO efetivas e acabam trivializando muitos combates/situações. Magias de baixo nível como Find Familiar, Web e Sleet Storm são exemplos. Find Familiar por si só consegue ser melhor do que classes como o próprio ladino em coisas que ele deveria ser o melhor: é muito mais efetivo mandar sua coruja familiar checar uma zona ou procurar algo do que enviar seu ladino como batedor. Monstros e criaturas corpo-a-corpo pouco têm o que fazer contra uma magia como Web. Em nível baixo (nesse caso lv. 3) é difícil uma criatura simplesmente passar do CD 13 de destreza. E mesmo que passe, ainda tem que gastar muito deslocamento por conta do terreno difícil. Simplesmente a habilidade de controlar a batalha desde um nível bem baixo. E Sleet Storm é outro exemplo simples. 3º círculo, adquirido no nível 5 de conjurador. Um raio de 40 fucking pés, sim, 80 pés de ponta a ponta, se torna terreno difícil, não da pra manter concentração, se entrar escorrega e fica caído, tudo isso por 1 minuto, que são 10 turnos. E se você já jogou 5e alguma vez, sabe que 10 turnos demoram HORAS pra passar. Esses exemplos simplesmente TRIVIALIZAM encontros em um nível absurdo. Dar dano é o de menos, conjuradores controlam a luta. A 5ª edição apresenta um sistema que possui pouco impacto narrativo/visual nas suas magias, mas mesmo assim isso varia de DM pra DM. Mas acho que eles deveriam ter feito um esforcinho pra melhorar isso. Mas em questões mecânicas, ser um mago é estar em um patamar muito acima, até mesmo de outros conjuradores. A classe é insanamente boa.
@user-jv2fm7ks1t6 ай бұрын
Meio aleatório e embora nunca tenha assistido mais de 5 episódios, mas eu gostei muito de como a magia daquela animação "Casa da Coruja" foi introduzida. A ideia de que as magias são combinação de glifos diferentes e podem ser encontrados quando se estuda a própria natureza em sua volta é simples, porém interessante.
@louie46536 ай бұрын
é bem legal mesmo, e é possivel somente na ilha fervente, q é o esqueleto de um ser magico, fica mais interessante quando eles exploram mais o vilaozao da serie q usa o mesmo sistema da protagonista de forma mt mais absurda
@RPGradio496 ай бұрын
Anotado
@louie46536 ай бұрын
@@RPGradio49 n é o sistema principal da serie, no geral os outros personagem só fazem circulos e algo acontece, oq acontece varia de acordo com a ´´escola de magia´´ q eles fazem parte e a unica coisa extra alem disso é q dps de um tempo eles começam a apresentar ´´multiclasse´´ dessas escolas
@1ncontroL4 ай бұрын
Muto legal o sistema do DCC
@ironsand13 күн бұрын
Não falou de Ars Magica! 🤓😢
@KabuTOPsKortes6 ай бұрын
Achei esse DCC bem interessante, porém acho que pra DnD serviria mais para uma mesa temática de magia, se não as outras classes iam ficar limitada as interações básicas praticamente kkk Mas achei bem legal
@Camazort16 ай бұрын
Eu gosto do sistema de magia do GURPS Ele é dividido em "Escolas" que são tematicas Cada escola tem uma arvore de progressão logica Você estuda a magia, da mesma forma que um guerreiro estudaria como lutar com Espada e Escudo E uma vez que você aprende a magia pode usar-la a vontade, gastando mana em forma de Pontos de Fadiga ou Pontos de Vida O GURPS Magia têm mais de 1.200 magias! Uma grande variedade para qualquer coisa E esse é apenas o sistema básico padrão Ainda têm as variantes, como a magia com runas, palavras de poder, magia expontanea, etc...
@oescritoransioso736 ай бұрын
Nunca li a parte de magia em gurps
@jonytequileiro6 ай бұрын
Na minha experiência um sistema que seria mais fácil de se dizer "perfeito" seria o Pathfinder 1 edição para quem ama o hobbie. Eu considero sair desse sistema impossível quando se forma um grupo com uma dinâmica legal. Vide o famigerado "Critical Role" que apenas mudou para o Pathfinder 2e por causa de patrocínio e para o D&D 5e pelo mesmo motivo. Todos as mesas famosas só saíram do Pathfinder 1e por causa de dinheiro. O jogo tem um mundo que eu considero perfeito, ferramentas para quaisquer coisas e tudo se encaixa perfeitamente. Se você quer construir um personagem único, é o sistema que te entrega isso.
@ketsloko6 ай бұрын
Ars magika sinda é o melhor sistema de msgia de um rpg na minha opinião. Mas eu curto como a magia funciona em shadow of the demon lord também
@lobaoguara23326 ай бұрын
Pior que eu realmente ia curtir um jogo de fantasia que a magia engloba várias áreas do mundo ai todas as classes são versões mágicas das classe do D&D(ai as classes magicas não mudam muito mas as marciais teriam seus próprios jeitos de usar a magia)
@RPGradio496 ай бұрын
@@lobaoguara2332 todas as classes de d&d ja conjuram magia
@lobaoguara23326 ай бұрын
@@RPGradio49 eu não estava exatamente me referindo a subclasses mas sim se as próprias classes básicas fossem readaptadas para serem usuários de magia a sua própria maneira.
@leia.omanga.de.darwins.game.6 ай бұрын
11:07 tá vendo isso da perspectiva de um conjurador cara sem existem os caras que só querem balançar a espada/machado/usar um arco É um nicho tão forte quanto o dos conjuradores
@vandsonclaudio52036 ай бұрын
DeD pra algo high Fantasy eu achei o melhor dentre os citados, pq ele parece que n deixa o mago pedante e quebrado e nem extremamente complexo. O foda do sistema de magia do DeD é que os salvamentos são aleatórios DEMAIS, tipo se você cria um personagem focado em aguentar bem contra casters, é bem paia, os casters eles têm 7 opções de como fuder com a sua vida( salvaguardas de 6 atributos e as jogadas de ataque). Torna mt difícil balancear a periculosidade de um mago lvl 20 e um personagem que não usa magia no msm nível; mas tirando isso, em níveis baixos e médios funciona mt bem, a não ser que você jogue com lutas muito espaçadas( 1 briga e pode descansar por exemplo) ai os casters completos podem ficar mt roubados e comparação com os half casters e marciais.
@Gui-Nogueira6 ай бұрын
Eu amei o sistema de magia no anime Frieren! Só não vou contar por que é spoiler, então só assistindo pra ver!!
@livesdolukksz6 ай бұрын
Ai agr te falar q um sistema de magia q eu curto mt, é o de T20 kkk trouxe ele novamente, vambora... O sistema de magia do T20 sendo com mana, faz magias bem modulares, onde vc pode gastar ela com seu custo padrão, ou gastar mais mana (limitado pelo nivel da classe magica ou de personagem se foi uma magia adquirida por raça ou divindade) e modifica-la, por exemplo: Vc pode ter uma magia de 1° circulo (gasto normal de 1 PM) que da 1d8 de dano com alcance de Toque, se vc ficar gastando +1 PM (varias vezes) aumenta em +1d8 o dano (pra cada aumento), se vc gastar +2 PM vc aumenta o alcance dela para curto (9m), se gastar +3 PM vc altera o efeito dela para dano em área em um raio de 6m tlgd (essa n é uma magia q existe eu acho, só falei aqui pra ser entendível), cara acho maravilhoso essa idéia de vc melhorar e mudar ela... Ou piorar e usar como Truque sem gasto de PM, simplesmente MARAVILHOSO
@livesdolukksz6 ай бұрын
Sei q mt gente tem preconceito com T20 por conta da vibe mais inicial que ele tinha la na criação de meio q "anime", mas ai vai a dica o Jovem Nerd tem o universo de Ghanor que lançou na jambo com o sistema do T20 mas com algumas mudanças para manter a pegada clássica de fantasia medieval, o "esqueleto" do sistema é o mesmo do T20 mas mais puxado para DND e feito para funcionar no seu cenário de fantasia medieval mais "padrão" (não q seja algo ruim, mas ele n tem as loucuras do universo do T20 por exemplo). Resumindo: A Lenda de Ghanor RPG, é top e eu recomendo kkk
@RPGradio496 ай бұрын
nunca joguei tormenta
@anarquiarpg2d66 ай бұрын
Sem dúvida o melhor é o de Anarquia RPG, meio que possibilita a cada jogador focar nas técnicas arcanas que preferir, assim, mesmo em um grupo apenas de arcanos dá para todos serem completamente diferentes não só nas magias como nas mecânicas que usa. (e já me inscrevi no teu canal, conhecia ainda não, tem insta?)
@RPGradio496 ай бұрын
Interessante, vou dar uma olhada, nã tenho insta, só tiktok hahahaha
@ichigokurosaki61936 ай бұрын
Sim o sistema de magia de eragon e muito bom A mudança de nome
@tomasguisasola6 ай бұрын
Tu já viu o sistema DC20 do canal Dungeon Coach? Está prometendo um sistema de magia baseado em pontos de mana que parece bem interessante
@RPGradio496 ай бұрын
eu ouvi falar
@rafaelrico5 ай бұрын
O melhor sistema de magia que eu vi foi do D&D 4 edição, mas era mais equilibrado
@obelezinhas6 ай бұрын
O sistema do shadowlords é ótimo. Ao usar magia você usa o seu próprio Hp como mana. Pra mim equilibra perfeitamente
@RPGradio496 ай бұрын
E o mago tem d6.de vida?
@Weneverfadeaway6 ай бұрын
qual o nome da música em 1:51
@RPGradio496 ай бұрын
ilit
@christhiancosta18446 ай бұрын
Eu diria que melhor melhor não tem não Mas eu digo que um sistema de pontos de magia tem muito potencial ou pode ser bem simples e acessível Só que acho que um sistema híbrido pode ter o resultado mais interessante pra evitar o "spam" de magia poderosa que pode rolar no sistema de pontos de magia - magias mais fracas e suas alterações usam pontos de magia enquanto as mais fortes são limitadas por dia ou descanso Eu só realmente n curto magia vanciana ou pseudo vanciana, esse negócio de espaço de magia me tira a paciência kkkkkk, um dos motivos q eu desgostei do pathfinder 2e que tu coloca magia em cada espaço (sim, eu sei q tem espontâneos, joguei, sei o arquétipo de classe e minha opinião não muda, só o Kineticista se sai e olha q ele tá mais pra híbrido)
@arthmarinho18046 ай бұрын
eu acho que GURPS é uma coisa hein
@icarocunha7636 ай бұрын
Para mim no dnd 5 a magia perdeu sentido, todos são magos com a ressalva de alguma subclasses. Coisa mais comum é encontrar mesas cheias de jogadores mas sem balanceamento, os papeis individuais são pouco definidos já que todo mundo faz um pouco de tudo. Sei que há exceções, mas o sistema não ajuda a construir uma identidade visual do "jogo". Apenas minha opinião.
@icarocunha7636 ай бұрын
acho forbiden lands e shadow lords rpgs com sistema mágicos interessantes
@RPGradio496 ай бұрын
sim, quem não conjura magia que é a raridade
@RPGradio496 ай бұрын
@@icarocunha763 como é o sistema do forbbiden lands?
@icarocunha7636 ай бұрын
@@RPGradio49, bem resumidamente, há "escolas" de magia, dentro dessas ecolas vc nao precisa comprar as magia mas tem acesso a todas dentro do primeiro nivel(são 3 niveis no total) vc gasta pontos de vontade para conjurar e a magia nao "falha" mas tem efeitos inesperados dentro de uma tabela... tem muito mais a ser explicado mas resumidamente funciona assim
@vittorcunha2 ай бұрын
Olha, sou um mestre iniciante, e mestro pra players iniciantes, então sempre optei por opções mais Rp do a mecânicas, por exemplo o sistema(Dungeon Wolrd). Com isso, dei uma olhada nos sistemas disponíveis, ou eram muito complexos, ou muito sem graça, então eu mesmo desenvolvi o meu. É um sistema muito rp, mas com regras claras, é inspirado na magia do anime Shield Hero, baseado em palavras, então tem uma série de regras de palavras, q se usarem corretamente, o mundo os obedece. Acaba q toda limitação está no rp. Inclusive, estou pensando em inserir um sistema como de patronos, onde os aspectos da natureza serão esses, oq acham?
@genyusflavio6 ай бұрын
Veja mago, o despertar, magias são poderosas e tem um lore bem interessante.
@RPGradio496 ай бұрын
eu joguei bastante mago, fiz até um vídeo sobre
@genyusflavio6 ай бұрын
Mas o seu vídeo é sobre a ascensão, eu tô falando do mago o despertar (a edição de crônicas das trevas)
@00MxOficial5 ай бұрын
eu acho legal ter a possibilidade de maior participação, mas também acho que se todos os personagens forem genéricos, tanto faz. E o tanto faz não me representa no questido interpretação de papeis.
@pato_78926 ай бұрын
um "sistema" de magia que eu to criando pra um cenario é a criação de magias, meus personagens não sabem magia de inicio pois o conhecimento dela se perdeu, então meus jogadores vão ter que recriar as magias, e nisso a mentalidade deles influencia bastante e abre porta pra eu criar magias personalizadas pra cada.
@RPGradio496 ай бұрын
parece ser legal
@douglasbaiense6 ай бұрын
O que nao gosto do sistema de magias de dnd é que para um jogo heróico o sistema nao faz sentido. Imagina que ridiculo seria se o Dr. Estranho vira para os Vingadores e fala "pessoal, vamos dormir pq eu ja usei todas as minhas magias". Eu prefiro que o sistema tenha testes de conjuração e consequencias dramaticas se falhar
@RPGradio496 ай бұрын
Em yuyu hakusho o yousuke só tem 4 lei gan por dia e em Hunter x hunter o killua fica sem energia ao lutar.
@douglasbaiense6 ай бұрын
@@RPGradio49 OK, e eles são magos?
@Avoloch6 ай бұрын
:) muito bom
@Skyfloat6 ай бұрын
N sei se ja leu, mas o sistema de ars magic 5e é bem interessante e versátil. Se n conhece recomendo.
@RPGradio496 ай бұрын
ars magica 5e, isso existe onde baixo ? é feito por fãs?
@TandreRN6 ай бұрын
Annas-Archives tem o livro
@Skyfloat6 ай бұрын
@@RPGradio49 é um sistema de rpg mesmo, n sei se tem pra baixar, mas na new order acho que tem pra vender
@jhenrique04845 ай бұрын
Gif massa, pegasse onde?
@kyler_02686 ай бұрын
E a sua opinião sobre a classe feiticeiro do D&D? e Estou participando de uma mesa em que sou feiticeiro, só que o Mestre pega no meu pé por causa disso, foi mó discussão para ele deixar eu usar carisma ao invés de inteligência, e por aí vai
@RPGradio496 ай бұрын
isso em D&D?
@kyler_02686 ай бұрын
@@RPGradio49 Sim, no D&D feiticeiros usam carisma para conjurar. Mas se vc quiser recomendar algum outro sistema que tenha classe feiticeiro também, eu agradeço.
@RPGradio496 ай бұрын
@@kyler_0268 Pessoalmente eu acho mago mais divertido, mas ta no livro né? mas aí tu tem que negociar com o mestre, pq se usa int, vc deveria aprender magias mais fácil pelo menos
@rafaeldnd16 ай бұрын
O problema do dcc, é o perfil do jogador, tem gente q não curte ler tanta tabela...eu particularmente quando joguei dcc eu não me diverti com mago...achava tudo super poderoso mas tava mais lendo o livro do que jogando.
@RPGradio496 ай бұрын
Sim
@naointeressa22516 ай бұрын
As definições de fanboy foram atualizadas
@OdmirFortes6 ай бұрын
Eu gosto de hard Magic, nao atoa acho Hunter x Hunter o melhor sistema de poderes xD. Como magia mesmo , curto a vibe lodoss war e frierien
@thalesalvesbarbosa68984 ай бұрын
Um sistema de magia que li foi o true soccery. Ele muito melhor que o sistema de D&D
@leia.omanga.de.darwins.game.6 ай бұрын
3:15 o problema de Eragon e como ela e usada combates entre magos poderosos e basicamente um tentando dominar a mente do outro e provocar um aneurisma, (foda-se é eficiente eu vim aqui pra ver magia)
@heltonjorge58776 ай бұрын
Chama nessa mesa aí kkkk de tiver vaga ( acho q n tem)
@LucasGabriel-s2f6 ай бұрын
Eu gosto bastante de dnd mas a magia mais lógica é a da freren porque mesmo que tu saiba o nome de algo não necessariamente você conhece por exemplo tudo tem começo e meio no RPG não precisa ter fim mas no geral mesmo sem explicação tudo teve um começo e meio e antes de tudo alguém criou palavras com base no que ele vai e acreditava por exemplo pedra eu sei o que é uma pedra mas sem o nome ainda é uma pedra a forma que se refere só serve para saber do que tá falando fogo 🔥 você imagina o fogo mas se eu chamar fogo de pedra e realmente acreditar pra min tá certo existe outros idiomas o mais plausível é a teoria do pensamento molda a realidade
@LucasGabriel-s2f6 ай бұрын
Porque depois do tempo e existência conceitos abstratos só o que sempre existiu foi o pensamento em grau menor até a terra pensa ela se regula e conserta cortar uma árvore pode fazer chover ou ter sol em outro lugar equilíbrio
@arckaihellflame36106 ай бұрын
ELFO É A MINHA PIKAAAAAAAAAAAAAAAAA
@Arian_Iudy6 ай бұрын
Eu diria q o problema em si é quem trata magia como algo superficial e sai soltando fireball em todo kobold q vê
@luccassouza566 ай бұрын
onde que eu acho essa regra de magia do mago, qual a versao do d&d, achei ele legal