Meu amigo viveu 17anos de relacionamento que acabou de maneira traumática, alguns meses antes desse relacionamento acabar, ele foi diagnosticado com autismo nível 2, o que, para nós, os amigos olhando de fora, explicou muitas das dificuldades que o casal teve.
@leticiapimentel830Ай бұрын
O toque é a parte que a pessoa que me realciono mais têm problema. Eu não sei se tenho TEA, mais estou investigando com o psiquiatra, porque minha mãe não aguenta mais eu tendo problemas em ambientes de trabalho. Já fui demitida de diversos empregos porque não sei lidar com as pessoas, sou sem filtro e falo mesmo oque vêm na cabeça quando estou incomodada. No começo eu ficava até três meses sem a abraçar a pessoa que me relaciono, oque fez ele pensa que eu tinha traúmas de abuso ou que não gostava dele mesmo... e real eu não entendia. A questão fisica é a parte que ele mais deixa ele frustrado, porque ele dis " Você dis que me ama, mais fica 2 semanas sem fala comigo. É contráditorio ".
@sandramarapadilha34704 ай бұрын
Dá vontade de chorar ao reconhecer em mim todas essas dificuldades. No meu caso, foi mais em relação à família. Todos ali são extrovertidos e adoram socializar. Eu não tinha como fugir e isso me desgastava demais. Ninguém entendia pq eu era diferente e brigavam me chamando de chata, emburrada, esquisita, e até de ruim. Isso doia muito em mim; cresci achando que eu era tudo isso mesmo😢 Na escola tive mais sorte. Sempre havia mais de um amigo(a) querido(a) que me protegia e tomava minhas dores quando alguém vinha me criticar. Acho que tinha facilidade em atrair amigos porque aprendi cedo que sorrir atraia as pessoas para perto. Essa era a minha arma secreta que hoje sei que é "masking." Funcionava muito bem para mim. Com o passar do tempo fui me tornando muito ansiosa e com o trabalho, ao longo do tempo, aumentou demais a ansiedade a ponto de causar problemas cardíacos. Pior ter levado tanto tempo para descobrir que estou dentro do aspectro autista. Mesmo assim foi um alívio saber que eu nunca fui nada daquilo que a família costumava me rotular. Eu só funciono diferente deles. Não sou uma pessoa má por causa disso. No final da adolescência cheguei a cogitar dar um fim na vida por me sentir tão incompreendida.
@thiagobezerril3 ай бұрын
Obrigado pelo depoimento!
@Alexsandra11964 ай бұрын
Você me descreveu todinha. Meu casamento acabou e logo em seguida descobrimos o tea no nosso filho e posteriormente em mim. E começamos o tratamento dele. Nessa fase de descobertas nos reconciliamos e tudo começou fazer sentido e hoje ele me entende e me apoia. Graças a Deus e ao diagnóstico tudo se encaixou e hoje temos dificuldades ainda mais com mais leveza.
@sandrabezerra31733 ай бұрын
Descobri que tenho autismo aos 50 anos. Fui descrita nesse vídeo. Sou exatamente como a Celeste!!!
@renatavidal529019 күн бұрын
Muito bom ,e necessário esse vídeo! Fui diagnosticada esse ano ,e pude atestar várias coisas do meu comportamento. Realmente o conhecimento é muito importante por parte de quem convivemos , mas junto com ele tem que vir a paciência e compreensão tb
@adrianaalexandra31592 ай бұрын
Nossa, me endentifiquei estou 36 anos casada e é um inferno pra mim. Não gosto de estar entre a família dele mantenho mais longe possível. Aliás nunca tive amigos e amigas sou completamente sozinha. Até tentos mas não consigo. São pessoas muito específica que eu gosto de estar perto. Prefiro bebês ou animais e plantas. Não gosto de ninguém em minha casa e nem de estar na casa de ninguém. Meu esposo não entende nada sobre mim, nem eu na verdade. Só consegui entender depois de ver alguns vídeos, fiz tratamento com anti depreciso por 12 anos e desisti só vivia dopada pra asseitar as coisas que eu não compreendia. Agora estou entendendo muita coisa. Um alívio saber que eu não sou uma pessoa chata como meu marido fala, só sou diferente. Sempre achei a as pessoas falsas, mas agora entendo que são assim e que sou diferente com minha cinseridade. As vezes quando me perguntam minha opinião eu já digo o que quer ouvir a verdade ou o que todos diriam. Agora entendo porque as pessoas me evitam rsrsrs. Gosto de viajar, mas não pra ficar em casa de parentes e o meu marido gosta de ficar nas casas dos parentes é uma tortura pra mim. Eles se reunim e fica falando uns dos outros é um horror. Não suporto isso. As vezes falo pra ele que prefiro ser chata do que falsa, isso em relação a ele me deixa chateada. Acho que ele não tem personalidade ele se deixa levar pelas circunstâncias do momento. Eu sempre tenho a sensação de que tenta ser uma pessoa pra mim,mas é outra longe de mim. Quando era mais jovem sempre fui ingênua acreditava em tudo que diziam,hoje sou totalmente alcontrario desconfio das intenções das pessoas.Estou sempre na retaguarda muito ruim isso pois faz que me isole cada vez mais.Parece que estou sempre querendo me proteger de frustrações e poupar minhas energias.
@ivandossantos90732 ай бұрын
Bom. Pelo menos vc conseguiu superar esse tempo todo. O que é ótimo. O que dizer de mim, que tentei vários relacionamentos e fui traído praticamente todas as vezes por não saber consolar e elogiar como deveria. Agora tô com 48 anos e vivendo solitário.
@kakabernar61992 ай бұрын
Sou TDAH, mas vivi e ainda vivo exatamente isso tudo relatado.
@DireitaCascaGrossa2 ай бұрын
Dr, estou vivendo um casamento ainda mais complicado, sou brasileiro e vivo nos EUA, minha esposa é americana e Autista, temos a barreira do idioma pois meu inglês é limitado, consigo me comunicar mas não sei tds as expressões, gírias, ou seja não sei as vezes coisas simples, mas esse é o menor dos problemas, minha esposa tem toda a dificuldade do toque, abraço, ela é extremamente rotineira, faz tudo do mesmo jeito, nem internet temos em casa (Wi-Fi) ela trabalha pra uma empresa de tecnologia bélica e ela acredita piamente que se tivermos Wi-Fi seremos hackeados, e eu não posso contrariar e contratar um plano, ela é extremamente sincera e as vezes grosseira como vc cita a moça da história, eu sou o cara que conversa com todo mundo bato papo até com os mendigos da rua, ela evita td mundo, se alguém elogia o cabelo dela no supermercado ela só balança a cabeça como se fosse indiferente, eu não sou do tipo que se importa com decoração, ou horário, para ela td tem que estar no devido lugar e horário é coisa sacro santa, estou tendo dificuldade para entender em determinados momentos, as vezes isso me estressa demais, mas faço td para que de certo, eu sinto que ela se sente segura ao meu lado, mas sempre que tento abraçar ou algo do tipo, parece que existe uma barreira, não tem sido fácil!
@thiagobezerril2 ай бұрын
Realmente não parecer ser uma experiência fácil para você. A barreira da língua pode ser um aspecto bem importante a ser melhorado, até mesmo para que as negociações entre vocês sejam realizadas de forma mais assertiva.
@daniellanobrega11484 ай бұрын
Me descreveu, tenho uma extrema sensibilidade no alfato, sinto cheiros que mais ninguém sente, levo o nome de fresca mesmo,
@ivandossantos90732 ай бұрын
Eu também no olfato. Não suporto cheiro de cachorro. Ou se vou numa casa que tem algum cheiro meio ruim e me convidam pra almoçar, esquece, faço o impossível pra sair o mais rápido possível.
@tiflahtovah114728 күн бұрын
Eita Doutor😅 Eu aos 62 anos me encaixo perfeitamente como autista, seguida por esses transtornos todos e muito mais. Sou aquela ET na familia e amigos. E claro: moro só😂. Pois quem nos suporta😅. Nem nós aos demais. A aflição é tamanha😅. Passa pelo social, amoroso, financeiro etc...😢😅😊 Gratidão por nos dá oportunidade de falarmos...❤😅
@lorenacaetano37312 ай бұрын
Tenho 44 anos. Meus dois filhos estão no Espectro, um com TPAC e o outro no Nível 1. Assistindo a este vídeo vejo muitas características em mim, mas nãotenhodiagnóstico. Temos um excelente ambiente de convívio em casa, sendo 21 anos de casados. Mas vejo por exemplo, o diálogo da Celestia com a amiga dela parece um típico diálogo meu com meu marido sobre os sócios dele 😂 Sempre acaba com "Você não me entende" 😅
@ranyclara49483 ай бұрын
Também passei por isso, mas no meu caso meu parceiro que era autista, foi diagnosticado aos 42 anos e já tínhamos 20 de casados, vendo esse vídeo pude perceber o quanto nós dois sofremos por não ter um diagnóstico, muitas questões que nunca se resolviam entre nós, no final das contas ele mesmo decidiu se separar eu estava disposta a ajuda- lo e entender o processo para termos mais qualidade de vida, mas ele não quis decidiu seguir sozinho, ainda sinto muito pois sei o quanto é difícil pra ele se socializar e compreender a linguagem das outras pessoas muito depressivo e solitário, hoje sofre com depressão
@ivandossantos90732 ай бұрын
Triste.
@Lia_fer183 ай бұрын
Muito bom o vídeo. Marquei com neuro porque desconfio que estou no 👻 autista e talvez tenha tdah. Muitas dificuldades de socialização em geral , dentre outras.
@elisangelacristianedocarmo4581Ай бұрын
Eu fui adotada aos 4 anos de idade,por uma familia narcista. Cresci desde os 7 anos,tendo que sair p rua o dia todo sozinha,indo comorar pão,mercado, pão,chaveiro,ir p escola,voltar etc. Cresci ouvindo que além de bastarda;eu tinha olhos esbugalhados,de peixe morto,que eu era burra ( nunca conseguia fazer os problemas de matematica ),parecia que a profa explicava em latim. Nunca consegui andar de bicicleta,sem cair,toda vez que precisava virar o guidão,bambolê na cintura nunca consegui rodar,como as outras crianças. Vivia a base de doces,como o meu filho autista nivel 1 de supporte,ja tendo 15 anos,vive. Só me tocava que eu estava sendo evasiva,sem noção etc,conversando com aguém,quando me davam vácuo. As crianças da rua que eu morava,todas me ignoravam nas brincadeiras. Estou com 48 anos,e só fui perceber que o meu gosto para roupas e acessórios eram masculinos,após os 30 anos de idade. Quando 3 ex patrôas,após eu passar na experiência,davam direta,perguntando se eu gostava de mulher. Comecei a perceber que eu precisava acertar sobranselhas etc,também após os 30 anos,por causa dessas situações. E hoje em dia,vendo o meu autista nivel 1 de suporte,que vai sozinho de ônibus p centro da cidade,com capa do naruto etc. Cheguei a conclusão,que talvez,eu também tenha o autismo,nivel 1 ou 2 de suporte.A única coisa que eu nunca fiz,igual o meu filho;as vezes ainda faz,é andar nas pontas dos pés. Mas som alto de radio,timbre agudo de voz femnina ( presencial,video,ligação,audio,me incomodam ). Pessoas me encarando nas ruas,quando eu tenho que olhar nos olhos das pessoas ( me causa um mal estar horrivel) ,parece que eu estou nua. Ñ consigo comer em locais publicos,desde criança,pessoas me observando,me faz ter vontade de sair do local. Gosto de ficar em casa,detesto festas ( por causa da gritaria,barulho ). Ñ consigo mudar nada de lugar na minha casa,se os meus filhos mudam,depois eu ñ consigo achar. Ja tentei 2 x conseguir descobrir se eu tenho um grau de autismo,mas os 2 médicos que me atenderam,perguntaram rindo,o porque na idade que eu estou,eu queria um diagnóstico?. Detalhe,consultas pagas,que eu juntei o dinheiro,durante meses,achando que esses médicos,ia me ajudar,a descobrir a causa dos meus problemas de infancia,que seguem comigo,até os dias de hoje.
@thiagobezerrilАй бұрын
Obrigado pelo seu relato. Infelizmente essa é uma realidade comum para muitas pessoas com as suas características. Espero que possa conseguir esclarecer melhor as suas dificuldades e receber a ajuda necessária.
@camilaOliveira-v3nАй бұрын
É em psicólogos não em médicos q vc tem q ir.
@elisangelacristianedocarmo458125 күн бұрын
@@camilaOliveira-v3nJá fui,também ñ tive sorte. Meu filho com diagnóstico de autismo,nível 1 de suporte,esses dias uma psicóloga,disse que ele ñ é autista kkkkkk.E nem especializada em autismo,essa criatura é.
@camilaOliveira-v3n24 күн бұрын
@@elisangelacristianedocarmo4581 Eu acho q estou no espectro mas como tenho pouquíssimos traços acho q alguns psicólogos não me dariam laudo.
@rosileiguerra96473 ай бұрын
Parabéns pela excelente didática, Dr. Thiago. Seu vídeo foi bastante esclarecedor.
@rachelmariacamposmenezesde31774 ай бұрын
Parabéns! Muito bom o vídeo! Muito esclarecedor! Adoro esse tipo de vídeo!
@guilhermeferronato60084 ай бұрын
Muito bom exemplo e muito boa didática Thiago. Nos leva a refletir sobre como é bom buscar o autoconhecimento. E também a partir daí saber buscar um parceiro(a) que seja mais a "tampa da panela".
@celso.farias2 ай бұрын
Ótima explanação.
@carmemcilene27422 ай бұрын
Estą questão do toque é difícil!
@MariaSaraSouzaLeoncioАй бұрын
Super! ❤
@oliveiraitamara933 ай бұрын
Na vdd p nos tem que fazer sentido todos os assuntos,se não faz sentido p nos ,não entendemos
@zeteamorim89274 ай бұрын
Excelente vídeo!!!
@masteArthur1999Ай бұрын
Como fazer para se recuperar de um shutdown? Ontem a noite tive que ir em um ambiente que drenou minhas energias e agora entendo que esse shutdown ainda tem efeito no outro dia. As "energias" voltam sozinhas? É só ficar quieto no quarto silencioso? Preciso estudar para uma prova
@thiagobezerrilАй бұрын
Isso mesmo, a recuperação requer tempo (que pode variar de uma pessoa para outra).
@elainecristi61553 ай бұрын
Porem....meu casamento acabou justamente por todas essas razoes citadas acima.😊
@thiagobezerril3 ай бұрын
Infelizmente é uma realidade de muitas mulheres.
@mishelleninho33292 ай бұрын
Sou autista e jamais deveria ter me casado.
@franciellichrestaniwolinsk828814 күн бұрын
2!
@regianeviana22563 ай бұрын
Traumas !!!
@elainecristi61553 ай бұрын
Parece que vc estava narrando meu casamento com o meu agora entao ex marido! Temos um filho autista de 9 anos. Mas eu nao sou diagnosticada. Po
@guilhermeferronato60084 ай бұрын
Muito bom exemplo e muito boa didática Thiago. Nos leva a refletir sobre como é bom buscar o autoconhecimento. E também a partir daí saber buscar um parceiro(a) que seja mais a "tampa da panela".