É notável a forma como o Pablo consegue entregar todo o conteúdo sem precisar usar cortes. Ele vai diretão, sem perder a linha de raciocínio. Cara, isso não é fácil, principalmente em um texto longo como esse. Tem canais por aí que metem um corte à cada 2 segundos! rs
@pablovillaca9 ай бұрын
❤️🥰🫣
@lucas_grunge949 ай бұрын
"você tem que avaliar o filme pelo o que ele é, e não pelo o que você gostaria que ele fosse." Perfeito!
@containutil9 ай бұрын
Trabalho com depoimento de crianças vítimas de abuso. Sempre usam a cena da entrevista com a menina nos cursos preparatorios como exemplo do que um profissional não deve fazer enquanto lida com uma vítima.
@kellycosta45069 ай бұрын
Nossa, essa cena me dá ânsia. E muita gente diz que ela prova a manipulação que uma criança é capaz de fazer.
@amotaba9 ай бұрын
Imagino que seja um trabalho terrível, mas necessário
@walfredossg9 ай бұрын
Olha a utilidade e importância do filme
@rafaelcherem62249 ай бұрын
Mas a menina não mentiu, tanto ela quanto o irmão foram vítimas dele.
@containutil9 ай бұрын
Tecnicamente falando (sem levar em consideração qualquer outro aspecto do que está no filme) a entrevista é feita de forma totalmente irresponsável pelos adultos. Primeiro que ela é conduzida de maneira confusa, sem respeitar a idade da criança. As perguntas são feitas de maneira indutiva, que forçam o relato na direção que o entrevistador quer, não do que a criança quer relatar. As perguntas são confusas e contraditórias entre si. As falas carregam as perguntas de aspectos de julgamento moral sobre o relato. É um desastre completo como entrevista. Repito, não estou falando sobre outros aspectos da narrativa (até porque vi faz tantos anos que me lembro pouco de outras coisas fora a cena da entrevista). Mas a entrevista com a criança, da maneira como é conduzida, não serve para nada além de aumentar a angústia infantil na situação. É um caso claro de gente bem intencionada mas totalmente despreparada pra lidar com a situação.
@GersonGGomes9 ай бұрын
"Nenhum filme bom é longo demais e nenhum ruim é curto o bastante".
@diegouzeda24919 ай бұрын
"Retratar não é endossar". Perfeito
@gabrielpmo9 ай бұрын
Eu cheguei a ver reclamação na internet sobre mansplaining no Duna Parte 2, quando o Paul dá pitaco pra Chani sobre como andar na areia. Sim, ele faz isso, mas logo em seguida a Chani só olha com desdém e ele fica quieto. O filme mostra que ele tá sendo um vacilão nisso, não está endossando mansplaining!
@ClubedosPugs692 күн бұрын
@@gabrielpmose você usa termos como "mansplaning" você já falhou como homem.
@davicampos26419 ай бұрын
A atuação do Mads é extraordinária.
@oliviaviannaii35859 ай бұрын
Acho que ele merecia ter tido ao menos uma indicação ao Oscar por esse filme
@electrikalstorm9 ай бұрын
Se houvesse justiça, o Mads teria ganhado o Oscar. Sequer foi indicado...
@Erick199884 ай бұрын
Foi, mas não venceu, infelizmente@@oliviaviannaii3585
@BrunoSilva-dn2yt9 ай бұрын
Não aguento mais essa gente q acha q tudo é 'repugnante'
@silviacult9 ай бұрын
Filme extraordinário; a metáfora final é incrível: todos podemos ser “animais” caçados socialmente. As verdades absolutas cegando as pessoas.
@ivansouzadeabreu43659 ай бұрын
Perfeito comentário. Inclusive, o filme cutuca justamente pessoas como essas que estão "cancelando" o filme.
@luacsmoura25049 ай бұрын
"O homem é o lobo do homem."
@rafaelcherem62249 ай бұрын
Mas ele é culpado e saiu impune.
@anarky_jay9 ай бұрын
Isso é uma teoria só@@rafaelcherem6224
@romulomarins45209 ай бұрын
@@rafaelcherem6224n é
@javierrodriguez91959 ай бұрын
Lembrei do caso da Escola Base, onde a mentira de uma criança começou o processo que destruiu as vidas de inocentes.
@s0028387 ай бұрын
Exato! Lembrei desta história também. A vida da família foi totalmente destruída 😢
@bodeproducoes9 ай бұрын
Amo esse filme e re-assisto constantemente. Um grande estudo da psicologia humana. Esses que criticam o filme nesses aspectos que você comentou, praticamente admitem que já tiveram comportamentos parecidos com o da diretora e conhecidos. Condenam pessoas precipitadamente, caem no efeito manada, abusam de temas sérios puramente para massacrar o próximo com falso moralismo. Agora um ponto que me chama atenção quanto ao personagem é que ele evita se proclamar inocente. Como se não aceitasse ou respeitasse a acusação. Ele nunca deixa explícito nem tenta "acalmar" os próximos dizendo que não fez aquilo. Inclusive o namoro dele é afetado por essa postura. Isso torna o personagem mais complexo e interessante. Ao mesmo tempo, nos deixa nervoso em diversas cenas.
@anarky_jay9 ай бұрын
Tem muito tabu em relação a como falsa acusação pode prejudicar a vida de alguém, é como se o homem não pudesse ser vítima nunca
@tatianamilkyway91329 ай бұрын
Eu assisti esse filme uma vez, na Globo e desde então não tive coragem de rever porque ele me criou uma sensação tão angustiante, sei lá, de me colocar na posição do cara... de não ter quem me ajudasse ou se colocasse na posição de me defender! É brilhante nessa intenção, mas pelo que me lembro, a menininha sofria sim abuso, se não me engano, por parte da família desajustada; do irmão que ACHO, mostrava algo a ela - e caso alguns não saibam, abuso não é só sexual! A menina é sim uma vítima, mas não do professor! Essa obra é perfeita no que se dispõe a mostrar, que às vezes QUEREMOS acreditar em algo, que nos comportamos como a maioria muitas vezes; é óbvio que é um caso minoritário, mas não significa que não exista! Vale muito a pena ser assistido. Ótimo vídeo
@JVictorSilva19 ай бұрын
O que "vende" o desfecho do filme pra mim é a atuação do Mads Mikkelsen. A angústia que ele demonstra na cena e a forma como ele encara o amigo, na última tentativa desesperada de mostrar que é inocente. Seria difícil pra qualquer pessoa duvidar do sentimento que ele estava demonstrando ali.
@MuriloRenkse9 ай бұрын
É um filmaço, levanta debates e observações. Tira o espectador da zona de conforto.
@annasantoro50759 ай бұрын
Sim. É confortável não ter dúvidas baseado no sofisma segundo o qual se A acusa B de cometer abuso, A só pode estar dizendo a verdade, pois não podemos duvidar da vítima. É cômodo nunca cogitar a possibilidade da acusação partir de uma falsa vítima, às vezes inocente, como a Klara do filme. Quando criança, acusei um menino maior da vizinhança de ter me machucado (nada sexual) com medo de ser repreendida pela travessura que me deixou ferida. Felizmente não houve consequências para ele, mas minha família o chamou por anos de "menino de machucou a mão de Anna". Quando, maiorzinha, confessei a mentira, senti que ninguém acreditou.
@MuriloRenkse9 ай бұрын
@@annasantoro5075 Sim sempre há lados e motivos, e sei lá não cabe a quem está de fora julgar. Não sabemos o que se passa na cabeça e no coração do outro
@andrelaguna54949 ай бұрын
Tem um perfil chamado "Pensando a História" no Twitter que eu vou te falar... o cara faz um desserviço a tudo que é relacionado a cinema. Essa discussão (e a do Poor Things) me remete imediatamente a esse perfil, e como ele desinforma os leitores enquanto dá a própria opinião. Mas divago, Jagten é um soco no estômago, devidamente reconhecimento em seu ano de lançamento e posteriormente lembrado como fundamental nas discussões sobre ponto de vista e julgamento (isso me fez lembrar A Vida de David Gale).
@annasantoro50759 ай бұрын
Pensar a História comentou especificamente A Caça e Pobres Criaturas? Fiquei curiosa. Costumo ver as postagens desse perfil no ex-twitter e nunca esbarrei em comentários sobre filmes. Queria.
@luanpatrick43329 ай бұрын
a opinião dessa página só escancara o fato de que ter um posicionamento progressista e/ou de esquerda não necessariamente faz alguém ser inteligente, retrógrados demais. o pior que vomita essas opiniões como se fossem embasadas em algo e não na própria experiência.
@estevanazevedo75009 ай бұрын
Eu acho interessante que só um porão é mostrado no filme. Justamente o da casa do único cara que acredita na inocência do protagonista. E nessa casa, a menina trava diante da escada que conduz ao porão. Mais alguém pegou isso?
@CasadoSnoopy7 ай бұрын
Reconheço que o diretor estava realmente contando a história de um cara inocente. Mas há sim, muitos pontos que endossam a teoria paralela do Mads vilão. E isso acho muito interessante de discutir. Mesmo que seja só fanfic. 😊
@boreddevil.4 ай бұрын
@@CasadoSnoopynenhum ponto endossa essa teoria
@lucasmrqq4 ай бұрын
@@CasadoSnoopyEu acho que quando fica ambíguo o desfecho, vale sim discutir sobre. Mas quando retrata um caso divergente, não vale a pena, porque não tem o que discutir... Uma das únicas certezas que o filme passa do começo ao fim é que ele (Lucas) é inocente.
@oreticencias9 ай бұрын
Gostei muito de A Caça, mas Festa de Família pra mim é uma FORÇA indestrutível. De longe, o melhor de Vinterberg entre os que vi.
@guilgao9 ай бұрын
Vi esse filme no Belas Artes e enquanto assistia só lembrava do Caso Escola Base, muito angustiante
@sweetmimi2869 ай бұрын
Mais do que uma "cultura do cancelamento", vivemos em uma "cultura do endossamento". As pessoas estão sempre na expectativa que algo seja contra ou a favor de alguma ideia, pessoa, acontecimento etc. Por isso que nos Estados Unidos estava tendo toda uma discussão em cima do filme Pobres Criaturas incentivar o abuso sexual.
@flu3b939 ай бұрын
Pablo, essa parada de criar teoria pra tudo que assistem pra mim vem de como a discussão em torno de filmes como Marvel e séries como Game of Thrones pouco falam sobre a qualidade do que está na tela, mas sim procurar significados secretos e teorias do que vai acontecer no futuro. Aí agora acham que todo filme é assim. É uma infantilização e simplificação da discussão em cima de filmes desanimadora. Mas o seu ponto de a pessoa querer tanto que o filme seja outra coisa que ela ou cria uma crítica errada (que o filme defende descrédito de vítimas) ou cria uma teoria sem sentido (que o personagem do Mads é culpado). Tu fala bem pra caralho e foi muito perspicaz.
@alanrezende97449 ай бұрын
Boa! Sobre o final, eu acho ótimo exatamente pelos segundos finais. O personagem saiu da cidade, o tempo passou... e ainda assim o espírito daquele linchamento continua
@rafaelcherem62249 ай бұрын
Continua pq o rapaz que atirou foi vítima tbm
@João-t5k7l9 ай бұрын
@@rafaelcherem6224como assim cara?vc tá inventando isso sem nenhuma prova
@rafaelcherem62249 ай бұрын
@@João-t5k7l prova está no filme
@boreddevil.4 ай бұрын
@@rafaelcherem6224vc nem sabe quem atirou pq o filme não mostra rostos. segundo que ngm ali foi vítima pois não teve crime
@AlucardPlayers9 ай бұрын
Não acho que tenha sido fácil ou artificial o final. Fico pensando em outras possibilidades mas tem filmes que a gente quer mesmo que nossa torcida vença pelo personagem invés de ser " chocante" ou " realista - pessimista" , a gente quer um final feliz e este e o exemplo.
@jufontoura89219 ай бұрын
Um dos melhores filmes que eu já vi. Recomendado na faculdade de Psicologia, fizemos um fichamento. O objetivo do fichamento era refletir e desconstruir os preconceitos. Um baita filme, roteiro, interpretação. Achei excelente a tua colocação, Pablo, especialmente sobre o final que não tinha feito muito sentido pra mim. Eu achei que demorou demais pra virem com essa crítica moral, é irritante. Quem critica nesse nível não entendeu nada do filme. Tua voz é necessária demais.
@reynaldocesar1809 ай бұрын
Imagina quando essas pessoas encontrarem o filme O Lenhador do Kevin Bacon, hein?! Que é de uma atuação muito complexa!
@Iagov029 ай бұрын
Também lembrei dele enquanto assistia ao vídeo! Kevin Bacon inspiradíssimo!
@tommy_wild3 ай бұрын
Dps de assistir o filme 3 vezes, vendo todos os detalhes das cenas e falas dos personagens várias vezes, faz muito mais sentido ele ser culpado. Além de que Lucas, dito por Theo, tem um tique de piscar o olho quando mente, na cena da igreja ao dizer ao Theo “não tem nada aqui” ele pisca o olho duas vezes… a resposta dele ser ou não inocente está nos olhos de Lucas.
@Doguinmalandão9742 ай бұрын
O próprio diretor do filme disse que ele é inocente seu animal.
@alansantos4132 ай бұрын
Discordo de você
@Lussianno9 ай бұрын
Sobre o comentário fixado do Wellington, é realmente impressionante. Infelizmente já passei por muitos professores sem didática nenhum ou tanto conhecimento do assunto que tentava lecionar, mas Pablo você pode encher a boca pra chamar de Professor. Conhece e transmite, além de ter moral. Raríssimo encontrar tudo junto.
@pablovillaca9 ай бұрын
❤️
@gabrielaseveriano80429 ай бұрын
Concordo com tudo que o Pablo disse no vídeo, sem pôr nem tirar nenhuma vírgula. No entanto, tenho receio de que, infelizmente, um filme como "A Caça" seja cooptado por pessoas má intencionadas como "evidência" de uma "epidemia" de acusações falsas. Mesmo que sugerir que esse filme como prova de alguma coisa já implique na falha em interpretar o filme, como sabemos muito, interpretação não é o forte de muitas pessoas.
@guilhermeebedin9 ай бұрын
É impressionante como você me faz enxergar a grandeza do cinema, Pablo. Eu não estava ciente dessa recente controvérsia acerca do filme, porque felizmente não utilizo o twitter. Penso que muitas pessoas não querem que a arte as incomode e as provoque. Daí a ojeriza em relação a filmes como esse. Um aspecto essencial nessa obra para mim, fora os apontados por você, foi a reflexão sobre as relações entre homens adultos e crianças, tendo em vista que a pedofilia é uma parafilia predominante em homens. Consegui perceber essa entrelinha durante o filme. Enfim, não é uma análise agradável, mas é necessária. Assim como o filme o é.
@lucaseduardocamargo9 ай бұрын
o Mads tem um olhar, lá na igreja no final do filme, que destrói a gente né
@sidneimigueldossantossidne94269 ай бұрын
Sem dúvida, um dos maiores atores de sua geração.
@silviapaul92329 ай бұрын
Esse filme me lembra uma história contada em uma palestra a que assisti feita por uma filósofa francesa no auge do Me Too. Ela relatou a destruição da carreira de um coreógrafo parisiense por duas bailarinas que o acusaram de assédio porque não haviam sido escollhidas para um espetáculo. Dois anos depois, elas se retrataram mas já era tarde demais. Na minha opinião, não se pode acreditar em acusações sem ter todas as evidências que apontem a culpa.
@rodrigobaptistarb9 ай бұрын
Aqui penso também em "A Zona de Interesse", o discurso de Jonathan Glazer no Oscar e as respostas a ambos, por parte dos discordantes.
@mateusbarbosaaquino9 ай бұрын
O pior é que esse tipo de pensamento faz muita gente fugir dos clássicos. Pessoal ia cancelar "O Sol é Para Todos" no mesmo argumento.
@MsYuriAlves4 ай бұрын
Esse filme pra mim é tipo o Dom Casmurro dos filmes..... dá pra vc assistir nas duas perspectivas, a de que o personagem principal sofreu uma falsa acusação, e a de que ele é um abusador...acho que o diretor brinca com essa dualidade, e me parece que ele foi abusador mesmo...reparem nas cenas e enquadramento em que o irmão da menininha aparece...parece que ele tmbm sofreu abuso do Lucas...
@vitor_llourenco9 ай бұрын
Esse é um dos melhores filmes da década e do século. Brilhante. Eu gostei demais. Diferentemente do Villaça, eu gostei do final, pois mostrou na cena final que ele jamais ficará tranquilo e nunca terá um "perdão" completo. Bom dms!
@kidthedjami9 ай бұрын
Um dos pontos fundamentais é precisamente a forma como o interrogatório é conduzido, mostrando que há uma indução da história que se quer que a vítima conte. O exemplo da escola básica é um perfeito paralelo.
@rafaelcherem62249 ай бұрын
A condução foi péssima, mas ele é culpado
@mmbza9 ай бұрын
Que bom q vc fez esse vídeo. Tava faltando um adulto falar sobre isso.
@brazinterma19009 ай бұрын
Este filme é perfeito para o cantor Michael Jackson que vivia dizendo que "as crianças não mentem".
@joaomarcelooliveira73939 ай бұрын
Perfeito o vídeo e o comentário sobre o tema, Pablo. Discordo somente sobre a cena final. Pra mim, funcionou muito bem por mostrar que mesmo parecendo "tudo bem", ele nunca mais ia ter uma vida normal, sempre seria "caçado" de alguma forma. Não há o perdão completo daquela tragédia na vida dele. Impactante!
@Mozarteen9 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏 apenas palmas! Muito obg por compartilhar seu ponto de vista, tão lúcido
@KaueNuness9 ай бұрын
Um filme que trata o mesmo tema em "A Caça" é o brasileiro "Aos Teus Olhos". Não quero dar spoiler, mas ambos são bons filmes (e diferentes).
@rsinatra9 ай бұрын
Fala Pablo, eu moro na Dinamarca faz quase 20 anos e acompanho vc desde antes disso 😅🙏🏽🫶🏽. Que interessante vc reassistir esse filme, eu também o reassisti recentemente pra mostrar pra minha namorada e pensamos o mesmo sobre o filme (que é ótimo) e sobre o desfecho (que não é muito realista). Eu lembro que vi na época no cinema com outros dinamarqueses, e muitos pedagogos ficaram com raiva pq achavam que o filme os retratava (a diretora da creche é uma pedagoga) como pessoas burras que não sabem como agir nesses casos… sem entender que o filme está simplesmente contando aquele caso específico daquela pedagoga/diretora né. Enfim… as pessoas as vezes julgam uma obra a partir de algo pessoal que não lhes possibilita ver a proposta da obra. 🤷🏾🇩🇰🇧🇷
@joserobertocarvalho97409 ай бұрын
Gosto muito do filme e perfeita a análise da realidade atual.
@luis_schuhbocatios9 ай бұрын
Como alguém de esquerda, acho lamentável como alguns pseudo-progressistas se apropriam de um discurso reacionário e, como você disse, fascista na forma com a qual tratam pautas super relevantes, como a objetificação da mulher no cinema e a pedofilia. Pablo, você é importantíssimo pra conscientizar essa galera, pois o cinema é uma das áreas nas quais eles mais gostam de bostejar. Excelente vídeo, como sempre!
@juliowillich54439 ай бұрын
O senhor é extraordinário
@carine_on9 ай бұрын
Esse filme também pode ser exemplo de criação de falsas memórias, um fenômeno psicológico.
@luanpatrick43329 ай бұрын
Tem uma entrevista com o Thomas Vinterberg e o Mads Mikkelsen falando sobre as motivações do filme: um psiquiatra que trabalha com crianças mostrou ao Vinterberg transcrições de crianças que tiveram memória inventada por adultos e acabaram tomando como verdade. Uma das intenções do Vinterberg, além da crítica ao comportamento de caça às bruxas, é mostrar como a própria criança se torna vítima nesse contexto, mesmo mentindo. Infelizmente, esse comportamento de projetar a percepção particular (e política) à realidade, ao como mundo é de fato, não é exclusivo da direita retrograda. Apenas escancara como ser progressista e/ou de esquerda, não necessariamente faz alguém ser inteligente. Ignoram o cinema (e a arte) como uma reflexão do "e se" e não como uma ferramenta exclusiva para ensinar e apenas se posicionar politicamente para amaciar o ego e concordar com o que está em tela.
@anavaleriacarneirodias39889 ай бұрын
Como disse Caetano, “a mais triste nação, na época mais podre, compõe-se de possíveis grupos de linchadores”
@javanpiresdossantos8955Ай бұрын
Pablo, eu só tenho a impressão que no final, a situação não fica tão resolvida assim, não só pelo tiro, q acho q foi dado pelo filho adolescente do amigo. Mas tenho impressão q quando ele vai cumprimentando ou olhando os amigos, todos olham meio de lado, meio constrangidos. Como se eles permanecessem em dúvida tbm. Enfim, impressões...
@Bauermayers9 ай бұрын
Eu fico com raiva só de lembrar desse filme, por todas as injustiças que o protagonista passa e pela passividade dele. Eu consegui rever filmes como Dear Zachary mas não consegui rever esse até hoje por conta disso.
@Jirky759 ай бұрын
É um filmaço.... Não gosto da elipse mas gosto do final....
@millereliezer19 ай бұрын
Imagina quando o Twitter descobrir O Lenhador
9 ай бұрын
Quando eu vi esse filme (no ano do lançamento), foi um soco no estômago, e ficou na minha mente sim, o quanto o veredicto já está dado, independente da verdade.
@rafaelcherem62249 ай бұрын
Mas a verdade é que ele realmente é culpadp
@boreddevil.4 ай бұрын
@@rafaelcherem6224literalmente não. pare de inventar mentiras
@rosahelenaquattisensulini99519 ай бұрын
Eu também gostei do filme,e sua análise foi perfeita...
@tiagoribeiro41699 ай бұрын
Pablo, o que você acha da interpretação de que o personagem abusou da menina. Teoria que se baseia nas reações do irmão da menina, que foi aluno dele no passado e parece ter medo do personagem antes mesmo da acusação?
@boreddevil.4 ай бұрын
é completamente sem logica pois nada no filme indica isso ebo doretor ja se declarou contra ela
@lucasgiordano72319 ай бұрын
Um dos meus filmes favoritos
@AnnaStavaleF9 ай бұрын
Eu ri muito desse debate porque foi um dos debates mais acéfalos que já vi. Eu queria saber quem foi que resgatou A Caça depois de tanto tempo e elegeram para cancelar. Simplesmente o twitter se comportando igual aos vizinhos do Lucas
@SinfoniaEterna-BandaVirtual4 ай бұрын
Acredito que foi pelos detalhes que nem todas as pessoas reparam e que alguém conseguiu captar e fazer um vídeo sobre. Porque depois que se observa esses detalhes tu percebe a ambiguidade que o filme pode proporcionar. O problema todo foi que as pessoas que acreditam que ele é inocente não aceitam existir pessoas que acreditam no contrário.
@talesusde9 ай бұрын
Gente, passou da hora de abandonarmos a merda do twitter. Antes do Elonnn Mushen ter transformado o lugar num antro de n4z1 já era um ambiente absurdamente tóxico, agora então...
@andrearaujo81539 ай бұрын
Esse filme é comumente utilizado como exemplo NEGATIVO nos cursos sobre oitiva de menores.
@humbertosac9 ай бұрын
Ótima análise, não havia percebido essas derrapadas do filme mas não diminuem a obra
@roberta88949 ай бұрын
Obrigada pela ótima análise, Pablo. Se puder, analise o filme dinamarquês Rainha de Copas.
@estherbraga23419 ай бұрын
Eu senti isso nessa temporada com Poor Things. Moralmente, não concordo com o filme. Mas acredito que a narrativa é consistente e tecnicamente tudo funciona. É um bom filme com a mensagem "errada". As pessoas se apressam em cancelar antes de interpretar, uma pena.
@Crotild9 ай бұрын
Acabei de escrever sobre a escola base e tem um caso gringo tb mas não recordo o nome do caso mas certeza alguém vai saber
@draganovvictor9 ай бұрын
Pulei a parte que você contou o final do filme porque ainda preciso ver. Sempre enrolei, mas vou aproveitar a polêmica (vazia) pra assistir.
@BarbaraG229 ай бұрын
Que filme! Me lembro demais do impacto que me causou qdo vi pela primeira vez. Ótima análise!
@jv9709 ай бұрын
Assisti esse filme esse final de semana. Que coisa louca encontrar essa crítica. Deixei like agora vou assistir o vídeo
@JeSerra9 ай бұрын
Esse filme é muito bom. Lembro que coloquei pra assistir sem muita expectativa, e fiquei vidrada olhando pra tv, agoniada com o desenrolar da história.
@samisx33025 ай бұрын
Embora, a princípio, o filme pareça claro no objetivo de retratar o protagonista como vítima, revendo-o, comecei a considerar outra possibilidade. Uma imagem do irmão da Clara, em que ele é retratado como um alce, me fez balançar. Sobre as polêmicas do twiter, lembro de um filme espetacular chamado "O cão branco", de Samuel Fuller, que é uma inegável critica ao racismo e, para alguns, é um filme racista.
@SinfoniaEterna-BandaVirtual4 ай бұрын
Isso que defendo sobre esse filme, ele abre sim margem pra acreditarmos que o Lucas pode ser um abusador. O diretor deixou detalhes pelo filme que mostra essa possibilidade mesmo o filme deixando claro que é uma crítica aos pré julgamentos da sociedades.
@Offttrap25 күн бұрын
@@SinfoniaEterna-BandaVirtual Cara, até o diretor já disse que o Lucas é inocente.
@joseclaudiocarvalhoreis79469 ай бұрын
Assisti ao filme outro dia, conversei com uns amigos no Facebook. Chegaram a comentar que há uma corrente de expectadores contra a ideia de que o personagem é inocente. O filme deixa isso muito claro. Felizmente, não frequento o Twitter.
@TuliusGustavus9 ай бұрын
Vi o título do vídeo e pensei: Ué? Eu gostei tanto desse filme, quero ver a opinião... agora continuo gostando mais. Parabéns pelo conteúdo!
@MarcosMoviola9 ай бұрын
Imagina quando a internet descobrir os filmes "Desejo e Reparação" e "Dúvida".
@davidassis30279 ай бұрын
Duvida é maravilhoso pqp
@Guilhermecorto9 ай бұрын
Imagina quando o twitter descobrir Rashomon
@MarcosMoviola9 ай бұрын
@@Guilhermecorto pode crer!!!
@AnnaStavaleF9 ай бұрын
Imagina eles descobrindo Ata-me
@arianemoreno39768 ай бұрын
Agora fiquei curiosa pra assistir Vou atrás rs, obrigada pela dica
@miguelmartins279 ай бұрын
O Villaça reviu o filme "ontem", mas não lembra em que streaming está. rs Viu em DVD? Pra quem quer ver esse ótimo filme, tá disponível no Prime Vídeo. No Mubi também
@pablovillaca9 ай бұрын
Vi em Blu-ray. Algum problema com isso?
@miguelmartins279 ай бұрын
@@pablovillaca problema algum, Villa. Foi apenas um estranhamento e uma oportunidade pra indicar onde os demais podem ver o filme. Fica em paz ✌️
@BrunoSilva-dn2yt9 ай бұрын
@@pablovillaca Eu adoro seu trabalho, Pablo! Desde dos dias que minha net discada sangrava pra entrar no CinemaemCena. Continue mantendo viva a Critica, mesmo que a maioria se incomode. Só sendo rabugento mesmo pra aguentar umas patada gratuita de desse povo da internet. O foda é q a maioria das patadas são disfarçadas de "boas intenções". Mas tu tá ligado, vc é macaco velho... Mais, Pablo; mais, por favor!!! ✌👊
@sdu1239 ай бұрын
Eu gosto demais desse filme, sempre que posso eu indico para assistirem. Angustiante demais.
@dilsonnascto52099 ай бұрын
Obrigado Pablo. Mais uma excelente aula.❤
@rodrigobola9 ай бұрын
Esse filme e mto bom. Ele faz um contraponto com o filme Dúvida no que diz a julgamento.
@nayakatu61236 ай бұрын
Sensacional sua análise! Grata
@rafaellcovre9 ай бұрын
mais um vídeo incrível, só para variar
@AnaMaria-zg3gx5 ай бұрын
Tb me lembrei da escola base enquanto assistia o filme.😢😢
@carlosborges67779 ай бұрын
A Caça - Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011 - está na Prime Vídeo. Treze anos depois não surpreende a maneira como analisam e discutem esta história. A polêmica é a cara do nosso tempo. Vivemos num mundo polarizado. Em 2011/2012, o filme foi lançado, ganhou vários prêmios e ninguém discutiu se o protagonista era ou não pedófilo. Por que? Simples. O planeta era outro. Tão violento quanto hoje. A informação ainda não tinha a espontaneidade de nossos dias, apesar da internet estar a todo vapor. As Redes Sociais pareciam crianças inocentes. A conclusão é obvia. O mundo emburreceu. O avanço maluco da tecnologia deus asas para isso. A IA, Inteligência Artificial, abriu brecha para outras discussões mais complexas e profundas. E os debilóides se mumificaram. Entraram no túnel do tempo, e foram buscar um filme de 2011/2012 para polemizar. E nós continuamos alimentando as amebas ambulantes. Pena. Abs
@Lightcyanlovexx9 ай бұрын
Tô rindo muito do debate levantado pelo twitter. Como sempre...
@pedrod.c.6099 ай бұрын
Esse filme é excelente. Passei pros meus alunos de psicologia na universidade. Excelentes discussões para a prática diagnóstica e clínica.
@thiagorocha73769 ай бұрын
puts, imagina essa galera indo assistir um filme do Almodóvar
@kellycosta45069 ай бұрын
Na época do lançamento, me irritou muito a quantidade de pessoas que vi dizendo que o filme mostra como as crianças são manipuladoras. Impressionante como tem adulto bosta que acha que criança já nasceu sabendo manipular todas as regras sociais e que eles são uns pobres coitados.
@draganovvictor9 ай бұрын
Pulei a parte que você contou o final do filme porque ainda preciso ver. Sempre enrolei, mas vou aproveitar a polêmica (vazia) pra assistir. Ótimo video!
@joaopsbr9 ай бұрын
Excelente crítica! 👏👏
@Rod_Tsur7 ай бұрын
Fui vítima (ainda bem que não houve problemas sérios) da acusação de assédio de menor. Isso faz muitos anos. No caso, foi pedi para mim acompanhar a menina e a avó até a casa da avó, mas resolvi acompanhar ela pra ir até a casa dela, numa noite. Não sei como ela contou na casa dela, mas o pai dela teve uma conversa comigo de que a filha era muito nova pra mim, eu não entendi. Depois me disseram que saiu uma conversa de que eu tava "cortejando" a menina. Eu fiquei furioso, até porque eu tinha muito contato com crianças devido ao meu carisma. Depois, parece que ela se retratou, ou sei lá, de que não houve nada, só fui gentil. Mas foi criada uma piadinha de que eu sou pedófilo, gosto de novinhas. Isso me fez afastar de muita gente. Inclusive, evitar contato com crianças. Na rua algumas crianças me olha do sorrindo e acenam, mesmo sem conhecer, eu finjo que não vi. 😕 É a mesma situação das fake news, alguém inventa uma mentira, coloca algumas informações que até fazem alguma ligação, mas ainda dá pra saber que não é verdade, mas as pessoas querem crer na mentira por ser fácil demais, já que uma pesquisa "dá trabalho". E a vítima da informação falsa sempre será mal vista.
@icaroramos199 ай бұрын
Também fiquei inconformado com o final, era pra ele no mínimo odiar a maioria daquelas pessoas, se não todas.
@alexcosta54789 ай бұрын
A caça é maravilhoso, que triste ver um filme tão bom, sendo julgado dessa maneira. Sociedade patética.
@odeusdotrovejao83453 ай бұрын
O filme não deixa um caso verídico de abus0 em evidência, mas o grande suspeito é o padrinho do filho do Lucas, em vários momentos ele passeia por uma linha em que deixa bem interpretativo sua relação com Marcos e no fim aquilo me pegou de certa forma. O jeito que ele e os cunhados se entreolham naquele cômodo quando falam que as crianças mencionaram um porão que não tem na casa do Lucas, o lugar onde eles estão é um porão e a Clara na sua última cena aparece na porta daquele cômodo. Aquele cara expressamente diz que gostaria muito de ser o "Pai" do Marcos, ele possui uma máscara social bem estável já que é querido pela população pois estava sediando aquela grande reunião. Lucas era o suspeito perfeito para ele se ocultar por trás, Lucas era um homem com a vida desestruturada e que dia após dia estava introduzido no meio das crianças, o que é muito suspeito. Resumindo, o filme não deixa nada explícito, mas pode se interpretar que essa seja a verdadeira trama, faria todo o sentido esse cara matar o Lucas, todos seus problemas se encerrariam e o caso se resolveria como Lucas sendo o vilão livrando completamente o verdadeiro algoz ... Comentei isso em outro canal a pouco, pode ser uma pira, mas eu encanei nessa teoria
@renato.bakaadv9 ай бұрын
Obrigado Pablo, você é um ótimo crítico de cinema
@tatahhehe9 ай бұрын
Usei esse filme em aula (curso de direito) para discutirmos princípio da presunção de inocência, foi bem interessante!
@rafaelcherem62249 ай бұрын
Assista de novo observando o irmão da garota também vítima dele e passe para seus alunos para explicar como bandidos escapam
@BrunoSilva-dn2yt9 ай бұрын
@@rafaelcherem6224 cara, para de caçar pelo em ovo só pra se aparecer. Acho q ficou bem claro que o filme não tem ambiguidade; mas vc insiste em provocar sem razão: é igual a galera que votou no Bolsonaro só pra irritar os outros. Seu povo faz essas coisas pq deixaram de ser interessante para os outros; vc é o tipo de gente que acredita em reptilianos so pra causar e se aparecer. Tu é um nódulo desse câncer social da galera com a pele do cu sensível a tudo..
@BrunoSilva-dn2yt9 ай бұрын
@@rafaelcherem6224 tu é um câncer social. Faz parte da vida, fazer o q!?
@patriciarp96869 ай бұрын
Mais uma aula do Pablo sobre como ver um ótimo filme e deixar de ser um chato. Eu vi esse filme há algum tempo e fiquei mesmo de cara com o fato disso ter voltado à tona no Twitter e compararem, inclusive, com Anatomia de uma Queda, na questão de que nunca saberemos se o personagem central tem culpa mesmo. Na época em que vi, me lembro de ver comentários bons sobre a não ambiguidade do personagem ou da questão sobre abuso, de isso ser muito evidente pelo roteiro e por tudo que o filme mostra, mas sim, ainda tinham umas almas penadas de vários argumentos idiotas dizendo que achava a culpa do personagem em vários detalhes do filme sem sentido algum, só na cabeça de julgadores sanguinários delas. Aí, de repente vem a baila 🤣, uma discussão sobre se o filme tá incentivando a gente a desacreditar na vítima de abuso. De fato, esse cunho moral, inclusive distorcido, é algo tão fora de propósito para a arte. Quer dizer que não podemos mais contar histórias que são exceções à regra só porque um grupo resolveu que isso é deseducador? Além disso, sim, a história de alguém que foi acusado injustamente por algo que não cometeu, principalmente por crimes que causam repulsa social e levam a linchamento são tão importantes quanto qualquer outra. A história de como não conduzir o depoimento de uma criança nessas circunstâncias, também.
@diogosouzadomiciano14779 ай бұрын
Traz mais vídeos como esse, destruindo a estupidez da geração Z no Twitter…
@obeyruffi30519 ай бұрын
Vou assistir o filme, e volto aqui.
@vinnybastos8 ай бұрын
É em momentos assim que eu fico bastante contente comigo mesmo por ter deletado o meu twitter.
@Lane_Sales9 ай бұрын
Eu adoro "A Caça", mas eu não sei como você aguenta o Twitter Pablo! Eu conheço o caso da escola base e é terrível! Saiu esses dias uma minissérie documental na Netflix "O Caso Outreau - Um pesadelo francês" que é basicamente o que aconteceu com a escola base. É assustador imaginar que alguém pode ser acusado de ped0f1li@, porque fica uma estigma, uma chaga e ser condenado sendo que se é inocente pior ainda. O caso escola base, destruiu vidas, assim como o caso Outreau...
@lucianopotter9 ай бұрын
obrigado por esse vídeo, Pablo. muito catártico, hah. mas qual é documentário que tu falou sobre a Escola Base? fiquei interessado, mas não está ali na descrição :(
@pablovillaca9 ай бұрын
Não achei o link! 😞
@lianariddle8249 ай бұрын
pablo, te recomendo ler o artigo "The cult structure of the American anti" de Sam Aburine. Vai ter dar uma ideia maior de quando e como isso aconteceu e como esse tipo de puritanismo começou a tomar conta dos fandons e espaços online e as consequências disso.
@igoroliani27139 ай бұрын
A internet é mãe das discussões vazias e de gente querendo cag@r regra na cabeça dos outros. Não vi o filme, mas parece ser interessante assim como o documentário sobre a escola base. Esse comportamento de manada é sintomático: a pessoa mergulha na crença e para de pensar racionalmente. Com as redes sociais, que lucram muito em cima disso, os efeitos vão muito além dos limites de uma comunidade de uma pequena cidade.
@mcbdantas218 ай бұрын
Eu AMO "O que é isso, companheiro?", por exemplo, mesmo sem concordar com tudo que é retratado nele. Pessoas que não entendem isso não entendem nenhum tipo de arte. O filme "A caça" também adorei quando assisti.