AUTISMO X TDAH: Quem Enfrenta Mais Desafios Sociais?

  Рет қаралды 7,741

Thiago Bezerril ⁛ Psiquiatra

Thiago Bezerril ⁛ Psiquiatra

Күн бұрын

🧠 Aprenda mais sobre Autismo: • Autismo
🧠 Aprenda mais sobre TDAH: • TDAH
Neste vídeo, exploro as diferenças nos desafios sociais enfrentados por pessoas com autismo e TDAH, destacando como cada condição afeta a vida social de maneiras únicas, o que envolve desde sinais sociais até a manutenção de relacionamentos e a participação em atividades sociais.
Comparo como a dificuldade em interpretar emoções e a preferência por rotinas afetam as interações sociais em pessoas com autismo, em contraste com a impulsividade e a desatenção observadas no TDAH. Utilizando dados de pesquisas e exemplos práticos, busco oferecer uma visão clara sobre os desafios enfrentados por cada grupo.
Ao final, destaco a importância de compreender essas diferenças para promover uma inclusão mais eficaz e oferecer suporte adequado. Acompanhe e compartilhe suas experiências nos comentários, e não se esqueça de se inscrever para mais conteúdos sobre saúde mental e neurodivergência.
Artigo citado no vídeo: www.sciencedir...
⭐Olá, sou o Dr. Thiago Bezerril, Médico Psiquiatra. Neste canal te ajudo a entender melhor os temas relacionados ao fascinante mundo da Psiquiatria e Saúde Mental, com foco em neurodivergência.
⭐Acompanhe os vídeos do canal se inscrevendo e ativando o sininho das notificações🔔
⭐Acompanhe minhas redes sociais:
/ drthiagobezerril_psiqu...
/ thiagobezerril_psiq
⭐ Para mais informações sobre o meu trabalho como Psiquiatra, acesse: www.thiagobeze...
#Autismo #TDAH #HabilidadesSociais

Пікірлер: 77
@hypnnus
@hypnnus 4 күн бұрын
Eu fui diagnosticado aos 39 anos com TEA e TDAH, após uma gama de testes neuropsicológicos. Hoje, faço tratamento com uma neuropsicológa e um neurologista, além de tomar medicações como Atentah e Fluoxetina. Sou funcionário público, concursado e tenho habilidades com matemática. Eu sofri a vida toda sem saber o que tinha e tive diversos prejuízos. Digo uma coisa, pais, investiguem seus filhos, não é bobeira ou brincadeira. Eles podem ter uma vida mais fácil.
@cristianemagnani7625
@cristianemagnani7625 18 күн бұрын
Eu tenho os dois! Combo do caos! Diagnosticada aos 51 anos, ou seja, uma vida de prejuízos.
@thamires4320
@thamires4320 7 күн бұрын
Eu tbm tenho os dois, descobri semana passada Vou fazer 25
@milacolaco4727
@milacolaco4727 3 күн бұрын
Fui diagnosticada esse ano, aos 37 anos, com os dois transtornos também! 😅
@SergioPaessss
@SergioPaessss 3 күн бұрын
Cristiane, Thamires e Mila, o tratamento é fundamental porque melhora bastante a qualidade de vida: terapia + medicaçao + atividade física regular... E o Tai Chi Chuan é excepcional. E TB conhecimentos sobre esses transtornos também fazem parte do tratamento. Eu tenho apenas TDAH, mas sei bem as perdas q temos com esses transtornos durante a vida. Apesar disso vale focar e investir no presente e aproveitar nas pequenas coisas a beleza da vida.
@janainacosta7830
@janainacosta7830 3 күн бұрын
Eu tbm... 51 e os 2
@FCCMC
@FCCMC 2 күн бұрын
Olá! Como você conseguiu fechar o diagnóstico? Con qual especialista?
@ArcanjoNanda22
@ArcanjoNanda22 18 күн бұрын
Eu com TEA e TDAH tendo 35 anos, sem um diploma mesmo tendo tentado 5 faculdades diferentes e inumeros cursos, pouquissimos relacionamentos e amigos ouvindo td isso hahahahahahah Êhhhhh genetica boa hahahahaha
@lilianferreirsilva6238
@lilianferreirsilva6238 18 күн бұрын
Eu tenho 37 anos e tenho os 2 tb. Consegui terminar uma facu, porém iniciei 3 cursos que nao terminei. Nao tenho nenhum amigo. Consegui casar com meu primeiro e unico namorado, porém casamento cheio de conflitos. Tenho uma filha de 8 anos que é minha vida, faço tudo com ela. Saio pra passear com ela, é minha companheira msm!
@taniadornelas6753
@taniadornelas6753 11 күн бұрын
Tenho TDAH, sou bastante comunicativa e tenho facilidade em conversar com as pessoas e fazer amizades, porém criar vínculos e mantê-los, alimentar essas amizades é minha grande dificuldade, isso acontece dentro do meu relacionamento familiar tbm. Não sou de procurar ninguém, o que leva as pessoas a acreditarem que não me importo com elas. Não gosto de ser assim, mas tbm não sei ser diferente disso. Desde adolescente que falo: Eu sou de todo mundo e não sou de ninguém, só não sabia que tinha TDAH.
@crisnicolini
@crisnicolini 10 күн бұрын
Sou igual!!! Comunicativa, brincalhona, mas não consigo aprofundar laços 😢
@taniadornelas6753
@taniadornelas6753 10 күн бұрын
@@crisnicolini , o problema é quando nos sentimos excluídas(os), sendo que na maioria das vezes é consequência dos nossos próprios atos. Difícil !!!
@Marilia118
@Marilia118 4 күн бұрын
Eu também sou assim, gosto de conversar, fazer amizades, interagir mas não consigo manter. E percebo que as pessoas também não se interessam muito em fazer a parte delas. Só eu dou um passo em direção aos outros.
@riquelme223
@riquelme223 3 күн бұрын
Me identifico muito com a parte de não procurar ninguém. Também não gosto de ser assim, mas não consigo ser diferente disso.
@mille9395
@mille9395 Күн бұрын
Seu tdha se resume a isso? Ta No lucro
@meirianesilva8330
@meirianesilva8330 4 күн бұрын
Por favor, faz um vídeo falando sobre os prejuízos no trabalho de quem tem autismo e TDAH e como o ambiente de trabalho pode ajudar.
@cleideblasechi4350
@cleideblasechi4350 5 күн бұрын
Justamente por um suporte mais leve perceber alguns traços é onde as pessoas ao seu redor julgam como "normal", sendo que em pequenos traços q passam desapercebidos é onde se encontra a dificuldade de passar isso as pessoas onde se encontra as suas dificuldades. Venho levando isso p a minha psicóloga q está se especializando em autismo e vem sido um alívio poder ser ouvida e entendida. Justamente por ela está se aprofundando no assunto é que ela vem conseguindo acertar no meu tratamento e eu venho melhorando a cada sessão. Quando eu levava essas queixas p outros profissionais que não tem o aprofundamento no autismo e nos estudos atuais principalmente em mulheres, alguns profissionais descartaram a hipótese do diagnóstico, mas agora com uma profissional q vem estudando o assunto, assistindo palestras sobre o assunto, pela primeira vez ela vê sentido nas minhas queixas e eu vou me sentido aliviada por ser entendida nas dores q eu tinha inclusive de explicar as confusões da minha cabeça. As dificuldades com a escrita, com a forma de expressar coisas que eu sinto e relatar hj aos poucos percebo uma melhora. Percebo que só de falar, ser ouvida, e ela me trazendo informações do assunto vão inclusive retirando uma nuvem de anos em q eu me sentia perdida em ser clara nas minhas dificuldade, sensações minhas e q eu venho dando nomes. Eu era um desconhecido em mim e aos poucos as coisas se tornam claras. Se todos os profissionais ao menos escutassem as queixas dos pacientes seria de uma grande importância de cura. Um diagnóstico vem com o tempo, não é algo do dia p noite. Mas poder falar sobre algo, torna algo mais claro e o caminho de cura vai se abrindo. Eu ainda não tive um diagnóstico, mas só de poder falar e dialogar o assunto me alivia muito, saiu das sessões sem aquele sentimento de culpa, me sinto leve e feliz em cada vez que vou p as sessões de psicanálise. Antes eu me sentia retraída, com uma sensação de culpa enorme, e não me sentia a vontade como hj eu sinto de por as cartas na mesa. O diagnóstico p mim é de menos, até q enfim eu saiu de anos num labirinto que me sufocava e eu morria um pouco a cada dia por não poder existir. A falta de pertencimento, de quem eu sou, caminhou comigo uma vida inteira. E eu não tenho, a cada dia, uma certeza de finalmente saber quem eu sou, e o autismo vem como uma luz p quem viveu anos no escuro sem saber se explicar, sem saber dizer sobre si mesma.
@joaovictorbittencourt8039
@joaovictorbittencourt8039 Күн бұрын
Eu tenho autismo, fui diagnosticado com 27 anos de idade. Eu tenho dificuldade de interagir com pessoas de fora, como manter uma conversa. Eu não sou de sair com amigos e sim sempre gosto de sair com os meus pais.
@Comunautista
@Comunautista 7 күн бұрын
Eu tenho os dois, entretanto descobri que tenho uma alta capacidade de planejamento. Com isso conseguia fazer simulações de conversações mais precisas para a dificuldade de teoria da mente. Também não tenho a falta de noção espacial que geralmente pessoas com TDAH tem, pois simulo (como um CAD) o espaço tridimensional. Não tenho memória fotográfica alguma e nem lembro de nomes (somente daqueles que interajo todos os dias e quando estão no contexto atual. Fora do contexto eu nem consigo identificar a pessoa). Soma isso com a inabilidade de perceber sinais sociais sutis e sobrecarga social... pronto: temos eu: um indivíduo que não consegue manter muitas relações pessoais próximas. Também tenho dificuldades relacionadas ao aprendizado (só aprendo fazendo) e não conseguir decorar material teórico. Tenho que dividir problemas mais complexos em partes muito pequenas e por isso demoro mais pra solucionar problemas medianos para difíceis. Felizmente minha cognição é preservada, mas tenho hipersensibilidade em todos os meus sentidos e isso também me sobrecarrega.
@MichaelBezerraOficial
@MichaelBezerraOficial 18 күн бұрын
Tenho 32 anos, e fui diagnosticado com TEA 2 de suporte e TDAH, como também Transtorno depressivo! Uma vida de sofrimento!
@NathVelasch
@NathVelasch 16 күн бұрын
Eu também, você tem o laudo médico até agora só consegui da avaliação neuropsicológica.
@marechalkako6791
@marechalkako6791 7 күн бұрын
Foi com a neuropsicologia que vc teve o diagnóstico?
@MichaelBezerraOficial
@MichaelBezerraOficial 7 күн бұрын
@@marechalkako6791 Passei por uma avaliação neuropsicológica e pela psiquiatra, que foi quem fechou o diagnóstico.
@wallacemiguel5034
@wallacemiguel5034 7 күн бұрын
Procure vídeos do pastor Rodrigo Mocellin
@anabeatrixz
@anabeatrixz 10 күн бұрын
10:45 Dificuldade de compreender a perspectiva do outro. 11:14 Evitar atividades sociais e sobrecargas sensoriais
@RosaneBergmannV
@RosaneBergmannV Күн бұрын
É só eu que sou autista que não entendo o que o outro quer dizer? Só quero entender e não consigo entender o que querem dizer. Aí vou lá e pergunto para um ser humano "normal" o que o outro quis dizer e este também não sabe! Mas fez de conta que entendeu! O erro é meu ou é do cara que fingiu que entendeu só para não fazer feio?
@karendiasdearaujo6916
@karendiasdearaujo6916 9 күн бұрын
Ola,eu nao tenho nenhum diagnostico,eu acreditava que todas as extremas dificuldades que tive eram porque cresci num lar conturbado. porem,apos meu filho ser diagnosticado com tea e tdha e estudando, vi como muitas coisas podem ser resultados destas condicoes. Quando crianca tive diagnostico de retqrdo e ja ouvi dizer que muitos tea tambem tiveram pq em 1990 quase ninguem falava sobre autismo. Se alguem puder me ajudar eu agradeco
@guiltonsilva1098
@guiltonsilva1098 10 күн бұрын
Sou tdah gosto de conversar sobre qualquer assunto, e por parecer ser legal sempre me chamam pra sair, mas fico muito deprimido quando não quero ir em um lugar e ficam forçando pra eu ir e além de me sentir mal na maioria das vezes tento agradar me desagradando e ainda acham q é egoísmo.
@Marilia118
@Marilia118 4 күн бұрын
Nossa! Aprenda a dizer não sem culpa. O egoísmo no caso é deles que querem ter o animador da turma mesmo contra a vontade dele. Se estiver afim saia, se não estiver, não saia e nem se explique. Fique bem!
@kellysantana1385
@kellysantana1385 18 күн бұрын
Eu sou TEA, TDAH, F41.1,com bipolaridade, diagnósticada tardiamente 32anos,e não sei mais qual é a minha personalidade com tantos diagnósticos pq cada ano que passa um Cid novo me aparece. Não estudei não trabalhei e gosto da solitude.
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 17 күн бұрын
Você sobrevive como?
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 17 күн бұрын
Pergunto isso porque no meu caso, fui diagnosticado, mas vivo com minha familia, não consigo trabalho e provavelmente por ter me tornado quem sou, dificilmente vou permanecer em algum lugar
@anabeatrixz
@anabeatrixz 10 күн бұрын
2:33 Dificuldades de interpretação dos sinais sociais - sentimentos de exclusão.
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 9 күн бұрын
Você também fica perdida quando tá em uma conversa? Não sei pra onde olhar, o que pensar e falar
@jessicadelima4855
@jessicadelima4855 12 күн бұрын
Eu acho que é bem pessoal essa resposta. O TDAH me destrói mais que o TEA e a Superdotação.
@gerbsonoliveira5905
@gerbsonoliveira5905 2 күн бұрын
# tá tu bem ' tá tudo normal, e quem não tem 🚫 TDAH também passa mal ....
@marechalkako6791
@marechalkako6791 7 күн бұрын
Tenho 33 anos e sempre foi um tormento pra mim sem saber oq tinha faz pouco tempo que recebi o diagnóstico de tea e tdah😢
@preta_show
@preta_show 10 күн бұрын
Meu filho tem os dois
@diversemeclub
@diversemeclub 15 күн бұрын
Poderia comentar qd é 2E, com superdotação, por favor. Pq a SD acaba compensando, camuflando, complementando... Obrigada!
@thiagobezerril
@thiagobezerril 10 күн бұрын
Sim, via de regra a superdotação (também chamada de altas habilidades) costuma trazer uma vantagem para pessoas com autismo e/ou TDAH. E pode disfarçar ainda mais os traços desses transtornos, favorecendo atrasos no diagnóstico.
@daianecosta4175
@daianecosta4175 5 күн бұрын
Ontem fui diagnosticada com TDAH é existe grandes chances de ter o TEA. Sinceramente não sei nem o que pensar.
@efesios5.11
@efesios5.11 7 күн бұрын
Muito bom!!!
@neuzianysilva2902
@neuzianysilva2902 18 күн бұрын
Boa tarde Doutor!
@thiagobezerril
@thiagobezerril 16 күн бұрын
Olá, deseja perguntar algo?
@puraavelan
@puraavelan 7 күн бұрын
E a hipersensibilidade
@dcm6134
@dcm6134 17 күн бұрын
Tenho os 2 😢
@claraclemente8585
@claraclemente8585 12 күн бұрын
Oi dr seu conteúdo me ajuda muito. Obrigada. Você poderia fazer um vídeo falando sobre as fases pós diagnóstico tardio? Eu venho passando por várias sensações de negação, luto, não aceitação, revisão do passado, alívio, compreensão… enfim. Ainda n sei se comunico ou pra quem. Me envolvi em algumas situações devido o impacto do diagnóstico e fiquei bem sensível. Não sei se outros passam porisso. Mas seria útil ouvi-lo. Obrigada
@thiagobezerril
@thiagobezerril 10 күн бұрын
Consegue explicar um pouco mais as suas sensações, como vem vivendo esse processo? Se quiser pode me escrever no e-mail: tbezerril13@gmail.com O seu caso pode ser inspiração para um vídeo.
@claraclemente8585
@claraclemente8585 8 күн бұрын
@@thiagobezerril vou tentar expressar melhor
@pocanga7101
@pocanga7101 16 күн бұрын
Eu sou tea e não achava que o prejuízo social do TDAH era assim. Mesmo sabendo desse prejuízo, de longe o prejuízo do tea é muito maior.
@Jane-ek2ex
@Jane-ek2ex 15 күн бұрын
Como vc sabe se vc não é tdah ?
@thiagoromanovillasboas4301
@thiagoromanovillasboas4301 16 күн бұрын
Eu acredito que o TDAH tem mais facilidades do que quem tem autismo, eu tenho TDAH, sempre tive amigos e tenho facilidade de fazer novos amigos. Consigo controlar minha impulsividade.
@Lulyzza
@Lulyzza 16 күн бұрын
Haha Depende do grau haha, tenho tdah e tenho extrema dificuldade de comunicação e problemas sociais
@thiagoromanovillasboas4301
@thiagoromanovillasboas4301 16 күн бұрын
@@Lulyzza É uma questão de treinar sua inteligência emocional e habilidades sociais, raciocinar suas atitudes ajuda bastante também. O TDAH tem criatividade, pode dar ideias diferentes para o grupo, mas tem que raciocinar mais tudo o que faz, se questionar sempre e ter um "self-talk" como costume. Trabalhe essas habilidades e perceberá que sua vida melhora muito.
@RAN40
@RAN40 15 күн бұрын
E meu filho que está nos dois mundos?
@thiagobezerril
@thiagobezerril 10 күн бұрын
É comum Autismo existir junto com TDAH numa mesma pessoa.
@mtscury
@mtscury 11 күн бұрын
Não falou da Disforia Sensivel a Rejeição no TDAH.
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 17 күн бұрын
Se interessar em falar mais sobre mim no sentido da minha baixa estima ou olhar um lado não muito legal da vida seria um hiperfoco?
@thiagobezerril
@thiagobezerril 16 күн бұрын
Normalmente não se inclui nesse conceito de hiperfoco essa temática sobre si mesmo. Mas se é algo excessivo pode ser fonte de problemas.
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 16 күн бұрын
@@thiagobezerril é que to numa fase que to tentando entender como me tornei o que sou e o que to fazendo aqui
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 16 күн бұрын
@@thiagobezerril aí meio que nenhum outro assunto me chama atenção praticamente
@vitoriamelo3023
@vitoriamelo3023 10 күн бұрын
​@@LuisEduardoBauthGomesSilvaeu passei 30 anos da minha vida exatamente como vc descreveu. Hoje sei que eu ficava assim durante crises "depressivas" que estavam associadas a desregulação hormonal. Se tornou depressão crônica, mas eu não entendia, então, por causa do hiper foco, meus sintomas se tornaram prioridade em minha vida, pois eu queria entender o porquê de ser daquele jeito. Eu sugiro que vc faça a avaliação diagnóstica de TEA e TDAH, exames de hormônios e vitaminas. Com diagnóstico e medicação corretos, você vai se sentir bem e pensará em outras coisas, com certeza vai vencer essas "angústias"
@LuisEduardoBauthGomesSilva
@LuisEduardoBauthGomesSilva 10 күн бұрын
@@vitoriamelo3023 fui diagnosticado com tea leve, mas isso porque vivi minha vida mais dentro de quarto e jogando jogos, assim claro que alguém teria problemas. Fora os pensamentos de que a vida não tem sentido desde quando era mais novo
@arqana86
@arqana86 15 күн бұрын
Doutor, tenho a avaliação da neuropsicóloga bem feita e levei ao psiquiatra pra validar. Ele validou o autismo mas disso que não poderia “confirmar” o tdah porque estou em crise de depressão e ele falou que os testes podem dar erro. Isso procede? Minha desatenção sempre foi alta, desde criança, não é um problema recente. Obrigada!
@thiagobezerril
@thiagobezerril 10 күн бұрын
Se os testes de atenção e memória, dentro de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foram feitos na fase de sintomas depressivos e maior ansiedade, é provável que interfira sim com os resultados, gerando desempenho abaixo da capacidade para a pessoa avaliada. Mas o diagnóstico de TDAH não costuma depender desses testes, se as características forem bem identificadas ao longo da vida é possível fechar o diagnóstico.
@MarianaMM26
@MarianaMM26 18 күн бұрын
Interações espontâneas, tem que consertar esse X aí
@jonesilvasilva
@jonesilvasilva 17 күн бұрын
Rapaz, eu queria ter só o TDAH, que seria mais fácil para mim. Mas, infelizmente, eu tenho transtorno bipolar e TDAH. Tinha que ter comorbidade.
@thiagobezerril
@thiagobezerril 16 күн бұрын
comorbidade é mais regra do que exceção quando estamos falando de TDAH. Dificilmente está sozinho.
@RosaOliveira-zk8uz
@RosaOliveira-zk8uz 16 күн бұрын
Eu tambem. No meu caso as comorbidades do autismo me afeta muito. Mais a que mais me afeta é a dificuldade de reconhecer as pessoas
@jessicadelima4855
@jessicadelima4855 12 күн бұрын
Reconhecer em que sentido?​@@RosaOliveira-zk8uz
3 Desafios do AUTISMO para Mulheres em RELACIONAMENTOS Românticos
19:24
Thiago Bezerril ⁛ Psiquiatra
Рет қаралды 1 М.
SUPERDOTAÇÃO ocultando o AUTISMO: O Preço da Exaustão no Trabalho
15:03
Thiago Bezerril ⁛ Psiquiatra
Рет қаралды 1,3 М.
WORLD BEST MAGIC SECRETS
00:50
MasomkaMagic
Рет қаралды 44 МЛН
小丑妹妹插队被妈妈教训!#小丑#路飞#家庭#搞笑
00:12
家庭搞笑日记
Рет қаралды 36 МЛН
SHAPALAQ 6 серия / 3 часть #aminkavitaminka #aminak #aminokka #расулшоу
00:59
Аминка Витаминка
Рет қаралды 332 М.
ENTENDA TUDO SOBRE TDAH
24:19
Eslen Delanogare
Рет қаралды 75 М.
COMO CONSEGUIR NA VIDA ADULTA O QUE TE FALTOU NA INFÂNCIA | Psicologia na Prática
28:19
Psicologia na Prática por Alana Anijar
Рет қаралды 176 М.
Autismo: Pai Psicologo ENTREVISTA Menino Asperger/Autista, Eric 9 anos
19:42
Família Tagarela - Autismo & TDAH
Рет қаралды 913 М.
OS 15 SINTOMAS MAIS COMUNS DO TDAH ADULTO | ANA BEATRIZ
13:30
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 3,3 МЛН
Autismo em Mulheres - 45 Traços do Espectro Autista Nível 1 de Suporte
45:48
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 27 М.
"Se tiver 5 sinais, já é risco para AUTISMO" - Dr. Thiago Lopes
9:53
Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo
Рет қаралды 159 М.
EVITE ESSES 10 HÁBITOS COMUNS | Psiquiatra Fernando Fernandes
27:29
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 1,4 МЛН
AS 5 CONDIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO: SEM ISSO NÃO É AUTISMO [2024]
16:16
Dra Maria Claudia Brito
Рет қаралды 2,4 МЛН