Assistindo três anos depois kk vim procurar a crítica do Raphael.
@BlahBlog4 жыл бұрын
Fillipi Pessoa tmj 👊🏼👊🏼
@fatinhaoliveira64054 жыл бұрын
Tmj kkk
@angeloantonio33004 жыл бұрын
Acabei de assistir e é muito bom. Excelente filme!
@eduardoferraz3154 жыл бұрын
Eu também! Tenho recorrido ao PH depois de assistir alguns filmes, é como conversar com alguém que entendeu da mesma forma que eu. Obrigado PH!
@gabyformosabarreto4 жыл бұрын
Ainda bem que não foi so eu que atrasei rs
@yuminagai135 жыл бұрын
eu entendi que ela estava vivendo tudo ao mesmo tempo, que não tinha mais distincao de passado/presente/futuro. Entao os flashs de memória que ela tinha na verdade era ela mesma vivendo o futuro ao mesmo tempo. Ela está vivendo tudo junto.
@gutoheyerdahl11 ай бұрын
Venho de 2024 dizer que o PH já era muito bom nessa época mas hoje em dia tá muito melhor
@DaviBateraAlves7 жыл бұрын
não acho que o chinês aprendeu heptapods. pq quando ele encontra ela na festa ele diz: não sei como vc faz isso, mas vc me ligou e me disse(...) até pq se ele tivesse entendido, teria visto o futuro como ela viu.
@Junior-xg5ux5 жыл бұрын
MEU DEUS ESSE VÍDEO BASICAMENTE EXPLICA A SÉRIE DARK INCLUSIVE O EPISÓDIO 9 SE CHAMA "TUDO É AGORA" Não é só o passado que influencia o futuro, mas o futuro também influencia o passado"
@CarlosAraujo99998 жыл бұрын
Cada vez que você conversa sobre esse filme ele vai ficando melhor.
@diegoalmeida8364 жыл бұрын
PH eu percebi sobre essa questão do tempo não ser uma linha só, quando mostra o nome da filha H.A.N.N.A.H ... ou seja, a Louise explica do nome dela ser esse palíndromo, que é uma palavra não linear tbm, dá pra colocar as letras em um circulo e lê igual, assim como a noção do tempo. Expandindo essa visão, pensei e se ampliar esse ''circulo do tempo'' no exemplo que vc comenta de esses aliens poderem ser uma raça evoluída dos próprios humanos já pensou se os 2 forem o próprio casal Louise e Iam, ajudando eles mesmo a conhecerem o tempo!
@mileidedossantos42607 жыл бұрын
Na Vdd eles só vieram pra da spoiler
@phsantos7 жыл бұрын
Sacanaige dos caras. ;P
@romariofreitas145 жыл бұрын
Sensacional como sempre PH! O filme tem também uma bela mensagem final. Quando a Louise pergunta pro Ian o que ele faria se soubesse como seria o futuro dele e ele responde magnificamente: Diria mais vezes aquilo que sinto. As vezes nos perdemos em questões que não importam muito, ou que não temos capacidade de compreender, e esquecemos de viver a vida e aproveitar as pessoas que amamos.
@adahconti6638 жыл бұрын
Estamos usando nossa linguagem e não a dos heptapodes, portanto dificílimo entender o tempo não linear e sem uma "seta". Palavras como Passado e Futuro e até como usamos nossos "tempos verbais" complicam a explicação. Mas é possivel sim, entender o conceito geral. Nós temos um tempo de vida, ou seja, de consciencia, e todos estes momentos vividos existem sempre. A sensação de que o que passou não existe mais e o que virá não existe ainda é apenas uma persepção mental. Quando aprendemos uma linguagem evolutivamente diferente, podemos perceber a realidade de outra forma. Mas não mudamos nada, apenas temos consciencia disto. A morte perde totalmente o sendido de finutude neste contexto, não porque existe algo além dela, mas porque não existe um ponto final no tempo, ou seja, somos eternos no nosso tempo de existencia. Ufa! Saiu fumacinha agora...
@fnonaka6 жыл бұрын
KKKK adorei essa viagem no comentário! Esse filme, ao lado de Interestelar é lindo demais!
@caiocdsantos4 жыл бұрын
Melhor coisa que li sobre esse filme!
@pinantifunk4 жыл бұрын
Muito bom o video, só não acredito q fui ver só agora esse filme, excelente filme.
@daianeamancio6042 Жыл бұрын
Revendo o filme 7 anos depois e vindo aqui assistir o querido PH Santos. ❤
@alecspromo7 жыл бұрын
Ótima análise. Só discordo quanto as escolhas passiveis de mudar o futuro. Isso fica claro no diálogo entre mãe e filha, quando a filha pergunta "por que o papai foi embora" e ela responde algo como "por que ele acha que eu fiz a escolha errada". A escolha foi exatamente a de manter a relação com o personagem do Renner, que geraria a filha, que viria morrer. Ou seja, se ela optasse por se afastar do "Jeremy Renner" não haveria filha para falecer de câncer.
@laurenutts7 жыл бұрын
Concordo plenamente, acho que até as cores do filme mostram isso, que ela escolhe ter a filha mesmo sabendo que ela ia morrer, pq ela viu que a vida dela enquanto Hannah estivesse viva ela seria feliz a criando. Tipo antes ela era infeliz, tudo era mais escuro ou em tom azul, e volta a ser assim depois que a filha dela morre. Ou seja, sempre foi uma escolha. Ser feliz mesmo que fosse só naquele momento, valeria a pena.
@jeferson36766 жыл бұрын
Isso explica a infelicidade dela quando aparecia com a menina. Ela sabia da morte dela. Foi bem infeliz a personagem
@MrNatanramires6 ай бұрын
Vc explica de forma bem clara algo complexo, muito bom. Na realidade, a própria entonação da voz já nos remete à simplicidade. Parabéns.
@chimerarj5 жыл бұрын
Eu só não concordo que o futuro não dá opções. Porque o marido da protagonistas se divorcia dela quando descobre que ela sabia que a filha teria a doença incurável e mesmo assim "ESCOLHEU" ter ela. Sei lá, acho que se fosse só pra assistir e não fazer nada, a lá Dr Manhattan não faria nada tanto sentido os aliens chamarem de ferramenta/arma.
@MPFF87086 ай бұрын
primeira vez que assisto o filme, 2024.
@andersonpolga7527 Жыл бұрын
Oi ph ja tinha assistido quando o filme saiu achei muito bom, assisti novamente apenas agora e logo vim procurar seu analise e encontrei este vídeo de 6 anos atrás e conheço seus vídeos faz pouco tempo, cara vc ja era bom e agora está melhor ainda mais parabéns ótimo vídeo de 6 anos atrás e seus vídeos atuais são extremamente bons. Obrigado PH
@lexietoscano63884 жыл бұрын
Meu Deus! Eu nem sabia que eu precisava tanto desse vídeo, mas eu precisava KKKKK esse filme me deixou tão ‘refletindo sobre a vida’ que eu não sei nem explicar. E sim, eu concordo com a visão dos três abraços, pq ela fala da saudade daquele abraço, e eu senti como se fosse a “Louise” do futuro sentindo falta daquele que ela tanto ama. || Uma das cenas que eu mais entendi a questão do tempo/lembrança do tempo foi quando ela responde pra filha “pergunte ao seu pai, ele que é cientista” sobre um termo, e no ‘passado’ daquela memória é o Pai mesmo que diz a Louise o termo, em “tempo real” isso foi crucial para o meu entendimento (como telespectadora) de o que estava acontecendo com as linhas temporais, como se não “existisse” passado - presente - futuro separado, mas sim que tudo estaria acontecendo simultaneamente, e exatamente determinado, nada muda, mas tudo acontece da mesma forma!
@alanwillamy45257 жыл бұрын
Indicados ao Oscar 2017 para Melhor Edição: Joe Walker - A Chegada John Gilbert - Até o Último Homem Jake Roberts - A Qualquer Custo Tom Cross - La La Land Nat Sanders e Joi McMillon - Moonlight: Sob a Luz do Luar. O grande segredo do filme "A Chegada" é a cronologia!. O Tempo: Passado, Presente, Futuro!. Quando o filme começou eu imaginei que a "Louise" estava narrando as passagens da sua vida, da vida de sua filha no tempo "passado" quando na verdade os segredos estão sendo contados ao contrário no futuro entrelaçado com o passado. A montagem desse filme é brilhante, é a grande coadjuvante desse filme, a edição, certamente merece um Oscar!
@LeonNunes8 жыл бұрын
Instigou-me a assistir ao filme (como falo às vezes: gosto de spoilers, é a melhor maneira de se interessar por algo). GRATIDÃO PH! Abraços no coração
@OJhinhabo Жыл бұрын
Eu assisti parte desse filme ainda agora e vim ver a análise pra ter certeza do que eu tinha entendido ... Aliás eu tenho este problema , entender o filme a partir das primeiras cenas ironicamente pensando exatamente como a forma de visão de memórias explicada no filme ... Eu faço uma parada dês de criança que é, eu sempre parava em um lugar com vista para o céu e dizia ( eu do amanhã eu estou aqui hoje quando você ouvir essa mensagem se conecte comigo " . Comecei a fazer isso com 7 anos de idade e eu não lembro o por que, mas faço isso até hoje e eu meio que criei uma conexão com todas as minhas versões do passado dês do início disso e isso me deu uma forma de compreensão que me permite saber do amanhã baseado nas minhas atitudes e dos eventos a minha volta . Eu crio uma rota dentro das probabilidades que são expostas pelo mundo junto com um tipo de visão que agrupa coisas que podem mudar o rumo das coisas no mundo e até mesmo a minha volta ... Isso me dá a opção de escolher entre diversos rumos que eu posso seguir e minha mente faz o resto , porém sempre alerta a mudanças de eventos e sempre com um plano para voltar para a rota principal escolhida ... Espero que entenda . Tudo já aconteceu, podemos apenas mudar os caminho em direção ao um mesmo rumo... Frente e trás são as mesmas coisas, nois apenas não compreendemos como deveríamos .
@julianacastro96554 жыл бұрын
Eles ficaram em vários países porque sabiam que para os humanos aprenderem precisavam da cooperação. Louise não aprendeu sozinha, ela precisou da informação dos linguistas dos outros países para aprender.
@wilsonpimpao4 жыл бұрын
Raphael seu trabalho é sempre indispensável para uma maior compreensão. Muito obrigado :)
@oliviamasancheslu7 жыл бұрын
PH fale mais sobre esse filme!!! Sobre aquela pergunta que a Louise pede para o comandante fazer à outro linguista que ele vai visitar, qual o significado daquilo?
@oliviamasancheslu7 жыл бұрын
Outra dúvida: sobre aquele passarinho, qual a função dele no filme???? Porque ele aparece toda hora?
@kuuit7 жыл бұрын
Alguém me explica o lance do "vidro", como assim tinha um "vidro" separando eles todos e o porquê. É só mais um detalhe, mas mesmo assim é pertinente.
@tiagom9705 жыл бұрын
Caraca filme bom de mais, muito confuso no inicio mais se prestar bem atenção da pra entender bem. Bela explicação PH!
@davifelipe63768 жыл бұрын
Opa, tem um erro na sua explicação. Ela tem o direito de escolher, no final do filme, se ela irá ter ou não a filha, sabendo que ela irá morrer. Essa foi uma das paradas mais lindas do filme e que deixou essa questão, sabendo do futuro você viveria ele ou escolheria viver outra coisa. E para embasar meu argumento a respeito da escolha que ela teve sobre ter ou não a filha, muito tempo após o nascimento da criança ela se separa do físico, pelo motivo dela comentar o que vai acontecer no futuro com eles (a morte da menina) e ela ainda sim aceitar ter a criança enquanto ele não queria vivenciar a dor de perdê-la.
@denisedias91937 жыл бұрын
Fico pensando...ela já ama e conhece essa filha pela consciência do futuro. Se ela não tivesse se permitido amar aquele homem e ter a filha seria como se ela não deixasse a filha nem mesmo existir. Nada será "perfeito", nada irá durar para sempre.... mas como viver a vida se percebermos em verdade que nada é perfeito ou que irá durar? Só vejo uma escolha, viver! Viver da melhor maneira o que de bom e mau a vida traz. E acho que essa é a mensagem para os humanos. Que já temos tantos problemas com o que lidar que no coletivo precisamos conseguir ver essas tensões e dramas de uma forma mais empática e comunicativa pois esse é um passo de inteligência emocional. Essa capacidade de viver questões difíceis e ser capaz de tomar atitudes e se relacionar da melhor maneira possível. A coisa de ter consciência do futuro não linear é só pra ser um agente catalisador dessa mudança que não nos permite conectar de maneira empática ao coletivo e que pode terminar por exterminar a humanidade.
@laurenutts7 жыл бұрын
E acho que ele deixa ela depois de também ter essa percepção do futuro que a língua dá. Pq ai ela já sabia que a filha deles iria morrer, mas mesmo assim, ela continua com ele e eles tem uma criança que vai morrer.
@UmLeitorNerd7 жыл бұрын
ninguem é obrigado a saber ne mas no livro eles usam um conceito da fisica explicando que quem tem consciência do futuro logo tem uma ''responsabilidade'' como futuro, acho que é isso
@laurenutts7 жыл бұрын
Tem livro??? Tá que eu vi que era roteiro adaptado, mas achei que fosse HQ
@davifelipe63767 жыл бұрын
Não é livro... é um conto.
@Pedropilot1618 жыл бұрын
Muito bom, PH! tinham questões que estavam um pouco nubladas na minha cabeça mas que vc explicou muito bem.
@vzap1233 жыл бұрын
Vim do futuro (ou do presente, sei lá) prá dizer que a série Dark vai explorar muito essa questão de passado, presente e futuro e vice versa.
@misa.junior8 жыл бұрын
O filme realmente é muito bom. Eu e minha namorada passamos bastante tempo debatendo sobre ele e essa questão do tempo. Além disso, obrigado por resenhar sobre Capitão Fantástico, vimos esse filme e tenho ele com muito carinho na minha mente, junto com walter mitty. Mas voltando a Capitão fantástico, ele nos fez pensar bastante durante todo o dia de hoje. Conversamos muito sobre os dois pensamentos e duas criações debatidos no filme entre as muitas coisas que ele apresenta. Parabéns pelo trabalho PH.
@stefaniesilva79062 ай бұрын
2024... vou rever o filme já! um dos meus favoritos
@JotaPeVaz7 жыл бұрын
Assisti ontem o filme e hoje estou buscando vários vídeos para assimilar melhor vários pontos dele. O seu foi o que mais "me preencheu", vamos colocar assim, de esclarecimentos. Com base no que falou, me permita acrescentar algumas das minhas observações. Primeiro sobre a direção do filme. A apresentação do filme, mostrando o processo de nascimento e morte da Hannah nos fazem crer que todo história se passará após aquele acontecimento. Até mesmo o aparente ar depressivo que a professora apresenta ao seguir com ela dando aula, nos leva a crer que é um andamento linear da história. Porém, ao longo do filme isso vai sendo desconstruído, passando por um estágio aonde ficamos meio perdido, não entendendo o que está acontecendo, até o ponto que nos apresenta que aquilo na verdade é o futuro dela e não passado. Esse para mim foi o ponto de genialidade do roteiro. Ele nos inseriu dentro do pensamento cíclico e não linear de acontecimentos. Desde o inicio ele já começou a desconstrução da linearidade temporal com o telespectador. Sobre a questão da ligação e da forma que ela conseguiu o telefone, é por ai como falou mesmo. É complemento de memória. Para ela naquele ponto, passado, presente e futuro eram vivido de maneira simultanea. Não acho que naquele ponto da ligação também fosse para outras pessoas, como o General por exemplo. Acho que só a partir da divulgação do estudo dela que outros foram adquirindo tal capacidade de compreensão temporal não linear. Sendo assim no instante presente ela teve o gatilho de fazer a ligação. No instante futuro, ela conseguiu a informação necessária que precisaria para no instante presente fazer a ligação. No instante presente, creio que nem o general e nem mais ninguém assimilou ainda a linguagem alienígena logo ainda não encaram o tempo de forma não linear, por isso a eminente guerra. Porém no instante futuro, depois dela ter difundindo a linguagem, o general já encarava o tempo como ela portanto sabia que ela precisaria daquelas informações para o instante presente. Complicado né? kkkk Mas eu consigo ver uma razão por trás dessa bagunça temporal. Meu único questionamento sobre o que disse PH é sobre a questão de não poder mudar, de assistir o tempo como se tivesse em um carrinho e a vida andando apesar de você já saber tudo que passou e o que virá. Na verdade, no final dá a entender que ela mudou sim alguma coisa, pois vemos ela com o Ian e com a Filha, vivendo juntos. Ou seja, dá a entender que ela sabe o final da filha dela, que resolveu vive-lo mesmo assim, porém ela optou por não contar para o Ian até ele está preparado para saber realmente o que acontecerá com a Hannah. Pelo menos eu encarei assim o final. Acho que ela não contou para ele. Talvez se ele desenvolver a linguagen alien como ela fez, ele tbm veja o tempo como ela vÊ e descubra. Mas não seria por escutar da boca dela enquanto ele ainda não estava pronto para aceitar um acontecimento não linear de tempo. Enfim... Gostei bastante também do filme. Fiquei feliz por perceber que consegui ter boa compreensão mesmo em um roteiro tão complexo.
@glorinhachagascedro25504 жыл бұрын
Oi, Raphel! Tinha um pé atrás nesse filme e, por isso mesmo, ainda não tinha assistido. Daí, ontem, vendo a crítica (muito bem feita!) do "Abaixo da Crítica", dei uma zapeada no KZbin para ver os spoiler e, assim, entender melhor algumas lacunas que haviam ficado. Cai no seu canal (que já seguia e adorava!) e as suas respostas - de forma bastante didática e inteligente - solucionaram todas elas. Parabéns!
@gianvictor98847 жыл бұрын
MTO bom, PH. N tinha entendido mta coisa nem prestado mta atenção, mas agr vi a genialidade por trás dele e vou continuar lendo mais criticas e ouvindo os podcasts pra entender melhor e assistir denovo. Obrigado, PHzão.
@joao52956 жыл бұрын
Po essa visão deles terem reatado eu n tinha percebido tomara que seja isso msm pq fiquei mto triste do jeito que essa família acabou
@jumontano7 жыл бұрын
Excelente PH. A única coisa que acho que faltou foi você falar sobre a mensagem do filme: a importância da COMUNICAÇÃO. A comunicação entre os povos salva a raça humana; a comunicação (ou a falta de) dela com o marido sobre a futura morte da filha causa a separação delea; a forma de comunicação entre ela e os aliens é essencial para a salvação de ambas as raças... Outra coisa legal é que, quando os aliens falam "use your weapon", eles se referem à frase dela na tese que o Ian lê no helicóptero: "a linguagem é a base de uma civilização, é a cola que os une. É a primeira ARMA a ser utilizada em. conflito."
@FranciscodeAssisDorneles8 жыл бұрын
É interessante o que os espíritos descrevem sobre o tempo em sua relação presente, passado e futuro abordando em alguns livros de cunho kardecista . Quantas vezes temos o chamado Déjà- Vú e ficamos com aquele certeza, eu já vivi isto rs. Já li em livros espiritas que não me recordo a obra para citar, onde afirmam que quando dormimos vivemos experiências no plano astral em que algumas acontecerão quando despertos no mundo físico após o sono noturno. Nunca esqueci um sonho que tive uma vez com uma amiga que já havia um bom tempo que não a encontrava. No sonho esta se apresentava de cabelos cortados mais curtos. Não era prática dela a época, pois sempre usou cabelos mais longos sobre os ombros. Eu havia ido a casa espírita que eu frequentava assistir uma palestra, e para minha surpresa quem estava sentado a minha frente ? Ela, naquele exato momento relembrei o sonho da noite anterior, a primeira coisa que estranhei nela foi o cabelo cortado mais curto rs. Relatei a ela o sonho, como ela é espírita apenas riu, para um espírita estas coisas não levam ao espanto. Voltando ao tema da interligação do tempo para os espíritas existe de forma mais clara esta interligação, visto que para nós temos ações no plano astral que reverberam em nossa vida diária como encarnados. Nem todo mundo é espirita por aqui, logo não é intensão minha pregar o kardecismo rs, foi apenas uma associação buscando um elo com a teoria do filme. Obs.: também me questionei sobre o que a espécie humana poderia ajudar no futuro aqueles irmão interplanetários ? Abraços, realmente é um ótimo filme.
@MultiSylar5 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Será que eles fariam uma sequência, mostrando por que os heptapodes precisariam de ajuda?
@aurinoalexandrejr20455 жыл бұрын
Acho que não precisa. Ao meu ver isso não importa para a mensagem do filme.
@chimerarj5 жыл бұрын
Não é o tipo d história que pede continuação. Inclusive foi baseada num conto.
@paulobezerra78804 жыл бұрын
acho que não seria legal pq perderia todos esses questionamentos que fazemos. visto que teríamos essas respostas. o ato de nos fazer pensar é que da graça, o encanto dos filmes. mas, assim! se fizessem uma continuação teria que ser muito, muito boa.
@viniciusfurlan13804 жыл бұрын
É complicado essa questão do tempo retratada no filme, depois que eles aprendem a linguagem e conseguem ver o futuro e esse futuro como vc disse não pode ser modificado, pois já foi vivido, a vida não tem mais graça. Lembramos vagamente oq aconteceu a muito tempo atrás mas a alguns dias lembramos perfeitamente, e a mesma coisa se aplica ao futuro, que graça tem viver o dia de amanhã se já sabemos perfeitamente como vai ser!
@FUTMundialReview6 жыл бұрын
O melhor comentário sobre o filme que eu encontrei... Parabéns amigo. Muito bom suas teorias. Muito coerente.
@luizabraga74648 жыл бұрын
Adorei o vídeo, Ph. Fui pro filme sedenta porque sou apaixonada por Linguística e recebi um presente. Detestei o primeiro e segundo atos bem lentos, mas uma vez que cheguei no terceiro e comecei a tirar todas as conclusões, tudo ficou excelente. Tempo, comunicação, geopolítica, cultura... foi um prato cheio. Fiquei feliz que temos diversas opiniões parecidas, ficou muito claro mesmo. Você também me ajudou a exergar algumas coisas, como a possível reatada deles, e o mecanismo da memória compartilhada entre a Louise e o general chinês. Acho que quem não gostou desse filme, certamente não entendeu muita coisa.
@Rafael_telles8 жыл бұрын
Parabéns PH!!! O vídeo tá excelente cara, foi muito esclarecedor!! Tão bom como ver esse filme foi ver o seu vídeo agora! Sucesso!!
@teodorohenrique2018 жыл бұрын
PH, duas coisas: primeiro: algo que me chamou a atenção é como algumas tomadas foram feitas meio que em forma de revelação. Exemplo: ao mostrar a casa da Louise, a câmera primeiro mostra o quintal, pra depois ir revelando a casa. Isso acontece algumas vezes no filme. Assim também é feito com o roteiro. A grande virada do filme vai sendo revelada aos poucos, até que fique todos entendam essa virada. Tanto é que as pessoas conseguem perceber a virada do filme (surpresa) em momentos diferentes do filme. (No meu caso foi quando o desenho dos pais falando com os bichos é mostrado). Segundo: o que você achou ta atuação da Amy Adams? você acha que a história é tão grande que acaba tirando o foco da atuação dela? Gosto muito do teu canal. Abraços!
@BazzTriton7 жыл бұрын
E tem desenho dos pais falando com o bicho? No desenho tinha era o canário da gaiola, não?
@fnonaka6 жыл бұрын
@@BazzTriton tem sim, num dos desenhos tem os pais e o heptapode...
@lucasdias3474 Жыл бұрын
Nossa, que filme genial! Acho q eu nunca tinha visto um q colocasse meu cérebro nesse estado antes kkkkk. Ele trouxe um conceito mt interessante q eu nunca tinha visto em outra obra e seu vídeo me ajudou a esclarecer algumas dúvidas q ficaram dps.
@franciscomotta88323 жыл бұрын
Ótimas analises, PH!! Na minha interpretação a linguagem dos hectapodes nos permitiria ver a vida como um livro: no livro todas as páginas já foram escritas e elas não podem ser alteradas, entretanto vc pode ler de maneira linear ou pode saltar algumas páginas para saber o que vai acontecer
@Felipee9128 жыл бұрын
Vim correndo ver o vídeo que estava separado a muito tempo, mas que eu não podia ver pq não tinha assistido o filme. Gostei muito, esclareceu algumas dúvidas que tinha. Parabéns pelo conteúdo PH.
@eudociadesa195611 ай бұрын
Boa a sua explicação, perfeita
@josehenriquefs8885 жыл бұрын
Legal, eu não tinha prestado atenção nesses três abraços e em alguns outros detalhes mencionados no vídeo. Aliás, dos filmes que falam sobre o tempo de uma forma não linear, esse é o que eu achei mais fácil de entender, porque ele é muito bem amarrado e usa diversos recursos cinematográficos pra nos mostrar aos poucos o que realmente está acontecendo, em vez de se apoiar apenas em diálogos expositivos como muitos filmes de ficção científica fazem.
@paulobezerra78804 жыл бұрын
A chegada é de longe um dos melhores filmes de ficção cientifica ao lado de Inter estelar é claro (somente minha opinião). o filme da um "BOOOM" muitos gostoso na nossa mente e nos faz ficar questionando muitas coisas... já salvei nos favorito da netflix para assistir novamente esse fds. PH ótima analise como sempre...
@EVII-kf8qf8 жыл бұрын
Preciso rever esse filme. Seu canal é top PH, parabéns cara!
@goldengirljessie6 жыл бұрын
Adorei o vídeo. Consegui tirar todas as minhas dúvidas sobre o filme!
@claudiosebastiao94417 жыл бұрын
Muito legal seus comentários! Muita coisa que não tinha entendido ficou mais clara. Fui ler o conto e tem pouco haver com o filme. O filme só pega a ideia geral e acaba caindo em buracos que o autor do conto evita. O cara que escreveu o conto até tomou uma certa distância do filme, embora não tenha sentado o pau. Resumindo: o filme é uma coisa e o conto bem outra. Diversão em Dose Dupla! Grande abraço!
@samuraidf8 жыл бұрын
Em um determinado momento do filme a Louise fala que agora ela sabia o motivo do seu marido o Ian a ter a deixado, dando a entender que ela no futuro não sabia o motivo da separação, como em séries que os roteiristas já saber mais ou menos para onde vai mas vão realizando mudanças na história. Partido desse ponto eu acredito que ela pode alterar alguns atos menos importantes como ao invés da separação e morte da filha ela mudaria para que os dois ficassem juntos até a morte da filha, o que você acha dessa teoria PH?
@leandrocarrasco3603 жыл бұрын
O começo é o fim, e o fim é o começo. O próprio nome da hannah já era um spoiler do próprio filme. Rs. Estou anestesiado, que película espetacular.
@WellingtonRS7215 жыл бұрын
Bem legal, realmente é o que voce falou, sabemos do nosso passado por ja ter vivido ele mas o futuro não porque ainda nao o vivemos, mas no caso dos aliens eles sabem do futuro igual sabem do passado, eles nao viajaram pro futuro pra saber assim como não é preciso viajar ao passado para saber do que ja vivemos, é como se passado e futuro fossem a mesma coisa pra eles e a unica diferença é que o passado ja foi vivido e não pode ser mudado mas o futuro sim pois como vemos no filme eles buscam ajuda para o futuro, ou seja, querem mudar algo, impedir a extinção talvez
@patriciacalmon135 жыл бұрын
Assisti novamente na Netflix e me dei conta de que o filme parece muito com o último episódio de Star Trek TNG. Aproveitando a 'reupada' para assistir os dois videos sobre o filme. Editado: Ah, e eles não voltam a ficar juntos. Os abraços no final são: 1- no presente (após os aliens partirem), 2- no dia que resolvem ter um filho e 3- quando a menina está um pouco mais velha, que acontece antes dela contar que sabia que a criança morreria.
@paulatecla7 жыл бұрын
Assisti o filme a pouco tempo. Achei muito massa, mesmo sem conseguir pegar tudo. Entendi algumas coisas diferente de você, mas talvez seja porque eu não consegui pegar tudo. De maneira geral, o filme é bastante esclarecedor.
@ellencastro6543 Жыл бұрын
So agora vi esse filme! E nao entendi uma cois... A Louise começa a ver o futuro no momento em que começa a ter contato com a língua deles ? Ou ela ja via antes?
@oompa-loompa8 жыл бұрын
Pra quem continua perdido, o conto é muito esclarecedor.
@marciomoreira85688 жыл бұрын
obrigado pela resposta, e concordo contigo... que venham mais filmes como esse, nem que seja pra abordar o tempo determinístico também. Quanto a teoria do general chinês, eu acho que a sua teoria não está totalmente correta. Ele se mostra na lembrança do futuro dela, o tempo todo admirado com o modo como a cabeça dela funciona. (ele a elogia umas duas ou três vezes) Logo, o que me parece, é que ele ainda não tem tal "habilidade", mas entendeu heptapod, ou está aprendendo, e resolveu colaborar com um simples passar de número de telefone, e um detalhe de sua vida pessoal. Filme lindo que as discussões (no sentido saudável) parecem não acabar e ninguém ta discutindo "fanboices"! Um forte abraço, e mais uma vez. Obrigado.
@jacquelinenascimento58443 жыл бұрын
Excelente explicação!!! Obrigada!
@duduwolfman73254 жыл бұрын
Perfeita explicação. Porém, ao meu ver, tive a percepção dela já ser alguém predestinado a ter essa habilidade de enxergar o tempo/espaço. Pois o filme começa c ela "sonhando" com a menina antes mesmo de ter contato c heptapoides.
@lucasdias3474 Жыл бұрын
Isso deles meio q já saberem (mesmo com poucas informações) oq vai acontecer no futuro me lembrou da parte 6 de Jojo, na qual o Padre Pucci tem o plano de criar um universo no qual todos nós já sabemos oq vai acontecer nos nossos futuros e, na teoria dele, isso nos traria paz
@conciliosilva8 жыл бұрын
PH, mas você acha que por essa memórias mais a frente serem um pouco "confusas" haveria uma chance de ter uma pequena mudança e tornar o tempo não tão determinístico? Por exemplo, fazer a pessoa reparar algo que não havia percebido e com isso fazer algo diferente mais pra frente?
@phsantos8 жыл бұрын
+Concílio Júnior sim e você respondeu com a segunda pergunta, mas isso não desfaz o fato do tempo ser bruto.
@thalitamontevidal4 жыл бұрын
Teu sotaque não nega. Conheci teu trabalho agora e assim que te escutei falar, pensei: é cearense? rsrs Amei o vídeo!
@analimatraducoes3 жыл бұрын
A Louise foi quem conseguiu decifrar a língua nova pq desde sempre ela estava aberta a verdadeiramente se comunicar, lembrem da cena do helicóptero aonde o colega cientista lê o prefácio de um trabalho dela e aquele prefácio em si já quebra o desenrolar do filme.
@fernandacirilo17344 жыл бұрын
Assisti hoje, chorei muito vendo e adore o vídeo.
@gelivaldofilho92457 жыл бұрын
Esse PH é do bom mesmo!
@lagluis8 жыл бұрын
Muito esclarecedor, ajudou bastante!
@micaelmenezes8 жыл бұрын
Ótimo vídeo PH, entendi o filme da mesma maneira que você explanou só não tinha pego a questão do presidente chinês também ter aprendido o idioma. Me falta só escutar o rapaduracast para ver se teve mais alguma coisa que não peguei.
@marciacampos21024 жыл бұрын
Vc explica mto bem. Parabéns! Entendi super bem com suas explicações. 👍👏
@ThiagoTPK5 жыл бұрын
Achei o motivo que eu não gosto desse filme! Ele mexe com o tempo e tenta me dizer que o futuro já está escrito, o que na minha visão é errado, a menos é claro q estejamos em uma matrix kkkk. Pra mim o futuro é consequência das nossas escolhas no presente! Por isso isso q eu não gosto desse filme. Você coloca de maneira correta, que no filme ela "já viveu aquilo e que não tem discussão" ,eu discordo dessa ideia, ela poderia escolher não ter aquela vida!!!!! Enfim, esse filme brinca com o tempo de uma maneira que eu não gosto. Mas gostei muito da sua análise, repito é um bom filme, excelente filme, mas por ter uma ideia diferente do tempo da minha não gosto dele herueheueheu, obrigado !! :D
@jasonandrade34557 жыл бұрын
Raphael PH Santos tenho uma dúvida, se o futuro está escrito e não pode ser mudado, então porquê os alienígenas estão avisando os humanos sobre algo que eles irão precisar da gente daqui a tantos tempos, se seremos extintos nada vai mudar isso? Logo ficou a dúvida.
@francianemariasilva7998 жыл бұрын
Existem outras obras de ficcão além de " A chegada "; que também usam o tempo e o sentimento como comunicação como: Interestelar e Westworld.
@phsantos8 жыл бұрын
da forma como A Chegada, não acho que Interestelar e Westworld tenham utilizado. Na real, Westworld nem toca nesse assunto de Comunicação, a meu ver.
@vitobrx8 жыл бұрын
Muito bom PH! Conheci seu trabalho através dos vídeos do Hora Super, do Solano. Hoje acompanho inclusive o Rapadura Cast. Parabéns pelo excelente trabalho.
@cacadoresdecinema3 жыл бұрын
Acabei de rever o filme após 3 anos quando foi a última vez que vi o filme. O que eu acho que o filme inteiro e um processo de luto e resiliência da personagem , onde a mesma reflete o seu passado e futuro e os aliens tem o papel de facilitador dentro de seu processo mental .
@Comunistacreatinado4 жыл бұрын
Faz um resumo bacana da série "O Sucessor", achei sensacional essa série, todos os episódios são bons.
@mjds236 жыл бұрын
Líder mundial, contexto. Domínio universal.
@FrancescAbreu8 жыл бұрын
Rapaz, o que foi que a Louise lá falou pro presidente chinês que fez ele mudar de ideia? Meu!!! Ph....que vídeo massa.....muitas perguntas respondidas, coisas desapercebidas foram citadas, organização das ideias que estavam espalhadas. Valeu!!!
@LuluuBueno8 жыл бұрын
Ela repetiu pro general as últimas palavras que a mulher dele falou antes de morrer,. Sendo que como ele também teve a mesma experiência q ela, já tinha escutado aquelas palavras da mulher, que eu acho, ainda não tinha morrido.
@davipessoa78407 жыл бұрын
Linka as coisas na descrição, rafa. dos podcasts e tal. Facilita :)
@diegoraphael19763 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!!!!
@marcusalexandredasilvabenj66187 жыл бұрын
Rafael, concordo com vc em tudo, porém ainda busco resposta para uma questão: com todo "determinismo", mesmo ja ciênte da realidade não linear do tempo, a protagonista diz "escolher" ter o BB e viver aquele futuro, mesmo sabendo dá dor que sentiria com a perca dá filha... minha dúvida é quanto a essa escolha. ela poderia ajudar os heptatopes sem ter a filha por exemplo? esse determinismo é relativo? existe uma margem de escolha?
@CarlosAraujo99998 жыл бұрын
Sabe aquela frase: "Pessoas a frente do seu tempo". Será que grandes figuras historicas já tiveram contato com essa linguagem? Por exemplo Colombo, Gandi, JC e Eistein que fez descobertas na sua epoca que só foram provadas recentemente. Faz sentido ?
@rodriguessuzanny3 жыл бұрын
Assistindo em 2021 pq não conhecia o Ph antes....nem sabia que ele tinha cabelo é que tinha outro cenário q não fosse o escuro
@pacatocidadao80534 жыл бұрын
Maratonando vídeos antigos para entender mais um pouquinho de cinema antes de assistir o Oscar.
@geraldolmr4 жыл бұрын
É difícil para o ser humano aceitar um mundo sem escolhas, mas acho que o filme, de forma indireta, propõe isso. Fiquem comigo. Nós conseguimos ver e revisitar o passado, como se fossem quadros em uma exposição na parede de nossa memória. Podemos alterá-lo? Sim e não. A nossa percepção do passado pode mudar, tanto em ralção às memórias em si, quanto à forma como nós percebemos e sentimos essas memórias. Ok, mas existe então um fato objetivo (a foma como o evento aconteceu) e o fato subjetivo (a forma como nos lembramos dele ou o percebemos). Em A Chegada, a linguagem dos heptapods nos possibilita ter a mesma dinâmica para os eventos do futuro. É como se passado, presente e futuro estivessem pendurados, como quadros, na parede de nossa mente. Talvez a gente possa ver ou sentir o futuro de formas diferentes, mas a cadeia de eventos se manterá a mesma. Ela se casará e terá a filha, que irá morrer. Eu não acho que ela tem realmente uma escolha, pelo menos de acordo com a ideia proposta pelo filme. Se ela pode escolher, então o futuro pode mudar. Se pode mudar, não faz sentido ele ser um quadro na parede. Quando ela obtém o telefone do general chinês, na verdade ela está apenas se lembrando de algo que aconteceu no futuro. É como se fosse o loop temporal. O general dá o número do telefone e as últimas palavras de sua esposa para que ela possa ligar para ele 18 meses antes e fazê-lo mudar de ideia ara que ele possa encontrá-la 18 meses depois e passar a informação necessária. É um loop, se a gente considerar o tempo como algo linear, mas pelo filme, como são quadros na parede e tudo é percebido ao mesmo tempo, há um quadro em que ela liga para o general e outro quadro em que o general diz para ela como ligar para ele. Os dois estão lado a lado na parede, da mesma forma que a gente pode ter um quadro de 20 anos atrás e um de 5 anos atras pendurados um ao lado do outro. A gente sabe que eles não ocorreram ao memo tempo, mas os dois estão lá. Imagine que houvesse um terceiro daqui a 10 anos. Os três estão lá e a gente sabe que esses eventos ocorreram e que, não importa o que a gente faça, esses três momentos ocorreram ou irão ocorrer e todos os demais também. Talvez, a forma como a gente vai "se lembrar" do que aconteceu no futuro possa mudar, o sentimento em relação a isso possa mudar, mas o dado objetivo, o evento em si, permanece o mesmo. Essa ideia acaba com a ilusão do livre-arbítrio. Tudo que vai ocorrer, ocorrerá.
@MiraOdeon3 жыл бұрын
Se ela quisesse não se relacionar com ele para não ter a filha (evitando o sofrimento da filha) ela poderia. O futuro não é determinista. Ela que aceitou viver tudo aquilo.
@DS_Santiago4 жыл бұрын
Melhor explicação! Obg 👏
@guicassimirovoz5 жыл бұрын
Ótima explicação! Valeu PH
@diogolimma8 жыл бұрын
GENIAL! Acabaram as brigas lá de casa por "falta de comunicação" huiahaiu... Que cinema bem feito! É pra enaltecer mesmo! Grande metáfora do mundo! Tu sentiu uma vibe mística/religiosa defendida no filme? Ou acha que ele quis expor justamente essa questão como um dos nossos problemas?
@evavargas61184 жыл бұрын
Assisti nessa madrugada esse filme (27.11). Pois é, curti demais o filme, mas fiquei na dúvida... Em que tempo eles estavam, passado, futuro...
@fernandolusquinhos65885 жыл бұрын
Um dos melhores filme que eu vi nos últimos 5 anos de ficção.
@renatoqtslah8 жыл бұрын
Não tive em nenhum momento a impressão que eles reataram !! Os três momentos seriam, na minha opinião são: o primeiro abraço, o momento em que eles decidem "fazer" a filha e, um momento aleatório de felicidade entre os três. Do nosso ponto de vista cronológico a morte de Hannah marca o fim da história.
@phsantos8 жыл бұрын
é um ponto!
@tailanecardoso99064 жыл бұрын
Também acho rs
@alexandrerodrigues68058 жыл бұрын
Mais didático impossível. About Time, ótimo filme!
@arqueon6 жыл бұрын
O tempo do filme, para esse filme é um paradoxo, uma vez que o futuro interfere no passado isso cria um ciclo, então os atos conhecidos tem que se repetir para serem mantidos, os aliens poderiam ter vindo do futuro, presente ou passado, pois não faria diferença nenhuma. Só lembrar da conversa no final com o general chinês que ele fala que tem que contar aquelas informações, justamente pra Louise ter acesso a elas no passado.
@fnonaka6 жыл бұрын
isso aí, tb notei isso do paradoxo do tempo... é meio confuso entender quem veio 1o... rsrsrs ela falando no presente ou ele falando no futuro! Rsrsrsrs
@raphaelcunha98868 жыл бұрын
Ótimo vídeo PH! Tenho só um dúvida: Diferente de vc, eu não achei q o tempo fosse realmente determinista. Pois no flashfoward da Louise com a filha, o Ian não havia participado da criação da menina. E isso muda no final do filme, quando vemos ele presente. Daí acredito que ela, dessa vez tenha evitado contar a ele sobre a doença da filha, tornando possível alterar o futuro... Bom minha opinião apenas hahaha. Meus parabéns pelo excelente canal!!
@luandasilva37445 жыл бұрын
Depois da série watchmen e da viagem no tempo em Ultimato* é tão mais fácil de explicar esse filme 😂
@AlexAlens347 жыл бұрын
Eu já assisti uns 10 vídeos de canais diferente e eu não entendi, o único que eu entendi foi o seu
@oberdrandossantos15254 жыл бұрын
o livro que ela escreveu, foi antes ou depois do contato? se foi depois, faz sentido, mas se foi antes, não faz algum. qual foi o momento q ela ligou pra para o general, antes ou depois do contato?
@alexiacosta92114 жыл бұрын
Já assistiu Dark? Não achei vídeo. Muito boa mesmo