Parabéns frucafé pelo o excelente trabalho em prol da fruticultura brasileira
@PatriciaChamma2 ай бұрын
O gênero Euterpe desenvolve-se bem em uma gama variada de solo, que vai desde o bastante argiloso das várzeas do estuário amazônico, até o areno-argiloso das áreas de terra firme. Geralmente, o pH dessas áreas varia de 4,5 a 6,5. Solos com altos teores de matéria orgânica favorecem o crescimento da palmeira (NOGEIRA, 1996; VIEGAS et al., 2004). Tirado do artigo da Embrapa da Amazônia Oriental: AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) PRODUÇÃO DE FRUTOS EM TERRA FIRME E UTILIZAÇÃO. Ano:2023.
@adilsonzanoni24316 ай бұрын
Parabéns Erli, você é diferenciado.
@PatriciaChamma2 ай бұрын
O açaizeiro que prevalece no Estado do Amazonas é o açaí de terra firme, que segundo Souza (1996) é popularmente conhecido como açaí-solitário, açaí-do-amazonas, palma del rosario (Bolívia), yuyu chonta (Peru); pertencente à família Arecaceae, cujo nome científico é Euterpe precatoria Mart, tem como característica principal a ausência de perfilhos. É uma palmeira monocaule, de estipe delgado, sem espinhos e de cor clara, atinge em média 15 a 35 m de altura e 10 cm a 20 cm de diâmetro. Tirado o artigo da Embrapa da Amazônia Oriental: AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) PRODUÇÃO DE FRUTOS EM TERRA FIRME E UTILIZAÇÃO. Ano: 2023.
@samuelcampelo98133 ай бұрын
Que fantástico! No futuro pretendo adquirir mudas dessa espécie. Parabéns pelo trabalho frucafe 👏
@FrucafeBr3 ай бұрын
*PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS DA FRUCAFÉ, Fale direto com nossa equipe comercial: vendas@frucafe.com.br ou +55 27 99901-7114 (WhatsApp) ou +55 27 99252-7114 (WhatsApp), de segunda a sexta de 7:00h às 17:00h e, veja disponibilidade de mudas e logística para sua região. *PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS NO VAREJO, acesse: www.asplantasonline.com.br ou fale direto no WhatsApp +55 27 99870-5291. Instagram @asplantasonline *Adquira o Curso Online "SEU POMAR" com Erli Röpke: erliropke.com.br/site/ Instagram @fruticulturaemfoco
@PatriciaChamma3 ай бұрын
“cada espécie possui uma essência própria, universal, compartilhada por todos os indivíduos que pertençam à mesma espécie” (Aristóteles)
@PatriciaChamma3 ай бұрын
No Brasil, ocorre a maior diversidade de espécies do gênero Euterpe, com registro de cinco das sete espécies consideradas por Henderson e Galeano (1996), a maioria localizada na Amazônia, sendo quatro epítetos infraespecíficos, sem subespécies e quatro variedades, todas terrícolas e de porte arbóreo (Leitman et al., 2015). E. edulis Martius é nativa da Mata Atlântica e endêmica, sendo explorada comercialmente para palmito e mais recentemente para polpa. As demais têm ocorrência na Amazônia, com exploração para polpa e palmito: E. oleracea Martius, nativa do lado Oriental e não endêmica, é atualmente plantada em escala comercial em todo o Brasil para o mercado de polpa; E. longibracteata Barbosa Rodrigues também ocorre no lado Oriental; enquanto E. precatoria Martius (var. precatoria e var. longevaginata) e E. catinga Wallace (var. catinga, var, roraime) ocorrem no lado Ocidental. E. oleracea possui variações morfológicas denominadas de etnovariedades ou tipos. Em suas populações naturais, o tipo predominante é o violáceo, mas existe o verde, também chamado de branco ou tinga, o espada, o vareta, o açu, o sangue-de-boi, o chumbinho, o petecão e o una (Oliveira et al., 2000). Esses tipos se diferenciam no número e diâmetro do estipe, na coloração e tamanho dos frutos maduros, nas inflorescências com ramificações de diversas ordens e na composição química dos frutos, especialmente no teor de lipídios e na presença de antocianinas (Rogez, 2000). Alguns deles sugerem que a espécie pode ter sido selecionada por diferentes grupos indígenas em diferentes partes do baixo Rio Amazonas, indicando o início do processo de domesticação. Tirado de: Açaí Euterpe oleracea.Procisur. Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), 2017.
@francineydasilvadantas85335 ай бұрын
Boa essa variedade dá um show no Brás pará.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
@@francineydasilvadantas8533 Não é variedade! É uma outra espécie de açaí, variedade é uma variação dentro da própria espécie de açaí que diferencia no tamanho dos cachos, tamanho do caroço,cor do vinho e rendimento de polpa! Esse daí é a espécie de açaí Euterpe precatoria(açaí do amazonas)que predomina na Amazônia Ocidental da variedade açu(grande), a origem dessa espécie de açaí Euterpe precatoria da variedade açu é no Peru, por isso predomina na Amazônia Ocidental, não é conhecida pelos brasileiros só os do norte da Amazônia Ocidental(Amazonas,Rondônia,Acre e Roraima ocorre mas menos)e poucos do Pará o conhecem, porque lá quase não tem essa espécie de açaí ele dar no inverno e tem outro sabor completamente diferente do açaí do pará que você mencionou o brs pará é da espécie de açaí Euterpe oleracea que predomina na Amazônia Oriental produz no verão Amazônico, como o nome já diz ele é rico em ácidos graxos tem um teor maior de gorduras comparado com esse do vídeo e tem comportamento diferente também, o açaí do pará produz no verão quando chove menos é uma outra espécie de açaí tem sabor e cor diferente e ele tem rendimento menor comparado com o Euterpe precatoria(açaí do amazonas) esse do vídeo, o açaí do pará é mais precoce, mas rende menos comparado com esse açaí do vídeo.Como falei o teor de gorduras nas duas espécies mudam, tem certas propriedades nutricionais maiores no Euterpe precatoria comparado com o Euterpe oleracea, assim como o contrário e tem sabores e cor do vinho completamente diferentes, assim como comportamento botânico! Se você olhar no facebook da Frucafé eu postei uma pesquisa feita pelo INPA mostrando essas diferenças de teores nutricionais em diferentes ecossistemas da Amazônia, o que falo aqui não é baseado em achismo e sim estudos que fiz durante anos e cursos que fiz sobre manejo do açaí e a minha vivência com essas duas espécies de açaí desde criança e as faculdades que fiz nas áreas de saúde e biológicas!
@PatriciaChamma3 ай бұрын
@@francineydasilvadantas8533 Você tem noção que um cacho de açaí pode chegar a pesar um cacho de 40 kg até 50 kg e um pé dar 5 cachos por ano que dar 200kg por pé? Nenhuma espécie de açaí chega a pesar isso e não é só isso, o rendimento é superior 6x mais que as outras espécies de açaí conhecidas e o sabor é de excelente qualidade! Tem gente que vem aqui falar mal dessa espécie de açaí e não tem lógica e cabimento, se fosse ruim não venderiam nenhum litro pra ninguém in natura! Como Codajás no Amazonas chegou a faturar 31 milhões de reais com essa espécie de açaí?Se não fosse bom e como receberia selo de qualidade e indicação geográfica do Sebrae? Você acha que o Sebrae faz isso com qualquer lugar e fruta?Não né! Uma coisa é ter o sabor diferente da espécie de açaí que você está acostumado, o outro fato é ter sabor ruim, o que não convém com essa espécie de açaí, porque o SEBRAE nunca teria ajudado Codajás a conseguir o selo de qualidade e indicação geográfica do INPI, se essa espécie de açaí Euterpe precatoria fosse ruim!
@PatriciaChamma3 ай бұрын
@@francineydasilvadantas8533 Essa espécie de açaí dar com 4 anos se adubar bem a terra com bastante matéria orgânica esse açaí cresce mais e se não faltar irrigação no verão aqui no Amazonas porque ele sem água não tem como crescer as trocas de substâncias ficam comprometidas e o metabolismo celular a água é vida, porque tem um vídeo que em Anori um Sr.fez isso e ele disse que com 4 anos já deram frutos, povo acha que a planta não deve ser cuidada e os cuidados com o solo e não deixar faltar água são tratos culturais importantes pra planta, a planta tira nutrientes da terra pra crescer no verão para de dar ou reduz a produção em Codajás porque ninguém irriga os pés de açaí, se não faltar água essa espécie de açaí produz o ano todo, só buscar ver os vídeos do seu Frigo que você ver o que ele diz sobre essa espécie de açaí, dar na propriedade dele no Pará de 7 cachos a 10 cachos por ano, porque ele cuida do solo e cultiva as duas espécies de açaí da Amazônia o cara foi visionário há anos atrás é do sul do Brasil eu tiro o chapéu pra ele!
@PatriciaChamma2 ай бұрын
A espécie E.precatoria ocorre em vários habitats, a forma individual em grandes populações e em diferentes níveis de agrupamentos.A planta é comum em várzeas, mas também ocorre em rampas andinas íngremes de até 200 m de altitude(KAHN, HENDERSON, 1999). A presença de pneumatóforos ajuda o sistema radicular a respirar em solos inundados.(CASTRO e BOVI( 1993) sugerem que a espécie esteja adaptada a terras inundadas. HENDERSON(1995) sugere que a adaptação em terras inundadas parece ser fisiológica e não morfológica. Texto tirado: Conservação e Tecnologia para o Desenvolvimento Agrícola e Florestal no Acre. Extrativismo do Açaizeiro E.precatoria Mart. no Acre .
@PatriciaChamma2 ай бұрын
E. precatoria pode ocorrer durante todo o ano, sendo a estação menos chuvosa, que no Acre vai de julho a novembro, o período de maior abundância (RAUPP, 2010). Na literatura, é possível observar variação no período de frutificação, dependendo do local de ocorrência da palmeira se em terra firme, áreas não inundadas; baixios, florestas que inundam sazonalmente ou na várzea alta (PINTO et al., 2010). No estado do Acre é possível verificar diferentes períodos de frutificação do açaizeiro.Em Epitaciolândia, a produção dos frutos em áreas de baixio se inicia em março até junho, sendo o auge os meses entre abril e maio. Na terra firme, a produção dos frutos ocorre entre junho e outubro com pico de produção nos meses de julho e agosto. A emissão de cachos pelos indivíduos ocorre irregularmente o que faz com que a produção e a maturação dos frutos de açaí sejam desuniformes (ROCHA, 2002). No município de Xapuri, o período de frutificação ocorre em abril nas áreas de baixio, indo até setembro na terra firme(COSTA, 2001).No município de Feijó, o período de frutificação do açaí ocorre em áreas de baixio ocorre nos meses de janeiro a maio, e em terra firme o pico de produção ocorre no final de maio até agosto(SILVA, 2011). Texto tirado: Conservação e Tecnologia para o Desenvolvimento Agrícola e Florestal no Acre. Extrativismo do Açaizeiro E.precatoria Mart. no Acre.
@marcosandrade962Ай бұрын
Onde da pra conseguir as sementes desse açaí?
@PatriciaChammaАй бұрын
@@marcosandrade962 A frucafé vai vender mudas que veio sementes oriundas desse mesmo Sr.que aparece nesse vídeo que está aí em cima na foto de capa Joacy pesou deu 40 kg e a ráfia onde segura os frutos pesou 5kg o que rende 35 kg só de caroço num cacho e aí nesse Sr.não tem irrigação no verão e nem adubação e dar 5 cachos um pé por ano q dar 200 kg por pé com a ráfia e sem a ráfia em torno de 175 kg só de caroço de um pé, imagina adubando e irrigando poderia dar mais cachos que tem um Sr.q faz isso dar d mesma variedade e espécie 7 a 10 cachos por ano mas é com adubação onde tem pedras que retém água, açaí da variedade açu do Euterpe precatoria de 40 kg um cacho dar em Codajás no Amazonas e em poucas localidades, não é qualquer lugar que chega a esse peso!
@PatriciaChammaАй бұрын
@@marcosandrade962 Lá em cima na descrição fala onde conseguir, a Frucafé vai vender ainda do mesmo!
@allenbranco62856 ай бұрын
Muito bom o vídeo. Parabens
@valdirguerini85856 ай бұрын
Parabéns professor Erli por nos proporcionar tantas informações sobre fruticultura par todo o Brasil através da equipe FRUCAFE..
@FrucafeBr6 ай бұрын
Obrigado. Abraço.
@PatriciaChamma2 ай бұрын
Açaí da Variedade Açu do Euterpe precatoria: Possui um sabor mais forte que o açaí roxo. Tem origem na Amazônia peruana. Os cachos são maiores que do açaí roxo, por isso o nome “Açu” (açaí grande). Conhecido como açaí solitário ou açaí do Amazonas, é plantado na região sul do Tocantins. Proporciona “a produção de inverno”, ou seja, a entressafra do açaí roxo ou preto Texto tirado da Embrapa/Sebrae: Boas práticas na cadeia de produção de açaí Brasília, DF/2021
@joaovargasdealmeidajoaovar46636 ай бұрын
Boa Noite professor Erli que bom ver a minha cidade codajás-Amazonas sendo representado na frucafé ... muito obrigado
@FrucafeBr6 ай бұрын
Abraço, João.
@diegobarbosadossantos48282 ай бұрын
Como faço pra comprar as mudas ou sementes desse açaí de codajás,??
@diegobarbosadossantos48282 ай бұрын
@@FrucafeBr quanto fica os valores da semente desse açaí precatório ou açaí açú
@diegobarbosadossantos48282 ай бұрын
Quero muito esse açaí
@FrucafeBr2 ай бұрын
@@diegobarbosadossantos4828 Fale com o Joacy, contatos dele no vídeo das técnicas de manejo do Açaí AM.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
Cultivar é uma nova variedade de planta com características específicas resultantes de pesquisas em agronomia e biociências (genética, biotecnologia, botânica e ecologia), não simplesmente descoberta na natureza. Há, portanto, necessidade de intervenção humana na alteração da composição genética da planta para a obtenção de uma variedade que não é encontrável no meio ambiente, sendo denominada cultivar.
@raimundofilhodouradotupina687329 күн бұрын
Boa noite eu começar pranta açaí
@pikachuzinhafofah83986 ай бұрын
Muito bom isso é bom
@ivancurvelo6076 ай бұрын
Muito importante
@youuniverse20253 ай бұрын
Onde encontro a polpa de açaí pura do Amazonas? Acho que só provei polpa de juçara e a do açaí Pará 😊 obrigada
@FrucafeBr3 ай бұрын
Olha a fábrica: kzbin.info/www/bejne/nKTWanqHZtOSnK8 Todos os contatos na descrição do vídeo.
@3DandIA18 күн бұрын
Interessante. O maior problema dela, até aprimoramentos, é o tempo de produção. Açaí pai d'égua com 3 anos (a partir de uma muda de 1 ano) já começa a produzir.
@PatriciaChamma12 күн бұрын
Aqui no Amazonas em Novo Airão dei para uma conhecida o açaí brs pai d'égua e com 2 anos desde que eu plantei as sementes já produziu, mas ele é um cultivar da Embrapa e o próprio açaí do pará(Euterpe oleracea) já é mais precoce mesmo e no extrativismo dar no verão, não é a mesma espécie de açaí e o açaí do amazonas(Euterpe precatoria) ele tem outro sabor e comportamento no extrativismo dar no inverno nas áreas baixas!
@PatriciaChamma12 күн бұрын
Mas essa informação do Joacy é de uma região de extrativismo e as áreas que são plantadas é de terra firme, mas sem irrigação e adubação tem que entender que não se tem informações de lugares que adubam e irrigam, a única que tive foi de Anori do Sr.José Maria eu conversei com ele esses dias e ele me mostrou um pé do açaí do amazonas(Euterpe precatoria)que produziu a partir dos 3 anos de plantado desde a semeadura, mas ele aduba e irriga uma certa área e produz o ano todo, lá ele consegue produzir a partir do 3 ano ou 4 ano, porque nem os pesquisadores tem essas informações porque o Amazonas é muito extrativista e quase ninguém tem plantação comercial com adubação e irrigação o adubo é caro e canos também pra montar sistema de irrigação aqui sai caro! Açaí do Amazonas cresce mais lento que o açaí do pará e ainda o povo não irriga no verão aí compromete o metabolismo da planta mas se adubar e irrigar no verão ele diminui esse tempo, mas apesar disso ele dar cachos maiores e rende mais em polpa, o único que um cacho chega a pesar 40 kg, eu tenho certeza que com irrigação e adubação ele dar mais cachos, no Amazonas agora que estão mudando mais e o povo de Anori é produtor também e lá é o único lugar do estado que aduba e irriga!
@PatriciaChamma12 күн бұрын
Mesmo assim o Brasil a maioria de quem não é do norte principalmente não conhece essa espécie de açaí é mais conhecido na Amazônia Ocidental porque é a origem dele e onde ele predomina e não na Amazônia Oriental, nem todos conhecem essa espécie de açaí até quem é da Amazônia e imagina sul e sudeste e centro-oeste e nordeste, nunca ouviu falar nessa espécie de açaí e nunca provou o sabor desse açaí só quem consome as polpas da marca de Açaí Bellamazon que vem de Codajás no Amazonas e quem já provou o suco da del valle do açaí do amazonas, uns anos atrás a Coca-cola lançou no mercado no suco del valle por causa das pesquisas eles escolheram essa espécie de açaí por ter mais antocianina e propriedades medicinais, mas o mercado pra suco não é muito querido para açaí e sim sorvete no Brasil e essa linha para esse tipo de suco saiu do mercado, brasileiro gosta de sorvete e não suco de açaí, só no norte que gostamos mais da polpa pura com farinha ou tapioca e açúcar pra quem gosta! Eu faço vídeos e mostro as 8 espécies de açaí que tem no mundo a maioria da Amazônia, só no Brasil temos 6 espécies de açaí, somente 3 espécies rendem em polpa e a Frucafé tem as 3 espécies desses açaís a única empresa que vejo que tem as 3 espécies de açaí e isso é muito legal!
@PatriciaChamma11 күн бұрын
Essa é a polpa do Açaí do Amazonas de Codajás(Euterpe precatoria) batido na hora é outro sabor e o gosto é super diferente do Açaí do Pará e é muito gostoso também, só provando para ver essa diferença e seria bom se os brasileiros provassem as 3 espécies de açaí(Açaí do Amazonas e o Açaí do Pará e a Juçara) que temos no Brasil, nosso país é muito rico é a Terra das Palmeiras literalmente somos muito privilegiados, mas nem todos tem a oportunidade de ter os 3 açaís que mais rendem em polpa!👇🏻 kzbin.info/www/bejne/mGmye6FtbLJgl9kfeature=shared
@joseoreciobarbosajoseoreci69254 ай бұрын
Olá amigos show de bola parabéns como faz pra conseguir as sementes desse tipo de açaí
@FrucafeBr4 ай бұрын
Mudas na Frucafé. Sementes com Joacy, contatos na descrição do vídeo.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
O gênero Euterpe tem ocorrência neotropical com espécies amplamente distribuídas nas Américas Central e do Sul, sendo considerado um gênero complexo e com história taxonômica confusa, uma vez que não há um número definido, variando de sete (Henderson & Galeano, 1996) a 32 espécies (Henderson, 2000). Tirado de: Açaí Euterpe oleracea.Procisur. Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), 2017
@PatriciaChamma3 ай бұрын
“espécies são grupos de populações naturais intercruzantes, que estão isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes".(Mayr,1969).
@RanchoVerde076 ай бұрын
👍💪🔝🤗
@marivaldoalmeida78816 ай бұрын
Alguém sabe dizer porque só no Amazonas uma lata de açaí não tem o peso de 14 kg acho injusto combo batedor de açaí essa medida
@PatriciaChamma5 ай бұрын
A medida aqui no Amazonas é diferente e é vendido só por saca de fibra e não por kilo, uma saca custa entre 150 reais a 450 reais, dependendo da localidade e lugar e época do ano na entresafra fica mais caro que é na época do verão amazônico quando chove menos e o povo não irriga no verão.
@jamissonpadilhadeandrade3 ай бұрын
Assim como vc acha injusta a medida da saca, o preço tbm pode ser injusto. Trabalho com açaí e convivo com essa disputa na produção entre comprador e produtor. Precisamos definir essas questões em reuniões para que todos saiam ganhando.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
@@jamissonpadilhadeandrade a saca deve pesar em torno de uns 50 kg porque é uma saca de fibra cheia, mas no Amazonas funciona assim é outra espécie de açaí e desde criança as pessoas por aqui sempre usam essa medida.
@youuniverse20253 ай бұрын
Gracas ao canal da Cleide Life style descobri o canal
@youuniverse20253 ай бұрын
Quem m indicou foi Patrícia Chamma que está no comentário
@PatriciaChamma3 ай бұрын
O legal que na Frucafé tem as 3 espécies de açaí do Brasil(Euterpe precatoria,Euterpe oleracea e Euterpe edulis), então pode adquirir todas e cada espécie de açaí tem seu próprio sabor e muda no valor nutricional, nós somos privilegiados temos muita riqueza nos nossos biomas e frutas ainda não conhecidas pela população e consumidas, como meu professor de patologia especial II dizia que comer diversas frutas ao dia traz muitos benefícios para saúde por ter diferentes quantidades de fibras e vitaminas que combatem os radicais livres, só aqui na Amazônia tem várias muito diferentes no sabor e cada uma traz um valor nutricional diferente, você vai num município e encontra um tipo de fruta e no outro já não encontra e as vezes tem uma variabilidade genética, tipo o açaí tem só em algumas localidades que tem cachos maiores isso aqui no Amazonas, pesquisador nem todos andam em todos os lugares daqui é preciso andar muito e viajar pra conhecer mesmo as nossas frutas e essa variabilidade genética que segundo várias pesquisas de arqueobotânica e palinologia mostram que na Amazônia muitas frutas foram manejadas pelos povos indígenas, há evidências de 13 mil anos atrás já existia o açaí, saiu recentemente uma nova pesquisa sobre açaí das 3 espécies rentáveis numa revista britânica escrita por pesquisadores brasileiros e nessa revista apontam que todas espécies de açaí derivam do açaí do pará e que o manejo começou nas áreas de várzea e depois foram para regiões montanhosas dos Andes e depois na Amazônia Central e Ocidental os povos indígenas que dispersaram e provavelmente a juçara(Euterpe edulis) também vem do açaí do pará, mas sofreu isolamento por causa de fatores climáticos entre o cerrado e a catinga foram encontrados sementes nesses lugares do açaí do pará e da juçara, possivelmente tribos nômades indígenas ou animais da megaufauna disperaram, mas sofreram especiação e dinâmica por fatores climáticos.
Esse vídeo é do grupo Coca-cola que há 10 anos atrás desenvolveu um produto feito com o açaí do amazonas(Euterpe precatoria) e banana do suco del valle.
@PatriciaChamma25 күн бұрын
O Açaí do Amazonas ou Açaí Solteiro(Euterpe precatoria) se adapta a terras inundadas:👇🏻 A espécie E.precatoria ocorre em vários habitats, a forma individual em grandes populações e em diferentes níveis de agrupamentos.A planta é comum em várzeas, mas também ocorre em rampas andinas íngremes de até 200 m de altitude(KAHN, HENDERSON, 1999). A presença de pneumatóforos ajuda o sistema radicular a respirar em solos inundados.(CASTRO e BOVI( 1993) sugerem que a espécie esteja adaptada a terras inundadas. HENDERSON(1995) sugere que a adaptação em terras inundadas parece ser fisiológica e não morfológica. Texto tirado: Conservação e Tecnologia para o Desenvolvimento Agrícola e Florestal no Acre. Extrativismo do Açaizeiro E.precatoria Mart. no Acre.
@CortesFutebolArte7 күн бұрын
Essa variedade de açaí de Codajás produz em quantos anos?
@FrucafeBr7 күн бұрын
Foi dito no vídeo.
@PatriciaChamma7 күн бұрын
Depende dos tratos, se for sem irrigação e adubação de 5 anos em diante pode ser 6,7 ou 8 anos, mas em Anori no Amazonas que fica ao lado de Codajás ele já deu com 3 anos ou 4 anos de idade o pé!
@PatriciaChamma7 күн бұрын
3 anos ou 4 anos quando é adubado e irrigado, aqui no Amazonas tem poucas informações, porque é muito extrativista e não adubam e irrigam no verão quando chove menos, sem água não tem como a planta crescer!
@CortesFutebolArte7 күн бұрын
@PatriciaChamma Essa é minha dúvida, muito se fala acima de 5 anos para esses açaí nativos e 3 a 4 anos para açaís da Embrapa, mas a qualidade não é a mesma, pretendo fazer uns 4 hectares irrigado
@PatriciaChamma6 күн бұрын
@@CortesFutebolArte Você não entendeu que existe 2 espécies de açaí na Amazônia, para entender precisa lembrar os conceitos de Amazônia Legal é dividida em Ocidental e Oriental, do lado Ocidental(Amazonas,Rondônia,Roraima,Acre) são os estados que pertence à esse lado, e a Amazônia Oriental(Pará,Amapá,Tocantins,Maranhão e Mato Grosso) que são os estados que pertence à esse lado da Amazônia, do Lado da Amazônia Ocidental só predomina o Açaí do Amazonas que é o mesmo Açaí Solteiro(Euterpe precatoria), do Lado da Amazônia Oriental só predomina o Açaí do Pará que é o mesmo Açaí de Touceira(Euterpe oleracea), o açaí do amazonas dar mais no inverno sem irrigação e o açaí do pará dar mais no verão, o que tem no mercado disponível o açaí da Embrapa é o Açaí do Pará(Euterpe oleracea), porque o Açaí do Amazonas(Euterpe precatoria) que é esse do vídeo do Açaí de Codajás que o Joacy fala sobre, a Embrapa da Amazônia Ocidental ainda está desenvolvendo um cultivar dessa espécie de Açaí do Amazonas e vai levar um tempo para ter no mercado, Joacy fez seleções de plantas do Açaí que deram cachos maiores e rendem mais em polpa junto com pesquisadores para melhoramento genético, só daqui uns anos que a Embrapa do Amazonas que vai deixar disponível porque pesquisa para melhoramento genético leva anos e então terá o Açaí Brs Amazonas(Euterpe precatoria) no mercado no futuro que terá cachos maiores e maior rendimento de polpa porque é uma característica dessa espécie de açaí!
@PatriciaChamma3 ай бұрын
Em biologia, variedade é um escalão taxonômico inferior à espécie, com características em comum que o diferenciam de outras variedades da mesma espécie.
@EdivanPereira-od6vi6 ай бұрын
Como faço pra conseguir sementes do açaí do Amazonas?
@FrucafeBr6 ай бұрын
Contatos do Joacy na descrição do vídeo, conforme explicado no vídeo.
@pikachuzinhafofah83986 ай бұрын
Eu gostaria de vizita Lo
@FrucafeBr6 ай бұрын
Contatos do Joacy na descrição do vídeo.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
O Brasil tem várias espécies de açaí: Euterpe precatoria(açaí do amazonas) é nativo da Amazônia Ocidental tem sabor excelente e é mais adocicado que o açaí Euterpe oleracea que está descrito no artigo da Embrapa da Amazônia Ocidental as diferenças entre as duas espécies de açaí da Amazônia , o rendimento é superior a todas as outras espécies de açaí, comparando com o Euterpe oleracea ele rende 6x mais o que rende 70% a mais que o Euterpe oleracea e tem cachos maiores além de ter mais antioxidantes(antocianina) o pigmento que dar a cor roxa ao açaí, produz no inverno Amazônico porque chove bastante e tem mais água em ambundância, sem água ele deixa de produzir ou diminui a produção dependendo da variedade, o peso dos cachos pode variar dependendo da variedade e geralmente pesa (9 kg um cacho a 40 kg e chega no máximo a 50kg ) e um pé pode variar na quantidade de produção de frutos um pé pode chegar a dar 200 kg porque dar 5 cachos isso por ano em Codajás-AM, já lá no Pará um Sr. produz do açu do Euterpe precatoria de 7 cachos a 10 cachos por ano um pé porque aduba a terra é bem cuidada e tem pedras na terra que retém água nos pés, mas o peso médio dos cachos uns 12 anos atrás um Sr. no Pará tinha cachos de 9,8 kg em média um cacho e produz lá o ano todo, em Codajás quando o cacho pesa 40 kg a ráfia pode pesar 5 kg o que garante 35 kg de caroço por cacho em certas localidades de lá e em outras localidades do Estado do Amazonas, isso depende da variedade e o açu é a que tem cachos maiores e depois chumbinho .Todas as variedades dele são de pé único como a variedade açu,chumbinho,sangue de boi,precatória, somente a variedade longevaginata que faz touceira e também tem de pé único no Acre na Serra do Divisor.Gosta de crescer na sombra das árvores, pode ser plantado em sol pleno desde que não falte água, irrigado ele produz o ano todo o sabor dele é mais adocicado é muito gostoso por isso o Sebrae com a qualidade desse açaí em Codajás ajudou esse município para conseguir o Selo de Indicação Geográfica pelo INPI comprovou através do Selo de Qualidade e ganhou o ig que é a indicação geográfica e rastreamento da origem desse açaí e gerou 35 milhões de reais no ano passado para Codajás com o açaí e seus produtos! Em Anori com 4 anos com irrigação no verão ele já dar frutos, Anori é outra cidade grande produtora de açaí, fica ao lado de Codajás.Se não irrigar e adubar, começa a produzir aos 5 anos,6, 7 ou 8 anos, tudo vai depender dos cuidados culturais! Euterpe oleracea(açaí do pará) é nativo da Amazônia Oriental onde seu centro de origem é no Baixo Amazonas no Estado Pará, essa espécie de açaí tem outro sabor em comparação ao açaí do amazonas(Euterpe precatoria ) por ser de outra espécie de açaí tem comportamento diferente gosta de sol pleno e produz no verão Amazônico, quando chove menos todas as variedades desse açaí perfilha, ele é mais precoce que outras espécies de açaí pode começar a produzir com 2 anos aqui no Amazonas já deu com esse tempo do cultivar brs pai 'égua que foi desenvolvida pela Embrapa do Pará apesar de não ser nativo do Estado do Amazonas que só tem nativo na região limítrofe com o Estado do Pará na área do Baixo Amazonas onde é o centro de origem dele, porém apesar de ser precoce ele rende menos comparado ao açaí do amazonas é preciso ter mais frutos para ter a polpa mais grossa, outras variedades dessa espécie pode começar a produzir com 3 anos ou 4 anos. As variedades: roxo comum,sangue de boi,espada,tinga,branco,vareta,una,petecão,chumbinho roxo e branco, açu branco e roxo e os cultivares desenvolvidos pela Embrapa do Pará o brs pará e brs pai d'égua. Os cachos podem variar de tamanho pesando cada pé (4,5 kg a 9kg ou 15 kg no máximo dependendo da variedade), pode ser que uma touceira produza 50 kg por ano, porque o ideal é ter só 3 touceiras.O teor de gordura é mais alto comparado ao açaí do amazonas estudos da Embrapa do Pará comprovaram isso só pesquisar os artigos e do Inpa comprovou que o Euterpe precatoria tem teor maior de antocianina que o Euterpe oleracea 80%, por isso o nome oleracea, alguns ácidos graxos tem a mais que o açaí do amazonas. Euterpe edulis(juçara) o açaí do bioma Mata Atlântica, os cachos podem variar tem artigos que dizem (2,5 kg a 4,5), mas no Espírito Santo já teve plantas que deram 17 kg um cacho.É de pé único, porém tem um artigo e estudos que dizem que tem uma juçara de touceira e é preciso estudar mais e ver se é uma nova espécie de açaí. Euterpe espiritosantensis(palmito amarelo) é outra espécie de açaí da Mata Atlântica que convive com a juçara, antes era considerada uma variedade da juçara é de pé único. Euterpe longibracteata( açaí da mata ou açaí chumbo) é nativo da Amazônia e tem de monocaule e touceira, porém seus frutos não rende muita polpa. Euterpe catinga Wallace(açaí chumbinho) é nativo da Amazônia e tem de monocaule ou touceira(perfilha), é super ornamental e seus frutos não rende muita polpa. As únicas espécies de açaí que não tem no Brasil: Euterpe luminosa que é nativo do Peru da região Pasco e faz touceira. Euterpe broadwayi que é nativo de Trinidad e Tobago perfilha e raramente são de monocaule também!
@FrucafeBr3 ай бұрын
Obrigado Patrícia. Abraço.
@PatriciaChamma3 ай бұрын
Evolucionistas definiam subespécies como “um agregado fenotipicamente semelhante de populações locais de uma espécie e que habita uma subdivisão geográfica da área da espécie, e que difere taxonomicamente de todas as outras populações da espécie” (Mayr & Ashlock, 1991).
@neilima18286 ай бұрын
Comprei polpas e sementes, mas infelizmente o gosto é diferente do açaí de touceira (Euterpe oleracea) tem sabor diferente. E para o estado do Pará infelizmente não tem comércio.
@anthonyds12046 ай бұрын
verdade? o cliente não gostou muito?
@neilima18286 ай бұрын
@@anthonyds1204 sim, eu mesmo experimentei e tem um gosto parecido com Banana ou algo assim, diferente. Algumas pessoas falaram que dá para misturar com o nosso aqui do Pará que o gosto fica bom, mas preferi não fazer as mudas, tinha mas de 10000 sementes, doei para um amigo que trabalha com reflorestamento ele vai fazer as mudas
@PatriciaChamma6 ай бұрын
@@anthonyds1204 O gosto do açaí do pará é diferente mesmo em relação ao açaí do amazonas, porque são espécies diferentes a maioria das pessoas do Amazonas tem a preferência pelo nosso açaí por causa do gosto, mas tem gente que toma dos dois eu tomo dos dois desde criança mas eu estranho do pará por causa dessa diferença de sabores é muito diferente.Você provar o açaí do pará o sabor é forte parece que tem bastante ferro e ele tem um teor maior de lipídeos por isso vem o nome Euterpe oleracea comparado ao nosso açaí do amazonas(Euterpe precatoria) não é tão "gorduroso" assim e o sabor nada lembra a banana porque tem sabor próprio dele me disseram que lembra a juçara (Euterpe edulis), só você indo em Codajás no Amazonas e provando lá batido na hora, inclusive o dono da fábrica de açaí é do Pará e ele na cidade de Codajás que produz o melhor açaí tem grande conhecimento das duas espécies de açaí que produz em épocas diferentes e exporta o açaí do amazonas para o exterior, o açaí do amazonas(Euterpe precatoria) é mais parecido geneticamente com a juçara leva mais tempo para começar a frutificar até porque no Amazonas não é irrigado e adubado,mas em compensação rende 6x mais que o açaí do pará(Euterpe oleracea) por causa do tamanho dos cachos que lá em Codajás pode um cacho pesar 40 kg ou até mais em certas localidades falamos com quem trabalha com isso lá nessa cidade, o açaí do extrativismo de Codajás-AM tem 80% mais antocianina que o açaí do pará(Euterpe oleracea) isso foi estudos que foram feitos por pesquisadores.Já o açaí do pará(Euterpe oleracea) começa a produzir mais cedo com 2 anos do Brs pai d'égua já dar frutos e o brs pará com 3 anos os cachos são menores por causa da variedade, mas ele dar de agosto a dezembro no verão amazônico, o açaí do amazonas(Euterpe precatoria) produz em Codajás de Dezembro ou janeiro ou fevereiro em diante no inverno amazônico quando chove mais, isso vai depender da localidade e em outros lugares do Amazonas de Março em diante ou em terra firme de agosto em diante isso vai depender da localidade se é de baixio ou terra firme..
@joaovargasdealmeidajoaovar46636 ай бұрын
O açaí de codajas é pesquisado pela Embrapa, ipaam. E tem o selo (IG)como é tem sabor de banana???? O nosso açaí está sendo divulgado para todo o Brasil e mundo por meio da reconhecida empresa frucafé .....