Nesta série de vídeos intitulada "Em defesa da antroposofia", Valdemar W. Setzer argumenta de forma clara, entusiasmada e séria, contra as críticas infundadas a Rudolf Steiner e à antroposofia, escritas por Carlos Orsi e Natalia Pasternak no capítulo "Antroposofia" do livro "Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério" (São Paulo: Contexto, 2023, pp. 269 a 285). O professor Valdemar analisa detalhadamente várias críticas feitas pelos autores, tendo como guia sua resenha redigida especialmente para alertar ao público em geral dos equívocos, inverdades, ridicularizações e calúnias expressos por Orsi e Pasternak ao publicar o superficial e mal embasado capítulo "Antroposofia" do livro "Que bobagem!".
@DrJuarezFurtado Жыл бұрын
Parabens pela clareza professor.. o mundo realmente precisa de LUZ..infelizmente existe um movimento maior tentando destruir Temas que nao seguem uma Nova Ordem.. e com isso difamações e deturpações são lancadas ao vento(e em paginas).. triste
@vwsetzer Жыл бұрын
Obrigado, Juarez. Sim, a humanidade precisa de luz, mas não a física, que nos é fornecida pelo querido Sol. Mas a luz espiritual. Note a sabedoria da língua natural: o ideal de qualquer pessoa é que consiga pensar com _clareza_, isto é, tenha pensamentos com luz, luminosos, que iluminem os pensamentos de outras pessoas. Isso fica absolutamente claro quando se reconhece que o pensar não é um processo físico (e há inúmeras evidências disso que qualquer um ou uma pode vivenciar). Ele produz fenômenos físicos no cérebro, que são essenciais para que se tenha consciência do que se está pensando -- e poder controlar o pensamento em exercícios meditativos. Pense um pouco, Juarez; vou dar um exemplo usando sensações. Quando você come um caqui, você sente o gosto do caqui. Por que você sentiu esse gosto? Digamos que as suas papilas gustativas transmitiram impulsos nervosos, sob forma elétrica, para algum lugar, digamos que para o cérebro. Pergunta: esses impulsos elétricos são a sensação do gosto? Eles chegaram ao cérebro, produzindo talvez outros impulsos elétricos. Mas eles também não são a sensação que você sente do gosto do caqui! Atenção: a ciência traditional, natural, acadêmica, não tem a mínima ideia de como sentimos uma sensação como o gosto de algo que comemos. Idem para os pensamentos. Portanto, admitir que os pensamentos não são físicos,(e para isso há inúmeras evidências que qualquer um ou uma pode vivenciar ), podem ser incentivados por uma "luz" espiritual, não física, a partir de um membro não físico elevado de nossa constituição, não contradiz em absoluto o conhecimento científico de hoje. Obviamente isso vai contradizer julgamentos científicos, talvez da quase totalidade dos neurocientistas, que são em geral materialistas e não podem admitir que existam fenômenos que não são físicos, no universos e no ser humano. Admitir isso como hipótese de trabalho é essencial para que a humanidade saia do buraco cada vez mais fundo em que está caindo -- o buraco do materialismo, segundo Rudolf Steiner, uma verdadeira doença, pois contradiz a essência de cada indivíduo, que ele deveria ter pelo menos intuitivamente.
@juarezfurtado448 Жыл бұрын
@@vwsetzer MESTRE.. grato pela complementação. Que seu caminho e da esposa continuem sendo abençoados e iluminados. O mundo (nós) precisamos de sua LUZ.
@silviaelenabareto81892 ай бұрын
Parabéns professor por sua corajosa e veraz defesa da Antroposofia e de Steiner. Tempos difíceis e distorcidos que vivemos Gratidão por sua iniciativa ❤
@EditoraeLivrariaAntroposofica2 ай бұрын
Agradecemos suas tão acertadas palavras, Silvia Elena Bareto! Coragem, verdade e intensa dedicação são as notas dessa necessária, aprofundada e instigante defesa do professor Valdemar Setzer. Agradecemos por você acompanhar nosso canal e curtir nossos conteúdos!
@wedjagmartins Жыл бұрын
❤
@denisejacquescosta571 Жыл бұрын
Bom dia 🌻
@willstortimusic Жыл бұрын
🙏👏🏻👏🏻👏🏻 grande trabalho!
@claudiagiovanelli5601 Жыл бұрын
Muito bom mesmo!! Obrigada Professor Setzer Pelos videos e pela resenha Uma imensuravel contribuicao `a nossa Antroposofia
@mariatournour872 Жыл бұрын
ANTROPOSOFIA PEDAGOGIA WALDORF HOJE E SEMPRE!!!!!
@vwsetzer Жыл бұрын
Olá, Maria, Eu acho que quem conhece a antroposofia a fundo, e procura alguma espiritualidade, e quem conhece a Pedagogia Waldorf, e procura uma educação escolar profundamente humanista e holística, não pode deixar de exclamar a sua frase! Claramente, não foram os casos da Natália e do Orsi. Ontem vi uma entrevista deles de 8/8/23, para o Daniel Gontijo. Houve uma única menção a Rudolf Steiner. O Orsi disse que "O Freud construiu uma reputação muito melhor do que a de Rudolf Steiner, o inventor da antroposofia." Comparar a universalidade do Steiner com a unilateralidade do Freud é realmente uma demonstração de desconhecimento da antroposofia. Por outro lado, ele tem razão em um ponto: Freud tornou-se muuuito mais popular do que Steiner. Pudera, Freud foi materialista... Ele teve o grande mérito de tornar popular a questão do inconsciente e do subconsciente -- só que Steiner explica o que eles são. Para Freud, são meras abstrações.
@vwsetzer Жыл бұрын
Veja meu comentário sobre o trecho da entrevista da Natália e do Orsi: www.ime.usp.br/~vwsetzer/sobre%20entrevista%20Natalia-Orsi%20de%20080823.pdf
@EditoraeLivrariaAntroposofica Жыл бұрын
EM DEFESA DA ANTROPOSOFIA | PARTE 2 Quais as principais críticas do livro à antroposofia e a Rudolf Steiner? Nesta segunda parte, Valdemar Setzer discorre sobre as seguintes críticas: "Rudolf Steiner não foi um filósofo"; "Rudolf Steiner não foi um educador"; "Rudolf Steiner foi um líder messiânico" e “Afinidades com a mitologia racial do nazismo e associação com o nazismo”.